aromaterapia com lavanda · aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na...

30
1 Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis; A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar; Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens. AROMATERAPIA COM LAVANDA

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

1

Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis;

A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar;

Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens.

AROMATERAPIA COM LAVANDA

Page 2: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

2

O transtorno de insônia é um problema de saúde muito comum que afeta de 5 a 10% dos indivíduos acima de 25 anos e 35% dos indivíduos com idade acima de 65 anos. Esta condição exerce um forte impacto na qualidade de vida, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, incluindo a depressão1,2.

A INSÔNIA É DEFINIDA COMO UMA QUEIXA DE LATÊNCIA PROLONGADA DO SONO,

DIFICULDADE EM MANTER O SONO, DESPERTAR MUITO CEDO PELA MANHÃ, UMA MISTURA

DE DIFERENTES QUEIXAS RELACIONADAS AO SONO (DENOMINADA DE "INSÔNIA MISTA")

E/OU A EXPERIÊNCIA DE SONO NÃO RESTAURADOR3.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) especifica que para ser considerado um distúrbio, a insônia primária ou suas consequências devem causar sofrimento clinicamente definido ou comprometimento significativo do funcionamento ocupacional ou social do indivíduo3.

Embora a insônia possa ser aguda (menos de 1 mês), a definição atual de insônia primária específica deve estar presente pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 1 mês, sendo assim classificada de insônia crônica3.

Cada vez mais, a literatura epidemiológica sobre insônia classifica indivíduos em duas categorias: "síndrome" e "sintoma". Para ser incluído na categoria de síndrome, um indivíduo deve atender à definição de transtorno de insônia conforme especificado pelo DSM-53.

Por outro lado, um indivíduo apresentando um ou mais sintomas sem corresponder ao espectro completo de critérios do DSM-5 (por exemplo, com dificuldade de dormir apenas uma vez por semana ou não apresentar nenhuma consequência relacionada às dificuldades de sono), é classificado na categoria de sintomas3.

Apesar da prevalência de insônia e da angústia que causa a tantos indivíduos, continuar sendo uma das áreas mais negligenciadas de pesquisa do sono2.

Dentre a crescente popularidade da medicina alternativa, a aromaterapia é uma das áreas de maior expansão. Esta terapia alternativa é conhecida por seus efeitos de alteração de humor. Mais especificamente, a lavanda tem recebido grande atenção pois está associada à melhora no humor, redução de ansiedade e estresse mental e também pelo seu efeito sedativo2,4.

1. Benjamins JS, Migliorati F, Dekker K, Wassing R, Moens S, Blanken TF, Te Lindert BHW, Sjauw Mook J, Van Someren EJW. Insomnia heterogeneity: Characteristics to consider for data-driven multivariate subtyping. Sleep Med Rev. 2017 Dec;36:71-81.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

3. Bastien CH. Insomnia: Neurophysiological and neuropsychological approaches. Neuropsychol Rev. 2011 Mar;21(1):22-40.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Visão Geral

ANTES DE APRESENTAR OS ESTUDOS DESEJAMOS APRESENTAR OS MOTIVOS DESSA PESQUISA

Page 3: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

3

Estudo clínico em 10 voluntários saudáveis (idade entre 18 e 50 anos) com escore global >5 pela escala PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index) avalia o uso da aromaterapia com lavanda no tratamento da insônia leve. Os voluntários foram randomizados em dois grupos de tratamento2:

Grupo 1: aromaterapia com óleo de lavanda + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de amêndoa;

Grupo 2: aromaterapia com óleo de amêndoa + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de lavanda.

Resultados2:

A aromaterapia com lavanda reduziu em 2,5 pontos a escala PSQI, melhorando a qualidade do sono;

Os indivíduos mais jovens (idade inferior a 39 anos) apresentaram resultados mais positivos quando comparados aos mais velhos;

A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA COM ÓLEO DE LAVANDA ESTÁ ASSOCIADA À MELHORA

DA INSÔNIA LEVE EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS, APRESENTANDO RESULTADOS MAIS

POSITIVOS EM MULHERES E INDIVÍDUOS MAIS JOVENS2.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

Estudos & atualidades O que as evidências científicas apresentam de resultados e bases para a terapêutica

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono;

Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres.

Em mulheres, os resultados positivos na insônia após a aromaterapia foram mais evidentes quando comparadas aos homens.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Lavanda O.E qsp--------------------10mL Colocar o óleo essencial de lavanda no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno para melhora da qualidade do sono.

6

7

8

9

10

11

12

13

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

11,911,7

12,4

9,69,2

12,8

10,2

9,8

Esco

re P

SQI

Fase 1

Valores da escala PSQI no início e após a primeira e segunda fase do tratamento com aromaterapia2.

Antes

DepoisFase 2

Page 4: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

4

A AROMATERAPIA COM LAVANDA NO PERÍODO

NOTURNO PROMOVE MELHORA NA SONOLÊNCIA AO

DESPERTAR4.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Estudo randomizado e simples-cego avalia a eficácia da aromaterapia com lavanda na melhora da qualidade do sono. Neste estudo, 15 voluntários saudáveis, foram randomizados em dois grupos de tratamentos: aromaterapia com lavanda (grupo 1) e controle (grupo 2). O procedimento total foi composto por três dias de pré-tratamento, cinco dias de tratamento com a aromaterapia e 3 dias de pós-tratamento4.

Cada voluntário recebeu uma garrafa contendo uma gaze embebida em óleo de lavanda ou em água (controle). Os participantes foram instruídos a colocar a garrafa próximo da cama e abrir antes de dormir. Ao acordar, deveriam fechar a garrafa e preencher um questionário sobre os efeitos relaxantes dos aromas. A qualidade do sono foi avaliada através do Oguri-Shirakawa-Azumi Sleep Inventory (OSA)4.

Resultados4:

O grupo tratado com lavanda apresentou melhora na sonolência ao despertar na pós-intervenção em comparação à pré-intervenção e ao grupo controle;

Na avaliação da persistência da fadiga, o grupo tratado com lavanda demonstrou melhora significativa na pontuação na pós-intervenção (20,38 ± 2,15) em comparação à pré-intervenção (11,91 ± 2,3);

Não houve diferença estatística no tempo de sono tanto no grupo tratado com lavanda quanto no grupo placebo;

Diferenças entre os sexos e variação diária na

qualidade do sono durante o período de intervenção não foram observados.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Aromatizador de ambiente Aromatizador de ambiente contendo óleo essencial de lavanda qsp 350ml Borrifar no ambiente antes de dormir. *O aromatizador de ambientes pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros. Óleo após banho com lavanda Óleo essencial de lavanda----------3% Óleo após banho qsp-----------120mL Aplicar no corpo durante ou após o banho.

0

3

6

9

12

15

18

Pré-intervenção Pós-intervenção

Pont

uaçã

o OS

A

Avaliação da sonolência ao despertar4.

Controle Lavanda

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

12,2

17,7

13,7 12,1

Page 5: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

5

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

A AROMATERAPIA COM LAVANDA PODE SER UTILIZADA

COMO UM SEDATIVO LEVE, PROMOVENDO O SONO

PROFUNDO EM HOMENS E MULHERES JOVENS5.

Estudo em 31 voluntários com idade entre 18 e 30 anos (16 homens e 15 mulheres) avalia o estímulo olfativo com lavanda na modificação do sono. Os voluntários participaram por três noites consecutivas de estudo em laboratório de sono, seguindo o seguinte protocolo5:

Dia 1: Adaptação;

Dia 2: Controle (água destilada);

Dia 3: Estimulação com óleo de lavanda;

A estimulação (dia 2 e 3) foi realizada durante dois minutos a cada 10 minutos entre as 23:10 e 23:40. Os dias 2 e 3 foram realizados em ordem contrabalanceada. Padrões de sono por polissonografia, autoavaliação e dados de humor foram analisados5.

Resultados5:

A aromaterapia com lavanda aumentou a porcentagem do sono profundo (ondas lentas) em homens e mulheres;

Todos os voluntários relataram maior disposição ao acordar após a aromaterapia com lavanda, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas;

Promoveu aumento da fase 2 do sono e reduziu os

movimentos REM (movimento rápido dos olhos);

O tempo para iniciar o sono foi reduzido no grupo que realizou a aromaterapia com lavanda.

Estudo demonstrou que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após sessenta dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante6. TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Sinergia aromática para estresse e ansiedade Lavanda O.E--------------------------50% Laranja amarga O.E-----------------10% Ylang-ylang O.E----------------------20% Cedro O.E------------------------------20% Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico; Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia. Realizar o procedimento 2 x semana. Gel com lavanda Lavanda O.E---------------------0,5% Gel base qsp-----------------------60g Massagear o corpo várias vezes ao dia.

0

2

4

6

Homens Mulheres

Tem

po d

e so

no (%

)Porcentagem de tempo de sono profundo após estímulo com água (controle) e

lavanda5.

Controle Lavanda

5. Goel N, Kim H, Lao RP. An olfactory stimulus modifies nighttime sleep in young men and women. Chronobiol Int. 2005;22(5):889-904.

6. GnattaI JR, DornellasII EV, Silva MJP. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta paul. enferm. vol.24 no.2 São Paulo 2011.

5,6 5,8 6,8

7,1

Page 6: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

6

6. Sellar W. Óleos que curam, O poder da aromaterapia, Nova Era. Rio de Janeiro, 2002.

INTERVALO DE DOSE E POSOLOGIA

Lavanda O.E – Colocar o óleo essencial de lavando no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno.

Aromatizador de ambiente contendo lavanda O.E – Borrifar no ambiente antes de dormir.

Óleo após banho com lavanda O.E 3% - Aplicar no corpo durante ou após o banho.

Lavanda O.E 50% + laranja amarga O.E 10% + ylang-ylang O.E 20% + cedro O.E 20% - Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico.Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia.

Gel com lavanda O.E 0,5% - Massagear o corpo várias vezes ao

dia.

REAÇÕES ADVERSAS, INTERAÇÕES E/OU PRECAUÇÕES DE USO Não foram relatados efeitos adversos na literatura consultada.

MECANISMO DE AÇÃO

Março 2018

Aroma: floral, suave e fresco com um toque amadeirado; Componentes químicos: borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico,

acetato de lavandulil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno; Propriedades: ação sedativa sobre o coração, auxiliando a baixar a pressão arterial, é

reconhecida por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. Também é benéfico no sistema respiratório (bronquite asma, resfriados, laringites e infecções de garganta) e no alívio dos sintomas menstruais.

São substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inalado, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS6

LAVANDA6

Page 7: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

1

Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis;

A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar;

Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens.

AROMATERAPIA COM LAVANDA

Page 8: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

2

O transtorno de insônia é um problema de saúde muito comum que afeta de 5 a 10% dos indivíduos acima de 25 anos e 35% dos indivíduos com idade acima de 65 anos. Esta condição exerce um forte impacto na qualidade de vida, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, incluindo a depressão1,2.

A INSÔNIA É DEFINIDA COMO UMA QUEIXA DE LATÊNCIA PROLONGADA DO SONO,

DIFICULDADE EM MANTER O SONO, DESPERTAR MUITO CEDO PELA MANHÃ, UMA MISTURA

DE DIFERENTES QUEIXAS RELACIONADAS AO SONO (DENOMINADA DE "INSÔNIA MISTA")

E/OU A EXPERIÊNCIA DE SONO NÃO RESTAURADOR3.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) especifica que para ser considerado um distúrbio, a insônia primária ou suas consequências devem causar sofrimento clinicamente definido ou comprometimento significativo do funcionamento ocupacional ou social do indivíduo3.

Embora a insônia possa ser aguda (menos de 1 mês), a definição atual de insônia primária específica deve estar presente pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 1 mês, sendo assim classificada de insônia crônica3.

Cada vez mais, a literatura epidemiológica sobre insônia classifica indivíduos em duas categorias: "síndrome" e "sintoma". Para ser incluído na categoria de síndrome, um indivíduo deve atender à definição de transtorno de insônia conforme especificado pelo DSM-53.

Por outro lado, um indivíduo apresentando um ou mais sintomas sem corresponder ao espectro completo de critérios do DSM-5 (por exemplo, com dificuldade de dormir apenas uma vez por semana ou não apresentar nenhuma consequência relacionada às dificuldades de sono), é classificado na categoria de sintomas3.

Apesar da prevalência de insônia e da angústia que causa a tantos indivíduos, continuar sendo uma das áreas mais negligenciadas de pesquisa do sono2.

Dentre a crescente popularidade da medicina alternativa, a aromaterapia é uma das áreas de maior expansão. Esta terapia alternativa é conhecida por seus efeitos de alteração de humor. Mais especificamente, a lavanda tem recebido grande atenção pois está associada à melhora no humor, redução de ansiedade e estresse mental e também pelo seu efeito sedativo2,4.

1. Benjamins JS, Migliorati F, Dekker K, Wassing R, Moens S, Blanken TF, Te Lindert BHW, Sjauw Mook J, Van Someren EJW. Insomnia heterogeneity: Characteristics to consider for data-driven multivariate subtyping. Sleep Med Rev. 2017 Dec;36:71-81.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

3. Bastien CH. Insomnia: Neurophysiological and neuropsychological approaches. Neuropsychol Rev. 2011 Mar;21(1):22-40.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Visão Geral

ANTES DE APRESENTAR OS ESTUDOS DESEJAMOS APRESENTAR OS MOTIVOS DESSA PESQUISA

Page 9: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

3

Estudo clínico em 10 voluntários saudáveis (idade entre 18 e 50 anos) com escore global >5 pela escala PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index) avalia o uso da aromaterapia com lavanda no tratamento da insônia leve. Os voluntários foram randomizados em dois grupos de tratamento2:

Grupo 1: aromaterapia com óleo de lavanda + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de amêndoa;

Grupo 2: aromaterapia com óleo de amêndoa + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de lavanda.

Resultados2:

A aromaterapia com lavanda reduziu em 2,5 pontos a escala PSQI, melhorando a qualidade do sono;

Os indivíduos mais jovens (idade inferior a 39 anos) apresentaram resultados mais positivos quando comparados aos mais velhos;

A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA COM ÓLEO DE LAVANDA ESTÁ ASSOCIADA À MELHORA

DA INSÔNIA LEVE EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS, APRESENTANDO RESULTADOS MAIS

POSITIVOS EM MULHERES E INDIVÍDUOS MAIS JOVENS2.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

Estudos & atualidades O que as evidências científicas apresentam de resultados e bases para a terapêutica

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono;

Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres.

Em mulheres, os resultados positivos na insônia após a aromaterapia foram mais evidentes quando comparadas aos homens.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Lavanda O.E qsp--------------------10mL Colocar o óleo essencial de lavanda no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno para melhora da qualidade do sono.

6

7

8

9

10

11

12

13

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

11,911,7

12,4

9,69,2

12,8

10,2

9,8

Esco

re P

SQI

Fase 1

Valores da escala PSQI no início e após a primeira e segunda fase do tratamento com aromaterapia2.

Antes

DepoisFase 2

Page 10: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

4

A AROMATERAPIA COM LAVANDA NO PERÍODO

NOTURNO PROMOVE MELHORA NA SONOLÊNCIA AO

DESPERTAR4.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Estudo randomizado e simples-cego avalia a eficácia da aromaterapia com lavanda na melhora da qualidade do sono. Neste estudo, 15 voluntários saudáveis, foram randomizados em dois grupos de tratamentos: aromaterapia com lavanda (grupo 1) e controle (grupo 2). O procedimento total foi composto por três dias de pré-tratamento, cinco dias de tratamento com a aromaterapia e 3 dias de pós-tratamento4.

Cada voluntário recebeu uma garrafa contendo uma gaze embebida em óleo de lavanda ou em água (controle). Os participantes foram instruídos a colocar a garrafa próximo da cama e abrir antes de dormir. Ao acordar, deveriam fechar a garrafa e preencher um questionário sobre os efeitos relaxantes dos aromas. A qualidade do sono foi avaliada através do Oguri-Shirakawa-Azumi Sleep Inventory (OSA)4.

Resultados4:

O grupo tratado com lavanda apresentou melhora na sonolência ao despertar na pós-intervenção em comparação à pré-intervenção e ao grupo controle;

Na avaliação da persistência da fadiga, o grupo tratado com lavanda demonstrou melhora significativa na pontuação na pós-intervenção (20,38 ± 2,15) em comparação à pré-intervenção (11,91 ± 2,3);

Não houve diferença estatística no tempo de sono tanto no grupo tratado com lavanda quanto no grupo placebo;

Diferenças entre os sexos e variação diária na

qualidade do sono durante o período de intervenção não foram observados.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Aromatizador de ambiente Aromatizador de ambiente contendo óleo essencial de lavanda qsp 350ml Borrifar no ambiente antes de dormir. *O aromatizador de ambientes pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros. Óleo após banho com lavanda Óleo essencial de lavanda----------3% Óleo após banho qsp-----------120mL Aplicar no corpo durante ou após o banho.

0

3

6

9

12

15

18

Pré-intervenção Pós-intervenção

Pont

uaçã

o OS

A

Avaliação da sonolência ao despertar4.

Controle Lavanda

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

12,2

17,7

13,7 12,1

Page 11: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

5

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

A AROMATERAPIA COM LAVANDA PODE SER UTILIZADA

COMO UM SEDATIVO LEVE, PROMOVENDO O SONO

PROFUNDO EM HOMENS E MULHERES JOVENS5.

Estudo em 31 voluntários com idade entre 18 e 30 anos (16 homens e 15 mulheres) avalia o estímulo olfativo com lavanda na modificação do sono. Os voluntários participaram por três noites consecutivas de estudo em laboratório de sono, seguindo o seguinte protocolo5:

Dia 1: Adaptação;

Dia 2: Controle (água destilada);

Dia 3: Estimulação com óleo de lavanda;

A estimulação (dia 2 e 3) foi realizada durante dois minutos a cada 10 minutos entre as 23:10 e 23:40. Os dias 2 e 3 foram realizados em ordem contrabalanceada. Padrões de sono por polissonografia, autoavaliação e dados de humor foram analisados5.

Resultados5:

A aromaterapia com lavanda aumentou a porcentagem do sono profundo (ondas lentas) em homens e mulheres;

Todos os voluntários relataram maior disposição ao acordar após a aromaterapia com lavanda, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas;

Promoveu aumento da fase 2 do sono e reduziu os

movimentos REM (movimento rápido dos olhos);

O tempo para iniciar o sono foi reduzido no grupo que realizou a aromaterapia com lavanda.

Estudo demonstrou que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após sessenta dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante6. TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Sinergia aromática para estresse e ansiedade Lavanda O.E--------------------------50% Laranja amarga O.E-----------------10% Ylang-ylang O.E----------------------20% Cedro O.E------------------------------20% Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico; Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia. Realizar o procedimento 2 x semana. Gel com lavanda Lavanda O.E---------------------0,5% Gel base qsp-----------------------60g Massagear o corpo várias vezes ao dia.

0

2

4

6

Homens Mulheres

Tem

po d

e so

no (%

)Porcentagem de tempo de sono profundo após estímulo com água (controle) e

lavanda5.

Controle Lavanda

5. Goel N, Kim H, Lao RP. An olfactory stimulus modifies nighttime sleep in young men and women. Chronobiol Int. 2005;22(5):889-904.

6. GnattaI JR, DornellasII EV, Silva MJP. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta paul. enferm. vol.24 no.2 São Paulo 2011.

5,6 5,8 6,8

7,1

Page 12: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

6

6. Sellar W. Óleos que curam, O poder da aromaterapia, Nova Era. Rio de Janeiro, 2002.

INTERVALO DE DOSE E POSOLOGIA

Lavanda O.E – Colocar o óleo essencial de lavando no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno.

Aromatizador de ambiente contendo lavanda O.E – Borrifar no ambiente antes de dormir.

Óleo após banho com lavanda O.E 3% - Aplicar no corpo durante ou após o banho.

Lavanda O.E 50% + laranja amarga O.E 10% + ylang-ylang O.E 20% + cedro O.E 20% - Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico.Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia.

Gel com lavanda O.E 0,5% - Massagear o corpo várias vezes ao

dia.

REAÇÕES ADVERSAS, INTERAÇÕES E/OU PRECAUÇÕES DE USO Não foram relatados efeitos adversos na literatura consultada.

MECANISMO DE AÇÃO

Março 2018

Aroma: floral, suave e fresco com um toque amadeirado; Componentes químicos: borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico,

acetato de lavandulil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno; Propriedades: ação sedativa sobre o coração, auxiliando a baixar a pressão arterial, é

reconhecida por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. Também é benéfico no sistema respiratório (bronquite asma, resfriados, laringites e infecções de garganta) e no alívio dos sintomas menstruais.

São substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inalado, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS6

LAVANDA6

Page 13: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

1

Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis;

A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar;

Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens.

AROMATERAPIA COM LAVANDA

Page 14: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

2

O transtorno de insônia é um problema de saúde muito comum que afeta de 5 a 10% dos indivíduos acima de 25 anos e 35% dos indivíduos com idade acima de 65 anos. Esta condição exerce um forte impacto na qualidade de vida, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, incluindo a depressão1,2.

A INSÔNIA É DEFINIDA COMO UMA QUEIXA DE LATÊNCIA PROLONGADA DO SONO,

DIFICULDADE EM MANTER O SONO, DESPERTAR MUITO CEDO PELA MANHÃ, UMA MISTURA

DE DIFERENTES QUEIXAS RELACIONADAS AO SONO (DENOMINADA DE "INSÔNIA MISTA")

E/OU A EXPERIÊNCIA DE SONO NÃO RESTAURADOR3.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) especifica que para ser considerado um distúrbio, a insônia primária ou suas consequências devem causar sofrimento clinicamente definido ou comprometimento significativo do funcionamento ocupacional ou social do indivíduo3.

Embora a insônia possa ser aguda (menos de 1 mês), a definição atual de insônia primária específica deve estar presente pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 1 mês, sendo assim classificada de insônia crônica3.

Cada vez mais, a literatura epidemiológica sobre insônia classifica indivíduos em duas categorias: "síndrome" e "sintoma". Para ser incluído na categoria de síndrome, um indivíduo deve atender à definição de transtorno de insônia conforme especificado pelo DSM-53.

Por outro lado, um indivíduo apresentando um ou mais sintomas sem corresponder ao espectro completo de critérios do DSM-5 (por exemplo, com dificuldade de dormir apenas uma vez por semana ou não apresentar nenhuma consequência relacionada às dificuldades de sono), é classificado na categoria de sintomas3.

Apesar da prevalência de insônia e da angústia que causa a tantos indivíduos, continuar sendo uma das áreas mais negligenciadas de pesquisa do sono2.

Dentre a crescente popularidade da medicina alternativa, a aromaterapia é uma das áreas de maior expansão. Esta terapia alternativa é conhecida por seus efeitos de alteração de humor. Mais especificamente, a lavanda tem recebido grande atenção pois está associada à melhora no humor, redução de ansiedade e estresse mental e também pelo seu efeito sedativo2,4.

1. Benjamins JS, Migliorati F, Dekker K, Wassing R, Moens S, Blanken TF, Te Lindert BHW, Sjauw Mook J, Van Someren EJW. Insomnia heterogeneity: Characteristics to consider for data-driven multivariate subtyping. Sleep Med Rev. 2017 Dec;36:71-81.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

3. Bastien CH. Insomnia: Neurophysiological and neuropsychological approaches. Neuropsychol Rev. 2011 Mar;21(1):22-40.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Visão Geral

ANTES DE APRESENTAR OS ESTUDOS DESEJAMOS APRESENTAR OS MOTIVOS DESSA PESQUISA

Page 15: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

3

Estudo clínico em 10 voluntários saudáveis (idade entre 18 e 50 anos) com escore global >5 pela escala PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index) avalia o uso da aromaterapia com lavanda no tratamento da insônia leve. Os voluntários foram randomizados em dois grupos de tratamento2:

Grupo 1: aromaterapia com óleo de lavanda + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de amêndoa;

Grupo 2: aromaterapia com óleo de amêndoa + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de lavanda.

Resultados2:

A aromaterapia com lavanda reduziu em 2,5 pontos a escala PSQI, melhorando a qualidade do sono;

Os indivíduos mais jovens (idade inferior a 39 anos) apresentaram resultados mais positivos quando comparados aos mais velhos;

A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA COM ÓLEO DE LAVANDA ESTÁ ASSOCIADA À MELHORA

DA INSÔNIA LEVE EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS, APRESENTANDO RESULTADOS MAIS

POSITIVOS EM MULHERES E INDIVÍDUOS MAIS JOVENS2.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

Estudos & atualidades O que as evidências científicas apresentam de resultados e bases para a terapêutica

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono;

Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres.

Em mulheres, os resultados positivos na insônia após a aromaterapia foram mais evidentes quando comparadas aos homens.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Lavanda O.E qsp--------------------10mL Colocar o óleo essencial de lavanda no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno para melhora da qualidade do sono.

6

7

8

9

10

11

12

13

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

11,911,7

12,4

9,69,2

12,8

10,2

9,8

Esco

re P

SQI

Fase 1

Valores da escala PSQI no início e após a primeira e segunda fase do tratamento com aromaterapia2.

Antes

DepoisFase 2

Page 16: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

4

A AROMATERAPIA COM LAVANDA NO PERÍODO

NOTURNO PROMOVE MELHORA NA SONOLÊNCIA AO

DESPERTAR4.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Estudo randomizado e simples-cego avalia a eficácia da aromaterapia com lavanda na melhora da qualidade do sono. Neste estudo, 15 voluntários saudáveis, foram randomizados em dois grupos de tratamentos: aromaterapia com lavanda (grupo 1) e controle (grupo 2). O procedimento total foi composto por três dias de pré-tratamento, cinco dias de tratamento com a aromaterapia e 3 dias de pós-tratamento4.

Cada voluntário recebeu uma garrafa contendo uma gaze embebida em óleo de lavanda ou em água (controle). Os participantes foram instruídos a colocar a garrafa próximo da cama e abrir antes de dormir. Ao acordar, deveriam fechar a garrafa e preencher um questionário sobre os efeitos relaxantes dos aromas. A qualidade do sono foi avaliada através do Oguri-Shirakawa-Azumi Sleep Inventory (OSA)4.

Resultados4:

O grupo tratado com lavanda apresentou melhora na sonolência ao despertar na pós-intervenção em comparação à pré-intervenção e ao grupo controle;

Na avaliação da persistência da fadiga, o grupo tratado com lavanda demonstrou melhora significativa na pontuação na pós-intervenção (20,38 ± 2,15) em comparação à pré-intervenção (11,91 ± 2,3);

Não houve diferença estatística no tempo de sono tanto no grupo tratado com lavanda quanto no grupo placebo;

Diferenças entre os sexos e variação diária na

qualidade do sono durante o período de intervenção não foram observados.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Aromatizador de ambiente Aromatizador de ambiente contendo óleo essencial de lavanda qsp 350ml Borrifar no ambiente antes de dormir. *O aromatizador de ambientes pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros. Óleo após banho com lavanda Óleo essencial de lavanda----------3% Óleo após banho qsp-----------120mL Aplicar no corpo durante ou após o banho.

0

3

6

9

12

15

18

Pré-intervenção Pós-intervenção

Pont

uaçã

o OS

A

Avaliação da sonolência ao despertar4.

Controle Lavanda

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

12,2

17,7

13,7 12,1

Page 17: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

5

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

A AROMATERAPIA COM LAVANDA PODE SER UTILIZADA

COMO UM SEDATIVO LEVE, PROMOVENDO O SONO

PROFUNDO EM HOMENS E MULHERES JOVENS5.

Estudo em 31 voluntários com idade entre 18 e 30 anos (16 homens e 15 mulheres) avalia o estímulo olfativo com lavanda na modificação do sono. Os voluntários participaram por três noites consecutivas de estudo em laboratório de sono, seguindo o seguinte protocolo5:

Dia 1: Adaptação;

Dia 2: Controle (água destilada);

Dia 3: Estimulação com óleo de lavanda;

A estimulação (dia 2 e 3) foi realizada durante dois minutos a cada 10 minutos entre as 23:10 e 23:40. Os dias 2 e 3 foram realizados em ordem contrabalanceada. Padrões de sono por polissonografia, autoavaliação e dados de humor foram analisados5.

Resultados5:

A aromaterapia com lavanda aumentou a porcentagem do sono profundo (ondas lentas) em homens e mulheres;

Todos os voluntários relataram maior disposição ao acordar após a aromaterapia com lavanda, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas;

Promoveu aumento da fase 2 do sono e reduziu os

movimentos REM (movimento rápido dos olhos);

O tempo para iniciar o sono foi reduzido no grupo que realizou a aromaterapia com lavanda.

Estudo demonstrou que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após sessenta dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante6. TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Sinergia aromática para estresse e ansiedade Lavanda O.E--------------------------50% Laranja amarga O.E-----------------10% Ylang-ylang O.E----------------------20% Cedro O.E------------------------------20% Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico; Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia. Realizar o procedimento 2 x semana. Gel com lavanda Lavanda O.E---------------------0,5% Gel base qsp-----------------------60g Massagear o corpo várias vezes ao dia.

0

2

4

6

Homens Mulheres

Tem

po d

e so

no (%

)Porcentagem de tempo de sono profundo após estímulo com água (controle) e

lavanda5.

Controle Lavanda

5. Goel N, Kim H, Lao RP. An olfactory stimulus modifies nighttime sleep in young men and women. Chronobiol Int. 2005;22(5):889-904.

6. GnattaI JR, DornellasII EV, Silva MJP. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta paul. enferm. vol.24 no.2 São Paulo 2011.

5,6 5,8 6,8

7,1

Page 18: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

6

6. Sellar W. Óleos que curam, O poder da aromaterapia, Nova Era. Rio de Janeiro, 2002.

INTERVALO DE DOSE E POSOLOGIA

Lavanda O.E – Colocar o óleo essencial de lavando no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno.

Aromatizador de ambiente contendo lavanda O.E – Borrifar no ambiente antes de dormir.

Óleo após banho com lavanda O.E 3% - Aplicar no corpo durante ou após o banho.

Lavanda O.E 50% + laranja amarga O.E 10% + ylang-ylang O.E 20% + cedro O.E 20% - Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico.Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia.

Gel com lavanda O.E 0,5% - Massagear o corpo várias vezes ao

dia.

REAÇÕES ADVERSAS, INTERAÇÕES E/OU PRECAUÇÕES DE USO Não foram relatados efeitos adversos na literatura consultada.

MECANISMO DE AÇÃO

Março 2018

Aroma: floral, suave e fresco com um toque amadeirado; Componentes químicos: borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico,

acetato de lavandulil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno; Propriedades: ação sedativa sobre o coração, auxiliando a baixar a pressão arterial, é

reconhecida por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. Também é benéfico no sistema respiratório (bronquite asma, resfriados, laringites e infecções de garganta) e no alívio dos sintomas menstruais.

São substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inalado, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS6

LAVANDA6

Page 19: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

1

Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis;

A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar;

Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens.

AROMATERAPIA COM LAVANDA

Page 20: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

2

O transtorno de insônia é um problema de saúde muito comum que afeta de 5 a 10% dos indivíduos acima de 25 anos e 35% dos indivíduos com idade acima de 65 anos. Esta condição exerce um forte impacto na qualidade de vida, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, incluindo a depressão1,2.

A INSÔNIA É DEFINIDA COMO UMA QUEIXA DE LATÊNCIA PROLONGADA DO SONO,

DIFICULDADE EM MANTER O SONO, DESPERTAR MUITO CEDO PELA MANHÃ, UMA MISTURA

DE DIFERENTES QUEIXAS RELACIONADAS AO SONO (DENOMINADA DE "INSÔNIA MISTA")

E/OU A EXPERIÊNCIA DE SONO NÃO RESTAURADOR3.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) especifica que para ser considerado um distúrbio, a insônia primária ou suas consequências devem causar sofrimento clinicamente definido ou comprometimento significativo do funcionamento ocupacional ou social do indivíduo3.

Embora a insônia possa ser aguda (menos de 1 mês), a definição atual de insônia primária específica deve estar presente pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 1 mês, sendo assim classificada de insônia crônica3.

Cada vez mais, a literatura epidemiológica sobre insônia classifica indivíduos em duas categorias: "síndrome" e "sintoma". Para ser incluído na categoria de síndrome, um indivíduo deve atender à definição de transtorno de insônia conforme especificado pelo DSM-53.

Por outro lado, um indivíduo apresentando um ou mais sintomas sem corresponder ao espectro completo de critérios do DSM-5 (por exemplo, com dificuldade de dormir apenas uma vez por semana ou não apresentar nenhuma consequência relacionada às dificuldades de sono), é classificado na categoria de sintomas3.

Apesar da prevalência de insônia e da angústia que causa a tantos indivíduos, continuar sendo uma das áreas mais negligenciadas de pesquisa do sono2.

Dentre a crescente popularidade da medicina alternativa, a aromaterapia é uma das áreas de maior expansão. Esta terapia alternativa é conhecida por seus efeitos de alteração de humor. Mais especificamente, a lavanda tem recebido grande atenção pois está associada à melhora no humor, redução de ansiedade e estresse mental e também pelo seu efeito sedativo2,4.

1. Benjamins JS, Migliorati F, Dekker K, Wassing R, Moens S, Blanken TF, Te Lindert BHW, Sjauw Mook J, Van Someren EJW. Insomnia heterogeneity: Characteristics to consider for data-driven multivariate subtyping. Sleep Med Rev. 2017 Dec;36:71-81.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

3. Bastien CH. Insomnia: Neurophysiological and neuropsychological approaches. Neuropsychol Rev. 2011 Mar;21(1):22-40.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Visão Geral

ANTES DE APRESENTAR OS ESTUDOS DESEJAMOS APRESENTAR OS MOTIVOS DESSA PESQUISA

Page 21: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

3

Estudo clínico em 10 voluntários saudáveis (idade entre 18 e 50 anos) com escore global >5 pela escala PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index) avalia o uso da aromaterapia com lavanda no tratamento da insônia leve. Os voluntários foram randomizados em dois grupos de tratamento2:

Grupo 1: aromaterapia com óleo de lavanda + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de amêndoa;

Grupo 2: aromaterapia com óleo de amêndoa + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de lavanda.

Resultados2:

A aromaterapia com lavanda reduziu em 2,5 pontos a escala PSQI, melhorando a qualidade do sono;

Os indivíduos mais jovens (idade inferior a 39 anos) apresentaram resultados mais positivos quando comparados aos mais velhos;

A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA COM ÓLEO DE LAVANDA ESTÁ ASSOCIADA À MELHORA

DA INSÔNIA LEVE EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS, APRESENTANDO RESULTADOS MAIS

POSITIVOS EM MULHERES E INDIVÍDUOS MAIS JOVENS2.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

Estudos & atualidades O que as evidências científicas apresentam de resultados e bases para a terapêutica

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono;

Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres.

Em mulheres, os resultados positivos na insônia após a aromaterapia foram mais evidentes quando comparadas aos homens.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Lavanda O.E qsp--------------------10mL Colocar o óleo essencial de lavanda no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno para melhora da qualidade do sono.

6

7

8

9

10

11

12

13

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

11,911,7

12,4

9,69,2

12,8

10,2

9,8

Esco

re P

SQI

Fase 1

Valores da escala PSQI no início e após a primeira e segunda fase do tratamento com aromaterapia2.

Antes

DepoisFase 2

Page 22: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

4

A AROMATERAPIA COM LAVANDA NO PERÍODO

NOTURNO PROMOVE MELHORA NA SONOLÊNCIA AO

DESPERTAR4.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Estudo randomizado e simples-cego avalia a eficácia da aromaterapia com lavanda na melhora da qualidade do sono. Neste estudo, 15 voluntários saudáveis, foram randomizados em dois grupos de tratamentos: aromaterapia com lavanda (grupo 1) e controle (grupo 2). O procedimento total foi composto por três dias de pré-tratamento, cinco dias de tratamento com a aromaterapia e 3 dias de pós-tratamento4.

Cada voluntário recebeu uma garrafa contendo uma gaze embebida em óleo de lavanda ou em água (controle). Os participantes foram instruídos a colocar a garrafa próximo da cama e abrir antes de dormir. Ao acordar, deveriam fechar a garrafa e preencher um questionário sobre os efeitos relaxantes dos aromas. A qualidade do sono foi avaliada através do Oguri-Shirakawa-Azumi Sleep Inventory (OSA)4.

Resultados4:

O grupo tratado com lavanda apresentou melhora na sonolência ao despertar na pós-intervenção em comparação à pré-intervenção e ao grupo controle;

Na avaliação da persistência da fadiga, o grupo tratado com lavanda demonstrou melhora significativa na pontuação na pós-intervenção (20,38 ± 2,15) em comparação à pré-intervenção (11,91 ± 2,3);

Não houve diferença estatística no tempo de sono tanto no grupo tratado com lavanda quanto no grupo placebo;

Diferenças entre os sexos e variação diária na

qualidade do sono durante o período de intervenção não foram observados.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Aromatizador de ambiente Aromatizador de ambiente contendo óleo essencial de lavanda qsp 350ml Borrifar no ambiente antes de dormir. *O aromatizador de ambientes pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros. Óleo após banho com lavanda Óleo essencial de lavanda----------3% Óleo após banho qsp-----------120mL Aplicar no corpo durante ou após o banho.

0

3

6

9

12

15

18

Pré-intervenção Pós-intervenção

Pont

uaçã

o OS

A

Avaliação da sonolência ao despertar4.

Controle Lavanda

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

12,2

17,7

13,7 12,1

Page 23: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

5

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

A AROMATERAPIA COM LAVANDA PODE SER UTILIZADA

COMO UM SEDATIVO LEVE, PROMOVENDO O SONO

PROFUNDO EM HOMENS E MULHERES JOVENS5.

Estudo em 31 voluntários com idade entre 18 e 30 anos (16 homens e 15 mulheres) avalia o estímulo olfativo com lavanda na modificação do sono. Os voluntários participaram por três noites consecutivas de estudo em laboratório de sono, seguindo o seguinte protocolo5:

Dia 1: Adaptação;

Dia 2: Controle (água destilada);

Dia 3: Estimulação com óleo de lavanda;

A estimulação (dia 2 e 3) foi realizada durante dois minutos a cada 10 minutos entre as 23:10 e 23:40. Os dias 2 e 3 foram realizados em ordem contrabalanceada. Padrões de sono por polissonografia, autoavaliação e dados de humor foram analisados5.

Resultados5:

A aromaterapia com lavanda aumentou a porcentagem do sono profundo (ondas lentas) em homens e mulheres;

Todos os voluntários relataram maior disposição ao acordar após a aromaterapia com lavanda, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas;

Promoveu aumento da fase 2 do sono e reduziu os

movimentos REM (movimento rápido dos olhos);

O tempo para iniciar o sono foi reduzido no grupo que realizou a aromaterapia com lavanda.

Estudo demonstrou que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após sessenta dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante6. TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Sinergia aromática para estresse e ansiedade Lavanda O.E--------------------------50% Laranja amarga O.E-----------------10% Ylang-ylang O.E----------------------20% Cedro O.E------------------------------20% Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico; Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia. Realizar o procedimento 2 x semana. Gel com lavanda Lavanda O.E---------------------0,5% Gel base qsp-----------------------60g Massagear o corpo várias vezes ao dia.

0

2

4

6

Homens Mulheres

Tem

po d

e so

no (%

)Porcentagem de tempo de sono profundo após estímulo com água (controle) e

lavanda5.

Controle Lavanda

5. Goel N, Kim H, Lao RP. An olfactory stimulus modifies nighttime sleep in young men and women. Chronobiol Int. 2005;22(5):889-904.

6. GnattaI JR, DornellasII EV, Silva MJP. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta paul. enferm. vol.24 no.2 São Paulo 2011.

5,6 5,8 6,8

7,1

Page 24: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

6

6. Sellar W. Óleos que curam, O poder da aromaterapia, Nova Era. Rio de Janeiro, 2002.

INTERVALO DE DOSE E POSOLOGIA

Lavanda O.E – Colocar o óleo essencial de lavando no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno.

Aromatizador de ambiente contendo lavanda O.E – Borrifar no ambiente antes de dormir.

Óleo após banho com lavanda O.E 3% - Aplicar no corpo durante ou após o banho.

Lavanda O.E 50% + laranja amarga O.E 10% + ylang-ylang O.E 20% + cedro O.E 20% - Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico.Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia.

Gel com lavanda O.E 0,5% - Massagear o corpo várias vezes ao

dia.

REAÇÕES ADVERSAS, INTERAÇÕES E/OU PRECAUÇÕES DE USO Não foram relatados efeitos adversos na literatura consultada.

MECANISMO DE AÇÃO

Março 2018

Aroma: floral, suave e fresco com um toque amadeirado; Componentes químicos: borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico,

acetato de lavandulil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno; Propriedades: ação sedativa sobre o coração, auxiliando a baixar a pressão arterial, é

reconhecida por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. Também é benéfico no sistema respiratório (bronquite asma, resfriados, laringites e infecções de garganta) e no alívio dos sintomas menstruais.

São substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inalado, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS6

LAVANDA6

Page 25: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

1

Melhora a qualidade do sono em indivíduos saudáveis;

A aromaterapia com lavanda, realizada no período noturno, promove melhora na sonolência após despertar;

Pode ser utilizada como um sedativo leve, promovendo sono profundo em homens e mulheres jovens.

AROMATERAPIA COM LAVANDA

Page 26: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

2

O transtorno de insônia é um problema de saúde muito comum que afeta de 5 a 10% dos indivíduos acima de 25 anos e 35% dos indivíduos com idade acima de 65 anos. Esta condição exerce um forte impacto na qualidade de vida, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, incluindo a depressão1,2.

A INSÔNIA É DEFINIDA COMO UMA QUEIXA DE LATÊNCIA PROLONGADA DO SONO,

DIFICULDADE EM MANTER O SONO, DESPERTAR MUITO CEDO PELA MANHÃ, UMA MISTURA

DE DIFERENTES QUEIXAS RELACIONADAS AO SONO (DENOMINADA DE "INSÔNIA MISTA")

E/OU A EXPERIÊNCIA DE SONO NÃO RESTAURADOR3.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) especifica que para ser considerado um distúrbio, a insônia primária ou suas consequências devem causar sofrimento clinicamente definido ou comprometimento significativo do funcionamento ocupacional ou social do indivíduo3.

Embora a insônia possa ser aguda (menos de 1 mês), a definição atual de insônia primária específica deve estar presente pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 1 mês, sendo assim classificada de insônia crônica3.

Cada vez mais, a literatura epidemiológica sobre insônia classifica indivíduos em duas categorias: "síndrome" e "sintoma". Para ser incluído na categoria de síndrome, um indivíduo deve atender à definição de transtorno de insônia conforme especificado pelo DSM-53.

Por outro lado, um indivíduo apresentando um ou mais sintomas sem corresponder ao espectro completo de critérios do DSM-5 (por exemplo, com dificuldade de dormir apenas uma vez por semana ou não apresentar nenhuma consequência relacionada às dificuldades de sono), é classificado na categoria de sintomas3.

Apesar da prevalência de insônia e da angústia que causa a tantos indivíduos, continuar sendo uma das áreas mais negligenciadas de pesquisa do sono2.

Dentre a crescente popularidade da medicina alternativa, a aromaterapia é uma das áreas de maior expansão. Esta terapia alternativa é conhecida por seus efeitos de alteração de humor. Mais especificamente, a lavanda tem recebido grande atenção pois está associada à melhora no humor, redução de ansiedade e estresse mental e também pelo seu efeito sedativo2,4.

1. Benjamins JS, Migliorati F, Dekker K, Wassing R, Moens S, Blanken TF, Te Lindert BHW, Sjauw Mook J, Van Someren EJW. Insomnia heterogeneity: Characteristics to consider for data-driven multivariate subtyping. Sleep Med Rev. 2017 Dec;36:71-81.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

3. Bastien CH. Insomnia: Neurophysiological and neuropsychological approaches. Neuropsychol Rev. 2011 Mar;21(1):22-40.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Visão Geral

ANTES DE APRESENTAR OS ESTUDOS DESEJAMOS APRESENTAR OS MOTIVOS DESSA PESQUISA

Page 27: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

3

Estudo clínico em 10 voluntários saudáveis (idade entre 18 e 50 anos) com escore global >5 pela escala PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index) avalia o uso da aromaterapia com lavanda no tratamento da insônia leve. Os voluntários foram randomizados em dois grupos de tratamento2:

Grupo 1: aromaterapia com óleo de lavanda + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de amêndoa;

Grupo 2: aromaterapia com óleo de amêndoa + washout de 1 semana + aromaterapia com óleo de lavanda.

Resultados2:

A aromaterapia com lavanda reduziu em 2,5 pontos a escala PSQI, melhorando a qualidade do sono;

Os indivíduos mais jovens (idade inferior a 39 anos) apresentaram resultados mais positivos quando comparados aos mais velhos;

A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA COM ÓLEO DE LAVANDA ESTÁ ASSOCIADA À MELHORA

DA INSÔNIA LEVE EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS, APRESENTANDO RESULTADOS MAIS

POSITIVOS EM MULHERES E INDIVÍDUOS MAIS JOVENS2.

2. Lewith GT, Godfrey AD, Prescott P. A single-blinded, randomized pilot study evaluating the aroma of Lavandula augustifolia as a treatment for mild insomnia. J Altern Complement Med. 2005 Aug;11(4):631-7.

Estudos & atualidades O que as evidências científicas apresentam de resultados e bases para a terapêutica

Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono;

Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres.

Em mulheres, os resultados positivos na insônia após a aromaterapia foram mais evidentes quando comparadas aos homens.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Lavanda O.E qsp--------------------10mL Colocar o óleo essencial de lavanda no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno para melhora da qualidade do sono.

6

7

8

9

10

11

12

13

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

Óleo de lavanda Óleo deamêndoas

11,911,7

12,4

9,69,2

12,8

10,2

9,8

Esco

re P

SQI

Fase 1

Valores da escala PSQI no início e após a primeira e segunda fase do tratamento com aromaterapia2.

Antes

DepoisFase 2

Page 28: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

4

A AROMATERAPIA COM LAVANDA NO PERÍODO

NOTURNO PROMOVE MELHORA NA SONOLÊNCIA AO

DESPERTAR4.

4. Hirokawa K, Nishimoto T, Taniguchi T. Effects of lavender aroma on sleep quality in healthy Japanese students. Percept Mot Skills. 2012 Feb;114(1):111-22.

Estudo randomizado e simples-cego avalia a eficácia da aromaterapia com lavanda na melhora da qualidade do sono. Neste estudo, 15 voluntários saudáveis, foram randomizados em dois grupos de tratamentos: aromaterapia com lavanda (grupo 1) e controle (grupo 2). O procedimento total foi composto por três dias de pré-tratamento, cinco dias de tratamento com a aromaterapia e 3 dias de pós-tratamento4.

Cada voluntário recebeu uma garrafa contendo uma gaze embebida em óleo de lavanda ou em água (controle). Os participantes foram instruídos a colocar a garrafa próximo da cama e abrir antes de dormir. Ao acordar, deveriam fechar a garrafa e preencher um questionário sobre os efeitos relaxantes dos aromas. A qualidade do sono foi avaliada através do Oguri-Shirakawa-Azumi Sleep Inventory (OSA)4.

Resultados4:

O grupo tratado com lavanda apresentou melhora na sonolência ao despertar na pós-intervenção em comparação à pré-intervenção e ao grupo controle;

Na avaliação da persistência da fadiga, o grupo tratado com lavanda demonstrou melhora significativa na pontuação na pós-intervenção (20,38 ± 2,15) em comparação à pré-intervenção (11,91 ± 2,3);

Não houve diferença estatística no tempo de sono tanto no grupo tratado com lavanda quanto no grupo placebo;

Diferenças entre os sexos e variação diária na

qualidade do sono durante o período de intervenção não foram observados.

TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Aromatizador de ambiente Aromatizador de ambiente contendo óleo essencial de lavanda qsp 350ml Borrifar no ambiente antes de dormir. *O aromatizador de ambientes pode ser utilizado em difusor com varetas ou mesmo ser aplicado nas almofadas e travesseiros. Óleo após banho com lavanda Óleo essencial de lavanda----------3% Óleo após banho qsp-----------120mL Aplicar no corpo durante ou após o banho.

0

3

6

9

12

15

18

Pré-intervenção Pós-intervenção

Pont

uaçã

o OS

A

Avaliação da sonolência ao despertar4.

Controle Lavanda

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

12,2

17,7

13,7 12,1

Page 29: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

5

Pesquisas relacionadas Ainda mais informação para a prescrição segura

A AROMATERAPIA COM LAVANDA PODE SER UTILIZADA

COMO UM SEDATIVO LEVE, PROMOVENDO O SONO

PROFUNDO EM HOMENS E MULHERES JOVENS5.

Estudo em 31 voluntários com idade entre 18 e 30 anos (16 homens e 15 mulheres) avalia o estímulo olfativo com lavanda na modificação do sono. Os voluntários participaram por três noites consecutivas de estudo em laboratório de sono, seguindo o seguinte protocolo5:

Dia 1: Adaptação;

Dia 2: Controle (água destilada);

Dia 3: Estimulação com óleo de lavanda;

A estimulação (dia 2 e 3) foi realizada durante dois minutos a cada 10 minutos entre as 23:10 e 23:40. Os dias 2 e 3 foram realizados em ordem contrabalanceada. Padrões de sono por polissonografia, autoavaliação e dados de humor foram analisados5.

Resultados5:

A aromaterapia com lavanda aumentou a porcentagem do sono profundo (ondas lentas) em homens e mulheres;

Todos os voluntários relataram maior disposição ao acordar após a aromaterapia com lavanda, corroborando para o aumento do sono de ondas lentas;

Promoveu aumento da fase 2 do sono e reduziu os

movimentos REM (movimento rápido dos olhos);

O tempo para iniciar o sono foi reduzido no grupo que realizou a aromaterapia com lavanda.

Estudo demonstrou que um gel de massagem contendo óleo essencial de lavanda reduz o estado de estresse em voluntários após sessenta dias de aplicação. Esta ação está associada ao componente acetato de linalila (grupo funcional éster), que lhe confere ação tranquilizante, equilibrante e calmante6. TERAPÊUTICA EM DESTAQUE Sinergia aromática para estresse e ansiedade Lavanda O.E--------------------------50% Laranja amarga O.E-----------------10% Ylang-ylang O.E----------------------20% Cedro O.E------------------------------20% Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico; Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia. Realizar o procedimento 2 x semana. Gel com lavanda Lavanda O.E---------------------0,5% Gel base qsp-----------------------60g Massagear o corpo várias vezes ao dia.

0

2

4

6

Homens Mulheres

Tem

po d

e so

no (%

)Porcentagem de tempo de sono profundo após estímulo com água (controle) e

lavanda5.

Controle Lavanda

5. Goel N, Kim H, Lao RP. An olfactory stimulus modifies nighttime sleep in young men and women. Chronobiol Int. 2005;22(5):889-904.

6. GnattaI JR, DornellasII EV, Silva MJP. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta paul. enferm. vol.24 no.2 São Paulo 2011.

5,6 5,8 6,8

7,1

Page 30: AROMATERAPIA COM LAVANDA · Aromaterapia com óleo essencial de lavanda promove melhora na qualidade do sono; Melhor resposta em indivíduos mais jovens e em mulheres. Em mulheres,

6

6. Sellar W. Óleos que curam, O poder da aromaterapia, Nova Era. Rio de Janeiro, 2002.

INTERVALO DE DOSE E POSOLOGIA

Lavanda O.E – Colocar o óleo essencial de lavando no difusor de sua preferência (com velas, elétrico). Acender no período noturno.

Aromatizador de ambiente contendo lavanda O.E – Borrifar no ambiente antes de dormir.

Óleo após banho com lavanda O.E 3% - Aplicar no corpo durante ou após o banho.

Lavanda O.E 50% + laranja amarga O.E 10% + ylang-ylang O.E 20% + cedro O.E 20% - Adicionar 2 gotas da mistura de óleos em 5ml de soro fisiológico. Colocar no recipiente do inalador elétrico.Inalar por 5 a 10min e relaxar mais 5 minutos por 3 vezes durante o dia.

Gel com lavanda O.E 0,5% - Massagear o corpo várias vezes ao

dia.

REAÇÕES ADVERSAS, INTERAÇÕES E/OU PRECAUÇÕES DE USO Não foram relatados efeitos adversos na literatura consultada.

MECANISMO DE AÇÃO

Março 2018

Aroma: floral, suave e fresco com um toque amadeirado; Componentes químicos: borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico,

acetato de lavandulil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno; Propriedades: ação sedativa sobre o coração, auxiliando a baixar a pressão arterial, é

reconhecida por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. Também é benéfico no sistema respiratório (bronquite asma, resfriados, laringites e infecções de garganta) e no alívio dos sintomas menstruais.

São substâncias empregadas com a finalidade de equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e que atuam de diversas formas no organismo, podendo ser absorvidas por meio de inalação pelas vias aéreas, por uso tópico ou ingestão. Quando inalado, uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o sistema nervoso central, levando o estímulo ao sistema límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas.

ÓLEOS ESSENCIAIS6

LAVANDA6