antes de roupa nova - jaquelinefrauches.com.br · da para guardar os vinhos e acomodar os...

7

Upload: ledan

Post on 14-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

antes e depoisTexto: M.N.Nunes Fotos: divulgação (antes)/Jomar Bragança (depois)

O BalcãO aNtigO tinha uma base de tijolinhos aparentes e uma coluna que ficava muito evidenciada pelo mesmo ma-terial. O armário era de madei-ra com portas em treliças.

A ardósia deu lugar ao porcelanato e ao mármore, as esquadrias de ferro desapareceram e o vidro entrou em cena para renovar esta casa em Brasília

De roupa novacom 45 mil

Antes

casa&construção 57

gleice cantero

A casa já havia sido projetada com áreas integradas. Por isso, a planta foi pouco modificada. Os proprietários queriam modernizá-la e trocar os revestimentos, que eram muito simples

O BalcãO de tiJOlOs aparentes foi demolido e, em seu lugar, foi criada uma bancada leve, apoiada apenas em uma das laterais, toda em crema Marfil polido. Para o local, também foi projetado um armário embutido sob medi-da para guardar os vinhos e acomodar os equipamentos de som. No novo forro de gesso, foram embutidos spots com lâmpadas dicróicas.

Terreno de 1 mil m², 420 m² de área construída e uma planta bem distribuída, que privile-

giou a integração já nos anos 80, quando ainda mal se falava em diminuir a quantidade de paredes e aumentar o contato entre os cô-modos. A casa no Lago Norte, em Brasília, tinha todas essas quali-dades, e defeitos não tão grandes assim. Basicamente, seus acaba-mentos estavam desatualizados, o que era mais do que natural, consi-derada a data de sua construção. Assim como a moda condena ao fundo da gaveta um vestido que foi sucesso absoluto há apenas três temporadas, os tijolinhos aparentes e a ardósia do piso dos ambientes internos haviam se tornado itens completamen-te démodé. A morada precisava vestir algo mais moderno.

Chamada a assumir a tarefa, a arquiteta Jaqueline Frauches co-meçou a renovação já pelo piso da garagem e do acesso à casa. Saíram as pisadas de cimento

entremeadas por grama e entrou em cena a calçada feita de pe-dras portuguesas assentadas em caixas de concreto. Os tijolos de barro não foram retirados, mas ocultos: os espaços entre eles fo-ram preenchidos com argamassa e, em seguida, tudo foi recober-to com novo reboque e pintura. A fachada ganhou um toque de modernidade próximo ao telha-do, onde foi criado um elemento vazado, com função apenas de-corativa, mas de aspecto muito contemporâneo.

No living, o quebra-quebra foi mais intenso. Toda a ardósia foi removida para dar lugar ao porcelanato - instalado depois que o contrapiso de cimento foi nivelado. Os degraus da escada, que eram da mesma pedra, foram revestidos com mármore Crema Marfil polido. A mesma pedra foi usada para construir a nova bancada que substituiu o bal-cão antigo do bar. E substituiu mesmo, sem que tenha sobrado

Fabi

o C

an

ça

Do

58 casa&construção

antes e depois

O liviNg ficOu Mais clarO e contemporâneo com o piso de porcelanato no lugar da ardósia. Nas colu-nas, os tijolos aparentes receberam uma camada de argamassa, um processo conhecido como emboço, e reboque, para evitar trincas futuras.

Os degraus iNterNOs ganharam novo revestimento em mármore crema Marfil polido, o mesmo da bancada. Nas janelas e portas de correr, foram colocadas cortinas de te-cido leve em perfis discretos.

ardósia era O PisO aNtigO da área iNterNa, inclusive dos degraus da escada. as portas tinham perfis de madei-ra que davam um aspecto pesado e escuro ao ambiente.

AntesAntesAntes

casa&construção 59

qualquer resquício da estrutura anterior: a base de alvenaria e tijolos aparentes foi demolida.

Os tijolinhos, aliás, saíram completamente de cena no living, e o ambiente ganhou em leveza. O bar ficou completo com a marcenaria sob medida que criou espaços para vinhos, equipamentos de som e para abrigar, no centro, o armário antigo que dá charme e personalidade ao espaço.

Antes que se tenha a impressão de que os tijolos de barro estão para sempre condenados ao rótulo de ca-fonas, vale destacar que eles foram mantidos lá fora, no quiosque da churrasqueira da área de lazer atrás da casa. A piscina também permaneceu intocada no re-vestimento e no formato. Mas as plantas que existiam ao redor de uma coluna estrutural foram retiradas.

A troca de esquadrias também deixou essa parte mais clean. Foram retirados os perfis e grades de fer-ro, que eram pintados em um tom vermelho escuro, de todas as janelas. No lugar deles, vidros tempera-dos e ferragens cromadas. A medida melhorou muito

a JaNela eNtre as salas de tv e jantar perdeu as pesadas es-quadrias de ferro, que deram lugar a um vidro simples - dessa forma, os dois cômodos ganharam em luz. a arquiteta criou ainda um sistema de iluminação zenital na sala de tv, com aberturas para deixar entrar a luz do dia. acima da mesa de jantar, foi colocado um pendente para melhorar a iluminação do ambiente e torná-lo mais moderno.

PisO ciMeNtadO, paredes com pintura comum, colunas em tijolos aparentes e janela com esquadrias de ferro pinta-das de vermelho compunham o visual da sala de jantar antes da reforma. a casa, de 350m2 tinha boa distribuição dos cômodos e estava bem posicionada na porção central do terreno e ao redor da piscina. Mas estava desgastada pelo uso e o visual um tanto ultrapassado.

Antes

60 casa&construção

antes e depois

O POrtãO eM tOda a fachada era de ferro pintado de vermelho. O piso de placas de cimento entremeadas por grama conduziam os carros à garagem e as pessoas à entrada da residência - solução que, apesar de ecologicamente correta por não impermeabilizar o piso, contribuía para o aspecto antiquado. Os tijolos aparentes funcionavam como moldura para as paredes brancas da fachada.

Os tiJOlOs aPareNtes desapareceram sob uma camada de massa e nova pintura. No centro da fachada, próximo ao telhado, um comple-mento estético criou uma “janela”, uma estrutura vazada cuja função é modernizar o visual. O piso foi substituído por pedras portugue-sas instaladas em caixas de cimento. O portal diante da garagem ganhou trepadeiras.

Antes Antes

casa&construção 61

a iluminação dos interiores.E por falar em iluminação, ela foi completamente refeita. Saí-

ram de cena os pontos centrais e entrou o forro de gesso, que não existia em nenhum cômodo, em parte do living, com spots embu-tidos e lâmpadas dicróicas, além de arandelas para criar efeitos de luz indireta. “Na área externa, optamos por uma iluminação de piso que joga luz no pórtico principal e lâmpadas PAR20 que iluminam, pontualmente, as plantas”, explica a arquiteta.

Todas essas alterações se desenvolveram com os grandes interessados - o casal de proprietários e seus três filhos - den-tro de casa. “Eles quiseram acompanhar o trabalho que durou cerca de seis meses para ficar pronto”, explica Jaqueline.

O processo contou com a ajuda de um engenheiro para comprar materiais e contratar pessoal. A roupa nova para a fachada e o living custou aproximadamente R$ 45 mil. u

Os tiJOlOs aPareNtes sumiram também da parte de trás, com exceção do quiosque de lazer, onde foram mantidos. as esquadrias de fer-ro desapareceram e, em seu lugar, foram instalados vidros temperados incolores com ferragens cromadas. foram retiradas as plantas que formavam um pequeno canteiro ao redor da coluna estrutural à direita da palmeira - esta, sim, mantida onde estava.

a área da PisciNa foi a menos modificada na reforma. Os reves-timentos - pedra-madeira no piso e nos degraus e azulejos co-muns no interior da piscina - foram reaproveitados. assim como na parte da frente da casa, as portas e janelas da área de lazer no fundo tinham esquadrias de ferro pintadas de vermelho.

Confira quem fezProjeto: Jaqueline FrauchesPorcelanato: Portobello

Antes