apresentação o - dehonianos.org.br e... · ou “capricho italiano”, a “jesus alegria dos...

9
Dehonianos ..................................... 1 |||| Abrindo Espaços e criando Laços! Apresentação O ntem celebramos a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. É a Festa da Eucaristia, a grande ação de graças de Jesus à qual associamos nossas não pequenas gratidões. Junto às tradições palestinense (Mc e Mt) e antioquena (Paulo e Lc) da Eucaristia, convém não esquecer a ênfase joanina sobre o que aconteceu na ceia derradeira, antes da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Referimo-nos à “Memória de Jesus”. Tanto da celebração eucarística quanto do lava- pés emerge um pedido a fazer memória. Ao final do relato eucarístico Jesus pede: “Façam isto em memória de mim” (1Cor 11,24c). Mandato semelhante segue o gesto surpreendente do lava-pés: “Também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Dei-lhes o exemplo para que vocês façam como eu fiz... Se compreenderem isso e o praticarem, vocês serão felizes” (Jo 13,14b-15.17). Outra vez, a dupla dimensão da vida cristã é como a moeda de duas faces: actio et contemplatio. De um lado, a contemplação, a mística e a inspiração; de outro, a ação, a prática e a missão. Ou, de acordo com o clássico princípio inaciano, “in contemplatione activus et in actione contemplativus”. Já o asseverara oportunamente Santo Agostinho: “Ninguém deve ser tão contemplativo que não pense na utilidade do próximo; nem tão ativo a ponto de não procurar a contemplação de Deus” (De Civ. Dei, XIX 19: PL 41, 647). A propósito, na mesma linha vai o Evangelho do próximo domingo (12º Domingo do Tempo Comum): combinação de confiança ilimitada na divina providência e aposta acertada na humana competência: confiar como se tudo dependesse de Deus (cf. Mt 10,30-31) e agir como se tudo dependesse de nós (cf. Mt 10,32-33). Outra vez, inacianamente: “Age como se tudo dependesse de ti, ora como se tudo dependesse de Deus” (cf. Pedro de Ribadeneira, Vida del Padre Ignacio de Loyola). P. Mariano,scj. ANO I | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 47 a Edição - 20/06/14 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Upload: vantruc

Post on 23-Jun-2018

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

Dehonianos ..................................... 1

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Apresentação

Ontem celebramos a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. É a Festa da Eucaristia, a grande ação de graças de Jesus à qual associamos nossas não pequenas gratidões. Junto às tradições palestinense (Mc e Mt) e antioquena

(Paulo e Lc) da Eucaristia, convém não esquecer a ênfase joanina sobre o que aconteceu na ceia derradeira, antes da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Referimo-nos à “Memória de Jesus”. Tanto da celebração eucarística quanto do lava-pés emerge um pedido a fazer memória. Ao final do relato eucarístico Jesus pede: “Façam isto em memória de mim” (1Cor 11,24c). Mandato semelhante segue o gesto surpreendente do lava-pés: “Também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Dei-lhes o exemplo para que vocês façam como eu fiz... Se compreenderem isso e o praticarem, vocês serão felizes” (Jo 13,14b-15.17).

Outra vez, a dupla dimensão da vida cristã é como a moeda de duas faces: actio et contemplatio. De um lado, a contemplação, a mística e a inspiração; de outro, a ação, a prática e a missão. Ou, de acordo com o clássico princípio inaciano, “in contemplatione activus et in actione contemplativus”. Já o asseverara oportunamente Santo Agostinho: “Ninguém deve ser tão contemplativo que não pense na utilidade do próximo; nem tão ativo a ponto de não procurar a contemplação de Deus” (De Civ. Dei, XIX 19: PL 41, 647).

A propósito, na mesma linha vai o Evangelho do próximo domingo (12º Domingo do Tempo Comum): combinação de confiança ilimitada na divina providência e aposta acertada na humana competência: confiar como se tudo dependesse de Deus (cf. Mt 10,30-31) e agir como se tudo dependesse de nós (cf. Mt 10,32-33). Outra vez, inacianamente: “Age como se tudo dependesse de ti, ora como se tudo dependesse de Deus” (cf. Pedro de Ribadeneira, Vida del Padre Ignacio de Loyola).

P. Mariano,scj.

ANO I | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 47a Edição - 20/06/14

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Page 2: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Papa Francisco:multiplicação do Pão?

NestaEdição

Igreja e Congregação

Província BSP e Distrito BSL

P. João Back na TV Aparecida 5

Paróquia São Judas TadeuHomenageia P. Zezinho 6

Saberes e sabores... 8

3

Teologia e devoção em poesia e canção 4

Coração de Jesus, simplesmente amor. 7

Page 3: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

Dehonianos ..................................... 3

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Papa Francisco: multiplicação do pão?

Como conheci Bergoglio

Pude entrevistá-lo em distintas oportunidades e circunstâncias, mas, nestes momentos em que proliferam os

casos de quem diz tê-lo conhecido muito bem, minha história é mínima.

Só posso dizer que uma vez o vi multiplicar os alimentos, como Jesus fez com os pães e os peixes. Foi em outubro de 2012. Eu colaborava com a equipe de imprensa dos encontros ecumênicos de

católicos e evangélicos que tinham o padre Bergoglio entre seus organizadores.

No estádio onde se realizava a reunião, a administração não permitia a entrada de um catering externo, de modo que, durante o recesso, todos os presentes deviam comprara o almoço dentro do próprio prédio. As opções não eram variadas: só empanadas, e ainda por cima poucas. Era feriado nacional e não haviam previsto mais nada.

Perguntaram a Bergoglio se preferia ir almoçar no exclusivo bairro de Puerto Madero, que fica perto dali e concentra numerosos passeios e restaurantes, mas ele disse que ficaria para comer com todos os outros.

Quando nós, que trabalhávamos na imprensa do evento, fomos convocados para o almoço, já era muito tarde, não restava quase nada. Dirigimo-nos ao final do salão. Quando passamos, Bergoglio se aproximou, cumprimentou cada um com um beijo e agradeceu pelo nosso trabalho.

Depois nos sentamos à última mesa. A garçonete trouxe um pratinho com cinco empadas (Éramos oito). Alguém tomou a iniciativa e começou a parti-las pela metade. Compartilhar, este era o espírito do encontro. E não restava outra opção.

De sua mesa, da outra ponta do salão, Bergoglio seguiu nossos movimentos e entendeu. Depois se levantou e começou a perguntar nas demais mesas se iam continuar comendo. Resgatou da mão de pastores e sacerdotes as últimas empanadas, reuniu-as em um prato e nos serviu.

Comovidos por seu pequeno gesto, nos sentimos adulados e envergonhados. Tinha multiplicado os alimentos. Este pequeno milagre ficou gravado em nosso corações. O homem que hoje ocupa o trono de Pedro tinha percebido uma necessidade e a reparou, quando outros nem sequer tinham se dado conta.

Este é o homem que, aos 76 anos, se propõe a mudar o mundo. Conseguirá?

(Evangelina Himitian, “A modo de epílogo, Como conheci Bergoglio”:A Vida de Francisco. O Papa do Povo).

Page 4: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Zezinho: teologia e devoção em poesia e canção

A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo enseja oportuna recuperação de outra canção original de P. Zezinho. A partir do lugar onde se está é preciso chegar ao lugar

em que Cristo está ou acolhê-lo em nosso lugar a fim de que o transforme em seu lugar. Trata-se de um itinerário comunitário, uma santa refeição que nos torna povo irmão.

Daqui do Meu LugarDaqui do meu lugar, eu olho teu altar,

E fico a imaginar aquele Pão, aquela refeição.Partiste aquele Pão e o deste aos teus irmãos.

Criaste a religião do Pão do céu, do Pão que vem do céu.Somos a Igreja do Pão, do Pão repartido e do abraço e da paz (bis).

Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar,E fico a imaginar aquela paz, aquela comunhão,Viveste aquela paz e a deste aos teus irmãos.

Criaste a religião do Pão da paz, da paz que vem do céu.Somos a Igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão (bis).

Você também pode ouvir a música clicando no link.

http://letras.mus.br/padre-zezinho/358492/

Page 5: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

Dehonianos ..................................... 5

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. João Back na TV Aparecida

Convite

Na próxima segunda-feira (23/06), o pe. João Back,scj, dará uma entrevista ao vivo na TV Aparecida, no Programa Bem-Vindo Romeiro,

para falar sobre o IMSJT (Instituto Meninos de São Judas Tadeu). O programa vai ao ar de 2ª a 6ª feira, das 10h15 às

11h45, ao vivo, pela TV Aparecida, e é apresentado pelo pe. Evaldo César, Bianca Láua e Jéssica Fernandes. A TV Aparecida pode ser sintonizada em São Paulo através do canal digital 41.1, na NET no canal 195, e em todas as operadoras de canais por assinatura.

Pelo Departamento de Comunicação do IMSJT, Elisângela (www.imsjt.org.br).

Page 6: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Paróquia São Judas Tadeu homenageia P. Zezinho Trajetória de um Semeador

Bela iniciativa da Paróquia São Judas Tadeu (Terra Boa/PR) para homenagear P. Zezinho. Vale a pena conferir e imitar!

A Paróquia São Judas Tadeu de Terra Boa/PR se une a tantos que, neste ano, prestam justa homenagem ao irmão e confrade Pe.

Zezinho na comemoração dos seus 50 Anos de Evangelização. Seu carisma e seus dons – inumeráveis – são uma bênção inestimável para a Congregação SCJ, para a Igreja, não somente do Brasil, mas do mundo inteiro.

Quanta alegria ele espalhou com suas belas canções! Quanto bem ele fez às almas e corações com seus livros, com seus escritos em tantos jornais e revistas!É uma opinião bem

pessoal, mas sua composição “Oração pela Família”, comparo-a, no seu sublime momento de

inspiração divina aos grandes momentos de um Handel quando compôs o “Aleluia”, a Tchaikowshy com seus “Abertura 1812” ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim por diante.

Nossa homenagem, muito singela, consiste em que no final de semana de 14 e 15 de Junho, em todas as Santas Missas, tanto na Matriz quanto nas capelas, os ministérios

da música valeram-se somente de cantos de autoria do Pe. Zezinho. E foi muito bonito. Muitos, inclusive, puderam

matar saudades... Outros aprenderam canções que não conheciam ou não lembravam mais.

Parabéns, Pe. Zezinho! Muito obrigado pelo seu amor a Deus, á Congregação e à Igreja.

Pe. Guido José Kievel scj, Pároco.

Page 7: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

Dehonianos ..................................... 7

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Coração de Jesus, simplesmente amor

Quando o vosso Coração amado nos toca n’alma, nasce chama e convite que se transformam em missão;

Faz-se entrega generosa, amor que em nós palpita que preenche de céu a terra, veste de luz a escuridão.

Sei, sim: Vosso Coração sagrado é o nosso fundamento,é a nova Lei do amor que nos atrai e impulsiona;

resume todas as regras e normas na amplidão do amor,torna-se fonte de bênçãos e graças: a vida redimensiona. Em vós encontramos o refúgio, nossa força e esperança.

Sois a luz do mundo, a verdade certa, a glória partilhada; Dais-nos a paz verdadeira e a vida plena em abundância a ser acolhida, trabalhada, assumida e livremente dada.

Em vós, Senhor, nós confiamos, pois sois a eterna alegria,a fonte de água viva, a própria Vida, o nosso Bom Pastor;

Assim nossa vida já é vitória, segurança e genuína harmoniaa nos dar entusiasmo, perseverança e autêntico ardor.

Pelos vossos caminhos seguiremos, vosso amor testemunharemos!

Nossa casa será vosso lar, nosso coração em vigília o vosso altar;

O vosso Coração humilde e manso, a todas as pessoas levaremos.

Vossa misericórdia e entrega imitaremos por nosso viver e amar.

Jerusa Helena Furtado Rodrigues(leiga dehoniana da Lavras/MG).

Page 8: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e sabores...

Caros Confrades, Canção emocionante sobre o Papa Francisco.Como tudo poderia ser diferente, se todos os homens escutassem sua voz e lhe seguissem o exemplo.

http://www.youtube.com/embed/3CZ4qLXz2rs

Fraternalmente, P. Walmor.

Page 9: Apresentação O - dehonianos.org.br e... · ou “Capricho Italiano”, a “Jesus Alegria dos Homens” de Bach, a “Nona Sinfonia” de Beethoven, “Aída” de Verdi e assim

Dehonianos ..................................... 9

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Está brillando una luz, una luz en el caminho(Está brilhando uma luz, uma luz no caminho)para llegar a Jesús de la mano de Francisco.(para chegar a Jesus, pela mão de Francisco)Francisco es la nueva luz, una luz que alumbra a todos.(Francisco é a nova luz, uma luz que ilumina a todos)Vamos a rezar por él, como el reza por nosotros.(Vamos rezar por ele, como ele reza por nós)Francisco abrió sus brazos para cuidar al Pueblo de Dios(Francisco abriu seus braços para cuidar ao povo de Deus)y sobre todo al más pobre, como Jesús lo cuidó.(e sobretudo ao mais pobre, como Jesus o cuidou)Llegaste del fin del mundo con la divina misión(Chegaste do fim do mundo com a divina missão)de anunciarle a tus hermanos el Evangelio de Dios.(de anunciar a teus irmãos o Evangelho de Deus)Está brillando una luz, una luz en el caminho(Está brilhando uma luz, uma luz no caminho)para llegar a Jesús de la mano de Francisco.(para chegar a Jesus, pela mão de Francisco)Francisco es la nueva luz, una luz que alumbra a todos.(Francisco é a nova luz, uma luz que ilumina a todos)Vamos a rezar por él, como el reza por nosotros.(Vamos rezar por ele, como ele reza por nós)Vamos a seguir tus pasos, que nuestra guía sea tu voz(Vamos seguir teus passos, que nossa guia seja tua voz)Queremos ir de tu mano, ir al encuentro de Dios.(Queremos ir por tua mão, ir ao encontro de Deus)El mundo está celebrando porque encendiste una nueva luz,(O mundo está celebrando porque acendeste uma nova luz)porque siembras tu palavra de amor igual que Jesús.

(porque semeias tua palavra de amor do jeito de Jesus)Está brillando una luz, una luz en el caminho(Está brilhando uma luz, uma luz no caminho)para llegar a Jesús de la mano de Francisco.(para chegar a Jesus, pela mão de Francisco)Francisco es la nueva luz, una luz que alumbra a todos.(Francisco é a nova luz, uma luz que ilumina a todos)Vamos a rezar por él, como el reza por nosotros.(Vamos rezar por ele, como ele reza por nós)Francisco, Papa querido, una oración vamos a rezar(Francisco, Papa querido, uma oração vamos rezar)para pedir que te cuide siempre nuestra Virgen de Luján.(para pedir que te cuide sempre nossa Virgem de Luján)Cantemos com alegría a nuestro hermano Francisco,(Cantemos com alegria a nosso irmão Francisco)para el Pastor de la Iglesia, para el Vicario de Cristo.(para o pastor da Igreja, para o Vigário de Cristo)Está brillando una luz, una luz en el caminho(Está brilhando uma luz, uma luz no caminho)para llegar a Jesús de la mano de Francisco.(para chegar a Jesus, pela mão de Francisco)Francisco es la nueva luz, una luz que alumbra a todos.(Francisco é a nova luz, uma luz que ilumina a todos)Vamos a rezar por él, como el reza por nosotros.(Vamos rezar por ele, como ele reza por nós)

Transcreveu e traduziu P. Mariano,scj.

Saberes e sabores...La Luz de Francisco

(Letra, música y interpretación de Palito Ortega)