aopmbm online ed 4

12
A união das Instituições Militares Estaduais e do Distrito Federal foi, mais uma vez, evidenciada nos dias 27 e 28 de junho, durante a assembleia geral da FENEME – Fe- deração Nacional de Entidades de Oficiais Militares Esta- duais, no Hotel Torre Palace, setor Hoteleiro Norte em Brasília-DF. Na ocasião, foi decidido aumentar o tempo de mandato da diretoria executiva eleita de dois para três anos. A atual diretoria executiva, sob a presidência do Coronel Marlon Jorge Teza, teve seu mandato estendido para junho de 2012. Durante o encontro vários temas de interesse foram tratados, dentre eles, as proposições em tramitação no Congresso Nacional de interesse da Federação e a criação da pauta política da FENEME. FENEME discute temas de interesse da classe Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 MENSAGENS Sócios se manifestam sobre o reajuste salarial RESULTADOS Balanço das ações do 2º trimestre e novas propostas da AOPMBM PARTICIPAÇÃO Associação tem participação ativa em vários eventos sócio-culturais CONQUISTAS Desempenho do Corpo Jurídico com discrição e competência OPINIÃO Manifesto de repúdio da família Policial Mili- tar Brasileira à Rede Globo

Upload: aopmbm-mg

Post on 28-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

4 edição do jornal AOPMBM Online

TRANSCRIPT

A união das Instituições Militares Estaduais e do Distrito Federal foi, mais uma vez, evidenciada nos dias 27 e 28 de junho, durante a assembleia geral da FENEME – Fe-deração Nacional de Entidades de Oficiais Militares Esta-

duais, no Hotel Torre Palace, setor Hoteleiro Norte em Brasília-DF.

Na ocasião, foi decidido aumentar o tempo de mandato da diretoria executiva eleita de dois para três anos. A atual diretoria executiva, sob a presidência do Coronel Marlon Jorge Teza, teve seu mandato estendido para junho de 2012.

Durante o encontro vários temas de interesse foram tratados, dentre eles, as proposições em tramitação no Congresso Nacional de interesse da Federação e a criação da pauta política da FENEME.

FENEME discute temas de interesse da classe

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011

MENSAGENS

Sócios se manifestam sobre o reajuste salarial

RESULTADOS

Balanço das ações

do 2º trimestre e

novas propostas

da AOPMBM

PARTICIPAÇÃO

Associação tem

participação ativa

em vários eventos

sócio-culturais

CONQUISTAS

Desempenho do

Corpo Jurídico

com discrição e

competência

OPINIÃO

Manifesto de repúdio

da família Policial Mili-

tar Brasileira à Rede

Globo

Os assuntos de abran-gência nacional relativos à se-gurança pública são abordados pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polí-cias e Corpos de Bombeiros – CNCG, pela Associação dos Militares Estaduais – AME-BRASIL e pela Federação Na-cional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENE-ME. A AOPMBM é filiada nas duas últimas Entidades. Todas elas atuam de forma articulada e com uma pauta consensuada e unificada para as inovações e também para a defesa dos inte-resses das Instituições Milita-res dos Estados e seus profis-sionais.

A infeliz cena veiculada na novela Insensato Coração, da rede globo, provocou enor-me indignação no meio da Fa-mília dos Policiais Militares e Guardas Municipais de todo o Brasil. O CNCG já enviou uma nota de repúdio àquela emisso-ra de TV, já publicada em nos-so site, e agora a FENEME en-via a sua. Ambas as notas aten-deram aos anseios dos Policiais e das Associações de Oficiais do Brasil.

A corrupção em nosso País, infelizmente está arraiga-da em todas as esferas de poder

e em todas as Instituições. Tra-ta-se de uma questão que deve ser encarada com muita serie-dade, com muita responsabili-dade, pois não são todos os profissionais de todas as Insti-tuições que são corruptos; os responsáveis por esses atos são sempre uma pequena parcela que representa uma minoria e exceção. Assim, faltou à rede globo ou ao autor da novela, sendo mais preciso, juízo, bom senso, percepção e responsabi-lidade ao tratar deste assunto.

Lembramos a todos os brasileiros que em outros ca-nais de TV existem novelas e programas muito interessantes que podem substituir, a conten-to, o horário da novela Insensa-to Coração.

Vamos decretar um boi-cote à rede globo neste horário e mudaremos para outro canal, para não termos o desprazer de conviver com cenas como esta, além de outras que fomentam traição, drogas, corrupção, de-sagregação familiar, dentre tantos outros temas, de forma inadequada e imprópria, sem apontar soluções ou responsá-veis. Para se educar é preciso ter didática. Leia ao lado a nota de repúdio da FENEME.

Ofício nº 16/FENEME/2011

Brasília-DF, 04 de julho de 2011

Senhor Diretor,

A FEDERAÇÃO NA-CIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ES-TADUAIS – FENEME, por suas 33 entidades filiadas em 19 Esta-dos e Distrito Federal, represen-tando cerca de 40.000 associados, vêm manifestar a vossa senhoria nosso repúdio contra a cena transmitida pela TV Globo na novela Insensato Coração, do dia 29 de junho de 2011, em que um ator, interpretando um delegado de polícia, declara de forma obje-tiva que se fosse um policial mili-tar ou um guarda municipal seria corrupto.

Sabemos que a novela é uma obra de ficção, mas o papel pedagógico da televisão, um po-deroso instrumento de comunica-ção de massa, uma concessão pú-blica, deve ser limitado pela ética de não generalizar e estigmatizar uma classe que representa a mais presente defesa do estado demo-crático de direito, única presente em todos os municípios brasilei-ros, e que o povo, independente de classe social, sempre se socor-re em seus momentos mais difí-ceis por meio do conhecido nú-mero 190 da Polícia Militar. É o número 190 da Polícia Militar que todos chamam, que todos co-nhecem e que muitos confiam, e é o policial militar que seguirá com destemor para o socorro.

Página 2

REAÇÃO E MANIFESTOS DE REPÚDIO DA FAMÍLIA POLICIAL MILITAR BRASILEIRA À REDE GLOBO

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 Página 3

Cel Marlon: “A

pretensão com

a elaboração da

singela obra

nada mais é do

que deixar algo

para

reflexões.”

Propalar a corrupção policial militar como regra é desmerecer os milhares de profissionais que se do-am diariamente, muitas vezes com a própria vida, ao trabalho de buscar paz ao povo brasileiro.

Reconhecemos a parcela de corrupção que enfrentamos nas Polí-cias Militares, mas isto não é fato que ocorra somente conosco. O pró-prio jornalismo da Rede Globo diari-amente mostra para toda a socieda-de, infelizmente, a corrupção exis-tente nos mais diversos órgãos go-vernamentais em seus diversos ní-veis de autoridade no Brasil.

Aquele arquétipo do policial militar não se sustenta mais, enfren-tado por muitos Estados que há mui-to exigem curso superior para ingres-so como Soldado PM e bacharel em Direito para Oficial PM.

A importância da Rede Globo de Televisão e seu papel de destaque na construção de um país melhor prescinde do respeito às diversas classes trabalhadoras, aos policiais militares brasileiros.

Se é certo que a liberdade de expressão é um dos pilares da demo-cracia, é certo também que o respeito a dignidade do ser humano também se constitui num desses pilares, am-bos alicerçados em nossa Constitui-ção Federal.

Impõe-se, assim, que a TV Globo busque reparar, de alguma forma e na própria novela assistida por milhões de brasileiros, a ofensa a dignidade dos quase meio milhão de policiais militares do Brasil, em sua maioria profissionais ilibados, cida-dãos corretos a merecer todo o vosso respeito.

Atenciosamente,

MARLON JORGE TEZA

Coronel PMSC

Presidente

Temas de Polícia Mili-tar: Novas Atitudes da Polícia Ostensiva na Ordem Pública é o nome do livro lançado pelo Cel PMSC Marlon Jorge Teza que será lançado no dia 12 de julho, no Quartel do Comando Geral da PMSC, por ocasião da passagem para reserva do ilustre coman-dante catarinense.

O livro é composto de uma série de reflexões sobre a atuação da Polícia Militar, tanto nos aspectos legais, quanto nos estra-tégicos. O livro também aborda outros te-mas da segurança pública, como, por exem-plo, a segurança privada e o papel das Guardas Municipais.

O capítulo sobre “Segurança e Fute-bol” deve despertar especial interesse em vista da Copa de 2014. A AOPMBM para-beniza o autor por sua valorosa carreira e por sua obra. Aquisições através dos e-mails: [email protected] e [email protected]

CEL MARLON, PRESIDENTE DA

FENEME, LANÇA LIVRO SOBRE

SEGURANÇA PÚBLICA

Página 4

A pós a elaboração de um plano estratégico, é ne-cessário acompanhar sua realização. Nesse senti-do, a Diretoria da AOPMBM convocou seus fun-cionários no dia 30/06/2011 para uma reunião de

avaliação dos resultados alcançados no segundo trimestre do ano corrente. O responsável de cada setor expôs um re-latório de suas atividades, sendo complementado oportuna-mente por seus colegas. Quase todas as ações propostas foram executadas a contento, recebendo o reconhecimento por parte da diretoria. As poucas metas que não puderam ser concluídas no presente trimestre serão concretizadas no próximo. Registramos abaixo as ações concluídas seguidas das metas para o próximo trimestre.

Confira o que foi realizado no

segundo trimestre de 2011

(Abril/Maio/Junho)

√ Engajamento na campanha salarial 2011, resultando no aumento anunciado pelo Governo de Minas Gerais

√ Elaboração e divulgação do Jornal Impresso Nº 3 e do Jornal Online Nº 3

√ Identificação e avaliação das principais matérias de segurança pública em tramitação nas Casas Legislativas

√ Inauguração da recepção e do Espaço dos Inconfidentes na sede da AOPMBM

√ Divulgação do Plano Estratégico 2011-2012

√ Elaboração da nova camisa da AOPMBM

√ Implantação de assessoria para assuntos culturais no Departamento de Relações Públicas e Institucional

√ Realização de Assembleia Geral Ordinária para avaliação e aprovação do balanço/2010 e reforma do estatuto

√ Apresentação da proposta de plano de cargos e salários para funcionários da AOPMBM

√ Finalização do inventário dos bens da Entidade

√ Propostas de ações comerciais que resultaram em aumento de receita

√ Divulgação nas Unidades das IME´s dos produtos e serviços oferecidos pela Entidade

√ Finalização dos estoques dos modens da Entidade

√ Aperfeiçoamento dos instrumentos de coordenação e controle do DEJU

√ Planejamento do 2º Encontro Jurídico para o 2º semestre/11

√ Implantação do projeto de assistência jurídica no âmbito da 6ª RPM (Lavras) e 13ª RPM (Barbacena)

BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS NO SEGUNDO TRIMESTRE E NOVAS PROPOSTAS

O responsável de cada

setor apresentou suas

atividades

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 Página 5

AÇÕES PARA O TERCEIRO TRIMESTRE

(JULHO/AGOSTO/SETEMBRO)

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS

1 Engajamento no processo de promoção de Oficiais e Praças 2011

2 Elaboração e divulgação do Jornal Impresso Nº 4 e do Jornal Online Nº 4 e 5

3 Contratação de empresa para desenvolvimento do novo banco de dados integrado da Entidade

4 Visitas na RMBH: 3ª RPM, CPC, CPE, CG do CBM, CHEM do EMBM e CMT do COB

5 Elaboração de produtos / brindes institucionais para distribuição aos filiados

6 Visitas às Unidades PM e BM de Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Divinópolis e Unaí

7 Desenvolvimento de informativos e ações para a sensibilização política dos militares estaduais

8 Desenvolvimento de projeto de biblioteca virtual para consulta dos associados

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

9 Implantação do plano de cargos e salários para os funcionários da AOPMBM

10 Finalização dos procedimentos de regularização funcional dos funcionários da AOPMBM

11 Implantação e distribuição da carteira de identificação dos Associados

12 Apresentação do mapa de filiados da AOPMBM por RPM/BM, Postos e Graduações

13 Apresentação dos balancetes dos meses de Jan/11 a Ago/11

DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

14 Elaboração de novos convênios em áreas de interesses dos associados

15 Ampliação de parcerias com outras operadoras no campo da telefonia/modens

16 Reformulação física e estrutural do Departamento

17 Elaboração de catálogo contendo parcerias efetivadas no 1º semestre/2011

18 Elaboração do Projeto AOPMBM Móvel

DEPARTAMENTO JURÍDICO

19 Finalizar a revisão programada dos contratos dos escritórios de advocacia do interior

20 Efetivação das medidas para realização do 2º Encontro Jurídico para outubro/11

21 Elaboração de cartilha de prevenção e orientação jurídica para os associados

22 Implantação de assistência jurídica nas sedes das 7ª, 12ª, 15ª e 16ª RPMs

23 Elaboração de planilha de controle interno e de produtividade do Departamento Jurídico

Página 6

Principais alterações do Estatuto

O Estatuto da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar sofreu alterações. “Desde sua cri-ação, em 19 de fevereiro de 1999, apenas reformas pontuais foram feitas, motivo pelo qual se fez necessário a adequação do docu-mento. E esta é uma das priorida-des da nossa gestão”, garante o presidente da Entidade, Major Ronaldo de Assis.

No dia 1º de junho, duran-te uma Assembleia Geral, associ-ados e diretoria discutiram as mu-danças. Segundo advogado da Associação, Dr. Lucas Zandona, não basta inserir as garantias pre-conizadas pelo novo Código Ci-vil, em vigor desde 2003. “É ne-cessário reformular o Estatuto a fim de torná-lo vanguardista e compatível com as atuais respon-sabilidades e perspectivas da A-OPMBM”, afirma.

Ele estudou estatutos de instituições similares do Estado e de todo o Brasil e propôs suges-tões à Comissão de Reforma do Estatuto, que ao final dos traba-lhos, foi revisada pelo ex-presidente da AOPMBM e advo-gado, Ten-Cel PM QOR Zoé Fer-reira Santos, por ter participado da versão original e acompanhado as reformas ao longo do tempo.

Durante a Assembleia Ge-ral, os participantes conferiram o estatuto em vigor e discutiram as propostas apresentadas pela co-missão. Após debate, novas su-gestões feitas pelos associados foram inseridas e chegou-se à versão mais adequada. Importante ressaltar que cópia integral do estatuto será disponibilizada no portal da AOPMBM, após regis-tro no Cartório Jero Oliva.

1) adoção de nova denominação social: ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILI-TAR E DO CORPO DE BOM-BEIROS MILITAR DO ESTA-DO DE MINAS GERAIS – A-OPMBM. Pretendeu-se home-nagear o nome adotado em mea-dos de 2000 e pelo qual a asso-ciação se notabilizou;

2) delimitação da responsabili-dade da AOPMBM e dos asso-ciados;

3) melhorias da redação e pa-dronização da linguagem utili-zada no estatuto, tornando-o mais coerente;

4) delimitação da atuação terri-torial da AOPMBM ao âmbito do Estado de Minas Gerais;

5) ampliação substancial dos objetivos sociais da AOPMBM a fim de viabilizar desenvolvi-mento de projetos culturais, ar-tísticos, esportivos e sociais;

6) dispensa de autorização da Assembléia Geral para proposi-tura de ação coletiva em favor dos associados;

7) criação de Regimento Interno para regular a assessoria jurídica ao associado;

8) regulamentação da filiação de dependente civil de associado;

9) maior valorização dos Ofici-ais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar como as-sociados, no que tange a conces-são de seus direitos;

10) proibição de assistência jurí-dica em causas que associados sejam partes opostas em litígio judicial ou extrajudicial.

Outras relevantes mudanças

serão apresentadas na próxi-

ma edição. Acompanhe!

. Empréstimo consignado

. Cartão de crédito sem consulta ao SPC/Serasa.

Seu limite de crédito será de 18 ve-zes sua margem de 10%.

Informações: 0800 722 0721

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 Página 7

VITÓRIAS JUDICIAIS DOS ASSOCIADOS

A partir desta edição, vamos apresentar algumas vitórias obtidas, nos últimos meses, pelos

associados assistidos pelos Advogados da AOPMBM e pelos Escritórios de Advocacia con-

veniados. Conheça algumas delas.

Advogados da AOPMBM Família: o Jurídico da Área de Família e Sucessões vem prestando relevantes serviços junto aos filiados, obtendo êxitos, notadamente nos atendimentos e nas causas envolvendo ações de adoção; reconhe-cimento e anulação de paternidade; revisões de pensão alimentícia; guarda com inclusão dos dependentes junto ao IPSM; exoneração de alimentos de filhos maiores; separação judicial; divórcio (judicial ou em car-tório); alteração de regime de bens do casamento; ações de inventario.

Administrativo: reconhecimento via extrajudicial, do direito à promoção com efeitos retroativos de militares preteridos em razão de se encontrarem sub judice; anulações de atos de sanção disciplinar; signifi-cativos cancelamentos de auto de infração de trânsito e substituições da penalidade por advertência, evitan-do a efetivação de danos aos associados militares.

Escritório Amaral & Vilas Boas (RMBH) Cível: inclusão de mãe de associado como dependente no IPSM, em função do conceito de depen-dência econômica do segurado; empresa condenada a indenizar R$ 40.000,00 a associado; anulação de pu-nição administrativa possibilitando a promoção de associado; manutenção de Policial nas fileiras da PMMG em função de conflito idade X edital do concurso.

Criminal: absolvição de dois militares da acusação de tortura; sustentações orais bem sucedidas em favor dos associados perante o Tribunal de Justiça e Tribunal de Justiça Militar, sendo que das 21 patroci-nadas pelos advogados do referido escritório, os filiados obtiveram êxito em 18; absolvição de militar acu-sado de invasão de domicílio e abuso de autoridade; extinção da punibilidade de militar e da condenação pelo pedido da defesa de aplicação da portaria do indulto de 2011; anulação via, STJ, da decisão da Justiça Comum de exclusão de policial militar por condenação criminal, afirmando que a competência é da Justiça Militar.

O Escritório Amaral & Vilas Boas está funcionando em novo endereço: Rua Rio Negro, 875 - Bar-roca - BH/MG - Cep 30431-058 Telefone: (31) 3291-1082.

Site: www.amaralvilasboas.com.br, email: [email protected]

Escritório Lara Resende Advogados (RMBH) Criminal: absolvição de associado no âmbito do Tribunal do Júri, por prática do crime de homicí-dio duplamente qualificado com uso de arma de fogo; extinção do processo no âmbito da 2ª Câmara Crimi-nal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde associado fora acusado de prática do crime de lesões cor-porais – regulada pela Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha; absolvição de associado em processo no âmbi-to da 3ª Auditoria de Justiça Militar Estadual, onde fora acusado da prática de lesão corporal grave.

O Escritório Lara Resende Advogados, esta situado na Av. do Contorno, 8.000 – Cj. 1.110

Ed. Wall Street – Santo Agostinho – CEP 30110-932 – Belo Horizonte – Minas Gerais. Tels.: (31) 2535-9606/ 2535-0323 – www.lararesende.adv.br

Página 8

UMA TRAJETÓRIA DE HONRADEZ

Caro Presidente da AOPMBM,

Cumprimento-lhe pela bri-lhante atuação durante todo o processo de negociação que culmi-nou na conquista do reajuste sala-rial para PM e BM, incluindo os inativos, nas mesmas condições estabelecidas. Com um fraternal abraço.

Cel PM Ari de Abreu

Bom, esperávamos um pou-co mais, porém, foi uma grande conquista! Parabéns AOPMBM. A família miliciana orgulha-se de V. Sa.

Cb PM Adalberto Calixto

Graças ao poder de conven-cimento do Maj Cirilo, retornei a esta grandiosa Associação que, na atual presidência, reencontrou o seu caminho. Na oportunidade, gostaria de felicitar a todos pelo êxito neste processo de melhoria salarial e, em especial, a este Pre-sidente e a toda sua equipe. Para-béns e um forte abraço.

Cel PM QOR Augusto Cesar

Souza Dias

Gostaria de parabenizá-lo pela luta das entidades de classe em busca de uma melhoria salari-al para a bicentenária PMMG. Homens de liderança como o se-nhor, fundamentados nos ideais de liberdade, constroem uma his-tória política pautados na ética e respeito mútuos, contribuindo de forma direta para o crescimento da gloriosa PMMG.

2º Sgt PM Livingstone Ribeiro

É com profundo pesar que convivemos com a perda de uma das mais expressivas lide-ranças da política nacional. Dr. Itamar Franco será especial-mente lembrado por sua traje-tória de honradez e pelo respei-to, valorização e reconhecimen-to que sempre direcionou à clas-se dos militares. A sua passa-gem pela política estará eterni-zada na memória dos militares estaduais de Minas Gerais.

Grande formador de opi-nião, em todos os momentos de sua vida pública sempre fazia referência à Polícia Militar de Minas Gerais, reafirmando que a Instituição era uma das me-lhores do País.

A Câmara Municipal de Contagem

aprovou, no dia 14 de junho, a Moção nº

315/2011, de autoria do vereador Obelino

Marques da Silva. No documento, o vereador

manifestou o seu apoio à luta, que ele

classificou como “uma ação corajosa”, dos

Policiais Militares de Minas Gerais por

melhores condições de trabalho.

“Enviamos o nosso abraço fraterno e

nosso apoio a esta luta que é de toda a

sociedade: na busca pela paz, justiça e

desenvolvimento social. A valorização é

importante para a proteção da cidadania e

defesa da vida”, afirmou.

O ofício foi encaminhado a todos os

membros da AOPMBM, assinado pelo presidente

da Casa, vereador Irineu da Silva.

Ao Dr. Itamar Franco

nosso eterno respeito e

gratidão

RECEBEMOS

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 Página 9

AOPMBM no

Dia do Espanhol

T e a t r o , m ú s i c a , d a n -

ça flamenca e comidas típicas nos jar-

dins do Museu Abílio Barreto. Assim

foi comemorado o Dia do Espanhol

em Belo Horizonte, no sábado, 18 de

junho.

Durante a festa, a comunidade

teve contato com a cultura hispânica e

conheceu um pouco da história da co-

munidade espanhola, que conta atual-

mente com cerca de 5 mil pessoas na

capital mineira.

O primeiro grupo de espanhóis

chegou na região no final do século

XIX para participar da construção de

Belo Horizonte. Pode, portanto, ser

considerado, importante partícipe da

história belo-horizontina.

Durante o evento, os profissio-

nais do Instituto Cervantes receberam

inscrições de pessoas que querem a-

prender o idioma espanhol. Registra-

mos a presença do cônsul Ignácio

Martínez-Castignani e do presidente

da AOPMBM, Major Ronaldo. A As-

sociação mantém convênio com o Ins-

tituto.

AOPMBM apoia Arraiasp

Mais de 700 pessoas visitaram a barraca montada pela AOPMBM durante o Arraiasp, uma festa junina promovida pelos cadetes da Academia de Polícia Militar que já é tradição. Em parceria com a Mongeral, a Associação sorteou mais de 30 brindes (eletroeletrônicos, mochilas, souvenir, etc.).

Quem passou pela

barraca institucional

apreciou um aperitivo

e participou de sorteio

Página 10

CAFÉ COM O ASSOCIADO

Um agradável café

da manhã e um bate

papo sobre temas de

interesse

NOVA ASSESSORIA ESTÁ EM AÇÃO

Desde abril, a AOPMBM conta com u-

ma Assessoria Cultural, que vem trabalhando

em conjunto com as instituições de ensino con-

veniadas e atendendo os associados em suas

demandas relacionadas à cultura. Além disso, o

assessor cultural, professor Augusto Mendes,

acompanha alguns debates públicos pertinentes

as atividades da Polícia Militar, estando presen-

te, atualmente, na preparação do Fórum Se-

gurança nas Escolas, importante evento a ser

realizado pela ALEMG.

Caso o associado queira divulgar al-

gum evento ou talento acadêmico ou cultural

no nosso Jornal Online, entre em contato

com o assessor cultural pelo telefone (31)

2555-6444 ou pelo email [email protected]

Diretoria da AOPMBM realiza o 1º Café com seus as-sociados, no Espaço dos Incon-fidentes, oportunidade para re-cepcionar os militares, apre-sentar os trabalhos desenvolvi-dos pela atual gestão e com e-les também debater temas de relevância. No âmbito dessa inicia-tiva, os Majores Márcio Ronal-do e Ailton Cirilo convidaram o Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Eduar-do de Oliveira Chiari Campoli-na, e os chefes de Centro da APM – todos associados da AOPMBM, para um agradável

café da manhã. O Coronel Campolina agradeceu o convite e ressaltou a qualidade da atual diretoria, que é marcada pela representa-tividade responsável, pela a-bertura ao associado e pela constante inovação. No ensejo, teceu breves comentários acer-ca da reformulação de todo sis-tema de ensino da PMMG, com significativas modifica-ções que objetivam aprimorar a formação do policial militar em todos os níveis, via uma

atividade policial mais científi-ca e eficaz. Ao término do café, o Major Ronaldo agradeceu as ilustres presenças e enfatizou que a AOPMBM está à dispo-sição da família militar policial e reforçou a necessidade de um maior interesse dos novos mili-tares na atuação dessa Associa-ção.

Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar / MG - Ano I - Nº 04 - julho 2011 Página 11

AOPMBM REVELA TALENTOS MUSICAIS

E DIVULGA OBRAS LITERÁRIAS

DOAÇÃO DE LIVROS - EDITORA PEIXOTO NETO A Editora Peixoto Neto, através de contato da Assessoria Cultural, fez uma significativa doação de livros sobre Teoria Política e atualidades políticas para o acervo da AOPMBM. Esses livros nos ajuda-rão em nossas atividades frente às instâncias governamentais e às entidades educacionais. Recomendamos vivamente a leitura das obras de grande qualidade que nos foram doadas, a saber: Do Poder: História Natural do seu Crescimento; Radicais na Universidade, Terrorismo Intelectual e Parcialidade: como a imprensa distorce as notícias. Os interessados poderão comprá-las no site da editora www.peixotoneto.com.br

Registramos o lança-mento do livro Canto Cavala-riano: epilírica luso(filo)fônica escrito pelo Cel PM QOR Jair Barbosa da Costa. A capa, de originalida-de tão marcante quanto o títu-lo, abriga interessantes ensaios que versam e versejam sobre a língua portuguesa e a literatura vertida no falar de Camões. Um painel autobiográ-fico é complementado por uma série de pequenas notas sobre a vida de uma série de perso-nalidades das Letras e das mi-lícias de Minas.

Direito Mili-tar: Doutrina e A-plicações é o título da obra coletiva lan-çada no dia 13 de julho na AMAGIS. Trata o Direto Militar nos seus mais varia-dos aspectos: Constitucional, Discipli-nar, Administrativo, Penal, Processual Penal e Civil Militar. A obra pretende dar ao leitor um extenso panorama desse importante ramo do Direito. Sendo de escopo tão abrangente, parti-ciparam da obra diversos autores, mi-litares e civis. Registramos especial-mente a presença do doutor Paulo Ta-deu Rodrigues Rosa, juiz do Tribunal Militar de Minas Gerais. Ressaltamos que o juiz acaba de lançar outra obra, essa somente de sua autoria, não me-nos relevante. Trata-se de Código Pe-nal Militar Comentado Artigo por Artigo – Parte Especial. A presente obra, cujo lançamento no dia 26 de abril foi prestigiado por autoridades e estudiosos do Direito, preenche com muita competência uma lacuna na lite-ratura jurídica, deslindado e explanan-do os intrincados meandros dessa á-rea. Leitura essencial para os operado-res do Direito Militar e para os milita-res.

Direito Militar

O Major Benedito lan-ça seu 4º CD de música con-tendo grandes clássicos da se-resta. Juntamente com a Ban-da BM2, o novo CD “BISAVÔ” foi lançado em Governador Valadares, na noi-te do dia 01/07/11, com gran-de sucesso. Nosso Oficial é Major da reserva altiva da PMMG e Aspirante da Turma de 1977. Prestigie nosso can-tor adquirindo um CD ao pre-ço promocional de apenas R$ 10,00, ou contratando para show. Ligue (33) 3221-5243, ou (33) 9978-5376.

Canto

Cavalariano

CD

BISAVÔ

AOPMBM em

Ação

Major PM Márcio Ronaldo de Assis

Presidente

Fábio Martins

Relações Institucionais

Jane Fernandes

Relações Públicas

Augusto Mendes

Assessor Cultural

e Revisor

Márcia Cândido

Jornalista

MG 04311 / JP

Página 12

AOPMBM apoia

comemorações

No dia 31 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais completa 100 anos de criação. O trabalho da Institu-ição conta com grande apoio e confiança da população. Segun-do levantamentos, o Corpo de Bombeiros detém 98% de credi-bilidade da comunidade.

Na programação consta um Culto evangélico aberto aos públicos interno e externo, no dia 13 de agosto, às 19h, na Igreja Batista da Lagoinha. O culto terá a presença de líderes religiosos, da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, da Bombeiro Instru-mental Orquestra Show (BIOS), da banda Diante do Trono e da cantora Ana Paula Valadão.

A Missa católica será ce-lebrada pelo Arcebispo Metropo-litano Dom Walmor de Oliveira Azevedo, no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções Risoleta Neves, Cidade de Vespasiano. Esperada a presença de autorida-des da Administração Pública, religiosos, familiares e convida-dos. Também haverá a participa-ção da BIOS, da Banda de Músi-ca do Corpo de Bombeiros, da Banda Catedral e do cantor Eros Biondini.

ASSOCIAÇÃO DOA CÃES À PMMG

A AOPMBM e a Monge-ral Aegon fizeram a doação de dois filhotes de cães da raça Pas-tor Alemão, linha de sangue de trabalho, de alta linhagem, com garantia genética e de saúde, para o Canil da 1ª Cia de Missões Especiais/Contagem. A aquisição foi feita com o criador Prisman, registrado na Sociedade Brasilei-ra de Criadores de Cães Pastores Alemães.

Os filhotes têm três meses de vida, idade adequada para o início dos trabalhos de adestra-

mento para atuação policial, que dura em média um ano e meio. Ambos são filhos do cão Dax von Spitzbubezwinger, 28º lugar no Campeonato Mundial de Adestra-mento, bem como bicampeão mi-neiro e brasileiro de adestramen-to, nível CT3 (nível máximo).

A doação dos dois cãezi-nhos se deu com o intuito de re-parar a triste perda dos dois he-róis, Dox e Lyon, que, participan-do corajosamente de perseguição a dois bandidos na região de Ri-beirão das Neves, entraram em luta contra os marginais e acaba-ram sendo alvejados covardemen-te por nove tiros.

Os bravos cães foram es-senciais para a captura dos meli-antes, que se deu logo em segui-da.