a+º+úo dos membros superiores no nado crawl

22
Ação dos membros superiores no nado Crawl

Upload: emerson-henrique-dantas-botelho

Post on 02-Dec-2015

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aula

TRANSCRIPT

Ação dos membros superiores no nado Crawl

CRAWL - significado: RASTEJAR

Foi a primeira impressão de um técnico ao ver atletas nadando neste estilo. Sua principal característica é a possibilidade de se incorporar mudanças que o torne mais rápido, ou seja, variações diversas são permitidas até estimuladas, contribuindo para a evolução do nado.

Introdução

O nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. Porém, não pode ser considerado como um estilo verdadeiro. Na verdade, o que existe é a prova de nado livre.

O nado livre é considerado o mais rápido de todos os estilos de natação competitivos e um dos primeiros a serem ensinados ao nadador iniciante.

A ação da braçada envolve os braços se moverem para frente alternadamente com as pernas batendo continuamente ao longo da braçada.

No princípio, o crawl utilizava diversas vezes o mesmo braço, o que cansava o nadador e dava pouca velocidade ao nado.

Apenas em 1906 na Europa, que o crawl foi aperfeiçoado e passou a ser realizado em braçadas alternadas e com o movimento vertical das pernas.

Postura corporal

A postura corporal é quase reta. As propulsões constantes das ações alternadas de braço e perna fazem dele, um estilo muito eficaz e eficiente.

Pontos Principais

Reto com leve inclinação nos quadris. A linha da água está entre as sobrancelhas e a linha do cabelo.

Os olhos voltados para frente olhando levemente para baixo.

A leve inclinação para os quadris permite que a batida de perna fique na água.

Os ombros giram na braçada, utilizando os fortes músculos peitorais e gerando uma forte força propulsiva.

Leves ajustes da cabeça mudam a posição das pernas. Se a cabeça for mantida erguida fora da água, as pernas cairão e se submersa, as pernas sairão da água.

As pernas trabalham quase na profundidade do corpo. Isto cria uma menor resistência para o movimento à frente.

Ação do braço

Os braços executam movimentos de rotação alternados e diferenciados, divididos em 5 fases:

EntradaA mão é virada com a palma voltada meio para fora para que o dedão entre primeiro.A mão entra entre a linha da cabeça e dos ombros com uma leve dobra do braço.A mão então avança sob a superfície.

OBS: este é um alongamento natural, não super – arqueado.

Movimento para baixo (pegada)

A mão entra na água, ligeiramente inclinada para fora (+ 45° do nível da água) a partir do polegar e indicador, bem à frente da cabeça, na linha dos ombros, alongado em seguida o braço a uma distância máxima.

Movimento para Dentro (puxada)

Após os braços entrarem na água, tem o padrão de um "S" alongado, realizando um pequeno movimento da mão para lateral (apoio), depois se aproximando do corpo (altura do quadril), mantendo o cotovelo alto, com o objetivo de "pegar grande quantidade de água em pontos diferentes" e, acelerando o movimento gradativamente.

Movimento para cima (finalização)

Ocorre quando a mão passa próximo à coxa, sendo o cotovelo o primeiro a romper a linha da água.

Retorno (recuperação)

É na lateral do corpo, o braço fora da água flexionado tendo o cotovelo como ponto mais alto e relaxando à frente para iniciar a Fase de Pegada.

O nadador deve tirar bem o ombro fora da água, pois além de diminuir a resistência frontal, auxiliam o giro da cabeça no movimento da respiração.

OBS

IMPORTANTE

• Tempo

Geralmente há seis batidas de perna em um ciclo de braçada. Isto pode variar entre nadadores. Nadadores que preferem nados de média e longa distância tendem a bater as pernas menos frequentemente.

MEMBROS DO GRUPO

• JEANE ROSA• LUANA CONSEIÇÃO• LUÍA ATAIDE• CARLA SILVA• SUELI SILVA• ALMIR BARBOSA• MOACIR MARQUES• RINALDO MARQUES• RICARDO

FACULDADE IBGMCURSO DE

LICENCIATURA E BAICHARELADO

EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2º PERÍODO NOITE

NOITE13/09/2012

OBRIGADO!!!!!!