apostila end - 00097

1
Universidade Federal de Minas Gerais Ensaios Não Destrutivos Silvério Ferreira da Silva Jr. e Paulo Villani Marques 96 dos extensômetros que constituem a roseta com a instrumentação utilizada para a execução das medidas e protege-se a sua superfície com um recobrimento especial. Fig. 2 Roseta tipo EA-06-060RE-120 MM utilizada para a medição de tensões residuais. Finda a preparação, posiciona-se o dispositivo de furação utilizado para a usinagem do furo, de modo que o eixo da ferramenta permaneça alinhado com o centro do anel existente na roseta. A seguir faz-se a leitura das resistências iniciais de cada elemento sensor (referências) e inicia-se então a usinagem gradual do furo, fazendo-se a leitura das deformações aliviadas após o término de cada etapa de furação. Com os valores das deformações aliviadas em cada etapa, determinam-se então os valores das tensões principais atuantes no material bem como a sua orientação para cada uma das profundidades atingidas em cada etapa de furação. O método do furo central a partir da padronização ASTM pode ser aplicado na determinação de tensões residuais em todos os casos em que as tensões não variem significativamente com a profundidade e que não excedam à metade da tensão de escoamento do material.

Upload: jizzpontes

Post on 24-Sep-2015

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

asd

TRANSCRIPT

  • Universidade Federal de Minas Gerais Ensaios No Destrutivos

    Silvrio Ferreira da Silva Jr. e Paulo Villani Marques

    96

    dos extensmetros que constituem a roseta com a instrumentao utilizada para a execuo das medidas e protege-se a sua superfcie com um recobrimento especial.

    Fig. 2 Roseta tipo EA-06-060RE-120 MM utilizada para a medio de tenses residuais.

    Finda a preparao, posiciona-se o dispositivo de furao utilizado para a usinagem do furo, de modo que o eixo da ferramenta permanea alinhado com o centro do anel existente na roseta. A seguir faz-se a leitura das resistncias iniciais de cada elemento sensor (referncias) e inicia-se ento a usinagem gradual do furo, fazendo-se a leitura das deformaes aliviadas aps o trmino de cada etapa de furao. Com os valores das deformaes aliviadas em cada etapa, determinam-se ento os valores das tenses principais atuantes no material bem como a sua orientao para cada uma das profundidades atingidas em cada etapa de furao. O mtodo do furo central a partir da padronizao ASTM pode ser aplicado na determinao de tenses residuais em todos os casos em que as tenses no variem significativamente com a profundidade e que no excedam metade da tenso de escoamento do material.