apae brasil capitaliz eaaÇÃo brasil e a capitalizaÇÃo... · cia do brasil, a maneira diferente...

44
Edição IV | 2017 APAE BRASIL EA C APITALIZ AÇÃ O

Upload: buianh

Post on 20-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição IV | 2017

APAEBRASIL E A

CAPITALIZAÇÃO

TRAnSFoRmAndo

açõesPlAnoSem

No ano de 2013, firmamos uma grande par-ceria com a Federação Nacional das Apaes: juntos, desenvolvemos um plano para a ela-boração de Projetos Sociais, financiados, a partir de recursos oriundos da iniciativa pri-vada.

A principal atuação da MDM8 é prospectar parceiros, do cenário empresarial brasileiro, dispostos a investir em projetos ligados à marca APAE Brasil, tendo a Federação Na-cional das Apaes como participante ativa dos resultados.

O Projeto Nacional de Contribuição Incenti-vada visa fomentar arrecadação de doações para a Federação Nacional das Apaes me-diante certificados de contribuição, utilizan-do títulos de capitalização da modalidade Incentivo. O projeto existe em quase todos os estados e é operado por parceiros da APAE Brasil de cada região.

Miguel MuccilloDiretor MDM8 - Gestão Empresarial

Na IV Edição da revista APAE Brasil e a Ca-pitalização, abordamos informações e no-tícias sobre a Federação Nacional das Apaes, apresentando desde o seu institucional, sua equipe organizacional, até o número de Apaes pelo Brasil, com destaque na matéria referen-te à participação da FENAPAES no evento da ONU. Já no segundo capítulo, destacamos conteúdos relativos aos parceiros do mercado da capitalização.

Por último, mas não menos importante, nes-ta edição, você poderá conferir depoimentos dos presidentes das FEAPAES estaduais, nos quais eles relatam o seu ponto de vista re-ferente ao Projeto Nacional de Contribuição Incentivada, apresentando CASES de projetos destaques, resultados dos recursos obtidos por meio da parceria com os certificados de contribuição de cada região.

Boa leitura a todos!

Editorial

WWW.MDM8.COM.BR

GESTÃOEMPRESARIAL

Suporte a projetosGestão Operacional

Compartilhamento de resultadosCaptação de recursos por meio de doações

Elo de ligação entre organizações e parceiros

(51) 3898-6422E-mail: [email protected]

Av. Júlio de Castilhos, 10 - 11º andar CEP: 90030 -130 - Porto Alegre/RS

SUMÁRIO

Definir um objetivo é o ponto de partida

de toda a realização.” WIlIAM ClEMENt StONE

Palavra da Presidente da FENAPAES .......................................................4

Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) .....................................6

Apaes Pelo Brasil ...................................................................................................9

Apae Brasil e a Capitalização .................................................................... 12

títulos de Capitalização e Filantropia de Resultado ................ 15

Informativo Capitalização ........................................................................... 16

Captação de Recursos .................................................................................. 19

Certificados de Contribuição ................................................................... 21

Regiões Atuantes ............................................................................................. 22

Apaes Beneficiadas ......................................................................................... 24

Toda vez que paramos para refletir, temos a certeza, que o saldo é extremamente positivo.

Assim, ao iniciar o círculo das nossas ações, vem-nos à mente todo o contexto que vivenciamos desde o início da atividade filantrópica. Entre elas, destacamos as dificulda-des, que não foram poucas: escassos recursos, abrangên-cia do Brasil, a maneira diferente de cada ser humano pen-sar, além de saber que mais de 2.163 instituições tinham a expectativa neste trabalho, que já apresentava uma histó-ria de 60 anos.

Foi assim que começamos tudo, levando sobre os om-bros a responsabilidade de, no mínimo, mantê-la como recebemos. Nosso olhar tinha obrigação de ver o país e, dentro do possível, localizar as 24 Federações Estaduais. Estas apresentavam-se em vários níveis, umas melhores e outras nem tanto, faltando-lhes, inclusive, documentação.

Então, começamos e, com receio de dar um passo em fal-

Grandes momentos e inúmeros aprendizadosAracy Maria da Silva LêdoPresidente da Federação Nacional das Apaes

so, iniciamos a discussão sobre “Títulos de Capitalização”, respeitando a experiência e maturidade dos profissionais do mercado.

Com estudos e critérios, levamos para aprovação do Conselho Deliberativo e da Diretoria-Executiva a assina-tura desta grande parceria. Dessa forma, começava aí um grande plano nacional objetivando, através de projetos sociais, o fortalecimento das FEAPAES que, diretamente, fortaleceriam as Apaes no Brasil.

Com muita seriedade e responsabilidade, foi criada a Controladoria, com profissionais eficientes em diversas áreas para dar continuidade e, sem dúvida, para os recur-sos chegarem às Apaes onde estão nossos atendidos e, também, abrindo as portas para o órgão regulador SUSEP acompanhar a exitosa parceria.

Soma-se a tudo isso o reconhecimento do poder públi-co, que, além de abrir portas para a Instituição, conduziu-a para a participação na ONU – 10ª edição, bem como, por iniciativa da FENAPAES, a fundação do comitê sobre os di-reitos da Pessoa com Deficiência.

Hoje, podemos, sem dúvida, dizer que esta foi uma par-ceria vitoriosa e que deu resultado, fazendo com que che-guemos ao final da nossa gestão tendo a certeza de que DEU CERTO e registramos grandes momentos!

Realização de todos os grandes eventos: Olimpíadas Nacio-nais, Festival Nacional Nossa Arte, Congresso Nacional, Cursos de Capacitação para Gestores, Encontros de Coordenadores Nacionais das Áreas Pedagógica, Educação Física, Desporto e Lazer, Autodefensoria e Família, Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Arte, Defesa de Direitos e Saúde, soman-do-se que, destes encontros, deu-se origem à Diretriz Nacio-nal como orientação ao trabalho direto nas Apaes.

As dificuldades ou contrariedades que registrei no iní-cio passaram, sendo tão pequenas que não vale a pena registrar. Foram muitos os grandes momentos que viven-ciamos, os quais presenciei pessoalmente comprovando o resultado desta grande parceria.

Destaco com muita honra que a Escola pela qual passei, a Federação Nacional das Apaes, foi de grande aprendi-zado, pois, pela 8ª vez consecutiva, recebemos o prêmio “Marcas de Confiança”.

Obrigada a todos, um grande abraço!

4

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA: DIREITOS, NECESSIDADES E REALIZAÇÕES

Nos últimos anos a Rede Apae Brasil foi agraciada com muitos benefícios e conquistas principalmente atra-vés das parcerias adotadas pela Federação Nacional das Apaes (FENAPAES). Mais de 1.000 projetos sociais foram contemplados com recursos oriundos das parcerias com títulos de capitalização em todo o Brasil, proporcionando a aquisição de material didático, equipamentos, veículos, edificações, cursos e treinamentos, participação de alunos e de profissionais das Apaes em Olimpíadas, Festival de

Palavra do ViceJosé TuroziVice-presidente da Federação Nacional das Apaes

Artes, Fórum dos Autodefensores e Congressos Nacionais. Várias Federações Estaduais foram contempladas com aquisição de sede própria. Pelo sétimo ano consecutivo a marca “APAE” foi reconhecida como “marca de confiança“, e, além disso, pela primeira vez a Federação Nacional foi convidada a representar as Apaes do Brasil na Conferên-cia Mundial dos Direitos das Pessoas com Deficiências na ONU, com direito a voz. Estas conquistas são graças ao tra-balho e compromisso de todos os Apaeanos do Brasil.

5

O que éAssociação sem fins lucrativos, detentora do

CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Reconhecida como de utilidade pública federal e atuante em 8 áreas: Educação e Ação Pedagógica, Educação Profissional, trabalho, Emprego e Renda, Saúde e Prevenção, Artes, Assistência Social, Defesa de Direitos e Mobilização Social, Educação Física, Desporto e lazer, Autogestão, Autodefensoria e Família.

FEDERAçãO NACIONAL DAS APAES (FENAPAES)

MISSÃO Promover e articular ações em defesa de direitos das

pessoas com deficiência e representar o Movimento, perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

VISÃOMovimento de pais, amigos e pessoas com deficiência,

de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

A História do Movimento Apaeano A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. O Movimen-to Apaeano é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profis-sionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e sua inclusão social.

O Movimento reúne a Federação Nacional das Apaes, no total de 24 Federações das Apaes nos estados e 2.163 Apaes distribuídas em todo o país, que pro-piciam atenção integral a estimadamente 250.000 pessoas com deficiência.

6

ORGANIZAÇÃO

ESTRUTURA

FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS APAES

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES

APAES

• Diretoria• Coordenadores Estaduais

• Conselho de Administração

• Diretoria• Coordenadores Nacionais

• Diretoria• Coordenadores

ASSEMBLEIA GERAL

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

AUTODEFENSORIA CONSELHO FISCAL

ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA

COORDENAÇÃO DE EVENTOS

CONTROLADORIA

APOIO ADMINISTRATIVO

DIRETORIA- EXECUTIVA

PROCURADORIA JURÍDICA

JURÍDICO

CONSELHO CONSULTIVO

GERÊNCIA GERAL

ADMINISTRATIVO E LOGÍSTICA

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

COMUNICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE

RECURSOS

CONTÁBIL E FINANCEIRO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COORDENAÇÕES NACIONAIS

UNIAPAE

7

A Federação Nacional das Apaes produz 3 grandes eventos que reúnem Apaes de todo o Brasil, fortalecem e incentivam a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mundo do esporte, das artes e em conhecimentos diversos. Conheça os eventos e suas finalidades:

EVENTOS NACIONAIS

OLIMPÍADAS ESPECIAISEVENtO AtIVO DESDE 1973

As Olimpíadas Especiais das Apaes é um projeto que tem como objetivo proporcionar aos estudan-tes e atendidos das Apaes, além de participação em evento de amplitude nacional, momentos de interação, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais. São centenas de jovens de diferentes partes do Brasil que competem em diversas modalidades esportivas.

O esporte transformou a vida destes atletas, mui-tos descobriram seu grande potencial em ganhar medalhas e representar o seu país em competi-ções nacionais e internacionais. A luta para chegar ao pódio começa nas Olimpíadas Regionais, passa pelas Estaduais e tem seu ápice nas Olimpíadas Especiais em âmbito nacional.

CONGRESSO NACIONALEVENtO AtIVO DESDE 1963

Evento do Movimento Apaeano que reúne milha-res de pessoas, a cada três anos, para compartilhar métodos e conhecimentos, teóricos e práticos, entre os participantes que vão, desde a pessoa com deficiência que vive diariamente os desafios da acessibilidade até o Doutor de áreas que abordam a realidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

FESTIVAL NACIONAL NOSSA ARTEEVENtO AtIVO DESDE 1991

O Festival Nacional Nossa Arte é o maior evento artístico que ocorre a cada três anos. Projeto que visa à inclusão dessas pessoas e garante a aces-sibilidade ao mundo das artes, em todas as suas dimensões e expressões.

As Federações Estaduais das Apaes (FEAPAES) promovem as seletivas durante todo o ano, e os artistas são escolhidos para apresentarem seus trabalhos nos gêneros: Dança, Música, Artes Cêni-cas, Dança Folclórica, ArtesVisuais, Artes literárias e Artesanato.

8

APAES PELO BRASIL

Existem Apaes em todos os estados do Brasil

total: 2.163 Apaes

SUDEStE

NORtE

Apaes127

CENtRO-OEStE

Apaes172

SUl

Apaes743 Apaes

839

NORDEStE

Apaes282

9

Na ocasião, a presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy lêdo, acompanhada do vice, José turozi, e da procuradora jurídica, Rosângela Moro, relatou sobre a inédita oportunidade da participação do Movimento Apaeano na Organização das Nações Unidas (ONU), enfa-tizando sobre o tão esperado momento de discursar num evento de tamanha importância mundial.

"Com mais de 60 anos de história, é a primeira vez que participamos da ONU com oportunidade de dis-curso. O fato de termos sido destacados é uma grande honra para todos nós. Reconhecemos que a Educação passa por um grande processo em todos os sentidos e não podemos fechar os olhos para isso. Precisamos, sempre, enxergar o amanhã, e hoje, passamos por um momento muito importante para a história da Federa-ção Nacional das Apaes", comenta a presidente para os representantes.

Aracy, também, ressaltou a importância da união das entidades que lutam pela inclusão das pessoas com de-ficiência: “Sempre, lutamos com muitas dificuldades. E, hoje, aproximamo-nos para o mesmo objetivo. Precisa-mos nos envolver, por inteiro, naquilo que acreditamos. Então, somos parceiros sim e queremos estar juntos nesta luta!", finalizou a presidente.

Presidente da FENAPAES faz discurso inédito no evento da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos

A Deficiência no MundoEm todo o mundo, 20% das pessoas mais pobres têm

algum tipo de deficiência, e 80% das pessoas com defi-ciência – 15% da população mundial, no total – vivem em países em desenvolvimento.

As Nações Unidas trabalham pela revisão anual da con-venção, examinando a implementação de um acordo adotado pela Assembleia Geral, em 2006, que reafirme que um bilhão de pessoas com deficiência tenha acesso a todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

O objetivo deste ano é realizar um debate geral sobre a segunda década da convenção, bem como a inclusão e a participação plena das pessoas com deficiência e suas or-ganizações representativas, a fim de ampliar e enriquecer as discussões em torno do tema.

Estudos apontam que pessoas com deficiência são mais propensas a experimentar a pobreza, e essa condição social, também, aumenta a incidência de problemas de saúde.

10

A Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) promoveu, nos dias 30 e 31 de maio, o seminário “Interdisciplinarida-de na Gestão de Áreas da Rede Apae”. O evento aconte-ceu em Brasília, no Hotel Brasília Imperial, e teve como principal objetivo o lançamento oficial dos Documentos Norteadores de quatro das áreas nas quais atua a Rede Apae na inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla: Educação Pedagógica; Educação Física; Educa-ção Profissional (trabalho, Emprego e Renda); e Autode-fensoria e Família.

O evento contou com a presença da Presidente da FENAPAES, Aracy Maria da Silva lêdo; do vice, José turozi; do 1º diretor-financeiro, Unírio Bernardi; dos coordenado-res nacionais: Fabiana Oliveira (Educação e Ação Pedagó-gica), Roberto Antônio Soares (Educação Física, Desporto e lazer), Elcira Machado Bernardi (Autogestão, Autode-fensoria e Família), Maria Helena de Alcântara (Educação para o trabalho, Emprego e Renda), Ana Beatriz langue Peranovichi (Defesa de Direitos e Mobilização Social); e dos coordenadores estaduais das quatro áreas abordadas

FENAPAES promove seminário para a entrega de documentos norteadores

nos Documentos Norteadores neste primeiro momento.

A presidente Aracy abriu o evento falando sobre a im-portância do lançamento desses Documentos Nortea-dores, agradeceu o empenho de todos do Movimento Apaeano e colocou-se à disposição para ajudar ainda mais no que for necessário. Em seguida, entregou os Do-cumentos Norteadores juntamente com cada coordena-dor nacional de área.

Os coordenadores nacionais formaram quatro grupos de trabalho das áreas abordadas, compostos pelos res-pectivos coordenadores estaduais, para debater e alinhar as ideias para a disseminação de um trabalho com uma metodologia com a marca da Rede Apae para cada área coordenada.

No segundo dia, os grupos elaboraram um relatório com o que foi discutido sobre os temas abordados e entrega-ram para a FENAPAES avaliar as sugestões e colocar em prática o que for melhor para o Movimento.

APAE BRASIL E A CAPITALIZAçãO

tudo começou em 2013, quando a empresa de capitalização APlUBCAP necessitou prospectar um novo modelo de parceria para seguir atendendo a operações em âmbito nacional, devido a importantes alterações na regulamentação do seu principal produto.

APAE Brasil e Capitalização: histórico de parceria

Esse novo modelo propiciou uma excelente opor-tunidade à Federação Nacional das Apaes. Foi, então, que, após diversas reuniões e apresentações de plane-jamento, em julho do mesmo ano, a iniciativa privada, APlUB Capitalização, firmou parceria com a organização FENAPAES, impactando positivamente por meio de um projeto inédito no mercado nacional de capitalização.

Ambas as instituições passaram por um longo processo de inovação, acarretando diversos ajustes em suas estru-turas organizacionais. Houve diversas modificações nas áreas contábeis, financeiras e nas políticas internas para que estivessem aptas a enfrentar todos os obstáculos que um projeto dessa envergadura apresentaria.

A partir de então, a Federação Nacional das Apaes, me-diante o suporte e orientação da MDM8 – empresa que atua no setor de gestão empresarial e relacionamento de parceiros – desenvolveu um plano para a elaboração de projetos sociais financiados pelos recursos oriundos da iniciativa privada.

A efetivação desse projeto trouxe inúmeros benefícios para as Apaes de todo o Brasil. Como consequência, por meio de incentivo da própria APlUBCAP, a Federação Nacional das Apaes passou a efetivar o mesmo conceito de parceria com outras empresas de capitalização. Esta expansão ocasionou diversos ajustes na estrutura da FENAPAES para, assim, estar apta a atender às rotinas profissionais de cada empresa com a mesma velocidade e transparência conquistadas ao longo do tempo.

12

“Desde 2013, a APLUB Capitalização tem como objetivo incentivar a angariação e o repasse de contribuições para a FENAPAES por meio de 22 produtos conveniados. Atualmente, são milhares de pessoas assistidas e beneficiadas em todos os estados brasileiros, especialmente em função dos recursos gerados a partir dessa união que viabilizou uma realidade transcendente na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Mantendo sempre o posi-cionamento humanitário, consideramos uma honra para a APlUBCAP ter como parceira uma instituição de tamanha magnitude. Contem sempre com o apoio da APlUB Capitalização!”

Fabiana RivarolGerente Comercial

“Para a Aplicap Capitalização, a parceria com a FENAPAES demonstra que a junção de forças do terceiro setor e da iniciativa privada pode ser um modelo de sucesso que entrega benefícios a toda sociedade. A oportunidade de participar deste projeto, voltado a dar sustentação financeira às ações da FENAPAES em todo país, estimula-nos diariamente a enfrentar os desafios e oferecer soluções compatíveis com as necessidades da entidade, sempre, com a ênfase nas melhores práticas e seguindo os mais altos requisitos de ética e transparência. temos um grande desafio pela frente, na busca de novos produtos e oportunidades, visando alavancar as atividades desenvolvidas pela FENAPAES. Sentimo-nos orgulhosos pela parceria e oportunidade de viabilizar as ações da Fenapaes. Contem com a gente!”

Marcio FritschAplicap Capitalização

“A CAPEMISA Capitalização integra um grupo empresarial que tem sua origem ligada à manutenção de uma obra social – o lar Fabiano de Cristo. Com este DNA, associar-se à FENAPAES, cuja atuação é reconhecida pela seriedade e pelo profissionalismo, significa, antes de tudo, estimular e ampliar, por meio dos títulos de capitalização, o engajamento social com vistas a garantir o suporte financeiro às causas e iniciativas das Apaes de todo o país. Para a CAPEMISA, essa parceria nos permite exercitar valores que estão presentes há 57 anos.”

Marcio C. T. CarvalhoDiretor de Capitalização

13

AA

Faz quase 7 anos que a Revista Exame, sob o título “Filantropia de Resultado”, tratou do exitoso caso da Coca-Cola, nas favelas de São Paulo e de Recife, implantando um projeto social de treinamento de jovens para atuar na venda e assessoria desse produto, exatamente no meio em que viviam, dado que foi verificado um consumo abaixo do esperado nas classes de pe-queno poder aquisitivo. Esse conjunto de ações trazia retorno à empresa, pequenos comércios ganhavam assessoria comer-cial gratuita e, também, aos promotores, alguns que restaram contratados pela transnacional e outros abrindo negócios com apoio de microcrédito ligado ao projeto. O ambiente capitalista e a promoção social se alimentaram e cresceram harmoniosa e conjuntamente, beneficiando todos os envolvidos.

Alguns meses antes da publicação do artigo, o mercado de seguro, previdência e capitalização se comprometeu com o Governo Federal, mediante um Protocolo de Intenções, a de-senvolver adicionalidades socioambientais para seus produ-tos, meta que, passados 7 anos, pode-se dizer com convicção que foi cumprida, pelo menos no que interessa aos títulos de Capitalização.

títulos de Capitalização são desconhecidos por boa parte da população, especialmente pelas classes populares, posto que, salvo honrosas exceções, sempre tratam-se de produtos ven-didos em ambiente bancário e do grande varejo. As socieda-des de capitalização aceitaram o desafio e tiraram os títulos de Capitalização do asfalto e levaram-nos à favela, com produtos de alta repercussão social na geração de renda com adiciona-lidades filantrópicas.

Grandes marcas como Coca-Cola, Heineken, Nestlé, etc., sem-pre, utilizaram títulos de Capitalização para suas campanhas, pois, por meio deles, é possível realizar sorteios para alavancar vendas, o que é, e sempre foi, um diferencial concorrencial im-portante de mercado. Mas se utilizássemos esses mesmos títu-los para incentivar contribuições para entidades filantrópicas? E se a angariação dessas contribuições estimuladas por sorteio pudesse desenvolver-se por venda de rua, porta a porta, em pe-quenos comércios? O mundo ideal passou a existir pela visão das empresas de capitalização e das entidades filantrópicas!

É que o modelo tradicional de angariação de doações para as obras sociais vem mostrando sinais de fadiga nesse novo modelo social, em que o galeto de igreja, telemarketing, a rifa e o carnê de contribuição tornaram-se inviáveis a uma vida ace-lerada, tensa, estressante e na qual a ausência de uma entidade de credibilidade (sociedade de capitalização), atuando com a obra filantrópica reconhecida, gerava a dúvida de procedência e o medo do engodo. O estertor do modelo tradicional além de não suprir as necessidades da obra filantrópica, não raro, gerava prejuízos, pois os custos operacionais de arrecadação de doações eram superiores às suas receitas.

As Sociedades de Capitalização são instituições financeiras e estão submetidas a diversos controles que geram tranquilidade para o doador, enquanto a promoção do sorteio, normalmente, por meio da mídia televisiva, coloca as entidades em evidência permanente. Por sua vez, com o desenvolvimento desse mode-lo de doação premiável, surgiu o potencial de empresas promo-verem a angariação massificada de contribuições e, em nome dessa oportunidade, sempre, garantirem recursos às obras sociais atendidas, desse modo, eliminando-se o risco inerente à angariação tradicional. Esses certificados, por não contarem com os canais tradicionais de distribuição, acabaram gerando outra adicionalidade social: a venda popular massificada. São produtos encontrados em bancas, locais de recarga de celular, pequenos comércios, ou seja, constituem-se em vital fonte de renda para milhares de pessoas de baixa renda.

A ideia é incentivar a contribuição para obras sociais, assegu-rar recursos para entidades filantrópicas e, além disso, premiar quem contribui. Dessa relação surge, ainda, a geração de toda uma atividade econômica, promovendo empregos e renda. Não há quem não seja beneficiado.

À guisa de conclusão, como dizem: números, às vezes, fa-lam mais que palavras. Então, utiliza-se a APAE Brasil como exemplo: a Federação Nacional das Apaes adquire pratica-mente 50% de todos os títulos de Capitalização emitidos para doação no Brasil; a angariação das contribuições é feita de forma massificada gerando renda para a população de baixa renda.

Francisco ZavasckiAdvogado e Professor de Direito Administrativo e tributário

Títulos de Capitalização e Filantropia de Resultado

15

INFORMATIVO CAPITALIZAçãO

No dia 18 de novembro de 2016, em Porto Alegre, a FENAPAES realizou o primeiro encontro de angariado-res de capitalização em prol do Movimento Apaeano. O evento foi organizado pela MDM8 Gestão Empresarial e contou com empresários de diversas regiões do país, ho-menageados pela APAE Brasil, por meio dos presidentes das federações estaduais, em agradecimento aos recursos recebidos desde o início da parceria.

Realizou a abertura do evento o Diretor da MDM8, Mi-guel Muccillo: “Os senhores são responsáveis por auxiliar inúmeras pessoas com deficiência intelectual e múltipla, são tantas que nem sequer conseguir-se-ia identificar uma a uma. No entanto essas pessoas sabem exatamente quem as ajudou”, comentou Muccillo, referindo suas pa-lavras aos representantes homenageados. A MDM8 é a empresa responsável por realizar a gestão operacional e comercial entre a APAE Brasil e seus parceiros da capita-lização.

Durante o seu discurso, Miguel Muccillo comentou so-bre a série de adaptações que os produtos de capitaliza-ção foram submetidos por mudanças na regulamentação realizada pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP. A Federação Nacional das Apaes passou de bene-ficiária da cessão de direito de resgate pelo modelo popu-lar para estipulante no modelo incentivo.

Além de homenagear os representantes com placas alusivas ao evento, a Presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Lêdo, apresentou a estrutura da sua equipe, bem como ressaltou a importância de uma visão coletiva e globalizada sobre o tema do evento: “Atuamos na gestão de uma área bastante complexa: o terceiro se-

FENAPAES e MDM8 realizam evento de homenagem aos parceiros do Movimento Apaeano

tor apresenta dificuldades no Brasil, fator que traz como consequência inúmeros obstáculos. Porém a nossa dire-toria conta com pessoas engajadas e integralmente aptas a realizar um trabalho sério e transparente, com visão de reconhecimento”.

“Hoje é um dia para agradecer”, comemora a presidente. “Fazemos questão de mostrar de onde saem os recursos que beneficiam as Apaes de todo o Brasil. Sempre, tive-mos dificuldades pela atuação não governamental, mas a situação de hoje é uma bênção”, concluiu.

A cerimônia foi encerrada com a participação especial dos alunos da APAE de Ijuí, que apresentaram o espetá-culo “A Roupa do Rei”.

1

16

1. Renato Bergamini - Capital de Prêmios e Wilma Chaves - APAE Distrito Federal | 2. Beth Cunha - TRI LEGAL e Luiz A. Maioli - FEAPAES-RS | 3. Aracy Lêdo - FENAPAES, Luciano Graneto - INVEST CAP, Fabiana Rivarol - APLUBCAP e Marcio Fritsch | 4. Rosângela Moro e Cristiane Andersen - FENAPAES | 5. Zanoni Tavares - Amazonas dá Sorte e Maria do P. Socorro - FEAPAES-AM | 6. Alunos da APAE de Ijui-RS - Espetáculo “A Roupa do Rei”.

23

5

2

4

6

17

CAP Promoções

Títulos de Capitalização da modalidade Incentivo, que conferem agilidade e flexibilidade para que as Empresas parceiras desenvolvam campanhas direcionadas ao varejo. O Cap Promoções é uma solução que viabiliza a realização de sorteios, pagamentos de premiações, confecção de regulamentos e prestação de contas de campanhas, sempre com muita segurança jurídica e presteza de atendimento.

Social CAP

Os produtos do Social CAP são a melhor maneira de engajar a doação de recursos para Entidades Filantrópicas. Com eles, os doadores das Entidades parceiras têm a chance de ganhar premiações, estimulando a consciência social e o voluntarismo.

CAPEMISA Capitalização S/A | CNPJ: 14.056.028/0001-55www.capemisa.com.br

Em 2011, a CAPEMISA Capitalização chegou ao mercado com uma estrutura dinâmica e com altos investimentos em tecnologia. A qualidade dos nossos produtos e serviços, aliados a fortes valores sociais, constituem uma Empresa em sintonia com a vocação de responsabilidade social do Grupo CAPEMISA.

Os Títulos de Capitalização da CAPEMISA são soluções de negócios com sorteios que podem proporcionar aos clientes:

• Aumento de vendas• Elevação de ticket médio • Giro de estoques

• Fomento de atividades filantrópicas• Promoções comerciais• Fidelização de clientes

SOLUÇÕES CAPEMISA CAPITALIZAÇÃO

A CAPEMISA É ESPECIALISTA EM VIDA, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO

Processo de Captação - Modalidade Incentivo

CAPTAçãO DE RECURSOS

AQUISIÇÃO

DOAÇÃO

CONTRATAÇÃO

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS

A FENAPAES compra títulos de Capitalização e cede o sorteio dos títulos para os angariadores. Na sequência, os angariadores promovem as doações a partir de certifi-cados de contribuição.

Os recursos arrecadados são destinados para o de-senvolvimento de projetos nas Apaes de cada região e, ainda, contribuem para ações sociais que envolvam Apaes de todo o Brasil.

19

www.aplicap.com.br

APLICAP. REFERÊNCIA EM TÍTULOS

DE CAPITALIZAÇÃO PARA SUA EMPRESA SER

REFERÊNCIA EM CRESCIMENTO.Títulos de capitalização podem ser uma excelente forma de aumentar

a fidelidade e o engajamento das pessoas com sua marca.A APLICAP Capitalização tem o que sua empresa precisa

para ampliar a competitividade no mercado. Com agilidadee credibilidade, a APLICAP desenvolve soluções na modalidade

Incentivo que ajudam a consolidar a sua marca e fidelizar seus clientes. Fale com a gente e saiba mais.

Atendimento: (51) 3584.1393Deficientes auditivos: (51) 3594.1851

CERTIFICADOS DE CONTRIBUIçãO

www.aplicap.com.br

APLICAP. REFERÊNCIA EM TÍTULOS

DE CAPITALIZAÇÃO PARA SUA EMPRESA SER

REFERÊNCIA EM CRESCIMENTO.Títulos de capitalização podem ser uma excelente forma de aumentar

a fidelidade e o engajamento das pessoas com sua marca.A APLICAP Capitalização tem o que sua empresa precisa

para ampliar a competitividade no mercado. Com agilidadee credibilidade, a APLICAP desenvolve soluções na modalidade

Incentivo que ajudam a consolidar a sua marca e fidelizar seus clientes. Fale com a gente e saiba mais.

Atendimento: (51) 3584.1393Deficientes auditivos: (51) 3594.1851

O projeto promovido pela Federação Nacional das Apaes que angaria recursos por

meio dos Certificados de Contribuição tem sido de extrema importância para a qualificação dos serviços prestados pelas Apaes na perspectiva

de inclusão social de seus usuários.

A aquisição do certificado de contribuição resulta no desenvolvimento de ações em projetos sociais, tais como melhorias na infraestrutura das Apaes; aquisi-ções de equipamentos; efetivação de eventos nacionais e estaduais; entre outros diversos benefícios destinados à APAE Brasil.

Atualmente, o “Projeto de Contribuição Incentivada” está ativo em 16 estados brasileiros por meio de 23 produtos conveniados. Os valores arrecadados benefi-ciam as Apaes da região, além de auxiliar na efetivação de inúmeras ações sociais em âmbito nacional.

21

CERTIFICADOS DE CONTRIBUIçãO - REGIÕES ATIVAS

NORTE

NORDESTE

AM

AC

RR AP

PA

ROTO

BASE

AL

PE

RNCE

PI

MA

BP

22

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MT

GO

DF

MS

PR

RS

SC

SP

MG

RJ

ES

23

De outubro/2013 a junho/2017, a parceria entre empre-sas de capitalização, seus produtos e as Apaes proporcio-nou e transformou a realidade em novo momento para todo este segmento no Brasil. O que, antes, eram sonhos foi materializando-se na forma de variados projetos, ge-rando grandiosos benefícios para as Apaes e Federações em diferentes modalidades:

1. Reformas e melhorias de infraestrutura.2. Aquisição de equipamentos para atendimento

específico, materiais diversos, eletrodomésticos e de tecnologia assistiva.

3. Contratação e capacitação de seus profissionais.4. Investimentos em sede própria e veículo utilitário.5. Realizações de eventos, reuniões, congressos e

cursos.

APAES BENEFICIADAS

Por sua vez, os recursos destinados à FENAPAES foram utilizados com despesas administrativas, realização de eventos estaduais e nacionais, apoio às Apaes de estados não federados, sendo que a FENAPAES, também, reserva um percentual dos valores arrecadados para as Apaes dos estados que não possuem produtos de capitalização.

A seguir, listamos os estados e as federações contempla-das e beneficiadas neste período (sejam federadas, com produtos comercializados ou não) e os depoimentos de seus presidentes, nos quais estes refletem sobre a gran-diosidade dos benefícios em sua gestão.

PROJETOS800 60

1248

R$

R$R$

REALIzADOS DE OUTUBRO/2013 A

JUNhO/2017EM RECURSOS DISTRIBUÍDOS!

DESTINADOS à FENAPAES!

MILHÕES

MILHÕESMILHÕES

R$ 60.000.000,00

R$ 12.000.000,00R$ 48.000.000,00DESTINADOS àS

FEAPAES E APAES!

24

Maria Nazaré de LimaPresidente da APAE de Cruzeiro do Sul

Maria Nazaré de lima iniciou suas atividades sociais na APAE de Cruzeiro do Sul com trabalho voluntário

e assumiu a presidência da APAE em 2017. A pre-sidente tem deficiência física e uma afinidade pela

causa Apaeana porque sente na pele as dificuldades da acessibilidade de todas as pessoas que têm de

uma forma ou de outra algumas limitações. Os pro-jetos sociais executados com o apoio do ACRE CAP

vêm contribuindo para diminuir as barreiras físicas e atitudinais que as pessoas com deficiência intelectual

e deficiências múltiplas vêm enfrentando.

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto APAE em Ação – II: aquisição de

gêneros alimentícios, material pedagógico, reparos e manutenção, material de consumo.

ACRE

Cecília Maria Garcia LimaPresidente da APAE de Rio Branco

“A APAE como instituição filantrópica tem como fonte de recurso a doação da comunidade. Dessa forma, a contribuição dos recursos do Certificado de Contribuição ACRE CAP tem sido importante para o desenvolvimento de projetos significativos, que causam grande impacto em nossas atividades.”

Case PROJETO DESTAqUE:Participação da APAE de Rio Branco-Acre e seus alunos no Festival Nossa Arte, realizado em Recife-PE/2016.

25

Ailson da Rocha LoureiroPresidente da APAE de Maceió

“Apoios como esse fomentam nosso desenvolvimento e os prin-cipais beneficiados são as pessoas com deficiência assistidas em nossas unidades, que hoje atendem cerca de 800 famílias de pes-soas com deficiências físicas, múltiplas, intelectuais, auditivas e/ou visuais. É perceptível que melhorias no ambiente de trabalho, tam-bém, colaboram para a motivação da nossa equipe, que se dedica diariamente a essas famílias. Nossa profunda gratidão à FENAPAES.

As necessidades da APAE em todo Brasil são muitas e diárias, por isso, parcerias como esta, feita pela APlUB Capitalização com a FENAPAES, são de grande relevância social. Em Alagoas, a parceria da APlUB que beneficia as Apaes do estado tem sido viabilizada em conjunto com Alagoas dá Sorte, criando um verdadeiro ‘ciclo do bem’, onde as pessoas da sociedade doam ao comprar os bi-lhetes de sorteio; e o Alagoas dá Sorte, em parceria com a APlUB, canaliza essas doações para as Apaes, que por sua vez, atendem as pessoas com deficiência que necessitam de atendimento de saúde, educação e assistência social.

A iniciativa da APlUB e a credibilidade da Federação Nacional das Apaes tornam este ciclo uma realidade e ressaltam a necessidade de cada indivíduo colaborar com o desenvolvimento social de forma ativa. Acreditamos na força do bem e que muitas conquistas serão consequência deste trabalho.”

Case PROJETO DESTAqUE:APAE Maceió foi beneficiada pela aquisição de equipamentos e materiais diversos. As doações recebidas trouxeram resultados significativos para nossa instituição. Até o momento, recebemos condicionadores de ar, impressoras, leitores biométricos, computadores, móveis e materiais de atendimento terapêutico para salas de fisioterapia, fonoaudiologia, psico-logia, terapia ocupacional, entre outras.

ALAGOAS

26

Maria do Perpétuo Socorro Castro GilPresidente da FEAPAES do Amazonas

“tenho dito e continuo afirmando que a parceria APlUB Capitaliza-ção e Amazonas dá Sorte tem uma importância imensurável para o Movimento Apaeano no Amazonas. Os nossos parceiros não têm a

noção do quanto são responsáveis pelo crescimento de quase duas mil pessoas com deficiência que recebem os serviços oferecidos

pelas 11 Apaes filiadas. Sinto-me abençoada por Deus porque está me permitindo usufruir de uma honrosa parceria que veio oferecer

para a pessoa com deficiência melhores condições para o desenvol-vimento das suas potencialidades. tenho dois sentimentos: primei-

ro, de gratidão a Deus, e segundo, de orgulho por existir pessoas sensíveis à nossa causa e que acreditam no nosso trabalho.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Nossas Mãos Gerando: construção de sala de 36 m² como loja de apoio para venda de produtos feitos pelos alunos, e, também, execução

de fundação para construção de módulos em projeto arquitetônico.

BAhIA

AMAzONAS

Derval Freire EvangelistaPresidente da FEAPAES da Bahia

“A importância do programa de captação de recursos via títulos de Capitalização, fruto de convênio firmado entre a Federação Nacional das Apaes e a APlUBCAP, por meio da MDM8, vem produzindo, não só para as federações estaduais, como para as suas filiadas, a possibilidade de realização de projetos sociais de susten-tabilidade para o Movimento Apaeano em todo o país, nas suas diversas finali-dades. Projetos sociais advindos desse acordo de cooperação estão estampados em nosso estado e podem ser comprovados nas melhorias ao atendimento das necessidades básicas das nossas filiadas. No período de 2016 a 2017, na con-secução de programas diversos por elas desenvolvidos no âmbito local, como, também, na realização dos macroprogramas a cargo da FEAPAES e FENAPAES.Vale salientar, também, a atuação dos angariadores do programa; em nosso caso, o “Bahia dá Sorte”, que não tem se furtado de promover a divulgação e aplicabilidade dos recursos recebidos.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto da I JORNADA DAS APAES DA BAHIA, realizado em nossa ca-pital, entre os dias 05 a 07/04/2017, no Salvador Hotel e Convenções, contemplando a capacitação de novos dirigentes recém-eleitos, con-tadores e professores das diversas Apaes do estado, que contou com a participação de 46 unidades apaeanas e um público alvo de cerca de 350 participantes. O custo total do projeto, envolvendo deslocamento, alimentação e hospedagem desses participantes.

27

Francisco Leitão MouraPresidente da FEAPAES do Ceará

“O projeto FENAPAES em parceria com a APlUB, para a Federação e Apaes do Ceará, tem melhorado con-sideravelmente os trabalhos voltados aos deficientes quanto ao respeito e à dignidade da pessoa humana.Oportunizar e engrandecer a qualidade de vida dos Apaeanos com respeito e dignidade tem sido a marca destacável pelo projeto em epígrafe e pelo Comando da Federação Nacional e seus membros. Momentos excelentes, ficamos agradecidos.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Espaço Eficiente em Iguatu, equipando salas de atendimentos e banheiros.

CEARá

DISTRITO FEDERAL

Diva da Silva MarinhoPresidente da APAE do Distrito Federal

“O Capital de Prêmios garante o financiamento de projetos muito importantes para o público da APAE no Distrito Fede-ral. São conquistas que há muito tempo necessitávamos e que não eram financiadas pelas demais fontes de recursos existentes na cidade. Sem dúvida, a parceria entre a APAE Brasil e a APlUB foi um grande incentivo às ações do Movi-mento Apaeano em todo o país.”

Case PROJETO DESTAqUE:“Aquisição de micro-ônibus para transporte de alunos e profes-sores da APAE-DF a fim de oferecer transporte para 500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, atendidas em regime integral, garantindo a continuidade de projetos relevantes desen-volvidos pela instituição.”

28

Lisley Sophia Nunes DiasPresidente da Associação Vitória Down

“Os recursos advindos a partir do convênio com a FENAPAES e o Capixaba Cap são fundamentais para

a continuidade da Associação Vitória Down. Sendo a única Associação de pessoas com síndrome de Down

do Espírito Santo e há 19 anos de existência, jamais conseguiríamos adquirir uma sede própria sem esse

recurso. As famílias e as pessoas com síndrome de Down contarão com um novo espaço, que oferecerá

um maior número de atendimentos e serviços presta-dos. Gratidão aos que acreditam no nosso trabalho!”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Sede Própria: em 2016, por meio deste projeto,

a Associação Vitória Down adquiriu um imóvel com 220 m² onde passará a funcionar sua sede.

ESPÍRITO SANTO

GOIáSWagner Benevides DuartePresidente da FEAPAES de Goiás

“A Federação das Apaes do estado de Goiás sente-se lisonjeada em fazer parte deste grupo tão idôneo e so-lidário, graças a esta solidariedade, o estado de Goiás foi contemplado com vários projetos. Nossos sinceros agrade-cimentos à Diretoria da FENAPAE, que articula de maneira brilhante frente à sociedade brasileira, isso, sem dúvida, que gera toda nossa credibilidade, também, deixo nosso muito obrigado a todos os envolvidos nos certificados de contri-buição (Aplicap e Goiás dá Sorte), pois têm alavancado e proporcionado às Federações e Apaes a tornarem-se mais independentes e, desta maneira, tornando realidade muitos de nossos projetos sociais.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Aquisição/Estruturação da Sede da Federação de Goiás.

29

Milka Luciana Lima de Souza Bastos Presidente da FEAPAES do Maranhão

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto IX Festival Estadual Nossa Arte, Apae de Caxias.

Tidelcino dos Santos RosaPresidente da FEAPAES de Mato Grosso do Sul

“Enaltecemos a parceria da APlUB Capitalização e FENAPAES, pela qual fomos beneficiados com recursos para a construção de pórtico de entrada, com guarita, sanitários, muros e calçada com aces-sibilidade na propriedade onde será construída a Casa do Apaeano Elvira Basso.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto de capacitação dos Profissionais de Educação Física e dos Autodefensores.

MARANhÃO

MATO GROSSO DO SUL

30

Doraci Gomes NonatoPresidente da FEAPAES de Mato Grosso

“Com esta parceria, a FEAPAES-Mt pode ter plenas condições de atender as 67 Apaes

do estado, em local acolhedor, com toda a infraestrutura e o espaço necessários, tor-

nando-se referência na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto para aquisição de

equipamentos de informática.

MINAS GERAIS

MATO GROSSO

Eduardo BarbosaPresidente da FEAPAES de Minas Gerais

“Os recursos obtidos por meio de certificados de contribuição proporcionam o aprimoramento e a ampliação dos serviços prestados pelas Apaes mineiras às pessoas com deficiência intelectual, bem como para suas famílias e profissionais das entidades. Portanto, acreditamos que esta moda-lidade de captação de recursos seja fundamental para o funcionamento adequado e eficiente das Apaes beneficiadas.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Construção de Centro de Equoterapia da Apae de três Marias, para atendimento aos usuários e pa-cientes externos, como forma de aprimorar e ampliar os serviços ofertados pela entidade.

31

Emanoel O’ de Almeida FilhoPresidente da FEAPAES do Pará

“Nos últimos três anos, o fortalecimento da parceria entre as Apaes do estado do Pará e a APlUBCAP e Carimbó dá Sorte vem contribuindo para o incremento no atendimento que prestamos às pessoas com deficiência intelectual e às suas famílias. O financiamento de projetos como melhorias dos espaços físicos, aquisi-ção de equipamentos à disposição dos técnicos para uso nos atendimentos, grandes eventos, proporcionando a participação de atletas e artistas com defi-ciência, e a realização permanente de capacitação de profissionais das Apaes paraenses foram só alguns dos ganhos dessa parceria.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Implementação do Centro de Produção de Órteses e Próteses da Apae de Santarém, destinado ao atendimento de pessoas com defi-ciências neuromotora e física, diabéticos, bebês com má-formação nos pés, entre outros, mediante a produção e comercialização de produ-tos ortopédicos e serviços de qualidade visando ao atendimento, em especial, às pessoas com baixo poder aquisitivo, resgatando a autoestima do indivíduo, inserindo-o na sociedade, promovendo a confiança nas próprias habilidades, aumentando a capacidade de produção para oferecer uma oferta continuada de serviços.

PARá

PARAÍBA Dr. Gilvan José Campelo dos SantosPresidente da FEAPAES da Paraíba

“Quero ressaltar a importância dos recursos e modalidade de captação para a Federação das Apaes do estado da Paraíba e Apaes filiadas, proporcionando, pela contribuição e seus resulta-dos, que se não fosse pela parceria FENAPAES/APlUB, não tería-mos condições de fazer nada do que foi feito, tão pouco condi-ções do presidente, os coordenadores estaduais e procurador(a), em participar das Reuniões do Conselho de Administração e das Reuniões dos Coordenadores e Procuradores na FENAPAES, em Brasília-DF.Vale dizer que, em seis anos do mandato da Presidente Aracy, a FENAPAES teve um avanço no tempo de no mínimo 10 anos. Essa é uma realidade que não podemos deixar de ver e dizer.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto destinado à Recuperação dos telhados dos Blocos da Escola e Bloco da Administração da Sede da APAE de Patos-PB, com recursos do Fundo de Emergência (FE).

32

Neuza Soares de SáPresidente da FEAPAES do Paraná

“A oferta de espaços melhores que favorecem o ensino e a aprendi-zagem dos alunos das Apaes do Paraná; o incentivo à realização de

atividades práticas e eventos promovidos pela Federação das Apaes do estado do Paraná (FEAPAES/PR), além de outras benfeitorias, são

algumas das ações viabilizadas pela parceria entre a FEAPAES/PR e a Associação dos Profissionais liberais Universitários do Brasil (APlUB).

São iniciativas como esta que garantem a excelência na qualidade do atendimento aos nossos alunos e alunas. Atualmente, todas as entidades do estado são referência e surpreendem pelos avanços

alcançados nas várias áreas de atuação. Assim, a FEAPAES/PR manifesta e compartilha o mais profundo reconhecimento pelo

comprometimento da APlUB em prol da causa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Exemplo que reforça cada dia mais a solidariedade e a união de todos, parceiros,

profissionais e voluntários, na luta pelos direitos de tantas pes-soas especiais.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projetos realizados: aquisição de materiais de consumo (alimentos), de

uniformes, de mobiliário, equipamentos de informática, brinquedos para equipar parque infantil, climatização de ginásio de esportes, aquisição

de equipamentos de panificação, jogos pedagógicos, cadeiras de rodas, andadores e aparelhos de ar-condicionado.

PARANá

PERNAMBUCOAmelia BorgesPresidente da FEAPAES de Pernambuco

“A parceria firmada com a APlUB Capitalização por meio do produto Pernambuco dá Sorte e Vale dá Sorte veio in-tensificar o trabalho de excelência já realizado pelas Apaes do estado. Por isso, reforçamos a importância de continuar caminhando juntos na luta das pessoas com deficiências intelectual e múltiplas.”

Case PROJETO DESTAqUE:Cinco Apaes de Pernambuco foram beneficiadas com a aquisição de cinco veículos da marca Fiat, modelo Doblò Adventure. Foram contempladas as unidades de Agrestina, Camaragibe, Carnaubeira da Penha, Mirandiba e Garanhuns, oferecendo condições de loco-moção para os cinco municípios.

33

Maria do Socorro Paula dos SantosPresidente da FEAPAES do Piauí

“Os recursos provenientes do convênio APlUB são de fundamental importância para que possamos cum-prir nossa missão institucional. Prova disso está na participação dos 32 artistas no X Festival Nossa Arte em Recife-PE, que, durante o evento, mostramos para todo Brasil nosso potencial artístico e cultural. Ressalto que o principal ganho foi no convívio com os artistas de todo o país, experiência, para muitos, única, cum-prindo com nossa missão de dar plenas condições para que nossos jovens e adultos tornem-se cidadãos muito mais felizes.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto Custeio dos artistas da FEAPAES-PI no Festival Nacional Nossa Arte em Recife-PE.

hélio Torres da SilvaPresidente da FEAPAES do Rio de Janeiro

“Com os recursos da APlUB Capitalização na FEAPAES-RJ, foi possível grandes realizações que contemplaram várias Apaes do estado e um gran-de número de atendidos, familiares e profissionais, pois com eles conseguimos realizar, nos anos de 2015 e 2016, eventos importantes para nosso esta-do, bem como garantir a participação em eventos nacionais realizados pela FENAPAES.”

Case PROJETO DESTAqUE:Realização da VI Olimpíada Estadual.

PIAUÍ

RIO DE JANEIRO

34

William Ferreira de LimaPresidente da FEAPAES do Rio Grande do Norte

“O Movimento Apaeano no Rio Grande do Norte só tem a melhorar seus atendimentos nas Apaes. Com

a parceria entre a Federação Nacional e APlUB, nos anos 2016/2017, já foram aplicados mais de

R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em projetos, entre eles, o da Apae da Cidade de Macaíba, que foi

contemplado com piscina, cobertura e auditório.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto aquisição da Sede Própria.

RIO GRANDE DO SUL

RIO GRANDE DO NORTE

Luiz Alberto MaioliPresidente da FEAPAES do Rio Grande do Sul

“liderar uma organização social requer grande esforço de todas as pessoas envolvidas. Mas, para viabilizar a inclusão social das pessoas com deficiência, precisamos, também, buscar parcerias que acreditam em nosso trabalho para que possamos realizar projetos que qualificam o atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos promovendo a verdadeira cidadania.”

Case PROJETO DESTAqUE:O projeto em Rodeio Bonito teve por objetivo a conclusão de uma obra em andamento, sendo esta uma área livre e coberta para a prática de atividades físicas (ginásio de esportes), e, tendo como fi-nalidade a colocação de janelas no ginásio de esportes construído.

35

Ilda da Conceição SalváticoPresidente da FEAPAES de Rondônia

“A APlUBCAP e Rondôn Cap foram a luz que brilhou para as Apaes de Rondônia. Muitos sonhos e metas foram atingidos. Com esses recursos, realizamos Encontros, Festival Estadual Nossa Arte, Olimpía-das Especiais em âmbito estadual e nacional. liberação de recursos financeiros para todas as Apaes e a manutenção (custeio) da FEA-PAES-RO. Uma parceria imprescindível para o Movimento Apaeano.”

Case PROJETO DESTAqUE:Curso PEDIASUIt ministrado pela APAE de Espigão do Oeste em parceira com a Federação Nacional com recursos pagos pelo Rondôn Cap aos fisioterapeutas das Apaes do estado de Rondônia. O Método Pediasuit, que é um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas, com três a quatro horas diárias de exercícios, é associado ao uso de um ma-cacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico e reorganização musculoarticular necessária para aperfeiçoar o controle postural e a função global no paciente.

RONDÔNIA

RORAIMA

Bruno PerezPresidente da APAE de Boa Vista

“Não foi fácil trazer a Apae Boa Vista. Roraima era o único estado que não possuía a associação e a necessidade sempre foi muito grande. Era um sonho dos pais, e, com um grupo forte composto por pais, amigos e voluntários, conseguimos vencer todos os processos e, agora em julho, temos a felici-dade de iniciar as triagens e os atendimentos especializados para centenas de pessoas desassistidas. É uma emoção ver o brilho nos olhos desses pais.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto de implantação do centro de atendimento da Apae Boa Vista na aquisição de equipamentos para os consultórios de fisiote-rapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção individual, materiais de escritório e limpeza, combustível, energia, água e telefone e feita a montagem da sala de fisioterapia.

36

Carlos Mariz Moura de MeloPresidente da FEAPAES de Sergipe

“Para entidades de cunho filantrópico, como é o caso do Movimento Apaeano,

as parceiras consolidam as ações em atendimento à pessoa com deficiência; e isso não é diferente com os títulos de

Capitalização, que, com seus recursos, contribuem sobremaneira para a cons-

trução de um futuro cheio de esperanças para os nossos assistidos.”

SERGIPE

TOCANTINSMarciane Machado SilvaPresidente da FEAPAES de Tocantins

“A obtenção dos Recursos por meio dos projetos APlUB/APAE tem fortalecido nossas ações voltadas para pessoas com deficiência inte-lectual e múltipla, mediante projetos e ações, além de fortalecer as federações estaduais das Apaes. Apesar de não termos parceria com Certificados de Contribuição, no estado de tocantins, fomos agraciados com alguns recursos a partir de projetos que nos auxiliaram a realizar ações de suma importância nas Apaes locais. A ideia de unicidade em prol da causa é uma conquista, dessa forma, fortalece e beneficia toda a Rede engajada nesta causa nobre.Ao longo dos últimos anos, temos alcançado metas que nos colocam num patamar de qualidade. temos um trabalho reconhecido com muitas conquistas. Contudo o amor à causa nos chama a mais empenho e doação em prol daqueles que em nós confiam e esperam. As ações são pautadas na missão do movimento em busca de resultados de excelência em todas as Apaes do tocantins, visando, sempre, à defesa dos direitos das pessoas com deficiência.”

Case PROJETO DESTAqUE:Projeto de adequação de sala de recursos multifuncionais da escola Apae de Araguaína.

37

AA

AA

Área Comercial(51) 3027-2633 | 99364-9704

Entre em contato conosco.www.progit.com.br

Leve seu negócio para o mundo digital

Nossos Parceiros:

Aplicativos Mobile E-commerceSistemas de PagamentosPlataforma de GestãoPlataforma de CapitalizaçãoTerminais de Autoatendimento

8, 9 e 10

Novembro | 2017

Natal/RNSaiba mais em

congresso.apaebrasil.org.br

EStÁ CHEGANDO A HORA DO MAIS IMPORtANtE EVENtO DO MOVIMENtO APAEANO.

SUA PARtICIPAÇÃO É FUNDAMENtAl!

apaebrasil.org.br

Av. Júlio de Castilhos, 10 | 11º andar | Cep 90030-130Porto Alegre/RS | Fone: +55 51 3898.6422

[email protected] | www.mdm8.com.br