app.plurall.net · web viewo conceito de “cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse...

8
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11 As antropólogas Ruth Benedict e Margaret Mead tiveram grande influência no pensamento feminista, abrindo as portas para o questionamento daquilo que era visto como natural: o papel da mulher exclusivamente como mãe e esposa devotada aos afazeres domésticos. Discuta sobre os processos de desnaturalização que ocorre conduzido pelas Ciências Naturais. A desnaturalização é uma quebra dos conceitos sociais sobre determinados papéis, a mulher, por exemplo, foi vista por muito tempo apenas como aquela que cuida da casa, que é mãe. As ciências sociais contribuíram para a quebra desse conceito fornecendo mais direitos às mulheres. Questão 2 Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D Habilidade do ENEM: H11 O conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito na configuração desse conceito, ele diz que a cultura é um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes, tecnologias, etc. Sobre o conceito de cultura usado pelos cientistas sociais, analise as afirmativas a seguir: Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

Upload: others

Post on 09-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11As antropólogas Ruth Benedict e Margaret Mead tiveram grande influência no pensamento feminista, abrindo as portas para o questionamento daquilo que era visto como natural: o papel da mulher exclusivamente como mãe e esposa devotada aos afazeres domésticos. Discuta sobre os processos de desnaturalização que ocorre conduzido pelas Ciências Naturais.

A desnaturalização é uma quebra dos conceitos sociais sobre determinados papéis, a mulher,

por exemplo, foi vista por muito tempo apenas como aquela que cuida da casa, que é mãe. As

ciências sociais contribuíram para a quebra desse conceito fornecendo mais direitos às

mulheres.

Questão 2Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11

O conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito na configuração desse conceito, ele diz que a cultura é um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes, tecnologias, etc. Sobre o conceito de cultura usado pelos cientistas sociais, analise as afirmativas a seguir:

I. David Schneider e Clifford Geertz criticaram o conceito de cultura como um todo integrado e estático.

II. A ideia de cultura como um código de regras e ordens que está na cabeça das pessoas, e não nos comportamentos.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

1

Page 2: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

III. Os antropólogos observaram apenas os comportamentos e os considerava cultura.

IV. Para os cientistas sociais, cultura não é o que as pessoas pensam, mas sim o que elas fazem.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e IV. d) I, II e III.

Questão 3Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11O conceito de cultura vem recebendo diversas críticas, este é um processo comum nas Ciências Sociais, todo grande conceito passa por revisões, adaptações, críticas fulminantes e renascimentos milagrosos. O senso comum ainda tem a mesma ideia do conceito do século XX, mas na Antropologia o conceito já viveu, morreu e renasceu.Analise as afirmativas abaixo que englobam as principais críticas a esse conceito:

I. Muitos intelectuais têm evitado usar o termo “cultura” apesar de precisarem de um conceito que defina as diferenças entre as sociedades.

II. O termo “cultura” tem amplo significado no senso comum, todos podem também ser aplicados na Antropologia de forma integral.

III. “identidade” é um termo que pode ser usado para substituir o termo “cultura” pois guardam semelhanças significativas.

IV. Um conjunto de autores pós-modernos passou a duvidar da possibilidade de falar a cultura dos outros.

Estão Corretas:a) Todas. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) I, III e IV

Questão 4Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11

Considere o trecho para responder:

Iracema acendeu o fogo da hospitalidade; e trouxe o que havia de provisões para satisfazer a fome e a sede: trouxe o resto da caça, a farinha d’água, os frutos silvestres, os favos de mel, o vinho de caju e ananás.Depois a virgem entrou com a iguaçaba, que na fonte próxima enchera de água fresca para lavar o rosto e as mãos do estrangeiro.

ALENCAR, José de. Iracema. 37. Ed. São Paulo: Ática, 2009. p. 25.

Nesse trecho do romance Iracema, José de Alencar faz uma descrição dos índios como solícitos e servis, desenhando uma imagem de submissão. Visão que favorece a elite branca europeia, pois representa os indígenas como serviçais.Analise as afirmativas a seguir e atribua (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

1. Para os críticos do conceito de cultura, a cada nova descrição, temos uma representação criada por quem a descreve.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

2

Page 3: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

2. A descrição feita dentro do conceito de cultura é inválida perante a sociedade, já que não reflete a realidade.

3. Aqueles que são descritos culturalmente não tem sua própria voz ouvida.4. Os descritos não possuem nenhum controle da imagem que lhe está sendo

atribuída.Assinale a sequência correta:

a) V-V-F-F. b) F-V-V-F. c) F-V-F-F. d) V-F-V-V.

Questão 5Nível de dificuldade: Médio. – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H4

A charge evidencia um problema que segundo os pesquisadores pós-coloniais é fruto da utilização do conceito de cultura, tal problema passariam a fazer parte do senso comum que o descrito não poderia fugir.Assinale a alternativa que evidencia o problema mencionado pelos pós-coloniais:

a) Descrição de características que rebaixam um grupo social.b) Criação de estereótipo, que enquadram grupos sociais de forma generalizada.c) Caracterização baseada na cultura que é estática.d) Descrição de todos os elementos através da visão eurocentrista.

Questão 6Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11 Bronislaw Malinowski nasceu na Polônia, estudou Ciências Exatas em seu país e na Alemanha e, depois mudou-se para a Inglaterra, onde se naturalizou. Malinowski se enveredou para a Antropologia e ficou conhecido por estabelecer o método etnográfico, isto é:a) A observação passiva, onde o pesquisador é apenas um observador.b) A observação participante, onde o pesquisador deve mergulhar na cultura local.c) A observação crítica, onde o pesquisador deve interferir, apresentando seus hábitos

na cultura local.d) A observação obstante, onde o pesquisador deve impedir atos que julga impróprio,

de acordo com sua visão.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

3

Page 4: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

Questão 7Nível de dificuldade: Difícil Habilidade do ENEM: H11;

Segundo Radcliffe-Brown, o método aqui adotado (estruturas sociais) não é histórico nem pseudo-histórico, mas o que associa comparação e análise. Comparam-se os sistemas sociais com vistas à definição das suas diferenças e, para além delas procura-se definir as suas semelhanças fundamentais e seus aspectos gerais. Um dos objetivos no método comparativo é obter esquemas de classificação. Sem classificação não há ciência.Explique as estruturas sociais na perspectiva de Brown.

A estrutura de uma sociedade seria a relação entre as diversas partes que a compõem:

a forma como as pessoas produzem comida, as regras de parentesco, o uso da terra, a forma

de organizar grupos para a guerra, os rituais, as crenças religiosas. Tudo isso poderia ser

observado pelo antropólogo e descrito de forma sistemática.

Questão 8Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H 11

Evans-Pritchard, produziu um trabalho clássico sobre a população nuer, habitantes de uma área correspondente ao Sudão do Sul. A estrutura social dos nuer era baseada em fissão e fusão (separação e união), eles se dividiam em clãs, que mantinham relações com outros clãs a partir de genealogias ancestrais.

Analise as afirmativas a seguir sobre as relações dos nuer.

I. Uma guerra entre dois clãs próximos podia acontecer, porém se um desses clãs fosse ameaçado por um clã distante, os dois clãs próximos se juntavam para guerrear coletivamente.

II. Os processos de fissão e fusão dos nuer pareciam ser uma estrutura móvel, pois havia distintas formas de organização dos clãs.

III. A sociedade nuer funcionava sem um poder central organizado.IV. Evans-Pritchard descreveu a partir da organização de fissão e fusão dos

nuer o que chamou de princípio estrutural.Estão corretas:

a) Apenas II. b) Apenas I e IV. c) I, II, III e IV. d) Todas.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

4

Page 5: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

Questão 9Nível de dificuldade: Médio. – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11.

Marcel Mauss, sobrinho de Émile Durkheim, desenvolveu seu trabalho numa esfera de intelectuais reunidos em torno na revista L’Année Sociologique. Mauss tinha uma preocupação semelhante à dos evolucionistas do século XIX: buscar explicações gerais para os fenômenos humanos, em perspectiva sempre comparativa.Em seu texto clássico Ensaio sobre a dádiva (1923), Mauss diz que qualquer sociedade se baseia, exceto:

a) Na aliança: para existir, uma sociedade precisa se constituir de grupos que estabeleçam alianças.

b) A necessidade de retribuir uma dádiva leva a um sistema de trocas.c) Na especificidade de cada grupo, quanto menos generalizar uma sociedade melhor

essa se desenvolve.d) A origem da sociedade estaria na troca como forma de estabelecer relações.

Questão 10Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H11; H23Explique por que Lévi-Strauss avançando na teoria da dádiva de Mauss, de quem foi aluno, afirma que o que leva as pessoas a fazer trocas é a proibição do incesto.

Lévi-Strauss afirma que toda sociedade impõe alguma limitação aos casamentos. Em nossa

sociedade, por exemplo, é proibido o casamento entre irmãos. E se uma parte das pessoas de

um grupo não pode casar entre si, torna-se necessário buscar casamentos fora do grupo, ou

seja, torna-se necessário estabelecer algum tipo de troca entre grupos e até sociedades.

Questão 11Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H11; H15.A oposição entre sociedades simples e complexas foi uma das formas empregadas para distinguir as sociedades. Esses termos, porém, são problemáticos, pois todos os antropólogos correriam a afirmar que nenhuma sociedade é realmente simples e todas elas, a seu modo, são complexas. A oposição é mais evidente em outros aspectos.Podemos então definir uma sociedade complexa como:

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

5

Page 6: app.plurall.net · Web viewO conceito de “Cultura” foi incorporado ao senso comum, mas esse conceito é diferente do usado pela antropologia. O pensamento de Boas ajudou muito

a) São as sociedades pequenas e isoladas, e fontes diferenciadas de culturas.b) De grande escala espacial, com estrutura governamental e uma única fonte de

cultura.c) Aquelas que combinam uma grande escala de tamanho, a presença do Estado,

fortes diferenças culturais internas.d) Não existe sociedade complexa, toda sociedade é complexa.

Questão 12Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H11; H15.Os antropólogos acreditavam que o encontro entre grupos muito distintos, o mais frágil deles lentamente se assemelharia ao mais forte. Os ingleses, fazendo pesquisas na África, simplesmente ignoravam as transformações pelas quais passavam os grupos que estudavam e tentavam retratá-los como deveriam ser antes da chegada dos europeus. Essa perda da identidade dos povos mais frágeis é chamada de:

a) Etnicidade. b) Etnocentrismo. c) Apropriação cultural. d) Aculturação.

Sociologia | Sociologia Hoje | volume 1 | 3º bimestre | Editora Ática

6