apresentação do powerpointestudioaulas.com.br/pdf/carlos mendonça...carlos mendonÇa superior...

37

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA

Superior Tribunal Militar

01. (CESPE 2017 TRT7 TÉCNICO) De acordo com a teoriaconstitucional majoritária, a constituição é classificada como

a) consuetudinária, se fundamentada em documentosformais, rejeitando a possibilidade de as regras seremembasadas nos costumes constitucionais.

b) rígida, se for passível de alterações por meio de umprocesso legislativo mais restrito do que o previsto para aedição de leis ordinárias

c) cesarista, se promulgada sem nenhuma submissão àratificação popular.

d) material, se for escrita e representada por meio de umúnico documento solene.

O2. (CESPE TRT7 ANALISTA) A respeito das concepções eclassificações das constituições, assinale a opção correta.

a) Conforme o critério ontológico, as constituições podem sernormativas (ou dogmáticas), nominalistas ou semânticas.

b) Na classificação tradicional, que considera o conteúdo,uma constituição pode ser material (ou estável) ou formal (ouanalítica).

c) Segundo o critério político, a validade de uma constituiçãonão se apoia na justiça de suas normas, mas na decisãopolítica que lhe dá existência

d) Na concepção sociológica, constituição consiste nosomatório dos fatores reais de poder em uma sociedade,sendo consideradas sinônimas a constituição real e efetiva e aconstituição jurídica.

03. (CESPE 2017 TRT7 TÉCNICO) Classifica-se a ConstituiçãoFederal de 1988 (CF) como

a) histórica, pelo critério do modo de elaboração.

b) cesarista e outorgada, pelo critério de origem.

c) eclética e ortodoxa, pelo critério da dogmática.

d) prolixa, pelo critério da extensão das matériascontempladas no texto constitucional

04. (FCC 2017 FUNAPE ANALISTA) Considerando a classificação dasconstituições quanto a sua mutabilidade, a Constituição Federal vigente éa) analítica, uma vez que é minuciosa, extensa, dispondo não somentesobre a organização do Estado brasileiro, mas também sobre matérias queseriam próprias da legislação ordinária, o que dificulta a alteração doordenamento jurídico brasileiro.b) aberta, uma vez que é principiológica, acolhendo normas de conteúdoamplo, favorecendo a ocorrência de mutações constitucionais medianteatuação do Poder Judiciário.c) flexível, uma vez que sua carga principiológica permite ao legisladorinterpretá-la e dar-lhe significado por intermédio da legislação ordinária,o que permite a evolução da Constituição sem que ela seja formalmentealterada.d) rígida, uma vez que apenas pode ser alterada por procedimentoespecífico diverso do previsto para a elaboração das leis ordinárias ecomplementares, dificultando sua modificaçãoe) dirigente, uma vez que estabelece diretrizes e metas ao legislador,demandando que seja reformada quando alcançados os objetivos doconstituinte.

05. (CESPE 2017 IRB DIPLOMATA) Com relação à classificaçãoda Constituição Federal de 1988, ao controle deconstitucionalidade e à atividade administrativa do Estadobrasileiro, julgue (C ou E) o item que se segue.

A Constituição Federal de 1988 é classificada, quanto àextensão, como sintética, pois suas matérias foram dispostasem um instrumento único e exaustivo de seu conteúdo.

06. (CESPE 2017 TRE-TO TÉCNICO) Em determinado semináriosobre os rumos jurídicos e políticos do Oriente Médio, doisprofessores debateram intensamente sobre a atual situaçãopolítica da Síria. Hugo, professor de relações internacionais,defendeu que o Brasil deveria realizar uma intervenção militarcom fins humanitários. José, professor de direitoconstitucional, argumentou que essa ação não seria possívelconforme os princípios constitucionais que regem as relaçõesinternacionais da República Federativa do Brasil.

Nessa situação hipotética, com base na Constituição Federal de 1988(CF),

a) Hugo está correto, pois a intervenção humanitária é um dos princípiosconstitucionais que rege as relações internacionais do Brasil.

b) José está correto, pois a não intervenção e a solução pacífica dosconflitos são princípios constitucionais que orientam as relaçõesinternacionais do Brasil

c) Hugo está errado, pois a defesa da paz e dos direitos humanos nãosão princípios constitucionais que regem as relações internacionais doBrasil.

d) Hugo está correto, pois a dignidade da pessoa humana é um dosfundamentos constitucionais do estado brasileiro e uma das causas queautorizam a intervenção militar do Brasil em outros Estados soberanos.

e) José está errado, pois a declaração de guerra é ato políticodiscricionário e unilateral do presidente da República, não estandosujeito a limites jurídicos.

JustificativaArt. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:I - independência nacional;II - prevalência dos direitos humanos;III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;V - igualdade entre os Estados;VI - defesa da paz;VII - solução pacífica dos conflitos;VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;X - concessão de asilo político.

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

07. (CESPE 2017 TRE-TO TÉCNICO) A respeito dos direitos e dasgarantias fundamentais, julgue os itens a seguir, de acordo com a CF.

I O direito à liberdade de reunião é garantido pela CF, desde queexercido de forma pacífica, sem armas, em locais abertos ao público emediante prévia autorização do poder público.

II As atividades das associações podem ser suspensas por decisãojudicial, mesmo que ainda não tenha ocorrido o trânsito em julgado

III A pequena propriedade rural, desde que trabalhada pela família,usufrui de impenhorabilidade no que se refere ao pagamento dosdébitos decorrentes de sua atividade produtiva

IV O brasileiro naturalizado não poderá ser extraditado, ainda que tenhacometido crime comum antes de ter adquirido a nacionalidadebrasileira.

Estão certos apenas os itens

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

08. Jonas, servidor público federal, respondeu a processoadministrativo disciplinar e, ao final, foi absolvido das acusações.No entanto, por um equívoco, no seu assentamento funcionalpassou a constar a informação de que ele havia sido condenado. Aosaber do erro, Jonas solicitou a retificação dos dados, mas o seupedido foi indeferido.

Nessa situação hipotética, a ação cabível, de acordo com a CF, é

a) a ação direta de inconstitucionalidade.

b) a ação popular.

c) o habeas corpus.

d) o mandado de injunção.

e) o habeas data.

Justificativa

Art. 5, LXXII - conceder-se-á habeas data:

a) para assegurar o conhecimento de informações relativas àpessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos dedados de entidades governamentais ou de caráter público;

b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lopor processo sigiloso, judicial ou administrativo;

09. (CESPE 2017 TRE-TO TÉCNICO) De acordo com a CF, ospartidos políticos

a) podem ter caráter regional ou estadual.

b) têm autonomia para definir o regime de suas coligaçõeseleitorais, não sendo obrigatória a vinculação entre ascandidaturas nacionais, estaduais e municipais

c) adquirem personalidade jurídica somente após o registrodos seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

d) têm direito a recursos do fundo partidário e acesso pago àtelevisão.

e) podem constituir e utilizar organizações paramilitares,desde que para fins eleitorais.

JustificativaArt. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos,resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, osdireitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:I - caráter nacional;II - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governoestrangeiros ou de subordinação a estes;III - prestação de contas à Justiça Eleitoral;IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei.§ 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estruturainterna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãospermanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e paraadotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleiçõesmajoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, semobrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional,estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas dedisciplina e fidelidade partidária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº97, de 2017)§ 2º Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da leicivil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

§ 3º Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acessogratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos quealternativamente: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 97, de2017)I - obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3%(três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terçodas unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dosvotos válidos em cada uma delas; ou (Incluído pela EmendaConstitucional nº 97, de 2017)II - tiverem elegido pelo menos quinze Deputados Federais distribuídosem pelo menos um terço das unidades da Federação. (Incluídopela Emenda Constitucional nº 97, de 2017)§ 4º É vedada a utilização pelos partidos políticos de organizaçãoparamilitar.§ 5º Ao eleito por partido que não preencher os requisitos previstos no§ 3º deste artigo é assegurado o mandato e facultada a filiação, semperda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendoessa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundopartidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 97, de 2017)

10. (CESPE 2017 TRE-TO ANALISTA) A perda ou a suspensãodos direitos políticos do eleitor ocorrerá se

a) sua naturalização for cancelada por sentença transitada emjulgado

b) for-lhe imposta condenação criminal, ainda que sejapassível de recurso.

c) ele completar setenta anos de idade.

d) ele completar oitenta anos de idade.

e) sobrevier-lhe, por qualquer motivo, incapacidade civilrelativa.

Justificativa

Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perdaou suspensão só se dará nos casos de:

I - cancelamento da naturalização por sentença transitada emjulgado;

II - incapacidade civil absoluta;

III - condenação criminal transitada em julgado, enquantodurarem seus efeitos;

IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestaçãoalternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

11. (CESPE 2017 TRF1 ANALISTA) Acerca dos direitos e dasgarantias fundamentais previstos na Constituição Federal de1988, julgue o item a seguir.

Cônjuge de governador de determinado estado será inelegívelnesse mesmo estado, salvo se a sociedade ou o vínculoconjugal se dissolver no decorrer do mandato.

Justificativa

SÚMULA VINCULANTE 18 : A dissolução da sociedade ou dovínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta ainelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da ConstituiçãoFederal.

12. (CESPE 2017 TRF1 ANALISTA) Acerca da organização doEstado e da competência legislativa, julgue o itemsubsecutivo.

Compete concorrentemente à União, aos estados, ao DistritoFederal e aos municípios legislar sobre direito tributário,financeiro, urbanístico e eleitoral.

Justificativa

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário,marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federallegislar concorrentemente sobre:

I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico eurbanístico;

13. (CESPE 2017 TRF1 ANALISTA) A respeito da organizaçãopolítico-administrativa dos entes federados, julgue o item quese segue.

É competência comum da União, dos estados, dos municípiose do Distrito Federal legislar sobre normas gerais de licitaçãopara a administração pública direta.

Justificativa

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário,marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

XXVII - normas gerais de licitação e contratação, em todas asmodalidades, para as administrações públicas diretas,autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federale Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para asempresas públicas e sociedades de economia mista, nostermos do art. 173, § 1°, III;

14. (CESPE 2017 TRF1 ANALISTA) A respeito da organizaçãopolítico-administrativa dos entes federados, julgue o item quese segue.

Compete privativamente à União legislar sobredesapropriação.

JustificativaArt. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário,marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

II - desapropriação;

III - requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e emtempo de guerra;

IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão;

V - serviço postal;

VI - sistema monetário e de medidas, títulos e garantias dos metais;

VII - política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores;

VIII - comércio exterior e interestadual;

IX - diretrizes da política nacional de transportes;

15. (CESPE 2017 TRF1 TÉCNICO) Com relação ao controle e àresponsabilização da administração, julgue o item seguinte.

Não existe na Constituição Federal hipótese expressa quedetermine o necessário esgotamento da via administrativapara se recorrer ao Poder Judiciário, devido ao princípio dainafastabilidade da jurisdição e à determinação de que a leinão excluirá a apreciação pelo Poder Judiciário de lesão ouameaça de direito.

Justificativa

Art. 217, § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas àdisciplina e às competições desportivas após esgotarem-se asinstâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

16. (CESPE 2017 TRF5 JUIZ FEDERAL) Com base no princípio daigualdade, o STF julgou constitucional a Lei das Cotas Raciais (Lei n.°12.990/2014), que reserva para negros o percentual de vinte porcento das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimentode cargos efetivos e empregos públicos. De acordo com o STF,contudo, tal percentual abrange apenas a administração

a) direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal.

b) pública federal direta e indireta, no âmbito dos três Poderes

c) pública federal, estadual, distrital e municipal, no âmbito dorespectivo Poder Executivo.

d) direta do Poder Executivo federal.

e) direta e indireta do Poder Executivo federal.

Justificativa

"É constitucional a Lei n° 12.990/2014, que reserva a pessoasnegras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos paraprovimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbitoda administração pública federal direta e indireta, por trêsfundamentos." (STF, ADC 41)

17. (CESPE 2017 PGE-SE PROCURADOR) Quanto à forma, oEstado brasileiro é classificado como

a) democrático, embasado no princípio da igualdade.

b) republicano, fundamentado na alternância do poder.

c) republicano, sendo essa forma protegida como cláusulapétrea.

d) Estado democrático de direito.

e) federativo, sujeito ao princípio da indissolubilidade

18. (CESPE 2017 TRT7 ANALISTA) Embora a CF preveja ainviolabilidade das comunicações telefônicas, é admitida ainterceptação das comunicações telefônicas, na forma da lei, parafins de investigação criminal ou

a) instrução processual penal, mediante autorização judicial, ouinvestigação de ato de improbidade administrativa, pordeterminação do Ministério Público.

b) instrução processual penal, mediante autorização judicial, pordeterminação de comissão parlamentar de inquérito regularmenteinstaurada, ou investigação de ato de improbidade administrativa,por determinação do Ministério Público.

c) instrução processual penal, mediante autorização judicial

d) instrução processual penal, mediante autorização judicial, ou pordeterminação de comissão parlamentar de inquérito regularmenteinstaurada.

19. (CESPE 2016 PC-PE ESCRIVÃO) Acerca do Poder Judiciário e dascompetências de seus órgãos, assinale a opção correta.

a) Compete aos juízes de direito do juízo militar processar e julgar,singularmente, os crimes militares cometidos contra civis

b) A disputa sobre direitos indígenas será processada e julgadaperante a justiça estadual.

c) Os crimes contra a organização do trabalho serão processados ejulgados perante a justiça do trabalho.

d) Não é necessário que decisões administrativas dos tribunais doPoder Judiciário sejam motivadas.

e) Compete ao Conselho Nacional de Justiça apreciar, de ofício, alegalidade dos atos administrativos praticados por servidores doPoder Judiciário.

Justificativa

Art. 125. § 5º Compete aos juízes de direito do juízo militarprocessar e julgar, singularmente, os crimes militarescometidos contra civis e as ações judiciais contra atosdisciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justiça, sob apresidência de juiz de direito, processar e julgar os demaiscrimes militares.

Gabarito

1B 11F

2C 12F

3D 13F

4D 14V

5F 15F

6B 16B

7C 17E

8E 18C

9B 19A

10A