apresentação encontro nacional de responsabilidade social e sustentabilidade (isma) sara lustosa...

33
Resultados Práticos da Implementação de Políticas Públicas Afirmativas no Serpro Palestrante: Sara Lustosa da Costa

Upload: sara-lustosa-da-costa

Post on 04-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Resultados Práticos da Implementação de Políticas Públicas em uma Empresa Pública de Tecnologia da Informação

TRANSCRIPT

Resultados Práticos da

Implementação de Políticas Públicas

Afirmativas no Serpro

Palestrante: Sara Lustosa da Costa

O SERPRO

!  O Serpro é a maior empresa pública de serviços em tecnologia da informação da América Latina.

!  Presta serviços de Governo Eletrônico. !  Vinculada ao Ministério da Fazenda, cresceu

desenvolvendo soluções que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos.

!  Criada em 1º de dezembro de 1964, tem sede em Brasília, conta com 11 Projeções Regionais, 18 Escritórios e 10.730 profissionais.

!  Faturamento anual em torno de R$ 2 bilhões.

Fonte: InfoGP – Abr/2013

PRINCIPAIS CLIENTES E SISTEMAS

!  Principais clientes: MF, MPOG e MJ. !  Sistemas mais conhecidos: ReceitaNet, Passaporte,

SIAFI, SIAPE, Comprasnet e SISCOMEX.

tema

PRINCIPAIS CLIENTES E SISTEMAS

!  Ao longo de seus 48 anos, o Serpro consolidou-se como uma referência, aprimorando e desenvolvendo tecnologias utilizadas por órgãos do setor público brasileiro, as quais foram incorporadas à vida dos cidadãos.

PESSOAS - GÊNERO

!  Dos 10.730 empregados, mais de 6 mil são homens (6.111); a relação percentual indica 57% de homens e 43% de mulheres.

57%

43%

HomensMulheres

Fonte: InfoGP–Abril/2013

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA - SPM

!  O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens.

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA - SPM

!  O programa consiste em desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho.

!  É dirigido às organizações (empresas e instituições) de médio e grande porte dos setores públicos e privados com personalidade jurídica própria que aderem voluntariamente ao Programa.

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA - SPM

!  A organização, ao participar do programa assina o termo de adesão, elabora o perfil da organização (diagnóstico) e um plano de ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e etnicorracial de forma transversal e interseccional dentro da organização. (Fonte: Guia Operacional da 4ª. Edição)

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA - SPM

!  A organização ao executar de maneira satisfatória as ações ganha um instrumento de gestão eficiente - o selo pró-equidade de Gênero e Raça que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e sócio-ambientais, divulgação nacional e internacional por meio eletrônico e mídia espontânea do compromisso assumido com a equidade de gênero e etnicorracial.

PROGRAMA SERPRO DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

!  A implantação do Programa Serpro de Equidade de Gênero (PSEG) ocorreu em 2007, quando a Empresa aderiu à 2ª edição do programa.

!  O Serpro recebeu o Selo Pró-Equidade de Gênero, conferido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, na 2ª, 3ª e 4ª Edição.

PROGRAMA SERPRO DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

!  Em 2012, o Serpro assinou a 4ª edição do documento. O objetivo, no âmbito da Empresa, foi dar continuidade às implementações de práticas e de sensibilização a toda a comunidade Serpro, no que se refere a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, de forma a contribuir com a eliminação da discriminação entre gênero e raça no mundo do trabalho.

PLANO DE AÇÃO DA 4ª EDIÇÃO

Bloco Gestão de Pessoas •  Diretrizes: Recrutamento e Seleção, Processos de capacitação

e treinamento, Ascensão funcional e plano de cargos e carreira, Programas de saúde e segurança, Políticas de Benefícios.

Bloco Cultura Organizacional •  Diretrizes: Mecanismos de combate às práticas de

desigualdades e discriminações de gênero e étnico racial; Mecanismos de combate à ocorrência de assédio moral e sexual; Prática de sensibilização na cadeia de relacionamentos da organização e propaganda institucional interna e externa.

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Processos de capacitação e treinamento •  Incluir o tema Gênero e Raça nos cursos a distância, programa

de integração, desenvolvimento gerencial e funcional

Medidas: Desenvolvimento do curso GRPE. A expertise do Serpro em relação ao ensino a distância e o interesse da OIT Brasil de adaptar os conteúdos do GRPE para o ensino a distância e disseminar mais amplamente os conteúdos do Manual concretizou-se por meio do Protocolo de Intenções RG Nº 45706, realizado entre Serpro e OIT.

Indícios: Lançamento em março de 2012 e implementação em novembro de 2012.

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

Conteúdo: Manual da OIT de Formação e Capacitação sobre Gênero, Raça, Pobreza e Emprego Modalidade: Ensino a distância

Carga horária: 40 horas

Lançamento: Março de 2012

Homologação: turma piloto, realizada em maio/julho de 2012

Versão sem tutoria: implementada em novembro de 2012

Versão com tutoria: aguardando especialista OIT

Ambiente: UniSerpro Virtual - https://moodle.ead.serpro.gov.br/login/index.php

Escola de Inclusão Digital - https://inclusao.serpro.gov.br/login/index.php

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

1) Introdução às questões de Gênero, Raça, Pobreza e Emprego: apresenta estudos centrais que são discutidos no curso. 2) A questão racial, pobreza, trabalho e emprego no Brasil: tendências, enfoques e políticas de promoção da igualdade, discutindo as relações entre gênero, pobreza, trabalho e a questão racial no Brasil. 3) Acesso ao Trabalho Decente: as questões sobre o trabalho decente como a via fundamental de superação da pobreza e a questão de mulheres e homens, negros e brancos no mercado de trabalho.

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

AÇÕES DESTAQUE – CURSO GRPE

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Mecanismos de combate às práticas de desigualdades e discriminações de gênero e étnico racial

•  Manutenção dos Ciclos de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça

Medidas: Realização do III Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça, com o tema: “Respeito, Inclusão e Equidade: fortalecimento das políticas públicas afirmativas e igualitárias em empresas públicas”, realizado dia 13 de novembro de 2012, com o apoio de nove empresas públicas.

AÇÕES DESTAQUE – III CICLO DE ENCONTROS

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Processos de capacitação e treinamento •  Criar fórum de debates “Falando da Diversidade” com as

temáticas Equidade, Pessoas com necessidades especiais, orientação sexual e Raça/etnia

Medidas: Painel “Por que políticas públicas afirmativas e igualitárias de gênero e raça devem ser um valor estratégico ao desenvolvimento do país?”. O moderador foi o superintendente de Gestão de Pessoas do Serpro, Marcos Benjamin da Silva, também gestor do Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça. Como painelistas, participaram o assessor especial da Seppir, Edson Machado, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do IPEA, Natália Fontoura e a economista do Dieese, Patrícia Lino.

AÇÕES DESTAQUE

AÇÕES DESTAQUE

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Mecanismos de combate às práticas de desigualdades e discriminações de gênero e étnico racial •  Definir e implantar Comitê Gestor para condução e execução da política de Gênero e Raça no Serpro Medida: A formação do Comitê Gestor do Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça do Serpro – PSEG teve como finalidade contemplar o maior número de pessoas, valorizar a diversidade de opiniões e principalmente o compartilhar conhecimentos. A valorização de novos olhares, a variedade de enfoques e troca de experiências garantiu ampla diversidade e proporcionou um ambiente mais rico e propício à inovação.

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Mecanismos de combate às práticas de desigualdades e discriminações de gênero e étnico racial •  Definir e implantar Política de Gênero e Raça, tendo como indicativo a política de responsabilidade social e cidadania da empresa. Medida: A implementação da Política de Gênero e Raça do Serpro, alinhada às políticas e orientações emanadas pelo governo federal e em consonância com os princípios do Código de Ética do Serpro e os valores empresariais, reforçou o alinhamento e a preocupação da alta liderança com as políticas afirmativas

AÇÕES DESTAQUE

Implantação da Política de Gênero e Raça no Serpro

AÇÕES DESTAQUE

Diretriz: Mecanismos de combate à ocorrência de assédio moral e sexual •  Promover palestras, debates e curso de ética Medidas: Realização da palestra Ética e Serviço Público para corpo gerencial e funcional, grade de treinamento no programa de integração de empregados contratados, curso a distância da Universidade Corporativa.

AÇÕES DESTAQUE

AVANÇOS

!  A implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça,

em uma empresa de Tecnologia da Informação, predominantemente

masculina, traz um sentido muito especial ao demonstrar que é

possível mudar a lógica de gestão das organizações, por meio de

medidas institucionalizadas, a favor de maior igualdade entre homens

e mulheres. Portanto, é possível construir atitudes de compromisso

com o respeito e abrir possibilidades para relações mais justas e

saudáveis.

PROGRAMA SERPRO DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

PROGRAMA SERPRO DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

Obrigada!!!

[email protected] 61- 2021-7819 / 9215-1356