apostila texto e contexto - pp

49
1 Língua Portuguesa: Texto e contexto Publicidade e Propaganda 2013 Profa Dra Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Upload: leonardo-lara

Post on 26-Oct-2015

1.147 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Texto e Contexto - Pp

1

Língua Portuguesa:

Texto e contexto

Publicidade e Propaganda

2013

Profa Dra Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Page 2: Apostila Texto e Contexto - Pp

2

ESTRUTURA DA COMUNICAÇÃO

Enleio

Todo ato de comunicação constitui um processo que tem por objetivo a transmissão de uma mensagem e, como todo processo, apresenta alguns elementos fundamentais. São seis os elementos envolvidos no processo de comunicação, conforme o esquema abaixo:

... ........................... ...........................

1- Emissor: é quem transmite a mensagem. Pode ser um individuo, um grupo, uma firma, um órgão de difusão.

Que vou dizer a você? Não estudei ainda o código Do amor. Inventar, não posso. Falar, não sei. Balbuciar, não ouso. Ficar de olhos baixos Espiando, no chão, a formiga. Você sentada na cadeira de palhinha. Se ao menos você ficasse aí nessa posição Perfeitamente imóvel como está, Uns quinze anos (só isso) Então eu diria: Eu te amo. Por enquanto sou apenas o menino Diante da mulher que não percebe nada. Será que você não entende, será que você é burra? Carlos Drummond de Andrade

REFERENTE

EMISSOR RECEPTOR

CANAL DE COMUNICAÇÃO

MENSAGEM

CÓDIGO

Page 3: Apostila Texto e Contexto - Pp

3

2- Receptor: é aquele que recebe a mensagem. Pode ser um indivíduo, um grupo, um animal ou até mesmo uma máquina (computador, gravador...). Note-se que o fato de receber a mensagem não implica necessariamente decodificá-la e compreendê-la.

3- Mensagem: é tudo aquilo que o emissor transmite ao receptor; é o objeto da comunicação. 4- Canal: ou contato é o meio físico, o suporte ou veículo através do qual a mensagem é levada do emissor ao

receptor. De maneira geral, as mensagens circulam através de dois principais meios: a) meios sonoros: ondas sonoras, ouvido, voz; b) meios visuais: excitação luminosa, percepção da retina.

5- Código: é um conjunto de signos e suas regras de comunicação. Cada tipo de comunicação tem seu código próprio: as comunicações verbais e não-verbais, evidentemente, usam códigos diferentes, específicos a cada situação comunicativa.

6- Referente: é o assunto, o contexto ou objeto da comunicação.

A comunicação só se realiza quando todos os seus elementos funcionam adequadamente. Se o receptor não capta ou não compreende a mensagem não há comunicação. Qualquer problema com o canal impedirá que a mensagem chegue ao receptor; neste caso, não há comunicação e sim ruído (obstáculo da comunicação). O papel do código é de grande importância e deve ser compartilhado por emissor e receptor, caso contrário a comunicação é parcial ou nula.

O texto a seguir ilustra nossa aula.

Meu Caro Amigo

Meu caro amigo me perdoe, por favor Se eu não lhe faço uma visita Mas como agora apareceu um portador Mando notícias nessa fita Aqui na terra 'tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta Muita mutreta pra levar a situação Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça Ninguém segura esse rojão Meu caro amigo eu não pretendo provocar Nem atiçar suas saudades Mas acontece que não posso me furtar A lhe contar as novidades Aqui na terra 'tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta É pirueta pra cavar o ganha-pão Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro E a gente vai fumando que, também, sem cigarro Ninguém segura esse rojão Meu caro amigo eu quis até telefonar Mas a tarifa não tem graça Eu ando aflito pra fazer você ficar A par de tudo que se passa Aqui na terra 'tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

Page 4: Apostila Texto e Contexto - Pp

4

Muita careta pra engolir a transação E a gente tá engolindo cada sapo no caminho E a gente vai se amando que, também, sem um carinho Ninguém segura esse rojão Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever Mas o correio andou arisco Se permitem, vou tentar lhe remeter Notícias frescas nesse disco Aqui na terra 'tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta A Marieta manda um beijo para os seus Um beijo na família, na Cecília e nas crianças O Francis aproveita pra também mandar lembranças A todo o pessoal Adeus (Chico Buarque e Francis Hime)

1)1) A leitura atenta do texto e a observação de seus inúmeros detalhes permite-nos caracterizar o emissor da mensagem. Caracterize-o a partir do que o texto nos fornece.

2) O modo como o emissor se dirige ao receptor demonstra que tipo de relação eles mantêm. Baseando-se na linguagem, justifique sua resposta.

3) Há um verso no texto capaz de resumir toda a mensagem transmitida. Aponte-o.

4) O referente da mensagem transmitida é um objeto ou uma situação? Justifique.

5) Ao longo do texto, o emissor faz referência a vários canais de comunicação. Quais são eles?

6) Imagine que você é o receptor e seu professor o receptor. Numa situação de formalidade, como seria transmitida a seguinte mensagem?

“É pirueta pra cavar o ganha-pão

que a gente vai cavando só de birra, só de sarro.”

7) A mensagem contida nos versos abaixo será transmitida em rede nacional de rádio e televisão num discurso proferido pelo Presidente da República. Como você a redigiria?

“ Muita careta pra engolir a transação

E a gente tá engolindo cada sapo no caminho.”

8) Aponte a mensagem do texto em que o emissor sugere que pode ter problemas para enviar sua mensagem. Que tipo de problemas você acha que ele teria de enfrentar?

Page 5: Apostila Texto e Contexto - Pp

5

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Há correspondência entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem:

REFERENTE

(função referencial )

EMISSOR .......................................................................................................... .................... RECEPTOR

( função emotiva) CANAL DE COMUNICAÇÃO ( função conativa) ( função fática)

___________ MENSAGEM _____________

( função poética) CÓDIGO ( função metalingüística)

Função Emotiva ou Expressiva é a que põe ênfase no emissor. Linguagem subjetiva; predominam as sensações, emoções, opiniões, reflexões pessoais, a carga emocional. O tom é quase sempre confessional ( emprego da 1ª pessoa) “Toda a minha primeira infância tem gosto de caju e de pitanga. Caju de praia e pitanga brava. Hoje, tenho 54 anos bem sofridos e bem suados ( confesso minha idade com um cordial descaro, ao contrário de Tristão de Athayde, não odeio a velhice.)”... (Rodrigues)

Função Fática instaura ou facilita a comunicação, procura assegurar a eficiência do processo comunicativo. Sua característica principal é a de preparar a comunicação. A mensagem é truncada, reticente, apresenta excesso de repetições, desejo de compreensão. “ _ Alô! _ És tu? _ Bom dia, flor do dia! Há quanto tempo... Eu bem que te dizia. Tudo passa no mundo... Tudo... A gente Custa a gostar e esquece de repente...” ( Manuel Bandeira)

Função Conativa ou Apelativa é dirigida, especificamente, ao receptor. A linguagem apresenta caráter persuasivo, sedutor, procura aproximar-se do receptor ( leitor, ouvinte, espectador), convencer, mudar seu comportamento. É a linguagem dos textos publicitários, dos sermões, discursos, exortações, orações, teatro didático e político. “Muito bem, minha gente, vamos todos pra casa, vamos circular que a passeata está suspensa. Estão me ouvindo? Acabou a passeata! Ei, pessoal! Não tem mais passeata! (...) Não tem!...” ( Chico Buarque)

Page 6: Apostila Texto e Contexto - Pp

6

Função Poética valoriza a comunicação pela forma da mensagem. A linguagem é criativa, afetiva, recorre a figuras, ornatos, apresenta ritmo, sonoridade. A função poética, no entanto, não se apresenta somente na poesia, há que se considerar, na Literatura, suas várias manifestações. Inscrição para uma lareira “ A vida é um incêndio: nela

dançamos, salamandras mágicas. Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a canção das chamas! Cantemos a canção da vida na própria luz consumida...” ( Mário Quintana)

Função Metalingüística é centrada no código. A linguagem fala sobre a própria linguagem, como nos textos explicativos, nas definições. Mas se um poeta fala nos seus versos sobre a arte de fazer versos, está usando a metalinguagem. “Não faças versos sobre acontecimentos. Não há criação nem morte perante a poesia. Diante dela a vida é um sol estático, Não aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam. Não faças poesia com o corpo, Esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica”. ( Drummond)

Função Referencial destina-se a transmitir a informação objetiva, sem comentários nem juízos de valor. Seu objetivo é a notícia_ isso. É, por excelência, a linguagem do jornalismo, dos noticiários. A linguagem deve ser denotativa, precisa, objetiva. A função referencial é usada nos manuais técnicos, fichas informativas, instruções sobre instalação e funcionamento de aparelhos. Na Literatura é empregada nas epopéias, nas narrativas míticas. EFÍGIE SIMBOLIZA A REPÚBLICA

A efígie estampada nas notas de real é uma figura de mulher que representa a República. Ela tem origem na Revolução Francesa. Segundo a assessoria do Museu de Valores do Banco Central, trata-se de uma figura simbólica representando um rosto de mulher do povo, de uma camponesa. O adorno que apresenta na cabeça chama-se barrete frígio (cobertura para a cabeça usada pelos frígios e na época da primeira República na França) Chama-se frígio quem nasceu na Frígia, uma região localizada na Ásia antiga. A região, segundo o Banco Central, era conhecida como o local onde as pessoas não se deixavam escravizar. A cidade tornou-se então símbolo de liberdade.” (Folha de S. Paulo, 2-7-94)

Page 7: Apostila Texto e Contexto - Pp

7

EXERCÍCIOS

1) Identifique a função da linguagem predominante em cada texto que segue. Justifique sua

resposta. a) “Para comprar ou vender seu imóvel, confie na tradição de quem há cinco anos sabe como Schipper

Imóveis.” b) “Tudo que sei está em X. a morte? A morte é X.” (Clarice Lispector) c) _ Tudo em cima? _ Só... _ Valeu! _ Falou... d) “Os fardos de farinha Empilhados na noite Contra o muro do armazém Dormem pesados Calmos Alimentícios.” (Fernando Torres) e) A tirotricina é um antibiótico composto de gramidicina e tirocidina; tem grande poder bacteriostático e

bactericida contra germes grã-positivos. A tirocidina tem eficiência contra germes grã-negativos. f) “Catar feijão se limita com escrever: Joga-se os grãos na água do alguidar E as palavras na folha de papel; E depois, joga-se fora o que boiar.” ( João Cabral de Melo Neto) g) “Se tu me amas, ama-me baixinho Não o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim.” (Mário Quintana) h) A palavra usada no sentido literal denomina-se denotação, que corresponde à função referencial da

linguagem, uma vez que pressupõe relação totalmente objetiva entre a palavra e o objeto designado. Um exemplo de texto predominantemente denotativo é o jornalístico que procura ser a melhor versão para se obter a verdade.

i) “Deixei Paris para trás com saudade de um ano de amor e pela frente tenho o Brasil, que é uma paixão

permanente em minha vida de constante exilado.” (Vinícius de Moraes) j) _ Não. Espera um bocadinho. Me responde depressa. ( M. Rebelo) k) Quem sabe o que quer, quer saúde. Não fume!

Page 8: Apostila Texto e Contexto - Pp

8

VARIANTES LINGUÍSTICAS

- Todas as línguas variam: não há sociedade ou comunidade na qual todos falem da mesma

forma; - A variedade lingüística é o reflexo da variedade social: em toda sociedade existe diferença de

status ou papel, essas diferenças refletem-se na linguagem; - Percebemos diferença na fala das pessoas de classe diferente, de idade diferente, de sexo

diferente; - As línguas fornecem também meios de constituição de identidade. É estranho um velho falar

como criança, uma autoridade falar como um marginal. As variedades lingüísticas são marcadas por fatores internos da língua ou por fatores sociais ou por ambos ao mesmo tempo. Vejamos alguns exemplos: Dimensão territorial: o português do Brasil x português de Portugal

Apesar do frio, o puto não pensou duas vezes e saiu de casa. Ao pé do talho do Carlos, resolveu meter a camisola. Tinha a chave, então decidiu entrar no pesado de seu pai que estava logo ali, avariado. Sabia da existência de um saco no pesado, que às vezes tinha uns trocos. Conseguiu o dinheiro e continuou sua caminhada. A fome apertou, comprou um prego e o comia com gosto. Depois sentiu sede. Em uma venda, viu brilhando uma clementina. Dinheiro já não havia, não pensou duas vezes: arrebatadamente a pegou e comeu. puto: criança pequena talho: açougue camisola: malha, moleton pesado: caminhão saco: qualquer tipo de sacola prego: sanduíche popular em Portugal clementina: espécie de mexerica pequena

Dimensão regional: dá-se devido à influencia que cada região recebeu em sua formação; as variações podem ser fonéticas – pronúncia, entonação, timbre – lexicais: diferentes palavras para dizer uma mesma coisa, palavras iguais com sentido diferente...

Tiro ao Álvaro Adoniran Barbosa

De tanto levar frechada do teu olhar Meu peito ate parece sabe o que Talbua de tiro ao Álvaro Não tem mais onde furar (não tem mais) Teu olhar mata mais do que bala de carabina Que veneno estricnina , que peixeira de baiano Teu olhar mata mais que atropelamento De automover , mata mais que bala de revorver

Page 9: Apostila Texto e Contexto - Pp

9

Dimensão social: representam variações de acordo com as classes de acordo com as classes sociais a que pertencem os usuários da língua; exercem o papel de identificação grupal/ o grupo ganha identidade pela linguagem. É comum considerar como variedade dialetal de natureza social também os jargões profissionais.

Chopis Centis

Mamonas Assassinas

Eu di um bejo nela E chamei pra passea A gente fomos no shopping, pra mode a gente lanchar Comi uns bicho estranho, com tal de gergelim Até que tava gostoso, mas eu prefiro aipim Quanta gente, quanta alegria A minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia Esse tal chopis centis é muito legalzinho Pra levar a namorada e dar uns rolezinhos Quando eu estou no trabalho não vejo a hora de descer dos andaime Pra pega um cinema, ver Schwarznegere e também o Van Damme.

Dimensão de idade: os jovens criam gírias em busca de independência, de afirmação e identificação social ou grupal. Os estudiosos consideram improcedente a preocupação com a gíria, porque o essencial e permanente da língua já se fixou. A gíria também é passageira. Gírias curiosas

dos internautas: lammar (falso internauta); lag (demora no recebimento da mensagem); //e: abraços

dos metaleiros: capilas (dinheiro); breja (cerveja); pão molhado (polícia).

Antigamente Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhe pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E, se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesses entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava a manta e azulava dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisas de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’água.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Seleta em prosa e verso. Rio de janeiro: J. Olympio, 1971.

BRINCANDO COM A LÍNGUA

Que tal transformar o “antigamente” no “hoje”? Que gírias seriam hoje utilizadas no lugar das de antigamente? Reescreva o texto, buscando manter o mesmo efeito e produzindo o mesmo sentido.

Page 10: Apostila Texto e Contexto - Pp

10

ANÁLISE DE TEXTO As questões abaixo têm como base o texto a seguir, escrito e interpretado pelo ator e dramaturgo Plínio Marcos, transcrito a partir de um vídeo exibido na Casa de Detenção em São Paulo. “Aqui é bandido, Plínio Marcos! Atenção malandrage! Eu num vou pedir nada, vô te dá um alô! Te liga aí: Aids é uma praga que rói até os mais fortes, e rói devagarinho. Deixa o corpo sem defesa contra a doença. Quem pegá essa praga tá ralado de verde e amarelo, de primeiro ao quinto e sem vaselina. Num tem dotô que dê jeito, nem reza brava, nem choro, nem vela, nem ai, Jesus. Pegou Aids, foi pro brejo! Agora sente o aroma da perpétua: a Aids passa pelo esperma e pelo sangue, entendeu? Pelo esperma e pelo sangue! (pausa) Eu num tô dano esse alô pra te assombrá, então se toca. Não é porque tu ta na tranca que virou anjo. Muito pelo contrário, cana dura deixa o cara ruim. Mas é preciso que cada um se cuide, ninguém pode valê pra ninguém esse negócio de Aids. Então já viu: transa, só de acordo com o parceiro, e de camisinha. (pausa) Agora, tu aí que é metido a esculachá os outros, metido a ganhá o companheiro na força bruta, na congesta! Pára com isso, tu vai acabá empesteado! Aids num toma conhecimento da macheza, pega pra lá e pega pra cá, pega em homem, pega em bicha, pega em mulhé, pega em roçadeira! Pra essa peste num tem bom! Quem bobeia fica premiado. E fica um tempão sem sabê. Daí, o mais malandro, no dia da visita, recebe um mamão com açúcar da família e e manda pra casa o Aids. E num é que isto que tu qué, né vago mestre. Então te cuida! Sexo só com camisinha! (pausa) Quem descobre que pegô a doença se sente no prejuízo e quer ir à forra, passano pros outros. (pausa). Sexo só com camisinha! Num tem escolha, transá, só com camisinha. Quanto a tu, mais chegado ao pico, eu tô sabeno que ninguém corta o vício só por ordem da chefia. Mas escuta bem, vago mestre, a seriunga é canal pro Aids. No desespero, tu não se toca, num vê, num qué sabê que, às vezes a seringa vem até com um pingo de sangue, e tu mete ela direto em ti. Às vezes ela parece que vem limpona, e vem com a praga! E tu, na afobação, mete ela direto na veia. Aí tu dança. Tu, que se diz mais tu, mas que diz que num pode agüentá a tranca sem pico, se cuida. Quem gosta de tu é tu mesmo. (pausa) E a farinha que tu cheira, e a erva que tu barrufa enfraquece o corpo e deixa tu chué da cabeça e dos peito. E aí tu fica moleza pro Aids! Mas o pico é o canal direto pra essa praga que está aí. Então, malandro, se cobre! Quem gosta de tu é tu mesmo. A saúde é como a liberdade. A gente só dá valor quando já era!”

1) A linguagem utilizada por Plínio Marcos pode ser classificada como “errada”. Por quê? 2) O texto de Plínio Marcos foi construído através de uma variante que se desvia da variante

formal. Aponte desvios com relação à linguagem padrão. 3) Segundo Tatiana Slama-Cazacu, “na linguagem, não é suficiente exprimir-se: uma vez que

nos exprimimos para alguém, e para comunicar, urge tornar inteligível a expressão”. Observando para quem o autor se exprime, comente se o texto é inteligível e por quê.

4) O autor faz constante uso da função apelativa da linguagem (malandrage, vago mestre, malandro). Explique qual é a finalidade.

5) A eficácia comunicativa do texto não só opera pelo uso adequado de um registro de fala. A identificação com o público-alvo da mensagem concretiza-se também pela identificação do emissor com o destinatário no nível de sua condição social. Que expressão do texto revela isso?

Page 11: Apostila Texto e Contexto - Pp

11

TEXTO LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO

Texto 1

Naturalmente você já ouviu falar que a célula obtém energia para a vida oxidando certos produtos, isto é, fragmentando as moléculas de glicose e outras substâncias e “arrancando” a energia nelas contida. Mas aí vem a pergunta: como essa energia “entrou” nas moléculas? Bem, na natureza, todo mundo sabe que na Natureza nada se cria e nada se perde... A energia que se encontra acumulada na molécula de glicose (ou mesmo de um lipídio ou de uma proteína) ali foi armazenada quando da formação daquela molécula. É importante lembrar que umas moléculas se transformam em outras, através de reações químicas. E assim surge uma imensa variedade de substâncias. As primeiras moléculas orgânicas que se formam em grande quantidade na Natureza são as de glicose que surgem durante a fotossíntese nas plantas clorofiladas, pela combinação de H2O com CO2. Durante essa formação, a energia é acumulada. Em termos simples, poderíamos representar o fenômeno da fotossíntese pela seguinte reação:

Texto 2

Caetano Veloso

Luz do Sol Que a folha traga e traduz Em verde novo, em folha, em graça, Em vida, em força e luz Céu azul, Que vem até onde os pés tocam a terra E a terra expira e exala seus azuis. Reza, reza o rio Córrego pro rio O rio pro mar. Reza a correnteza, Roça a beira Doura a areia. Marcha o homem sobre o chão, Leva no coração uma ferida acesa. Dono do sim e do não Diante da visão da infinita beleza Finda por ferir com a mão essa delicadeza, A coisa mais querida: A glória da vida.

6 CO2+12 H2O _luz C6 H12 O6 + 6 H2O + 6 O 2

clorofila

Page 12: Apostila Texto e Contexto - Pp

12

PLANEJAMENTO DO ATO DE ESCREVER: O PARÁGRAFO

1. A delimitação do assunto

O primeiro passo para se escrever um parágrafo é, dentre as várias possibilidades de abordar um assunto, optar por uma dessas possibilidades.

1)Em cada um dos itens abaixo são apresentados cinco temas sobre o mesmo assunto. Numere-os, ordenando-os do mais amplo ao mais delimitado. a) ( ) A televisão. ( ) Influência da televisão sobre o comportamento social. ( ) Influência da televisão sobre as crianças. ( ) Efeito da televisão. ( ) A violência na televisão e seus efeitos no comportamento das crianças. b) ( ) A música popular brasileira. ( ) Tendências atuais da música popular brasileira. ( ) Evolução da música popular brasileira. ( ) A música como veículo de comunicação. ( ) A música popular brasileira como expressão da cultura. c) ( ) Leitura ( ) Causas do interesse pela história em quadrinhos ( ) Importância da leitura. ( ) O livro de que mais gostei ( ) Livro ou revista? 1) Suponha que você deva escrever um parágrafo sobre cada um dos três assuntos abaixo.

Delimite-os, apresentando, para cada um, temas que se ordenem do mais amplo ao mais restrito:

tóxicos; b) justiça; c) cinema

2. Fixação do objetivo

Delimitado o assunto, torna-se fácil fixar o objetivo que deve orientar o que será escrito. A

fixação do objetivo facilita a seleção de idéias e sua ordenação. Determinar para quê se vais escrever determinado assunto, com que finalidade para atingir quais objetivos, é uma etapa indispensável no planejamento do ato de escrever.

A delimitação do assunto, por si só, não garante uma direção para quem vai escrever. Quem escreve sobre determinado assunto ainda que bem delimitado, pode desenvolve-lo seguindo diferentes linhas de pensamento. Fixar o objetivo para orientar o que se vai escrever sobre um assunto delimitado é selecionar a linha de pensamento que estará presente em todo o texto.

O texto a seguir tem como assunto o carnaval. Vejamos inicialmente a delimitação deste assunto e o objetivo fixado pelo autor:

Page 13: Apostila Texto e Contexto - Pp

13

Delimitação do assunto: carnaval como demonstração de alegria. Objetivo fixado: caracterizar o carnaval carioca como extravasão da alegria. Leia outro parágrafo que aborda esse mesmo tema: carnaval.

A delimitação do assunto no segundo texto é a mesma feita no primeiro texto: carnaval como demonstração de alegria. Mas os objetivos, será que também coincidem? Escolha entre as opções abaixo aquela que expressa o objetivo do autor do segundo texto. ( ) Caracterizar as diferentes maneiras de demonstrar alegria no carnaval. ( ) Descrever o carnaval como forma de expressão popular. ( ) Mostrar a demonstração de alegria no carnaval como liberação de tensões. ( ) Caracterizar o carnaval como fuga do trabalho sério. EXERCÍCIOS

1) Abaixo, são apresentados objetivos que poderiam orientar a redação de parágrafos. A cada objetivo, seguem-se quatro períodos que poderiam aparecer num parágrafo escrito sob a orientação do objetivo. Um dos períodos, porém, não é coerente com o objetivo. Indique-o.

a) objetivo: apresentar argumentos contra a pena de morte. ( ) Ninguém tem o direito de tirar a vida de um homem. ( ) Não se deve castigar um crime com outro crime. ( ) Só o temor da morte poderá afastar certos homens do crime. ( ) A ameaça de castigo nunca evitou que erros fossem cometidos. b) objetivo: apontar a vantagem das histórias em quadrinhos. ( ) Os quadrinhos oferecem às crianças e aos semi-analfabetos a possibilidade de leitura. ( ) Os quadrinhos podem constituir um eficaz meio de aprendizagem.

“Na cidade inteira, a ordem é só uma: cantar, pular extravasar a alegria contida o ano todo. Nos bailes, que se realizam em todos os cantos, seja nos clubes mais simples, ou nos mais sofisticados (onde o traje é de gala ou de fantasia), o público é normalmente tão volumoso que quase não sobra espaço para uma brincadeira mais descontraída. Mas quem disse que o carioca se importa com isso? Pois, o que importa não é propriamente o espaço, mas a motivação para saltar, para pular, para dançar, para cantar. Para mostrar ao mundo que o Rio é uma festa, é todo alegria”.

“Pernas cabeludas e movimentos másculos em roupas de mulher. Fantasias as mais extravagantes. Sem preconceitos. Principalmente sem preconceitos, o povo sai às ruas e se liberta. As tensões reprimidas em um ano de trabalho sério se soltam numa alegria contagiante. Tudo é natural e instintivo. O sentido lúdico, a sátira, a brincadeira; tudo está presente em todos os atos que, mais do

que forma de expressão, constituem maneira de demonstrar alegria em qualquer ocasião”.

Page 14: Apostila Texto e Contexto - Pp

14

( ) As histórias em quadrinhos, partindo de situações concretas, reveladas pelo desenho, ajudam a estruturar o pensamento. ( ) As histórias em quadrinhos têm como tema aventuras fantásticas que distanciam as pessoas da realidade. c) objetivo: mostrar a influência da televisão sobre as pessoas. ( ) Hoje, em toda parte, a família prostra-se diante da televisão e o diálogo, a convivência desaparecem, pois os telespectadores exigem silêncio. ( ) Embora esteja em grupo diante do vídeo, cada pessoa fica só, assistindo isolada e individualmente à televisão. ( ) A comunicação escrita – o livro, o jornal, a revista – está superada pelos meios eletrônicos de comunicação, a televisão à frente. ( ) A televisão dá ao mundo uma visão distorcida, composta apenas dos fragmentos da realidade escolhidos pela emissora na transmissão ao público. 2) No quadro abaixo são apresentados:

quatro assuntos; uma delimitação para cada assunto; um objetivo para a redação de parágrafo sobre cada assunto, tal como foi

delimitado.

ASSUNTO DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO OBJETIVO

a) Esportes A prática de esportes Apontar as vantagens da prática de esportes.

b) Meio de comunicação O rádio e a TV Comparar o rádio com a TV de massa

c) Juventude Características da juventude atual Apresentar argumentos a favor da juventude atual.

d) Imprensa Papel da imprensa no mundo de Mostrar a responsabilidade hoje. da imprensa no mundo de hoje.

Escreva, para cada assunto, com a delimitação para ele proposta, pelo menos três períodos que poderiam aparecer num parágrafo orientado pelo objetivo apresentado. 3) Complete o quadro abaixo, sugerindo para cada assunto proposto uma delimitação e um objetivo que poderia orientar a redação de um parágrafo. ________________________________________________________________________________ ASSUNTO DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO OBJETIVO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------- a) Violência

b) Analfabetismo

Page 15: Apostila Texto e Contexto - Pp

15

c) Vida moderna

2) Escolha um dos assuntos acima e redija um parágrafo.

3. Formulação da frase-núcleo: introdução Depois que o assunto foi delimitado, depois que o objetivo que deverá orientar o parágrafo foi especificado, pode-se começar a escrever. É importante redigir, em primeiro lugar, uma ou mais frases que traduzam o objetivo escolhido. Essa ou essas frases iniciais do parágrafo são o que se pode chamar de frase-núcleo ou tópico frasal. Como já foi observado, o objetivo de quem escreve impõe ou oferece uma direção ao assunto. A frase-núcleo mantém o parágrafo nos limites do objetivo fixado. Freqüentemente, ela abre o texto, introduz o assunto do texto: é uma oração, ou conjunto de orações, que apresenta um quadro geral daquilo que será desenvolvido. A frase-núcleo é, pois, para quem escreve, um instrumento de controle da fidelidade ao objetivo ou um meio para garantir a coerência do texto com o objetivo escolhido. Para aquele que vai ler a redação, a frase-núcleo indica como foi delimitado o assunto e que objetivo dirige seu desenvolvimento. A frase-núcleo é ainda importante para captar o interesse daquele que lê a redação: quando bem construída, ela atrai o leitor, prende-lhe a atenção, desperta nele a vontade de ler todo o texto. Suponhamos que se vá escrever um parágrafo sobre o assunto já delimitado: a importância das histórias em quadrinhos no mundo atual. Muito pouco atraente seria uma frase-núcleo: “As histórias em quadrinhos são muito consumidas no mundo atual”. Mais interessante seria: a) Apresentar a frase-núcleo sob a forma de interrogação. “Serão os quadrinhos um novo ópio literário?” ou “Quantos milhões de leitores diários têm as histórias em quadrinhos na atualidade? b) Apresentar a frase-núcleo sob a forma de uma afirmação surpreendente: “Quase dois milhões de exemplares das historias em quadrinhos de Maurício de Souza são consumidos, mensalmente, pela população brasileira” ou “ Os alunos já não têm interesse em livros, só querem ler história em quadrinhos, afirmam, desolados, os professores.”

São apenas alguns exemplos, mas veja algumas formas mais comuns de estruturar a frase-núcleo bem como o desenvolvimento do parágrafo.

- Frase-núcleo a) Declaração inicial: é o mais comum deles. Inicia-se o parágrafo, fazendo-se uma declaração, como por exemplo:

Page 16: Apostila Texto e Contexto - Pp

16

O hábito de correr, benéfico para o coração, os pulmões e a manutenção da forma física,

também origina sérios problemas, principalmente ortopédicos. b) Alusão histórica: trata-se de iniciar o parágrafo, fazendo alusão a um fato ocorrido, real ou fictício. Em algum dia perdido na noite dos tempos, há cerca de seis mil anos, o homem lançou seu primeiro barco na água, e, flutuando, movimentou-se pela primeira vez fora de terra firme. c) Interrogação: a idéia núcleo ou central do parágrafo é colocada por meio de uma pergunta. De que maneira uma nação pode conciliar seu desenvolvimento com uma pesada dívida externa?

- Desenvolvimento do parágrafo A partir de um mesmo tópico, exemplificaremos os diferentes desenvolvimentos.

A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. a) Desenvolvimento por detalhes

A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. O tráfego intenso, o ruído do tráfego, as preocupações geradas pela pressa, o almoço corrido, o horário de entrar no trabalho, tudo isso abala as pessoas, produzindo o estresse que ataca o coração.

b) Desenvolvimento por definição

A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. Vida agitada é aquela em que o individuo não tem tempo para cuidar de si próprio, mercê dos compromissos assumidos e do tempo exíguo para cumpri-los. Entre as doenças do coração a mais comum é a que ataca as artérias coronárias, assim chamadas porque envolvem o coração, como uma coroa, para irrigá-lo em toda a sua topologia. c) Desenvolvimento por exemplo específico A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. Imaginemos um chefe de família que deixa sua casa às 6h30 da manhã. Logo de inicio tem de enfrentar a fila da condução. Chega o ônibus, superlotado. Sobe ele, aos trancos, e logo enfrenta a roleta. _ Troco?_ não tem... finalmente o ponto de descida. O relógio do ponto. Em cima da hora. Nesse momento, o relógio do coração do nosso amigo já passou do ponto. Está acelerado. Suas coronárias sofrem sob o impacto do estresse e entram em débito de fluxo sangüíneo. c) Desenvolvimento por fundamentação da proposição

Page 17: Apostila Texto e Contexto - Pp

17

A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. Somente na última década, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o paulistano se infartou vinte vezes mais do que no decênio anterior. O estresse causado pela vida intensa acelera os batimentos cardíacos, por intermédio da injeção exagerada de adrenalina e apressa o surgimento de problemas do coração. d) Desenvolvimento por comparação A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. Imagine o leitor, por exemplo, um automóvel dirigido suavemente, com trocas de marcha em tempo exato, sem freadas bruscas ou curvas violentas. A vida útil desse veiculo tende a prolongar-se bastante. Imagine agora o contrário: um automóvel cujo proprietário se compraz em arrancadas de “cantar pneus”, curvas no limite da aderência, marchas esticadas e freadas violentas. A vida útil deste último tende a decair miseravelmente. O mesmo podemos fazer com nosso coração. Podemos conduzi-lo com doçura, em ritmo de alegria e de festa, ou podemos tratá-lo agressivamente, exigindo-o fora de seu ritmo e de seu tempo de recuperação.

EXERCÍCIOS 1) Leia com atenção os parágrafos seguintes e indique em relação a cada um: - Qual é o assunto; - Qual é a delimitação do assunto; - Que objetivo orienta a redação; - Qual é a frase-núcleo a) A TV, apesar de nos trazer uma imagem concreta, não fornece uma reprodução fiel da realidade. Uma reportagem de TV, com transmissão direta, é o resultado de vários pontos de vista: 1) do realizador, que controla e seleciona as imagens num monitor; 2) do produtor, que poderá efetuar cortes arbitrários; 3) do cameraman, que seleciona os ângulos de filmagem; finalmente, de todos aqueles capazes de intervir no processo da transmissão. Por outro lado, alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vídeo, por exemplo) com cenas reduzidas (a vista geral de uma multidão), a televisão não dá ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou o acidental, ou seja, aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Dessa forma, o veículo impõe ao receptor a sua maneira especialíssima de ver o real”. (Muniz Sodré, A comunicação do grotesco) b) A comicidade é o riso provocado sem a participação criativa e intencional do homem. O cômico acontece, é imprescindível. Inegavelmente ele está sempre ligado ao homem e ao seu comportamento. Um macaco é cômico, é engraçado, na medida em que seus gestos, suas caretas, seu comportamento fazem lembrar o homem. Qualquer animal terá uma reação engraçada na medida em que esta reação faça lembrar uma reação humana. A cara do bulldog é engraçada quando lembra a cara de um velho inglês. Não há nada cômico fora do humano. (Ziraldo. Revista da

Cultura. Vozes, abril de 1970)

Page 18: Apostila Texto e Contexto - Pp

18

2) Escreva três tópicos de parágrafo (declaração inicial, alusão histórica e interrogação) a respeito do seguinte tema: O trabalho da mulher fora de casa. 3) Escolha um dos tópicos acima e escolha um dos tipos de desenvolvimento: por detalhes, exemplo específico ou comparação. 4) Desenvolva o seguinte tópico de parágrafo por detalhes, exemplo especifico e comparação. Viajar de avião, segundo os entendidos, é desfrutar do meio de transporte mais seguro e confortável que existe. 5) Indique, em cada item, qual das frases-núcleo seria mais adequada e atraente.

a) assunto: a comunicação no mundo atual delimitação: a revolução das comunicações objetivo: mostrar a importância dos recursos tecnológicos modernos para a criação de um novo conceito de comunicação.

Frases-Núcleo:

( ) O grande desenvolvimento tecnológico dos últimos tempos trouxe, como conseqüência, uma profunda mudança no conceito de comunicação.

( ) Postados diante de seus aparelhos de TV, os brasileiros participaram da chegada do homem à Lua, fato fantástico em si por representar a conquista do satélite, mas igualmente extraordinário pelo que significou de revolucionário nas comunicações.

b) assunto: o riso

objetivo: mostrar que o riso é provocado pela tristeza Frases-Núcleo:

( ) Todo mundo ri das desgraças dos outros. Como diz a velha marchinha de carnaval “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. ( ) O riso é, quase sempre, provocado pelo ridículo, pela situação incomodoa, pelo grotesco, pela tristeza”.

Page 19: Apostila Texto e Contexto - Pp

19

PERSUASÃO/SEDUÇAO – A ALMA DA PUBLICIDADE

Diga não às drogas

Luis Fernando Veríssimo

Tudo começou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de "experimenta, depois, quando você quiser, é só parar..." e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", "da terra", que não fazia mal, e me deu um inofensivo disco do "Chitãozinho e Xororó" e, em seguida, um do "Leandro e Leonardo". Achei legal, coisa bem brasileira; mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais freqüente, comecei a chamar todo mundo de "Amigo" e acabei comprando pela primeira vez. Lembro que cheguei na loja e pedi: _ Me dá um CD do Zezé de Camargo e Luciano.Era o princípio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Axé. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... "Banda Eva", "Cheiro de Amor", "Netinho", etc. Com o tempo, meu amigo foi oferecendo coisas piores: "É o Tchan", "Companhia do Pagode", "Asa de Águia" e muito mais. Após o uso contínuo, eu já não queria mais saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer a bunda como eu nunca havia mexido antes, então, meu "amigo" me deu o que eu queria, um Cd do "Harmonia do Samba". Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, minha razão de existir. Eu pensava por ela, respirava por ela,vivia por ela! Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito,e você começa a querer cada vez mais, mais, mais . . . Comecei a freqüentar o submundo e correr atrás das paradas. Foi a partir daí que começou a minha decadência. Fui ao show de encontro dos grupos "Karametade" e "Só pra Contrariar", e até comprei a Caras que tinha o "Rodriguinho" na capa.Quando dei por mim, já estava com o cabelo pintado de loiro, minha mão tinha crescido muito em função do pandeiro, meus polegares já não se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. Não deu outra:entrei para um grupo de Pagode.

Enquanto vários outros viciados cantavam uma "música"que não dizia nada, eu e mais 12 infelizes dançávamos alguns passinhos ensaiados, sorriamos, fazíamos sinais combinados. Lembro-me de um dia quando entrei nas lojas Americanas e pedi a coletânea "As Melhores do Molejão". Foi terrível!! Eu já não pensava mais!! Meu senso crítico havia sido dissolvido pelas rimas "miseráveis" e letras pouco arrojadas. Meu cérebro estava travado, não pensava em mais nada. Mas a fase negra ainda estava por vir.Cheguei ao fundo do poço, no limiar da condição humana, quando comecei a escutar "Popozudas", "Bondes", "Tigrões", "Motinhas" e "Tapinhas". Comecei a ter delírios, a dizer coisas sem sentido. Quando saía à noite para as festas, pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usuários das drogas mais estranhas; uns nobres queriam me mostrar o "caminho das pedras", outros extremistas preferiam o "caminho dos templos". Minha fraqueza era tanta que estive próximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: a droga limpa.Hoje estou internado em uma clínica. Meus verdadeiros amigos fizeram única coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento está sendo muito duro:doses cavalares de Rock, MPB, Progressivo e Blues. Mas o meu médico falou que é possível que tenham que recorrer ao Jazz e até mesmo a Mozart e Bach. Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a não se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes só pensam no dinheiro. Eles não se preocupam com a sua saúde, por isso tapam sua visão para as coisas boas e te oferecem drogas. Se você não reagir, vai acabar drogado: alienado, inculto, manobrável, consumível, descartável e distante; vai perder as referências e definhar mentalmente. Em vez de encher a cabeça com porcaria, pratique esportes e, na dúvida, se

Page 20: Apostila Texto e Contexto - Pp

20

não puder distinguir o que é droga ou não, faça o seguinte: não ligue a TV no domingo à tarde; não escute nada que venha de Goiânia ou do Interior de São Paulo; não entre em carros com adesivos "Fui ... ". Se te oferecerem um CD, procure saber se o suspeito foi ao programa da Hebe ou se apareceu no Sabadão do Gugu; mulheres gritando histericamente é outro indício; não compre nenhum CD que tenha mais de 6 pessoas na capa; não vá a shows em que os suspeitos façam gestos ensaiados; não compre nenhum CD em que a capa tenha nuvens ao fundo;não compre qualquer CD que tenha vendido mais de 1 milhão de cópias no Brasil; e não escute nada que o autor não consiga uma concordância verbal mínima. Mas, principalmente, duvide de tudo e de todos. A vida é bela! Eu sei que você consegue! Diga não às drogas! 1) Este texto trabalha processos persuasivos. Identifique nele os seguintes processos:

a) O processo de persuasão é um processo de cumplicidade, fazendo o leitor se identificar com a personagem. Como isto se dá?

b) O discurso persuasivo se dota de signos marcados pela justaposição, isto é, temos

aqui um texto justaposto a outro o que estabelece a intertextualidade. Qual seria este texto de base?

c) Valorização do pormenor ou dos detalhes. Onde você verifica essa característica da persuasão neste texto?

d) O locutor busca envolver o interlocutor para que este aceite seu ponto de vista. No entanto para que essa adesão exista, é necessário que o locutor construa seu raciocínio através de dados que podemos entender como evidências. Que dados verificamos no texto?

e) O uso da metáfora é outro mecanismo utilizado pelo locutor. Como ela ocorre?

f) Elaborar um anúncio com o tema: “Diga não aos mosquitos e pernilongos na sala de aula”.

Page 21: Apostila Texto e Contexto - Pp

21

Publicidade Natura Ekos, campanha veiculada em 2009 na América Latina1

Minhas mãos doceiras... Jamais ociosas.

Fecundas. Imensas e ocupadas.

A Natura constrói sua estratégia de persuasão, explorando elementos sugestivos e sedutores. Construa uma argumentação que comprove esta afirmação.

1Disponível em: <http://danilloferrari.blogspot.com/2009/05/campanha-ekos-america-

latina_25.html >.

Page 22: Apostila Texto e Contexto - Pp

22

ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS E PALAVRAS NA PROPAGANDA

A mensagem baseada em relações paradigmáticas de associação por analogia, ou seja, a técnica de “palavra-puxa-palavra”, é amplamente difundida tanto no texto poético quanto na propaganda.

A rede semântica no texto publicitário

1.Comemore o dia do trabalho trabalhando menos Chegou o sabão em pó que vale por um feriado prolongado. Agora, lavar roupa no Brasil

não é sinônimo de serviço pesado. Ariel é o sabão em pó que remove sozinho até aquelas manchas mais difíceis sem esfregar e sem a ajuda que os outros sabões em pó precisam. Ariel tem dentro dele o poder de todos os produtos que você usa, como pré-lavagem, sabão em pedra e alvejante seguro. Enquanto Ariel trabalha na sua máquina, você tem todo o tempo livre para dedicar a sua família, a sua casa e a você mesma. Pense nisso e mude para o melhor. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semântica: ........................................................................................................................... ....... 2. A melhor relação cambio x benefício

A economia brasileira passou por juma tempestade. Agora que o tempo está melhorando, o céu está mais claro e está tudo voltando ao normal, sabe o que a Volkswagen fez? Continuou mantendo o dólar a R$1,36. É esta cotação que estamos usando para você ter o novo Golf, o carro mais completo e com mais itens de série da sua categoria. O motor você escolhe: 100 ou 150 cavalos. Os freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, duplo airbag full size e direção hidráulica são de série. E é com esse mesmo dólar, a R$1,36, que você continua comprando o Passat, o melhor Volkswagen de todos os tempos, e a Variant, a versão station vagon. Como você sabe, eles são os melhores e mais completos carros de suas categorias. E, com o dólar a R$1,36, eles ficam imbatíveis no preço. Pode ter certeza de que é a melhor relação custo x beneficio que você pode encontrar no mercado. Novo Golf, Passat e Variant. Se eles são ótimos em tempo ruim, imagine com tempo bom. Paradigma: ............................................................................................................................................ Rede semântica: ........................................................................................................................... ......... 3. Quando o Pato abrir o bico,dê o Refil para ele. Pato de papo vazio adora um refil. E o seu bolso leva uma bicadinha menor. Outra novidade: o Pato Purific Desinfetante ganhou um novo e delicioso perfume. Pato purific. Entra de bico e mata os germes mais difíceis do vaso, inclusive o vibrião do cólera. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semântica: ........................................................................................................................... ........ 4.Doutor: temos um tipo de operação que vai fazer muito bem ao senhor.

Page 23: Apostila Texto e Contexto - Pp

23

Se você é medico ou dentista, saiba que nós temos uma receita para você montar, ampliar e informatizar seu consultório. É o Dr. Leasing BCN. Uma linha de crédito, com ótimas taxas, para compra de equipamentos e até automóveis. Faça uma simulação do seu leasing pela Internet. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semântica: ........................................................................................................................... ........

ACENTUAÇÃO

EXERCÍCIOS

1) Em " A secretária está a disposição dos candidatos munidos de lápis e papéis para auxiliá-los a preencher o formulário de inscrição" I- "papéis" e " lápis" recebem acento por idêntica razão. II-" formulário" recebe acento porque é uma oxítona terminada em ditongo. III- "está" é acentuada graficamente porque todas as oxítonas devem ser acentuadas. a) estão corretas as afirmações II e III b) estão corretas as afirmações I e II c) apenas a I está correta d) todas as afirmativas estão corretas. e) todas as afirmativas estão incorretas. 2) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas pela mesma regra. a) herói, água, papéis, fogaréu b) prejuízo, reúne, ensaísta, carnaúba c) sólido, pólen, sêmen, tênis d) próprio, título, terrível, júri 3) Copie apenas os vocábulos que devem receber acento gráfico. A seguir, dê a regra de acentuação. Revolver, urubu, item, parabens, nuvem, albuns, biquinis, dificil, sotãos, perdão, sagui, tenis, amavel, patio, paletos, palitos, bone, ecoo, torax, imãs, irmãs, enjoo, fenix, egoista, ciume, heroico, ideia, ideal, juiza, onibus, aldeia, moi, vaidoso, tenue, sauva, escandalo, joquei, construir, construi-lo, saiu, saida, marmore, aneis, virus. 4) Acentue i / u se necessário, justificando a presença ou a ausência do sinal gráfico.

- campainha, bau, ruim, raiz, atrair, Itu, Itau, faísca 5) Coloque o acento gráfico se necessário

- Poucos detem o poder.

Page 24: Apostila Texto e Contexto - Pp

24

- As pessoas leem os jornais, releem, algumas noticias e não se sentem seguras com relação ao quadro político atual.

- Elas vem. Você não vem? - Ele ve tudo. Voces veem tambem?

6) Marque a alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico

a) orgão, revolver, fossil, prejuizo. b) Item, polens, dores, meses c) Garoa, vovos, colibri, balaustre d) Juri, cafezinho, vezes, album e) Cadaver, tatu, hifen, interim

7) Complete com por que, por quê, porquê, porque

a) Não reclames ................................. é pior. b) Não sei o ............................... disso tudo. c) Não sei ................................. você fez isso. d) Você não saiu ....................................? e) Não entendi o .................................. de tanta reclamação. f) A estrada ............................... andei não tinha fim.

8) Assinale a opção cujas palavras seguem a mesma regra de acentuação: a) atrás - haverá - também – após b) insônia - nível - pólen – película c) pés - lá - já – troféu d) centímetros - escrúpulos - fósseis e) órgão - táxi - fácil - tirá-lo 9) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem, respectivamente: a) Paroxítona terminada em s e proparoxítona. b) Oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo. c) Proparoxítona e paroxítona terminada em s. d) Monossílabo tônico e oxítona terminada em o seguido de s. e) Proparoxítona e proparoxítona.

10 (OURO PRETO) Todas as assertivas estão corretas quanto à razão do acento gráfico na palavra que precede cada uma, exceto em:

a) ninguém: oxítono terminado em "em" b) lá: oxítono tônico terminado em "a" c) músculo: vocábulo proparoxítono d) réis: ditongo aberto e tônico e) sabiá: oxítono terminado em "a".

11 - Assinale os itens em que ocorre erro ortográfico:

a) ele mantém / eles mantêm b) ele dê / eles dêem

Page 25: Apostila Texto e Contexto - Pp

25

c) ele contém / eles contêm d) ele vê / eles vêem e) ele contém / eles contêem

12 - (UFPR) Assinale as alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos.

a) paletó, avô, pajé, jiló. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé, Paraná, lápis, régua. d) amém, amável, filó, porém, além. e) fê-lo, aí, imã, ipê, abricó.

13 - (CESGRANRIO) Apresente a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica.

a) pegada / sinonímia b) êxodo / aperfeiçoe c) álbuns / atraí-lo d) ritmo / itens e) redimí-la / grátis

14 - (CESGRANRIO) Assinale a opção cujos vocábulos estão relacionados segundo a mesma norma de acentuação gráfica.

a) delírio, persistência, mistério. b) paraíso, miúdo, flexível. c) irresistível, mágico, afrodisíaca. d) só, cipó, demônio. e) açúcar, artérias, pô-lo.

15) Veja esta série: gás, amém, pô-lo, avó, Pelé, cajá. Todas as palavras da série são acentuadas porque a) são paroxítonas tônicas. b) são monossílabos tônicos. c) são oxítonas terminadas em A, E, O, EM, seguidas ou não de S. d) são proparoxítonas Teste seu Conhecimento sobre a Nova Ortografia 1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa? a) 23 b) 26 c) 28 d) 20 e) 21

2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”, “éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas: a) Assembléia, dói, céu b) Assembléia, doi, ceu

Page 26: Apostila Texto e Contexto - Pp

26

c) Assembléia, dói, ceu d) Assembleia, dói, céu e) Assembleia, doi, céu

3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas? a) Vôo b) Crêem c) Enjôo d) Pôde e) Lêem

4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente: a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá d) bússola, império, plateia, caju, Panamá e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias: a) Coautor, antissocial e micro-ondas b) Co-autor, anti-social e micro-ondas c) Coautor, antissocial e microondas d) Co-autor, antissocial e micro-ondas e) Coautor, anti-social e microondas

6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia? a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer. b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer. c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer. d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer. e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.

7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa? a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde

Page 27: Apostila Texto e Contexto - Pp

27

ORTOGRAFIA ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS

1) Substitua o adjetivo pelo substantivo abstrato correspondente. (observe a grafia do s/z) a) O carro é rápido. _ O carro tem ......................................................................................................... b) Aquele senhor é sensato. _ Aquele senhor tem ................................................................................ c) A paisagem é bela. _ A paisagem tem .............................................................................................. d) O balão era leve. _ O balão tinha ........................................................................................... ........... e) A foto era nítida. _ A foto tinha ....................................................................................................... ... f) Lá a água é límpida. _ Lá a água tem ............................................................................................... Os substantivos ..........................., formados a partir de .........................., são sempre escritos com a letra ....................... 2) Complete com os derivados de: a) laranja: ............................ ................................. b) gorja (garganta): .................................. ............................. c) cereja: ..................................... ............................... As palavras cuja última sílaba possui ............... dão origem a palavras com a letra .................... 3) Complete as demais formas verbais: a) ultrajar: ultra...ei, ultra...emos, ultra...e b) viajar: via...em, via...ei, via...e c) enferrujar: enferru...em, enferru...ei Todas as formas verbais dos verbos terminados em......... são escritas com .............. 4) Complete as formas verbais dos verbos querer e pôr: a) querer: qui.....er, qui.....esse, qui....eram b) pôr: pu.........eram, pu........, pu......essem Todas as formas verbais dos verbos .............................. e .......................... são escritas com a letra ................ 5) Quem nasce na França é ............................................ Quem nasce no Japão é ............................................. Quem nasce e vive no campo é .................................. Os adjetivos que indicam origem, procedência são sempre escritos com a letra .......... 6) Observando o emprego do S ou Z, indique o feminino de: a) inglês:.............................. b) poeta: .............................

Page 28: Apostila Texto e Contexto - Pp

28

c) duque: ............................ d) marquês: ........................ e) barão: ............................ f) profeta: .......................... Quando uma palavra possui uma forma para o masculino e outra correspondente para o feminino, o feminino é sempre escrito com a letra ............. 7) Sufixos -IZAR e -ISAR. Forme verbos a partir das palavras abaixo: análise: .................................. canal: ..................................... suave: .................................... improviso: ............................. pesquisa:................................ individual: .............................. popular: ................................. paralisia: ................................ piso: ...................................... Se a palavra primitiva apresentar a letra S no fim do radical, então o verbo será escrito com a letra ............ Caso a palavra primitiva não apresente S no fim do radical, então o verbo será escrito com .................. 8) Complete com X ou CH: a) cai....a d) frou... o b) trou...a e) rou....inol c) amei....a f) deslei...ado Em geral, depois de ditongo usa-se a letra ............. 9) Complete com X ou CH. a) en .... ame d) en....aqueca b) en .....uto e) en....ergar c) en .....ofre f) en....ugar Depois da sílaba ............, usa-se a letra ..............Exceções: enchente, enchimento, preencher que têm origem na palavra cheio. 10) Complete: aplau......o cau.....a coi....a lou.....a ou......ar pou...a náu.....ea repou.....a Depois de .................................. usamos a letra ............... 11) Complete: .....ibóia .....erimum ....enipapo

Page 29: Apostila Texto e Contexto - Pp

29

pa....é Mo....i Nas palavras de origem tupi usamos a letra ................. 12) Complete: ara......á Igua......u cai....ara Ju.....ara Mo.....oró Turia.....u As palavras de origem tupi, grafamos com a letra............. 13) arcabou......o calabou......o bei....o coi....e refei.....ão fei....ão sujei.....ão cau....ão foi....e Depois de ditongo, grafamos com as letras ................ e ................... 14) Transforme os verbos em substantivos: submeter: .............................................. converter: ............................................. Grafamos com .......................... substantivos derivados de verbos terminados em ter. demitir: .................................................... discutir: ................................................... Grafamos com ......................... substantivos derivados de verbos terminados em tir compreender: ............................................ conceder: .................................................. Grafamos com ........................ substantivos derivados de verbos terminados em der regredir: .................................................... agredir: ..................................................... Grafamos com .......................... substantivos derivados de verbos terminados em dir comprimir: .................................................. reprimir: ..................................................... Grafamos com .................. substantivos derivados de verbos terminados em mir Escrevem-se com SS os substantivos derivados de verbos terminados em TER, TIR, DER, DIR, MIR, quando, na formação do substantivo, tais terminações caem. Depois de N ou R, emprega-se apenas um S. 15) Transforme em substantivos os verbos abaixo:

Page 30: Apostila Texto e Contexto - Pp

30

autorizar: ........................................ descrever......................................... comover.......................................... devolver.......................................... compor .......................................... exaltar............................................. conter............................................. predizer .......................................... contradizer...................................... resolver............................................ Escrevem-se com ............... os substantivos derivados de verbos que não estão incluídos na regra anterior. 16) Transforme, por meio da derivação, os substantivos em adjetivos afeto............................................... ânsia................................................. nervo.............................................. valor................................................ vulto.............................................. tumulto............................................. Os sufixos .................... e .......................... aparecem em adjetivos derivados de substantivos.

EXERCÍCIOS

1) Siga o modelo: Nós preparamos o plano. Foi feita a preparação do plano. a) Nós contivemos o gasto. b) O policial deteve o rapaz. c) O presidente concedeu novas verbas. d) Você reviu a prova. e) O redator suprimiu os parágrafos. f) Ele suspendeu as atividades. g) A polícia reprimiu a greve. 2) Complete as frases com a palavra entre parênteses: a) Nós não abriremos uma ........................... (exceção - excessão) b) Os ................ do carro serão retirados. ( acessórios - assessórios) c) Foram demitidos todos os ....................... (acessores - assessores) d) Ele tem ....................... por música clássica. ( obsessão - abcessão - obseção) e) As pessoas ................................. perdem a capacidade de raciocinar. ( obcecadas - obsecadas ) 3) Forme verbos a partir de análise, síntese, paralisia, civil, liso. Forme substantivos femininos a partir de limpo, defender, barão, surdo, freguês. 4) Como baronesa, escreve-se: a) ( ) prince...a b) ( ) nature...a c) ( ) firme....a d) ( ) alte....a 5) “ Mesmo que ..... não conseguiríamos ...... na equipe de trabalho o nosso ..... colega.

Page 31: Apostila Texto e Contexto - Pp

31

a) quiséssemos - encaichar - pretencioso b) quiséssemos - encaixar - pretensioso c) quiséssemos - encachar - pretensioso d) quizéssemos - encaxar - pretencioso e) quizéssemos - encaixar - pretensioso 6) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. a) previlégio - aterrizar - malcriado b) obsessão - excessão - desinteria c) beneficente - berinjela - sarjeta d) cachumba - rixa - misto e) explendor - assessor - explêndido 7) Complete com porque, por que, por quê ou porquê. a) Quero saber ........................... ela não veio. b) Ela não veio ........................... não quis. c) Ela não veio ............................. não quis? d) Essa é a rua ............................. passamos. e) Ela não veio ............................? f) Não me interessa o ................................ de sua ausência. G) As dificuldades .................... passamos autorizam-nos uma férias.

8) O x foi empregado incorretamente em : a) enxada, feixe, ameixa b) enxame, enxugar, lixa c) xale, bruxa, mexerica d) xampu, xícara, graxa e) xaranga, xuxu, xarque

Ambas as palavras estão grafadas incorretamente em: a) capitalizar, catalizar b) agonisar, batisar c) improvisar, anarquisar d) modernizar, concretizar e) oficializar, repizar

Page 32: Apostila Texto e Contexto - Pp

32

CONCORDÂNCIA NOMINAL ESTUDO DIRIGIDO

CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM MAIS DE UM SUBSTANTIVO 1. Ele só usa terno e carro _________________________ ( novo) 1.1 Comprei abacate e melão _________________________ ( maduro) 1.2 Trouxe da feira melão e maçã ______________________ ( estragado) Regra: __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2. Comprei _________________ abacate e melão. ( maduro) 2.1 Ele tem _________________ plano e idéias. ( bom) 2.2 Ele tem ____________________ idéias e planos. ( bom) Regra: __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ II. CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS ANEXO, OBRIGADO e SÓ 3. As fotocópias seguirão _____________ à carta. ( anexo) 3.1 Segue _________________ a foto que você me pediu. 3.2 O recibo está_________________ ao envelope. 3.3 Amanhã ele enviará ____________________ as procurações. ANEXO / INCLUSO: _______________________________________________________________ 4. O professor lhe disse: muito _________________ .( obrigado) 4.1 A professora lhe disse: muito ________________ ( obrigado) 4.2 A aluna, até que enfim, me disse: muito _________________ (obrigado) OBRIGADO: _____________________________________________________________________ 5. Não deixe seus filhos _____________ de maneira nenhuma. ( só) 5.1 As crianças não podem ficar ______________ ( só) 5.2 Não deixe seus filhos ________ porque eles não lhe obedecem. ( só) 5.3 ______ as crianças é que não podem ficar ________? ( só/só) SÓ: _____________________________________________________________________________ III. CONCORDÂNCIA COM AS PALAVRAS MEIO, BASTANTE e MESMO. 6. Tomamos duas ____________ garrafas de vinho. ( meio) 6.1 Já é quase meio-dia e _____________. ( meio) 6.2 Nunca fui pessoa de ________________ palavras. (meio)

Page 33: Apostila Texto e Contexto - Pp

33

6.3 Minha amiga é _______________ ingênua. ( meio) 6.4 As crianças estavam __________ sonolentas.( meio) MEIO: ___________________________________________________________________________ 7. Ele ficou aqui _________________ tempo. ( bastante) 7.1 Os torcedores ficaram ______________ felizes com o resultado. (bastante) 7.2 Ele comprou ________________ livros. ( bastante) 7.3 Você ainda verá ______________ novidades. (bastante) 7.4 Conheci _______________ pessoas no congresso. (bastante) BASTANTE: _____________________________________________________________________ 8. As alunas ___________ montaram a peça de teatro. ( mesmo) 8.1 Eles _______________ fizeram toda a arrumação da casa. (mesmo) 8.2 Elas _______________ não sabiam disso. ( mesmo) 8.3 As alunas montaram ______________ a peça de teatro. (mesmo) 8.4 Eles fizeram toda a arrumação da casa ____________! ( mesmo) MESMO: ________________________________________________________________________ IV. CONCORDÂNCIA COM AS EXPRESSÕES É BOM, É PROIBIDO, É NECESSÁRIO. 9. É ______________ entrada sem camisa. ( proibido) 9.1 É _____________ a entrada no recinto. ( proibido) 9.2 É _______________ paciência para suportá-lo. ( necessário) 9.3 É ________________ muita paciência para aturá-lo. ( necessário) 9.4 Água mineral é _______________ para a saúde. (bom) 9.5 Esta água mineral é ___________ para a saúde. (bom) É BOM, É PROIBIDO, É NECESSÁRIO: _______________________________________________ ________________________________________________________________________________ ATENÇÃO! A PALAVRA MENOS É INVARIÁVEL, LOGO NÃO TEM FEMININO. POR ISSO, “MENAS” NÃO EXISTE! A PALAVRA ALERTA TAMBÉM É INVARIÁVEL. PORTANTO, FIQUEMOS TODOS ALERTA! EXERCÍCIOS 1) Substitua a palavra em destaque pela indicação entre parênteses e refaça a concordância. Se

houver duas possibilidades, indique-as. Ele considerou criativa a nossa nova proposta. ( planos) Ele considerou criativos os nossos novos planos. a) Esse fato torna desnecessária nossa palavra definitiva. ( argumentos)

Page 34: Apostila Texto e Contexto - Pp

34

________________________________________________________________________________ b) A empresa produz peças e ferramentas sofisticadas. ( acessórios) ________________________________________________________________________________ c) A empresa produz peças e ferramentas sofisticadas.( acessórios) ________________________________________________________________________________ d) A empresa produz sofisticadas peças e ferramentas. ( acessórios) ________________________________________________________________________________ 2) Reescreva as frases, substituindo o destaque pela indicação entre parênteses. Refaça, se

necessário, a concordância nominal. a) Recebemos muitas informações sobre o produto. ( bastante) ________________________________________________________________________________ b) A situação ficou um pouco complicada. ( meio) ________________________________________________________________________________ c) Ela andou metade da quadra e parou. ( meio) ________________________________________________________________________________ d) Ela própria resolveu o problema. ( mesmo) ________________________________________________________________________________ e) Ela resolveu seu problema de fato. ( mesmo) ________________________________________________________________________________ 3) Assinale as alternativas que completem corretamente as lacunas nas frases a seguir. “ Nós .....providenciamos os papéis, que enviamos ......... às procurações, como instrumentos

............. para os fins desejados.” a) mesmas, anexas, bastante b) mesmos, anexo, bastante c) mesmas, anexo, bastantes d) mesmos, anexos, bastantes e) mesmo, anexos, bastante “Ainda .... furiosa, mas com.....violência, proferia injúrias ....... para escandalizar os mais

arrojados.” a) meia, menas, bastantes b) meio, menos, bastante c) meio, menos, bastantes d) meia, menos, bastante e) meio, menas, bastantes

Page 35: Apostila Texto e Contexto - Pp

35

“ É ..... discussão entre homens e mulheres....ao mesmo ideal, pois já se disse ...... vezes que da discussão, ainda que ...... acalorada, nasce o entendimento.”

a) bom, voltados, bastantes, meio b) bom, voltadas, bastante, meia c) boa, voltadas, bastantes, meio d) boa, voltados, bastante, meia e) bom, voltadas, bastantes, meia 4) Assinale a sequência que completa corretamente estes períodos: Ela ..... disse que não iria. Vão ...... os livros. A moça estava ...... aborrecida. É ...... muita atenção para atravessar a rua. a) mesmo, anexos, meia, necessário b) mesma, anexos, meio, necessária c) mesmo, anexo, meio, necessário d) mesma, anexos, meio, necessário e) mesma, anexos, meia, necessário 5) Complete as frases com as palavras dos parênteses, fazendo a devida concordância: a) O honesto calabrês da quitanda não quis vender os limões __________ (amarelado) b) No teatro eles ficaram com _____________ (péssimo) lugar e companhia. c) Procuravam demonstrar carinho e afeição ______________ ( materno ) d) Conhecemos o pasto, o curral e a casa de máquinas ______________(cuidado ) pelo

empregado-modelo. e) ______________( passado ) os meses, esqueceu-se da mulher que o abandonou. f) Recebemos ____________ ( anexo ) os recibos da administradora do prédio. g) Os braços eram ____________ ( bastante ) pequenos para receber tantas flores. h) As mãos estavam ______________ ( meio ) fechadas. i) ______________ ( anexo ) a esta carta, seguem os comprovantes do Imposto de Renda. j) _______________( anexo ) a esta carta, seguem as fotografias das crianças. k) Era ela ______________ ( mesmo ) que cozinhava todos os dias.

Page 36: Apostila Texto e Contexto - Pp

36

l) Ao meio-dia e ______________ ( meio ) nós estávamos __________ (quite) com o carnê. m) Os bons políticos sentiram-se vitoriosos quando viram _______________ (aprovado) a lei e o

regulamento para punição dos sonegadores de impostos. n) É ____________________ ( necessário ) a luta pela democracia. o) Era __________________ ( proibido ) a entrada para menores. p) Essa pimenta não é _________________( bom ) para a saúde. q) Verdura é __________________ ( bom ) para a saúde. r) Eram ______________________ ( bastante ) as frutas estragadas. s) Por causa dos caçadores, os guardas-florestais ficavam ____________(alerta) u) Eles estavam _________________ (só ) na sala. 6) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em: a) Nunca houve divergências entre mim e ti. b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados. c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado. d) Tinha vãs esperanças e temores. e) É necessário certeza. 7) Assinale as frases em que a concordância nominal estiver incorreta. A seguir, faça as correções

necessárias. a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra. c) Muito obrigada, querido _ falou-me emocionada. d) Comprei um canário e uma graúna cantadores. e) Anexo, remeto-lhes nossas últimas fotografias. f) Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensiva. g) É necessária compreensão com o próximo. h) Inclusas seguem as notas fiscais. i) É proibido a entrada de pessoas estranhas no recinto. j) Ele expôs argumentos bastantes convincentes. k) É utilizado para esse trabalho a serra. l) A apostila e o texto antigos sofreram bastante modificações. m) A velha senhora estava meia tonta de tanto ficar em pé naquela fila, ao sol.

Page 37: Apostila Texto e Contexto - Pp

37

CONCORDÂNCIA VERBAL I - ESTUDO DIRIGIDO A) Preencha cada uma das lacunas e, a seguir, você obterá a regra de concordância relativa a cada

situação: 1- O pessoal ....................... da aula de ontem. (gostar) 1.1- Um bando de cafajestes ............................. as casas da rua. (depredar) Regra: ........................................................................................................................ ............................. ................................................................................................................................................................. 2- A maioria das pessoas não .................................... isso. (saber) 2.1- Grande número de mulheres ................................... ( ficar nervoso) Regra: .................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 3- Os Estados Unidos ..................... uma grande potência. (ser) 3.1 - Os Lusíadas ..................... de Camões. 3.2 - O Amazonas ............. maior rio brasileiro. Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 4- Nenhum de nós........................... disso. (saber) 4.1- Qualquer de vós .................................. isso facilmente. (aprender) 4.2- Algum deles ............................... até lá? (viver) Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 5- Sou eu que ......................... de tudo. (duvidar) 5.1- Sou eu quem ....................... de tudo. (duvidar) Regra: ........................................................................................................................... ......................... ............................................................................................................................. .................................... 6- Vossa Excelência ..................... absolutamente errado. (estar) 6.1- Vossas Senhorias .............................. cavalos para passeio? (alugar) 6.2- Vossa Senhoria ............................ cavalos para passeio? (alugar) Regra: ..................................................................................................................................................... 7- .......................................... cavalos. (alugar-se) 7.1- ........................................ apartamentos nesse prédio.(vender-se) 7.2- ........................................ de administradores com experiência. (precisar-se) 7.3- ......................................... com saúde nas regiões montanhosas. (viver-se) Regra: ........................................................................................................................... ......................... ............................................................................................................................. .................................... 8- Sempre fui um dos que ..................................... de amores pela pessoa amada. (morrer) 8.1- Sou um dos que mais ..................................... nisso. (acreditar) 8.2- O presidente é um dos que ..................... pelo sucesso do plano. ( torcer)

Page 38: Apostila Texto e Contexto - Pp

38

Regra: ................................................................................................................................................... 9- Sou um brasileiro que ........................... neste país.( acreditar ) 9.1- Sempre fui um estudante que .............................. esse nome. ( honrar ) Regra: ................................................................................................................................................. ... ............................................................................................................................. ................................... 10- Mais de um estudante .................................. esse nome. ( honrar ) 10.1- Mais de uma pessoa ................................. no cinema. ( entrar ) 10.2- Mais de duas pessoas ............................... no cinema. ( entrar ) 10.3- Perto de mil crianças ......................................................... ( estar desaparecido ) Regra: ............................................................................................................................. ....................... ............................................................................................................................. .................................... 11- .............................. dez anos que trabalho em Sorocaba. ( fazer ) 1.1- Amanhã ..................... trinta séculos que esta máquina foi inventada. ( fazer) 1.2- .............................. três horas que vi o meu amor. ( fazer ) 1.3- .............................. fazendo dez anos que estou estudando. ( está ) 1.4- .............................. fazer mil anos que aquela estrela está ali. ( poder ) Regra: ............................................................................................................................. ....................... ................................................................................................................................................................. 12- ............................... protestos da população. ( haver ) 12.1- ............................ muitas pessoas no barco que afundou. ( haver ) 12.2- Já ...................... havendo eleições. ( estar) 12.3- ............................ haver eleições em países verdadeiramente democráticos. ( costumar ) Regra: .................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 13- Já ............................ onze horas no relógio da igreja. ( dar ) 13.1- Será que já ..................... duas horas? ( soar ) 13.2- Já ................ onze horas o relógio da matriz. ( bater ) Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 14- ......................... dois minutos para a meia-noite. ( faltar ) 14.1- ........................ duas crianças para uma casa virar do avesso. ( bastar ) 14.2- ........................ muitos doces e salgados na festa. ( sobrar ) 14.3- ........................, agora, apenas os exercícios. Ânimo! ( faltar) Regra: ............................................................................................................................. ........................ .................................................................................................................................................................

EXERCÍCIOS 1) Identifique as frases que apresentam concordância verbal inadequada e corrija-as. a- Vende-se casas. b- Precisa-se de vendedores com experiência.

Page 39: Apostila Texto e Contexto - Pp

39

c- Devia haver mais médicos atendendo a população. d- Deviam haver mais voluntários para trabalhar na alfabetização de adultos. e- Ali, sorri pintadas de rosa as paredes da escola. f- Cercaram o ministro uma dezena de jornalistas. g- Não só a área rural, mas também a área urbana necessita de mudanças. h- Necessitam-se de homens e mulheres corajosos. i- És tu que organiza o jogo? j- Fui eu quem paguei a conta. k- Fomos nós quem pagou a conta. l- Fui eu que pagou a conta. m- Nem dei por mim que naquele dia faziam cinco anos a nossa separação. n- No Nordeste fazem invernos amenos. o- Não havia, em outros jardins, flores tão belas. p- Alguns dias de férias já me bastam. q- Deu ,neste momento, onze horas . r- Sobrou-me, apenas, alguns trocados para o café. s- Duas guerras mundiais já houve neste século. Haverão outras? t- Cada um dos acionistas receberam muito dinheiro. u- Será que já soou dez horas? v- Mais de um aluno faltaram à aula inaugural. w- Reforma-se colchões velhos, porém, necessitam-se de aprendizes. x- Uma junta de médicos atenderam o presidente. y- Não fomos nós quem pichou o muro.

CONCORDÂNCIA VERBAL II - ESTUDO DIRIGIDO 1- Ela e o namorado ............................ do cavalo. ( cair ) 1.1- O namorado e ela ........................... do cavalo.( cair ) 1.2- O pai e as filhas .............................. ( chegar ) Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 2. .................................... do cavalo ela e o namorado. ( cair ) 2.1- .................................. o pai e as filhas. ( chegou) 2.2- ..................... ..............as filhas e o pai. 2.3- “ .................................. o céu e a terra, mas minhas palavras não .....................” ( passar ) Regra:............................................................................................................................ .......................... ........................................................................................................................................................ ......... 3. ......................... do cavalo ela e eu.( cair ) 3.1- ....................... do cavalo eu e ela. Regra: ............................................................................................................................................ ......... ................................................................................................................................................................. 4- Festas, piadas, cócegas, nada me ............................... rir. ( fazer )

Page 40: Apostila Texto e Contexto - Pp

40

4.1- Socos, murros, tapas, tudo ........................... na festa. ( aconteceu ) Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 5- Não só meus amigos, mas também eu ............................................. (apanhar ) 5.1- Não só eu, como também meus amigos ........................................ ( apanhar ) 5.2- Tanto eu como meus amigos.......................................................... ( apanhar ) Regra: ........................................................................................................................... .......................... ................................................................................................................................................................. 6. Aquilo ................... estrelas, mas ................... plantas. ( parecer, ser ) 6.1 Tudo ................... boatos, nada ................... fatos verídicos. ( ser, parecer ) 6.2 A cama do mendigo ........................... algumas folhas de papel. ( ser ) 6.3 Cidade ...................... casas em volta de ruas. ( ser ) 6.4 Luís .......................... as únicas esperanças da família. ( ser ) 6.5 Agora, todo aquele homenzarrão .................... só cinzas. ( ser ) Regra: ........................................................................................................................... .......................... ................................................................................................................................................................. 7. Hoje ......................... dois de maio. ( ser ) 7.1- Hoje ....................... dia dois de maio. ( ser ) Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 8. O professor aqui ................ eu. ( ser ) 8.1 O aluno aqui ................... tu. 8.2 Quem fez isso ...................... nós. 8.3 Quem assinou o documento .................... vocês. Regra: ..................................................................................................................................................... ............................................................................................................................. .................................... 9. Dois dias ...................... pouco tempo para aprender tudo isso. ( ser ) 9.1 Vinte quilos ............... muito para uma criança carregar. ( ser ) 9.2 Dez meses ................ bastante, não vou agüentar de saudades.( ser ) Regra: .................................................................................................................................. ...................

EXERCÍCIOS

1) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal entre

parênteses não completa corretamente a lacuna da frase: a) ......... na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem. (Existem) b) ......... provocar sérias lesões hepáticas os defensivos agrícolas à base de DDT. (Podem) c) .......... aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos. (Faltam) d) .......... por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados. (Persistem) e) .......... elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado. (Possuem) 2) Complete com o verbo SER observando a concordância:

Page 41: Apostila Texto e Contexto - Pp

41

a) Isso ___________ dores-de-cotovelo. c) Rita ______________ suas preocupações. d) A vitória do time ____________ seus sonhos. e) Essas dores __________ o meu sofrimento. f) Durante dias, a fruta ______________ seus alimentos. g) A compra _____________ uns retalhos coloridos. h) Minha vaidade __________ os meus filhos. i) Minhas alegrias __________ essa criança. j) O candidato à presidência do sindicato ________ tu. k) Você ____________ os meus sonhos. l) Naquela loja, tudo ________________ quinquilharias. m) No amor, nem tudo _____________ alegrias. n) Aquilo ________________ cobras venenosas disfarçadas de gente. o) O que machuca bastante ________________ as agressões verbais. p) ___________ oito e quinze da noite. q) ______________ 23 de abril quando partimos do navio. r) Hoje ___________ 10 de outubro. Bonito, aí vamos nós! s) Cinco malas para a viagem _________________ pouco... t) Trezentos reais pela passagem ______________ muito. u) Seis litros de álcool __________ menos do que precisamos. v) O restante ______________ roupas de inverno que não cabiam na mala. 4) Mude o que for necessário: a) O futuro do Brasil é seus recursos naturais. b) Isso realmente são ossos do ofício. c) Manuel é os mimos da família. d) Cinco metros é suficiente para fazer uma camisa. e) Nossa, já são meia-noite? 5) Segundo o que .................... os porteiros, .............. precisamente duas horas quando .................

os sinos. a) diz - eram - soou b) dizem - eram - soaram c) dizem - era - soaram d) diz - era - soou e) diz - era - soaram 6) Assinale a frase em que há erro de concordância: a) Os Sertões possuem um sopro épico. b) Promove-se festas beneficentes no meu colégio. c) Fala-se de festas em que se assiste a filmes culturais. d) Há alguns anos, os Estados Unidos invadiram a Líbia. e) Fui eu quem resolveu a adoção de tal medida. 7) “ Eu, tu e o artista .................... de modo diferente; mas o artista e tu ................. de modo igual.

Portanto, entre ............... e ................... há uma grande diferença.”

Page 42: Apostila Texto e Contexto - Pp

42

a) cantam - cantais - mim - tu b) cantemos - cantam - eu - ti c) cantamos - cantas - mim - ti d) cantamos - cantais - mim - ti e) cantais - cantam - eu - você 8) “Não ................ meios de saber que já .............. vinte anos que não se .............. mais galochas”. a) haviam - faz - usam b) havia - faz - usam c) havia - fazem - usa d) haviam - fazem - usam e) haviam - fazem – usa Indique a alternativa correta: a) Tratavam-se de questões fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subúrbio. c) Precisam-se de datilógrafas. d) Reformam-se ternos. e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

CRASE

É o nome da fusão da preposição A + o artigo A

ARTIGO A

Aparece antes de substantivos femininos.

É variável, isto é, tem plural e concorda com o substantivo a que se refere.

Assume a forma de O (s) quando o substantivo a que se refere é substituído por um substantivo masculino.

Ele visitou a região. Ele visitou o local.

PREPOSIÇÃO A

Aparece, em geral, após verbo, substantivo, adjetivo ou advérbio, quando estes a exigem.

É invariável ( sem plural ) e não se altera com a mudança da palavra que vem depois dela. Ele vai a festas. Ele vai a bailes.

PREPOSIÇÃO + ARTIGO = CRASE

a) O termo regente ( palavra da esquerda ) pede preposição;

Page 43: Apostila Texto e Contexto - Pp

43

b) O termo regido ( palavra da direita ) deve ser uma palavra feminina que aceite o artigo A Nós fomos A + A fazenda. À

CASOS EM QUE SEMPRE OCORRE CRASE

1) NAS LOCUÇÕES ADVERBIAIS QUE INDICAM:

TEMPO : O rapaz veio à tarde e voltou à noite. Às nove e meia ele chegou e às dez iniciou partiu.

LUGAR: Ele foi à cidade e depois voltou à fazenda.

MODO : O mecânico consertou o carro às pressas. 2) NAS LOCUÇÕES PREPOSITIVAS ( À + PALAVRA FEMININA + DE ) : à direita de, à esquerda de, à modo de, à procura de... Todos estavam à espera de socorro. Ele saiu à procura de ajuda. Preciso fazer dobradinha à moda do Porto. Observação

A locução À MODA DE (à semelhança de, à maneira de ) pode ficar subentendida na frase, mesmo assim exige crase.

Vestia-se à Luiz XV. ( à moda de) Escreveu uma redação à Rui Barbosa.

3) NAS LOCUÇÕES CONJUNTIVAS (À + PALAVRA FEMININA + QUE) : à medida que, à proporção que...

À medida que escurece, a cidade se acalma.

CASOS EM QUE NÃO OCORRE A CRASE

1) ANTES DE PALAVRA MASCULINA. Gosto de passear a cavalo. De casa para o colégio é um bom pedaço a pé.

2) ANTES DE VERBO Todos começaram a correr. Fiquei horas a chorar.

3) ANTES DE PRONOMES PESSOAIS, INCLUSIVE OS DE TRATAMENTO. Todos se dirigiam a ela. Nada disse a Vossa Senhoria.

Page 44: Apostila Texto e Contexto - Pp

44

Observação

Os pronomes de tratamento DONA, SENHORA, SENHORITA admitem a crase. Nada disse à senhora.

4) ANTES DOS PRONOMES ESTA (S), QUEM E CUJO (S). Ninguém obedece a esta lei.

5) QUANDO O A ( SEM S) APARECE ANTES DE UMA PALAVRA NO PLURAL Ele dirigiu-se a pessoas estranhas.

6) EM EXPRESSÕES COM PALAVRAS REPETIDAS: cara a cara, face a face, gota a gota...

E ficamos os dois, face a face, como pessoas estranhas.

7) ANTES DE NOMES DE CIDADES SEM ESPECIFICATIVO Pretendo ir a Paris. Observação

Com especificativo, ocorre crase. Pretendo ir à fascinante Paris.

EXERCÍCIOS

1. Explique a diferença de sentido entre: Ela, a noite, chegou. Ela, à noite, chegou

2. Justifique no caderno a presença ou ausência de crase nas frases abaixo:

a) No final da tarde começou a chover. b) Todo o país estava a espera de notícias. c) O avião dirigia-se a Brasília. d) O documento referia-se a pessoas muito conhecidas. e) Ele não obedece a regulamentação. f) Todo homem tem direito a liberdade de pensamento. g) Todo homem tem direito a repouso e laser.

Page 45: Apostila Texto e Contexto - Pp

45

h) Devemos aspirar as coisas boas da vida, principalmente aquelas que farão da nossa uma vida boa.

i) Há crianças bem-tratadas e crianças abandonadas, as quais sempre nos referimos em nossas conversas humanitárias.

j) Disse que chegaria a tarde, mas só veio a meia-noite. k) Fez um quadro a Portinari. l) O Brasil manifestou a Argentina plena solidariedade. m) Transmita recomendações a todos. n) Manuel foi condenado a prisão por três anos. o) Uns a pé, outros a cavalo, todos chegaram a reunião a tempo.

3. Complete com A,AS,À,ÀS ou HÁ: a) Ele sempre mostrava indiferença ___ qualquer conversa. b) Tens pretensão ____ ocupar este cargo? c) Esta medalha foi conferida ____ aluna mais aplicada e ____ de imaginação mais fecunda. d) Parece ___ mim que essa mudança foi prejudicial ___ ela. e) ___ dois dias, Pedro esteve aqui. f) Trouxeste as mercadorias destinadas ____ esta praça? g) Sirvo a escola ____ 30 anos. h) Muitas vezes ___ sintaxe dos escritores modernos obedece mais ___ riqueza da imaginação do

que ____ lógica gramatical. i) Garantiu-me ____ duas horas que terminaria o trabalho daqui ___ cinco dias. j) Foi preciso arrancá-la ___ força.

4. Preencha as lacunas com o pronome “que” ou “quem”, precedido da preposição adequada que o verbo exigir:

a) Este é o compromisso ___________ jamais me esqueço. b) ________________ mais você se lembra? Do João ou da Maria? c) Qual é mesmo o posto ________________ aspiras na Secretaria da Educação? d) Aquele é um preceito ___________ devemos sempre obedecer. e) Essa é a conclusão ______________ o presidente chegou. f) O representante ______________ informamos o plano de vendas era um falsário. g) _____________ pagaremos esta dívida? h) O palácio ______________ você gostava acaba de ser demolido.

5. Reescreva as frases que seguem, corrigindo-as: a) Que cidade vocês chegaram, quando foram na Bahia, naquela excursão?

b) Lembra-me, agora, que ela não pagava os empregados, preferindo mais questionar

interminavelmente com eles do que cumprir com a própria obrigação.

Page 46: Apostila Texto e Contexto - Pp

46

6. Relacione a ausência de acento grave nas expressões destacadas às alternativas abaixo:

a) Não ocorre crase antes de substantivo masculino. b) Não ocorre crase antes de artigo indefinido. c) Não ocorre crase antes de verbo. d) Não ocorre crase antes de pronome de tratamento. e) Não ocorre crase antes de pronomes. ( ) “A marcha vai ser puxada. Mais de seis quilômetros a pé.” ( ) “Consta que todos eles acabaram meio idiotas, notando-se que dois deram cabo da vida, um suicidando-se a tiro e o outro a veneno.” ( ) “Toda paz da natureza sem gente vem sentar-se a meu lado.” ( ) “Se vir o ministro, os meus respeitos a S. Exª.” ( ) “Temos de proceder a uma averiguação, temos de ouvir os adultos presentes.” ( ) “Passageiros em redor começaram a sorrir.” ( ) “(...) a ninguém é lícito ignorar a lei.”

7. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das seguintes frases: “.......... noite, assistimos ....... peça teatral e ......... seguir fomos ......... estação rodoviária , onde ficamos ......... espera dos nossos amigos que iam chegar de viagem.” a) À - à - a - à - a b) A - à - a - à - a c) À - à - à - a - à d) À - à - a - à - à e) A - a - à - a - à

8. Considere o emprego de a, à, há nas frases abaixo: I. Ele viveu aqui há muitos anos. II. Os jogadores obedeceram à orientação do técnico. III. Tínhamos tudo à nossa disposição. IV. Daqui a dez dias ele voltará à terra natal. Estão corretas: a) somente I,II e III. b) somente II, III e IV. c) somente I e III. d) somente II e IV. e) todas as frases.

9. Usar o acento grave se necessário: a) O pagamento a prazo foi confirmado pela gerência de vendas. b) O documento requerido foi encaminhado a esta seção.

Page 47: Apostila Texto e Contexto - Pp

47

c) Luciano referiu-se a Maceió como cidade bastante progressista. d) A duras penas, sem saber como, volta para casa. e) Eles caminharam par a par, como dois jovens servos. f) A sombra caminha para a noite. g) “Primo Argemiro não gosta. Não se habitua aquilo.” h) A paisagem era triste, e as cigarras tristíssimas, a tarde... 4) Preencha as lacunas com aquele, àquele, aquela, àquela, aquilo ou àquilo. a) Eu adoro este tipo de mobília, mas meu marido prefere .................... b) Ele sempre se refere ........................ quando quer me repreender. c) .......................... que ele disse nos entristeceu. d) A vontade de voltar ............................ cidadezinha fez com que tivesse .................... trabalho

todo. e) ............................. mulher conseguiu tudo ............................ que sempre desejou. Ir .......................... praça aos domingos fazia-lhe bem.

PONTUAÇÃO

EMPREGO DA VÍRGULA

1) PARA SEPARAR TERMOS DA MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA a) As casas as ruas e os bares estavam desertos. b) Ele morou em Santos em Brasília em Porto Alegre. c) Na corrupção estão embutidos a burocracia a doença a fome o crime e a miséria. d) O diretor abriu a porta a gaveta a correspondência. e) Ele quer carinho ajuda compreensão.

2) PARA ISOLAR O APOSTO a) Brasília Capital da República foi fundada em 1960. b) As duas mulheres Susy e Eunice eram primas. c) O cigarro um veneno para a saúde deveria ser banido totalmente do nosso meio. d) Todos os brasileiros deveriam conhecer Salvador uma das capitais mais agradáveis do Brasil. e) A Ecologia ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem

adquiriu grande destaque no mundo atual. 3) PARA ISOLAR O VOCATIVO

a) Você Eduardo ficará sentado. b) “ Abandono-me a vós constelações.” ( Carlos Drummond de Andrade) c) Senhor Presidente pedimos que se comporte de forma condizente com a importância de seu

cargo. d) A vida amada minha é um constante retomar.

Page 48: Apostila Texto e Contexto - Pp

48

e) Não sei o que te dizer meu amor.

4) PARA SEPARAR PALAVRAS E EXPRESSÕES EXPLICATIVAS OU RETIFICATIVAS a) Ele disse tudo ou melhor tudo o que sabia. b) Eles viajaram ontem aliás anteontem. c) Quer dizer que você então não foi mais a Paris? d) Gastamos mil reais isto é tudo o que tínhamos. e) Queremos justiça ou seja que os criminosos sejam punidos.

5) PARA SEPARAR O ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO a) Logo pela manhã as crianças saíram para o passeio. b) Hoje por volta das 15 horas na sala da diretoria por determinação do presidente haverá uma

breve reunião. c) Depois de algumas semanas de trabalho árduo voltamos a casa. d) Ela afirmou naquele instante o que não podia afirmar. e) Naqueles momentos difíceis quem me ajudou foram apenas uns velhos amigos. 6) PARA INDICAR A ELIPSE DO VERBO

a) Eles partirão hoje; nós amanhã. b) Nas ruas poucas pessoas. c) Carmem ficou alegre; eu muito triste. d) O Sol dá luz e calor; a Lua nada. e) A terra é redonda; meu pai quadrado. 7) PARA SEPARAR O NOME DA LOCALIDADE, NAS DATAS a) São Paulo 15 de outubro de 1999. b) Fortaleza 1º de janeiro de 2000. 8) DEPOIS DE QUALQUER TERMO DA ORAÇÃO QUE APAREÇA FORA DE SEU LUGAR NORMAL

a) As laranjas você chegou a comprar? b) Sereno e tranqüilo caminhou o condenado à forca. c) Os passarinhos você recolheu antes da chuva? d) Gato em casa ele não quer mais. e) Ela não gostam de você. E de mim elas gostam? 9) PARA SEPARAR ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS

a) “O tempo não pára no porto não apita na curva não espera ninguém.” b) Minha namorada não veio não telefonou não deu a mínima atenção para mim. c) “Não sopra o vento não gemem as vagas não murmuram os rios.” d) Vim vi senti o cheiro e não gostei. e) Abriu a porta lentamente sentiu o silêncio foi até seu quarto dormiu em paz.

Page 49: Apostila Texto e Contexto - Pp

49

10) PARA SEPARAR TODAS AS COORDENADAS SINDÉTICAS QUE NÃO SEJAM INICIADAS POR E a) Eu queria falar mas não conseguia. b) Cumprimos nossa obrigação logo nada temos a perder. c) Não chore que será pior. d) Ou você estuda ou você trabalha. e) Ele pensa uma coisa no entanto diz outra. 11) ANTES DA CONJUNÇÃO E, QUANDO OS SUJEITOS FOREM DIFERENTES

a) O homem vendeu o carro e a mulher protestou. b) O Palmeiras jogou e o Corinthians descansou. c) Ele partirá amanhã e nós ficaremos aqui. d) O carro do presidente chega e as pessoas aplaudem. e) Ninguém mais vaiou e todo voltou à normalidade. 12) PARA SEPARAR ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL DA ORAÇÃO PRINCIPAL

a) Se você estivesse aqui tudo seria mais fácil. b) Embora estivesse doente não foi trabalhar. c) Quando o diretor chegar avise-nos imediatamente. d) Quanto mais se vive mais se aprende. e) Assim que terminou a festa os convidados retiraram-se.

13) PARA SEPARAR ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS DA PRINCIPAL. a) O homem que é um ser inteligente constrói sua própria vida. b) A cidade que ficava perto do rio foi inundada. c) Está sendo exportada do Brasil para a Venezuela a peroba que é madeira muito resistente. d) Os mares que nos fornecem alimentos estão sendo poluídos. e) Suzana de quem temos boas referências chegou. 1) Use a vírgula onde for necessário. a) “ Depois falamos de negócios família política a vida de todo dia. Voltamos ao nosso tempo

regressamos a hoje tornamos a voltar. E de súbito corremos para a água e mergulhamos com o vago sentimento de que essa água sempre salgada impetuosa e pura não limpa somente a areia do nosso corpo tira também um pouco da poeira que na alma vai deixando a passagem das coisas e do longo tempo.” (Rubem Braga)

b) “Há mitos timbiras que narram como os índios aprenderam a fazer determinados rituais com os

animais terrestres aquáticos e aéreos; assim nos tempos míticos a situação seria o inverso da atual: os ritos existiam no âmbito da natureza mas não na sociedade.”