aprovado 4 milhões para obras de infraestrutura na redação ... · confira informativo da igreja...

12
Redação do Jornal Itapoá Notícias, acompanhado do empresário Peres em visita ao gerente do Pronto Atendimento do Bradesco, Thomas. Pág 4. “Santa Catarina” nas águas de Itapoá 16º Hosana Jovem foi sucesso de público. Confira informativo da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição. Pág 6. Beto Vieira/IN Beto Vieira/IN Caderno Social Nesta sexta-feira (16) acontece no Porto Itapoá, o batismo do navio “Santa Catarina” da Hamburg Sud. Trata-se do mais novo porta- contêineres da empresa alemã. Página 5 Entrevista Confira entrevista exclusiva com o Tenente Mário Elias, Coman- dante da Polícia Militar de Itapoá. Página 3 Família Veroneze proprietários do Hotel Tullip Inn em Campo Largo visitando o Restaurante Porto Laffitte. Aprovado 4 milhões para obras de infraestrutura na cidade. Avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas será pavimentada. Pág 11. Divulgação

Upload: vuongtruc

Post on 12-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Redação do Jornal Itapoá Notícias, acompanhadodo empresário Peres em visita ao gerente do Pronto

Atendimento do Bradesco, Thomas. Pág 4.

“Santa Catarina” nas águas de Itapoá16º Hosana Jovem foi sucesso de público.

Confira informativo da Igreja Nossa SenhoraImaculada Conceição. Pág 6.

Beto

Vie

ira/I

N

Beto

Vie

ira/I

N

Caderno Social

Nesta sexta-feira (16) acontece noPorto Itapoá, o batismo do navio

“Santa Catarina” da Hamburg Sud.Trata-se do mais novo porta-

contêineres da empresa alemã.Página 5

EntrevistaConfira entrevista exclusiva com

o Tenente Mário Elias, Coman-dante da Polícia Militar de

Itapoá.

Página 3

Família Veroneze proprietários doHotel Tullip Inn em Campo Largo

visitando o Restaurante Porto Laffitte.

Aprovado 4 milhões para obras de infraestrutura nacidade. Avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas

será pavimentada. Pág 11.

Div

ulga

ção

EDITORIAL

EXPEDIENTEFundação: 2 de setembro de 2011.Propriedade: Itapoa Notícias - Rua Herminio Dagnoni,130, Itapema do Norte, CEP 89249-000 Itapoá - SC.Fone: (47) 3443-1825.

DEPARTAMENTOSDIREÇÃO GERALRamos ChavesEustáquio José BrandJORNALISMO E REDAÇÃO:[email protected]á dos Santos (5875 DRT - PR)Jonas MacielDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL:Juliana RamosFOTOGRAFIA:Beto VieiraCOMERCIAL:[email protected] MardeganBeto VieiraFINANCEIRO:Eustáquio José BrandTIRAGEM: 3 mil exemplaresIMPRESSÃO: Folha de Londrina

As matérias assinadas não representamnecessariamente a opinião deste jornal.

2 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIAS

Cartas e e-mails: OJornal Itapoá Notícias

faz questão de publicaras cartas e/ou e-mailsdos leitores, mas, porproblema de espaço,quando forem muito

longas, ou se for respos-ta a outra opinião ou a

algo publicado nojornal, e sempre quefogem do tema em

debate, reserva-se odireito de sintetizá-las.

A SeS Incorporadora está bastante otimista coma evolução da cidade por suas belas praias e um povoordeiro e trabalhador.

O interesse foi tão grande que resolvi investir nes-sa bela cidade, sendo que quem investir agora teráum futuro brilhante devido ao porto que irá expan-dir muito e trazer bons resultados, por se tratar deum porto grandioso.

E através do Marcelinho que foi possível essamaravilhosa parceria de comunicação.

AbraçosValdir dos Santos

No próximo dia 21 de setembro se “comemora” oDia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, equando se fala em pessoa com deficiência, não há comonão se falar em acessibilidade. Todavia, não deveria sersomente em função de uma data no calendário que oassunto deva ser abordado. Acessibilidade deve ser as-sunto de todos os dias e uma preocupação constante detodos nós.

Quando nos referimos a acessibilidade aos portado-res de deficiência, não estamos somente tratando doacesso ao meio físico que dividimos no dia a dia, sejamnos recintos públicos, banheiros, elevadores etc. A aces-sibilidade de que falamos vai muito além, trata-se depermitir que o portador de deficiência possa conviverconosco, sem discriminação e recebendo toda a nossaatenção. Isso também é acessibilidade! É o acesso ple-no ao mundo em que vivemos.

O trabalho realizado pelas diversas instituições quetratam das pessoas com deficiência, através dos profis-sionais especializados e dedicados de várias áreas, nemsempre é reconhecido. Nem sempre toda essa dedica-ção desperta a atenção, talvez porque as pessoas nãotenham tido a oportunidade de conviver, estar próximoou quem sabe, apenas conhecer por uma única vez, umapessoa portadora de qualquer deficiência, seja física oumental.

Ainda existem muitos portadores de deficiência quenão tiveram a oportunidade de serem assistidos nas ins-tituições, se encontram no seio familiar, mesmo rece-bendo carinho e atenção, não possuem muitas vezes oatendimento profissional adequado de que necessitam.

Nossas atitudes para com os deficientes precisamser transformadas, quebrando a barreira que ainda exis-te, mesmo que involuntariamente, entre nós e nossosirmãos deficientes.

E essa transformação exige uma dose imensa deamor. Amor incondicional, sem qualquer preconceito,só assim estaremos em condições de conviver juntos,afinal, as pessoas com deficiência também estão emaprendizado, assim como qualquer um de nós.

É com a experiência de um ser amado, portador dedeficiência, que também aprendemos a conviver e aamar muito os que são “diferentes” de nós. Descobri-mos que essa diferença está apenas na aparência, poisa alma é igual à nossa e repleta de sonhos e esperança.

SES INCORPORADORA Dia 17: Copa Independência de FutebolDias 24 e 25: 4° Encontro de Trilheiros ItalamaDia 2 e 3 de outubro: 1º Gincana de Pesca EmbarcadaLoja Trapiche

MUVEEDia 17: Festa do Campeonato de Som AutomotivoDia 23: 2º Gazeta Rock. Bandas: Relicário (Pink FloydCover, Gás Pimenta e Matéria Prima. A noite terminacom DJ e grandes sucessos dos anos 80.

CASA DE CARNES MINUSCULIQuarta-feira: espetinhosSexta-feira: caldos e cremes.

SARAU LITERÁRIO “UMA NOITE NA TAVERNADia 17: às 20 horas na pizzaria da Família.

O atendimento do INSS - estará prestando serviçosnesta sexta-feira, dia 16. Confira os horários doatendimento: das 9 às 12 horas, das 13 às 16 horas.Local: Prefeitura Municipal de Itapoá.Mais informações pelo telefone (47) 3443-8813.

PREVMÓVEL EM ITAPOÁ

No ultimo dia 13 de setembro aconteceu as pro-vas para ingresso no curso de formação de Bombei-ros Comunitários de Itapoá.

O Grupo de Salvamento Aquático de Itapoá(GSAI) informa que será realizado nesta segunda-feira (19), as 08h, a reciclagem do Curso de Salva-mento Aquático aos Guarda-vidas Civis de Itapoá,que terá duração de uma semana, sendo segunda aquinta-feira, aulas práticas e teóricas e na sexta-fei-ra as praticas de corrida 1600m em 7 minutos, na-tação 500m em 11 minutos, prova de resgate e pro-va de Reanimação Cardiopulmonar.

No próximo sábado (17), a Secretaria de Esporte eJuventude promoverá a 1ª Copa Independência de Volei-bol, com as seleções sub 14 feminino e masculino. Partici-pam do torneio equipes catarinenses de Itapoá, Araqua-ri e Garuva e as paranaenses de Guaratuba e Paranaguá.

A competição faz parte da ação esportiva de desen-volvimento do voleibol em nossa cidade, com equipesformadas através de triagens e seletivas, realizadas pelocoordenador da modalidade e funcionário da Secretaria,professor Silas. A equipe itapoaense é formada por alu-nos da rede estadual e municipal de ensino, os quais es-tão treinando pelo menos duas vezes por semana, sem-pre no contra turno escolar.

Na competição, espera-se dar ritmo as equipes, alémdo intercâmbio técnico que certamente contribuirá parao crescimento do voleibol. Outra expectativa é que ointeresse pela prática desta modalidade também aumen-te, porque mesmo com o esforço dos próprios professo-res de educação física de cada unidade escolar, o voleibolainda se apresenta de forma tímida entre a garotada. Asdisputas também servirão como preparação para estréiade Itapoá na OLESC em 2012, evento promovido pela FES-PORTE, onde nossa cidade ainda não participou.

A competição ocorrerá no Ginásio de Esportes NereuRamos, com início às 9h00min. Os jogos acontecerão du-rante todo o dia, com a premiação dos participantes nofinal da tarde. Prestigie!

Fonte: Secretaria de Esporte e Juventude

Vem aí a 1ª CopaIndependência de Voleibol

Bombeiros comunitários

3Dia 16 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIASENTREVISTA

Comandante fala sobre as ações da PMO Itapoá Notícias entrevista o Tenente Mário Elias, Comandante da Polícia Militar de Itapoá.

O Itapoá Notíciasentrevista o TenenteMário Elias, Coman-dante da Polícia Militarde Itapoá.

IN Há quantotempo o Senhorestá no Comando doPelotão de PolíciaMilitar de Itapoá?

Mário Elias: Assu-mi o Comando no dia20 de Maio de 2009,iniciando definitiva-mente minhas funçõesno Município, em 01de Junho do mesmoano, devido a necessi-dade de instalar-mepor aqui, logo, estou acerca de 02 anos e 03meses comandando aPM de Itapoá.

IN Qual o efetivoda Polícia Militaratualmente no Mu-nicípio? Esse efeti-vo é suficiente?

Mário Elias: Conta-mos atualmente com 26policiais militares, nú-mero que permite o em-prego diário de duasguarnições de serviço,considerando-se a ne-cessidade de efetivopara gerir as funções deadministração do Pelo-tão, Central 190, Agên-cia de Inteligência alémdos polici-ais milita-res afasta-dos em fé-rias ou li-cença. Sec o n s i d e -rarmos apopulaçãode Itapoáde maneirasimplista,c o n f o r m eo Censo2010, tal efetivo poderiaser considerado sufici-ente. Porém, as pessoasque vivem Itapoá, po-dem facilmente perce-ber algumas caracterís-ticas que tornam o nú-mero de policiais de nos-

so Pelotão muito aquémdo necessário. Em qual-quer dia do ano, Itapoánão conta apenas comaquelas pessoas que sedeclaram para o IBGEcomo moradores de Ita-poá, pois muitos queaqui moram, relatammorar em outras cida-des para o Censo. A mo-vimentação do turismoem nossa cidade, seja ele

de lazer oude negócios,atualmentetambém sep r o l o n g apor todo oano, man-tendo o nú-mero depessoas emI t a p o á ,sempre maisalto do que oquest ioná-

vel 14.775 do IBGE. Ou-tro fator não menos im-portante que diferencianosso Município de qual-quer outro, são as dis-tâncias de seus bairros,pois para realizar umdeslocamento da Barra

do Saí até oPontal ou aoSaí Mirim, porexemplo, con-siderando-se adistância e aexistência deum grande nú-mero de lom-badas infeliz-mente neces-sárias, se gastaum tempo en-tre 15 a 20 mi-nutos se o des-locamento forrealizado emboa velocida-de. Para umavítima de as-salto, ou mes-mo num casode furto em an-damento, essetempo vai pa-recer eterno.Logo, nossoefetivo, o qualconta com

cerca de oito ou novepoliciais que devem seaposentar nos próximosdois anos é extrema-mente insuficiente.

IN Qual tem sido aprincipal ação da PMna cidade?

Mário Elias: Pregoconstantemente aosmeus policiais, que nãodevemos escolher o cri-me que vamos coibir. Aação da Polícia Militarem Itapoá visa semprepriorizar o combate aoscrimes mais graves, po-rém quando estes nãoocorrem, ou mesmoquando estão sendocombatidos por guarni-ções a paisana, os demaispoliciais possuem aindauma grande gama depráticas ilegais que de-vem por ofício comba-ter. Dentre tais infra-ções, sejam criminais ouadministrativas, pode-mos destacar algumasque já foram muitas ve-zes combatidas, e queeventualmente voltam aocorrer em Itapoá, po-

rém não tardam a seremcobradas, quais sejam, aprática de Jogo do Bichoe a venda ilegal de CDs eDVDs falsificados. Alémdestas, as guarnições de-vem exercer uma cons-tante cobrança constan-te nas questões maissimples, como é o casodas infrações de trânsi-to e de crimes como oporte de drogas paraconsumo, que se mostracomo mais rotineiros naatuação das guarniçõespoliciais. Oo b j e t i v oque umag u a r n i ç ã ode serviçode radiopa-trulha daPolícia Mili-tar deves e m p r ebuscar, écoibir todasa q u e l a sações ile-gais cuja competência aLei tenha determinado aPM, sempre que tomarconhecimento das mes-mas.

IN Como estão osíndices de criminali-dade na cidade de Ita-poá? Quais os casosque mais preocu-pam?

Mário Elias: NossoMunicípio vive atual-mente uma fase bastan-te tranqüila para os ór-gãos de segurança públi-ca em relação a crimesmais graves, pois comopodemos ver nos notici-ários, todas as semanastêm ocorrido grandesassaltos em Municípiosda região, como porexemplo, o verdadeiroarrastão em agênciasbancárias realizado re-centemente em BarraVelha, o roubo ocorridoem Massaranduba noqual os criminosos por-tavam fuzis e metralha-ram a Base da PolíciaMilitar, os assaltos a re-

sidência, constantes emJoinville, Jaraguá do Sule outras cidades da re-gião, dentre outros. Ita-poá tem estado fora des-ta lista de crimes, porémos órgão de segurançapública do Município,certamente jamais vãobaixar a guarda por con-ta desta boa fase pelaqual passamos. A preo-cupação é sempre cons-tante com crimes relaci-onados ao tráfico dedrogas, que tem sido

combatidode maneirafirme tantopela PMquanto pelaPolícia Ci-vil, crimesv i o l e n t o s ,como assal-to e homicí-dios e certa-mente, umadas maioresp r e o c u p a -

ções em nossa cidade, ofamigerado furto a resi-dência, o qual sustenta ouso de drogas, e é umapreocupação cotidianade nossos policiais, sen-do o crime que mais geraprisões em Itapoá.

IN Qual a partici-pação do Poder Pú-blico Municipal nasatividades da PolíciaMilitar na cidade?

Mário Elias: O cli-ma para a atuação daPolícia Militar de Itapoátêm sido sempre o me-lhor possível. O PoderExecutivo Municipal éum parceiro para todasas horas nas questões desegurança pública.Além da ajuda inestimá-vel recebida da Prefeitu-ra, a Polícia Militar con-ta com um apoio cons-tante do Ministério Pú-blico, do Poder Judiciá-rio, da Polícia Civil, den-tre outros órgãos quediuturnamente apóiam aatuação de nossa insti-tuição.

IN Suas considera-ções finais:

Mário Elias: Apro-veito esta oportunidadepara agradecer meus po-liciais pela maneira coe-rente e empenhada quebuscam sempre se norte-ar, apesar das dificulda-des que por vezes enfren-tamos. Agradeço ao povode Itapoá, que se mostraum povo pacífico, bemintencionado e com von-tade de ver o Municípiocrescer, apesar das maçaspobres que insistem emremar contra, citando ocaso dos jovens nativosde nosso Município queliteralmente cercaramum bando de pichadorese os entregaram a PolíciaMilitar recentemente.Agradeço também pesso-as como o Sr. Ervino Spe-randio, Prefeito de Itapoáque sempre se solidarizacom a PM de Itapoá e nosauxilia de todas as formasquando necessitamos; aDra. Bárbara Elisa Heise,Promotora de Justiça doMunicípio, que sem enga-ja de maneira dedicadapara resolver os proble-mas de nossa cidade; aDra. Iolanda Volkmann,Juíza de Direito da Co-marca de Itapoá, transfe-rida para São Franciscodo Sul, que sempre man-teve uma parceria muitojusta e amigável com aPolícia Militar; aos Dele-gados Fábio Fortes,transferido para Joinvil-le e Gilberto CrepaldiMondini pela parceriaconstante que mantemosem prejuízo dos infrato-res da Lei; dentre outraspessoas e entidades quesempre apoiaram e apói-am de maneira direta aPolícia Militar de Itapoá.O objetivo é sempre bus-car manter essas parceri-as visando que o únicoprejudicado seja o sujei-to que intenta estragar dealguma forma a boa con-vivência dos cidadãos.

A ação daPolícia Militarem Itapoá visa

semprepriorizar o

combate aoscrimes mais

graves.

A preocupaçãoé sempre

constante comcrimes

relacionadosao tráfico dedrogas, que

tem sidocombatido de

maneira firme.

4 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

Bradesco em ItapoáEnquanto não se

concretiza a AgênciaBancária do Bradescoem Itapoá, foi firmadauma parceria para a ins-talação de um postoavançado do Banco Bra-desco. É o Bradesco Ex-presso com serviçosmais avançados, seme-lhantes ao oferecidoshoje pelo Banco Postal,nos Correios.

A parceria foi firma-da com a empresa Fer-nando Vitor Peres CiaLtda, e será gerenciadapor Alderino de MouraPeres, mais conhecidocomo Peres.

Segundo ThomasMercer, gerente doPronto Atendimento doBradesco de Itapoá “aparceria esta confirma-da e a previsão para oBradesco Expresso,com serviços mais avan-çados, entrar em funci-onamento é de aproxi-madamente 30 dias”.

Quando isso aconte-cer o Bradesco Expres-so ira oferecer diversosserviços, como depósi-tos, saques, pagamentosde contas, abertura decontas, dentre outros.

A novo Bradesco Ex-presso irá funcionar naAv. André Rodrigues deFreitas, 634, anexo aLoja da Claro Celulares.

Quanto a agência doBradesco na cidade, essanotícia fica para maistarde.

A redação do ItapoáNotícias contatou com agerência regional do Bra-desco em Joinville, noque foi informada queestá em estudo a instala-ção de uma agência emItapoá, todavia ainda semprevisão, permanecendoem funcionamento o atu-al Pronto Atendimento eo futuro posto BradescoExpresso.

BANCO POSTAL -Há alguns anos que osserviços do Banco Pos-tal, administrado peloBradesco, vêm sendooferecido nos Correios.Isso garante ao Banco

Bradesco desde 2001, apresença em centenasde municípios brasilei-ros, através das agênci-as dos Correios espalha-das pelo País.

Com a venda do Ban-co Postal pelo Bradescoao Banco do Brasil, a par-tir do próximo ano, oBanco do Brasil passará aoperar nas agências dosCorreios com os serviçosde Banco Postal, substi-tuindo o Bradesco.

SERVIÇOS BAN-CÁRIOS - A ausênciade serviços bancáriosque atenda as necessida-des da população é sen-tida pelos itapoaensesdiariamente, quando daprocura por atendimen-to. Neste caso, resta en-frentar as filas nas loté-ricas ou se debater aprocura dos raros caixaseletrônicos, isso quandonão tem que se deslocaraté as cidades vizinhas,o que tem gerado mui-tas reclamações. Pode-mos encontrar muitaspessoas insatisfeitas eoutras tantas indignadaspor não encontrar agên-cia bancária de sua pre-ferência, especialmentedaquelas instituiçõesmais utilizadas pela po-pulação.

O Itapoá Noticias en-trevistou os usuáriosdos serviços bancários.

Segundo a Sra. Ma-ria Luiza “o atendi-mento pode ser melho-rado bastante, hoje emcircunstância de baixa

temporada, acho queatende as necessidades,mas na alta temporadao banco tem que melho-rar muito pra atender ofluxo de clientes que au-menta. Um problemaque precisa ser resolvi-do é o atendimento aspessoas com mais desessenta anos, o idosoprecisa ser atendidocom mais atenção. Achoque falta mais bancosna cidade, os caixas ele-trônicos não são sufici-entes, mesmo fora datemporada, pois com oaumento do fluxo depessoas em razão doporto Itapoá a rede ban-cária precisa ser melho-rada”.

Já o Sr. Abel Men-des Pereira, comenta:“não posso reclamar doatendimento, pois tenhoprioridade, mas ouço aspessoas que reclamamda demora que extrapo-la os 15 minutos de tole-rância e a preocupaçãocom a chegada da tem-porada A gente vê a ne-cessidade de mais cai-xas para atender e tam-bém faltam os caixaseletrônicos na cidade.Os negócios em Itapoácresceram muito, o mo-vimento é grande, maisempresas e precisa demais bancos”.

Ainda com referên-cia ao atendimento e anecessidade de maisagências, diz MariaIzabel Trindade Fra-nini “Falta alguns ser-viços como a maquina

que fornece talão decheques, quanto aoatendimento não tenhoa reclamar, sempre fuibem atendida e procuroir ao banco mais cedopara evitar ficar nas fi-las. Acho que falta maisbanco na cidade, poismuitas vezes temos queir a outra cidade reali-zar um simples depósi-to”

Resumindo, a cidadeconta apenas com umaúnica agência do Bancodo Brasil e um caixa ele-trônico do mesmo ban-co, que fica dentro doprédio da prefeitura; umposto de atendimentoda Caixa Econômica Fe-deral, próximo a prefei-tura e uma Casa Lotéri-ca na Av. André Rodri-gues de Freitas. A popu-lação dispõe ainda de doispostos de atendimentodo Bradesco – corres-pondente bancário - sen-do um na Ecofarma, lo-calizado na Av. Brasil,2829 e outro na Conve-niência A Paulistinha, lo-calizado na Av. D. Henri-que II, 112, Barra do Sai.Dentre os poucos caixaseletrônicos em algunspontos da cidade, recen-temente um destes caixaslocalizado na Av. AndréRodrigues de Freitas, foisubitamente retirado,sem qualquer aviso oucomunicação.

Informações indica-vam que seria recoloca-do nos próximos dias, oque até agora não acon-teceu.

Maria IzabelTrindade.

Abel MendesPereira.

Maria Luiza.

Há aproximadamente seis meses, a Polícia Civil deItapoá está investigando um crime de pedofilia prati-cado pela internet, figurando como vítima uma meni-na de 11 anos de idade, moradora de Itapoá.

Após tomar conhecimento dos fatos, a mãe da víti-ma procurou a Delegacia para o registro da ocorrênciae apresentação das conversas pornográficas, as quaisdemonstram que o autor assediava e seduzia a crian-ça, além de transmitir para a mesma vários vídeos por-nográficos. Com a ajuda dos familiares, iniciaram-se asinvestigações e foi possível descobrir que o autor dosfatos é conhecido da família e residia no município deLapa/PR. Foi solicitado, ao Poder Judiciário local, man-dado de busca e apreensão na casa do pedófilo, o quefoi prontamente cumprido na cidade de Lapa/PR. Lá,foi apreendido o computador utilizado pelo autor que,depois de periciado, apresentou indícios de que real-mente estava ocorrendo o crime.

Diante das provas angariadas pela polícia, o autorconfessou o crime e disse estar arrependido de seu ato.Ele responderá pelo crime em liberdade, tendo em vis-ta que a Justiça levou em consideração o fato de ele serréu primário, não registrar antecedentes policiais, terresidência fixa e registro em carteira profissional. Osnomes não foram divulgados, tendo em vista que o Es-tatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina queestes procedimentos devam ser sigilosos.

Fonte: Polícia Civil de Itapoá

Polícia Civil e Militar na lutacontra o tráfico de drogas

Na manhã do último dia 5, policiais civis e militaresde Itapoá, após receberem denúncias anônimas, pren-deram em flagrante por tráfico de drogas, Simone de Oli-veira, a qual não reagiu no momento da prisão que ocor-reu no interior de sua residência. No momento da prisão,os policiais encontraram 93 pedras de crack, embala-das e prontas para serem comercializadas. Tambémforam apreendidos diversos apetrechos para o fracio-namento e embalagem da droga, além de dinheiro tro-cado. Já na Delegacia, Simone confessou ter cometidoo crime de tráfico de drogas, afirmando que é a primei-ra vez que comercializa o produto. Disse ainda estararrependida. Foi encaminhada ao Presídio Regional deJoinville, onde permanecerá a disposição da Justiça.

As ações continuamO combate ao tráfico de drogas continua na cida-

de. Também nesta manhã (14), policiais civis e milita-res deram cumprimento a três mandados de busca eapreensão.

Vistoriadas as residências, em uma delas os polici-ais encontraram aproximadamente dezesseis gramasde crack ainda na forma bruta. No interior da residên-cia se encontrava o menor A.F.I.S.S. de 17 anos que aoavistar a aproximação das viaturas, tentou se desfazerda substância, entretanto tudo foi presenciado pelospoliciais que a recuperaram.

Conduzido até a Unidade Policial e na presença desua mãe, o adolescente, confessou querealmente praticava o crime de tráfico de drogas nolocal. Por se tratar de crime em que não há violênciaou grave ameaça à pessoa, o Estatuto da Criança e doAdolescente determina que o infrator seja entregue aum responsável legal e responda procedimento em li-berdade.

A Polícia Civil e Militar esclarece que essas açõessomente foram possíveis, em razão das denúncias anô-nimas, que ocorrem através dos telefones 190 e 181.

Pedófilo é indiciado

POLICIAIS

5Dia 16 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIAS GERAL

Nesta sexta-feira (16)acontece no Porto Itapoá, obatismo do navio “Santa Ca-tarina” da Hamburg Sud.Trata-se do mais novo por-ta-contêineres da empresaalemã.

Com capacidade para93,430 tdw, 7,1 mil TEUs eequipado com 1,6 mil toma-das reefer, o “Santa Catari-na” está entre os maioresnavios já construídos para aHamburg Sud, fazendo par-te de uma série de 10 naviosidênticos.

O navio, pelo seu tama-nho só pode atracar em trêsportos brasileiros: Itapoá(SC), Santos (SP) e Rio Gran-de (RS).

“Santa Catarina”nas águas de Itapoá

Hamburg SudFundada em 1871, a Hamburg Süd é uma empresa alemã que atua no segmento

de transporte marítimo, sendo uma das companhias de navegação mais importan-tes para o desenvolvimento da imigração alemã para o Brasil. Muitos imigrantesviajaram em seus navios, o que contribuiu muito na colonização e para o desenvolvi-mento do Estado de Santa Catarina. Passando por períodos difíceis durante as pri-meiras e segundas grandes guerras mundiais, quando teve seus navios confiscados,a Hamburg Sud rapidamente se recuperou e reiniciou suas atividades a todo vapor.

Desde 1955, a Hamburg Süd pertence ao Grupo Oetker, também alemão, econta atualmente com uma frota que ultrapassa a casa dos 100 navios próprios. Aoperação em água brasileira (longo curso e cabotagem) utiliza cerca de 15% dessasembarcações. Em 2003 a Hamburg Sud passou a ter o controle acionário da AliançaNavegação e Logística Ltda.

Dados técnicos do “Santa Catarina”Capacidade: 93,430 tdwCapacidade dos contêineres: 7,100 TEUsPlugs para contêineres refrigerados: 1,600Comprimento total: 299.9 mComprimento entre perpendiculares: 286.8 mLargura: 42.8 mCalado máximo: 13.5 mVelocidade: 22.2 kmPotência do motor principal: 41,180 Kw

6 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

7Dia 16 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIAS

Marina GarciaDia 2/09.

Joel OtávioCipriano

Dia 12/09

Geraldo WeberDia 17/09

O Jornal Itapoá Notícias parabenizaos aniversariantes deste mês.

AndersonLuis GarciaDia 14/09

ThiagoMardeganDia 13/09

LilinhoManchester

Dia 14/09

Gabrielecom sua

mãeGisele.

Wénia,Josi eCarina.

GislaineGabrielaPereirae PatrickDematé,disseram o“sim” no dia 20de agosto.

O casalMuriel eGuilherme“Gogo”.

NatáliaGoebel Anon

levou asalianças.

Paticia comseu marido, opercussionista,Baiano.

WerneySerafini,sua mãe,

donaMonica e

sua esposaArlete no

16º HosanaJovem

ValentinaCarvalho deAguiar, filhade Henriquede Aguiar eMelliçaDelfino deCarvalho,nasceu no dia26 de agosto.

Rafael, filho deClaudio SergioCosta da Silvae Ticiane H.Kummrow.

Muita gente bonita compareceu aoshow da Banda Maskavo, na últimasexta-feira, no Maresia.

ThaisZambonin,

filha de Marli eAmilton.

SOCIAL

8 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

Não poderíamos dei-xar de lem-brar o dia daa r v o r e( 2 1 . 0 9 ) ,sem menci-onar umaárvore es-p e c i a lcomo a fi-gueira. A fi-gueira mes-mo, aquelaf i g u e i r acentenárialocalizada lá no Pontal daFigueira, beirando a Baiada Babitonga. Agoraquem chega ao Porto Ita-poá pode observá-la,frondosa e protegida porum muro de arrimo, pre-servando-a de uma pos-sível erosão.

São tantas as datascomemorativas quemuitas foram ao longodos anos e das gerações,ficando esquecidas, sen-do comemoradas poruma parcela cada vezmenor da sociedade.Houve um tempo quedatas como o Dia da Ar-vore, por exemplo, eracomemorada nas esco-las e em outras institui-

Salve o Dia da Árvore!Parabéns Figueira do Pontal

16 · Dia Internacional para a Preser-vação da Camada de Ozônio17 · Dia da Compreensão Mundial18 · Dia dos Símbolos Nacionais19 · Dia de São Geraldo19 · Dia do Teatro20 · Dia do Funcionário Municipal20 · Dia do Gaúcho21 · Dia da Árvore21 · Dia do Fazendeiro21 . Dia da Luta Nacional das Pessoascom Deficiências22 · Data da Juventude do Brasil22. Dia do Contador

ções, com plantios devariadas espécies, seme-avam-se sementes de ar-vores frutíferas, apre-sentação de trabalhosescolares e tantas outrasformas demanifesta-ção. Tudopara saudaraquela que,além prote-ger a terracom suasombra esuas raízes,produz oo x i g ê n i onecessárioa todos osseres vivos,se tornan-

do assim, fundamentalpara o ciclo hidroló-gico. Por isso é quea arvore é um sím-bolo da vida.

Em meio a tantadestruição, arvoressendo derrubadasdesnecessariamen-te, desmatamento equeimadas de áreasinteiras, quando ve-mos uma única ár-vore que seja, sendoalvo de cuidados es-

peciais, renasce a espe-rança de que nossos fi-lhos e netos poderão terum planeta melhor.

Preservar é necessá-rio.

DATAS COMEMORATIVAS

9Dia 16 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

LOCAÇÃO MENSALRESIDENCIAL·Itapema do Norte / São José –

Casa com 2 quartos, sala e cozinha con-jugadas e garagem. Próximo loteamentoPríncipe. R$ 300,00

·Itapema do Norte / Brasília – Aptocontendo quarto, sala e cozinha conjuga-dos, um banheiro e lavanderia. Av. Cel-so Ramos. R$ 300,00.

·Itapema do Norte / Pérola – Ap-tos mobiliados, contendo um quarto, salae cozinha conjugados, um banheiro, umavaga de garagem. Rua da Pague Menoscalçados, 50 metros do mar. R$ 390,00.

·Itapema do Norte / Pérola – Aptosem mobília, contendo dois quartos, salae cozinha conjugados, um banheiro, umavaga de garagem. Próximo ao Fórum.R$ 450,00.

·Itapema do Norte / Pérola – Casasem mobília, contendo dois quartos, salae cozinha conjugados, um banheiro, umavaga de garagem. Próximo ao Fórum.R$ 450,00.

·Itapema do Norte / Pérola – Aptomobiliado, 2 quartos, sala e cozinha con-jugados, uma vaga de garagem. R$500,00.

·Itapoá / Itapoá – Casa com trêsquartos, sala e cozinha conjugadas, ga-ragem churrasqueira e lavanderia cober-tas. R$ 560,00

·Pontal / Farol de Itapoá – Resi-dência nova, contendo 2 quartos, sala,cozinha, garagem, churrasqueira e lavan-deria. R$ 620,00

· Itapoá / Santa Clara – Apto comdois quartos, mobiliado, uma vaga, 2ºquadra do mar na Av. Brasil. R$ 700,00

·Itapoá / Santa Clara – Sobradocontendo 6 quartos, demais dependênci-as, na segunda quadra do mar. R$1.000,00.

·Alto padrão – Pontal – Sobrado,3qts, 1st, 2 vagas, churrasqueira, larei-ra, frente e com saída para a Baía daBabitonga. Informações somente na imo-biliária.

COMERCIAL·Itapema do Norte / Gleba - Loja

na Rua da Graça, próximo ao mercadoChaves. R$ 450,00.

·Itapema do Norte / São José 1 -Salão comercial com 180m², próximo doRei do Básico. R$ 750,00.

·Itapoá / Santa Clara – Sala co-mercial na da Av. Brasil. Próximo aomercado Brisa do Mar. R$ 750,00

·Itapoá / Santa Clara – Sala co-mercial na Av. Brasil. Próximo ao mer-cado Brisa do Mar. R$ 900,00

·Itapema do Norte - Salas comer-ciais a partir de 100m², em frente aoMercado Manchester – A partir de R$1.350,00

·Itapema do Norte – Loja com415m², em frente ao mercado Manches-ter. R$ 5.000,00. Pode ser alugada parci-almente.

·Itapema do Norte / Caminho daOnça – Terreno com 312,50m² no Pae-se, eixo comercial, disponível para loca-ção. Mais informações na imobiliária.

·Pontal / Tomazelli – Terreno com625m² na Av. Beira Mar, próximo aoPorto Itapoá, disponível para locaçãomensal. Mais informações na imobiliá-ria.

·Áreas e terrenos para locação naRETRO PORTUÁRIA? Faça contatoconosco e conte-nos a sua necessidade.

O último finalde semana (10 e11) foi marcadopelo agito da 1ªTaça Tom Brasilde Skate, campe-onato fruto demais uma parce-ria bem sucedidada Secretaria deEsporte e Juven-tude com os em-presários do se-tor esportivo,como a loja TomBrasil e o jovemJosias, skatista eorganizador doevent o que foi um belo es-petáculo de manobras radi-cais, o que chamou a atençãode todo o público.

Antes do evento, a pistade skate municipal, denomi-nada Skate Park passou poruma reforma, que se esten-derá pelas próximas sema-

1º Taça Tom Brasil de SkateConfira o resultadodo campeonato:Categoria Mirim 1° Bruno - Joinville2° Felipe Falcão - Joinville3° Henrique - Curitiba4° Ricardo - Joinville5° Conrado Neto - Itapoá

Categoria Iniciantes1° Jorginho - Paranaguá2° Gustavo - Curitiba3° Silvino - Canoinhas4° Leonardo - Curitiba

Categoria Amador 1° Tiago - Pinhais2° Sandrinho - Guaratuba3° Welison - Paranaguá4° Rodrigo - CuritibaFonte: Secretaria deEsporte e Juventude

Último domingo (11) ocor-reu o Passeio Ciclístico alusi-vo à Independência do Brasil.O evento cumpriu seu papelno que tange a questão cívicae, principalmente, oportuni-zou o encontro sadio das fa-mílias, crianças e adolescen-tes que participaram commuita animação. O passeio foirealizado pela parceria da Se-cretaria Municipal de Espor-te e Juventude com o RotaryClube de Itapoá.

A Secretaria de Esporte eJuventude destaca a partici-pação das comunidades deItapoá e Barra do Saí, que seapresentaram com um bomnúmero de ciclistas. Os parti-cipantes saíram das respecti-vas localidades às 8h30min epedalaram até o BalneárioItapema do Norte, onde todosos pelotões se uniram e finali-zaram o percurso pelas prin-cipais ruas do comércio e bei-ra mar. Este último percurso,no Balneário Itapema, contoucom cerca de 4,5km.

Já nas dependências doPavilhão Itapemar, os ciclis-tas foram recepcionados pe-

nas. Nas quatro semanas queantecederam o campeonatochoveu constantemente, oque não permitiu a finaliza-ção do serviço.

A pista ainda contará coma fixação de novos corri-mões, pintura geral e repa-ros das rachaduras, que já

estão praticamente sanadas.Infelizmente foi lamentá-

vel a ação de alguns picha-dores, que foram detidospela Polícia Militar na ma-drugada de sábado para do-mingo. Mas, mesmo assim otrabalho do pintor e grafitei-ro Tiago segue ornamentan-

do as paredes e obstáculosda pista, na tentativa de va-lorizar o espaço e expressãoda arte da modalidade, deforma cultural e educativa.

Passeio ciclístico movimenta a cidade

Confira os ciclistaspremiados:

- Ciclista Master - Sr. WerneySerafin

- Ciclista Baby - Ruan Wilian- Bicicleta original - Maria

Eduarda- Diego Martins - Balneário

Barra do Saí- Beatriz Zagonel - Balneário

Itapoá- Lorena de Oliveira - Balneá-

rio Itapema do Norte- Elian Ricardo B. Keiser ? Bal-

neário Itapema do Norte- Fernanda Grasel - Balneário

Itapema do NorteFonte: Secretaria de Esporte

e Juventude

los jovens participantes doevento Hosana Jovem e daFanfarra Municipal. Assim,com a apresentação da fanfar-ra e a participação de autori-dades, deu-se início à home-nagem cívica.

O evento contou com aparticipação do diretor doDeter de Santa Catarina, Sr.Sandro Silva, o vereador Jéfi-nho, o presidente do RotaryClube de Itapoá, Sr. JosênioBernardi, a empresária Caro-lina Vieira e o Sr. Ramos Cha-

ves, os quais apoiaram o pas-seio com a doação de uma dasbicicletas sorteadas entre osparticipantes. As demais bici-cletas foram doadas pelos se-guintes apoiadores: ForteFarma, Imobiliária Besen eFabiano Lima Arquitetura, JCAguiar e a Cia Vidros. O even-to também contou com o su-porte indispensável da PolíciaMilitar, que propiciou a segu-rança dos ciclistas.

Na ocasião, além do sor-teio de bicicletas, a organiza-

ção premiou com troféu o ci-clista máster, o ciclista babye a bicicleta original, enfeita-da com as cores da nossa Pá-tria.

A Secretaria de Esporte eJuventude agradece todos osparticipantes, bem como osempresários e colaboradoresde nosso município que, maisuma vez, proporcionaram ummomento especial e significa-tivo à família itapoaense demodo geral.

Beto

Vie

ira/I

NBe

to V

ieira

/IN

10 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

O dia 20 de Setembro é a data má-xima do povo gaúcho, pois, é nela quetodos reverenciam a Revolução Far-roupilha, conhecida como a Guerrados Farrapos, marco histórico da for-mação política da sociedade rio-gran-dense.

O movimento tomou corpo a par-tir da criação do Departamento Tradi-cionalista, organizado na famosa Es-cola Pública Estadual Júlio de Casti-lho, liderado por João Carlos PaixãoCortes, reconhecido cultuador dastradições gaúchas.

As comemorações se iniciam como acendimento da “Chama Crioula”,em vários pontos do estado, que per-manece solenemente guarnecida pe-los componentes do Centro de Tradi-ções Gaúchas, que se alternam de horaem hora, empunhando orgulhosamen-te suas lanças, em posição de profun-do respeito por aqueles que no passa-do morreram no cumprimento dahonrosa missão de “Sentinelas dosPampas”.

Nesta semana comemorativa, er-guem-se, em Porto Alegre, na antigaPraça da Harmonia, dezenas de barra-cas e galpões de madeira, formandouma espécie de vila, denominada“Ronda Crioula”, inspirada na campa-nha, onde os tropeiros faziam rondacuidando das tropas de gado durantea madrugada.

Na Ronda Crioula, tudo é comemo-rado, para lembrar a história, ao re-dor do fogo de chão, com muito chur-rasco, poesia, chimarrão e dança típi-ca.

Para entendermos como tudo co-meçou, em 20 de setembro de 1835,com a duração de 10 anos, com muitaluta e combates, cito parte do artigode Guilherme Sarmento Sperry, publi-cado na Revista Aeronáutica de Abrilde 2011, número 275:

“Unindo e mobilizando os farrapos,sob a liderança de homens e mulheres

RETORNO DO BRAVO (Ubirajara Raffo Constant) Ali na porta do rancho, junto ao cusquito nervoso,o velho guasca orgulhoso olhava o filho partir.Também desejava ir com a mesma disposição,levando a lança na mão, p’ra se unir aos farroupilhase pelear pelas coxilhas em defesa do rincão.Porém já velho e arquejado perdera a força no braço,tinha no lombo o cansaço do peso de muitos anos,mas era um dos veteranos com orgulho do passado,por ter a lança empunhado combatendo os castelhanos.Que gana tinha de ir, aquele velho guerreiro,de novo para o entrevero como gaúcho pelear,mas ficava a se orgulhar que embora velho e cansadotinha um filho já criado partindo no seu lugar.E ali na porta do rancho, cheio de orgulho e pesar,viu o filho se afastar com garbo e disposição,montando um flor de alazão, o laço preso nos tentos,o poncho revoando ao vento e a lança firme na mão.Depois, com a estrada deserta, a noite foi se chegando,o pampa foi silenciando nas grotas e nos banhadose o velho guasca cansado no catre foi se arrimando,em silêncio memoriando entreveros do passado.Assim, a poeira dos dias cobriu o catre vaziodo paisano que partiu do rancho para a guerrilha,levando na alma caudilha de guasca continentino,a fibra, a glória e o tino de campeador farroupilha.Já muitos dias depois um xirú trouxe a notícia:- A farroupilha milícia em que seu filho marchoupeleando se dizimou. Morreram mas não recuarame entre os bravos que tombaram dizem que o moço ficou.Num sentimento profundo o velho ficou calado,mas o seu rosto enrugado não pode a dor esconder,deixando livre correr, do fundo da alma ferida,uma lágrima sentida que ele não pode conter.Tristonha caiu a noite e mais triste a madrugada.Latia ao longe a cuscada, na quincha gemia o vento,e sem dormir um momento, ali no catre estirado,o velho ficou atado na soga do pensamento.Lembrou o filho em criançacorrendo o pampa em retoço,a melena em alvoroço soprada ao vento pampeano.Recordou ano por ano até que o piá ficou moçoe ali da porta do rancho partiu p’ra revolução,montando um flor de alazão,o laço preso nos tentos,o poncho revoando ao vento e a lança firme na mão.Estava assim recordando, quando lá fora um gemidolhe fez apurar o ouvido e despertar-lhe a atenção.E quando ouviu uma mão, naquela hora tão morta,forcejar de encontro a porta como querendo arrombá-la,sua visão ficou clara, voltando-lhe a luz e o brilho;num ímpeto caudilho a porta abriu com vigore estarreceu-se de horror ante a figura do filho.

Cambaleante, ensangüentado,as vestes feitas em frangalhos,o corpo cheio de talhos dobrado pelo cansaço,já sem força em nenhum braço, já sem poder ver direito,e com o meio do peito aberto por um lançaço.Fitando os olhos do filho o velho ficou calado.Estarrecido, espantado, vendo-o ali em sua frente.Então gritou gravemente: - Meu filho, por que voltaste?Por que? Por que não tombaste onde tombou nossa gente?Maldito sejas, covarde, tu já não és mais meu filho!Não tens o sangue caudilho, não agüentaste o repuxo,deixaste teus companheiros, fugiste dos entreveros,tu já não és mais gaúcho!Então a face do guasca que peleando não tombou,como um lançaço estampou a ira do coração.Prostrando-se rudemente, naquele gesto inclemente,desfalecido no chão, o moço sentindo a morteroubar-lhe o sopro da vida, com a alma triste e ferida,ali prostrado no chão, sem rancor no coraçãoolhou para o pai a seu lado, e já num último bradofez a brava confissão:- Meu pai, eu não fui covarde,honrei meu poncho e minha adaga,fiquei coberto de chagas mas agüentei o repuxo.Fui valente, fui gaúcho, peleei com todo o ardor,e se aqui vim escondido foi p’ra salvar do inimigoo pavilhão tricolor.Abrindo a camisa ao peito, tirou em sangue banhadoaquele trapo sagrado que até o fim defendeu,e beijando-o estendeu ao pai, num último esforço,e depois, curvando o dorso, o bravo guasca morreu.

do porte de Bento Gonçalves, GiusepeGaribaldi, Domingos Crescêncio, Da-vid Canabarro, Antônio da Silva Netoe Anita Garibaldi, entre outros, esta-va o sentimento de rebeldia contra acentralização do Poder Federal, quese manifestava, de forma especial, naespoliação econômica da região. En-tre as principais causas do levante,estavam a penalização dos produtosagropecuários, especialmente o char-que, com altos impostos e, também, aexpropriação e desvio dos recursosacumulados no Estado, até mesmopara pagar dívidas federais junto à In-glaterra.

Mas, além disso, a Revolução Far-roupilha transformou-se em um mo-vimento de construção e afirmaçãodos princípios sociais, políticos, eco-nômicos, culturais e, talvez, principal-mente ideológicos, que orientam asociedade gaúcha até hoje.

Apesar da guerra e do ataque cons-tante do poder imperial, os rebeldesfarrapos mantiveram a atividade eco-nômica, desenvolveram as estruturasde poder, tanto civil quanto militar, eintroduziram revolucionárias práticasdemocráticas. Em 1837 e 1838, liber-taram os escravos que haviam parti-cipado da revolução, reduziram os im-postos sobre exportação e restabele-ceram os impostos sobre importaçãode gado, criaram uma fábrica de ar-reios e outra de curtircouros e promoveram orecenseamento da popu-lação, Ainda, dentre asmedidas mais importan-tes, institui-se a Assem-bléia Constituinte e o sis-tema eleitoral baseado nosufrágio universal, comvoto obrigatório e apura-ção perante o povo reu-nido.”

Após muitas batalhas,calcula-se em torno de

48.000 o número de mor-tos, sendo a maioria de re-volucionários.

A paz foi assinada em 1ºde Março de 1845, com oTratado de Poncho Verde,devendo-se, em grandeparte, a atuação nobre ecorreta de Luiz Alves deLima e Silva com os revo-lucionários.

A província, novamen-te unificada, indicou-opara o Senado e o Império,reconhecido, outorgou-lhe o título de Conde deCaxias e mais, tarde, coma iminência da Guerra con-tra Rosas , seria indicadoa Presidente da Provínciade São Pedro do Rio Gran-de do Sul, atual Rio Gran-de do Sul.

Nossos parabéns aopovo gaúcho, baluarte dademocracia que, com seugeneroso sangue, produ-ziu uma das mais belas pá-ginas de exemplo de cora-gem, resiliência e amor aoBrasil.

*(O autor é Coronel daAeronáutica, Contador eAdministrador de Empre-sas)

SEMANAFARROUPILHA

Programação - 14 a 20 de Setembro14.09 – Pontal – acender a tocha nolar da 3ª Idade;15.09 – Continental;16.09 – Chácara do Roger;17.09 – Chácara Carlos Decker;18.09 – Planeta Azul;19.09 – Tia Cida;20.09 – Caipirão.

11Dia 16 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIAS GERAL

O Projeto de Lei queautoriza o Município deItapoá a contrair em-préstimo junto ao Ba-desc, finalmente foiaprovado na Câmara deVereadores na sessão doúltimo dia 12 de setem-bro.

Com ou sem pressãopopular ou mesmo en-volvendo questões “po-líticas”, o importante éque com os recursos fi-nanceiros na ordem de 4milhões de reais, que se-rão objeto de emprésti-mo, poderão viabilizarobras importantes paraa cidade,embora com-prometa orçamento degestões futuras.

O projeto originalprevia a destinação dosrecursos nas obras deasfaltamento da Aveni-da Ana Maria Rodriguesde Freitas (Avenida790), no trecho entre aRua Leopoldo Sprengere Avenida Celso Ramos;asfaltamento da Rua Le-opoldo Sprenger, no tre-cho entre a Avenida Ana

Aprovado 4 milhões para obrasde infraestrutura na cidade

BADESC

Maria Rodrigues de Frei-tas e a Rua 800; asfalta-mento da Avenida ZildaArns, no trecho entre aRua 800 e a Avenida860; urbanização daOrla entre as “três pe-dras” (calçadão); substi-tuição do calçamento(bloquetes de concreto)na Avenida Brasil, entreas Ruas 1300 e 1670,por asfalto e aquisiçãode uma retroescavadei-ra.

O projeto aprovadosofreu emendas modifi-cando alguns itens do

projeto original, ou seja:obras de infraestruturae melhoria da AvenidaAna Maria de Freitas, detrecho compreendidoentre a Rua LeopoldoSprenger até encontrocom a Avenida Celso Ra-mos, e na Avenida ZildaArns Neumann, a partirdos lotes 01 das quadras27 e 28 do Balneário Jar-dim Pérola do Atlântico,passando pela Rua Leo-poldo Sprenger, até en-contro com a AvenidaAna Maria Rodrigues deFreitas, no Bairro Itape-

ma do Norte; a realiza-ção de obras de infraes-trutura com a substitui-ção dos bloquetes sexta-vados por pavimenta-ção asfáltica na AvenidaBrasil, no trecho com-preendido entre as ruas1.300 e 1.710; constru-ção de calçadão com ilu-minação, colocação debancos e demais equipa-mentos de urbanizaçãona Rua Bento Franciscoda Silva, no trecho com-preendido entre a 1ª e a2ª Pedra; a aquisição deuma retroescavadeira.

A liberação dos re-cursos e o início daobras, que se espera serpara breve, vão marcarum momento importan-te no crescimento da ci-dade.

Afinal, são várias asobras de infraestruturaque a cidade necessitapara seu desenvolvi-mento e as elencadas noprojeto aprovado, é par-te do processo de trans-formação que estamospresenciando.

Avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas.

Da assessoriaEm razão das chuvas contínu-

as que atingiram o estado de San-ta Catarina na última semana e daquantidade de famílias afetadascom alagamentos e deslizamentosde terra, o Porto Itapoá, em con-junto com a Prefeitura de Itapoá,estão organizando uma campanhasolidária de arrecadação de do-nativos para auxiliar as famíliasque perderam os seus pertencese estão desabrigadas.

Em contato com a Defesa Civildo Estado, foi informado de que acidade mais necessitada no mo-mento é Rio do Sul, no Alto Vale

Porto Itapoá e Prefeitura promovem campanha

do rio Itajaí-Açu, onde as águasdo rio ainda estão em nível acimado normal.

Para iniciar a campanha, o Por-to está providenciando a comprade 100 colchões para doação aosdesabrigados de Rio de Sul.

Sabendo do engajamento soli-dário de Itapoá, o Porto e a Pre-feitura contam com a participa-ção de todos para arrecadaçãodos itens de maior urgência e ne-cessidade:

- Leite em pó;- Roupas de cama;- Fraldas;- Travesseiros;

- Cobertores;- Alimentos não perecíveis.As doações arrecadadas serão

entregues à Defesa Civil de Rio doSul/ Secretaria de Assistência So-cial e Habitação de Rio do Sul.

Pontos de coleta de donativos:- Porto Itapoá, na antiga casa

do Recursos Humanos;- Prefeitura de Itapoá;- Wizard Escola de Idiomas

(Avenida Celso Ramos – Itapemado Norte).

Mais informações com o De-partamento de Recursos Huma-nos do Porto Itapoá, pelo telefo-ne (47) 3443-8516.

A ação é para atender as famílias atingidas pelas enchentes no Alto Vale

Ingredientes1 Brócolis1 litro de leite2 colheres de manteiga1 cebola ralada1 Creme de leite150 gr de queijo Provolone cortado em cubos.2 colheres de sopa de farinha de TrigoSal á gosto

Modo de Fazer :Cozinhar o Brócolis e reserve, em uma panela

doure a cebola com a manteiga, coloque um litrode leite, e deixe ferver. Após levantar fervura co-loque o brócolis na panela, e em 100 ml de leitemisturado á duas colheres de farinha de trigo, paradar uma engrossada tempere com sal á gosto, des-peje o creme de leite e por último acrescente oqueijo Porvolone e mecha para o queijo não quei-jo não grudar.

12 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASANÚNCIOS