app.plurall.net · web viewa região sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram...

16
Material Digital do Professor História – 4º ano 1º bimestre – Avaliação Escola: Professor: Nota: Aluno: 1. Observe a imagem a seguir. Ela retrata o modo de vida de um grupo humano que não possui habitação fixa, deslocando-se sempre de um lugar para outro. Wikipedia/Wikimedia Commons Grupo humano próximo ao lago Namtso, no Tibete. Foto de 2005. O grupo que possui esse modo de vida é conhecido como: a) imigrante. b) nômade. c) refugiado. d) sedentário.

Upload: others

Post on 31-Dec-2019

27 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

Escola:

Professor: Nota:

Aluno:

1. Observe a imagem a seguir. Ela retrata o modo de vida de um grupo humano que não possui habitação fixa, deslocando-se sempre de um lugar para outro.

Wikipedia/Wikimedia Commons

Grupo humano próximo ao lago Namtso, no Tibete.Foto de 2005.

O grupo que possui esse modo de vida é conhecido como:

a) imigrante.

b) nômade.

c) refugiado.

d) sedentário.

Page 2: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

2. O desenvolvimento de grandes cidades ao longo do tempo é um exemplo de como os seres humanos provocam numerosas modificações na natureza e geram diversos impactos ao meio ambiente.

Alguns impactos podem ser considerados positivos, porém a derrubada de florestas pode gerar impactos negativos, como:

a) aumento na produção de alimentos no campo.

b) controle da produção de alimentos.

c) desaparecimento de espécies de vegetação.

d) desenvolvimento de grandes cidades.

3. No início do século XX, iniciou-se a imigração japonesa para o Brasil, por causa de um acordo entre os governos brasileiro e japonês. O Japão estava com problemas de superpopulação, e o Brasil, com falta de mão de obra em suas fazendas de café. Com isso, o Japão poderia oferecer a mão de obra de que o Brasil necessitava.

Muitos são os motivos para que ocorra imigração. Porém, de acordo com o trecho acima, o Japão precisava resolver o problema de:

a) excesso de alimentos.

b) excesso de população.

c) falta de trabalhadores.

d) falta de fazendas.

Page 3: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

4. A região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café em São Paulo e Minas Gerais, que necessitava de mão de obra. A região Sul também recebeu esses imigrantes, pois contava com disponibilidade de terras e clima semelhante ao da Itália, recebendo os italianos, que se dedicavam à agricultura, à criação de porcos e, principalmente, ao cultivo de uvas.

Os imigrantes italianos que fixaram moradia na região Sul ficaram conhecidos pela fabricação de:

a) queijos.

b) roupas.

c) sapatos.

d) vinhos.

5. Leia o depoimento de Flavia Estevan.

[...] Minha avó, espanhola, chegou ao Brasil há 60 anos. Ela e a irmã sobreviveram à guerra civil espanhola, que matou seu pai, seu irmão e fez a mãe e outro irmão fugirem para a Suíça. Minha avó conta que quando chegou ao Brasil foi recebida no Porto de Santos. [...]

Disponível em: <www.pressenza.com/pt-pt/2016/02/281771/>. Acesso em: 12 nov. 2017.

A avó de Flavia buscou melhores condições de vida fora do seu país:

a) por ter sobrevivido à guerra.

b) por morar próximo à família.

c) por obter boas condições de trabalho.

d) por receber documentos novos.

Page 4: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

6. Observe a imagem a seguir.Wikipedia/Wikimedia Commons

A foto acima é de uma loja de imigrantes sírio-libaneses na cidade de São Paulo em 1950. Nessa época, São Paulo era uma cidade com muitas lojas como essa. Com base nisso, é possível dizer que esses imigrantes que desembarcaram no Brasil tinham como principal atividade de trabalho:

a) a agricultura.

b) a pecuária.

c) o comércio.

d) a trabalhos domésticos.

Page 5: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

7. Com a domesticação de animais e o domínio dos cultivos agrícolas, o ser humano mudou seu modo de vida e passou a fixar-se em lugares que ofereciam melhores condições para a prática da agricultura e do pastoreio, iniciando-se assim a sedentarização.

Escreva como o desenvolvimento da agricultura e da pecuária possibilitou a sedentarização dos grupos humanos.

8. A sedentarização dos grupos humanos resultou na criação de moradas fixas, além de ter possibilitado o desenvolvimento de técnicas e materiais para o cultivo de alimentos e a criação de animais.

Antes de se tornarem sedentários, os seres humanos possuíam um modo de vida totalmente diferente. Que modo de vida era esse e quais eram suas principais características?

Page 6: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

9. Leia o texto a seguir, que trata das transformações ocorridas no bairro do Brás, em São Paulo.

O bairro do Brás originou-se com a construção da igreja do Senhor Bom Jesus do Matosinho, no século XVIII. Durante décadas, o bairro foi ocupado apenas por chácaras. A construção da Estação Ferroviária do Norte, em 1877, alavancou as áreas comercial e industrial da região.

No final do século XIX, o Brás recebeu um grande número de imigrantes estrangeiros, principalmente italianos. Eles escolheram o Brás como moradia pelas chances de trabalho nas indústrias do local e porque lá existia a Hospedaria dos Imigrantes. A chegada posterior de indústrias têxteis e metalúrgicas no Brás acabou estimulando atividades de confecções e de máquinas de fabricação de peças de metal, plástico ou madeira. Com o tempo, a população do bairro foi se modificando por causa do aumento de migrantes nordestinos que ali se instalaram.

Hoje o bairro é voltado essencialmente à indústria e comércio popular de confecções (roupas), com forte presença de imigrantes coreanos e bolivianos.

CALBENTE, L. Texto cedido pelo autor.

Com base no texto, responda: quais fatos ocorreram para que a região do Brás se tornasse um polo comercial?

Page 7: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

10. Leia o texto a seguir.

A Rota da Seda

[...] A Rota da Seda, na verdade, eram diversas estradas ou diversos caminhos que acabavam se unindo em uma determinada direção. Conectava o vale do Rio Amarelo (China ao mar Mediterrâneo), atravessava cidades chinesas como Kansu e Sinkiang, países que hoje são o Irã, Iraque, Síria, Uzbequistão, Turcomenistão e Paquistão.

[...] caravanas levavam por volta de 3 semanas para ir de Srinagar [norte da atual Índia] até Leh, que era a encruzilhada dos vários caminhos da Rota da Seda. Hoje pode-se chegar a Leh em dois dias pela estrada de Srinagar, ficando uma noite em Kargil. [Destaque-se que entre Srinagar, que fica no norte da Índia, e Leh, no noroeste desse mesmo país, a distância é de aproximadamente 400 quilômetros.] A estrada, hoje chamada de Rodovia Federal, foi construída nos anos 1960...

Esse é apenas um exemplo de como as estradas que foram abertas há milhares de anos são até hoje um documento da coragem e um exemplo da ousadia do homem em se aventurar por caminhos inexistentes.

Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Caminhos_da_hist%C3%B3ria/ Rota_da_seda/Introdu%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em:

13 nov. 2017.

O texto afirma que as estradas que foram abertas há milhares de anos são um documento da coragem do ser humano. Qual seria o motivo para o autor ter usado a palavra documento?

Page 8: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

11. Leia o texto abaixo.

Os italianos se espalharam por várias partes do Rio Grande do Sul, e muitas outras colônias foram criadas por particulares, que vendiam as terras aos italianos. Nessas terras, os imigrantes italianos começaram a cultivar uvas e a produzir vinhos. [...] Em Santa Catarina, os colonos que vieram do norte da Itália no final do século XIX, fugindo da pobreza, se estabeleceram principalmente no sul do estado.

Nas colônias do Sul do Brasil, os imigrantes italianos [...] podiam falar seus dialetos de origem e manter sua cultura e tradições.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil>.

Acesso em: 13 nov. 2017.

De acordo com o texto, quais foram os motivos da imigração dos italianos para a região Sul do Brasil?

12. Muitos imigrantes chegaram ao Brasil entre o fim do século XIX e o início do século XX. Eles tinham hábitos e valores culturais muito diferentes daqueles existentes no Brasil. Como a vinda desses imigrantes afetou e modificou a cultura brasileira nesse período?

Page 9: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

13. Observe a imagem a seguir.

Wikipedia/Wikimedia Commons

Esse objeto tem milhares de anos e era utilizado para moer grãos plantados pelos seres humanos, como o trigo. Ele foi localizado na região da península Ibérica, onde atualmente existem a Espanha e Portugal.

Com base nisso, é possível dizer que os povos que viviam nessa região, na época em que o objeto foi fabricado, eram povos nômades ou sedentários? Justifique sua resposta.

Page 10: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

14. Leia o texto a seguir, que trata do bairro da Liberdade, em São Paulo.

Bairro da Liberdade – o Japão em São Paulo

O bairro da Liberdade, localizado na cidade de São Paulo, recebeu os primeiros grupos orientais no início do século XX, com o objetivo de trabalhar nas lavouras.

Por volta de 1912, os imigrantes japoneses começaram a procurar moradia no bairro, especialmente na rua Conde de Sarzedas. Eles buscavam essa rua porque muitos dos imóveis do local possuíam porões. Alugar quartos no subsolo era muito barato. Além disso, a rua era próxima do centro da cidade, onde parte dos japoneses trabalhava.

A colônia japonesa desenvolveu e incentivou o comércio na região desde o início do século XX. Estabeleceram-se no bairro hospedarias, lojas de alimentos orientais, restaurantes, hotéis e bares. No início da década de 1970, a Feira Oriental passou a ser organizada aos domingos, com barracas de comidas típicas e artesanatos, na Praça da Liberdade. Até hoje a feira é considerada um importante ponto de divulgação da cultura japonesa em São Paulo.

Dados do texto extraídos de: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_(bairro_de_S%C3%A3o_Paulo) e

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil>. Acesso em: 17 jan. 2018.

Com base no texto, explique quais elementos da cultura japonesa podiam ser encontrados no bairro da Liberdade no início do século XX.

Page 11: app.plurall.net · Web viewA região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Esse fato se deve ao processo de expansão das lavouras de café

Material Digital do ProfessorHistória – 4º ano

1º bimestre – Avaliação

15. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu um grande número de imigrantes. Até meados do século XX, esse movimento se manteve forte, mas depois perdeu força.

Atualmente, o Brasil ainda recebe imigrantes? Justifique sua resposta.