area2-anfibolios ocorrencia e distincao

7
Anfib Anfib Anfib Anfib Anfib Anfib Anfib Anfib ó ó ó ó ó ó lios lios lios lios lios lios lios lios Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos Inossilicatos

Upload: svargg

Post on 03-Aug-2015

115 views

Category:

Documents


38 download

TRANSCRIPT

Page 1: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

AnfibAnfibAnfibAnfibAnfibAnfibAnfibAnfibóóóóóóóólioslioslioslioslioslioslioslios

InossilicatosInossilicatosInossilicatosInossilicatosInossilicatosInossilicatosInossilicatosInossilicatos

Page 2: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

Ocorrência, Ocorrência, Ocorrência, Ocorrência, ParagêneseParagêneseParagêneseParagênese e Distine Distine Distine Distinçççção dos ão dos ão dos ão dos AnfibAnfibAnfibAnfibóóóólios:lios:lios:lios:

AntofilitaAntofilitaAntofilitaAntofilita – não ocorre em rochas ígneas, somente em rochas metamórficas e metassomáticas, em condições de fácies anfibolito (entre 650° e 800°C e 5kbar).Encontra-se associada com:estaurolita + cordierita em P e T relativamente baixas); granada + cordierita em baixa P e alta T;aluminossilicatos em alta P.Outros minerais coexistentes são: talco, clorita, olivina, ortopiroxênio, hornblenda, plagioclásio e quartzo.

Caracteriza-se por apresentar extinção reta. Em xistos pode apresentar hábito fibroso – acicular.

Page 3: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

TremolitaTremolitaTremolitaTremolita –––– Ocorre quase exclusivamente em rochas metamórficas

de baixo grau, em particular rochas com alto Ca, como meta dolomitos e meta ultrabásicas.Em amostra de mão a tremolita é branca, tem hábito fibroso e a clivagem característica dos anfibólios. Em lâmina delgada éincolor, o que a distingue dos outros anfibólios. Tem relêvo alto, extinção oblíqua, é B(-) com 2V ~ 85°.Distingue-se do diopsídio pela clivagem típica dos anfibólios.

ActinolitaActinolitaActinolitaActinolita – Ocorre principalmente em rochas metamórficas de baixo grau, particularmente em meta basaltos e meta gabros, onde associa-se frequentemente com a clorita.Em amostra de mão é verde, tem hábito prismático alongado e a clivagem característica dos anfibólios. Em lâmina delgada apresenta pleocroismo amarelo pálido a verde pálido, relêvo alto, é B(-) com 2V= 60° a 80°.

Tremolita e actinolita formam uma série em que o ângulo de extinção, o ângulo 2V, e a birrefringência diminuem com o aumento de Fe, enquanto que as variedades mais ricas em Mg são incolores ou têm pleocroismo verde muito pálido. As actinolitas mais ricas em Fe têm cores que transicionam para as da hornblenda, entretanto os ângulos de extinção entre 10° e 15° são característicos da Fe-actinolita.

Page 4: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

HornblendaHornblendaHornblendaHornblenda –––– mineral comum em rochas ígneas e metamórficas.

Em amostra de mão é marron escura a preta e apresenta a clivagem característica dos anfibólios. Em lâmina delgada tem relêvo alto, pleocroismo verde – marron – amarelo, com sinal ótico e 2V variáveis, não sendo características diagnósticas.

HornblendaHornblendaHornblendaHornblenda BasBasBasBasáááálticalticalticaltica – (Oxi-hornblenda) variedade marronescura a avermelhada de hornblenda resultante de oxidação durante a cristalização de basaltos, andesitos, dacitos e riolitos. Possui, geralmente, uma borda de reação escura formada por minerais opacos (óxidos). Distingue-se pelo pleocroismo amarelo – marron – marron avermelhado.

A transformação de piroxênio para anfibólio durante processos tardi-magméticos ou hidrotermais é chamada de uralitizauralitizauralitizauralitizaççççãoãoãoão, que também pode se dar por processos metamórficos.

Page 5: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

Glaucofano – Riebeckita ––––

Glaucofano é mineral comum em rochas metamórficas de fácies xisto azul, formadas pelo metamorfismo de rochas basálticas em condições de baixa T (100° a 250°) e alta P (4 a 9kbar) em zonas de subducção. Nestas rochas associa-se com epidoto, jadeíta e onfacita.

Distingue-se facilmente dos outros anfibólios pela sua cor azul pálida e pleocroismo pouco intenso. Distingue-se da turmalina azul que é uniaxial.

Riebeckita é encontrada em granitos alcalinos, sienitos e riolitos peralcalinos. Também pode ser encontrada em xistos de baixo grau.

Apresenta um forte pleocroismo azul escuro – azul anil que a distingue do glaucofano. Distingue-se da arfvedsonitapelo pleocroismo, pois esta apresenta em seu esquema pleocróico uma cor acastanhada que a riebeckita não possui. Além disso, a arfvedsonita raramente apresenta extinção completa.

Page 6: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

ArfvedsonitaArfvedsonitaArfvedsonitaArfvedsonita – ocorre geralmente em rochas alcalinas associada ao piroxênio sódico aegirina.

Possui pleocroismo azul esverdeado – verde amarelado que a distingue dos outros anfibólios. Distingue-se da turmalina por ser biaxial e pela clivagem típica dos anfibólios.

Page 7: Area2-Anfibolios Ocorrencia e Distincao

Principais propriedades utilizadas na distinção dos anfibólios: