apostila 2-glossário de jornalismo

3
Apostila 2 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo DISCIPLINA: Fundamentos do Jornalismo PROFESSOR: José Romildo de Oliveira Lima SEMESTRE DO CURSO: Primeiro SEMESTRE LETIVO: fevereiro a julho de 2004 Adaptação do livro McQuail´s Mass Communication Theory Glossário Agenda-setting: A teoria do agenda-setting (estabelecimento da agenda ou de agendas) destaca que os meios de comunicação têm a capacidade não intencional de agendar temas que são objeto de debate público em cada momento. O conceito tem sido aplicado principalmente na comunicação política e em campanhas eleitorais. Audiência: Todas as pessoas que são alcançadas por uma determinada mídia ou canal. Parcialidade: Tendência do noticiário de se desviar da exatidão, neutralidade, equilíbrio e representação imparcial da realidade. Campanha: Tentativa planejada de influenciar a opinião pública, comportamentos, atitudes e conhecimento em benefício de uma causa, pessoa, instituição ou tópico. Teoria Crítica: Visão marxista sobre o papel dos meios de comunicação na manutenção de uma ideologia ou hegemonia dominante. O origem dessa teoria está na Escola de Frankfurt. 1

Upload: debora-ribeiro

Post on 14-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Termos do jornalismo

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila 2-Glossário de Jornalismo

Apostila 2

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo

DISCIPLINA: Fundamentos do JornalismoPROFESSOR: José Romildo de Oliveira LimaSEMESTRE DO CURSO: PrimeiroSEMESTRE LETIVO: fevereiro a julho de 2004

Adaptação do livro McQuail´s Mass Communication Theory

Glossário

Agenda-setting: A teoria do agenda-setting (estabelecimento da agenda ou de agendas) destaca que os meios de comunicação têm a capacidade não intencional de agendar temas que são objeto de debate público em cada momento. O conceito tem sido aplicado principalmente na comunicação política e em campanhas eleitorais.

Audiência: Todas as pessoas que são alcançadas por uma determinada mídia ou canal.

Parcialidade: Tendência do noticiário de se desviar da exatidão, neutralidade, equilíbrio e representação imparcial da realidade.

Campanha: Tentativa planejada de influenciar a opinião pública, comportamentos, atitudes e conhecimento em benefício de uma causa, pessoa, instituição ou tópico.

Teoria Crítica: Visão marxista sobre o papel dos meios de comunicação na manutenção de uma ideologia ou hegemonia dominante. O origem dessa teoria está na Escola de Frankfurt.

Quarto Poder: Expressão aplicada, no século XVIII, à galeria da imprensa da Casa dos Comuns inglesa. Segundo Edmund Burke, que cunhou a expressão, o poder da imprensa era pelo menos igual ao dos outros três poderes (Lords, Commons e Clero).

Escola de Frankfurt: Termo aplicado ao grupo de acadêmicos que trabalhou no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt (Alemanha). Esse grupo foi obrigado a emigrar para os Estados Unidos depois da ascensão dos nazistas ao poder. O projeto central do grupo era fazer análise crítica da moderna cultura e da sociedade, especialmente do papel da mídia na cultura. Gatekeeping: Processo de seleção e edição de notícias nas organizações jornalísticas. Neste processo, a mídia escolhe os eventos que são admitidos em seus “portões”, baseada nos valores-notícia.

1

Page 2: Apostila 2-Glossário de Jornalismo

Massa: Um conjunto muito grande, mas amorfo, de indivíduos de comportamento similar.

Cultura de Massa: Formas de entretenimento e apelos para a faixa não educada e sem cultura da massa (este conceito vigorou entre 1930 e 1970).

Notícia: Informação atualizada sobre eventos públicos divulgada por toda forma de mídia.

Valores Notícia: Critérios aplicados por jornalistas e editores nas organizações jornalísticas para determinar se a mídia deve ou não divulgar uma notícia.

Público: Corpo de cidadãos livres de uma determinada sociedade ou espaço geográfico.

Interesse Público: Expectativas e direitos em relação aos meios de comunicação para o bem da sociedade. Quando expressados, esses direitos podem levar ao constrangimento da atividade da mídia.

Opinião Pública: Visão coletiva de significativa parte do público.

Esfera Pública: Espaço da sociedade existente além do círculo íntimo da vida privada e dos muros das instituições e organizações (algumas fechadas e outras públicas) que buscam suas próprias metas.

Tabloidização: Termo derivado do formato tablóide de jornal para expressar a atitude de baixar o nível de programação de rádio, TV ou da chamada imprensa séria.

2