apresentaÇÃo - unesp · anos de 2008 / 2011 aprovado na 37ª reunião do conselho deliberativo em...

240
1 APRESENTAÇÃO Em 26.01.89 o Conselho Universitário aprovou a criação do Centro de Estudos de Insetos Sociais como Unidade Auxiliar integrado ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro e editada a Resolução UNESP nº 12 de 30.01.89. A Portaria UNESP nº 95 de 18.07.89 instalou o Centro de Estudos de Insetos Sociais (C.E.I.S.). O Regimento Interno do C.E.I.S. foi aprovado pela Congregação na 51ª Reunião Ordinária em 08.10.93. O C.E.I.S. recebeu da Diretoria do Instituto de Biociências uma área de 18m 2 , onde foi implantada a Coordenação e respectiva Secretaria. Assim funcionou precariamente por vários anos, tendo a colaboração de docentes vinculados aos vários Departamentos do Instituto, de outras Unidades da UNESP e de pesquisadores de outras instituições. Para atingir os objetivos, além da pesquisa básica e da aplicada, o Centro se propôs a atuar na Área de Documentação, Formação de Recursos Humanos e Extensão de Serviços à Comunidade. Hoje o C.E.I.S. possui uma área no Campus da Bela Vista de 10.000m 2 , sendo 1.335m 2 construídos. A área construída teve participação da universidade e de agências externas de fomento. A primeira etapa de construção de 450m 2 foi financiada pela FAPESP e pela universidade. Uma segunda etapa de 150m 2 foi construída com financiamento da FINEP. Uma terceira fase de 200m 2 teve novamente financiamento da FAPESP. Por último, uma fase final de 535m 2 em 2004/2005 foi financiada pela própria Universidade. A área construída abriga um conjunto de laboratórios, gerando conhecimento integrado em insetos sociais, nas áreas de biologia geral, comportamento, microbiologia, biologia molecular e proteômica. Esses laboratórios são assim denominados: Laboratório de Formigas Cortadeiras e Urbanas, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Evolução Molecular, Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica, Laboratório de Produtos Apícolas, Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas e Laboratório de Cupins. O desenvolvimento do Plano Global de Atividades referente ao biênio 2010 e 2011 ultrapassou as expectativas, exceto no atendimento das necessidades na contratação de pessoal técnico de apoio. Lamentavelmente, o C.E.I.S. como as demais Unidades Auxiliares da Unesp, não foram enquadradas com direito a solicitação da contratação de pesquisadores. O C.E.I.S. embora seja considerado uma Unidade de pesquisa, tem revelado ser importante formador de pessoal e forte atuação na Extensão Universitária. Todos seus membros permanentes são bolsistas de produtividade do CNPq e mantem cadastrados seus respectivos grupos de pesquisa, e ainda

Upload: others

Post on 14-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1

    APRESENTAÇÃO

    Em 26.01.89 o Conselho Universitário aprovou a criação do Centro de Estudos de Insetos Sociais como Unidade Auxiliar integrado ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro e editada a Resolução UNESP nº 12 de 30.01.89. A Portaria UNESP nº 95 de 18.07.89 instalou o Centro de Estudos de Insetos Sociais (C.E.I.S.). O Regimento Interno do C.E.I.S. foi aprovado pela Congregação na 51ª Reunião Ordinária em 08.10.93.

    O C.E.I.S. recebeu da Diretoria do Instituto de Biociências uma área de 18m2, onde foi implantada a Coordenação e respectiva Secretaria. Assim funcionou precariamente por vários anos, tendo a colaboração de docentes vinculados aos vários Departamentos do Instituto, de outras Unidades da UNESP e de pesquisadores de outras instituições.

    Para atingir os objetivos, além da pesquisa básica e da aplicada, o Centro se propôs a atuar na Área de Documentação, Formação de Recursos Humanos e Extensão de Serviços à Comunidade.

    Hoje o C.E.I.S. possui uma área no Campus da Bela Vista de 10.000m2, sendo 1.335m2 construídos. A área construída teve participação da universidade e de agências externas de fomento. A primeira etapa de construção de 450m2 foi financiada pela FAPESP e pela universidade. Uma segunda etapa de 150m2 foi construída com financiamento da FINEP. Uma terceira fase de 200m2 teve novamente financiamento da FAPESP. Por último, uma fase final de 535m2 em 2004/2005 foi financiada pela própria Universidade.

    A área construída abriga um conjunto de laboratórios, gerando conhecimento integrado em insetos sociais, nas áreas de biologia geral, comportamento, microbiologia, biologia molecular e proteômica. Esses laboratórios são assim denominados: Laboratório de Formigas Cortadeiras e Urbanas, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Evolução Molecular, Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica, Laboratório de Produtos Apícolas, Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas e Laboratório de Cupins.

    O desenvolvimento do Plano Global de Atividades referente ao biênio 2010 e 2011 ultrapassou as expectativas, exceto no atendimento das necessidades na contratação de pessoal técnico de apoio. Lamentavelmente, o C.E.I.S. como as demais Unidades Auxiliares da Unesp, não foram enquadradas com direito a solicitação da contratação de pesquisadores.

    O C.E.I.S. embora seja considerado uma Unidade de pesquisa, tem revelado ser importante formador de pessoal e forte atuação na Extensão Universitária. Todos seus membros permanentes são bolsistas de produtividade do CNPq e mantem cadastrados seus respectivos grupos de pesquisa, e ainda

  • 2

    participam de três Programas de Pós-Graduação do Instituto, nos quais ministram disciplinas dentro de suas especialidades.

    No biênio anterior o Centro teve como destaque as seguintes atividades:

    Interação com a graduação:

    Seus membros orientaram: 13 Trabalhos de Conclusão de Curso, e 19 bolsistas de

    Iniciação Científica, sendo 9 concluídos (10 em andamento);

    Atuação em três programas de Pós-Graduação

    Orientação de 20 mestrados, sendo 12 concluídos (8 em andamento),

    Orientação de 19 doutorandos, sendo 8 concluídos (11 em andamento),

    Supervisão de 17 pós-doutorados, com 9 concluídos (8 em andamento).

    Na educação continuada atuou em vários Cursos de Extensão e com destaque para o Curso de Pós-Graduação “lato sensu” – Entomologia Urbana: Teoria e Prática – conclusão da 5ª edição e proposta da 6ª edição, único do gênero no País, destinados aos profissionais que atuam na área de controle de pragas urbanas e jardinagem amadora, tendo participantes das firmas produtoras de domissanitários, firmas especializadas no controle de pragas e órgãos governamentais, e recém-formados com interesse em ingressar na área.

    Os Indicadores de produção são surpreendentes:

    Artigos publicados em revistas especializadas e ind exadas 75

    Capítulos de livro 05

    Resumos em anais 149

    Atividades de Extensão – Projeto cadastrados na PRO EX 05

    Atividades de assessoria e prestação de serviços co m

    interveniência da Fundunesp (valores em Reais) 986.743,63

    Captação de recursos (va lores em Reais) 1.715.728,50

    As atividades propostos para o próximo biênio constituem um plano audacioso e que prometem promover maior desenvolvimento de Centro de Estudos de Insetos Sociais. Rio Claro, abril de 2012. Prof. Dr. Odair Correa Bueno - Supervisor -

  • 3

    1. COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO

    2007/2011

    Portaria I.B. 095, 03/09/2007

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    Vice-Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    Representante docente indicado por cada Departament o envolvido com o

    C.E.I.S.:

    • Departamento de Bioquímica e Microbiologia

    Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    • Departamento de Biologia

    Profa. Dra. Ana Maria Costa Leonardo

    • Departamento de Ecologia

    Profa. Dra. Maria José de Oliveira Campos

    Representantes dos Coordenadores de Programas de Pe squisa do C.E.I.S.

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    Prof. Dr. Maurício Bacci Junior

    Representante Técnico-Administrativo do C.E.I.S.

    Titu4lar: Olívia Maria Costa de Souza e Silva

    Suplente: Necis Miranda de Lima

    Representante do Corpo Discente

    Titular: João Paulo Reato Nascimento

    Suplente: Alessandra Vaso Rodrigues da Silva

  • 4

    2011/2015

    Portaria I.B. 076, 10/08/2011

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    Vice-Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    Representante docente indicado por cada Departament o envolvido com o

    C.E.I.S.:

    • Departamento de Bioquímica e Microbiologia

    Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    • Departamento de Biologia

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    • Departamento de Ecologia

    Prof. Dr. Marcos Aparecido Pizano

    Representantes dos Coordenadores de Programas de Pe squisa do C.E.I.S.

    Profa. Dra. Ana Maria Costa Leonardo

    Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    Representante Técnico-Administrativo do C.E.I.S.

    Titular: Necis Miranda de Lima

    Suplente: Sebastião Zanão Filho

    Representante do Corpo Discente

    Titular: Nathália Baptista Dias

    Suplente: Manuela de Oliveira Ramalho

  • 5

    2. PORTARIAS DO INSTITUTO DESIGNANDO MEMBROS DO CON SELHO

    DELIBERATIVO.

  • 6

  • 7

  • 8

    3. ATAS DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CONSELHO DELIBER ATIVO.

  • 9

  • 10

  • 11

  • 12

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17

  • 18

  • 19

  • 20

  • 21

  • 22

    4. PLANO GLOBAL DE ATIVIDADES DO C.E.I.S.

    ANOS DE 2008 / 2011

    Aprovado na 37ª Reunião do Conselho Deliberativo

    em 20/05/2009

    Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas:

    1 pesquisador para área de sistemática de insetos s ociais e/ou

    taxonomista. Pesquisador para morfologia geral de i nsetos sociais

    Não deseja técnico, considerando a contratação que está em andamento.

    Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Ap ícolas:

    1 aparelho Kjedall para análise de proteínas

    1 Sistema para limpeza de amostras, colunas para li mpar amostras ou

    analisar pólen com sensibilidade.

    Laboratório de Formigas Cortadeiras e Urbanas

    1 sala com revestimento acústico, só adequação, sem necessidade de

    construção

    1 pesquisador para identificação de insetos - taxon omista de

    Hymenoptera sociais

    Prof. Odair pretende completar a linha de cromatografia gasosa para integrar

    a morfologia e comportamento de formigas. Recentemente a Química Olívia

    participou de um treinamento em técnicas de cromatografia e poderá apoiar pós-

    doutores e treinar pós-graduandos que venham trabalhar na área. Outra linha que

    deseja implantar é o estudo dos sons das formigas, para isso precisará de uma

    sala com revestimento acústico.

    Para o C.E.I.S. vê a necessidade de um pesquisador para identificação de

    insetos, sugere um taxonomista de Hymenoptera sociais.

  • 23

    Laboratório de Microbiologia:

    1 sala de 40m 2 com um fluxo laminar e um freezer.

    1 técnico para estruturar coleção de leveduras

    Prof. Pagnocca pretende continuar com a linha de microrganismos

    associados aos insetos sociais e controle biológico. Deseja dedicar-se a uma

    coleção de microrganismos. Tem feito contatos com a Petrobrás propondo

    parcerias, inclusive com possibilidade de investimento em infra-estrutura. Deseja

    construir um espaço de aproximadamente 40m2 para abrigar uma coleção temática

    de microrganismos, equipada com um freezer e um fluxo laminar.

    O Prof. Pagnocca tem estruturado sua coleção com o auxílio de um bolsista,

    fotografando as leveduras e descrevendo-as, para disponibilizá-las para consulta

    pública. Deseja um técnico nível médio, com conhecimentos em química, para

    dedicar-se à essa coleção.

    Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica

    1 pesquisador na área de síntese de molécula ou esp ectometria,

    voltado para proteínas de sínteses

    1 técnico nível superior

    Este laboratório esta passando por grandes mudanças internas. Recebeu

    um grande investimento financeiro e tornou-se referência em análises de peptídeos

    e animais venenosos (vespas / abelhas e agora Solenopsis), e agora participa do

    Bioprospecta e Rede Biota. O Laboratório recebeu um investimento do INCT –

    Imunologia – com novo espectrômetro de massas para 100/150 amostras/dia e terá

    50% da demanda de alérgenos de insetos sociais e 50% da demanda do INCT.

    O Prof. Mario não prevê mais crescimento físico para seu laboratório, pois o

    custo dos equipamentos para a obra recém concluída é elevado.

    Necessita de 1 pesquisador na área de síntese de molécula ou

    espectometria, voltado para proteínas de sínteses e 1 técnico de nível superior.

    Atualmente 95% do trabalho deste laboratório é voltado aos insetos sociais, o

    restante são colaborações. O laboratório tem se especializado em imunologia de

    macromoléculas de venenos de insetos sociais.

  • 24

    Laboratório de Evolução Molecular

    1 sala de 30m 2 para o cluster e bioinformática

    1 técnico de laboratório – nível superior (químico, farmacêutico ou

    biólogo com especialização em química)

    1 espaço de 80m2 para genômica

    1 curador de coleções

    1 pesquisador para genômica e evolução

    1 sala de 50m2 para coleção entomológica

    Começou trabalhando com Evolução Molecular ligados a sequencias e

    moléculas. Iniciou com Genoma, agora com a tecnologia faz bibliotecas. O

    Laboratório dispõe de um servidor e um cluster reconstruído para genômica

    completa.

    Em breve o Prof. Maurício pretende alterar o nome do laboratório para

    Genômica e Evolução. Receberá o novo seqüenciador e este será o novo foco do

    laboratório. Possui um banco de formigas, com imagens seqüenciadas. Esse salto

    trará o genoma da formiga para expressão. Também lidera o Projeto com Attini no

    CNPq e Fapesp. A liderança preferencial do Laboratório continuará sendo as Attini,

    mas também trabalha com cana-de-açúcar e camarão. Considerando o

    investimento deste Laboratório, ele está preparado para receber colaboradores de

    outras áreas que possam se beneficiar desta tecnologia. O Prof. Maurício tem um

    banco de dados de imagens biomolecular, que não está organizado de maneira

    satisfatória, por isso prevê uma sala de aproximadamente 30m2 para readequá-lo.

    Tem necessidade de um técnico de laboratório – nível superior para acompanhar o

    novo seqüenciador que necessitará de manutenções assíduas dos capilares. Outra

    proposta é a coleção de formigas com poucas espécimes e muitas populações

    armazenadas no servidor e fisicamente nos freezers. Seria muito interessante um

    taxonomista e um local apropriado para adequá-las. Para elas, seria interessante

    um curador de coleções. Para o CEIS, o Prof. Maurício sugere um novo prédio para

    coleções, disponíveis para visitas e para o ensino, integrando-se às coleções do

    Prof. Pagnocca e Prof. Odair. Isso integraria um museu tradicional, com

    disponibilidade para um museu virtual, com fotos tridimensionais, aberto ao público.

  • 25

    ANOS DE 2012 - 2013

    Aprovado na 2ª Reunião Extraordinária do Conselho D eliberativo

    em 11/03/2012

    Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas e Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Ap ícolas Coordenador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    O laboratório de Biologia de abelhas do C.E.I.S. desenvolve pesquisas

    sobre agrotóxicos e seus efeitos nas abelhas, tanto do ponto de vista

    comportamental como morfológico. O referido grupo de pesquisa está cadastrado

    no CNPq com o titulo “Ecotoxicologia e conservação de polinizadores (abelhas)” e

    tem uma participação especial no programa “Knowledge Management of Pesticides

    Risks to Wild Pollinators for Sustainable Production of High-Value Crops in Brazil

    and Kenya”, promovido pelo Governo Holandês em parceria com a FAO/ONU.

    Essa parceria tem como objetivo principal o estabelecimento das informações

    disponíveis sobre os efeitos dos pesticidas sobre os polinizadores nos países e

    desenvolver ações efetivas para proteção dos mesmos, garantindo a manutenção

    da biodiversidade e da segurança alimentar. Outro projeto multilateral

    (Brasil/Holanda/Kenia) esta sendo desenvolvido para padronização/harmonização

    de metodologias em estudos toxicológicos usando diferentes espécies de abelhas

    sociais e solitárias. O grupo também já foi confirmado como membro do grupo e

    único representante do Brasil (indicado pelo MMA) no da EPA/EUA, do "Pellston

    Workshop on Developing a Risk Assessment Process for Honey Bees", que foi

    realizado entre 16 e 22 de janeiro de 2011, em Pensacola, Florida, USA. Esses

    programas e o projeto “Status dos Polinizadores no Brasil”, proposto pelo

    CTAgro/CNPq, encontram-se sob a coordenação do Prof. Malaspina no Brasil,

    sendo o único grupo brasileiro a atuar nesta área de pesquisa.

    Para o próximo biênio pretende-se consolidar essas ações com o

    objetivo de tornar um laboratório de referência nacional nas questões de

    ecotoxicologia de abelhas sociais, bem como ampliar a qualificação o grupo com a

    implementação de novas metodologias e tecnologias de estudo.

  • 26

    Laboratório de Formigas Cortadeiras e Formigas Urba nas Coordenador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    Nos laboratórios destinados a área de Bioecologia e Controle de Insetos

    Sociais, pretende-se no próximo biênio:

    • Continuar participando do INCT – Instituto Nacional de Ciência e

    Tecnologia “Controle Biorracional de Insetos Pragas”, devido aos resultados

    altamente promissores alcançados nos primeiros anos do projeto;

    • Concluir o Projeto Temático da FAPESP “Controle de Formigas

    Cortadeiras: Estudos Integrados”, desenvolvido em colaboração com os

    Laboratórios de Produtos Naturais da Química da UFSCar e, ainda em 2012,

    organizar novo projeto temático para ser submetido;

    • Submeter a FAPESP um Projeto Temático “Ação de produtos

    empregados no cultivo da cana-de-açúcar sobre organismos não alvo”;

    • Consolidar e ampliar as pesquisas na área de Biologia Molecular de

    Insetos Sociais, com destaque para análises dos endossimbiontes presentes

    nesses insetos;

    • Ampliar parceria com a EMBRAPA UVA E VINHO de Bento

    Gonçalves nas pesquisas envolvendo a ocorrência de formigas em videiras e sua

    associação com a pérola-da-terra, importante praga de videira.

    • Dar continuidade aos projetos desenvolvidos com as empresas

    produtoras de produtos domissanitários, tendo a FUNDUNESP como interveniente;

    • Organizar e coordenar a sexta edição do Curso de Especialização

    “Entomologia Urbana: Teoria e Prática”, destinados aos profissionais envolvidos no

    controle de pragas urbanas;

    • Ampliar as atividades do Projeto de Extensão “Conhecendo os

    Insetos Sociais”, uma vez aprovado o projeto a ser encaminhado ao PDI/UNESP.

  • 27

    Laboratório de Microbiologia Coordenador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    O laboratório de Microbiologia do C.E.I.S. desenvolve pesquisas com

    micro-organismos associados a insetos sociais e suas fontes de forrageamento,

    como flores, frutos e folhas. As pesquisas estão focadas no estudo da diversidade

    dessa microbiota, procurando estabelecer relações entre a fonte nutricional, o

    inseto e os micro-organismos. Dentre os microrganismos, temos focalizado os

    microfungos, principalmente as leveduras.

    Após o isolamento e identificação das estirpes, procuramos também

    estabelecer inter-relações com outras áreas e laboratórios de pesquisa, visando ao

    aproveitamento dessas estirpes em processos biotecnológicos. Algumas espécies

    novas de leveduras foram descritas a partir de material obtido nesses estudos e

    este é um processo contínuo. Também, vários outros pesquisadores solicitaram e

    receberam nossas estirpes para uma avaliação inicial e eventual aproveitamento

    em suas pesquisas. Como consequência, temos atualmente vários projetos em

    desenvolvimento com pesquisadores da UNESP ou de outras universidades, como

    a USP-Lorena e a UFSCar-SP.

    No próximo biênio pretendemos ampliar e consolidar o Banco de Micro-

    organismos do Instituto de Biociências, o qual deverá dar suporte aos vários

    projetos de pesquisa acima mencionados. Para tanto, já obtivemos financiamento

    parcial do CNPq para a aquisição de consumíveis e alguns equipamentos. Outro

    projeto de grande monta está em preparação (CEPID-Fapesp) visando a instalação

    do Banco de Micro-organismos em local específico e onde novas formas de

    atuação e de pesquisa possam ser aplicadas, uma vez que a infra-estrutura atual

    do CEIS não permite ampliação das atividades que atualmente são desenvolvidas

    em suas instalações.

  • 28

    Laboratório de Biologia Estrutural E Zooquímica Coordenador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    No biênio 2012 /2013 pretendemos dar continuidade aos projetos de

    pesquisa desenvolvidos no âmbito do CEIS, inclusive com expansão das linhas de

    proteômica (para também abordar metabolômica), e de produtos naturais de

    insetos sociais (para incluir os componentes voláteis).

    Submetemos à FAPESP um novo projeto temático, para os próximos

    quatro anos; se aprovado este projeto possibilitará a expansão da infra-estrutura

    em analise proteômica, com a substituição de um espectrômetro de massas com

    14 anos de uso, por um novo sistema.

    Sob o ponto de vista de formação de recursos humanos, pretendemos

    manter o grupo com os números atuais (obviamente fazendo as devidas

    substituições), com 4 alunos Iniciação Científica, 4 alunos de Mestrado, 3 alunos de

    doutorado, e 3 pós-doutorandos. Neste sentido, utilizaremos uma quota de bolsas

    de mestrado, doutorado e pós-doutorado da CAPES que foi aprovada

    recentemente junto ao Edital CAPES/Toxinologia. Ainda no sentido de formação de

    recursos humanos, pretendemos oferecer os cursos já tradicionais de nosso

    laboratório: “Formação de Recursos Humanos em Proteômica” junto ao convênio

    de Biotecnologia Brasil-Argentina (financiado pelo CNPq) com carga horária de 90

    hs (teórico/experimentais), bem como o curso de “Qualificação de em biotérios e

    modelos Animais, com carga horária de 30 hs.

  • 29

    Laboratório de Evolução Molecular Coordenador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    Os estudos a serem desenvolvidos terão como foco principal os

    processos de especiação, utilizando formigas da tribo Attini como modelos de

    estudo e ferramentas em biologia molecular, genética, genômica e bioinformática.

    As formigas da espécie Atta laevigata e Atta sexdens, que passam por processos

    recentes de especiação, terão seus transcriptomas determinados por tecnologia de

    nova geração, na busca de mutações subsidiando o processo de especiação.

    Esses dados serão associados a observações de comportamento e a associação

    com micro-organismos, procurando caracterizar possíveis processos co-evolutivos

    e caracterizar mutualistas microbianos das formigas.

  • 30

    5. RELAÇÃO DO PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO:

    • Assessora Administrativa: Necis Miranda de Lima, autarquia

    • Assistente de Suporte Acadêmico II : Sebastião Zanão Filho, CLT

    • Química: Olívia Maria Costa de Souza e Silva, aposentada em 31/12/2011

    6. RELAÇÃO DE DOCENTES QUE DESENVOLVEM, EFETIVAMENT E,

    ATIVIDADES JUNTO AO C.E.I.S.:

    • Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    • Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    • Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    • Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    • Prof. Dr. Osmar Malaspina

  • 31

    7. EXTRATO DE AÇÃO DOS DOCENTES

    Prof. Dr. Osmar Malaspina Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas e Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Ap ícolas

    Docente responsável pela coordenação do Grupo de Pesquisa sobre

    Abelhas Sociais contando com alunos de IC a Pós-Doc. Tem parcerias com a

    Universidade Federal de São Carlos/ Unidades Araras e Sorocaba. Participa ainda

    como colaborador dos seguintes projetos: 1. INCT – Instituto de Investigação em

    Imunologia do CNPq/MCT/Fapesp: 2. Procura de compostos líderes para ao

    desenvolvimento racional de novos fármacos e pesticidas a partir da bioprospecção

    da fauna de artrópodes brasileiros, FAPESP: 3. Centro Colaborador em Defesa

    Agropecuária e Sanidade Apícola. CNPq.

    Coordena também o Projeto de Extensão cadastrado na PROEX,

    denominado Conhecendo os Insetos Sociais, envolvendo um rol de atividades de

    extensão a comunidade. Essas atividades envolvem prestação de serviço como o

    Laboratório de Análises de Produtos Apícolas, bem como atendimento a

    apicultores, empresas e comunidade voltadas para ao tema de insetos sociais.

    Dois outros projetos de pesquisa/extensão também estão sob sua coordenação:

    Projeto Manejo e desenvolvimento de tecnologia de prevenção de acidentes por

    abelhas e vespas em áreas rurais e urbanas da Elektro e da Replan/Petrobrás

    (Paulinia), geridos pela Fundunesp.

    Como consequência dessas atividades, temos contribuído para a

    formação de pessoal especializado em todos os níveis, desde a IC até o pós-

    doutorado.

    Paralelamente, temos recebido em nosso laboratório estudantes de

    várias universidades para treinamento em técnicas e atualização.

  • 32

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno Laboratório de Formigas Cortadeiras e Formigas Urba nas

    Atividades administrativas

    No período, respondeu pela Vice-Supervisão do C.E.I.S. e a partir de setembro

    de 2012 pela Supervisão da Unidade Auxiliar.

    Atividades de pesquisa

    Os laboratórios sob minha responsabilidade publicaram 25 artigos científicos

    em revistas bem qualificadas e teve participação expressiva em duas reuniões

    científicas: Congresso Brasileiro de Entomologia e Simpósio de Mirmecologia.

    Orientações

    Frequentaram nossos laboratórios no período: 6 bolsistas de Pós-Doutorado; 7

    de doutorado, 6 de mestrado, 8 de iniciação científica, 3 de apoio técnico e 4

    estagiários de outra universidades.

    Atividades de extensão

    Coordenação de curso de Especialização de 440 horas; responsável por curso

    de extensão de 60 horas, coordenador de projetos especiais junto a FUNDUNESP

    e participação na EXPOPRAG – 2010, expondo os insetos sociais. O laboratório de

    formigas cortadeiras recebeu XX visitantes de escolas de ensino fundamental e

    médio.

    O desenvolvimento do Projeto Elektro tendo a interveniência da FUNDUNESP

    “Controle de cupins em postes de madeira e na arborização urbana” permitiu a

    aquisição de dois equipamentos de grande porte: CG-MS e sequenciador capilar

    de DNA, fundamentais para o crescimento e melhoria na qualidade das atividades

    da unidade.

  • 33

    Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca Laboratório de Microbiologia

    O Laboratório de Microbiologia desta Unidade Auxiliar, desde a sua

    instalação, ocorrida em 1996, dedica-se prioritariamente ao estudo de micro-

    organismos associados aos insetos sociais. Mais especificamente, as pesquisas

    estão concentradas em estudar os micro-organismos encontrados junto às vespas

    e formigas do grupo Attini. Essas formigas são consideradas pragas agrícolas sob

    determinadas circunstâncias e os estudos a respeito são focados em duas linhas

    principais: conhecer o papel da microbiota encontrada junto a esses insetos e

    selecionar micro-organismos que possam atuar como inimigos naturais desses

    insetos. Por extensão, uma coleção de micro-organismos foi sendo formada e hoje

    alcança aproximadamente 3.000 estirpes catalogadas e armazenadas. Esta

    coleção deverá se constituir em breve num Banco de Micro-organismos cujo

    potencial biotecnológico deverá ser explorado em vários outros projetos em

    desenvolvimento ou em análise pelas agências.

    Graças ao nosso acervo de estirpes e experiência acumulada nos estudos

    envolvendo insetos e micro-organismos, estamos atuando em seis projetos de

    pesquisa e um de extensão.

    Como consequência dessas atividades, temos contribuído para a formação

    de pessoal especializado em todos os níveis, desde a Iniciação Científica até o

    pós-doutorado.

    Paralelamente, temos recebido em nosso laboratório estudantes de várias

    universidades para treinamento em técnicas e atualização.

  • 34

    Prof. Dr. Mario Sergio Palma Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica

    No biênio 2010/2011 investimos fortemente em algumas áreas de infra-

    estrutura dos laboratórios, como por exemplo, na aquisição de três sistemas No-

    Brake de grande porte (20 KVa), para suportar o funcionamento dos grandes

    espectrômetros de massas; investimos por várias vezes na manutenção do grupo

    gerador do CEIS, e na aquisição de sistemas de ultra-purificação de água (tanto

    para o Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica, como para o Laboratório de

    Apicultura).

    No respectivo biênio orientamos duas monografias de TCC, 1mestrado, 1

    doutorado, e 2 pós-doutorados; além disso, publicamos 27 artigos científicos em

    periódicos especializados, 2 capítulos de livros; organizamos como editor

    “convidado” um volume anual do periódico AMINO ACIDS (dedicado a “toxinas

    animais”, apresentamos 8 conferências em eventos nacionais e internacionais, e

    32 trabalhos em congresso nacionais e internacionais.

    No que se refere a captação de recursos, tivemos um projeto de formação

    de recursos humanos aprovado pela CAPES : “Toxinologia comparativa de

    interesse médico no Brasil”, vinculado ao EDITAL CAPES nº 063/2010 -

    Toxinologia, no valor de R$ 318.288,00. Vigência agosto de 2010 a agosto de

    2014.

  • 35

    Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior Laboratório de Evolução Molecular

    Dois cursos internacionais junto ao Centro Brasileiro-Argentino de

    Biotecnologia, financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foram por mim

    coordenados. Os cursos visaram transferir tecnologias em genômica e

    bioinformática para alunos brasileiros, argentinos, paraguaios, colombianos e

    uruguaios, selecionados pelos seus respectivos países. Além dos benefícios a

    estes alunos, houve também benefícios aos nossos estudantes de pós-graduação,

    que atuaram como monitores ou palestrantes dos cursos. Também podemos citar

    que um convênio com um laboratório argentino, dentro do programa CAPES-

    MinCyt, iniciou-se a partir dos contatos com os estudantes argentinos e seus

    orientadores. Esse convênio financiará minha viagem à Argentina, para ministrar

    um curso em genômica, bem como o intercâmbio de alunos de doutorado entre os

    dois países.

    Recebemos também pesquisadores da Harvard University e do National

    Museum of Natural History de Washingnton, como parte das atividades de

    colaboração em pesquisa genômica em formigas Attini, com aplicações na filogenia

    e evolução. O professor da primeira localidade ministrou comigo um curso em

    biologia evolutiva de formigas Attini.

    Recebemos também financiamento em um projeto FAPESP no programa

    Biota, que tem como objetivo financiar as tarefas em genômica de nova geração

    das formigas Attini. Também recebemos um financiamento FAPESP no programa

    Acervo, para estruturar a coleção local de formigas Attini. Tais projetos garantirão

    os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades de um pós-

    doutorando, quatro doutorandos, dois mestrandos e um aluno de iniciação

    científica, a maioria bolsistas da FAPESP e um bolsista da CAPES, que atualmente

    trabalham sob minha orientação ou supervisão.

    Cabe salientar que os alunos do curso de Ciências Biológicas do IB/RC

    utilizam as dependências e equipamentos de nosso laboratório para as aulas

    práticas de graduação nas disciplinas Biologia Molecular e Bioinformática.

    Nosso laboratório presta serviços em biologia molecular, tendo este ano

    auxiliados dezenas de pesquisadores de instituições no Brasil e no Exterior, sendo

    reconhecido pela UNESP como laboratório multiusuário.

  • 36

    8. RELEVÂNCIA E O ALCANCE DAS ATIVIDADES E DOS PRIN CIPAIS

    PROJETOS RELACIONADOS AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃ O QUE

    FORAM DESENVOLVIDOS.

    Prof. Dr. Osmar Malaspina Laboratório de Ecotoxicologia de Abelhas e Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Ap ícolas

    Participação em cursos de graduação do Instituto; na Pós-Graduação os

    membros do C.E.I.S. tem participação em 2 programas de Pós-Graduação na área

    de Ciências Biológicas (Zoologia e Biologia celular);

    Realização da 5ª edição do Curso de Especialização “Entomologia Urbana:

    Teoria e Prática”, único curso com essas características no Brasil e destinado aos

    profissionais do setor de controle de pragas urbanas, tendo como alunos, pessoal

    de firmas produtoras de domissanitários, firmas controladoras de pragas e firmas

    de órgãos públicos, principalmente municipais.

    Pesquisa

    Coordenador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Ecotoxicologia e

    conservação dos polinizadores (abelhas).

    Projeto INCT

    Participação como Laboratório Associado no INCT – Instituto Nacional de

    Ciências e Tecnologia INCT – Instituto de Investigação em Imunologia do

    CNPq/MCT/Fapesp, coordenado pelo PRof. Dr. Jorge Kalil. USP.

    Coordena também o Projeto de Extensão cadastrado na PROEX,

    denominado Conhecendo os Insetos Sociais, envolvendo um rol de atividades de

    extensão a comunidade. Essas atividades envolvem prestação de serviço como o

    Laboratório de Análises de Produtos Apícolas, bem como atendimento a

    apicultores, empresas e comunidade voltadas para ao tema de insetos sociais.

    Projetos Temáticos

    Participação no Projeto Temático da FAPESP – 2. Procura de compostos

    líderes para ao desenvolvimento racional de novos fármacos e pesticidas a partir

    da bioprospecção da fauna de artrópodes brasileiros, coordenado pelo Prof. dr.

    Mario Sergio Palma, UNESP.

    Projeto Especiais MCT/CNPq/MAPA.

  • 37

    Participação no projeto Centro Colaborador em Defesa Agropecuária e

    Sanidade Apícola, coordenado pela Prof. Dr. Erica Teixeira – APTA,

    Pindamonhangaba, SP.

    Extensão

    EXPOPRAG

    Participação como expositor na EXPOPRAG – 2010 divulgando a

    importância dos Insetos Sociais, as dificuldades de controle daqueles considerado

    praga. Foram expostas colônias de abelhas, cupins e vespas.

    FUNDUNESP

    Projetos de assessoria, consultoria e de pesquisa desenvolvidos com

    empresas privadas e teve a FUNDUNESP como interveniente.

    Projeto Manejo e desenvolvimento de tecnologia de prevenção de acidentes

    por abelhas e vespas em áreas rurais e urbanas da Elektro e da Replan/Petrobrás

    (Paulinia)

    Coordenador do Laboratório de análises de produtos apícolas com

    realização de cerca de 7000 itens de análises/ano e atendimento de assessoria

    personalizada para as empresas das demandas geradas pelos resultados do

    trabalho.

    Relevância das pesquisas do grupo:

    No atual cenário ecológico, com o aumento do uso de pesticidas na

    agricultura, é de suma importância o desenvolvimento de estudos toxicológicos

    empregando métodos morfológicos para se avaliar o impacto dos inseticidas em

    órgãos das abelhas. Estudos como este, permitirão a obtenção de informações

    relativas ao comportamento desses insetos, quando submetidos a doses subletais

    de inseticidas, possibilitando que estes organismos possam ser protegidos.

    Outro fato muito importante insere-se no contexto da urgência de trabalhos

    deste caráter, pois há um avanço do Distúrbio do Colapso das Colônias (CCD),

    frente ao continente americano, caracterizado pelo desaparecimento das abelhas

    sem deixar qualquer pista ou indícios das causas, como relatado no em muitos

    órgãos de divulgação e de informação nacional e internacional. Entre 2010/2011 já

    foi verificado uma mortalidade de cerca de mais de 100 mil colônias de abelhas no

    sul e sudeste do Brasil.

    Gostaríamos ressaltar que, estamos consolidando uma nova e inédita linha

    de pesquisa no Brasil aqui em Rio Claro, sendo no momento o único no país que

  • 38

    trabalha com objetivos de avaliação dos efeitos de agrotóxicos e sobre as abelhas,

    mostrando a importância deste projeto. A criação desta linha de pesquisa está

    diretamente relacionada às preocupações com o aumento do uso indiscriminado de

    inseticidas no país, afetando consideravelmente os agentes polinizadores. O grupo

    de Rio Claro teve ainda uma boa participação no projeto financiado pelo

    MCT/Probio “Conservação e uso sustentável de polinizadores na agricultura com

    ênfase nas abelhas, com o objetivo de propor uma Iniciativa Internacional para a

    Conservação e Uso Sustentável de Polinizadores, sendo o único participante a

    utilizar a abordagem descrita no projeto do candidato. Por este motivo, estamos

    coordenando a área de agrotóxicos em abelhas no projeto Status dos Polinizadores

    no Brasil, uma encomenda do CTAgro CNPq.

    O grupo de pesquisa ganha projeção internacional com participação especial

    no programa “Knowledge Management of Pesticides Risks to Wild Pollinators for

    Sustainable Production of High-Value Crops in Brazil and Kenya”, promovido pelo

    Governo Holandês em parceria com a FAO/ONU. Essa parceria tem como objetivo

    principal o estabelecimento das informações disponíveis sobre os efeitos dos

    pesticidas sobre os polinizadores nos países e desenvolver ações efetivas para

    proteção dos mesmos, garantindo a manutenção da biodiversidade e da segurança

    alimentar. Outro projeto multilateral (Brasil/Holanda/Kenia) esta sendo desenvolvido

    para padronização/harmonização de metodologias em estudos toxicológicos

    usando diferentes espécies de abelhas sociais e solitárias. O grupo também já foi

    confirmado como membro do grupo e único representante do Brasil (indicado pelo

    MMA) no da EPA/EUA, do "Pellston Workshop on Developing a Risk Assessment

    Process for Honey Bees".

    Além disso, atualmente prestamos assessoria para o Ibama em relação as

    análises de riscos dos agrotóxicos sobre os polinizadores, com o objetivo de se

    estabelecer políticas publicas visando a conservação e manutenção dos

    polinizadores.

  • 39

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno Laboratório de Formigas Cortadeiras e Formigas Urba nas Ensino

    Participação em cursos de graduação do Instituto; na Pós-Graduação os membros

    do C.E.I.S. tem participação em 3 programas de Pós-Graduação na área de

    Ciências Biológicas;

    Realização da 5ª edição do Curso de Especialização “Entomologia Urbana: Teoria

    e Prática”, único curso com essas características no Brasil e destinado aos

    profissionais do setor de controle de pragas urbanas, tendo como alunos, pessoal

    de firmas produtoras de domissanitários, firmas controladoras de pragas e firmas

    de órgãos públicos, principalmente municipais.

    Pesquisa

    Projeto INCT

    Participação como Laboratório Associado no INCT – Instituto Nacional de

    Ciências e Tecnologia Controle Biorracional de Insetos-praga. Coordenação da

    Profa. Dra. Maria de Fátima G. Fernandes da Silva da Química da UFSCar.

    Projetos Temáticos

    Participação no Projeto Temático da FAPESP – “Controle de Formigas

    Cortadeiras: Projetos Integrados”. Coordenação do Prof. Dr. João Batista

    Fernandes da Química da UFSCar.

    Projetos Especiais – Equipamentos Multiusuários da FAPESP

    Participação no Projeto FAPES – Equipamentos Multiusuários: “Aquisição de

    microscópio de varredura laser confocal como ferramenta para dar continuidade

    aos estudos morfológicos de modelos biológicos e minerais”. Coordenação da

    Profa. Dra. Maria Izabel Camargo Mathias – Membro do Conselho Deliberativo do

    C.E.I.S. e responsável pelo Laboratório de Microscopia Eletrônica do Departamento

    de Biologia do IBRC.

    Projeto MCT/Mapa/CNPq

    Coordenador do Projeto MAPA – “Controle de Formigas Cortadeiras”

    Extensão

    EXPOPRAG

    Participação como expositor na EXPOPRAG – 2010 divulgando a

    importância dos Insetos Sociais, as dificuldades de controle daqueles considerado

    praga. Foram expostas colônias de abelhas, cupins e vespas.

  • 40

    FUNDUNESP

    Projetos de assessoria, consultoria e de pesquisa desenvolvidos com

    empresas privadas e teve a FUNDUNESP como interveniente.

    Contrato Elektro: “Controle de cupins em postes de madeira e na arborização

    urbana”.

    Contrato Elektro: “Manejo e desenvolvimento de tecnologia de prevenção de

    acidentes por abelhas e vespas em áreas rurais e urbanas da Elektro.”

    Outros Contratos – foram firmados 06 contratos no período com empresas como

    Attalill, Bayer, Dinagro, Iharabras e Syngenta.

    Visitação pública aos formigueiros e apiário

    No período foram recebidos alunos de escolas de ensino médio e

    fundamental, num total de 1.120 estudantes.

    Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca Laboratório de Microbiologia

    Como colaborador:

    • Proc. Fapesp 58043-3/2006 de responsabilidade do Dr. João Batista Fernandes

    – UFSCar - (foco na utilização de produtos naturais para o controle de formigas

    cortadeiras). Projeto Temático, cujo término está previsto para março de 2012.

    • BIOEN proc. Fapesp 579264/2008 de responsabilidade do Dr. Silvio Silveira

    Silva, da Escola de Engenharia da USP-Lorena,SP - foco na utilização de

    hidrolisados vegetais para produção de bioetanol e na seleção de leveduras que

    possam auxiliar na destoxificação do hidrolisado para servir de substrato

    fermentativo;

    • Na mesma linha deste último, faço parte do grupo de pesquisadores principais

    do projeto temático “ Aplicação de métodos físico-químicos e enzimáticos na

    sacarificação do bagaço de cana: Estudos de microrganismos, processos

    fermentativos relacionados e métodos de hidrólise” – Proc. Fapesp 2010/12624-

    0, recém aprovado pela Fapesp e coordenado pela Dra. Eleni Gomes (IBILCE-

    Unesp, São José do Rio Preto).

    • Colaborador do projeto INCT/CNPq “Controle Biorracional de Insetos Pragas” -

    Processo 129226/2009-2, coordenado pela Dra. Maria Fátima Fernandes da

  • 41

    Silva (UFSCar), e, além de cota-parte, recebemos um ultra-freezer para

    estocagem de nossas estirpes.

    • Colaborador do projeto “Estudo da biodiversidade e aplicações biotecnológicas

    de leveduras isoladas da Serra da Jibóia no Recôncavo Baiano”. Proc. CNPq-

    503602/2009. Coordenador Dra Marcia Luciana Cazetta.

    • Colaborador do projeto “Exploração biotecnológica de fungos derivados da

    Antártica” – Proc. Fapesp 2010/17033-0. Coordenador: Dra Lara Durães Sette.

    No primeiro, quarto, quintos e sextos projetos têm financiamento

    correspondente à nossa cota-parte. Somos também colaboradores de um projeto

    de pesquisa que está concorrendo no edital CEPID-Fapesp e em caso de

    aprovação teremos financiamento por vários anos e do mesmo deverá resultar a

    implantação do Centro de Recursos Microbianos da UNESP.

    Como Coordenador

    • Leveduras e Insetos Sociais: Biodiversidade e prospecção de estirpes com

    potencial para utilização em processos biotecnológicos – Proc.

    302615/2008-3. Este projeto está vinculado à minha bolsa de produtividade

    em pesquisa CNPq-nivel 1C, a qual foi renovada para o período março de

    2009-fevereiro de 2012.

    • Coordenador do Projeto “Diversidade de leveduras associadas a insetos

    sociais e plantas do Brasil”. Projeto Fapesp Proc. 2007/50.139-4

    Ainda, acabamos de aprovar dois outros projetos, a saber:

    • “Leveduras negras e outros fungos isolados de insetos, de áreas

    contaminadas e de ambiente marinho: exploração do potencial

    biotecnológico”. Projeto de Pesquisa/Produtividade em Pesquisa/CNPq –

    nível 1C – Proc. Com vigência a partir de 01 de março de 2102 – fevereiro

    de 2016.

    • “Avaliação do potencial biotecnológico de leveduras isoladas de substratos

    diversos, especialmente de insetos sociais e seus recursos nutricionais”

    Edital 27/CNPq - Processo: 560682/2010-7. Período: janeiro 2012-dez 2013.

  • 42

    Prof. Dr. Mario Sergio Palma Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica

    A principal linha de pesquisa do grupo relaciona-se ao estudo da

    composição e mecanismos de ação de componentes dos venenos de insetos

    sociais, em especial peptídeos e proteínas. A investigação de peptídeos tem

    permitido conhecer algumas dezenas destes componentes em vespas e abelhas,

    possibilitando a compreensão sobre os processos fortemente inflamatórios

    causados pelos venenos destes insetos. As proteínas geralmente são

    componentes alergênicos, e são responsáveis por muitas das ações imunológicas

    dos venenos de insetos da ordem Hymenoptera. Este conjunto de conhecimentos

    tem permitido entender os processos de envenenamentos causados por vespas e

    abelhas, oferecendo aos colaboradores clínicos do grupo, a possibilidade de

    desenvolver terapias para o tratamento de vítimas de ferroadas destes insetos. Os

    resultados desta linha de pesquisa têm sido transferidos para o ambulatório de

    imunologia clínica e auxiliado no tratamento de vitimas de Alergia a venenos destes

    insetos. Isso pode ser facilmente visualizado através do banco virtual de alergenos

    que montamos em colaboração com colegas do HC-USP; este site oferece

    serviços de identificação de alergenos de insetos, e suporte clinico á sintomatologia

    de novos alergenos:

  • 43

    Pagina do sitio do banco de Alérgenos “AllergenNet”, criado pelo LSBZ e

    pela FMUSP, de uso pela comunidade médica internacional:

    http://izalco.incor.usp.br/allergennet/en/index.html

    A página acima apresenta cerca de 400 acessos/dia.

    No sentido de mostrar um pouco a relevância dos trabalhos realizados em

    no Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica do CEIS/IBRC-UNESP,

    estamos repassando abaixo a informação recebida pela SciVerse ScienceDirect a

    respeito de duas de nossas publicações:

    • o manuscrito: Saidemberg, D.M.; Baptista-Saidemberg, N.B.; Palma, M.S.

    Chemometric analysis of Hymenoptera toxins and defensins: A model for predicting

    the biological activity of novel peptides from venoms and hemolymph. PEPTIDES

    32 (9), 1924 – 1933, 2011, foi um dos cinco manuscritos mais abaixados do site da

    revista no ano de 2011, sendo considerado um dos “Hot Spots” em peptídômica

    deste ano pela editora Elsevier (http://www.journals.elsevier.com/peptides/most-

    read-articles);

    • o manuscrito: Saidemberg, D.M.; Baptista-Saidemberg, N.B.; Palma, M.S.

    Profiling the peptidome of the venom from the social wasp Agelaia pallipes pallipes.

    J. Proteomics 74 (10), 2123 – 2137, 2011, foi indicado entre os 25 artigos

    considerados Hot Spots do ano de 2011 em proteômica, pela editora Elsevier

    (http://www.journals.elsevier.com/journal-of-proteomics/most-read-articles).

    Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior Laboratório de Evolução Molecular Cursos Internacionais:

    As versões 2010 e 2011 do Curso financiado pelo CBAB atendeu na formação de

    32 alunos brasileiros (mestrandos e doutorandos de 13 instituições) e 14 alunos

    argentinos, paraguaios, colombianos e uruguaios, promovendo o intercâmbio de

    informações entre estudantes do Cone Sul. As atividades estenderam-se á

    participação de professores argentinos nos cursos no Brasil e resultaram em

    convênio internacional entre o LEM/CEIS e a Universidade Nacional de Mar del

    Plata, celebrado através do Programa CAPES-MinCyT. Através deste convênio

    professores do LEM/CEIS ministrarão cursos da Argentina, alunos do CEIS farão

  • 44

    estágios de doutorado sanduíche neste país e alunos argentinos permanecerão

    alguns meses no LEM/CEIS desenvolvendo suas pesquisas de doutorado.

    Uma forte colaboração entre o LEM/CEIS, a Universidade de Copenhagen, o

    Museu Nacional de História Natural de Washington e a Universidade de Harvard

    tem sido conduzida, com visita de pesquisadores brasileiros a estas instituições

    estrangeiras e vindas dos colaboradores para desenvolver pesquisas e ministrar

    cursos na pós-graduação. Um desses cursos já foi ministrado duas vezes, em 2011

    e 2012, pelo professor Rabeling de Harvard, para treinamento dos alunos do

    LEM/CEIS em técnicas de coleta, identificação e manutenção de coleções de

    formigas.

    Quando há recursos para serviçoes de terceiros nos projetos de pesquisa de

    associados, estes recursos têm sido empregados para a prestação de serviçoes

    em biologia molecular que, em 2011, atendeu a 23 pesquisadores de 6 instituições

    brasileiras ou estrangeiras, caracterizando assim o caráter internacional e a

    integração entre a docência, pesquisa e prestação de serviços no LEM/CEIS.

    Houve também intensa formação de recursos humanos em graduação e pós-

    graduação no LEM/CEIS, com a participação de 38 alunos em atividades

    curriculares ou extra-curriculares, em atividades de laboratório em biologia

    molecular, sediada no LEM/CEIS.

  • 45

    9. APRESENTAÇÃO DOS INDICADORES DE PRODUÇÃO

    Ensino

    Trabalhos de Conclusão/Graduação

    1. Aluno: Anally Ribeiro Menegasso

    Título: “Desenvolvimento da Técnica de MALDI Imaging Utilizando-se Tecidos

    Animais”

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    2. Aluno: Cynthia Renata de Oliveira Jacob

    Título: “Avaliação da Neurotoxicidade do Dióxido de Carbono no Sistema

    Nervoso de Apis mellifera”.

    Período – 2008/2010

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    3. Aluno: Danilo Mourelle

    Título: “Caracterização Funcional de Peptídeos do Veneno de Abelhas

    Africanizadas (Apis mellifera)”.

    Período: 2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    4. Aluno: Fabio Lucio Antunes Guedes

    Título: “Fungos melanizados associados à formigas cortadeiras (Formicidae:

    tribo Attini)”.

    Período: 2009/2010

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

  • 46

    5. Aluno: Hellen Maria Soares

    Título: “Avaliação dos efeitos do imidaclopride, sobre o sistema nervoso de

    Apis mellifera africanizada, através da expressão da proteína Fos”.

    Período: 2008/2010

    Agência Financiadora: PIBIC

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    6. Aluno: Juliana Werchajzer

    Título: “Análises das sequências do gene mitocondrial citocromo C oxidase e

    caracterização de ninhos de Trachymyrmex tucumanus Forel, 1914

    (Hymenoptera, Formicidae)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

    Tecnológico

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    7. Aluno: Lidia Teixeira Duarte

    Título: “Análise da susceptibilidade de leveduras isoladas de insetos sociais

    aos antifúngicos”

    Período: 2011

    Agência Financiadora: IC-PIBIC/CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    8. Aluno: Liu Yu Ping

    Título: “Seleção de leveduras fermentadoras de D-xilose e L-arabinose”

    Período: 2009/2010

    Agência Financiadora: IC-PIBIC/CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    9. Aluno: Lorenzo Briganti

    Título: “Caracterização Estrutural e Funcional de Peptídeos Policatiônicos do

    Veneno da Abelha Apis mellifera africanizada”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

  • 47

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma 10. Aluno: Manuela de Oliveira Ramalho

    Título: “Sequenciamento de um fragmento de DNA mitocondrial Camponotus

    textor (Forel, 1899) (Hymenoptera, Formicidae)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

    Tecnológico

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    11. Aluno: Natalia Camps Pimenta

    Título: “Atividade de forrageio de Tachymyrmex tucumanus Forel, 1914

    (Hymenoptera, Formicidae) em áreas antropizadas”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    12. Aluno: Noemi Carla Baron

    Título: “Micro-fungos de interesse para o setor de petróleo, gás e

    biocombustíveis”

    Período: 2010 a 2011

    Agência financiadora: Petrobrás – Progr. em Recursos Humanos, PRH-05

    Co-orientador: Prof. Dr. Fernando C. Pagnocca

    13. Aluno: Pâmela Décio

    Título: “Análise morfológica dos túbulos de Malpighi, do ventrículo e das

    glândulas pós-faríngeas de operárias adultas de Atta sexdens rubropilosa

    tratadas com hidrametilnona”

    Período: 2010

    Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

    Tecnológico

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

  • 48

    Apoio a aulas de cursos de Graduação

    1. Tipo de apoio: professor responsável

    Nome da disciplina: Prática como componente curricular

    Período: 1 semestres de 2010 e 2011 – integral e noturno – CB

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    2. Tipo de apoio: professor responsável

    Nome da disciplina: Biologia

    Período: 2 semestres de 2010 e 2011 – geologia

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    3. Tipo de apoio: Organização de manual de laboratório – fotos digitais

    Nome da disciplina: Embriologia – Ciências Biológicas

    Período: 2010 e 2011

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    Apoio a aulas de cursos de Pós-Graduação “stricto s enso”

    1. Tipo de apoio: professor responsável

    Nome da disciplina: Biologia de abelhas sociais

    Período : 2011

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    2. Tipo de apoio: Ministrar disciplina

    Nome da disciplina: Simbiose intracelular de insetos

    Período: 2010 e 2011

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno

  • 49

    Apoio a aulas de cursos de Pós-Graduação “lato sens u”

    1. Tipo de apoio: Vice-coordenador do Curso e Ministrar disciplina: Biologia de

    abelhas

    Nome do Curso: Entomologia Urbana: Teoria e Prática – Turma 5

    Período: 2010 e 2011

    Prof. Dr. Osmar Malaspina

    2. Tipo de apoio: Coordenação do Curso e Ministrar disciplina

    Nome do Curso: Entomologia Urbana: Teoria e Prática – Turma 5

    Período: 2010 e 2011

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno

  • 50

    Pesquisa

    Iniciação Científica em andamento 1. Orientado: Amanda de Oliveira Barbosa

    Título: “Toxicidade de extratos vegetais sobre as formigas cortadeiras”

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    2. Orientado: Amanda Maria Picelli

    Título: “Toxicidade de extratos vegetais sobre as formigas cortadeiras”

    Período: 2010/ 2011

    Agência financiadora: INCT - CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    3.Orientado: Ana Beatriz Stein Machado Ferretti

    Título: “Monitoramento de cupins na arborização urbana”

    Período: 2011

    Agência financiadora: PROEX/UNESP

    Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    4. Orientado: Anally Riberio Menegasso

    Título: “Toxinologia comparativa de escorpiões de interesse médico no Brasil”

    Período: 2011/2013

    Agência financiadora: CAPES

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    5.Orientado: Ana Maria Cavichioli

    Título:”Desenvolvimento de uma plataforma para analise proteomica em tecidos

    intactos”

    Período: 2011/2013

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

  • 51

    6.Orientado: Franciele Grego Esteves

    Título: “Analise dos feromônios de reconhecimento de tipo na vespa social Polybia

    paulista”

    Período: 2011/2013

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    7.Orientado: Lídia de Azevedo Duarte

    Título: “Análise da susceptibilidade de leveduras isoladas de insetos sociais aos

    antifúngicos”

    Período: 2011

    Agência financiadora: bolsista IC-PIBIC/CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    8.Orientado: Natalia Lorenzon

    Título: “Análise morfológica dos túbulos de Malpighi, do ventrículo e das glândulas

    pós-faríngeas das operárias de Atta sexdens rubropilosa tratadas com

    Thiamethoxan.”

    Período: 2011

    Agência financiadora: CNPq – PIBIC

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    9.Orientado: Nathalia Baptista Dias

    Título: “Prospecção da diversidade química de peptídeos no veneno da vespa

    social Polybia paulista, pelo uso da abordagem LC-IT-TOF/MS e MS/MS”.

    Período: 2010/2012

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    10.Orientado: Welliton de Souza

    Título: “Estudo e aplicação de técnicas de programação concorrente para

    otimização do webservice WORF de bioinformática”

    Período: 2011

  • 52

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

  • 53

    Iniciação Científica - concluídas

    1.Orientado: Aline Catae

    Título: “Análise histoquímica comparativa das glândulas de veneno de abelhas Apis

    mellifera africanizada e das vespas Polistes versicolor, Agelaia palipes palipes e

    Polybia paulista”

    Período: 2010/2011

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    2.Orientado: Ana Paula Miranda Duarte

    Título: “Fungos fitopatógenos associados as formigas cortadeiras (Formicidae:

    Tribo Attini)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: Capes

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    3.Orientado:Cláudia Yuri Katagi

    Título: “Museu Virtual em Biociências”

    Período: 2010.

    Agência Financiadora: Pró-Reitoria de Extensão Universitária (UNESP)

    Orientador: Mauricio Bacci Junior.

    4.Orientado: Fellipe Chaves Nominato

    Título: “Estudo da ação do inseticida tiametoxam no comportamento de operárias

    de Apis mellifera em diferentes idades”

    Período: 2010/2011.

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    5.Orientado: Joana Daniela Mantovani

    Título: “Identificação de bactérias associadas a formigas cortadeiras através da

    metagenômica”

    Período: 2010. Iniciação Científica

  • 54

    Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

    Tecnológico

    Orientador: Mauricio Bacci Junior

    6.Orientado: Juliana Werchajzer

    Título: “Análise dos comportamentos de preparação do substrato para o cultivo do

    fungo simbionte e dos cuidados com a cria e com a rainha em formigas da tribo

    Attini (Hymenoptera: Formicidae)”

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    7.Orientado: Manuela de Oliveira Ramalho

    Título: “Toxicidade de extratos vegetais para formigas cortadeiras”

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq / PIBIC

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    8.Orientado: Natalia Camps Pimenta.

    Título: “Atividade de forrageio de Tachymyrmex tucumanus Forel, 1914

    (Hymenoptera, Formicidae) em áreas antropizadas”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    9.Orientado: Pâmela Décio.

    Título: “Análise morfológica dos túbulos de Malpighi, do ventrículo e das glândulas

    pós-faríngeas das operárias adultas de Atta sexdens rubropilosa tratadas com

    hidrametilnona”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq / PIBIC

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

  • 55

    Mestrado em andamento

    1.Orientado: Ana Paula Miranda Duarte

    Título: “Produção de lacases por fungos negros isolados de formigas cortadeiras

    (Formicidae: Tribo Attini)”.

    Período: 2011/ 2012.

    Agência financiadora: Capes (ano 1) e Fapesp (ano 2).

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    2.Orientado: Cynthia R. Oliveira Jacob

    Título: ”Efeitos do inseticida fipronil sobre os corpos pedunculados de operárias de

    S. postiça”.

    Período: 2010/2011

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    3.Orientado: Hellen Maria Soares.

    Título: “Efeitos neurotóxicos do inseticida imidaclopride sobre os corpos

    pedunculados de abelhas nativas S. postiça”

    Período: 2010/2011

    Agência Financiadora: CAPES

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    4.Orientado: Joana Daniela Matovani

    Título: “Porospecção metagenômica de fungos em ninhos de formigas Attini”

    Período: 2011

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    5.Orientado: Manuela de Oliveira Ramalho

    Título: “Análises moleculares de Campunotus textor (Forel, 1899) (Hymenoptera:

    Formicidae) e da presença de endobactérias”.

    Período: 2011

    Agência financiadora: CAPES

  • 56

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    6.Orientado: Pâmela Decio

    Título: “Análise comparativa da expressão proteica em glândulas pós-faríngeas da

    saúva-limão, Atta sexdens rubropilosa FOREL, 1908 (Hymenoptera: Formicidae)”.

    Período: 2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    7.Orientado: Sérgio Kakazu

    Título: “Prospecção e análise de marcadores microssatélites em Atta laevigata

    (Formicidae: Attini)”.

    Período: 2010

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    8.Orientado: Silvio Lovato Arcuri

    Título: “Caracterização e análise do potencial biotecnológico de leveduras

    associadas a machos de Atta sexdens rubropilosa (Forel, 1908)”

    Período: 2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando C. Pagnocca, Co-orientador a partir de 11/2011

  • 57

    Mestrado concluído:

    1.Orientado: Aline Bartelochi Pinto

    Título: “Utilização de parâmetros microbiológicos para avaliação do impacto da

    contaminação por petróleo e derivados em sedimentos marinhos”.

    Período: 2009 / 2011.

    Agência financiadora: Capes.

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    2.Orientado: Caroline de Almeida Rossi.

    Título: “Efeitos da exposição crônica de dieta contando inseticida imidaclopride no

    cérebro de abelha (Apis mellifera africanizada)”.

    Período 2010/2011

    Agência Financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    3.Orientado: Cíntia Martins

    Título: “Análises moleculares das formigas lava-pés (Solenopsis spp.)

    (Hymenoptera: Formicidae) e da presença da endobactéria Wolbachia”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    4.Orientado: Daiane Antonia Tavares.

    Título: “Análise morfológica e imunocitoquímica do cérebro de larvas de operárias

    de Apis mellifera submetidas a bioensaios tóxicológicos com o inseticida

    Tiametoxam”.

    Período 2010/2011

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

  • 58

    5.Orientado: João Paulo Reato Nascimento

    Título: “Toxicidade de produtos sintetizados a partir de extratos de plantas e do

    bistrifluron para o cupim subterrâneo Coptotermes gestroi (Wasmann, 1896)

    (Isoptera, Rhinotermitidae)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: CAPES

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    6.Orientado: José Roberto A. Santos Pinto

    Título: “Caracterização do antígeno-5, alergeno do veneno da vespa social Polybia

    paulista, por abordagem proteômica”

    Período: 2010/2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    7.Orientado: Paula Sanchez de Souza

    Título: “Isolamento e caracterização de leveduras de Polybia ignobilis

    (Hymenoptera: Vespidae)”

    Período: 2009 / 2011.

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    8.Orientado: Rafael Alexandre Costa Ferreira

    Título: “Analise morfológica e histoquímica do corpo gorduroso e dos túbulos de

    Malpighi de operárias adultas de S. postica tratadas com fipronil”

    Período 2010/2011

    Agência Financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    9.Orientado: Rodrigo Fernando de Souza

    Título: “Caracterização de populações genéticas de Solenopsis invicta através de

    marcadores moleculares microssatélites. Correlação de similaridade entre

    populações hospedeiras e endossimbionte Wolbachia”

  • 59

    Período: 2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    10.Orientado: Tais Garcia Freitas

    Título:”Toxicidade de extratos de Rauia sp. (Rutaceae) para operárias de Atta

    sexdens rubropilosa Forel (Hymenoptera: Formicidae)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    11.Orientado: Tatiana de Freitas Costa de Carvalho

    Título: “Leveduras associadas às formigas da tribo Attini (Hymenoptera:

    Formicidae)”.

    Período: 2008 / 2010.

    Agência financiadora: Capes.

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    12.Orientado: Thaís Demarchi Mendes

    Título:” Atividade antimicrobiana de actinobactérias isoladas de formigas Attini

    (Hymenoptera: Formicidae)””

    Período: 2008/ 2010

    Agência financiadora: Capes

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

  • 60

    Doutorado em andamento

    1.Orientado: Aline Nondillo

    Título: “Bioecologia, monitoramento e alternativas de controle de espécies de

    formigas associadas a pérola-da-terra Eurhizococcus brasiliensis (Hemíptera:

    Margarodidae) em vinhedos da região Sul do Brasil”.

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    2.Orientado: Ana Carolina Marchiori

    Título: “Diversidade e evolução na simbiose entre bactérias e formigas attini”

    Período: 2008/2012

    Agência Financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    3.Orientado: Alexandre Favarin Somera

    Título: “Ecofisiologia comparada dos jardins microbianos de ninhos de formigas

    Attini”

    Período: 2010

    Agência Financiadora: Capes

    Orientador: Prof. Dr. Maurício Bacci Júnior

    4.Orientado: Amanda Aparecida Carlos.

    Título: “Semioquímicos e comunicação sonora em formigas cortadeiras

    (Hymenoptera: Formicidae)”.

    Período: 2010/ 2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    5.Orientado: Catarina de Bortoli Munhae

    Título: “Bioecologia de espécies de formigas (Hymenoptera: Formicidae)

    associadas ao cultivo da videira no Estado de São Paulo”.

    Período: 2010 / 2011

  • 61

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    6.Orientado: Daiana AntoniaTavares

    Título: “Avaliação Bioquímica e imunohistoquímica dos efeitos subletais do

    tiametoxam sobre Apis mellifera (Hymeoptera: Apidae) africanizada”

    Período: 2011 / 2015

    Agência Financiadora: Capes

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    7.Orientado: Ifeloju Dayo-Owoyemi

    Título: “Caracterização de leveduras isoladas de insetos e flores, com ênfase nas

    leveduras fermentadoras de D-xilose e L–arabinose”.

    Período: 2009. Em andamento

    Agência Financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    8.Orientado: Rafael Alexandre Costa Ferreira.

    Título: “Efeitos toxicológicos dos inseticidas fipronil e imidacloprideno ventrivulo de

    operárias de Scaptotrigona postica”.

    Período: 2010/2011

    Agência Financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    9.Orientado: Rodrigo Avelaira Barbosa

    Título: “Avaliação dos efeitos de doses subletais de Timetoato no cérebro e

    ventrículo de Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae) africanizadas”

    Período: 2011 / 2015

    Agência Financiadora: Capes

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

  • 62

    10.Orientado: Virginia Elena Masiulionis

    Título: “Biodiversidade de leveduras das formigas Attini da Argentina”

    Agência Financiadora: Capes

    Período: 2009. Em andamento

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    11.Orientado: Weilan Gomes da Paixão

    Título: “Leveduras associadas às formigas Acromyrmex spp. (Hymenoptera:

    Formicidae) em três áreas de cerrado no Estado do Tocantins”

    Agência Financiadora: CNPq

    Período: 2010. Em andamento.

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

  • 63

    Doutorado concluído

    1.Orientado: Andrigo Monroe Pereira

    Título: “Efeitos de inseticidas na sobrevivência e no comportamento de abelhas”

    Período: 2010

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    2.Orientado: Carlos Massuretti de Jesus

    Título: “Análise comparativa das glândulas pós-faríngeas e sua participação na

    utilização de lipídeos pelas formigas (Hymenoptera: Formicidae)”.

    Período: 2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    3.Orientado: Cynara de Melo Rodovalho

    Título: “Transcriptoma da formiga cortadeira Atta laevigata (Hyme.: Attini)”

    Período: 2011

    Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

    Superior

    Orientador: Prof. Dr. Mauricio Bacci Junior

    4.Orientado: Daniel Russ Solis

    Título: Biologia da formiga urbana Monomorium floricola JERDON (Hymenoptera,

    Formicidae.

    Período: 2011

    Agência financiadora: CAPES

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    5.Orientado: Eduardo Gonçalves Paterson Fox

    Título: “Biologia e bioquímica do veneno de Solenopsis saevissima Smith (Insecta:

    Hymenopera: Formicidae)”.

    Período: 2010

    Agência financiadora: FAPESP

  • 64

    Orientador: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    6.Orientado: Joaquim Martins Junior

    Título: “Filogenia Molecular de Atta sexdens (Hymenoptera: Attini) e investigação

    de pseudogenes em attíneas”

    Período: 2010

    Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

    Superior

    Orientador: Prof. Dr. Mauricio Bacci Junior.

    7.Orientado: Nicoli Baptista Barão-Saidemberg

    Título: “Peptidômica dos Venenos das Vespas Social Agelai pallipes pallipes e

    Agelaia vicina”.

    Período: 2009/2011

    Agência financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    8.Orientado: Vladson Carbonari.

    Título: “Avaliação da taxa de sucesso sazonal para rainhas de Apis mellifera

    africanizadas desde o processo de introdução até a atividade de postura.”

    Período 2010/2011

    Agência Financiadora: CNPq

    Orientador: Prof. Dr. Osmar Malaspina

  • 65

    Pós-Doutorado em andamento

    1.Nome: Andrigo Monroe Pereira.

    Título: “Estudo do efeito de subdosagens de inseticidas no comportamento de

    abelhas africanizadas (Apis mellifera) e abelhas sem ferrão (Melipona

    quadrifasciata)”

    Período: 2010/2011

    Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenv. Científico e Tecnológico

    Supervisor: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    2.Nome: Daniel Menezes Saidemberg

    Título: “Estudo metabolômico do veneno de vespas sociais”

    Período: 2010/2012

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    3.Nome: Patrícia Brigatte

    Título: “Estudo da atividade algésica/analgésica dos peptídeos policatiônicos dos

    venenos de vespas e abelhas sociais”

    Período: 2011/2013

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    4.Nome: Paulo Cesar Gomes

    Título: “Caracterização estrutural e funcional de peptídeos semi-cíclicos do veneno

    da vespa Polybia paulista”.

    Período: 2010/2012

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    5.Nome: Priscila Cintra Socolowski

    Título: “Efeitos neurotóxicos dos inseticidas imidaclopride e fipronil para formigas”

    Período: 2011

    Agência financiadora: CAPES

  • 66

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    6.Nome: Sandra Verza da Silva

    Título: “Lixo de formigas cortadeiras: microbiota e seu impacto na colônia,

    disposição e comportamento de manuseio.”

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    7.Nome: Stephan Malfitano de Carvalho.

    Título: “Padrões de exposição diferencial ao tiametoxam e variação sazonal da

    atividade enzimática em Apis mellifera: potencial como indicadora da qualidade

    ambiental”.

    Período : 2010/2011.

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    8.Nome: Viviane Cristina Tofolo Chaud

    Título: “Presença da glândula pós-faríngea em Hymenoptera e eficiência do

    aparato filtrador em Formicidae”.

    Período: 2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

  • 67

    Pós-Doutorado concluído

    1.Nome: Ana Carla Oliveira da Silva Pinhati

    Título: “Expressão gênica diferencial para identificar alvos específicos”.

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: INCT - CNPq

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    2.Nome: André Rodrigues

    Título: “Determinação da microbiota fúngica associada aos ninhos de formigas

    cortadeiras através de métodos independentes de cultivo”

    Período: 2009/ 2010

    Agência financiadora: Fapesp

    Supervisor: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    3.Nome: Derlene Attili de Angelis

    Título: “Ecologia e Biossistemática de Fungos da família Herpotrichiellaceae:

    Aplicação biotecnológica para biorremediação de solos contaminados”

    Período: 2008 / 2010

    Agência financiadora: Petrobrás (bolsa e financiamento)

    Supervisor: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    4.Nome: Eduardo Arrivabene Diniz

    Título: “Comunicação sonora em formigas cortadeiras”

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: INCT – CNPq e PROPE/UNESP

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    5.Nome: Fernanda Fernandez

    Título: “Influência do inseticida piriproxifeno sobre a diferenciação e

    desenvolvimento da musculatura do vôo das operárias de Apis mellifera

    (Hymenoptera: Apidae)”

    Período: 2010/2011

    Agência financiadora: FAPESP

  • 68

    Supervisor: Prof. Dr. Osmar Malaspina

    6.Nome: Gabriela Ortiz

    Título: “Larvas de Attini basais (Hymenoptera: Formicidae)”

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: CNPq e PROPE/UNESP

    Supervisor: Prof. Dr. Odair Correa Bueno

    7.Nome: Lucilene Delazari dos Santos

    Título: “Desenvolvimento de uma plataforma analítica para estudo da interação

    mastoparano endossomos de mastócitos”

    Período: 2009/2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    8.Nome: Marcia Cabrera

    Título: “Caracterização biofísica de peptídeos da família dos mastoparanos”

    Período: 2010/2011

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Mario Sergio Palma

    9.Nome: Thaisa Cristina Roat.

    Título: “Efeitos de agrotóxicos na morfologia de abelhas sociais”.

    Período: 2010/2011.

    Agência financiadora: FAPESP

    Supervisor: Prof. Dr. Osmar Malaspina

  • 69

    Treinamento técnico - concluído

    1.Orientado: Dirce Leimi Komura

    Título: “Análise da Interação entre Leveduras Negras e o Fungo Mutualista

    Leucoagaricus gongylophorus de formigas da tribo Attini”

    Período: 2010 / 2011

    Agência financiadora: Bolsa de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior - 1A

    concedida em função do Projeto INCT 573742/2008. Proc. 370682/2010-6.

    Orientado: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    2.Orientado: Sadala Schmidt Varanda

    Título: “Interações antagonísticas entre leveduras associadas às formigas

    cortadeiras e o fungo Leucoagaricus gongylophorus”

    Período: 2011 / 2012

    Agência financiadora: Bolsa de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior - 1A

    concedida em função do Projeto INCT 573742/2008 – Proc. 371185/2011-4

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    3.Orientado: Silvio Lovato Arcuri

    Título: “Interferência de extratos e frações do cultivo de Escovopsis sp. no

    crescimento do fungo mutualista Leucoagaricus gongylophorus de formigas

    cortadeiras”

    Período: 2010 / 2011.

    Agência financiadora: Bolsa de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior - 1A

    concedida em função do Projeto INCT 573742/2008 – Proc. 370683/2010-2.

    Orientador: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

    4.Orientado: Tassia Liberato Oehlmeyer,

    Título: “Interações antagonísticas entre leveduras associadas às formigas

    cortadeiras e o fungo Leucoagaricus gongylophorus”

    Período: 2011 / 2012

    Agência financiadora: Bolsa de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior - 1A

    concedida em função do Projeto INCT 573742/2008 – Proc. 371939/2011-9

    Orientado: Prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca

  • 70

    Orientações de outra natureza:

    1.Orientado: Cynara de Melo Rodovalho.

    Título: Professor Bolsista na Disciplina "Biologia Molecular"

    Período: 2010

    Agência Financiadora: Instituto de Biociências de Rio Claro, Pró-Reitoria de

    Graduação (UNESP)

    Orientador: Mauricio Bacci Junior

    2.Orientado: Milene Ferro

    Título: Professor Bolsista na Disciplina "Bioinformática Básica"

    Período: 2010

    Agência Financiadora: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró-

    Reitoria de Graduação (UNESP)

    Orientador: Mauricio Bacci Junior

  • 71

    Artigos publicados em revistas:

    1. ARCURI, H. A. PALMA, M. S.. Understanding the Structure, Activity and Inhibition of Chorismate Synthasefrom Mycobacterium tuberculosis. Current Medicinal Chemistry 18(9):1311- 1317, 2011. ISSN 09298673.

    2. ARCURI, H.A. ,ZAFALON, G.F.D., MARUCCI, E.A., BONALUMI, C.E., SILVEIRA N.J.F. MACHADO, J.M., AZEVEDO JR, W.F., PALMA, M.S. .(2010). SKPDB: a structural database of shikimate pathway enzymes. BMC Bioinformatics 2010, 11: 12 (7 Janeiro 2010). DOI: 10.1186/1471-2105-11-12, 2010.

    3. BAPTISTA-SAIDEMBERG, N.B., SAIDEMBERG, D.M., DE SOUZA, B.M., CÉSAR-TOGNOLI, L.M., FERREIRA, V.M.R., MENDES , M.A., DOS SANTOS CABRERA , RUGGIERO NETO, J.R. , PALMA , M.S. Protonectin (1-6): a novel chemotactic peptide from the venom of the social wasp Agelaia pallipes pallipes. Toxicon 56 (2010) 880–889, 2010. DOI:10.1016/j.toxicon.2010.06.011.

    4. BAPTISTA-SAIDEMBERG, N.B., SAIDEMBERG, D.M., PALMA, M.S.. Chemometric analysis of hymenoptera toxins and defensins: a model for predicting the biological activity of novel peptides from venoms and hemolymph. Peptides 32: 1924–1933, 2011. DOI:10.1016/j.peptides. 2011.08.001.

    5. BAPTISTA-SAIDEMBERG, N.B., SAIDEMBERG, D.M., PALMA, M.S. . Profiling the peptidome of the venom from the social wasp Agelaia pallipes pallipes. J. Proteomics 74: 2123 – 2137, 2011. DOI: 10.1016/ j.jprot.2011.06.004

    6. BECHARA M.D. ; MORETZSOHN M.C. ; PALMIERI D.A.; MONTEIRO J.P. ; BACCI, M. ; MARTINS JUNIOR J. ; VALLS J.F.M.; LOPES C.R. ; GIMENES M.A. . Phylogenetic relationships in genus Arachis based on ITS and 5.8S rDNA sequences. BMC Plant Biology (Online), v. 10, p. 255, 2010. DOI:10.1186/1471-2229-10-255.

    7. BICALHO, K.U.; TEREZAN, A.P.; DENISE C. MARTINS; FREITAS, T.G.; FERNANDES, J. B. ; SILVA, M. F. G. ; VIEIRA, P. C. ; PAGNOCCA, FERNANDO C. ; BUENO, O. C. . Evaluation of the toxicity of Virola sebifera crude extracts, fractions and isolated compounds on the nest of leaf-cutting ants. Psyche (Stuttgart) / Psychoanalyse (Stuttgart), v. 2012, p. ID 785424, 2011.ISSN 0033-2623.

    8. BRIGATTE, P., CURY, Y.; DE SOUZA, B.M., BAPTISTA-SAIDEMBERG, N.B., SAIDEMBERG, D.M., GUTIERREZ, V.P., PALMA, M.S. (2011). Hyperalgesic and edematogenic effects of peptides isolated from the venoms of honeybee (Apis mellifera) and Neotropical social wasps (Polybia paulista and Protonectarina sylveirae). Amino Acids (40 (1), 101 – 111. DOI: 10.1007/s00726-010-0512-8

    9. BUENO, O., MATHIAS, M. I. C., ORTIZ, G.. Morphological organization of the dorsal protuberance of Linepithema humile (Mayr, 1868) ant’s larvae

  • 72

    (Hymenoptera, Formicidae). Microscopy Research and Technique (Print). , v.74, p.551 – 558, 2011. DOI 10.1002/jemt.20946.

    10. CASTELLI, E. A. DONADI, PALMA, M. S., ARCURI, H. A., LANGE, A. P., BORK, K., SARTI, W., FERRARO, M. F., MORENO, A. S., ARRUDA, L. K. . A single nucleotide deletion at the C1 inhibitor gene as the cause of hereditary angioedema: insights from a Brazilian family. Allergy 66 (10): 1384–1390. DOI: 10.1111/j.1398-9995.2011.02658.x, 2011.

    11. CESAR-TOGNOLI L.M.M., SALAMONI S.D., TAVARES A.A., ELIAS C.F., DA COSTA J.C., BITTENCOURT J.C., PALMA M.S. (2011). Effects of Spider Venom Toxin PWTX-I (6-Hydroxytrypargine) on the Central Nervous System of Rats. Toxins. 3(2):142-162. DOI:10.3390/toxins3020142.

    12. COELHO, A. R.; NÓBREGA, G. M. A.; PAGNOCCA, F. C.; HOFFMANN, F. L. HARADA, K.; HIROOKA, E. Y. Evaluation of potential antagonistism in yeasts, seeking biocontrol of spoilage by Penicillium expansum. Semina, Londrina, 32 (1): 1879-1892. 2011. DOI: 10.5433/1679-0359.2011. ISSN 1676-546X. E-ISSN 1679-0359

    13. COSTA MANSO, E., CROCE, M., PINTO, J.R.A.S., SANTOS, K.S., SANTOS, L.D., DIAS, N.B., PALMA, M.S. (2010) . . Anaphylaxis Due to Pachycondyla goeldii Ant: A Case Report. J Investig Allergol Clin Immunol 20(4), 352-353, 2010. ISSN 0091-6749.

    14. CRUZ, A. S. ; SILVA-ZACARIN, E.C.M. ; BUENO, O. C. ; MALASPINA, O. Morphological alterations induced by boric acid and fipronil in the midgut of worker honeybee (Apis mellifera L.) larvae. Cell Biology and Toxicology, v. 26, p. 165-176, 2010. ISSN 0742-2091.

    15. DE SOUZA, M.S., DOS SANTOS CABRERA, M.P., RUGGIERO NETO, J., PALMA, M.S. (2011). Investigating the effect of different positioning of lysine residues along the peptide chain of mastoparans for their secondary structures and biological activities . Amino Acids 40(1), 77 – 90. DOI: 10.1007/s00726-010-0481-y

    16. DINIZ, E. A., BUENO, O. C., CARLOS, A. Behavioral repertoire of basal fungus-growing ant sexuals (Hymenoptera: Formicidae) in the parental nest. Sociobiology. , v.55, p.387 – 393, 2010. ISSN: 0361-6225.

    17. DINIZ, E. A., BUENO, O. C.. Evolution of Substrate Preparation Behaviors for Cultivation of Symbiotic Fungus in Attine Ants (Hymenoptera: Formicidae). Journal of Insect Behavior. , v.23, p.205 – 214, 2010. DOI 10.1007/s10905-010-9207-y.

    18. DOS SANTOS CABRERA, M.P., ALVARES, D.S., LEITE, N.B., DE SOUZA, B.M., PALMA, M.S., RISKE, K.A., RUGGIERO NETO, J. (2011). New Insight into the Mechanism of Action of Wasp Mastoparan Peptides: Lytic Activity and

  • 73

    Clustering Observed with Giant Vesicles. Langmuir 27 (17): 10805–10813.. dx.DOI.org/10.1021/la202608r.

    19. FERNANDEZ, F.C. ; LANDIM, C. C. ; MALASPINA, O. Influence of the insectice pyriproxyfen on the flight muscle differenciation of Apis mellifera. Microscopy Research and Technique (Print), v. 1, p. 1-16, 2011. ISSN 1059-910X.

    20. FIGUEIRA, A.C.M., SAIDENBERG, D., PALMA, M. S., THOMAS, S., SCANLAN, X, BAXTER, J.D., WEBB, P., POLIKARPOV, I. (2011) . Analysis Of Agonist And Antagonist Effects On Thyroid Receptor Conformation By Hydrogen/Deuterium-Exchange. Mol. Edocrinol. 25 (1): 15-31. DOI: 10.1210/me.2010-0202.

    21. FOX E.G.P., BUENO, O. C., YABUKI, A. T., JESUS, C. M. DE, ROSSI, M. L., NOGUEIRA, N. L. General morphology and ultrastructure of the venom apparatus and convoluted gland of the fire ant, Solenopsis saevisssima. Journal of Insect Science (Online). v.10, p.1 – 8, 2010. ISSN: 1536-2442.

    22. FOX E.G.P., SOLIS, D. R., ROSSI, M. L., BUENO, O. C. Morphological studies on the mature worker larvae of Paratrechina fulva (Hymenoptera: Formicidae). Sociobiology. , v.55, p.795 – 803, 2010. ISSN: 0361-6225.

    23. FREITAS, J.S., MANDARANO, E., LEAL, J., GRAS, D., ROSSI, N.M., SANTOS, L.D., PALMA, M.S., ROSSI, A. (2011). Transcription of the Hsp30, Hsp70, and Hsp90 heat shock protein genes is modulated by the PalA protein in response to acid pH-sensing in the fungus Aspergillus nidulans. Cell Stress and Chaperones 16, 565 - 572. DOI 10.1007/s12192-011-0267-5.

    24. GOMES, P.C., DE SOUZA, B.S., DIAS, N.B., CESAR-TOGNOLI, L.M.M.,SILVA-FILHO, L.C., TORMENA, C.F., RITTNER, R., RICHARDSON, M., CORDEIRO, M.N., MARIO S. PALMA , M.S. (2011). Nigriventrine: a low molecular mass neuroactive compound from the venom of the spider Phoneutria nigriventer Toxicon 57, 266–274. DOI:10.1016/j.toxicon.2010.11.021

    25. GUEDES, F. L. A., ATTILI-ANGELIS, D.; PAGNOCCA, F. C. Selective isolation of dematiaceous fungi from the workers of (Formicidae: Attini). Folia Microbiol vol 56, 1:6. 2011. DOI 10.1007/s12223-011-0081-6

    26. GUSMÃO D.S.; SANTOS A.V. ; MARINI D.C .; BACCI, M. ; BERBERT-MOLINA M.A.; LEMOS, F.J. A.. Culture-dependent and culture-independent characterization of microorganisms associated with Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) (L.) and dynamics of bacterial colonization in the midgut.