aprenda inglês brincando com a gamificação e edutainment

3
Aprenda inglês brincando com a gamificação e edutainment! Se tem um verbo que combina bem com o espírito dos tempos contemporâneos esse verbo é procrastinar. Você procrastina, eu procrastino, nós procrastinamos. São livros, tarefas domésticas, atividades físicas e mais uma infinidade de situações que ficam pendentes ou abandonadas. Nada é tão ruim para nossa auto estima e confiança quanto ciclos que ficam sem fim. Essa sensação pode ser ainda pior quando se trata de um aprendizado que foi interrompido, como um curso de inglês deixado pela metade. As razões para isso são muitas: desmotivação, decepção, não adaptação a metodologias, mudança de rotina, mudanças na vida, enfim, são muitos fatores, mas o mais recorrente é mesmo a perda de motivação. E de quem é a responsabilidade de manter o aluno interessado neste caso? Da escola de idiomas, do professor ou do próprio aluno? A resposta é: de todos. Foco no objetivo final Para conseguir correr uma maratona, o atleta precisa ter em mente a linha de chegada, a vitória. Da mesma forma, o aluno deve ter bem claro qual é a razão para ele começar o curso e onde deseja chegar no domínio da língua. É preciso pensar em quais benefícios ele terá no futuro quando estiver falando fluentemente ou que tipo de dificuldade que ele não quer mais passar por não falar inglês. Ter isso em mente vai ajudar o aluno a se manter motivado mesmo diante de desafios que, por ventura, ocorram durante o processo de aprendizado: cansaço, dificuldades de aprendizado, preguiça, falta de vontade, rotina turbulenta. Quando esses desafios surgirem na mente do aluno ele deve visualizar as facilidades que o novo idioma trará e assim, ganhar um novo fôlego para persistir. Ter um motivo bem claro em mente pode ajudar muito na hora de aprender inglês. Ter boa orientação

Upload: manu-goncalves

Post on 30-Jan-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jogos e brincadeiras ajudam a memorizar o que se aprende

TRANSCRIPT

Page 1: Aprenda Inglês Brincando Com a Gamificação e Edutainment

Aprenda inglês brincando com a gamificação e edutainment!

Se tem um verbo que combina bem com o espírito dos tempos contemporâneos esse verbo é procrastinar. Você procrastina, eu procrastino, nós procrastinamos. São livros, tarefas domésticas, atividades físicas e mais uma infinidade de situações que ficam pendentes ou abandonadas. Nada é tão ruim para nossa auto estima e confiança quanto ciclos que ficam sem fim.

Essa sensação pode ser ainda pior quando se trata de um aprendizado que foi interrompido, como um curso de inglês deixado pela metade. As razões para isso são muitas: desmotivação, decepção, não adaptação a metodologias, mudança de rotina, mudanças na vida, enfim, são muitos fatores, mas o mais recorrente é mesmo a perda de motivação. E de quem é a responsabilidade de manter o aluno interessado neste caso? Da escola de idiomas, do professor ou do próprio aluno? A resposta é: de todos. 

Foco no objetivo final Para conseguir correr uma maratona, o atleta precisa ter em mente a linha de chegada, a vitória. Da mesma forma, o aluno deve ter bem claro qual é a razão para ele começar o curso e onde deseja chegar no domínio da língua. É preciso pensar em quais benefícios ele terá no futuro quando estiver falando fluentemente ou que tipo de dificuldade que ele não quer mais passar por não falar inglês.

Ter isso em mente vai ajudar o aluno a se manter motivado mesmo diante de desafios que, por ventura, ocorram durante o processo de aprendizado: cansaço, dificuldades de aprendizado, preguiça, falta de vontade, rotina turbulenta. Quando esses desafios surgirem na mente do aluno ele deve visualizar as facilidades que o novo idioma trará e assim, ganhar um novo fôlego para persistir. Ter um motivo bem claro em mente pode ajudar muito na hora de aprender inglês. 

Ter boa orientaçãoComo foi dito anteriormente, a responsabilidade por manter em alta o processo de aprendizado não é responsabilidade única do aluno. A escola e também o professor são capazes de gerar motivação. Tanto as escolhas pedagógicas quanto o próprio entusiasmo de quem ensina podem contribuir neste caso. 

Há hoje recursos pedagógicos que não eram aplicados nas décadas anteriores, que podem manter a motivação do aluno em pico durante todo o curso. Uma das técnicas pedagógicas já usada por algumas escolas é a gamificação (gamefication).

Aprender jogando Imagine se um dos motivos que levam a procrastinar, na verdade, te ajudasse a aprender. Sim, é possível!Gamificação é uma técnica de engajamento de

Page 2: Aprenda Inglês Brincando Com a Gamificação e Edutainment

alunos que os estimula a ultrapassar desafios e realizar tarefas onde terão algum benefício, por isso, similar ao que acontece nos video games. Também vemos isso em aplicativos como Waze, Yelp ou Booking, onde o usuário vai ganhando prestígio, medalhas, benefícios e descontos em serviços e produtos à medida em que vai interagindo e usando a ferramenta.

Na escola de inglês Qualify, a cada acerto do aluno em sala de aula ele recebe um nota de papel valendo 1 clap, ou um aplauso. À medida que ele vai acumulando claps, ele pode trocá-los por livros, cursos, aulas extras. Diariamente os alunos são estimulados a concluir tarefas, se voluntariarem a responder perguntas e desenvolver projetos, pois assim ganharão mais claps e prestígio. Isso acaba se tornando um motivador diário de longo prazo para o aluno, além de ser divertido e estimulante do ponto de vista pedagógico, já que quanto mais o aluno participar da aula, mais ele se desenvolve no idioma.

Have fun! Além de gamificação, existe outro recurso pedagógico muito atual, que alia diversão na hora de falar e entender inglês. Trata-se do edutainment, palavra formada pela junção de education + entertainment (Educação + Entretenimento).

Edutainment é trazer para o curso entretenimentos que auxiliem na aprendizagem. Exemplos disso são filmes, músicas, vídeos, jogos, atividades lúdicas, encenações. Hoje, com a quantidade e qualidade de séries de TV, programas de Youtube, além de podcasts, as vantagens de usar estas ferramentas são inúmeras. Além de ser bastante segmentado, o que acaba angariando a simpatia de um grande número de alunos (desde quem curte temáticas mais românticas, ou de ficção científica por exemplo), o edutainment é garantia de sucesso em um mundo altamente conectado através dos smartphones e tablets. Sem dúvida, é possível navegar e aprender inglês e na hora de escolher uma escola de idiomas, é fundamental pensar nesses métodos inovadores de aprendizado. 

E você, gostaria de aprender inglês com a gamificação e a edutainment? Conte pra gente através dos comentários!