argamassas de assentamento uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua...

15
http://www.mapadaobra.com.br/engenheiro-e-arquiteto https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome- instant&rlz=1C1KMZB_enBR540BR540&ion=1&espv=2&ie=UTF- 8#q=argamassa+site:equipedeobra.pini.com.br http://www.pcc.usp.br/busca/argamassa http://site.ibracon.org.br http://aquarius.ime.eb.br/~moniz/matconst2/ argamassa_ibracon_cap26_apresentacao.pdf http://site.ibracon.org.br/index.php/publicacoes-tecnicas http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria- estrutural/propriedades_de_argamassa.php http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria- estrutural/argamassa.php Wikia mode on Argamassa Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Upload: niece-every-avery

Post on 19-Dec-2015

30 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Argamassas de assentamentoUma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede de alvenaria. As proporções dos constituintes são definidas para garantir a contribuição da argamassa na resistência da parede em função das cargas a serem transmitidas e das condições ambientais do local onde será elevada a parede.Para o bom desempenho de uma alvenaria, a argamassa deve distribuir as cargas na área dos blocos compensando imperfeições e variações dimensionais. Deve absorver, sem romper, as deformações resultantes de efeitos térmicos, de retração, de recalques. Colocada entre os blocos a argamassa veda a parede contra a água e outros agentes nocivos.Por tudo isso as argamassas devem apresentar características específicas, estabelecidas por norma para cumprir adequadamente sua função. Estas características são garantidas através do controle das propriedades de dois estados diferentes da argamassa: o estado plástico onde são necessários boa trabalhabilidade, boa capacidade de retenção de água e boa velocidade de endurecimento e o estado endurecido onde as características desejadas são boa aderência, boa resiliência, resistência a compressão adequada e baixa retração.

TRANSCRIPT

Page 1: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

http://www.mapadaobra.com.br/engenheiro-e-arquiteto

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&rlz=1C1KMZB_enBR540BR540&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=argamassa+site:equipedeobra.pini.com.br

http://www.pcc.usp.br/busca/argamassa

http://site.ibracon.org.br

http://aquarius.ime.eb.br/~moniz/matconst2/argamassa_ibracon_cap26_apresentacao.pdf

http://site.ibracon.org.br/index.php/publicacoes-tecnicas

http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria-estrutural/propriedades_de_argamassa.php

http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria-estrutural/argamassa.php

Wikia mode on

ArgamassaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Argamassa entre tijolos

Page 2: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

Segundo a NBR 13281 1 , argamassa é a mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).

As argamassas são empregadas com as seguintes finalidades:

assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira;

Impermeabilizar superfícies;

regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e

aprumar) paredes, pisos e tetos;

dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, texturizado, etc.).

Índice

  [esconder] 

1   Características das argamassas

2   Tipos de Argamassa

o 2.1   Argamassas para assentamento de alvenaria

o 2.2   Argamassas para revestimento

o 2.3   Argamassa para assentamento de revestimentos

3   Argamassas industrializadas

o 3.1   Argamassas poliméricas

4   Propriedades das argamassas

5   Referências

6   Ligações externas

Características das argamassas[editar | editar código-fonte]

Chama-se traço a proporção em volume ou em massa entre os componentes das argamassas (cimento, cal e areia), que varia de acordo com a finalidade e as características desejadas da argamassa.

As argamassas mais comuns são constituídas por cimento, areia e água. Em alguns casos, costuma-se adicionar outro material como cal, saibro, barro, caulim, e outros para a obtenção de propriedades especiais.

As argamassas industrializadas utilizam aditivos para obterem propriedades especiais.

No caso de argamassas poliméricas, os aglomerantes são normalmente resinas sintéticas e o agregado o pó de pedra.

Assim como o concreto, as argamassas também se apresentam em estado plástico nas primeiras horas de confecção, e endurecem com o tempo, ganhandoresistência, resiliência e durabilidade. Este processo chama-se cura da argamassa.

A argamassa é uma cola que permite unir diversos materiais de construção. Em muitos casos, pode-se utilizar argamassas com características especiais para melhorar as características de adesão. Também são importantes as características de impermeabilização, embora haja necessidade de adição de produtos especiais para obter as propriedades impermeabilizantes da argamassa.

Page 3: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

Tipos de Argamassa[editar | editar código-fonte]

As argamassas são classificadas, segundo a sua finalidade, em argamassas para assentamento de alvenarias, para revestimento e para assentamento de revestimentos.

Argamassas para assentamento de alvenaria[editar | editar código-fonte]

As argamassas para assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias.

Dependendo do tipo de bloco ou tijolo, podem ser utilizadas diversas técnicas de assentamento com argamassa. Normalmente ela é colocada com colher de pedreiro, mas podem ser utilizadas também bisnagas.

As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a parede contra a penetração da umidade.

Argamassas para revestimento[editar | editar código-fonte]

Usualmente são aplicadas três camadas de argamassa em uma parede a ser revestida:

Chapisco : primeira camada fina e rugosa de argamassa aplicada sobre os blocos

das paredes e nos tetos. Sem o chapisco, que é a base do revestimento, as outras

camadas podem descolar e até cair.

Emboço : sobre o chapisco é aplicada uma camada de massa grossa ou emboço, para

regularizar a superfície.

Reboco : é a massa fina que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado

o reboco, por motivo de economia. Geralmente tem em seu traço areias mais finas,

pois servem para dar o acabamento ao revestimento.

Em alguns casos, como em muros, o chapisco pode ser o único revestimento.

Por sobre as argamassas de revestimentos podem ser aplicados outros acabamentos como textura, massa corrida, pintura, areias quartzo, estuque veneziano etc.

O acabamento destes revestimentos pode ser sarrafeado ou desempenado.

Argamassa para assentamento de revestimentos[editar | editar código-fonte]

Revestimentos como azulejos, ladrilhos e cerâmicas são aplicados sobre o emboço. Para esta aplicação, também são utilizadas argamassas.

No piso, utiliza-se uma camada de contrapiso e pode-se dar o acabamento por sobre esta camada. Este acabamento é conhecido como cimentado. O contrapiso é uma camada de argamassa de regularização e de nivelamento.

Argamassas industrializadas[editar | editar código-fonte]

Atualmente está sendo cada vez mais comum o uso de argamassas industrializadas, ou seja, a mistura dos componentes secos é realizada em uma planta industrial. Assim, na obra, apenas deve ser acrescentada água à mistura prévia. As argamassas industrializadas para aplicação de revestimentos cerâmicos são conhecidas como argamassas colantes. Elas apresentam os tipos AC-I, AC-II, AC III e ACIIIE, segundo a norma NBR 140812 .

A AC-I é recomendada para o revestimento interno com exceção de saunas, churrasqueiras e estufas. A AC-II é recomendada para pisos e paredes externos com tensões comuns de cisalhamento. A AC-III é recomendada para pisos e paredes externos

Page 4: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

com elevadas tensões de cisalhamento e piso sobre piso. A AC-IIIE é recomendada para ambientes externos, muito ventilados e com insolação intensa3 .

Argamassas poliméricas[editar | editar código-fonte]

Outro tipo de argamassa industrializada é a argamassa polimérica. O seu principal uso se dá no assentamento de tijolos ou blocos na construção de alvenarias(paredes). Por necessitar de uma quantidade relativamente pequena de material para unir os blocos ou tijolos, uma parede construída com argamassa poliméricaapresenta juntas mais finas do que uma parede construída com argamassa convencional.

Ao contrário das argamassas convencionais, que são comercializadas em pó, a argamassa polimérica é comercializada em estado pastoso e pronto para a utilização, sem nem mesmo necessitar a adição de água. Por se tratar de um produto elastomérico, a argamassa polimérica também apresenta elevada flexibilidade, o que pode proporcionar vantagens estruturais ao sistema construtivo.

Propriedades das argamassas[editar | editar código-fonte]

Para a obtenção de uma argamassa de boa qualidade, deve-se levar em conta:

a qualidade do cimento e da cal, principalmente verificando se é de um fabricante

certificado;

a qualidade da areia, que deve apresentar grãos duros e limpeza, livre de torrões

de barro, galhos, folhas e raízes antes de ser usada (areia lavada).

a água, que também deve ser limpa, livre de barro, óleo, galhos, folhas e raizes.

Outro ponto a ser observado é a forma como se faz a mistura, que pode ser feita de forma manual, em betoneiras ou em centrais de mistura. Para a obtenção de uma boa mistura, devem-se utilizar preferencialmente meios mecânicos (betoneira ou centrais).

Uma característica importante da argamassa ainda fresca é a trabalhabilidade, que é uma composição da plasticidade com o tipo uso da argamassa e com a sua capacidade de aderência inicial. Em alguns usos, como no revestimento, é adicionado um quarto componente à mistura, que pode ser cal, saibro, barro, caulim ou outros, dependendo da disponibilidade e uso na região. De todos esses materiais, chamados de plastificantes, o mais recomendado é a cal hidratada.

Quando endurecida, a argamassa dever apresentar resistência e resiliência, de forma a suportar adequadamente os esfoços sem se romper.

Referências

1. Ir para cima ↑  NBR 13281 - Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e

tetos - Requisitos

2. Ir para cima ↑  NBR 14081 - Argamassa colante industrializada para assentamento de placas

cerâmicas

3. Ir para cima ↑  Revista EQUIPE DE OBRA, Editora PINI, Edição 38, julho 2011.

<http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/38/artigo225223-1.asp>

Page 5: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

WIKIA MODE OFF

Tipos de argamassa (leroymerlin)Tipo de ArgamassaACIII (4

4)ACII (

23)Cimento Queimado (

15)Mineral

 (9)ACI (

8)ACIII E 

(6)Polimérica 

(5)Colante (3)

Massa Pronta (2

)Básica (2

)Contrapiso (1

)Bloco de Vidro (

1)Acrílico

(1)Acrílica (1)

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e pode ser classificada de duas maneiras: argamassa de assentamento ou argamassa de revestimento. As do tipo assentamento são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias e na colocação de azulejos, tacos, ladrilhos, cerâmica etc. Já as de assentamento são utilizadas para proteger paredes contra a penetração de umidade.

A mistura das argamassas no local da obra, quando em pequenas quantidades, pode ser feita manualmente. Em uma superfície plana, coloque a quantidade de areia necessária e deite o cimento por cima. Em seguida, envolva essa mistura com a ajuda de uma pá, começando pela parte de baixo, até obter uma mistura seca e com uma cor uniforme. Por fim, faça um buraco no meio, adicione água e misture tudo. Se colocou algum aditivo plastificante, deixe repousar durante alguns minutos.

Page 6: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

A mistura da argamassa deve ser consistente e homogênea, entre o seco e o úmido. Utilize a argamassa até no máximo três horas após a sua preparação. E lembre-se: se tiver a necessidade de preparar grandes quantidades, é preferível utilizar uma betoneira. (LM)

50 COISAS – MAPADEOBRA

6 Quais os materiais que compõem a argamassa?

Cimento Portland, cal hidratada e areia natural compõem as argamassas

tradicionais. Nas argamassas industrializadas, que vêm em saco, aditivos químicos

e adições minerais são acrescentados já na fábrica, e a maioria não contém cal.

7 Quantos tipos de argamassa existem e para quais finalidades eles servem?

As mais utilizadas são: argamassas de emboço ou massa única ou reboco para

revestimento; argamassa de assentamento de tijolos e blocos de alvenaria; e

argamassa de contrapiso. Nas argamassas para contrapiso não se adiciona cal.

Argamassas podem ter diferentes aplicações, e para cada uma delas existe uma dosagem mais indicada.

9 Quais as principais diferenças entre as argamassas para revestimento de

paredes e para assentamento de blocos?

As argamassas de revestimento de paredes precisam interagir bem com os

chapiscos para aderirem corretamente às alvenarias e às estruturas de concreto.

Este conjunto deve atender minimamente ao que especificam as normas técnicas

brasileiras e ao que é prescrito em projeto. A norma pede resistência de aderência

mínima de 0,3 MPa, mas um projeto pode especificar algo além disso.

Ao mesmo tempo as argamassas não devem ser rígidas demais ou ter cimento em

excesso para conseguirem acomodar certas deformações da base sem apresentar

problemas.

De qualquer modo, as argamassas de revestimento de fachadas são as mais ricas

em cimento e as mais resistentes entre as argamassas mistas (cimento e cal)

Page 7: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

utilizadas. A relação em volume úmido entre cimento e areia normalmente se situa

em torno de 1:7, variando de acordo com as características dos materiais usados.

Já as argamassas de assentamento devem ser mais deformáveis e menos ricas

em cimento. Se a exigência de deformabilidade é maior, a exigência de aderência

e durabilidade são menores. A relação entre cimento e areia neste caso varia em

torno de 1:10. Quando bem dosadas as argamassas de assentamento servem

também para fazer o "encunhamento" da alvenaria, hoje também chamado de

fixação superior

10 Quais as principais características de argamassas projetadas para

revestimento?

Elas são industrializadas e contêm aditivos químicos, adições e granulometria

própria para serem projetadas. Isso varia com o tipo de equipamento de projeção

que se utiliza. Mas são argamassas de base cimentícia como as demais.

Propriedades das Argamassas

O desempenho de uma argamassa depende de suas características no estado plástico e no estado endurecido.

No estado plástico a argamassa deve apresentar boa trabalhabilidade para facilitar o assentamento dos blocos e uma capacidade de retenção de água adequada para garantir a hidratação do cimento. As características para o estado endurecido são: resistência à compressão adequada, boa resistência de aderência ou ao cisalhamento, boa resiliência.

A Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT), através de um conjunto de ensaios normatizados estabelece os requisitos necessários para cada característica que deve ser controlada através de procedimentos normativos. A tabela abaixo apresenta um resumo destes requisitos.

Características Requisito Norma

Trabalhabilidade Uma consistência padrão de 255±10 NBR 13276

Page 8: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

mm

Resistência à

compressãoDeve ser especificada no projeto. NBR 13279

Resistência de aderência Deve ser especificada no projeto.ASTM E518

Retenção de água80% < normal < 90% 90% < alta

NBR 13277

Teor de ar incorporado

Grupo a < 8% 8% < Grupo b < 18% 18% < Grupo c

NBR 13278

Uma argamassa tem boa trabalhabilidade quando adere bem na colher de pedreiro, desliza sem dificuldade e adere bem nas superfícies verticais das paredes. Deve permanecer plástica pelo tempo necessário para os ajustes de alinhamento, prumo e nível das unidades.

A NBR 13276/2005 padronizou a trabalhabilidade de uma argamassa através do ensaio de consistência (NBR 8798 para Blocos vazados de concreto) que mede o diâmetro do espalhamento da argamassa de um cone.

A argamassa deve reter a água de amassamento que serve tanto para lubrificar os materiais secos quanto para garantir a hidratação do cimento. Neste sentido a presença da cal na mistura ajuda a reter água devido a sua grande superfície específica.

Estas duas propriedades do estado plástico estão muito ligadas ás propriedades do estado endurecido. Uma boa resistência depende da resistência dos blocos e da quantidade de cimento da argamassa. A aderência argamassa-bloco é melhorada quando a argamassa tem boa trabalhabilidade e boa retenção de água.

A aderência é a segunda propriedade mais importante na alvenaria após a resistência à compressão das unidades. Depende da rugosidade e aspereza da unidade de alvenaria e de sua absorção

Page 9: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

inicial. Contribui para combater os esforços de tração e os esforços tangenciais.

A aderência pode ser medida experimentalmente através de um conjunto de ensaios resumidos na figura abaixo.

Tração Direta

Tração na Flexão

Cisalhamento Direto

Flexão Simples

Page 10: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

Compressão Diagonal

A resistência à compressão da argamassa afeta diretamente a resistência das componentes de alvenaria. A análise da transferência de tensões entre as componentes de um prisma mostra que a argamassa dentro de uma parede está submetida a um estado tridimensional de tensões. Algumas componentes de tensões provocam confinamento, o que melhora a resistência da à compressão da argamassa na parede em relação a mesma argamassa quando ensaiada isoladamente. A contribuição da argamassa na resistência da alvenaria é limitada pela resistência dos blocos. Neste sentido algumas recomendações devem ser respeitadas para a alvenaria estrutural. Uma argamassa deve ter no mínimo uma resistência de 1,5 MPa e um valor máximo igual a 70% da resistência do bloco quando esta é calculada em relação a área líquida do bloco. Assim para um bloco com área bruta (Ab), área líquida (Al) e resistência características fbk, tem-se para a argamassa:

Sendo recomendada uma resistência da argamassa entre estes limites:

Page 11: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

Argamassas de assentamento

Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede de alvenaria. As proporções dos constituintes são definidas para garantir a contribuição da argamassa na resistência da parede em função das cargas a serem transmitidas e das condições ambientais do local onde será elevada a parede.

Para o bom desempenho de uma alvenaria, a argamassa deve distribuir as cargas na área dos blocos compensando imperfeições e variações dimensionais. Deve absorver, sem romper, as deformações resultantes de efeitos térmicos, de retração, de recalques. Colocada entre os blocos a argamassa veda a parede contra a água e outros agentes nocivos.

Por tudo isso as argamassas devem apresentar características específicas, estabelecidas por norma para cumprir adequadamente sua função. Estas características são garantidas através do controle das propriedades de dois estados diferentes da argamassa: o estado plástico onde são necessários boa trabalhabilidade, boa capacidade de retenção de água e boa velocidade de endurecimento e o estado endurecido onde as características desejadas são boa aderência, boa resiliência, resistência a compressão adequada e baixa retração.

Page 12: Argamassas de assentamento Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede

Aspecto da argamassa

Assentamento de blocos