apresentaçao de biologia

12
MITOSE

Upload: jordana-de-oliveira-silva

Post on 10-Jul-2015

63 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentaçao de biologia

MITOSE

Page 2: Apresentaçao de biologia
Page 3: Apresentaçao de biologia

Mitose é o processo pelo qual as célulaseucarióticas dividem seus cromossomos entreduas células menores do corpo. Este processodura, em geral, 50 a 80 minutos e é dividido emcinco fases: Prófase, prometáfase, metafase,anafase e telófase.Mas antes de estudá-las é preciso conhecer ociclo celular que por sua vez, está dividido emduas fases.

Page 4: Apresentaçao de biologia

Ciclo Celular

O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva duranteum período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução areprodução.

As fases do ciclo celular são:1. Intérfase: A intérfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a

síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula.Está subdividida, respectivamente, em:

1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas econseqüentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.

1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA.1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está

duplicado.2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as

estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celularpode ocorrer também por meiose.

Page 5: Apresentaçao de biologia

1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas,proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período acélula aumenta de tamanho.

1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produçãodo DNA.

1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, nesteperíodo o DNA está duplicado.

1. Interfase: A interfase é o período demaior metabolismo celular, quandoocorre a síntese e a duplicação do DNA ede todas as outras substâncias eestruturas da célula.Está subdividida, respectivamente, em:

Page 6: Apresentaçao de biologia

Esquema do ciclo celular: I=Interfase, M=Mitose. A duração damitose em relação às outras fases encontra-se exagerada.A mitose é o período durante o qual ocorre a divisão celular quecompreende duas fases, a mitose e citocinese

2. Divisão Celular: É nesteperíodo em que ocorre amitose, pois, todas asestruturas para uma novacélula já estão duplicadas.Lembrando que a divisãocelular pode ocorrer tambémpor meiose.

Page 7: Apresentaçao de biologia

PRÓFASE

No início da mitose, numa célula diplóide, ocentrossomo e os cromossomos encontram-seduplicados. Na prófase os cromossomos começam a secondensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico.Cada cromossomo é constituido por dois cromatídiosunidos pelo centrômero, chamados cromossomosdicromatídeos. Depois, os centríolos deslocam-se parapólos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, aformação do fuso acromático ou fuso mitótico.Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e osnucléolos desaparecem. Essencial para a divisão doscromossomos

Page 8: Apresentaçao de biologia

METÁFASE

A metáfase é a fase mitótica em que os centrômeros doscromossomos estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm doscentríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fasemais estável da mitose. Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logoem seguida partem-se para o início da anáfase. É nesta altura damitose,que os cromossomos condensados alinham-se no centro dacélula, formando a chamada placa metafásica ou placa equatorial,antes de terem seus centrômeros repartidos em decorrência doencurtamento das fibras cinetocóricas pelas duas células-filhas,fazendo com que cada cromátide-irmã vá para cada pólo das célulasem formação.

Essa é a etapa em que os estudos do cariótipo são realizados, poisos cromossomos estão totalmente condensados.E tornam-se visiveis.

Page 9: Apresentaçao de biologia

ANÁFASE

Quebram-se os centrômeros, separando-seos dois cromatídeos que passam a formar doiscromossomos independentes. As fibrilas ligadasa estes dois cromossomos encolhem, o que fazcom que estes se afastem (migrem) para pólosopostos da célula - ascensão polar doscromossomos-filhos. O que leva a que no final,em ambos os pólos haja o mesmo número decromossomos, com o mesmo conteúdo genéticoe igual ao da célula mãe.

Page 10: Apresentaçao de biologia

TELÓFASE

Na Telófase os cromossomos se descondensam,os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova carioteca organiza-se ao redor de cada conjunto cromossômico. Com a descondensação, os cromossomos retornam à atividade, voltando a produzir RNA, e os nucléolos reaparecem.

Durante a telofase os cromossomos descondensam tornando-se menos visíveis. O invólucro nuclear reorganiza-se em torno de cada conjunto de cromossomos e reaparecem os nucléolos. O fuso acromático desaparece e dá-se por concluída a citocinese.

Page 11: Apresentaçao de biologia

CITOCIENESEDivisão do citoplasma que leva à individualização das células-filhas.

Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos que se contraem puxando a membrana para dentro levando de início ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.

Nas células vegetais (com parede celular) como a parede celular não permite divisão por estrangulamento, um conjunto de vesículas derivadas do complexo de Golgi vão alinhar-se na região equatorial e fundem-se formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. (Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células).

Page 12: Apresentaçao de biologia