apostila inss 2015 - informatica - sergio spolador

Upload: rodrigo-del-guerso-soares

Post on 07-Jul-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    1/152

    Técnico do Seguro SocialInformática

    Prof. Sérgio Spolador

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    2/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    3/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    4/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    5/152

    www.acasadoconcurseiro.com.br

    EDITAL

    INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilizaçãode tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet.3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correioeletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 5 Conceitos e modos de utilização de

    aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações.

    Banca: FCC

    Cargo: Técnico do Seguro Social

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    6/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    7/152

    www.acasadoconcurseiro.com.br 7

    Informática

    Conceitos de Redes e Internet

    Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira atrocar informações e a compartilhar recursos como arquivos de dados gravados, impressoras,modems, softwares e outros equipamentos.

    Redes locais foram criadas para que estações de trabalho, compostas basicamente decomputadores do tipo PC ( personal computer ), pudessem compartilhar impressoras, discosrígidos de alta capacidade de armazenamento de dados e, principalmente, compartilhar

    arquivos de dados.Antes da conexão dos computadores em rede, as empresas possuíam computadoresindependentes com diversas bases de dados (arquivos de dados) espalhados em duplicidadepela empresa.

    Esta situação gera problemas devido ao fato de que, nem sempre, os dados em duplicidade sãoiguais, pois um usuário pode alterar seus arquivos e outro não, passando a haver divergênciaentre as informações.

    Alguns Conceitos

     • ENDEREÇO IP –  Cada host, ou seja, cada computador ou equipamento que faz parte deuma rede deve ter um endereço pelo qual é identificado nela. Em uma rede TCP/IP, todosos hosts têm um endereço IP.

    O endereço IP poderá ser fixo ou dinâmico.

     • IP FIXO –  Será um IP Fixo quando o administrador da rede atribui um número aoequipamento.

    Esse número permanecerá registrado no equipamento mesmo quando ele estiverdesligado.

     • IP DINÂMICO – Este IP não será atribuído pelo administrador da rede e sim por meio de umsoftware chamado DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol ) que tem como função aatribuição de IP a cada equipamento que se conectar à rede.

     • Neste tipo de IP, quando o equipamento for desconectado da rede, perderá o seunúmero e só obterá um novo ou o mesmo número quando se conectar novamente. É otipo de IP utilizado pelos provedores quando um usuário se conecta a Internet.

    Observação:

    O endereço IP de cada host na mesma rede deverá ser exclusivo; pois, caso contrário,

    gerará um conflito de rede.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    8/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br8

     • LOGIN –  A cada usuário será atribuída pelo administrador da rede uma identificaçãotambém chamada de LOGIN (nome de usuário). O login deverá ser exclusivo; pois, casocontrário, gerará um conflito de rede.

     • LOGON – É o processo de se conectar a uma rede. Iniciar uma sessão de trabalho em umarede.

     • LOGOFF OU LOGOUT – É o processo de se desconectar de uma rede. Encerrar uma sessãode trabalho em uma rede.

    Internet

    Internet é uma rede mundial de computadores. Interliga desde computadores de bolso até

    computadores de grande porte.

    Browser ou Navegador: é um programa que permite a fácil navegação na Internet para acessartodos os serviços. O programa permite o acesso e a navegação por interfaces gráficas (ícones),traduzindo-as em comando de forma transparente para o usuário.

    Os navegadores mais comuns são: Internet Explorer; Mozilla Firefox; Google Chrome; Safari;Netscape; Opera.

    Tipos de Conexão à Internet

     • Linha discada: conexão discada ou dial-up que utiliza como dispositivo um modem. Essemeio de acesso é o mais barato e também mais lento. Sua taxa de transmissão máxima éde 56 Kbps (kilobits por segundo). Enquanto em conexão, o telefone fica indisponível paraoutras ligações.

     • ADSL: dispositivo utilizado é um modem ADSL. Utiliza a linha telefônica, mas não ocupaa linha, permitindo o acesso à internet e o uso simultâneo do telefone. Velocidade de 10Mbps. Para este tipo de conexão, o usuário deverá possuir uma placa de rede ou porta USB.

     • TV a cabo: dispositivo utilizado é um cable modem. Utiliza o cabo da TV a cabo e não alinha telefônica. Velocidade de 10 Mbps.

     • Rádio: a conexão é feita via ondas de rádio. Neste tipo de conexão, tanto o provedor quantoo usuário deverão possuir equipamento para transmissão e recepção (antenas). Neste tipode conexão temos as modalidades WI-FI e WI-MAX. Velocidade de 100 Mbps.

     • Satélite: nesta conexão, são usadas antenas especiais para se comunicar com o satélitee transmitir ao computador que deverá possuir um receptor interno ou externo. Inviávelcomercialmente para usuários domésticos pelo seu alto custo, porém muito útil para áreasafastadas onde os demais serviços convencionais não estão disponíveis. Velocidade de1Mbps

     • Celular: o dispositivo utilizado é um modem. Tecnologia 3G (3ª geração) funciona através

    das antenas de celular com protocolo HSDPA. Velocidade de 3 Mbps. A grande vantagemdesse tipo de conexão é a mobilidade, ou seja, enquanto estamos conectados poderemos

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    9/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 9

    nos deslocar dentro de uma área de abrangência da rede, sem a necessidade de ficarmosem um lugar fixo. 4G é a sigla para a Quarta Geração de telefonia móvel. A 4G está baseadatotalmente em IP, sendo um sistema e uma rede, alcançando a convergência entre as redesde cabo e sem fio e computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informaçãopara prover velocidades de acesso entre 100 Mbit/s em movimento e 1 Gbit/s em repouso,mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de altasegurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e emqualquer lugar.

     • FTTH: (Fiber To The Home), é uma tecnologia de interligação de residências através de fibraópticas para o fornecimento de serviços de TV digital, Radio Digital, acesso à Internet etelefonia. A fibra óptica é levada até as residências, em substituição aos cabos de cobre oucabos coaxiais (utilizados em televisão a cabo). As residências são conectadas a um pontode presença da operadora de serviços de telecomunicações. Em 2013 algumas operadoraspassaram a oferecer velocidade de 150 Mbps a custos bem acessíveis.

    DNS

    DNS, abreviatura de Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio), é um sistema degerenciamento de nomes de domínios, que traduz o endereço nominal digitado no navegadorpara o endereço numérico (IP) do site. O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitara memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizaruma sequência grande de números.

    O registro de domínios no Brasil é feito pela entidade Registro.br (Registro de Domínios para aInternet no Brasil).Quando o site é registrado no Brasil utiliza-se a sigla BR. Quando não tem ocódigo do país significa que o site foi registrado nos EUA.

    Alguns tipos de domínio:

     • .com – instituição comercial. • .gov – instituição governamental. • .net – empresas de telecomunicação. • .edu – instituições educacionais • .org – organizações não governamentais. • .jus – relacionado com o Poder Judiciário.

     • Outros exemplos de domínios: adv; inf; med; nom.

    Domínio é uma parte da rede ou da internet que é de responsabilidade de alguém e dá o direitoe a responsabilidade para de usar alguns serviços na internet.

    Tipos de Serviços Disponibilizados na Internet

     • WWW (World Wide Web)  – significa rede de alcance mundial e é um sistema dedocumentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Os documentospodem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação,utiliza-se um programa de computador chamado navegador.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    10/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br10

     • E-MAIL  – é um serviço que permite compor, enviar e receber mensagens através desistemas eletrônicos de comunicação.

     • FTP (File Transfer Protocol  – Protocolo de Transferência de arquivos) – serviço para troca

    de arquivos e pastas. Permite copiar um arquivo de uma máquina para outra. • CHAT – é um serviço de comunicação interativa em tempo real, por meio do qual dois ou

    mais usuários “conversam” na rede.

    Protocolos

    Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilitauma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Demaneira simples, um protocolo pode ser definido como “as regras que governam” a sintaxe,semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelohardware, software ou por uma combinação dos dois.

     • HTTP (Hypertext Transfer Protocol  – Protocolo de Transferência de Hipertextos) – permitea transferência de documentos da Web, de servidores para seu computador.

     • HTTPS  – é uma combinação do protocolo HTTP sobre uma camada de segurança,normalmente SSL (Secure Sockets Layer ). Essa camada adicional faz com que os dados sejamtransmitidos através de uma conexão criptografada, porém para que o site seja consideradoseguro, deve ter também um certificado digital válido, que garante a autenticidade e érepresentado por um pequeno cadeado no Navegador.

     • HTML – É uma linguagem de programação para produzir sites.

     • URL – é um caminho único e completo até um recurso na rede ou na internet. O endereçode e-mail também é considerado uma URL.

    Internet, Intranet e Extranet

     • INTERNET: é uma rede pública de acesso público.

     • INTRANET:  utiliza os mesmos conceitos e tecnologias da Internet, porém é uma redeprivada, ou seja, restrita ao ambiente interno de uma organização. Os mesmos serviçosque rodam na Internet podem rodar na Intranet, mas são restritos ao ambiente Interno.Exemplo disso é o serviço de e-mail, que pode ser utilizado somente na rede Interna, paracomunicação entre os funcionários, sem a necessidade da Internet.

     • EXTRANET: algumas bancas consideram a Extranet como a “Intranet que saiu da empresa”.Ou seja, é a Intranet acessível pelos funcionários da Instituição, via Internet, de fora daempresa, mas ainda assim restrita ao público de interesse. A Extranet também pode serconsiderada como um sistema corporativo, acessível via Web (navegador), de fora dainstituição. Um exemplo seria um sistema de vendas que seja acessível via navegador, ondeo vendedor pode acessar de qualquer local para realizar uma venda, e nesse caso pode-seestender também o conceito de usuário da extranet a parceiros comerciais da instituição.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    11/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    12/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br12

    Google Chrome 37 

    Boões Vor (A + ←) e Avnçr (A + →)

    Observação: Os ícones apresentados serão sempre na ordem: Internet Explorer, Firefox eChrome.

    Esses dois botões permitem recuar ou avançar nas páginas que foram abertas no Internet

    Explorer. Firefox e Chrome.

    Barra de endereços

    A barra de endereços (Campo de Endereço no Firefox) é um espaço para digitar o endereçoda página que você deseja acessar. Pesquisar na web é mais fácil com a Barra de endereçosque oferece sugestões, histórico e preenchimento automático enquanto você digita. Você podetambém alterar rapidamente os provedores de pesquisa (“Mecanismos de pesquisa” no Firefoxe Chrome), clicando na seta à direita da “lupa” e escolhendo o provedor que você quer usar. NoInternet Explorer, se quiser adicionar novos provedores, basta clicar no botão “Adicionar”.

    No Mozilla Firefox a opção de gerenciar Mecanismos de Pesquisa é muito parecida com oInternet Explorer, basta clicar em “Organizar pesquisas”.

    No Google Chrome o gerenciamento de Mecanismos de pesquisa é realizado clicando no botãoMenu, opção “Configurações” e no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa”.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    13/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 13

    Botão Atualizar (F5)

    Recarrega a página atual. No Internet Explorer 8 a representação gráfica era diferente

    Botão Ir para

    Esse botão fica disponível apenas quando algum endereço está sendo digitado na barra deendereços do Internet Explorer ou Campo de endereços do Firefox. O Chrome não mostra essebotão.

    Modo de ebção de Compbdde (ecusvdde do Inerne

    Explorer)

    Às vezes, o site que você está visitando não é exibido da forma correta porque foi projetadopara uma versão mais antiga do Internet Explorer.

    Quando o Modo de Exibição de Compatibilidade é ativado, o site que está visualizando seráexibido como se você estivesse usando uma versão mais antiga do Internet Explorer, corrigindoos problemas de exibição, como texto, imagens ou caixas de texto desalinhados.

    Botão Interromper (Esc)

    Interrompe a exibição da página que está sendo aberta. Isso evita que o usuário termine decarregar uma página que não deseja mais visualizar.

    Guias

    Para abrir uma nova guia em branco, clique no botão Nova Guia na linha de guias oupressione CTRL+ T. Para alternar entre as guias abertas pressione CRTL + TAB (para avançar) ouCTRL+SHIFT +TAB (para retroceder). No Firefox as guias são chamadas de abas e a opção paracriar uma nova guia é representada por um sinal de mais . No Google Chrome, chama-se

    guias e tem uma representação diferente .No Internet Explorer 8, aparece um botão bem à esquerda das guias abertas. Nas versões 9e 10 a funcionalidade vem desabilitada por padrão e só pode ser acessada através das teclas deatalho. Na versão 11 não há mais essa opção. Quando há várias páginas da Web abertas aomesmo tempo, cada uma é exibida em uma guia separada. Essas guias facilitam a alternânciaentre os sites abertos. As Guias Rápidas fornecem uma exibição em miniatura de todas as guiasabertas. Isso facilita a localização da página da Web que você deseja exibir.

    Para ativar “Guias Rápidas” no IE 9 e IE 10, clicar no botão Ferramentas, Opções da Internet,guia Geral, botão Guias.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    14/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br14

    Para abrir uma página da Web usando guias rápidas clique na miniatura da página da Web quevocê deseja abrir.

    Home Page (Alt + Home)

    A home page é exibida quando você inicia o Internet Explorer ou clica neste botão.

    Exibir Favoritos, Feeds e Histórico (Alt + C)

    Favoritos (CTRL + I)

    Os favoritos do Internet Explorer são links para sites que você visita com frequência.

    Para adicionar o site que você estiver visualizando à lista de favoritos clique no Botão Favoritose depois em “Adicionar a favoritos” ou pressione as teclas CTRL + D. Para gerenciar Favoritos no

    Mozilla Firefox, clicar no botão , escolher a opção “Exibir todos os favoritos” (CTRL+SHIFT+B)e então será apresentada uma nova janela denominada “Biblioteca”. Para adicionar o siteaberto na lista de favoritos, clicar no botão . No Google Chrome a adição de sites é realizadaatravés do botão que fica bem à direita da Barra de Endereços. Para organizar os Favoritos,clicar no botão Menu e escolher a opção “Favoritos” → “Gerenciador de Favoritos”.

    Feeds RSS (CTRL + J)

    Os feeds RSS fornecem conteúdo frequentemente atualizado publicado por um site. Em geral,são usados por sites de notícias e blogs, mas também para distribuir outros tipos de conteúdo

    digital, incluindo imagens, áudios (normalmente no formato MP3) ou vídeos.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    15/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    16/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br16

    Ferramentas (Alt + X) no Internet Explorer e Menu nos outros navegadores

    Permite a configuração das diversas opções do navegador, pois as outras barras não estão

    visíveis na configuração original. As configurações serão detalhadas abaixo.

    Barra de Favoritos

    A Barra de Favoritos substitui a barra de ferramentas Links das versões anteriores do InternetExplorer e inclui não apenas seus links favoritos, mas também Feeds e Web Slices. Você podearrastar links, tanto da Barra de endereços quanto de páginas da Web, para a Barra de Favoritosde modo que suas informações favoritas estejam sempre ao alcance de um clique. Vocêtambém pode reorganizar os itens na sua barra Favoritos ou organizá-los em pastas. Além disso,você pode usar Feeds e um novo recurso chamado Web Slices para verificar se há atualizaçõesde conteúdo em seus sites favoritos sem precisar navegar para longe da página atual.

    Adicionar a barra de favoritos

    A opção adiciona o site atual à barra de favoritos do Internet Explorer. Para adicionar um sitena Barra de Favoritos do Mozilla Firefox, é necessário clicar com botão da direita sobre a Barrade Favoritos e escolher a opção “Novo Favorito”. No Chrome funciona da mesma forma, mas aopção se chama “Adicionar página”.

    Barra de Comandos (somente IE)

    Quando visível, a barra de Comandos oferece acesso fácil a praticamente qualquer configuraçãoou recurso no Internet Explorer.

    Web Slices

    Um Web Slices é uma porção específica de uma página da Web que você pode assinar, e quepermite que você saiba quando um conteúdo atualizado (como a temperatura atual ou aalteração do preço de um leilão) está disponível em seus sites  favoritos. Após sua assinaturado Web Slices, ele será exibido como um link   na barra Favoritos. Quando o Web Slices  for

    atualizado, o link  na Barra de Favoritos será exibido em negrito. Você pode, então, clicar no link  para visualizar o conteúdo atualizado.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    17/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 17

    Botão Segurança

    Nvegção InPrve, Nvegção prvv, Modo de Nvegção Anônm

    A Navegação InPrivate  permite que você navegue na Web  sem deixar vestígios no InternetExplorer. Isso ajuda a impedir que as outras pessoas que usam seu computador vejam quaissites você visitou e o que você procurou na Web. Para iniciar a Navegação InPrivate, acesse apágina Nova Guia ou clique no botão Segurança.

    Quando você inicia a Navegação InPrivate, o Internet Explorer abre uma nova janela donavegador. A proteção oferecida pela Navegação InPrivate só terá efeito enquanto você estiver

    usando a janela. Você pode abrir quantas guias desejar nessa janela e todas elas estarãoprotegidas pela Navegação InPrivate. Entretanto, se você abrir outra janela do navegador elanão estará protegida pela Navegação InPrivate. Para finalizar a sessão da Navegação InPrivate,feche a janela do navegador.

    Quando você navegar usando a Navegação InPrivate, o Internet Explorer armazenará algumasinformações, como cookies e arquivos de Internet  temporários, de forma que as páginas da Web visitadas funcionem corretamente. Entretanto, no final da sua sessão da Navegação InPrivate,essas informações são descartadas.

    Filtragem InPrivate (IE 8), Proteção contra Rastreamento (IE 9 esuperores), Anrrsremeno, Envr um socção pr “Nãorastrear”

    A Filtragem InPrivate ajuda a evitar que provedores de conteúdo de sites coletem informaçõessobre os sites que você visita.

    A Filtragem InPrivate analisa o conteúdo das páginas da Web  visitadas e, se detectar que omesmo conteúdo está sendo usado por vários sites, ela oferecerá a opção de permitirou bloquear o conteúdo. Você também pode permitir que a Filtragem InPrivate  bloqueie

    automaticamente qualquer provedor de conteúdo ou site de terceiros detectado.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    18/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    19/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 19

    Guia Geral

    Home Page

    Permite configurar a página que será exibida ao iniciar o navegador ou ao clicar o botão home.Pode-se ter mais de uma página configurada, nesse caso o navegador exibirá cada uma delasem uma guia, na ordem em que forem incluídas.

    Existem também as opções usar padrão (home page da Microsoft) ou usar em branco (inicia onavegador com uma página em branco).

    Histórico de Navegação

    Arquivos temporários da internet: As páginas da Web são armazenadas na pasta Arquivos deInternet Temporários quando são exibidas pela primeira vez no navegador da Web. Isso agiliza

    a exibição das páginas visitadas com frequência ou já vistas porque o Internet Explorer podeabri-las do disco rígido em vez de abri-las da Internet .

    Pesquisa

    Permite adicionar ou remover os sites provedores de pesquisa e, ainda, definir qual deles seráo padrão.

    Guias

    Permite alterar as configurações da navegação com guias, como por exemplo, habilitar ou

    desabilitar a navegação com guias, avisar ao fechar várias guias e habilitar guias rápidas.

    Aparência

    Permite alterar configurações de cores, idiomas, fontes e acessibilidade.

    Guia Privacidade

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    20/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    21/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 21

    Congurções (Googe Chrome)

    As configurações do navegador são acessadas através do botão “Menu” e opção “Configurações”.

    Os principais grupos de configuração são: Inicialização, Pesquisar e Privacidade.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    22/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br22

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    23/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 23

       P    l   a   n   i    l    h   a   C   o   m   p   a   r   a   t   i   v   a    d   o   s   N   a   v   e   g   a    d   o   r   e   s

       G   o   o   g    l   e   C    h   r   o   m

       e

       3   7

       B   a   r   r   a    d   e   E   n    d   e   r   e   ç   o   s  –   O   m   n

       i    b   o   x

       O   p   c   i   o   n   a    l

       N   ã   o

       N   ã   o  –   M   e   c   a   n   i   s   m   o   s    d   e   P   e   s

       q   u   i   s   a

       G   o   o   g    l   e

       N   ã   o

       P   r   o   t   e   ç   ã   o   c   o   n   t   r   a   p    h   i   s    h   i   n   g   e   m   a    l   w   a   r   e

       S   i   m

       G   U   i   a   s

       M   o    d   o    d   e   n   a   v   e   g   a   ç   ã   o   a   n    ô   n   i   m   a

       C   o   n    f   i   g   u   r   a   ç   õ   e   s

       → 

       P   r   i   v   a   c   i    d   a    d   e

       → 

       C   o   n    f   i   g   u   r   a   ç   õ   e   s    d   e   c   o   n   t   e    ú    d

       o

       E   n   v   i   a   r

       u   m   a

       s   o    l   i   c   i   t   a   ç   ã   o

       p   a   r   a

        "   N   ã   o

       r   a   s   t   r   e   a   r    "

       S   i   m .   F   a   z   e   r    l   o   g   i   n   n   o   C    h   r   o   m

       e

       V    á   r   i   o   s   m   e   s   e   s

       S   i   m

       S   i   m

       S   i   m

        *   G   e   r   e   n   c   i   a    d   o   r    d   e   T   a   r   e    f   a   s

        *   T   e   m   a   s

        *   F   e   e    d   s   p   r   e   c   i   s   a   m    d   e   e   x   t   e   n

       ç   ã   o

        *   G   u   i   a   c   o   m   o   A   p   p   s  –   F   i   x   a   r   g   u   i   a

        *   C   r   i   a   r   a   t   a    l    h   o   s    d   e   a   p    l   i   c   a   t   i   v   o   s    (    Á   r   e   a    d   e

       t   r   a    b   a    l    h   o ,   M   e   n   u   I   n   i   c   i   a   r   o   u   B   a   r   r   a   t   a   r   e    f   a   s    )

        *   G   o   o   g    l   e   C    l   o   u    d   P   r   i   n   t

        *   N    â   o   t   e   m   m   o    d   o   O    f    f    l   i   n   e

        *   P   e   s   q   u   i   s   a   p   o   r   v   o   z   n   o   G   o   o

       g    l   e

       M   o   z   i    l    l   a   F   i   r   e    f   o   x

       3   3

       C   a   m   p   o    d   e   E   n    d   e   r   e   ç   o   s

       O   p   c   i   o   n   a    l

       O   p   c   i   o   n   a    l

       S   i   m  –   M   e   c   a   n   i   s   m   o   s    d   e   P

       e   s   q   u   i   s   a

       M   o   z   i    l    l   a   F   o   u   n    d   a   t   i   o   n

       N   ã   o

       S   i   m ,   t   e   m   3   o   ç   õ   e   s   m   a   s   n   ã   o   t   e   m   u   m   n   o   m   e

       S   i   m

       A    b   a   s

       N   a   v   e   g   a   ç   ã   o   P   r   i   v   a   t   i   v   a

       P   o   p  -   u   p   s

       → 

       C   o   n   t   e    ú    d

       o

       C   o   o    k   i   e   s

       → 

       P   r   i   v   a   c   i    d   a    d   e

       A   n   t   i   r   r   a   s   t   r   e   a   m   e   n   t   o

       S   i   m ,   a   t   r   a   v    é   s    d   o   S   y   n   c

       V    á   r   i   o   s   m   e   s   e   s

       S   i   m

       S   i   m

       S   i   m

        *

       B   i    b    l   i   o   t   e   c   a

        (   g   e   r   e   n

       c   i   a   r

       H   i   s   t    ó   r   i   c   o ,

       F   a   v   o   r   i   t   o   s ,   T   a   g   s    )

        *   A    b   a   s    d   e   a   p    l   i   c   a   t   i   v   o   s  –   F   i   x   a   r   a    b   a

        *   A    b   r   i   r   t   u    d   o   e   m   a    b   a   s

        *   S   y   n   c

       I   n   t   e   r   n   e   t   E   x   p

        l   o   r   e   r   9 ,

       1   0 ,

       1   1

       9 ,   1   0   e   1   1

       B   a   r   r   a    d   e   E   n    d   e   r   e   ç

       o   s

       O   p   c   i   o   n   a    l

       O   p   c   i   o   n   a    l

       N   ã   o  –   P   r   o   v   e    d   o   r    d

       e   P   e   s   q   u   i   s   a

       M   i   c   r   o   s   o    f   t

       S   i   m

       F   i    l   t   r   o   S   m   a   r   t   S   c   r   e   e

       n

       S   i   m

       G   u   i   a   s

       N   a   v   e   g   a   ç   ã   o   I   n   P   r   i   v

       a   t   e

       F   e   r   r   a   m   e   n   t   a   s   →    O

       p   ç   õ   e   s    d   e   I   n   t   e   r   n   e   t

       →    G

       u   i   a   P   r   i   v   a   c   i   a    d

       e

       P   r   o   t   e   ç   ã   o   c   o   n   t   r   a   R

       a   s   t   r   e   a   m   e   n   t   o

       N   ã   o

       2   0    d   i   a   s

       N   ã   o

       S   i   m

       N   ã   o

        *   F   I    l   t   r   a   g   e   m   A   c   t   i   v   e   x

        *   M   o    d   o    d   e   c   o   m   p   a   t   i    b   i    l   i    d   a    d   e

        *   B   a   r   r   a    d   e   C   o   m   a   n    d   o   s

        *   B   a   r   r   a    d   e   S   t   a   t   u   s

        *   I   r   p   a   r   a   s   i   t   e   s    f

       i   x   o   s    (   a   r   r   a   s   t   a   r   g   u   i   a

       p   a   r   a    b   a   r   r   a    d   e   t   a   r   e    f   a   s    )

        *   I   E   1   0   e   1   1  –   A    d   i   c

       i   o   n   a   r   s   i   t   e   a   o   M   e   n   u

       I   n   i   c   i   a   r    (   W   i   n    d   o   w   s

       7    )   e   A    d   i   c   i   o   n   a   r   s   i   t   e

        à   e   x   i    b   i   ç   ã   o   A   p    l   i   c   a   t   i   v   o   s    (   W   i   n    d   o   w   s   8    )

       I   n

       t   e   r   n   e   t   E   x   p    l   o   r   e   r   8

       8 B   a   r   r   a    d   e   E   n    d   e   r   e   ç   o   s

       O   p   c   i   o   n   a    l

       S   i   m

       S   i   m  –   P   r   o

       v   e    d   o   r    d   e   P   e   s   q   u   i   s   a

       M   i   c   r   o   s   o    f   t

       N   ã   o

       F   i    l   t   r   o   S   m   a   r   t   S   c   r   e   e   n

       N   ã   o

       G   u   i   a   s

       N   a   v   e   g   a   ç   ã

       o   I   n   P   r   i   v   a   t   e

       F   e   r   r   a   m   e   n

       t   a   s

         → 

       O   p   ç   õ   e   s

        d   a

       I   n   t   e   r   n   e   t     →    G

       u   i   a   P   r   i   v   a   c   i    d   a    d   e

       F   i    l   t   r   a   g   e   m

       I   n   P   r   i   v   a   t   e

       N   ã   o

       2   0    d   i   a   s

       N   ã   o

       S   i   m

       S   i   m

        *   N   a   v   e   g   a

        d   o   r   p   a    d   r   ã   o    d   o   W   i   n    d   o   w   s

       7 *   M   o    d   o    d

       e   c   o   m   p   a   t   i    b   i    l   i    d   a    d   e

        *   G   u   i   a   s   r    á

       p   i    d   a   s

        *   B   a   r   r   a    d   e   C   o   m   a   n    d   o   s

        *   B   a   r   r   a    d   e   S   t   a   t   u   s

       N   a   v   e   g   a    d   o   r

       V   e   r   s   ã   o

       e   m   o   u   t   u    b   r   o    d   e   2   0   1   4

       B   a   r   r   a    d   e   E   n    d   e   r   e   ç   o   s    /   N   a   v   e   g   a   ç   ã   o

       B   a   r   r   a    d   e   F   a   v   o   r   i   t   o   s

       B   a   r   r   a    d   e   M   e   n   u   s

       B   a   r   r   a    d   e   P   e   s   q   u   i   s   a   r   e   N   o   m   e

       F   a    b   r   i   c   a   n   t   e

       F   i    l   t   r   a   g   e

       m   A   c   t   i   v   e   X

       F   i    l   t   r   o   S   m   a   r   t   S   c   r   e   e   n    /   P    h   i   s    h   i   n   g

       G   e   r   e   n   c   i   a    d   o   r    d   e   D   o   w    l   o   a    d   s

       N   a   v   e   g   a

       ç   ã   o   e   m   A    b   a   s    /   G   u   i   a   s

       N   a   v   e   g   a

       ç   ã   o   P   r   i   v   a    d   a

       C   o   n    f   i   g   u

       r   a   ç   õ   e   s    d   e   B    l   o   q   u   e   a    d   o   r    d   e   P   o   p  -

       u   p   s   e   C   o   o    k   i   e   s

       R   a   s   t   r   e   a

       m   e   n   t   o    /   F   i    l   t   r   a   g   e   m   I   n   P   r   i   v   a   t   e

       S   i   n   c   r   o   n

       i   z   a   ç   ã   o    d   a   s   c   o   n    f   i   g   u   r   a   ç   õ   e   s

       A   r   m   a   z   e

       w   n   a   m   e   n   t   o    d   o   H   i   s   t    ó   r   i   c   o

       V   e   r   s   ã   o

       p   a   r   a   L   i   n   u   x   e   M   a   c   O   S

       V   e   r   s   ã   o

       p   a   r   a   W   i   n    d   o   w   s   7

       V   e   r   s   ã   o

       p   a   r   a   W   i   n    d   o   w   s   X   P

       O    b   s   e   r   v   a   ç   õ   e   s    /   P   a   r   t   i   c   u    l   a   r   i    d   a    d   e   s

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    24/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br24

    Onde congurr s opções de Segurnç e Prvcdde

    Nvegção InPrve/Anônm

    a) Internet Explorer 8: Menu Ferramentas → Navegação InPrivate.b) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas → Segurança → Navegação InPrivate.c) Mozilla Firefox 33: Botão Menu → Nova janela privativa.d) Google Chrome 37: Botão Menu → Nova janela anônima.

    Filtro SmartScreen / Phishing

    a) Internet Explorer 8: Menu Ferramentas → Filtro do SmartScreen.b) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas → Segurança → Ativar / Desativar Filtro

    SmartScreen.c) Mozilla Firefox 33: Botão Menu → Opções → Segurança → 3 primeiras opções.

    d) Google Chrome: Botão Menu →  Configurações →  Mostrar configurações avançadas → “Ativar proteção contra phishing e malware” no grupo “Privacidade”.

    Filtragem InPrivate / Proteção contra Rastreamento

    a) Internet Explorer 8: Menu Ferramentas → Filtragem InPrivate.b) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas →  Segurança →  Proteção contra

    Rastreamento.c) Mozilla Firefox 33: Botão Menu → Opções → Privacidade → “Notificar aos sites que não

    quero ser rastreado” no grupo Antirrastreamento.d) Google Chrome 37: Botão Menu →  Configurações →  Mostrar configurações avançadas

    →  Enviar solicitação para “Não Rastrear” com seu tráfego de navegação no grupo“Privacidade”.

    Frgem AcveX

    a) Internet Explorer 8: Funcionalidade não disponível.e) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas → Segurança → Filtragem ActiveX .b) Mozilla Firefox 33: Funcionalidade não disponível.

    c) Google Chrome 37: Funcionalidade não disponível.

    Bloqueador de Pop-ups

    a) Internet Explorer 8: Menu Ferramentas → Opções da Internet   → Privacidade → “AtivarBloqueador de Pop-ups” no grupo “Bloqueador de Pop-ups”.

    b) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas → Opções da Internet → Privacidade →“Ativar Bloqueador de Pop-ups” no grupo “Bloqueador de Pop-ups”.

    c) Mozilla Firefox 33: Menu → Opções → Conteúdo → Bloquear janelas pop-up.d) Google Chrome 37: Botão Menu →  Configurações →  Mostrar configurações avançadas

    →  Configurações de Conteúdo →  “Não permitir que nenhum site  mostre  pop-ups (recomendado)” no grupo “Pop-ups”.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    25/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 25

    Página Inicial

    a) Internet Explorer 8: Menu Ferramentas → Opções da Internet  → Geral → Digitar uma URLem cada linha.

    b) Internet Explorer 9, 10 e 11: Botão Ferramentas → Opções da Internet  → Geral → Digitaruma URL em cada linha.

    c) Mozilla Firefox 33: Botão Menu → Opções →  Geral → Digitar as URLs separadas por |(pipe).

    d) Google Chrome 37: Botão Menu →  Configurações → “Abre uma página específica ou umconjunto de páginas” no grupo “Inicialização”.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    26/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    27/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 27

    A pasta do Mozilla Thunderbird chama-se Pastas Locais e é dividida por um sistema de caixas,onde as mensagens são armazenadas.

    Entrada: nesta caixa, são armazenadas todas as mensagens recebidas. Independentemente deter-se uma ou mais contas, todas mensagens, por padrão, irão para essa pasta.

    Saída: quando uma mensagem é composta e o Mozilla Thunderbird  está em modo off-line, amensagem é armazenada nesta caixa até a conexão ser feita e aplicativo receber o comando paraa mensagem ser enviada ou, conforme a configuração, ela pode ser enviada automaticamentequando o programa se tornar on-line.

    Podem-se, então, escrever várias mensagens em Modo off-line e depois se conectar para enviá--las todas de uma só vez. Isto possibilita economia, pois só ficará conectado somente duranteoperíodo do envio das mensagens e não durante a criação das mesmas.

    Enviados:  toda vez que uma mensagem é enviada, ela vai para o destinatário e também ficaarmazenada na caixa de Itens Enviados.

    Lixeira: quando uma mensagem é excluída de uma caixa, ela vai para a Lixeira. Para restauraruma mensagem, é necessário movê-la para a caixa original. Quando se apaga uma mensagemdessa pasta, ela será excluída em definitivo.

    Rascunhos: pasta onde se pode manter uma mensagem que não se deseja enviar. Para colocaruma mensagem nesta pasta, deve-se salvá-la, em vez de enviá-la.

    Nova mensagem

    Na barra de ferramentas, clique no botão Nova Msg e será aberta uma janela para edição damensagem a ser redigida.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    28/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    29/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 29

    Mecanismos de Busca

    “ Esse material é uma coletânea de informações sobre os mecanismos de busca, em especial o

    Google, com intuito de ajudar a você a estudar para Concursos Públicos. Diversos trechos deste

    material foram retirados das ajudas e do site de suporte do Google que podem ser acessados

     para maiores informações (https://support.google.com/websearch/?source=g&hl=pt). ” 

    Os principais sites utilizados como mecanismos de buscas atualmente são Google, Yahoo e Bing(Microsoft). A forma de pesquisar faria de navegador para navegador. No Internet Explorer 9,10 e no Google Chrome não existe a Barra de Pesquisa. Nestes navegadores a pesquisa podeser realizada diretamente na Barra de Endereços. Para escolher onde fazer a pesquisa, definiro Provedor de Pesquisa padrão no item “Gerenciar Complementos” do Internet Explorer 9, porexemplo.

    Geralmente, todas as palavras inseridas na consulta serão usadas.

    Noções básicas:

    As pesquisas nunca diferenciam o uso de maiúsculas e minúsculas.

    Geralmente, a pontuação é ignorada, incluindo @ # $ % ^ & * ( ) = + [ ] \ e outroscaracteres especiais.

    Para garantir que as pesquisas do Google retornem os resultados mais relevantes,existem algumas exceções às regras citadas acima.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    30/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    31/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 31

    Operadores de pesquisa

    Operadores de pesquisa são palavras que podem ser adicionadas às pesquisas para ajudar arestringir os resultados. Não se preocupe em memorizar cada operador, pois você tambémpode usar a página Pesquisa avançada para criar essas pesquisas.

    Operador Como usar

    site:Consiga resultados a partir de determinados sites ou domínios.Exemplos: olimpíadas site:nbc.com e olimpíadas site:.gov

    link:Encontre páginas vinculadas a uma página específica.Exemplo: link:youtube.com

    related:Encontre sites semelhantes a um endereço da Web que você já conhece.

    Exemplo: related:time.com

    OR (OU)Encontre páginas que podem usar uma das várias palavras.Exemplo: maratona OR corrida

    info:Receba informações sobre um endereço da Web, incluindo a versão emcache da página, páginas semelhantes e páginas vinculadas ao site.Exemplo: info:google.com.br

    cache:Veja como estava a página na última vez que o Google visitou o site.Exemplo: cache:washington.edu

    Observação: ao fazer uma pesquisa usando operadores ou sinais de pontuação, não adicione

    espaços entre o operador e os termos de pesquisa. Uma pesquisa por site:nytimes.comfuncionará, mas por site: nytimes.com não.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    32/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    33/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 33

    Clique na sua foto ou seu e-mail para sair da Conta do Google ou para adicionar uma nova conta.

    [2] Fros e congurções de pesqus

     • Filtros: clique em qualquer um dos links abaixo da caixa de pesquisa para selecionar o tipode resultado que você deseja ver. Por exemplo, para ver só imagens, clique em "Imagens".

     • Ferramentas de pesquisa: clique em "Ferramentas de pesquisa" para ver as formas maisavançadas de filtrar os resultados, por exemplo por cor, hora ou local.

    Configurações

    Clique em "Opções" para alterar qualquer uma das suas configurações, como o idiomados seus resultados de pesquisa, o número de resultados por página, o SafeSearch e se suaspesquisas anteriores são salvas na sua Conta do Google ou não.

    [3] Resultados e anúncios de pesquisa

    Resultados da Pesquisa

    Cada resultado de pesquisa tem três partes:

     • Título: a primeira linha azul de qualquer resultado de pesquisa é o título da página. Cliqueno título para acessar o site.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    34/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br34

     • URL: o endereço da Web do site é exibido em verde.

     • Snippet: abaixo do URL fica uma descrição da página da Web, que pode incluir palavras quefazem parte da página. As palavras que você pesquisou aparecem em negrito para ajudar a

    identificar se a página tem o que você está procurando.

    Anúncios

    Se acharmos que um anúncio pode ajudar você a encontrar o que está procurando, ele seráexibido na parte superior ou no lado direito da página de resultados. Você saberá que é umanúncio e não um resultado de pesquisa, por causa do ícone amarelo de anúncio ao lado doURL.

    [4] Parte inferior da página

    Local

    O local atual que o Google tem para você é exibido juntamente com uma opção para atualizarseu local ou usar seu local exato.

    Dica: se sua página de resultados de pesquisa parece muito pequena, é possível aumentar otexto e o tamanho da página.

     • Em um Mac, mantenha a tecla "Command" e a tecla + pressionadas ao mesmo tempo.

     • Em um PC, mantenha as teclas Ctrl e + pressionadas ao mesmo tempo.

    Pesquisas avançadas:  Os buscadores normalmente permitem pesquisas avançadas. Paraacessar as pesquisas avançadas do Google, clicar na “engrenagem”, bem à direita da página.

    Você pode usar qualquer um dos filtros a seguir quando visitar a página "Pesquisa avançada":

    * Idioma

    * Região (por país)

    * Data da última atualização (último dia, semana, mês ou ano)

    * Onde os termos de pesquisa aparecem na página (título, texto, URL, links)

    * Tipo de arquivo (PDF, PPT, DOC, XLS...)

    * Direitos de uso (sem restrição, compartilhado, comercial)

    Algumas outras funcionalidades:

    * Encontre páginas relacionadas (related:)

    * Pesquisa por números em uma faixa (TV Sony R$300..R$500)

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    35/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 35

    * Faça conversões numéricas (miles to km)

    * Faça conversões monetárias (usd para reais)

    * Verifique o clima (clima Porto Alegre)* Calcule qualquer coisa (100*3,14-cos(83))

    SafeSearch

    Com o SafeSearch, você pode ajudar a impedir que imagens inadequadas ou explícitasapareçam nos resultados da Pesquisa Google. O filtro do SafeSearch não é 100% preciso, masajuda a evitar a maior parte do conteúdo adulto.

    Como o SafeSearch funciona

    A ativação do SafeSearch filtra vídeos e imagens de sexo explícito das páginas de resultados daPesquisa Google, bem como resultados que podem estar vinculados a conteúdo explícito.

    Quando o SafeSearch está desativado, fornecemos os resultados mais relevantes para suapesquisa, e, caso você pesquise conteúdo explícito, esse tipo de conteúdo é exibido.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    36/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br36

    Mcroso Word 2013

    “ Esse material é uma coletânea de informações sobre o Microsoft Word com intuito de ajudar

    você a estudar para Concursos Públicos. Diversos trechos deste material foram retirados das

    ajudas e do site de suporte de diversas versões do Microsoft Office, que podem ser acessados

     para maiores informações (https://support.office.com/pt-br/). ” 

    O Microsoft Word é um programa de processamento de texto, projetado para ajudá-lo a criardocumentos com qualidade profissional. Com as ferramentas de formatação de documento, oWord o ajuda a organizar e escrever seus documentos com mais eficiência. Ele também incluiferramentas avançadas de edição e revisão para que você possa colaborar facilmente com

    outros usuários.

    JANELA INICIAL DO WORD 2013

    A nova interface de usuário do Office Fluent no Word 2013 parece muito diferente da interfacedo usuário do Word 2003. Os menus e as barras de ferramentas foram substituídos pela Faixade Opções e pelo modo de exibição Backstage. Para os novos usuários do Word, a interface émuito intuitiva. Para os usuários do Word mais experientes, a interface requer um pouco dereaprendizado.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    37/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 37

    A nova Faixa de Opções, um componente da interface do usuário do Office Fluent, agrupa suasferramentas por tarefa, e os comandos usados com mais frequência estão facilmente acessíveis.No Word, você pode até personalizar essa Faixa de Opções para que os comandos usados comfrequência fiquem juntos.

    1.  As guias são projetadas para seremorientadas a tarefas.

    2. Os grupos dentro de cada guia dividemuma tarefa em subtarefas.

    3. Os botões de comando em cada grupoexecutam um comando ou exibem ummenu de comandos.

    A nova interface do usuário do Office Fluent orientada a resultados apresenta as ferramentas,de uma forma clara e organizada, quando você precisa delas:

     • Economize tempo e faça mais com os recursos avançados do Word selecionando emgalerias de estilos predefinidos, formatos de tabela, formatos de lista, efeitos gráficos emais.

     • A interface do usuário do Office Fluent elimina o trabalho de adivinhação quando vocêaplica formatação ao documento. As galerias de opções de formatação proporcionamuma visualização dinâmica da formatação no documento antes de você confirmar umaalteração.

    MICROSOFT OFFICE BACKSTAGE

    A Faixa de Opções contém um conjunto de comandos de trabalho em um documento, enquantoo modo de exibição do Microsoft Office Backstage é o conjunto de comandos que você usa parafazer algo para um documento.

    Abra um documento e clique na guia Arquivo para ver o modo de exibição Backstage. O

    modo de exibição Backstage é onde você gerencia seus documentos e os dados relacionadosa eles — criar, salvar e enviar documentos, inspecionar documentos em busca de dadosocultos ou informações pessoais, definir opções de ativação ou desativação de sugestões depreenchimento automático, e muito mais.

    A guia Arquivo substitui o Botão Microsoft Office (versão 2007) e o menu Arquivo usado nasversões anteriores (2003, por exemplo) do Microsoft Office e está localizada no canto superioresquerdo dos programas do Microsoft Office 2010 e 2013.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    38/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br38

    Ao clicar na guia Arquivo, você vê muitos dos mesmos comandos básicos que via quandoclicava no Botão Microsoft Office ou no menu Arquivo nas versões anteriores do MicrosoftOffice. Você encontrará Abrir, Salvar e Imprimir, bem como uma nova guia modo de exibiçãoBackstage chamada Salvar e Enviar, que oferece várias opções de compartilhamento e envio dedocumentos.

    Salvar e Salvar Como

    Você pode usar os comandos Salvar e Salvar Como para armazenar seu trabalho e pode ajustaras configurações que o Microsoft Word usa para salvar os documentos.

    Por exemplo, se o documento for para o seu uso pessoal e você nunca espera abri-lo em umaversão anterior do Microsoft Word, você pode usar o comando Salvar.

    Se você quiser compartilhar o documento com pessoas que usem um software diferentedo Microsoft Word 2013, 2010 ou do Microsoft Office Word 2007 ou se você planeja abrir odocumento em outro computador nessas condições, será necessário escolher como e onde

    salvar o documento.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    39/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 39

    Se você salvar o documento no formato de arquivo padrão .docx, os usuários do MicrosoftWord 2003, Word 2002 e Word 2000 terão de instalar o Pacote de Compatibilidade doMicrosoft Office para Formatos de Arquivo Open XML do Word, Excel e PowerPoint para abriro documento. Como alternativa, você pode salvar o documento em um formato que possaser aberto diretamente nas versões anteriores do Word — mas a formatação e layout quedependem dos novos recursos do Word 2013 podem não estar disponíveis na versão anterior

    do Word.

    1. Clique na guia Arquivo.

    2. Clique em Salvar Como.

    3. Escolha um local para Salvar.

    4. Na caixa Nome do arquivo, digite o nome do documento e clique em Salvar.

    5. Na lista Salvar como tipo, clique em Documento do Word 97-2003. (Isso altera o formatodo arquivo para .doc.)

    6. Digite um nome para o documento e, em seguida, clique em Salvar.

    Svr um documeno em formos de rquvo ernvos

    Se você estiver criando um documento para outras pessoas, poderá torná-lo legível e nãoeditável ou torná-lo legível e editável. Se quiser que um documento seja legível, mas nãoeditável, salve-o como arquivo PDF ou XPS ou salve-o como uma página da Web. Se quiserque o documento seja legível e editável, mas preferir usar um formato de arquivo diferente de

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    40/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br40

    .docx ou .doc, poderá usar formatos como texto simples (.txt), Formato Rich Text (.rtf), TextoOpenDocument (.odt) e Microsoft Works (.wps).

    PDF e XPS são formatos que as pessoas podem ler em uma variedade de softwares disponíveis.

    Esses formatos preservam o layout de página do documento.

    Páginas da Web: As páginas da Web são exibidas em um navegador da Web. Esse formatonão preserva o layout da página do seu documento. Quando alguém redimensionar a janelado navegador, o layout do documento será alterado. Você pode salvar o documento comouma página da Web convencional (formato HTML) ou como uma página da Web de arquivoúnico (formato MHTML). Com o formato HTML, quaisquer arquivos de suporte (tais comoimagens) são armazenados em uma pasta separada que é associada ao documento. Com oformato MHTML, todos os arquivos de suporte são armazenados junto com o documento emum arquivo.

    Abrir um novo documento e começar a digitar

    1. Clique na guia Arquivo.

    2. Clique em Novo.

    3. Clique em Documento em branco.

    INICIAR UM DOCUMENTO DE UM MODELO (DOTX)

    Geralmente é mais fácil criar um novo documento usando um modelo do que começar de umapágina em branco. Os modelos do Word estão prontos para serem usados com temas e estilos.Tudo o que você precisa fazer é adicionar seu conteúdo.

    Sempre que você iniciar o Word 2013, você poderá escolher um modelo da galeria, clicar emuma categoria para ver os modelos contidos nela ou procurar mais modelos online. (Se vocêpreferir não usar um modelo, basta clicar em Documento em branco.)

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    41/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 41

    Para analisar melhor qualquer modelo, basta clicar nele para abrir uma visualização maior.

    GUIA PÁGINA INICIAL (WORD 2013)

    A Guia Página Inicial contempla várias ferramentas, que em tese são as mais utilizadas, divididaem 5 grupos:

    Fonte

    Área de Transferência

    Estilo

    Parágrafo

    Edição

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    42/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br42

    ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

    A Área de Transferência do Office permite que você colete texto e itens gráficos de qualquer

    quantidade de documentos do Office ou outros programas para, em seguida, colá-los emqualquer documento do Office. Por exemplo, você pode copiar parte do texto de um documentodo Microsoft Word, alguns dados do Microsoft Excel, uma lista com marcadores do MicrosoftPowerPoint ou texto do Microsoft Internet Explorer, voltando para o Word e organizando algunsou todos os itens coletados em seu documento do Word.

    A Área de Transferência do Office funciona com os comandos Copiar e Colar padrão. Bastacopiar um item para a Área de Transferência do Office para adicioná-lo à sua coleção (24 itens).Depois, cole-o em qualquer documento do Office a qualquer momento. Os itens coletadospermanecerão na Área de Transferência do Office até que você saia dele.

    Você pode acessar os comandos de Recortar (CTRL + X),Copiar (CTRL + C) e Colar (CTRL + V) no Grupo Área deTransferência da guia Início.

    Para acessar o painel da área de transferência clique nocanto inferior direito do grupo Área de Transferência.

    É possível usar o Pincel na guia Página Inicial para copiare colar formatação de texto e algumas formataçõesbásicas de gráfico, como bordas e preenchimentos.

    1. Selecione o texto ou o gráfico que possui o formato que você deseja copiar.

    OBSERVAÇÃO: Se quiser copiar a formatação de texto, selecione uma parte de um parágrafo.Se quiser copiar a formatação do texto e do parágrafo, selecione-o inteiro, incluindo a marca deparágrafo (indicada com a opção).

    2. Na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, clique em Pincel.

    O ponteiro muda para um ícone de pincel.

    OBSERVAÇÃO: Clique duas vezes no botão Pincel se deseja alterar o formato de várias seleçõesno seu documento.

    3. Selecione o texto ou o gráfico que deseja formatar.

    4. Para interromper a formatação, pressione ESC.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    43/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 43

    FONTE

    A formatação de fontes poderá ser feita através do Grupo Fonte da guia Página Inicial.

    Botão Nome Função

    Fonte Altera a fonte.

    Tamanho da fonte Altera o tamanho do texto.

    Aumentar Fonte Aumenta o tamanho do texto.

    Diminuir Fonte Diminui o tamanho do texto.

    Alterar Maiúsculas/MinúsculasAltera todo o texto selecionadopara maiúsculas, minúsculas ou

    outras capitalizações comuns.

    Limpar Formatação

    Limpa toda a formataçãodo texto selecionado,

    deixando apenas o texto semformatação.

    NegritoAplica negrito ao texto

    selecionado.

    ItálicoAplica itálico ao texto

    selecionado.

    SublinhadoDesenha uma linha sob o textoselecionado. Clique na setasuspensa para selecionar o tipo

    de sublinhado.

    TachadoDesenha uma linha no meio do

    texto selecionado.

    Subscrito Cria caracteres subscritos.

    Sobrescrito Cria caracteres sobrescritos.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    44/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br44

    Efeitos de TextoAplica um efeito visual ao texto

    selecionado, como sombra,brilho ou reflexo.

    Cor do Realce do TextoFaz o texto parecer como se

    tivesse sido marcado com ummarca-texto.

    Cor da Fonte Altera a cor do texto.

    A maioria das formatações de fonte você encontrará no canto inferior direito do Grupo Fonteatravés do iniciador da caixa de diálogo.

    Cuidado principalmente com os efeitos de subscrito/sobrescrito

     e de Caixa Alta (VERSALETE) e TODAS EM MAIÚSCULAS, pois costumam cair em muitas provas.

    Veja que são poucas as diferenças entre as diversas versões do Word na formatação de fonte,algumas diferenças relevantes são as guias e especialmente os efeitos de texto que foramaprimorados.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    45/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 45

    PARÁGRAFO

    A caixa de diálogo Formatar Parágrafo permite personalizar o alinhamento, o recuo, oespaçamento de linhas, as posições e as guias da parada de tabulação e as quebras de linha ede parágrafo dentro dos parágrafos selecionados.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    46/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br46

    A guia “Recuos e Espaçamento” permite personalizar o alinhamento, o recuo e o espaçamentode linha dos parágrafos selecionados.

    GERAL

    Aqui você pode definir o alinhamento dos parágrafos:

    À Esquerda: O caractere à extrema esquerda de cada linha é alinhado à margem esquerda ea borda direita de cada linha fica irregular. Esse é o alinhamento padrão para parágrafos comdireção do texto da esquerda para a direita.

    Centro:  O centro de cada linha de texto é alinhado ao ponto médio das margens direita eesquerda da caixa de texto e as bordas esquerda e direita de cada linha ficam irregulares.

    À Direita: O caractere à extrema direita de cada linha é alinhado à margem direita e a bordaesquerda de cada linha fica irregular. Esse é o alinhamento padrão para parágrafos com direçãodo texto da direita para a esquerda.

    Justificado: O primeiro e o último caracteres de cada linha (exceto o último) são alinhados àsmargens esquerda e direita e as linhas são preenchidas adicionando ou retirando espaço entree no meio das palavras. A última linha do parágrafo será alinhada à margem esquerda, se adireção do texto for da esquerda para a direita, ou à margem direita, se a direção do texto forda direita para a esquerda.

    RECUOO recuo determina a distância do parágrafo em relação às margens esquerda ou direita da caixade texto. Entre as margens, você pode aumentar ou diminuir o recuo de um parágrafo ou deum grupo de parágrafos. Também pode criar um recuo negativo (também conhecido comorecuo para a esquerda), o que recuará o parágrafo em direção à margem esquerda, se a direçãodo texto estiver definida como da esquerda para a direita, ou em direção à margem direita, se adireção do texto estiver definida como da direita para a esquerda.

    Margens e recuos são elementos diferentes dentro de um texto do Word. As margensdeterminam a distância entre a borda do papel e o início ou final do documento. Já os recuos

    determinam a configuração do parágrafo dentro das margens que foram estabelecidas para odocumento. Podemos determinar os recuos de um parágrafo através da régua horizontal ou dogrupo Parágrafo.

    Existem na régua, dois conjuntos de botões de recuo, um do lado direito, que marca o recuodireito de parágrafo e outro do lado esquerdo (composto por três elementos bem distintos)que marcam o recuo esquerdo de parágrafo.

    O deslocamento destes botões deve ser feito pelo clique do mouse seguido de arrasto. Seuefeito será sobre o parágrafo onde o texto estiver posicionado ou sobre os parágrafos do textoque estiver selecionado no momento.

    Movendo-se o botão do recuo direito de parágrafo, todo limite direito do parágrafo seráalterado:

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    47/152

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    48/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br48

    ESPAÇAMENTO ENTRE LINHASO espaçamento entre linhas determina a quantidade de espaço vertical entre as linhas do textoem um parágrafo. O espaçamento entre parágrafos determina o espaço acima ou abaixo dele.Quando você pressiona ENTER para começar um novo parágrafo, o espaçamento é atribuído aopróximo, mas você pode alterar as configurações de cada um.

    Alterar o espaçamento entre linhas em uma parte do documento

    1. Selecione os parágrafos em que deseja alterar o espaçamento entre linhas.

    2. Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Espaçamento entre Linhas.

    3. Siga um destes procedimentos:

     • Clique no número de espaçamentos entre linha que deseja.Por exemplo, clique em 1,0 para usar um espaçamento simples com o espaçamento usadoem versões anteriores do Word. Clique em 2,0 para obter um espaçamento duplo noparágrafo selecionado. Clique em 1,15 para usar um espaçamento com o espaçamentousado no Word 2010.

     • Clique em Opções de Espaçamento entre Linhas  e selecione as opções desejadas emEspaçamento. Consulte a lista de opções disponíveis a seguir para obter mais informações.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    49/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 49

    Opções de espaçamento entre as linhas

    Simples:  Essa opção acomoda a maior fonte nessa linha, além de uma quantidade extra deespaço. A quantidade de espaço extra varia dependendo da fonte usada.

    1,5 linha: Essa opção é uma vez e meia maior que o espaçamento de linha simples.

    Duplo: Essa opção é duas vezes maior que o espaçamento de linha simples.

    Pelo menos:  Essa opção define o mínimo de espaçamento entre as linhas necessário paraacomodar a maior fonte ou gráfico na linha.

    Exatamente:  Essa opção define o espaçamento entre linhas fixo, expresso em pontos. Porexemplo, se o texto estiver em uma fonte de 10 pontos, você poderá especificar 12 pontoscomo o espaçamento entre linhas.

    Múltiplos: Essa opção define o espaçamento entre linhas que pode ser expresso em númerosmaiores que 1. Por exemplo, definir o espaçamento entre linhas como 1,15 aumentará o espaçoem 15%, enquanto definir o espaçamento entre linhas como 3 aumentará o espaço em 300%(espaçamento triplo).

    Quebras de Linha e de PÁGINA

    Esta guia permite controlar como as linhas em um parágrafo são formatadas em caixas de textovinculadas ou entre colunas.

    Controle de linhas órfãs/viúvas: As viúvas e órfãs são linhas de texto isoladas de um parágrafoque são impressas na parte superior ou inferior de uma caixa de texto ou coluna. Você podeescolher evitar a separação dessas linhas do restante do parágrafo.

     • Linha órfã: a primeira linha de um parágrafo que fica sozinha na folha anterior.

     • Linha viúva: a última linha de um parágrafo que fica sozinha na folha seguinte.

    Manter com o próximo: Essa caixa de seleção manterá um ou mais parágrafos selecionados juntos em uma caixa de texto ou uma coluna.

    Manter linhas juntas: Essa caixa de seleção manterá as linhas de um parágrafo juntas em umacaixa de texto ou uma coluna.

    Quebrar página antes: Esta opção insere uma quebra de página no parágrafo selecionado.

    Tabulação

    Para determinarmos o alinhamento do texto em relação ao tabulador é preciso primeiroselecionar o tipo de tabulador a partir do símbolo que existe no lado esquerdo da réguahorizontal.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    50/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br50

    Cada clique dado sobre este símbolo fará com que ele assuma uma das posições de alinhamentoque existem para tabuladores.

    Determine a posição do tabulador antes de inseri-lo no texto. Após determinar o alinhamentodo tabulador clique uma vez sobre o ponto da régua onde ele deverá aparecer.

    Além dos tabuladores, existe ainda uma Barra, que pode ser colocada entre as colunas e asposições de recuo esquerdo, que podem ser fixadas pela Régua Horizontal. Acrescenta umaBarra no texto no ponto em que foi acionado. Nenhum efeito de tabulação ou marcação de

    deslocamento é feito. Trata-se apenas de um elemento visual que pode ser inserido no texto doWord (através dele pode-se criar, por exemplo, bordas que separam os diversos tabuladores).

    Denr prds de bução usndo c de dáogo Tbuções

    Se você deseja que sua tabulação pare em posições precisas que não podem ser obtidasclicando na régua, ou se deseja inserir um caractere específico (de preenchimento) antes databulação, pode usar a caixa de diálogo Tabulações.

    Para exibir a caixa de diálogo Tabulações, clique duas vezes em qualquer parada de tabulaçãona régua ou faça o seguinte:

    1.  Clique duas vezes na régua ou cliquena guia Layout de Página, clique noIniciador da Caixa de Diálogo Parágrafo eclique em Tabulações.

    2.  Em Posição da parada de tabulação,digite o local onde você deseja definir aparada de tabulação.

    3.  Em Alinhamento, clique no tipo de parada de tabulação

    desejado.4.  Para adicionar pontos na parada de tabulação, ou paraadicionar outro tipo de preenchimento, clique na opçãodesejada em Preenchimento.

    5.  Clique em Definir.

    6.  Repita as etapas de 2 a 5 para adicionar outra paradade tabulação ou clique em OK.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    51/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 51

    Criar uma lista numerada ou com marcadores

    Você pode adicionar com rapidez marcadores ou números a linhas de texto existentes, ou oWord pode automaticamente criar listas à medida que você digita.

    Por padrão, se você iniciar um parágrafo com um asterisco ou um número 1., o Wordreconhecerá que você está tentando iniciar uma lista numerada ou com marcadores. Se nãoquiser que o texto se transforme em uma lista, clique no botão Opções de AutoCorreção que aparece.

    Listas: um ou vários níveis

    Crie uma lista de apenas um nível ou uma lista de vários níveis para mostrar listas em uma lista.

    Ao criar uma lista numerada ou com marcadores, você pode seguir um destes procedimentos: • Usar a Biblioteca de Marcadores e a Biblioteca de Numeração convenientes:  Use os

    formatos padrão de marcador e numeração para listas, personalize listas ou selecioneoutros formatos na Biblioteca de Marcadores e na Biblioteca de Numeração.

     

    • Formatar marcadores ou números: Formate marcadores ou números de maneira diferenteda usada no texto de uma lista. Por exemplo, clique em um número ou altere a cor donúmero para a lista inteira, sem alterar o texto da lista.

     

    • Usar imagens ou símbolos:  Crie uma lista com marcadores de imagens para tornar umdocumento ou uma página da Web visualmente mais interessante.

     

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    52/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br52

    Mover uma lista inteira para a esquerda ou direita

    1. Clique em um marcador ou número na lista para realçá-la.

    2. Arraste a lista para um novo local.

    A lista inteira será movida à medida que você arrastar. Os níveis de numeração não sãoalterados.

    Transformar uma lista de um nível em uma lista de vários níveis

    Você pode transformar uma lista existente em uma lista de vários níveis alterando o nívelhierárquico dos itens da lista.

    1. Clique em um item que você deseja mover para um nível diferente.

    2. Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique na seta ao lado de Marcadores ouNumeração, clique em Alterar Nível da Lista e, em seguida, clique no nível desejado.

     

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    53/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 53

    ESTILO

    Um estilo é um conjunto de características de formatação, como nome da fonte, tamanho,

    cor, alinhamento de parágrafo e espaçamento. Alguns estilos incluem até mesmo borda esombreamento.

    Por exemplo, em vez de seguir três etapas separadas para formatar seu título como 16 pontos,negrito, Cambria, você pode conseguir o mesmo resultado em uma única etapa aplicando oestilo Título 1 incorporado. Não é preciso se lembrar das características do estilo Título 1. Paracada rubrica no seu documento, basta clicar no título (você nem mesmo precisa selecionartodo o texto) e clicar em Título 1 na galeria de estilos.

    Se você decidir que quer subtítulos, use o estilo interno Título 2.

    1. Os Estilos Rápidos da galeria de estilos foram criados para trabalhar juntos. Por exemplo, oEstilo Rápido Título 2 foi criado para parecer subordinado ao Estilo Rápido Título 1.

    2. O texto do corpo do seu documento é automaticamente formatado com o Estilo RápidoNormal.

    3. Estilos Rápidos podem ser aplicados a parágrafos, mas você também pode aplicá-los a

    palavras individuais e caracteres. Por exemplo, você pode enfatizar uma frase aplicando oEstilo Rápido Ênfase.

    4. Quando você formata o texto como parte de uma lista, cada item da lista é automaticamenteformatado com o Estilo Rápido Lista de Parágrafos.

    Se mais tarde você decidir que gostaria que os títulos tenham uma aparência diferente, altereos estilos Título 1 e Título 2, e o Word atualizará automaticamente todas as suas instâncias nodocumento. Você também pode aplicar um conjunto de Estilo Rápido diferente ou um temadiferente para mudar a aparência dos títulos sem fazer alterações aos estilos.

    Os estilos internos (Título 1, Título 2, etc.) oferecem outros benefícios, também. Se você usar osestilos internos de título, o Word poderá gerar uma tabela de conteúdos automaticamente. O

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    54/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br54

    Word também usa os estilos internos de título para fazer a Estrutura do documento, que é umrecurso conveniente para mover-se através de documentos longos.

    EDIÇÃO

    No Word, com o  Painel de Navegação, você pode localizar-se rapidamente em documentoslongos, reorganizar com facilidade seus documentos arrastando e soltando seções em vez decopiar e colar, além de localizar conteúdo usando a pesquisa incremental, para que não sejapreciso saber exatamente o que está procurando para localizá-lo.

    No Word é possível:

     • Mover-se entre títulos no documento clicando nas partes do mapa do documento.

    • Recolher níveis da estrutura de tópicos para ocultar cabeçalhos aninhados, para que vocêpossa trabalhar facilmente com o mapa mesmo em documentos longos, profundamenteestruturados e complicados.

    • Digitar texto na caixa de pesquisa para encontrar o lugar instantaneamente.

    • Arrastar e soltar títulos no documento para reorganizar a estrutura. Você também podeexcluir, recortar ou copiar títulos e seu conteúdo.

    • Facilmente promover ou rebaixar um título específico, ou um título e todos os seus títulosaninhados, para cima ou para baixo dentro da hierarquia.

    • Adicionar novos títulos ao documento para criar uma estrutura de tópicos básica ou inserir

    novas seções sem ter que rolar o documento.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    55/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 55

     • Ficar atento ao conteúdo editado por outras pessoas procurando os títulos que contêm umindicador de coautoria.

    • Ver miniaturas de todas as páginas do documento e clicar nelas para me mover pelo

    documento.

    Localização avançada

    Permite a localização de texto, fonte, tipo parágrafo, idioma, quadro, estilo, realce e caracteresespeciais.

    Subsur (CTRL+U)

    Substitui texto, fonte, parágrafo, idioma, quadro, estilo, realce e caracteres especiais.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    56/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br56

    Ir Para (Alt+CTRL+G)

    Permite ir para uma determinada página, seção, linha, indicador, nota de rodapé, nota de fim,tabela, etc.

    GUIA LAYOUT DE PÁGINA

    Formatar Colunas

    Sempre que se formata um texto em colunas o próprio Word se encarrega de colocar quebrasde seções entre as partes que dividem o documento. Na Guia Layout da Página encontra-se aopção colunas. Sua janela possibilita ao usuário modificar alguns dos critérios de formataçãodas colunas, como a distância entre elas e o seu tamanho.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    57/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 57

    Congurr Págn

    A formatação de página define como ficará o documento ativo com relação ao tamanho dafolha e a posição do texto dentro dela (margens direita, esquerda, superior inferior, etc.).

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    58/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br58

    Alterar margens da página

    As margens da página são o espaço em branco em volta dasbordas da página. Em geral, você insere texto e elementosgráficos na área imprimível entre as margens. Quando vocêalterar as margens de um documento de página, alterará olocal onde texto e gráficos aparecem em cada página.

    Para configurar página no Word:

    1. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página,clique em Margens. A galeria de Margens aparece.

    2. Clique no tipo de margem que deseja aplicar.

    Se o documento contiver várias seções, o tipo de margem novo só será aplicada à seção atual.Se o documento contiver várias seções e você tiver várias seções selecionadas, o tipo da novamargem será aplicada a cada seção que você escolheu.

    OBSERVAÇÃO: Para alterar as margens padrão, depois de selecionar uma nova margem cliqueem Margens Personalizadas e, em seguida, clique em Avançada. Na caixa de diálogo ConfigurarPágina, clique no botão Configurar Como Padrão. As novas configurações padrão serão salvasno modelo no qual o documento é baseado. Cada novo documento baseado nesse modeloautomaticamente usará as novas configurações de margem.

    GUIA INSERIR

    CABEÇALHOS E RODAPÉS

    ABRIR CABEÇALHOS E RODAPÉS

    Use um dos três métodos:

     • Clique duas vezes na área do cabeçalho e rodapé do documento.

     • Clique com o botão direito na área do cabeçalho ou rodapé e clique Editar Cabeçalho.

     • Clique na guia Inserir e no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique Cabeçalho, Rodapé  ouNúmero de Página  e insira um estilo de uma destas galerias. Que abrem cabeçalhos erodapés.

    FECHAR CABEÇALHOS E RODAPÉ

    Use um dos dois métodos:

     • Clique duas vezes no corpo do documento.

     • Na guia Design, clique em Fechar cabeçalho e rodapé.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    59/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 59

    INSERIR CONTEÚDO USANDO O ESTILO DAS GALERIAS

    As galerias contém conteúdo preexistente que foi posicionado, formatado, projetado e quecontém controles e campos.

    1. Clique em Inserir.

    2. No grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho, Rodapé ou Número de Página.

    3. Para números de páginas, aponte para uma posição na página e isso abrirá a galeria.

    4. Na galeria Cabeçalho, Rodapé ou Número de Página, clique em um estilo para aplicá-lo epreencha os conteúdos conforme apropriado.

    Quando um estilo é aplicado, a guia Ferramentas de Design de Cabeçalho e Rodapé abre commais comandos para suportar criação, navegação e edição.

    EDITAR PROPRIEDADES DO DOCUMENTO

    Para atualizar ou editar propriedades dos documentos com informações atuais, para os seuscabeçalhos e rodapés. Siga esses passos.

    1. Clique na guia Arquivo.

    2. Na guia Informações, clique na seta próxima à Propriedades, à direita da janela

    3. Clique em Propriedades Avançadas.

    4. Na guia Resumo, preencha a informação desejada.

    Quando você usa as Propriedades do Documento ou Campo no menu Partes Rápidas, o Wordirá buscar informações para os controles e campos Autor, Empresa e Título.

    5. Clique OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades e clique em Arquivo para fechar aguia.

    FORMATAR O NÚMERO DE PÁGINAS OU ALTERAR O NÚMERO INICIAL

    Para alterar as configurações padrão para número de páginas no documento:

    1. Na guia Inserir ou na guia Design com Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé, clique Númerode página, e clique em Formatar número de páginas.

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    60/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br60

    2. Altere o formato do número ou o número inicial e clique em OK.

    Dica para documentos com seções múltiplas: Posicione o cursor na seção desejada e completeos passos acima.

    QUEBRAS

    As quebras podem ser de página, coluna, linha ou seções. Para inserir uma quebra basta acionaro botão de comando Quebras no Grupo Configurar Página na Guia Layout.

    Ao acionarmos o botão quebras serão exibidas as opções de quebras de página como segue:

    Teclas de atalho:

    Quebra de página (CTRL+ENTER) 

    Quebra de coluna (CTRL+SHIFT+ENTER) 

    Quebra automática de linha (SHIFT+ENTER)

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    61/152

    INSS 2015 – Informática – Prof. Sérgio Spolador

    www.acasadoconcurseiro.com.br 61

    A quebra de página também poderá ser acionada através do botão de comando Quebra dePágina localizado no Grupo Páginas na Guia Inserir.

    As Quebras de Seções

    É possível usar quebras de seção para alterar o layout ou a formatação de uma página ou depáginas do documento. Por exemplo, você pode definir o layout de uma página em colunaúnica como duas colunas. Pode separar os capítulos no documento para que a numeração depágina de cada capítulo comece em 1. Também pode criar um cabeçalho ou rodapé diferentepara uma seção do documento.

    1. Seção formatada como coluna única

    2. Seção formatada como duas colunas

    As quebras de seção são usadas para criar alterações de layout ou formatação em uma parte dodocumento. Você pode alterar os seguintes elementos de seções específicas:

     • Margens

     • Tamanho ou orientação do papel

     • Fonte do papel para uma impressora

     • Bordas da página

     • Alinhamento vertical de um texto em uma página

     • Cabeçalhos e rodapés

     • Colunas

     • Numeração de página

     • Numerar linhas • Numeração de nota de rodapé e de nota de fim

  • 8/18/2019 Apostila INSS 2015 - Informatica - Sergio Spolador

    62/152

     

    www.acasadoconcurseiro.com.br62

    Tipos de Quebra de Seção

    Próxima PáginaO comando Próxima Página  insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próximapágina.

    Esse tipo de quebra de seção é especialmente útil para iniciar novos capít