“edificando sua igreja— uma pedra de cada vez” final... · durante o quadriênio de...

24
“EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” Discurso do Quadriênio 24 de junho de 2013 28 a Assembleia Geral Igreja do Nazareno Indianápolis, Indiana, EUA © Junta Geral da Igreja do Nazareno de 2013 Todos os Direitos Reservados.

Upload: others

Post on 30-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

“EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ”

Discurso do Quadriênio 24 de junho de 2013

28a Assembleia Geral Igreja do Nazareno

Indianápolis, Indiana, EUA

© Junta Geral da Igreja do Nazareno de 2013 Todos os Direitos Reservados.

Page 2: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 2

Introdução

Em nome da Junta de Superintendentes Gerais e no nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu quero dar as boas-vindas a você nessa plenária de abertura da 28ª Assembleia Geral da Igreja do Nazareno. Ao nos reunirmos de todo o mundo, vamos oferecer ações de graças a Deus pela Sua misericórdia e graça que nos reuniu aqui novamente. Nós celebramos e damos graças pelo que Ele está fazendo através de dedicados pastores nazarenos, leigos, missionários, plantadores de igrejas, evangelistas, educadores e líderes de ministério de compaixão. Há 1.234 delegados registrados de 318 distritos que somam o maior corpo legislativo da denominação. Expressamos o nosso apreço aos irmãos e irmãs em Cristo por aceitarem essa importante responsabilidade e lugar de serviço em nossa igreja. Os presentes hoje em Indianápolis, Indiana, EUA, e outros assistindo pela internet estão testemunhando o cumprimento de uma visão de nosso primeiro superintendente geral Dr. Phineas F. Bresee. Ele falou do início sobre um “panorama divino” da Igreja do Nazareno circulando o globo com “salvação e santidade ao Senhor.”1 Todo nazareno, onde quer que ele ou ela esteja, participa de uma realidade maior desta visão. Cada vida transformada é um testemunho do ensino de santidade-wesleyano de total salvação a todos. A missão da Igreja de “fazer discípulos nas nações” nos lembra que temos uma responsabilidade espiritual, e que, ao mesmo tempo, temos que ser bons mordomos de todos os recursos fornecidos pelo Senhor. A missão vem de Deus, que significa que o nosso propósito é da ordem mais alta, possibilidade pelo Espírito Santo que habita em nós. Ao começar as nossas reuniões, é importante dizer que administração e governo são meios para um fim—não um fim nelas mesmas. Como um de meus antecessores, o Dr. J. B. Chapman, uma vez disse: “O alvo é Deus.” Vamos manter isso em mente, e deixar isso em perspectiva durante as nossas deliberações. Organizando a Assembleia Geral A Assembleia Geral de 2013 não aconteceu de repente. Ela exigiu planejamento e trabalho diligente da parte dos funcionários do Centro Global de Ministério, dos escritórios regionais e, nesse caso, do Distrito Indianápolis, nosso anfitrião. O escritório do Secretário Geral David P. Wilson tem tido a responsabilidade de liderar a Assembleia Geral e as Convenções.

Page 3: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 3

Hospitalidade e boas vindas calorosas nos foram dadas por Ron Blake, superintendente do Distrito Indianápolis e pelos inúmeros voluntários das igrejas locais. Por favor, unam-se a mim ao expressarmos nosso apreço por todos que têm trabalhado diligentemente por nós.

O Último Quadriênio Muito aconteceu desde que nos encontramos em Orlando, Flórida, EUA, para a Assembleia Geral de 2009. “Deus está sempre trabalhando”, como Jesus nos diz em João 5. O calendário da igreja tem estado cheio—e cremos que está com as coisas certas. Aqui vai uma revisão dos últimos quatro anos: Membresia Em 2010, a Igreja do Nazareno alcançou mais uma conquista com dois milhões de membros associados e em plena comunhão. Louvamos a Deus por esta colheita e damos a Ele toda a glória. No final de 2012, tínhamos 2.15 milhões de membros ao redor do mundo, com 28.130 igrejas em 159 áreas mundiais.

Para fornecer uma perspectiva, na fusão em Pilot Point, Texas, EUA, que criou a nossa denominação em 1908, havia 10.034 membros e 228 igrejas locais.

Page 4: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 4

Durante o quadriênio de 2009–2013:

• As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos. Esse é um novo recorde para um período de 4 anos—11 por cento a mais do que durante o quadriênio de 2005–2009.

• 7.172 novas igrejas foram registradas, ao mesmo tempo que 1.912 igrejas foram fechadas.

• Um estudo feito pelo Centro Nazareno de Pesquisa mostra que 80 por cento do

crescimento da membresia veio de somente 16 (10 por cento) de nossas 159 áreas

Page 5: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 5

mundiais. É válido notar que o crescimento na igreja tem sido historicamente desigual de acordo com os movimentos de Deus que se espalham ao redor do mundo.

Missionários Havia missionários nos campos desde o comecinho da denominação. Hoje, o sistema de conexão da missão e as ofertas têm possibilitado enviar 712 missionários assalariados e voluntários contratados. Todos os missionários, incluindo voluntários contratados. Recebem apoio do sistema do Fundo de Evangelismo Mundial. Alguns missionários recebem seus salários do FEM. Outros, como os voluntários contratados, recebem apoio dos sistemas e estruturas que estão nos locais devido ao Fundo de Evangelismo Mundial. Missionários, voluntários, sistemas e estruturas são essenciais para a estratégia evangelística da igreja ao redor do mundo. É determinação da Junta de Superintendentes Gerais e da Missão Global que tudo seja feito para evitar que missionários tenham que voltar do campo devido a redução das entradas do Fundo de Evangelismo Mundial. No quadriênio de 2009–2013, 179 missionários voltaram para os seus países de origem por aposentadoria, término de contrato ou razões pessoais. Durante esse mesmo período, 79 novos missionários sustentados pelo Fundo de Evangelismo Mundial foram enviados com centenas de missionários voluntários trabalhando com líderes nacionais para avançar a missão. Sustentando a Missão A mordomia financeira global e a missão andam de mãos dadas. Histórias dos campos missionários e das igrejas locais nos motivam a aumentar as nossas ofertas. Os 5,5 por cento de contribuição base para o Fundo de Evangelismo Mundial é um alvo válido, ao mesmo tempo que exceder essa quantia ajuda o ministério realizar mais e além de suas expectativas. Às vezes isso significa colocar um bem maior à frente de nossos próprios interesses. Essa é uma das expressões mais profundas de nossa conexão. Um exemplo desse tipo de oferta aconteceu durante o último quadriênio quando instituições educacionais nazarenas nos Estados Unidos reduziram suas próprias alocações para criar mais fundos para Pensões & Benefícios dos EUA. Para lhes atualizar, aqui estão os dados financeiros de 2009–2013:

• As ofertas do Fundo de Evangelismo Mundial foram de U$168,8 milhões de dólares.

Page 6: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 6

• Uma nova fórmula global do Fundo de Evangelismo mundial foi introduzida durante o

quadriênio. As ofertas para esse fundo fora dos EUA/Canadá foram de $1,2 milhões de dólares em 2008 para $2,2 milhões em 2012—um crescimento de 86 por cento.

• As ofertas dos Especiais Missionários foram de US$102,5 milhões de dólares.

Page 7: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 7

Uma recessão econômica machuca muitos lares nazarenos, mas a generosidade continuou durante o quadriênio. Os superintendentes gerais expressam sua gratidão por esses atos sacrificais do amor de Cristo no apoio a evangelização mundial, discipulado, compaixão e educação. Missão Global Verne S Ward III foi eleito diretor da Missão Global pela Junta Geral, sucedendo o Louie Bustle, que se aposentou em 2012. O Dr. Bustle tem o registro de ser quem ocupou essa posição por mais tempo e em momentos do maior crescimento e expansão da história da denominação. O Dr. Ward foi anteriormente diretor da região de Ásia-Pacífico. Ele assumiu seu novo papel em abril do ano passado. As seguintes mudanças foram feitas nas regiões:

• Filimao Chambo foi eleito diretor regional da África. • Mark Louw foi eleito diretor regional da Ásia-Pacífico. • A região da Mesoamérica foi criada reunindo o México, América Central e o Caribe.

Junta Internacional de Educação Dan Copp foi eleito o comissário da Junta Internacional de Educação (IBOE) em 2011 com a aposentadoria de E. LeBron Fairbanks. O Dr. Copp manteve sua posição como diretor global do Desenvolvimento do Clero. A educação superior nazarena continua a se expandir ao redor do mundo. Matrículas oficiais das 53 faculdades, universidades e seminários, estão em torno de mais de 52.000 alunos buscando uma graduação.

Page 8: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 8

Tivemos 28 novos líderes instalados nas escolas da Junta Internacional de Educação de 2009 até 2013, sendo quase uma substituição de 53 por cento. O Seminário Teológico Nazareno (Kansas), a Universidade Nazarena da MidAmerica, a Universidade Nazarena de Mount Vernon e a Universidade Nazarena da Coreia estão entre as escolas onde mudanças aconteceram. Centro Global de Ministério A recessão também exigiu redução e contenção dos custos de compensação do Centro Global de Ministério. Essa questão foi imediatamente tratada através de redução natural, congelamento de contratação e salários, um programa de demissão formal e voluntário para todos os funcionários com 12 ou mais meses de serviço e um programa formal e voluntário de aposentadoria oferecidos para participantes qualificados. O orçamento (não regional) de funcionários de equivalência de tempo integral custeados pelo FEM no CGM é de 118, que foi o reduzido dos 156 que havia antes da recessão. A igreja é grata por todos que tem servido fielmente por todos os anos. O Ministério Nazareno de Compaixão, Inc. (NCMI) mudou-se para o Centro Global de Ministério em 2010, onde o Ministério Nazareno de Compaixão (NCM) já estava localizado. Larry Bollinger foi eleito presidente do NCMI e dirige as duas organizações. A fidelidade de Deus foi evidente durante os últimos quatro anos quando vemos o Ministério Nazareno de Compaixão relatando uma entrada de US$32,3 milhões para serem usados em causas que merecem. Aqui estão as sete maiores intervenções nas quais os nazarenos responderam com compaixão sem limites:

• Terremoto do Haiti em 2010 • Furacão em Joplin, Missouri, EUA, em 2011 • Fome no Chifre da África em 2011 • Tufão Sendong na cidade de Cagayan de Oro e na Cidade de Iligan, Filipinas, em 2011 • Terremoto e tsunami no Japão em 2012 • Furacão Sandy, EUA, em 2012 • Furacão Moore, Oklahoma, EUA, em 2013

A Junta de Superintendentes Gerais estabeleceu um Escritório de Avanço e Desenvolvimento, com Dan Schafer como diretor executivo. O novo escritório foi instalado para criar uma cultura global de generosidade ao mesmo tempo que serve as igrejas locais e outras entidades dentro da denominação. Missões Nazarenas Internacionais continuam a ter um papel vital na promoção e na ajuda para aumentar a consciência missionária. Em 2012, a Fundação da Igreja do Nazareno, mudou-se para o Centro Global de Ministérios. Ken Roney foi eleito presidente no mesmo ano, após a aposentadoria de Melvin McCullough.

Page 9: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 9

A Fundação continua a gerar os recursos muito necessários ao fazer uma conexão com nazarenos nas igrejas locais. Durante os últimos quatro anos, a Fundação distribuiu US$16.3 milhões para missão global, ministério de compaixão, ministério infantil, jovens, literatura e instituições educacionais. Houve uma grande alegria quando os títulos da Junta Geral para o Centro Global de Ministérios foram pagos por completo. Procedentes da venda do Fundo de Empréstimo da Igreja Geral para a Fundação Wesleyana de Investimento possibilitaram essa transação. O pagamento adiantado economizou para a Junta Geral US$12,4 milhões em pagamentos de juros. A propriedade da Rua The Paseo, em Kansas City, Missouri, EUA, local da antiga Sede Internacional, foi vendida para The Kauffman Foundation. Está planejado que The Kauffman Foundation estará abrindo uma nova escola grátis em 2013–2014 no local the Paseo. À luz do compromisso histórico da Igreja com educação, a Junta de Superintendentes Gerais está feliz que Ewing Marion Kauffman School ajudará alunos da periferia da 5ª a 12ª série a melhorarem suas chances de conseguir entrar na faculdade. A Tesoureira Geral, Marilyn McCool liderou as negociações para pagar o Centro Global de Ministérios e na venda da propriedade da Sede Internacional. Grupo de Estudo do Futuro Nazareno Em agosto de 2012, o grupo de Estudo do Futuro Nazareno, aprovado pela Assembleia Geral de 2009 e liderado por J. David McClung, presidente, e Kenneth L. Mills, secretário, enviou seu relatório final e recomendações para a Junta de Superintendentes Gerais. A nossa Junta investiu tempo revisando cuidadosamente a informação e as ideias para um sistema melhorado de missão em rumo a igreja de 2030. As resoluções propostas foram apresentadas para a Junta Geral em fevereiro de 2013 pela Junta de Superintendentes Gerais. Todas as 13 resoluções foram aprovadas e enviadas para essa Assembleia Geral para maior revisão e ação. Várias foram destacadas no sábado, durante a Orientação de Resolução e Comissionamento de Delegados. A Junta de Superintendentes Gerais é grata pelo trabalho realizado pelo Grupo de Estudo do Futuro Nazareno. Aliança Wesleyana Global Líderes de 18 denominações, incluindo a Igreja do Nazareno, se reuniram na Aliança Wesleyana Global (GWA) na sede da União Cristã das Igrejas de Cristo em Circleville, Ohio, EUA. Um pacto criado em 2012 foi aprovado a princípio pelo grupo. Essa parceria única foi formada em dezembro de 2011 para amplificar a voz profética dos ministérios wesleyanos-arminianos-de santidade para aumentar sua eficácia na expansão da santidade bíblica por todo o mundo. Casa Nazarena de Publicações

Page 10: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 10

Depois de um processo de pesquisa extenso, em setembro de 2012, a Junta Geral elegeu Gerald Smith como presidente da Casa Nazarena de Publicações. O Dr. Smith sucedeu Hardy Weathers, que se aposentou em 30 de novembro de 2012, depois de servir como presidente da NPH desde 1998. Transições A igreja registrou com tristeza o falecimento de dois superintendentes gerais. William M. Greathouse, superintendente geral emérito na Igreja do Nazareno, partiu para estar com o Senhor em 2011. Ele tinha 91 anos. O Dr. Greathouse serviu como superintendente geral de 1976 a 1989. Ele foi pastor na Igreja do Nazareno de Tennesse de 1938 até 1963, quando ele foi eleito presidente do que agora é a Universidade Nazarena de Trevecca. Em 1968, o Dr. Greathouse foi eleito presidente do Seminário Teológico Nazareno (Kansas) onde ele serviu até a sua eleição como superintendente geral em 1976. Outro superintendente geral emérito, William J. Prince, faleceu em 2012 com 82 anos de idade. Ele foi eleito para a Junta de Superintendentes Gerais em 1989. O Dr. Prince aposentou-se em 2001 depois de ter sido pastor, superintendente distrital, presidente de faculdade e superintendente geral. Outros homens e mulheres de Deus, que forneceram forte liderança para a igreja por muitos anos também partiram para estar com o Senhor. Lembramo-nos do Dr. Ray Cook de Wichita, Kansas, EUA, ex membro da Junta Geral; Dr. Millard Reed, presidente aposentado da Universidade Nazarena de Trevecca; John Ngombe, membro da Junta Geral da região da África; Paul Skiles, Comunicações e Jovens Geral; e Ray Hendrix, Rádio e Publicações da Missão Mundial.

“Quem vocês dizem que eu sou?” (Mateus 16:15, NVI)

Nos últimos quatro dias temos ouvido meus colegas na Junta de Superintendentes Gerais orarem e pregarem de seus corações e sobre a missão da igreja de fazer discípulos semelhantes a Cristo nas nações. Eles ressaltaram através de testemunho pessoal e claros exemplos dos valores fundamentais da igreja que são ser cristão, ter santidade e missão. Fomos edificados com uma visão celestial de pessoas, comunidades e nações transformadas. A JSG também comunicou suas sete prioridades:

• Adoração Significativa • Coerência Teológica • Evangelismo Apaixonado

Page 11: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 11

• Discipulado Intencional • Desenvolvimento de Igreja • Liderança Transformacional • Compaixão com propósito

Apresentamos desafios para o Ministério de Escola Dominical e Discipulado Internacional, Missões Nazarenas Internacionais e Juventude Nazarena Internacional para continuarmos alcançando outros no nome de Jesus e para continuarmos a fazer mais discípulos. Reuniões de faculdade e outras reuniões envolveram milhares de participantes. Quase 2.000 crianças—a Igreja futura—estiveram envolvidas em Desafios Bíblicos escondendo a Palavra de Deus em seus corações e mentes. Todos nós deveríamos conhecer a Bíblia tão bem quanto eles. Famílias e amigos de longa data foram reunidos… em pessoa … melhor que Facebook! Os nazarenos talvez tenham uma das melhores redes sociais já criadas. O que possibilita ter essa reunião única? A nossa teologia? A nossa política? O nossos sistema missionário? Teologia, política e sistema missionário têm um papel importante para nos unir como nazarenos. Entretanto, nada é mais importante do que criar uma comunidade internacional de fé do que a própria pessoa de Jesus Cristo e a liderança do Espírito Santo. É em Cristo que compartilhamos nossas crenças, valores, missão e responsabilidade. Quem é Jesus? Quem é o Cristo na nossa missão de semelhança de Cristo? Quem é que possibilita a existência de uma fé viva? O que os nazarenos acreditam? (Voz de fundo com texto na tela) “Cremos em Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Divindade Trina; que Ele foi eternamente um com o Pai; que Ele encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, para que duas naturezas íntegras e perfeitas, que é a divina e humana, fossem unidas em uma Pessoa que é totalmente Deus e totalmente humano – o Deus-homem. “Cremos que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e Ele verdadeiramente levantou-se dentre os mortos e retomou o Seu corpo, junto com todas as coisas pertencentes a sua perfeita natureza humana, de onde Ele ascendeu aos céus e está comprometido em interceder por nós.”2 O compositor Alfred Ackley, expressou isso da seguinte maneira: “Eu sirvo a um Salvador ressurreto, Ele está no mundo hoje. Eu sei que Ele está vivo onde quer que os homens possam dizer … Você me pergunta como Ele vive? Ele vive dentro do meu coração!” 3

Page 12: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 12

Uma grande maneira para entender a razão da Igreja do Nazareno ter prosperado por 105 anos e 28 assembleias gerais—e então contemplar o futuro da igreja—é estudar os escritos de Paulo para a igreja de Colossos. O ensinamento é resumido em Colossenses 1:17 (NVI): “Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” Em Mateus 16:16 Jesus perguntou aos discípulos: “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Louvado Seja o Seu Santo nome!

“Eu edificarei a minha igreja …” (Mateus 16:18, NVI)

É por essa razão que é tão importante saber quem Ele é. Jesus, o Cristo e Filho do Deus vivo, está edificando a Igreja de hoje e a Igreja de amanhã. Além de ser o criador, o dono e o mantenedor, Ele também é a fundação e a pedra fundamental. Ele está nos dando, como nazarenos, oportunidades excepcionais para fazermos parcerias uns com os outros e com Ele. (Efésios 2:19–22, NVI) Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja …” O que Jesus sabe sobre edificação? É porque Ele é um edificador. Na verdade, Ele é um Construtor Mestre. Em Mateus 7:24–27, Jesus conta a história de dois tipos de construtores. Um é prudente e o outro é insensato. Um constrói sobre a rocha e o outro sobre a areia. Ele sabia de experiência própria que aqueles que queriam construir precisavam pensar antes sobre o momento que as estações mudassem e a terra seca, que parecia tão firme e estável no verão, poderia se tornar uma área totalmente alagada no inverno.4 A igreja está pensando com antecedência como Jesus fez? Arquitetos e engenheiros sábios do século XXI criam prédios inteligentes focalizando no design computadorizado. Eles também utilizam tecnologias de controle que permitem integração, automação e otimização de todos os serviços e equipamentos que gerenciam o ambiente do edifício.5 Em março de 2012 eu tive a oportunidade de visitar o Edifício Taipei 101, um ponto marcante dos arranha-céus em Taipei, Taiwan.

Page 13: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 13

Desde o seu término em 2004, a torre serve como um ícone da Taiwan moderna. Com 101 andares, do chão até o teto, Taipei 101 foi desenhada para aguentar ventos de tufões de até 216 quilômetros por hora (134 milhas por hora) e os terremotos mais fortes que podem ocorrer em um ciclo de 2.500 anos. A fundação desse prédio é reforçada por 380 pilhas de 80 metros (262 pés) para dentro do solo, chegando até 30 metros (98 pés) de profundidade na rocha. Esse é o primeiro arranha-céu que bate recorde no século XXI, utilizando a mais moderna tecnologia. Ele estabeleceu um novo recorde de elevadores com velocidade de 16 metros (52 pés) por segundo. Taipei 101 é uma estrutura magnífica. Mas mesmo com a impressionante estrutura de Taipei 101, ele não pode ser comparado com a Igreja de Jesus Cristo. Taipei 101 foi construído para durar bastante tempo, mas não durará para sempre. No fim, somente a Sua Igreja permanecerá. A Igreja de Jesus Cristo não está ligada a tecnologias de controle para manter as coisas funcionando eficazmente por 100 anos ou mais. Nem é o nosso alvo fazer planos para um edifício completo. O Pai Celestial está em controle e Ele quer manter os nossos olhos fixos no Seu Filho, Jesus Cristo, que está continuamente edificando a Sua Igreja. A Igreja está sempre em construção. Que tipo de Igreja Ele está edificando? Efésios 2:19 diz que os gentios não eram mais “forasteiros”, mas membros plenos na família de Deus. Isso só vem através de Jesus. O que isso significa? Isso significa que Cristo está

Page 14: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 14

edificando uma Igreja inclusiva—e não exclusiva. É triste dizer que às vezes a Igreja pode ser mais exclusiva que Jesus. As referências de Efésios para edificar nos lembra que a nossa Igreja é parte de um “grande edifício” e todo cristão é uma pedra construída na Igreja de Jesus Cristo. Paulo descreve diversas coisas sobre um “edifício espiritual" quando escreve para a igreja em Éfeso:

• Cristo é a pedra angular e é essa pedra que mantém tudo junto. • A edificação da Igreja é contínua, com cada nova pedra sendo encaixada em Cristo. • Um edifício pode refletir diferentes culturas, contextos e gerações, e ainda assim ser um. • Ser construído junto refere-se a uma habitação de Deus no Espírito—não uma

construção física.

A Igreja pertence a quem? Ela pertence a Cristo. Jesus fala sobre edificar a “Minha Igreja”. Não é simplesmente a construção dEle, mas também Sua propriedade e Sua posse. Uma linguagem parecida é usada em referência ao “Meu nome”, “Meu cálice”, “Meus irmãos” e “Minha mãe.” Por quê? Todos eles pertencem a Ele. Mais do que um Prédio Você pode estar se perguntando—e os prédios das igrejas? Sim, eles têm um propósito. É uma bênção ter um prédio ou uma estrutura como um lugar permanente para nos reunirmos. Mas, nos primeiros 300 anos, os cristãos não tinham prédios. Eles se encontravam em casas. Então, como podemos falar sobre a estável e diversificada expansão da Igreja durante os primeiros três séculos? Depois do apóstolo Paulo, não cruzamos com muitos “grandes nomes” de missionários servindo durante as primeiras centenas de anos da história cristã. Ao invés disso, temos a fé sendo espalhada através de uma multidão de crentes humildes e comuns cujos nomes já foram esquecidos há muito tempo.6

Então, onde estava a Igreja? Onde quer que Jesus estava, ali estava a Igreja. O mesmo é verdade hoje. Não é onde nos encontramos—mas porque nos encontramos é o que importa para Ele. Como Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja.”

“Vão e Façam Discípulos …” (Mateus 28:19, NVI)

Page 15: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 15

Com Jesus edificando a Sua Igreja, qual é o nosso papel no trabalho do Reino? É co-laborar com Ele. “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” (1 Coríntios 3:9, NVI).

Para co-laborar, cooperar com Cristo, a inteira santificação precisa ser seguida com “inteira obediência”. Ele quer usar a Igreja do Nazareno e Ele irá, se ouvirmos Suas instruções e as obedecermos.

“Então, Jesus veio a eles e disse: ‘Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecerem tudo o que lhes tenho ordenado” (Mateus 28:18–20, NVI). Alcançando Oportunidades de Missão Jesus está edificando Sua Igreja através das oportunidades que Ele nos dá como Seus seguidores. Por mais de dez décadas o povo chamado Nazareno tem respondido ao Seu chamado de “ir e fazer discípulos”. Como missionários. Como pastores. Como evangelistas. Como plantadores de igrejas. Como professores de Escola Dominical através do MEDD. Como educadores. Como homens e mulheres de negócios. Todos como testemunhas. (Atos 1:8)

Os anos têm ensinado a Igreja que multiplicação é mais frutífera que adição quando falamos da Grande Comissão. Como uma Igreja wesleyana de santidade, cremos que o caminho para o discipulado começa como um ato da graça de Deus na vida do crente. “Eu lhes darei um novo coração e colocarei um novo espírito em vocês; removerei o coração de pedra e colocarei um coração de carne” (Ezequiel 36:26, NVI).

A transformação espiritual e a vida nova vêm em ter Jesus preenchendo os nossos corações com o Seu amor. Vislumbrar a colheita e participar dela são os resultados de ter olhos espirituais e não físicos. Com esse novo tipo de visão, vemos o mundo através das lentes da Grande Comissão e do Grande Mandamento. “‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:36-40, NVI). Talvez a Igreja pudesse ser mais frutífera seguindo a Grande Comissão se ela entendesse melhor e melhorasse sua prática do Grande Mandamento.

Page 16: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 16

Estado do Mundo Onde estão as oportunidades evangelísticas e para fazer discípulos? Elas estão todas ao nosso redor. Permita-me apresentar-lhes Nargis. Esta é uma foto dela no seu nascimento em outubro de 2011.

Nargis, agora com uns 20 meses de vida, vive em Lucknow, Índia.

Nargis nasceu em 31 de outubro de 2011, juntamente com milhares de outros bebês. A Internet e o YouTube declararam que ela era a pessoa de número 7 bilhões no planeta.7 As previsões de como essa marca de sete bilhões seria alcançada surgiram de várias fontes; ninguém sabe com certeza o número exato de pessoas nascidas na terra ou quando esse marco pode ter sido realmente alcançado. Escolher a bebê Nargis é uma forma de canalizar a atenção pública em nosso mundo que cresce rapidamente, que, às vezes, chega a sobrecarregar até aqueles que sobrevivem estudando esse crescimento e desenvolvimento. De muitas maneiras, Nargis representa o futuro da humanidade—culturalmente, demograficamente e geograficamente. Ela representa o futuro do cristianismo?

Page 17: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 17

A Igreja Cristã continua em seu esforço para alcançar os 1.6 bilhões estimados que seriam completamente não-evangelizados, um número que pode continuar crescendo juntamente com o crescimento total da população.8

Como a Igreja do Nazareno alcançará essas oportunidades? Jesus disse para os discípulos esperarem, como registrado no Livro de Atos. “Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, quanto na Judeia e Samaria, até os confins da terra” (Atos 1:8). Verne S Ward III, diretor da Missão Global, descreve o processo de colaboração com Cristo e de reunir novas “pedras” para edificar a Igreja, quando o poder for recebido: (passar o vídeo de Verne Ward)

• A Igreja com missão transforma a comunidade onde ela é estabelecida. Podemos ser o povo de Deus, discípulos de Jesus. Pregar as boas novas que o Reino está próximo. Podemos discipular os crentes para serem pessoas semelhantes a Cristo. Pessoas semelhantes a Cristo servem para mudar problemas sistêmicos que destroem as pessoas, famílias, comunidade e a intenção de Deus para a criação.

• A Igreja com missão também implementa a missão. A missão é estabelecer a Igreja onde ainda não tem Igreja. Disponibilizamo-nos para irmos como discípulos de Jesus. Enviamos missionários. Comissionamos. Oramos. Sustentamos financeiramente. Celebramos. Colaboramos. Em essência, Igrejas com missão encontram maneiras na missão para estabelecer a Igreja onde a Igreja ainda não existe. Ela reconhece quando não tem uma Igreja na proximidade (encarnação) de pessoas que seja suficiente para transformar a comunidade e, então, responder plantando uma igreja com missão.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações.”

“Estou fazendo nova todas as coisas!” (Apocalipse 21:5)

A Igreja do Nazareno está entrando em um período de mudança geracional e histórica significativa. Já tivemos tempos de transição antes, mas elas não foram em tão grande escala, dimensões internacionais. Como o Dr. David McKenna uma vez disse: “Pela própria natureza de seu papel, líderes encarnados têm que planejar a sua saída.” Como reconhecemos o fim de uma era e o início de outra?

Page 18: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 18

Somente Deus sabe com certeza, mas a Bíblia diz: “Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.” (Daniel 2:21, NVI). Os tempos atuais nos exigem uma posição de oração, buscando a vontade de Deus para a nossa Igreja. Deveríamos estar pensando adiante como Jesus nos ensinou a fazer quando tivermos que decidir onde construir a nossa casa. Com fé e esperança em Cristo, a Igreja deve antecipar o, e não se angustiar pelo, futuro. Afinal de contas, a Igreja pertence a Ele. Uma maneira de diminuir a preocupação sobre o desconhecido é criar o nosso futuro com a ajuda de Deus. Isso já está à caminho em algumas áreas mundiais. Entretanto, nos próximos anos, mais pastores e leigos deve estar prestando mais atenção ao que está acontecendo ao redor deles. Em seu segundo século, a Igreja do Nazareno pode ser influenciada e moldada por oportunidades marcantes substanciadas pelo compromisso de seu grande povo, valores e recursos.

1. Novas oportunidades de co-laborar com Jesus Cristo e uns com os outros Em vários ambientes, os nazarenos O ajudarão a edificar—ou, como Neemias nos muros de Jerusalém—reedificar a Sua Igreja. As oportunidades virão de novas e existentes áreas de missão. “Pedras Vivas” serão encaixadas em Cristo através do evangelismo Nazareno, discipulado, pregação, ensino, compaixão e educação. As veias comuns vertendo de cada parte do ministério devem ser santidade e amor. Em todas as seis regiões da Missão Global, esforços estão sendo feitos para nos movermos para um futuro focado no exterior. A iniciativa “Gênesis” em Mesoamérica é um exemplo de caminhada em direção a locais onde há nenhuma ou muito pouca presença da Igreja do Nazareno. O alvo de “Gênesis” é criar equipes ministeriais que estabelecerão e desenvolverão igrejas saudáveis. Embora não temos sido conhecidos como uma denominação que ativamente alcança cidades e grandes áreas urbanas do mundo, nós temos a oportunidade de aprender, planejar e fazer parcerias no estabelecimento de movimentos de santidade que respondem a novas realidades urbanas no século XXI. O movimento Metodista Wesleyano começou entendendo que a igreja responderia às novas realidades urbanas como resultado da Revolução Industrial. Somos uma junção histórica onde o otimismo da santidade dos nazarenos ao redor do mundo nos ajuda a sonhar em responder às novas realidades da Revolução Tecnológica Urbana. Jesus disse: “Quem crer em mim … fará coisas maiores que essas.” (João 14: 12–13). Que Deus nos ajude a não perdermos as oportunidades que chegam diante de nós através do Espírito Santo.

2. Novos líderes espirituais estão sendo desenvolvidos; alguns estão atuando nesse exato momento

Page 19: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 19

Eles estão vindo de escolas de discipulado e aprendendo colocando a mão na massa. Seus corações estão totalmente entregues ao Senhor e eles estão prontos para as crescentes responsabilidades como as que Paulo deu a Timóteo. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.” (2 Crônicas 16:9, NVI). Qualificações de liderança espiritual na igreja incluem ser equipado como discípulo e servo de Jesus Cristo. Para ter a confiança dos outros, a pessoa precisa entender que o caminho da santidade e da humildade caminham juntos. Essas são características cristãs que agradam a Deus. Ao entrarmos nesse novo século, a igreja precisa dedicar uma renovação do compromisso em ter as mulheres em ministério. “O movimento de santidade nasceu de grandes reavivamentos. Ele prosperou pela nova força investida de leigos e mulheres pregadoras.”9

“A Igreja do Nazareno apoia o direito das mulheres usarem seus dons espirituais dados por Deus dentro da Igreja e afirma o direito histórico das mulheres em serem eleitas e indicadas para posições de liderança … incluindo os postos de presbíteras e diaconizas.”10

As mulheres devem estar, não somente no pastorado, mas elas também devem ser escolhidas para um número crescente de posições nas juntas de governo, comitês e comissões da denominação. A igreja tem canais construídos internamente para o desenvolvimento de crianças e jovens. Quem discipulará os competidores de desafios bíblicos? Talvez esses jovens ajudarão a discipular a igreja. A Juventude Nazarena Internacional talvez seja a entidade mais global de nossa denominação. Sua convenção na semana passada aconteceu em 11 locais ao redor do mundo. Intencionalmente, colocamos crianças e jovens no coração de nossa missão, eclesiologia e política. Ao fazer isso, estamos garantindo a continuidade e sustentabilidade de nossa missão e mensagem. Nossa paixão intencional para envolver e encorajar a próxima geração oferece uma linha de vida que vai além da geração atual. Como podemos ajudar as mulheres nazarenas no clero, as crianças e os jovens a identificarem e realizarem seus chamados? Oração, encorajamento, oportunidades oferecidas para experiências práticas e o aumento de apoio para as gerações emergentes são essenciais para uma transição bem sucedida. Os nazarenos devem ser sábios, evitando os erros de Josué. Apesar de todas as grandes vitórias que Josué alcançou, ele falhou em aprender uma lição importante ensinada por Moisés. Quando Josué morreu, não havia sucessor. (Juízes 21:25, NVI)

3. Novos tipos de recursos e recursos existentes que podem ser usados de maneiras novas

Page 20: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 20

Os recursos mais importantes da Igreja são as vidas transformadas. É isso que tem trazido a Igreja do Nazareno para onde ela se encontra hoje. É assim que a missão continuará no futuro. O ministério é carregado através de indivíduos que têm um sentimento profundo de chamado, até mesmo quando o chamado chega mais tarde na vida. Líderes nacionais, missionários, voluntários e parcerias criativas estão levando a Igreja para além das suas formas originais. É encorajador pensar sobre um envolvimento maior na missão que inclui os alunos das faculdades nazarenas. Mesmo com as fontes de ofertas indo além do Fundo de Evangelismo Mundial, a base do apoio financeiro para a missão deve continuar sendo dízimos e ofertas. Ofertar não envolve simplesmente dinheiro. É discipulado e mordomia. Deus é o dono de tudo, não somente de 10 por cento. Ser uma igreja internacional é desafiador, mas têm muitos benefícios potenciais se soubermos o que eles são e como usá-los.

4. Uma variedade de novas tecnologias A Igreja tem usado tecnologia desde o seu início. As técnicas de impressão mais modernas, quando possíveis, têm sido utilizadas pela Casa Nazarena de Publicações. Por muitos anos, o rádio foi usado de forma inovadora para transmissão do Showers of Blessing (Chuvas de Bençãos) ao redor do mundo. Até hoje, outros programas nazarenos de rádio foram ouvidos em muitos países. Agora, a Internet e as tecnologias digitais são crescentemente usadas. Realmente, historiadores podem olhar para a 28ª Assembleia Geral como a primeira assembleia geral de mídia social, com tweets e torpedos dentre os principais métodos de comunicação. O Facebook tem mais de um bilhão de usuários ativos por mês, incluindo a Junta de Superintendentes Gerais. Aproximadamente 80 por cento dos que usam o Facebook estão fora dos EUA e Canadá.11

É um mundo móvel. Globalização e tecnologia caminham juntas e, para as gerações mais jovens, elas são tão naturais como respirar. O que isso significa para a igreja? Já existem reuniões on-line para estudo bíblico. Mais ainda está vindo. Oportunidades educacionais crescerão globalmente. As crianças de países em desenvolvimento estão indo para as escolas usando tablets. É assim que vamos ler e estudar a Bíblia? Mais de 100 poços de água foram escavados na África, Sul da Ásia e Haiti através dos esforços do Ministério Nazareno de Compaixão, usando tecnologias acessíveis e sustentáveis nos locais.

Page 21: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 21

A Igreja deveria aproveitar essas novas tecnologias como já fez no passado, mas não deveria permitir que essas possibilidades de expansão substituam a sã doutrina ou o toque pessoal que vêm do ministério local.

5. Um novo esforço para reunir a nossa teologia e a nossa missão wesleyana e de santidade Teologia e missão são inseparáveis. Inteira santificação e fazer discípulos à semelhança de Cristo caminham juntos. Um faz o outro ser possível. Santidade é semelhança de Cristo. Mais de 640.000 novos nazarenos neste último quadriênio têm pouco ou nenhum contexto de doutrinas da Igreja e entendimento wesleyano das Escrituras. Há uma necessidade contínua de fazer e responder a pergunta: “Por que a Igreja do Nazareno?” Num período de grande mudança de gerações, há uma urgência para esclarecer o porquê da denominação existir. As crenças e práticas da Igreja precisam ser colocadas em linguagem clara para um alvo de fé projetado de cinco milhões de nazarenos até 2030—ou muitos mais, vendo através da fé de muitos de nós. Oitenta e cinco por cento desses poderiam ser de fora da região dos EUA /Canadá.

6. Novos derramamentos do Espírito Santo sobre Sua Igreja que ajudam a nos formar à semelhança de Cristo, possibilitam amar o nosso próximo como a nós mesmos e produzirmos frutos que durarão A não ser que isso aconteça, nada mais importa. Deixe isso começar comigo. É o Espírito de Deus que torna tudo possível. Os nazarenos são uma igreja do Espírito Santo. Muitas denominações ao redor do mundo estão abraçando a linguagem de santidade. Até algumas religiões que apelam a mentalidade pós-modernista estão focalizando na vida santa como uma forma de atrair novos seguidores. A mensagem nazarena de santidade é mais do que uma frase de efeito. É o potencial poderoso para envolver-se em um mundo que está clamando por transparência, integridade e autenticidade da parte da religião organizada. A nossa mensagem é necessária, relevante e muito atraente. A necessidade é maior do que nunca para que os nossos pastores vivam e preguem a mensagem de santidade. Como o antigo superintendente Geral, Dr. Edward Lawlor uma vez escreveu: “A nossa tarefa é ver essa mensagem (de santidade) tornar-se a realização de todas as esperanças e sonhos de toda a humanidade nesse mundo de tensão.”

Page 22: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 22

Ao mesmo tempo que honramos a nossa “boa herança”, a Igreja não pode retroceder—nem pode ficar onde está. Como seguidores de Jesus Cristo, temos que continuar nos movendo em direção a cidade cujo “arquiteto e edificador é Deus” (Hebreus 11:10, NVI). Ele está fazendo tudo novo!

História de Encerramento

Em 1979, o governo Filipino construiu uma área de assentamento para oferecer lares para muitos dos que estavam vivendo nas favelas de Metro Manila. Essa nova cidade foi chamada de General Mariano Alvarez, e hoje é o lar de 170.000 pessoas. No ano passado, o Rev. Stephen Gualberto me honrou com um convite para pregar em sua Igreja local. No caminho de volta desse esplêndido culto, o Rev. Gualberto compartilhou comigo o gosto de um sonho que tornou-se realidade para ele. Foi para uma pequena casa em sua cidade a família de Stephen se mudou quando ele era menino. A carência de serviços básicos e trabalho forçaram o pai e a mãe de Stephen trabalharem nos dias da semana em Manila, e Stephen unia-se a eles para ir a escola. Durante as noites da semana, eles ficavam no porão de uma fábrica de uniformes onde a sua mãe trabalhava, retornando para área de assentamento aos finais de semana para cuidar e proteger a sua casa. A Primeira Igreja de Metro Manila alcançou a família de Stephen, mostrando o amor e a compaixão de Jesus e suprindo as suas necessidades. Quando o pai de Stephen encontrou um trabalho na Arábia Saudita, o Senhor os abençoou com coisas materiais, incluindo uma terra na área de assentamento. Assim, os pais de Stephen conseguiram construir um prédio comercial, que eles alugaram para uma entrada extra de dinheiro. Uma vez, quando o prédio ficou vazio, Stephen perguntou a sua mãe se ele poderia usar aquele espaço como um centro para jovens. Ela tinha outros planos para o local naquele momento, mas ela prometeu que, se ela morresse, ele poderia tê-lo. Vários anos depois, ela faleceu. O pai de Stephen honrou a sua promessa. Hoje, o centro de jovens, chamado Power Life Ministries (Ministério Poder da Vida) é sustentado pela colaboração de grupos evangélicos, incluindo a igreja de Stephen, a Igreja do Nazareno de General Mariano Alvarez. Power Life Ministries está alcançando centenas de jovens de ensino médio e faculdade. Alguns vêm de famílias despedaçadas, ou sofreram algum tipo de abuso—físico, verbal ou até sexual. Alguns estão em gangues de jovens. Alguns são órfãos. Os ministérios nesse centro incluem evangelismo, discipulado, cultos semanais, acampamentos de jovens, treinamentos de habilidades para os jovens que já saíram da escola, colocação de

Page 23: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 23

emprego, aconselhamento e treinamento sobre HIV-AIDS. Este também é um lugar onde os jovens podem brincar, falar, orar e ouvir a Palavra, ter amigos e estarem seguros. O antigo vice-prefeito da comunidade conheceu o Senhor através desse centro. Agora ele é um dos apoiadores ativos desse ministério. Joshua Garcia, 15 anos, foi tocado pelo Power Life Ministries. Quando Joshua tinha nove, sua mãe abandonou sua família para viver com outro homem e seu pai virou alcóolatra. Então, Joshua e seu irmão foram criados por sua avó. Joshua começou a se comportar mal e a fazer bullying com outros jovens devido a raiva que sentia de seus pais. Quando ele tinha 11 anos, ele e alguns amigos começaram a fazer vandalismo em uma igreja próxima. Um pastor voluntário no centro alcançou os meninos e eles começaram a participar das atividades do centro. Muitos meses depois, Joshua aceitou a Jesus como seu Salvador pessoal e foi discipulado no centro. Agora ele é um líder ativo de um grupo pequeno na escola pública de ensino médio. Eles estudam a Bíblia, fazem a lição de casa e motivam uns aos outros. Joshua sonha em tornar-se pastor. Ele planeja estudar teologia na Faculdade Nazarena das Filipinas no próximo ano. Essa história é uma ilustração do que Deus quer realizar através da Igreja do Nazareno. É um lembrete que uma declaração de missão tem pouco valor se não fizermos alguma coisa com ela. Jesus Cristo é a “pedra angular” que possibilita que os que estão sendo alcançados pelo Power Life Ministries tornem-se “pedras vivas” para serem “edificados como casa espiritual para serem sacerdócio santo” (1 Pedro 2:5).

Pensamentos Finais

Deixe-me concluir esse tempo juntos com algumas perguntas:

• No próximo ano, você se comprometerá em oração para exaltar a Cristo em tudo o que você fizer para que os outros possam saber quem Jesus é?

• Você procurará oportunidades para “buscar e salvar o perdido” assim como Jesus nos ensinou? (Lucas 19:10) para ajudar a fazer discípulos a semelhança de Cristo que ornam-se pedras vivas aceitáveis por Deus através de Jesus Cristo?

• Ao entrarmos em uma nova era cheia de possibilidades para a Igreja do Nazareno, você confiará que Ele lhe dará uma paixão maior por santidade?

Esse é o nosso futuro. “Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar” (Atos 2:39, NVI).

É assim que podemos co-laborar com Ele enquanto Ele edifica a Sua Igreja—uma pedra de cada vez.

Page 24: “EDIFICANDO SUA IGREJA— UMA PEDRA DE CADA VEZ” FINAL... · Durante o quadriênio de 2009–2013: • As Igrejas do Nazareno relataram a recepção de 640.010 novos nazarenos

Superintendentes Gerais 24

Respeitosamente e em oração submetidos,

Junta de Superintendentes Gerais

Jerry D. Porter Jesse C. Middendorf

J. K. Warrick Eugénio R. Duarte David W. Graves

Stan A. Toler

Preparado e lido por Eugénio R. Duarte

[email protected]

Oração de Encerramento

Rev. Stephen Gualberto

Música de Encerramento

“The Church’s One Foundation” “A Igreja Está Firmada em Cristo”

1 Phineas F. Bresee, Carl Bangs, Beacon Hill Press 2 Artigo II, Artigos de Fé, Manual, Igreja do Nazareno 3 Copyright Word Music LLC 4 Daily Bible Study Series 5 Grupo Fusion 6 Christianity.com Dr. Ken Curtis 7 National Geographic Society 8 Joshua Project, Barrett and Johnson 9 “Chamado à Santidade” Vol. 1 10 Seção 903.5, Manual, Igreja do Nazareno 11 Facebook.com