aprenda a fazer de garrafa pet

14
Aprenda a fazer um pórta lápis de garrafa PET O plástico, que tem sua origem no petróleo, é um dos materiais que mais preocupam, quando expostos ao meio ambiente, devido ao fato de demorar de 300 a 500 anos pra se decompor na natureza. Para solucionar esse problema ou, pelo menos, parte dele, esse material pode ser reciclado ou reutilizado. Nesta matéria o CicloVivo ensina a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer um porta-lápis sustentável. Materiais: 3 garrafas pet (verde) de dois litros; 2 garrafas de pet (branca) de dois litros; Régua; Canetinha; Tesoura; Barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro; Chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm. Primeiro Passo: Retirar os rótulos de todas as garrafas e limpá-las com detergente. O ideal é não usar sabão em pedra, pois ele deixa as garrafas embaçadas. Para retirar as marcas de cola, deixadas pelo rótulo, pode-se usar tinner. O álcool é ideal para retirar os riscos de canetinha. Porém, a limpeza não deve ser feita no momento em que estiver acontecendo a perfuração ou o acabamento. No corte das garrafas, é preciso deixar sempre uma margem de um ou dois centímetros para fazer o acerto da peça e o acabamento.

Upload: carlos-jr-nunes

Post on 12-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

fazendo com garrafa pet

TRANSCRIPT

Page 1: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Aprenda a fazer um pórta lápis de garrafa PET

O plástico, que tem sua origem no petróleo, é um dos materiais que mais preocupam, quando expostos ao meio ambiente, devido ao fato de demorar de 300 a 500 anos pra se decompor na natureza.

Para solucionar esse problema ou, pelo menos, parte dele, esse material pode ser reciclado ou reutilizado. Nesta matéria o CicloVivo ensina a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer um porta-lápis sustentável.

Materiais:

3 garrafas pet (verde) de dois litros; 2 garrafas de pet (branca) de dois litros; Régua; Canetinha; Tesoura; Barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro; Chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.

Primeiro Passo:

Retirar os rótulos de todas as garrafas e limpá-las com detergente. O ideal é não usar sabão em pedra, pois ele deixa as garrafas embaçadas. Para retirar as marcas de cola, deixadas pelo rótulo, pode-se usar tinner. O álcool é ideal para retirar os riscos de canetinha. Porém, a limpeza não deve ser feita no momento em que estiver acontecendo a perfuração ou o acabamento.

No corte das garrafas, é preciso deixar sempre uma margem de um ou dois centímetros para fazer o acerto da peça e o acabamento.

Page 2: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Em uma das garrafas verdes, será feita uma marcação a 10 centímetros de comprimento a partir do gargalo. O fundo também leva uma marcação, acima da marca da parte inferior. A primeira etapa acaba com o corte dos dois riscos.

Segundo Passo:

No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial:

1. Antes de iniciar o acabamento, é preciso garantir que as peças estejam bem secas. Se estiver molhada, a peça poderá ficar deformada. Um retalho qualquer de PET deve ser colocado sobre uma chapa de metal aquecida no fogão;

2. Quando o retalho começar a fazer voltas, a chapa está na temperatura ideal e o fogão já pode ser desligado. Se a chapa aquecer demais, a garrafa ficará áspera;

3. As peças devem ser pressionadas sobre o fogão e giradas aos poucos até que o acabamento desejado seja alcançado;

4. O acabamento total é concluído quando a borda inteira está voltada para dentro, em cerca de 0,5 cm;

5. Para o acabamento parcial, deixe a peça por menos tempo sobre a chapa, apenas para retirar a parte cortante.

 

Terceiro Passo:

Page 3: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Feito o acabamento total do bico, ele deve ser marcado, com a canetinha, dividindo-o em quatro partes. A barra de perfuração será usada para fazer um furo no centro de cada linha marcada. Os furos também podem ser feitos com tesoura comum.

Quarto Passo:

É preciso retirar os gargalos das garrafas restantes e utilizar novamente a técnica One Deck para dar acabamento;

Para montar o porta-lápis, os gargalos devem ser colocados no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;

Agora é só encaixar o bico no fundo para finalizar a peça.

     

Page 4: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

O CicloVivo já ensinou diversas maneiras de como reutilizar garrafas PET (veja aqui). Uma delas é fazer uma jardineira, simples e que pode ser feita em poucos minutos, e que pode servir como uma pequena horta. A jardineira é ideal para quem tem pouco espaço em casa.

Além de você reutilizar uma garrafa de plástico que seria descartada, não gastar dinheiro e reduzir recursos naturais para a produção de um novo produto, você ainda contribui com a saúde da sua família, que pode consumir itens orgânicos de seu próprio cultivo.

Materiais

Duas garrafas PET de no mínimo 2 Litros;Estilete; Tesoura com ponta fina;Caneta para CD eGrampeador, Arame ou Fio de Nylon grosso (neste exemplo será usado o grampeador)

Método

O primeiro passo é cortar as pontas das garrafas, como mostra a imagem na galeria ao lado, e encaixar uma garrafa dentro da outra. Assim, será formado um só recipiente inteiro e fechado.

Para facilitar na hora do corte utilize a caneta (para cd) para desenhar a abertura, o molde de onde exatamente pretender cortar.

Page 5: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Como as partes estão apenas encaixadas você pode também cortá-las separadamente, fica bem mais fácil. Depois encaixe novamente as partes. Verifique se está bem encaixado e reto, e depois grampeie ou fure a embalagem, caso opte por utilizar o arame ou o fio de nylon.

As pontas das duas garrafas, cortadas no início, serão os pés da jardineira. Então, pegue a ponta, posicione no fundo e marque um círculo com a caneta para depois cortar.

Insira a ponta da garrafa no local do furo, para que o local seja coberto. A tampa da garrafa deve ser usada como apoio para mantê-la em pé. Coloque pedras no fundo, para dar maior sustentação e firmeza, coloque dois ou três pés.

Usando a criatividade é possível personalizar a jardineira com diversas pinturas e, com ela pronta, basta só plantar as mudinhas. As informações são da Revista Artesanato.

O cofrinho é ideal para ensinar as crianças, como cuidar adequadamente das finanças.

As garrafas plásticas não precisam ser descartadas desde que a criatividade seja colocada em prática. Este material pode tomar diversas formas, conforme mostrado muitas vezes pelo CicloVivo, e principalmente pode ser usado em trabalhos manuais e momentos de diversão com as crianças.

A norte-americana Martha Stewart ensinou uma técnica simples para transformar a garrafa PET em um cofrinho em formato de porco. O artesanato aplica a técnica de Upcycle e também serve para ensinar as crianças, como cuidar adequadamente das finanças.

Materiais necessários: garrafa plástica, papel colorido, tampas de garrafa, fita dupla face, cola, mola e estilete.

Page 6: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Pendure os vasos de cabeça para baixo em um lugar que receberá bastante luz.

As flores são sempre ótimas opções para decoração doméstica. Por isso, o CicloVivo separou uma dica diferente: um vaso plantado de cabeça para baixo, criado a partir de materiais reciclados. Ele pode ser feito com latas de itens de alimentos diversos ou então garrafas plásticas.

O nível de dificuldade é moderado e o tempo estimado para montá-lo é de duas a três horas.

Materiais necessários:

Latas com tampa plástica ou garrafas PET; pedaços de tecido; um fio de arame; estilete; tesoura; abridor de lata; cola; fita adesiva; broca; retalhos de pano ou filtros de café; alicates e cortadores de fio, solo e plantas.

Instruções para vaso de lata:

Lave e limpe muito bem a lata depois de ter retirado todos os rótulos. A seguir, remova o fundo da lata com um abridor.  Agora faça furos no disco que você removeu. Para isso utilize uma furadeira, ou prego e martelo. Use o que for conveniente para você. Agora achate no entorno dos buracos com um martelo para fins de segurança.

Page 7: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Faça dois furos adicionais em lados opostos da lata, que devem estar cerca 0,6 cm do fundo e em distância igual uns dos outros. Use estes furos para pendurar o vaso.

Agora conecte, com fitas adesivas, o fundo à lata em uma posição cerca de três centímetros menor do que onde ela foi originalmente colocada. Vire a lata e adicione um pouco de terra. Coloque a planta e preencha com solo até o topo, com firmeza, para que o solo fique apertado.

Contorne o lado inferior da lata com um tecido ou um filtro de café. Corte o material em forma de círculo e dobre ao meio. Agora faça um pequeno furo no centro. Assegure que o buraco tenha o diâmetro do caule principal da planta.

Deslize o círculo em torno da haste da planta, isso irá evitar que o solo caia, quando o vaso for virado de cabeça para baixo.

Agora faça um contorno circular com um diâmetro de cerca de cinco centímetros no meio da tampa da lata. Recorte este círculo fazendo uso de um estilete. Mova suavemente a planta por todo o caminho através deste buraco e deslize a tampa para a borda da lata com cuidado, puxando as folhas através do buraco. Agora feche a lata firmemente com a tampa e coloque fita adesiva em torno dele. Isto irá selar o vínculo entre a lata e tampa.

Para embrulhar a circunferência da lata corte um pedaço de tecido com sobre de 0,6 cm. Certifique-se de cortar o tecido 1,27 cm maior que a altura da lata.

Passe um pouco de cola na parte interna do tecido e ordenadamente envolva-o em volta do vaso. Começando com a parte inferior, esconda todas as fitas adesiva e dobre 0,6 cm de tecido extra na parte rebaixada, sobre a tampa superior do vaso, que agora está no fundo. Adicione cola extra para mantê-lo preso.

Corte 13 cm de arame e torça as duas pontas em pequenos ganchos em formato de “u”. Dobre o fio em forma de C e conecte-o através dos furos. Esta será a alça para pendurar o vaso.

Para fazer o vaso utilizando uma garrafa de plástico a maioria dos passos permanecem iguais. Faça um corte na boca da garrafa com 7 cm de diâmetro. Corte também a parte inferior perto da linha de rótulo. Você poderá usar o fundo da garrafa como um tampão.

Page 8: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Todas as outras medidas serão as mesmas. Tudo que você precisa é ser criativo para torná-la linda o suficiente para combinar com a decoração de sua casa.

Para o plantio, as ervas funcionam muito bem, assim como as flores. Pendure os vasos de cabeça para baixo em um lugar que receberá bastante luz.

Como fazer: O primeiro passo é fazer a higienização da garrafa. Para isso lave-a com água quente e sabão e deixe secar. Para fazer o cofrinho no formato de porco, as garrafas ideais são as mais achatadas, pois deixarão o “animal” mais gordinho. As garrafas de outros formatos podem dar vida a outros personagens.

Os papeis coloridos devem ser cortados no formato de olhos, orelhas e nariz. Também é interessante cortar uma fita de papel para passar em volta da garrafa, dando um toque especial ao artesanato. Para colar os recortes pequenos pode ser usada cola quente ou branca. Já o recorte maior, deve ser colado com fita dupla face.

Page 9: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

As tampinhas de garrafa serão usadas para fazer as patinhas, que também serão o apoio do cofre. As quatro “patas” devem ser coladas com cola quente, de forma simétrica.

Assim, o cofrinho já está quase pronto, basta apenas usar o estilete para fazer o recorte da abertura para a entrada de moedas e colar a mola que fará a vez de “rabinho de porco”.

Redação CicloVivo

A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins l Foto: Rosenbaum / Lar Doce lar

O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comandou o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou, em seu site, passo a passo como fazer um modelo parecido.

Page 10: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.

Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.

Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

Page 11: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.

Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

Page 12: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Clique aqui para ver outras ideias de como podem ser feitos os jardins verticais.

O acabamento do vaso reciclado lembra o de um vaso de cristal.

As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários e pela contaminação do solo e dos oceanos. Porém, existem diversas maneiras de evitar o descarte deste material, que pode ser totalmente reaproveitado.

O CicloVivo separou a dica do site wikiHow de como fazer um vaso de garrafa plástica, com um acabamento que lembra um vaso de cristal, mas com a vantagem de ser inquebrável, sem custo algum e que ainda pode ser reciclado posteriormente.

Materiais: 1 garrafa PET (de preferência transparente) e 1 tesoura.

Como fazer:

- Depois de lavar bem uma garrafa plástica e retirar seu rótulo, corte-a na parte superior à parte lisa da garrafa, onde geralmente ficam os rótulos.

Page 13: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

- Picote a parte superior da garrafa com cortes retos e espaçados por toda a sua volta. Sempre corte os segmentos ao meio e depois corte-os ao meio novamente para obter tiras finas do mesmo tamanho.

- Pressione com cuidado e dobre todas as tiras para fora, para deixar os picotes  nivelados. Pressione a garrafa de cabeça para baixo em uma superfície plana para garantir que fiquem alinhadas.

- Para começar a dar o acabamento, dobre uma tira por cima da próxima e por baixo das outras duas seguintes.

- Dobre a próxima tira da mesma maneira, porém dessa vez passe-a por cima de duas tiras e por baixo de uma.

- Dobre a terceira tira da mesma maneira que fez na primeira. Depois continue neste padrão até as últimas três, e então dobre cada uma sobre a outra, até que o acabamento fique completo.

Page 14: Aprenda a Fazer de Garrafa PET

Por causa do peso do plástico, que é muito leve, adicione pedras decorativas, como brita, pedra rolada ou cascalho. Quando você adiciona as pedras, permite que a luz brilhe através de seu vaso, assim ele produzirá belas cores. Clique aqui para ter mais ideais do que pode ser feito com garrafas PET.