ara geo 8 uni 8 edit diag - wordpress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso...

14

Upload: others

Post on 01-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

II

pia

au

tor

iza

da

.

Page 2: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

5

Sugestões de avaliaçãoGeografia

8o ano – Unidade 8

Page 3: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

1

pia

au

tor

iza

da

.Unidade 8

Nome: Data:

1. A geopolítica é o ramo da geografia que estuda as estratégias do Estado para melhor administrar seu território, permitir a sobrevivência de seu povo e inserir o país no plano internacional. Responda: qual é o enfoque da geopolítica brasileira?

2. Após a Segunda Guerra Mundial, a política externa brasileira se caracterizou pelo fortalecimento da liderança do país na América do Sul e pela participação mais ativa no mundo. Atualmente, quais são os princípios da política externa nacional?

Page 4: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

2

pia

au

tor

iza

da

.

3. Em linhas gerais, como podemos caracterizar a política externa brasileira em relação aos Estados Unidos:

a) durante a Guerra Fria.

b) atualmente.

4. Leia a notícia a seguir, que trata das relações entre Brasil e Estados Unidos.

Relação Brasil-EUA: cooperação, disputas e atritos

(...) Ao longo do tempo, os governos brasileiros e americanos alternaram períodos de cooperação política, disputas comerciais e alguns atritos diplomáticos.

No período entre 1995 e 2000, coincidiram os mandatos de Fernando Henrique Car-doso e Bill Clinton. No plano pessoal e político, houve grande sintonia entre os dois pre-sidentes, a ponto de Clinton empenhar-se pessoalmente no socorro financeiro ao Brasil. No plano econômico, porém, Brasil e EUA chegaram a impasses. Os Estados Unidos queriam ampliar mais o acesso de produtos e serviços ao mercado latino-americano – principalmente o brasileiro – por meio da Área de Livre Comércio das Américas, a Alca. Já o Brasil argumentava que expor os setores produtivos brasileiros à competitividade incomparável do gigante americano seria um desastre de alto custo econômico e social.

A Alca ainda nortearia as relações Brasil-EUA nos anos seguintes. Em uma clara ten-tativa de confrontar a hegemonia dos EUA no continente sul-americano, o então presi-

Page 5: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

3

pia

au

tor

iza

da

.

dente FHC realizou em 2000 uma reunião com os presidentes de onze países vizinhos para discutir questões regionais como democracia, narcotráfico e guerrilhas. (...)

Dois anos depois, recém-eleito, o presidente Lula foi à Casa Branca moldar a parceria dos próximos anos. Em dezembro daquele ano, o encontro foi amistoso, mas pouco ficou de fato decidido no Salão Oval. No entanto, começou a ser moldado ali um novo proces-so de negociação entre os dois países. Novo porque o mundo havia mudado muito nos dois anos anteriores e prometia mudar muito mais nos que ainda viriam. Entre assuntos como guerra contra o terror e combate ao narcotráfico, a Alca foi o centro das atenções. Planejada inicialmente para entrar em vigor em 2005, os EUA pressionavam um acordo com o Brasil, sem sucesso.

Nos anos seguintes, o campo diplomático foi abalado por uma questão longe do cam-po econômico ou político. O presidente Lula determinou a expulsão do jornalista ameri-cano Larry Rohter, correspondente no Brasil do jornal The New York Times – causando polêmica nos dois países. Rohter escrevera artigo em que afirmava que o envolvimento de Lula com o álcool era tema de “preocupação nacional”. A repercussão negativa e o mal-estar com as autoridades foi grande, fazendo com que Lula recuasse e desistisse da expulsão de Rohter.

Sem um acordo entre Brasil e EUA sobre a área de livre comércio e com a eleição de Barack Obama para a presidência americana, surgiram novas promessas para o Brasil. No campo político, Obama indicava que trabalharia por uma reaproximação com países da América Latina, como Venezuela e Bolívia. O Brasil seria o interlocutor escolhido dos americanos para essa tarefa. No campo econômico, o plano era diminuir a dependência de seu país do petróleo, incentivando o uso e a produção do etanol. O Brasil seria o prin-cipal parceiro na empreitada e se livraria das barreiras protecionistas americanas.

Fonte: Veja.com. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/brasil/relacao-brasil-eua-cooperacao-disputas-e-atritos/>. Acesso em: 12 jul. 2011.

O título da notícia fala em “cooperação, disputas e atritos”. Responda:

a) Qual disputa foi iniciada nos governos de Clinton e Fernando Henrique Cardoso? por quais motivos?

Page 6: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

4

pia

au

tor

iza

da

.

b) Segundo o texto, que situação criou um atrito entre os dois países no governo Lula?

c) Com a eleição de Barack obama, quais seriam as possibilidades de cooperação entre Brasil e Estados unidos?

Page 7: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

5

pia

au

tor

iza

da

.

5. Sobre a política externa do governo brasileiro nos últimos anos, há posições favoráveis e posições contrárias. Leia os excertos.

a) Senador Alvaro Dias faz novas críticas à diplomacia brasileira no governo Lula

Em mais um discurso em que lança duras críticas ao governo Lula, o senador Alva-ro Dias (PSDB-PR) criticou a diplomacia brasileira durante seus dois mandatos por ter flertado com regimes ditatoriais e submetido o contribuinte a volumosos gastos com a abertura de embaixadas e consulados em países na África, Ásia e no Caribe sem a ne-cessária contrapartida econômica e a existência de brasileiros em número suficiente que justificasse tal posicionamento. Segundo Alvaro Dias, por trás dessas decisões diplomá-ticas estaria o desejo do governo brasileiro de obter assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

“Foram abertas embaixadas em países que desrespeitam flagrantemente os direitos humanos e desprezam os valores democráticos. Isso é mais grave. Em nome do Brasil, país de tradições democráticas, homenageia-se países que desrespeitam os direitos hu-manos e desprezam os valores democráticos: Coreia do Norte, Sudão, Guiné Equatorial, entre outros”, disse. (...)

Disponível em: <http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Midias/ DetalheMidias.aspx?Id=2116>. Acesso em: 11 jul. 2011.

b) Decisão mais importante da diplomacia do Brasil foi rejeitar a Alca sem entrar em conflito com os EUA

(...) A decisão mais importante que o Brasil tomou foi a de rejeitar a Alca − o Acordo de Livre Comércio das Américas − sem entrar em conflito com os EUA.

Quando o Brasil condicionou sua entrada na Alca ao respeito a uma série de princípios de autonomia nacional, os EUA desistiram.

As políticas de fortalecimento do Mercosul, de criação da Unasul, e de solidariedade ativa, mas limitada aos países pobres da América Latina governados por partidos nacio-nalistas e de centro-esquerda foram também bem-sucedidas.

Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/Articles/2010/ 143.Politica_externa_altiva_e_ativa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2011.

Responda:

• Qual excerto apresenta um posicionamento favorável à política externa brasileira? do que ele trata?

Page 8: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

6

pia

au

tor

iza

da

.

• Qual excerto apresenta um posicionamento desfavorável à política externa brasileira? Quais ações foram consideradas equivocadas?

6. O Brasil sempre buscou se firmar como a maior potência sul-americana. Cite medidas que foram adotadas com esse objetivo pelos governantes nos períodos:

a) pós-independência:

b) republicano:

Page 9: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

7

pia

au

tor

iza

da

.

c) militar:

7. A Argentina sempre foi a maior concorrente do Brasil ao posto de principal potência sul-americana. Buscando atrair países como Bolívia, Paraguai e Uruguai para sua esfera de influência, o Brasil criou projetos ligados à energia e à integração viária.

a) Cite duas obras rodoviárias importantes nesse sentido.

b) Cite dois projetos ligados à energia.

8. Sobre o Mercosul, responda:

a) Quais países fazem parte do bloco?

Page 10: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

8

pia

au

tor

iza

da

.

b) Qual é a posição do Brasil no bloco?

9. Sobre a Área de Livre Comércio das Américas, responda:

a) Qual era o principal objetivo desse bloco?

b) por que o Brasil não aderiu ao projeto?

Page 11: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

9

pia

au

tor

iza

da

.

10. Após ter se consolidado na América do Sul como líder e potência regional, o Brasil tem participado de diversos grupos, visando alcançar mais espaço político e econômico no cenário mundial. Que grupos são esses?

11. Preencha a tabela, assinalando os grupos aos quais pertencem os países indicados.

G-20 G-3 Bric

Brasil

Índia

G-20 G-3 Bric

China

África do Sul

• Responda:ospaíseslistadosfazempartedosmesmosgrupos.Quecaracterísticaselestêm em comum?

12. Quais são os interesses comuns entre Brasil e:

a) Índia?

Page 12: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

10

pia

au

tor

iza

da

.

b) África do Sul?

c) China?

13. Sobre o Bric, responda:

a) Quais países formam esse grupo?

b) Cite uma característica comum a esses países.

c) Quais são os principais problemas que o Brasil precisa solucionar para aumentar sua participação no grupo?

Page 13: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

11

pia

au

tor

iza

da

.

14. Leia o excerto.

Brasil é o que tem mais a ganhar com formalização dos Brics

A criação oficial de um grupo que reúna os quatro países dos Brics parece ser mais impor-

tante para o Brasil do que para os outros três parceiros do grupo – Rússia, Índia e China. (...)

Os três parceiros do Brasil são potências militares estabelecidas e todos possuem a

bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-

ções internacionais.

China e Rússia têm assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU, o mais

importante fórum de política externa do planeta.

Além disso, a Rússia faz parte do G-8 e a economia chinesa já é a terceira maior do mundo.

A Índia é tida como o país mais importante para garantir algum nível de estabilidade

no Sul da Ásia, uma das regiões mais voláteis e importantes para a política externa das

grandes potências ocidentais, e sua economia é uma das que mais cresce no mundo. (...)

O que ajuda o Brasil a ganhar mais peso, tanto dentro dos Brics como em relação ao

resto do mundo, é a estabilidade econômica criada na última década e o crescimento do

PIB nacional.

Nesse quesito, o Brasil está muito melhor, por exemplo, do que a Rússia – que chegou

a ser colocada fora do grupo dos Brics por alguns analistas financeiros internacionais. (...)

Fonte: Américo Martins. BBC Brasil. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090401_brics_analise_americo.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2011.

Responda:

a) de acordo com o autor, por que rússia, Índia e China podem não apresentar tanto interesse no Bric?

b) Que elementos colocam esses três países numa posição de vantagem em relação ao Brasil?

Page 14: Ara geo 8 uni 8 edit diag - WordPress.com · bomba atômica – o que lhes confere um peso diferente na grande maioria das negocia-ções internacionais. China e Rússia têm assentos

12

pia

au

tor

iza

da

.

c) Qual ponto positivo o Brasil apresenta em relação aos outros países do grupo?

15. Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, corrija as frases incorretas.

a) a crise mundial de 1929 foi um fato que impulsionou o surgimento da indústria no Brasil. os investimentos foram feitos por fazendeiros, comerciantes e banqueiros, além do governo, que facilitou a importação de maquinário. ( )

b) No modelo de substituição de importações, o Estado introduziu as indústrias de bens de consumo duráveis, as empresas estatais; o capital estrangeiro ficou responsável pelas indústrias de bens de consumo não duráveis e o capital nacional se direcionou às indústrias de bens de produção. ( )

c) a década de 1980 foi de muito progresso e desenvolvimento econômico. ( )

d) a partir da década de 1990, o governo brasileiro realizou privatizações, que consistiram na abertura do país ao capital estrangeiro pela venda de empresas estatais. ( )

e) a população brasileira se mostrou favorável às privatizações. ( )