empresário joão carlos paes mendonça recebe título de...

8
Jornal da Serra Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011 ( Fundação Pedro Paes Mendonça completa 22 anos de atuação ( página 2 ( CEBAPM oferece educação, cultura e cidadania à comunidade da Serra do Machado ( página 6 Empresário João Carlos Paes Mendonça recebe título de cidadão itabaianense ( página 8 Por intermédio de esforços e investimentos desprendidos pelo empresário João Carlos Paes Mendonça e incentivos do governo estadual, a Brinquedos Estrela acaba de instalar sua fábrica em Sergipe. A primeira unidade da companhia no Nordeste está localizada no coração de Ribeirópolis, mais precisamente na Serra do Machado. Sua inauguração aconteceu no dia 1º de setembro, em meio a muita comemoração. Afinal, a chegada da Estrela representa o início de uma nova fase para a comunidade, que começa a ver o perfil econômico da região sendo transformado com a geração de mais de 300 empregos. E a expectativa é que o futuro seja ainda mais promissor. De acordo com o presidente da companhia, Carlos Tilkian, o número de vagas deve ser ampliado em 2012, com a previsão de aumento da produção. Os brinquedos aqui fabricados irão abastecer todo o Norte e Nordeste do país. Motivos não faltam para comemorar. (páginas 4 e 5 Estrela inaugura fábrica na Serra do Machado Paes Mendonça e Carlos Tilkian celebram a fábrica que vai fazer a alegria de crianças de todo o Norte e Nordeste do Brasil

Upload: trinhdieu

Post on 11-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal da SerraJornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

( Fundação Pedro Paes Mendonça completa 22 anos de atuação ( página 2

( CEBAPM oferece educação, cultura e cidadania à comunidade da Serra do Machado ( página 6

Empresário João Carlos Paes Mendonça recebe título de cidadão itabaianense ( página 8

Por intermédio de esforços e investimentos desprendidos pelo empresário João Carlos Paes Mendonça e incentivos do governo estadual, a Brinquedos Estrela acaba de instalar sua fábrica em Sergipe. A primeira unidade da companhia no Nordeste está localizada no coração de Ribeirópolis, mais precisamente na Serra do Machado. Sua inauguração aconteceu no dia 1º de setembro, em meio a muita comemoração. Afi nal, a chegada da Estrela representa o início de uma nova fase para a comunidade, que começa a ver o perfi l econômico da região sendo transformado com a geração de mais de 300 empregos. E a expectativa é que o futuro seja ainda mais promissor. De acordo com o presidente da companhia, Carlos Tilkian, o número de vagas deve ser ampliado em 2012, com a previsão de aumento da produção. Os brinquedos aqui fabricados irão abastecer todo o Norte e Nordeste do país. Motivos não faltam para comemorar. (páginas 4 e 5

Estrela inaugura fábrica na Serra do Machado

Paes Mendonça e Carlos Tilkian celebram a fábrica que vai fazer a alegria de crianças de todo o Norte e Nordeste do Brasil

2 Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Parece que foi ontem. As coisas acontecem tão depressa que

de repente a gente se surpreen-de com a realidade do tempo! A Fundação Pedro Paes Mendonça chega aos seus 22 anos de atua-ção na nossa Serra do Machado. Não sou saudosista, mas confes-so que o registro de tal aconte-cimento me deixa emocionado ao pensar como tudo começou e refl etir sobre a árdua caminhada até os dias atuais. No início, olha-res curiosos acompanhavam as primeiras iniciativas. Outros as-sociavam, desconfi ados, o que es-tava acontecendo a algum projeto político. Mas a maioria pressentia que bons tempos estavam por vir, porque sabiam que os represen-tantes do patrono seriam fi eis aos princípios de honradez e dignida-de de Pedro Paes Mendonça.

Os projetos desenvolvidos pela fundação na área de edu-cação, saúde, habitação, cultura, lazer, acolhimento de idosos e geração de renda deram à Serra do Machado uma nova face, um novo rosto, um novo rumo! Hoje a comunidade possui escolas de ensino fundamental com mais de 300 alunos, com merenda escolar e orientação nutricional, quadra esportiva, cursos de informática, inglês, ofi cina de música, biblio-teca, orquestra fi larmônica, uma igreja reformada, clínica médica e assistência odontológica. Após reuniões com os moradores, ou-vindo suas necessidades, cons-truímos o Bairro do Futuro com 65 novas casas, treze pontos co-merciais, praça de eventos e cam-po de futebol.

Desse renascer, a Fundação Pedro Paes Mendonça participou ativamente, incentivando e con-

duzindo o processo de desenvol-vimento ao estimular a criação das cooperativas de artesanato e confecção e com a força da sua marca abre espaço no Shopping Jardins, em Aracaju, para o es-coamento da produção dos seus associados.

E para garantir mais emprego e renda para a população da Serra do Machado, proporcionou a che-gada de uma unidade da Fábrica Estrela, conceituada empresa nacional, tendo como presidente Carlos Tilkian que atendeu ao nosso chamado e confi ou na for-ça de trabalho local. Por sua vez, o Grupo JCPM, associando-se a esse compromisso social, viabili-zou a instalação da Fábrica Estre-la investindo recursos da ordem de R$ 10 milhões.

Por tudo isso é que afi rma-mos que a Serra do Machado tem novo rosto. Já não importa o trabalho árduo desenvolvido, a participação de todos, com o vi-gor de quem sabe o que quer, ou a mudança de mentalidade dos céticos, porque essas coisas per-tencem ao passado. No presen-te, a comunidade, já habituada à chegada de tanto investimento, volta-se para o futuro na certeza de que ele será ainda mais pro-missor.

E estejam sempre conscien-tes de que, quanto maior a parti-cipação de todos, melhores serão os resultados. Entusiasmo, com-promisso, persistência e paixão pelo que se faz são alguns dos ingredientes que transformam sonhos em realidade.

João Carlos Paes Mendonça é presidente da Fundação Pedro

Paes Mendonça

Quando resolveu criar a Fundação Pedro Paes Mendonça, entidade de direito pri-vado sem fi ns lucrativos, João Carlos

Paes Mendonça tinha apenas em mente realizar um antigo sonho de seu pai, Pedro Paes Men-donça. “No início, queria atender a um desejo do meu pai, que iniciou sua vida de comerciante com uma pequena mercearia no povoado. Ele me dizia: um dia quero fazer alguma coisa por esta gente”, recorda João Carlos. E foi pensando nisso que o empresário começou a atuar na Serra do Machado, sua terra de origem. Infl uenciado pela emoção, ele fazia a cada ano seus sonhos cresce-rem e as ações da FPPM também.

Em 1989, foi dado o primeiro passo para a concretização do sonho de Seu Pedro: a inaugu-ração da Fundação Pedro Paes Mendonça. Desde então, a comunidade da Serra do Machado pas-sou a viver dentro de um novo modelo social. Ao longo dos 22 anos de funcionamento, a institui-ção vem buscando condições favoráveis ao cres-cimento econômico, social e cultural da região,

atuando nas áreas de saúde, educação, habitação, lazer e acolhimento ao idoso.

Desde o início de suas atividades, a FPPM sempre tratou como prioridade o desenvolvi-mento de projetos de qualifi cação profi ssional para a geração de renda. Um exemplo disso são as cooperativas de confecção e artesanato da Ser-ra, que capacitaram diversas pessoas e aumenta-ram os índices de empregabilidade e ocupação na comunidade.

Hoje, os dois mil moradores da Serra do Ma-chado contam com centro de educação, clínica, biblioteca comunitária, pousada, centro comer-cial e até com uma fábrica, a Brinquedos Estrela.

Mais que realizar sonhos, a Fundação Pedro Paes Mendonça dignifi ca o cidadão, participa da vida da comunidade, ouve e compreende as suas limitações e necessidades. Através do trabalho de acolhimento, proteção e incentivo, transforma a realidade de todos os fi lhos da Serra. E em sua história de glórias, a pequenina Serra do Macha-do se faz imensa.

Editorial Contando nossa História

Expediente

Presidente do Conselho : João Carlos Paes MendonçaSuperintendente : Lúcia PontesSupervisão: Carmen PeixotoEditoria : Ana Paula Caldas, Leonardo Lotti e Bruna Cabral (DRT 2.886)Diretor de Arte : Bruno Falcone Stamford (DRT 2.311)Repórter fotográfi co : Márcio DantasColaboradores: Carmen Peixoto, irmãs hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Presidente - João Carlos Paes Mendonça

A nova face da Serra O importante papel da FPPM

Cooperarivas de confecção e artesanato aumentaram os índices de empregabilidade na região

3Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Lar Dona ConceiçãoA primeira iniciativa da Fundação Pedro Paes

Mendonça foi a criação do Lar Dona Conceição, uma casa que tinha como objetivo abrigar os idosos da região. O Lar iniciou suas atividades há 22 anos sob a responsabilidade das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, um grupo de religiosas que chegou à Serra do Machado já com a missão de administrar a instituição. Hoje, o Lar acolhe 40 idosos que recebem assistência de uma equipe composta por 32 enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas e fi sioterapeutas. Os senhores e senhoras acolhidos contam ainda com os cuidados de uma equipe de cabeleireiros, manicures e pedicures que toda sexta-feira promove o Dia da Beleza para os assistidos do Lar Dona Conceição.

Clínica Dona Dudu

Em 2002, a comunidade da Serra do Machado ganhou a Clínica Médica Dona Dudu Mendonça. Desde a sua inauguração, o espaço atende a cerca de 2 mil pessoas por mês. Hoje, conta com um completo quadro de especialistas nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria, odontologia, oftalmologia e psicologia. Os médicos da Clínica Dona Dudu promovem constantes encontros com a comunidade para orientar e esclarecer sobre a importância da prevenção de várias doenças.

Habitação e CidadaniaO Bairro do Futuro nasceu em janeiro de 2009 e foi

projetado para acompanhar o crescimento da Serra do Machado. O lugar abriga a Galeria da Serra, um centro de compras com butique, loja da Cooperativa de Artesanato da Serra, restaurante, pizzaria, sorveteria e mercadinho.

No mesmo ano, uma importante parceria entre a FPPM e a Caixa Econômica entregou 65 casas a moradores do povoado, que hoje vivem de maneira digna. Estava criado o Bairro do Futuro, que desde sua fundação tem proporcionado lazer e bem-estar à comunidade da Serra. Nos fi nais de semana, a praça e a Galeria atraem um grande número de visitantes vindos de Ribeirópolis, Moita Bonita e Itabaiana.

No ano passado, a inauguração da Pousada da Serra trouxe um atrativo a mais ao povoado. Idealizada

para acolher o turista e para quem chega a trabalho, a hospedaria conta com seis apartamentos com cama, banheiro, ar condicionado, televisão LCD e frigobar. A ambientação com materiais recicláveis e artesanato local dá um charme todo especial ao espaço.

Repórter da Serra

4 Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Inauguração da Estrela marca um novo tempo

Em 2010, devido ao relaciona-mento do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Men-

donça com o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, ficou decidido que Serra do Machado seria o local onde a Fábrica instalaria a sua primeira unidade no Nordeste. Em menos de um ano, o audacioso projeto já é rea-lidade.

A fábrica foi inaugurada no dia 1º de setembro de 2011, em solenidade prestigiada por políticos, como o go-vernador de Sergipe, Marcelo Déda, autoridades, empresários, convidados em geral e toda a comunidade da Ser-ra do Machado. A Brinquedos Estrela veio transformar o perfil econômi-co da região com a geração de 200 empregos diretos na montagem dos brinquedos e mais de 100 indiretos na contratação de costureiras da comu-nidade. E tem mais: o que for produ-zido na Serra do Machado vai atender a todo o Norte e Nordeste do Brasil.

A partir de agora, surgirão novas oportunidades de emprego e aumen-to de renda para todos que acreditam no trabalho como forma de cresci-mento e progresso. A expectativa é que a quantidade de postos de traba-lho dobre em 2012. De acordo com o presidente da companhia, Carlos Ti-lkian, espera-se aumentar a produção e passar a produzir diariamente mais 3,5 mil brinquedos no próximo ano.

A instalação da fábrica em Sergi-pe vem reforçar ainda a atuação da Fundação Pedro Paes Mendonça, que é incansável na busca pelo desenvol-vimento e progresso do povoado. Os diretores da fundação têm plena cons-ciência de que é através das oportuni-dades de educação, saúde, trabalho e cultura que uma nação se faz digna. E assim, a estrela que brilhava apenas nos sonhos infantis começa a irradiar uma intensa luz de prosperidade para toda a Serra do Machado. Solenidade realizada no dia 1º de setembro reuniu políticos, empresários e toda a comunidade da Serra do Machado

Unidade gera 200 empregos diretos e começa a transformar a economia local

5Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Entre os momentos mais emocionantes do evento, o descerramento da placa da nova unidade fabril e a apresentação do coral mirim roubaram a cena

6 Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Educar, formar cidadãos e descortinar o futuro para a comunidade da Serra do Machado e de quatro povoados vizi-

nhos. Este é o lema da coordenação do Centro de Estudo Básico Auxiliadora Paes Mendonça (CEBAPM). Em uma ampla e confortável es-trutura, a escola conta com professores espe-cializados, salas modernas, refeitórios, labora-tório de informática, brinquedoteca e quadra poliesportiva.

De segunda à sexta-feira, trezentos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio partici-pam de diversas atividade curriculares, entre elas, línguas e informática. Pela manhã, eles cumprem o cronograma regular de aulas e à tarde, dedicam-se às artes e ao esporte. Todos os alunos permanecem na escola até as 16 ho-ras. Durante este período, são oferecidas 900 refeições, entre café da manhã, almoço e lan-che da tarde.

Para estimular o interesse pelas discipli-nas e motivar a pesquisa, a coordenação do Centro de Estudos Básicos Auxiliadora Paes Mendonça, dirigida pela pedagoga Débora Guerra, tem desenvolvido diversos proje-tos culturais e pedagógicos, além de realizar acompanhamento psicopedagógico e fami-liar.

Frequentemente os alunos participam de aulas-passeio e de diversos concursos, como as olimpíadas culturais, em nível estadual e nacional, obtendo resultados para lá de satis-fatórios. Disciplina, motivação, boa alimen-tação, acompanhamento pedagógico e lazer são os ingredientes que fazem as crianças da Serra do Machado se sobressaírem no Agres-te sergipano.

Agora o desafio da FPPM junto ao CEBA-PM é profissionalizar os alunos que saem do Ensino Médio. Para isso, há três anos, a Fun-dação firmou parceria com o Sesi/Senai para qualificar os alunos e colocá-los no mercado de trabalho. Todos os anos, dez estudantes são selecionados para os cursos técnicos ofe-recidos pela entidade e passam a frequentar a escola em Aracaju.

Outro projeto de destaque é a Educação de Jovens e Adultos, que promove o retorno à escola de quem teve que se afastar da sala de aula. No final de junho deste ano, os 17 alunos da primeira turma da EJA concluíram o en-sino fundamental. E assim, o CEBAPM vem promovendo educação e cidadania na comu-nidade da Serra do Machado.

CEBAPM forma crianças, jovens e adultos da Serra do MachadoDiariamente, mais de 300 alunos são atendidos pelos projetos pedagógicos e culturais

A escola conta com professores especializados, salas modernas, brinquedoteca e quadra poliesportiva

7Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

AtitudesPor Carmen Peixoto

Quando a gente diz que uma pessoa é cortês signifi ca que ela possui qualidades que vão além de ser apenas educada. Marca sua presença pela maneira de ser, pelos bons modos. Para alguém se tornar cortês é preciso não só aprender regras de etiqueta, mas praticá-las até se tornar um hábito e passar a fazer parte da sua personalidade. Na Europa existiam homens que eram chamados de cavalheiros e tornaram-se conhecidos, em todo o mundo, porque faziam restrições ao palavrão, à força bruta, respeitavam os idosos e as mulheres. Um grupo que passou a ser admirado e imitado em todo o mundo. Hoje as mulheres, quando respeitam esses preceitos, são chamadas de damas.

Hábitos cortesesObservar todas as normas de comportamento à mesaCumprimentar as pessoas com um sorrisoAtualizar o vocabulário e fazer restrições ao palavrãoHonrar os compromissos assumidosSer pontualNunca chamar a atenção de alguém na frente de outrosSer um conversador inteligente e bem informadoCuidar da apresentação pessoalObservar todos os hábitos de higiene pessoalVestir-se de acordo com a ocasiãoSaber conviver bem com as pessoasSó criticar com o objetivo de somarRebater com equilíbrio uma críticaAgradecer todo presente recebidoEvitar ser indiscretoTratar o defi ciente com o mesmo respeito que tem pelos outrosSair com elegância de uma gafe cometida

Carmen Peixoto é jornalista, instrutora de etiqueta e diretora de relações institucionais do Grupo JCPM

Cortesia

Artigo

A JMJ Madrid foi uma experiência alegre, di-nâmica, profunda e comprometedora de fé,

esperança e amor. Eu pude vibrar com jovens do mundo inteiro. Rezei com eles. Aventurei-me por Madrid com eles. Assumi perante aqueles jovens o compromisso de ser sentinela da esperança.

As palavras não conseguem expressar a riqueza da vivência da JMJ Madrid. Claro que não vamos guardar a chama acesa da fé debaixo do candeeiro. Vamos sim partilhar o que vivemos com os muitos que não puderam estar lá. Porém, o coração fi ca com o gostinho da vivência que lá no fundo nos deixou plenos e felizes.

O que mais me chamou a atenção foi perceber o colorido do rosto da juventude. Vi jovens do mundo inteiro cantando, rezando, brincando, falando, partilhando. Que maravilha! Todos unidos na mesma fé. Todos comungando da mesma esperança. Todos vivendo o mesmo amor. Realmente ali vivemos uma confraternização universal de todos os povos, raças e culturas.

A alegria foi contagiante com a presença do santo padre Bento XVI. A sua presença paterna deu alento à juventude carente de uma palavra de estímulo, coragem e fé. O Papa nos centrou em Cristo e no seu Reino. O seu convite foi para que fi xemos o olhar n’Ele, criemos raízes n’Ele e fundamentemos a nossa vida n’Ele, não nos deixando levar por uma ideologia dominante que manipula, exclui, explora e marginaliza. Firme na fé, a juventude acolheu esta palavra e se comprometeu em ser protagonista da

civilização do amor.A missa de envio com o papa foi

grandiosa. Reunidos com o sucessor de Pedro celebramos as maravilhas do Deus de amor que nos congrega e que naquele momento nos enviava para transformar o mundo. Quando, já na despedida, o papa anunciou que nos veria no Rio de Janeiro

na JMJ de 2013, fomos ao delírio. Eu, que concelebrei com o santo padre e mais de 10 mil sacerdotes, senti no coração a alegria de fazer parte de uma geração que quer ser profética e sinal de esperança. Vendo a bandeira brasileira no palco principal e os jovens de nossa delegação ofi cial recebendo a cruz e o Ícone da JMJ, percebi que os jovens do Brasil têm um grande compromisso! Não só de realizar um evento internacional, mas de mostrar para todos que outro mundo é possível na força do Evangelho de Jesus Cristo.

Como religioso, sacerdote dehoniano, vivi dias de renovação da minha fé, da minha vocação e do meu ministério. Recebi novo ânimo para continuar o serviço de animação da juventude na Arquidiocese de Olinda e Recife e no Regional NE 2!

Espero fi rmar cada vez mais a paixão pela juventude e doar a minha vida a seu serviço. Que venha Rio 2013! Bote fé na juventude.

Padre Gimesson Eduardo da Silva é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Arquidiocese de Olinda e Recife

Renovação da fé através da JMJ

Para a grande obra da redenção, Deus necessita de militantes humildes

8 Jornal da Serra l Serra do Machado l Setembro/Outubro de 2011

Na manhã de 1º de setembro, o pre-sidente do Grupo João Carlos Paes Mendonça foi congratulado pela

Câmara de Vereadores de Itabaiana, Ser-gipe, com o título de cidadão itabaianense. A honraria deve-se ao empreendedorismo e às ações de responsabilidade social pro-movidas pelo empresário João Carlos Paes Mendonça.

A história do menino humilde nascido na Serra do Machado, distrito de Ribei-rópolis, que se transformou em um em-preendedor de sucesso e hoje comanda a quinta maior companhia de shopping centers do Brasil, levou os vereadores José Teles de Mendonça e João Cândido Sobrinho a propor a homenagem.

A indicação foi aceita por unanimida-de na Câmara, não apenas pela trajetória de sucesso do empresário, mas especial-mente pela preocupação de João Carlos em promover o desenvolvimento, a cida-dania e o bem-estar em sua terra natal. “Este sergipano solidificou a maior rique-za que se pode ter, que é valorizar a sua terra, o seu povo. A humildade é a maior medida de um homem. João Carlos é um exemplo a ser seguido. Basta olhar para suas ações na Serra do Machado para per-ceber a qualidade exercida pela preserva-ção dos valores morais”, destacou José Teles.

Durante a solenidade, o presidente do grupo JCPM agradeceu a honraria e des-tacou o orgulho de ser filho de Ribeiropó-lis e de ter vivido momentos especiais em Itabaiana. “Jamais neguei minhas origens, pois tenho orgulho de ter nascido na pe-quena Serra do Machado. Estimulado por este sentimento, comecei junto ao meu pai a atuar ali, há 22 anos, desenvolven-do projetos nas áreas de educação, saúde, habitação, cultura, lazer, acolhimento de idosos e geração de renda”, destacou.

João Carlos Paes Mendonça é cidadão itabaianense

“Ter nascido na Serra do Machado é ter nascido no coração de duas cidades: Ribeirópolis e Itabaiana. Esta última é terra de gente voltada para o trabalho, de encontros e desencontros e de encantadores recantos. Foi lá que descobri e conquistei Maria Auxiliadora, o grande amor de minha vida.”

João Carlos Paes Mendonça

Autoridades destacam o empreendedorismo e a humildade como principais qualidades do empresário sergipano

Os vereadores José Teles de Mendonça e João Cândido Sobrinho foram os idealizadores da homenagem