anos af hi - percursoformativobncc.org.br · pauta formativa 2 | planejando o trabalho com as...

118
Hi História Af ANOS FINAIS BNCC e currículo _percurso formativo Pautas para formação continuada de professores Realização Apoio

Upload: others

Post on 07-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

HiHistória

AfANOS

FINAIS

BNCC e currículo_percurso formativoPautas para formação continuada de professores

Realização Apoio

Realização Apoio

CRÉDITOS | FICHA TÉCNICA

RealizaçãoInstituto ReúnaFundação Lemann

Coordenação do projetoKatia Stocco SmoleMaria Alice Carraturi

Gerenciamento de projeto e edição executivaFabiana Cabral Silva

TextosAAngela Luiz LopesCamila FattoriRoberta PanicoAnna Penido - Instituto InspirareMaria Antônia GoulartPaulo RotaPaulo Edison de OliveiraPriscilla de Mendonça Schimidt

Revisão técnicaKatia Stocco SmoleMaria Alice CarraturiDanielle FerreiraLilian Bacich ‒ Tríade Educacional

Edição executiva e edição de textoBeatriz Vichessi – Maio Casa de Conteúdo

Edição de textoCintia LeitãoBeatriz PeresDenise PellegriniFerdinando CasagrandeGabriel Pillar GrossiMaggi KrauseWellington Soares

Revisão ortográficaAlexandra Maria MisuriniBeatriz Simões AraujoCintia LeitãoFernanda Batista dos SantosMariane Genaro

Apresentações em power pointRúbia PiancastelliFelipe Menhem

Projeto gráfico e diagramaçãoEstúdio Labirinto

APOIO

O Movimento Pela Base Nacional Comum Curricular apoiou a elaboração deste material nas frentes de Educação Infantil e Formação de Professores sobre os pressupostos da BNCC para todas as áreas e todos os componentes.

Para o percurso de Educação Infantil, a especialista Beatriz Ferraz fez uma apresentação guiada ao Grupo de Trabalho de Educação Infantil do Movimento Pela Base, do qual ela faz parte, explicando a estrutura e o conteúdo de cada pauta.

Para a trilha de Formação de Professores no geral, as especialistas e coordenadoras do projeto, Kátia Stocco Smole e Maria Alice Carraturi, fizeram a apresentação dos objetivos e da estrutura do percurso formativo para o Grupo de Trabalho de Formação de Professores do Movimento Pela Base, o qual também realizou uma leitura crítica do texto introdutório do material e apontou sugestões.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

_sumário

1 Apresentação do percurso

2 Estrutura do percurso formativo

3 Orientações gerais

4 BNCC e o currículo

5 As 10 Competências Gerais | Ensino Fundamental (Anos finais)

Pauta formativa 1 | Desvendando as Competências Gerais

Pauta formativa 2 | Planejando o trabalho com as Competências Gerais

6 Pautas formativas | História

Pauta formativa 1 | A construção da atitude historiadora na BNCC

Pauta formativa 2 | As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades propostas pela BNCC

Pauta formativa 3 | Planejar aulas de História com a BNCC

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Prevista na Constituição Federal, de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, e no Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, a BNCC para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fun-damental foi homologada pelo MEC em 2017 e, desde então, as redes e os sistemas de ensino têm se mobi-lizado em regime de colaboração para reelaborar os currículos referenciais com base nela. Agora, o desa-fio é levar os novos currículos para a sala de aula.

É nesse contexto que surge o Percurso Formativo, um material de referência para a formação de profes-sores para implementação da Base Nacional Comum

Curricular (BNCC) e dos novos currículos. Elaborado pelo Instituto Reúna, em correalização com a Fundação Lemann e com a colaboração de especialistas das eta-pas e dos componentes curriculares, o material busca:

SER ALINHADO À BNCC — Tem como referência os documentos oficiais, seus termos e pressupostos e as principais inovações propostas pela Base, em especial o desenvolvimento integral considerando todas as 10 competências gerais, a organização das etapas e as no-vas abordagens dos componentes curriculares nas áre-as de conhecimento.

FORMAR PARA OS CURRÍCULOS — Propõe atividades para o trabalho dos formadores. Para isso, são consi-derados os currículos referenciais alinhados à BNCC, tratando de aspectos que estão presentes em todos esses currículos e que são centrais para o desenvolvi-mento da equidade prevista pela BNCC.

SER INTRODUTÓRIO — Não propõe esgotar a formação necessária para a implementação dos novos currículos alinhados à BNCC. As pautas específicas por área do conhecimento e por componente curricular trabalham as principais inovações que a BNCC apresenta para o ensino e a aprendizagem em cada caso, mas não abor-dam detalhadamente as habilidades previstas ano a ano. Na elaboração das pautas formativas do Percurso, buscou-se contemplar esses pontos, usando como um dos recursos, os estudos do Movimento pela Base1.

_apresentação do percurso

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define competências, conhecimentos e habilidades essenciais a serem desenvolvidos em cada etapa da vida escolar de todos os alunos brasileiros – da Educação Infantil ao Ensino Médio, em escolas públicas e particulares. O objetivo é promover a equidade no sistema educacional, colaborando para a formação integral dos indivíduos e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, na qual os alunos tenham uma aprendizagem de qualidade na escola para desenvolver seus projetos de vida.

---------------------

1. O que muda com a BNCC, de Movimento pela Base.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

SER SIMPLES E ACESSÍVEL — Organizado na forma de pautas formativas, propõe atividades que podem ser re-alizadas em salas de aula comuns, com materiais aces-síveis e executadas pela equipe de formadores das pró-prias redes. Em sua aplicação, não é necessário acesso à internet; quando há propostas de atividades que exi-gem esse acesso, há também sugestões de adaptação, caso não seja possível o uso de recursos tecnológicos.

SER AUTOEXPLICATIVO — Pode ser facilmente compreen-dido pelo usuário apenas com a leitura das pautas e dos materiais complementares. Há sugestões para o forma-dor se preparar e ampliar seus conhecimentos, se ne-cessário, para realizar a formação.

INDUZIR HOMOLOGIA DE PROCESSOS — As atividades propostas permitem que os educadores vivenciem, na formação, algumas das práticas que se espera que con-duzam em sala de aula.

SER BASEADO NOS PRINCÍPIOS DE QUALIDADE DA

FORMAÇÃO — De acordo com o Guia de Implementação

da BNCC e com um estudo da Fundação Carlos Chagas2, são princípios de qualidade presentes em formações continuadas consideradas eficazes: o foco no conhe-cimento pedagógico do conteúdo, o uso de metodolo-

gias ativas, o trabalho colaborativo, a coerência (neste caso, alinhamento ao currículo) e a duração prolongada. A elaboração das pautas formativas do Percurso buscou contemplar todos esses aspectos.

---------------------

2. Formação Continuada de Professores: Contribuições da Literatura Baseada em Evidências, de Fundação Carlos Chagas, jun. 2017.

O MATERIAL É COMPOSTO POR 14 PERCURSOS FORMATIVOS, VOLTADOS PARA AS ETAPAS ABAIXO ELENCADAS.

1. Educação Infantil2. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Língua Portuguesa3. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Linguagens4. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Matemática5. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Ciências da Natureza6. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Ciências Humanas7. Ensino Fundamental – Anos finais – Língua Portuguesa8. Ensino Fundamental – Anos finais – Matemática9. Ensino Fundamental – Anos finais – Arte10. Ensino Fundamental – Anos finais – Educação Física11. Ensino Fundamental – Anos finais – Ciências 12. Ensino Fundamental – Anos finais – História13. Ensino Fundamental – Anos finais – Geografia14. Ensino Fundamental – Anos finais – Língua Inglesa

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Cada uma das trilhas é composta por uma sequência de pautas formativas, ou seja, sugestões para organizar a formação, apoiadas por atividades articuladas entre si, visando apoiar os formadores na condução das forma-ções aos educadores da etapa ou do componente em questão. Nas pautas, há orientações para o formador se preparar, materiais de apoio, tais como textos, apresen-tações e dicas para uso e adaptação das atividades, de modo que elas possam ser aplicadas em diferentes con-textos. Além disso, há espaço para as equipes formado-ras fazerem diversos ajustes de acordo com sua realidade e com o currículo local. Dessa maneira, cria-se identifica-ção entre a pauta e as equipes a serem formadas e tam-bém o contexto local de cada estado ou município.

Há pautas introdutórias, comuns a todas as trilhas e com adequações específicas para a Educação Infan-til. Elas têm como temas o contexto de surgimento da BNCC, os seus pressupostos e os dos novos currícu-los, e as 10 competências gerais como fio condutor para o desenvolvimento integral do estudante. As de-mais pautas das trilhas apresentam as principais mu-danças que a BNCC propõe para cada etapa de ensino ou componente curricular e que foram orientadoras da elaboração dos currículos de referência em regime de colaboração, permitindo, assim, uma compreensão das principais características desses currículos. Juntas, as

pautas favorecem a complementação e a ampliação, por parte dos formadores, das propostas iniciais com elementos importantes para a compreensão dos cur-rículos locais.

A imagem na página a seguir apresenta as 49 pautas organizadas em conjuntos identificados por cores. Por exemplo, o percurso de História (anos finais) é formado pelas pautas introdutórias (em azul) e as pautas 1, 2 e 3 identificadas com a cor roxa. Cada conjunto compõe um Percurso Formativo (no total, são 14) e sugere uma ordem para o seu uso. Os usuários, porém, podem optar por alterar o percurso da maneira que melhor se adequar ao seu contexto e às suas necessidades. Sequência das pautas, duração e até mesmo as atividades propostas nas pautas podem ser repensadas e contextualizadas.

Afinal, o objetivo do material é servir como referência aos formadores de todo o Brasil para que possam se ins-pirar e capacitar professores para os novos currículos alinhados à BNCC, em três das quatro etapas da Educa-ção Básica, nos campos de conhecimento, em todas as áreas e componentes curriculares.

Cabe ressaltar que este Percurso Formativo suge-re atividades que permitem uma apropriação inicial da BNCC e dos novos currículos, não se propondo a es-gotar todas as atividades formativas necessárias para um pleno preparo para o uso desses documentos. Ao longo dos próximos anos, serão necessárias outras formações e ações que colaborem com esse processo, que deve ser contínuo e participativo. Esta proposta é um ponto de partida. ≈

A formação dos educadores é um desafio e tanto, mas sua realização é essencial para que os referenciais curriculares desenvolvidos de acordo com a

BNCC cheguem às escolas. Esperamos que este Percurso Formativo apoie as redes e as escolas em todo o processo.

Bom trabalho!

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

EiEDUCAÇÃO

INFANTIL

AiANOS

INICIAIS

AfANOS

FINAIS

3Língua

Portuguesa

3Educação

Infantil

1Educação

Infantil

4Educação

Infantil

2Educação

Infantil

2Matemática

3Matemática

1Matemática

1Geogra�a

2Geogra�a

3Geogra�a

1História

2História

3História

3Ciências

4Ciências

1Ciências

2Ciências

5Ciências

1Língua Inglesa

2Língua Inglesa

3Língua Inglesa

4Língua Inglesa

2Arte

3Arte

1Arte

4Arte

1Linguagens

2Língua

Portuguesa

1Língua

Portuguesa

4Língua

Portuguesa

5Língua

Portuguesa

2Língua

Portuguesa

1Língua

Portuguesa

3Língua

Portuguesa

4Língua

Portuguesa

1Ciências

Humanas

1CIências da

Natureza

IntPAUTAS INTRODUTÓRIAS

Introdutório

BNCC/Currículo1

Competências

1Matemática

2Matemática

3Matemática

1Educação

Física

2Educação

Física

3Educação

Física

2Competências

Aqui estão as 49 pautas organizadas em conjuntos identificados por cores. Por exemplo, o percurso de História (anos finais) é formado pelas pautas introdutórias (em azul) e as pautas 1, 2 e 3 identificadas com a cor roxa. Cada conjunto compõe um Percurso Formativo (no total, são 14).

Nesta estrutura, está sugerida a ordem de utilização das pautas para auxiliar os usuários a determinar um percurso a ser seguido. É possível, porém, optar por alterar o percurso no que diz respeito à sequência das pautas e ao tempo de trabalho sugerido. Você também pode mudar as atividades propostas, de maneira a fazer com que o percurso se adeque melhor ao contexto e às necessidades locais.

_estrutura do percurso formativovisão geral

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Localização deste percurso formativo

Início Hi

AfANOS

FINAIS

Atitude historiadora

na Base

Desvendando as Competências

Gerais (EF)

Planejamento em diálogo

com a BNCC

História e aprendizagem

1Competências

2Competências

pauta introdutória

BNCC/Currículo

HISTÓRIA

1 2 3

PAUTASINTRODUTÓRIAS

Int

Planejando o trabalho com as

Competências Gerais (EF)

Ei Ai Af123

Int_estrutura do percurso formativo

História | Anos finais

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

ANTES DE COMEÇAR A preparação é um dos segredos da formação. Cuidar do espaço, do material e estudar para desenvolver as ações formativas dá segurança, mostra preocupação com o outro e auxilia na gestão do tempo. Por isso, formador:

1Leia atentamente a pauta formativa na íntegra para entender o que deve ser realizado e se familiarizar com os temas.

Faça anotações que julgar importantes para a condução do trabalho. Você pode registrar comentários que queira fazer na formação, questões pertinentes para debater com os educadores, lembretes para si mesmo sobre como administrar o tempo, ajustes necessários em função da realidade local e comentários relacionados ao currículo da rede local, entre outros.

2É importante estudar os materiais recomendados em cada pauta, tendo a consciência de que é preciso reservar um

bom tempo para isso – às vezes, cerca de 8 horas. É ainda interessante se dedicar à leitura do livro Planejando o trabalho em grupo,

de Rachel Lotan e Elizabeth Cohen, Editora Penso, que ajuda a potencializar esse tipo de organização.

3Separe antecipadamente todo o material necessário listado na pauta formativa, com cuidado para não se esquecer de nenhum

item. Caso não tenha acesso a algum, sinta-se livre para fazer substituições. Post-its, por exemplo, são dispensáveis se você usar papéis cortados no formato 10 X 8 centímetros e fita-crepe para fixá-los na parede ou no quadro da sala. Na ausência de projetor, prepare com antecedência um cartaz com o conteúdo a ser exibido. E, para quem não tem acesso à internet no local da formação, a dica é fazer o download do material antes e acessá-lo off-line ou imprimir o conteúdo antecipadamente.

4Canetas coloridas e folhas de papel em

branco formato A4 são imprescindíveis para a realização de todas as pautas. Por

isso, não constam na lista de materiais necessários. Separe uma boa quantidade delas e deixe à disposição dos educadores participantes.

_orientações gerais

Caro formador, Confira alguns pontos que precisam ser considerados ao desenvolver as pautas formativas, para engajar os educadores participantes e ajudá-los a avançar na aprendizagem. Seguindo essa orientações ao trabalhar com eles, você vai colaborar para que eles desenvolvam novas práticas didáticas à luz dos currículos referenciais alinhados à BNCC.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

9Se a pauta formativa contemplar a realização de experiências (comuns em Ciências), realize-as antes para

testar os materiais, apropriar-se do passo a passo, conhecer o resultado e antecipar problemas e dúvidas dos participantes.

NO INÍCIO E DURANTE O TRABALHO A recepção dos educadores, o compartilhamento de objetivos, e a clareza do percurso a ser desen-volvido colaboram com o engajamento do grupo e auxilia na criação de um clima acolhedor. Esses ele-mentos fazem parte da chamada gestão da aula. Por isso,formador:

10Recepcione bem os educadores participantes e proporcione um momento de acolhimento. Antes de

começar o trabalho propriamente dito com a pauta formativa, é interessante deixar todos à vontade e cientes do que vai acontecer durante a formação. Apresente-se e explique o tema que será explorado na pauta, por que é relevante, e como será a agenda do dia, de forma a garantir que eles saibam onde

8Organize a sala antecipadamente para receber os educadores participantes e ganhar tempo.

Trabalhos em grupo e atividades com explorações de estações pedem mesas reunidas. Garanta que a sala tenha espaço para que todos circulem livremente. Prefira organizar as mesas nos cantos, deixando o centro livre; assim você fica nesse local e será ouvido e visto por todos, ao mesmo tempo que tem uma visão geral do grupo. Caso haja alguma pessoa no grupo com deficiência física, verifique se o local é acessível (tem rampas e banheiro adaptado, por exemplo) e prepare o espaço da formação e o material considerando que ela precisa ter condições de participar das atividades como qualquer outro educador. Se houver um educador com deficiência auditiva, procure saber se ele precisa de um tradutor de Libras e cuide para que ele sente-se em lugar privilegiado para enxergá-lo. E, no caso de algum participante com deficiência visual, é importante considerar que talvez seja necessário descrever imagens e ler textos quando necessário para a pessoa.

5Se for necessário usar computador, projetor ou outro equipamento eletrônico, lembre-se de testá-lo com

antecedência e procure saber se há pontos de energia elétrica onde será realizada a formação.

6Pesquise os documentos

curriculares locais (do município e do estado) e em que ano foram

formulados e tenha-os em mãos. Eles são necessários para a realização da formação. No mais, é sempre interessante consultá-los.

7Levante o número de educadores participantes para organizar com antecedência o material necessário

(inclusive a quantidade necessária de cópias dos textos). Saber o tamanho do grupo também é importante para organizar os agrupamentos propostos.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

ESTEJA PRESENTE.

PARTICIPE ATIVAMENTE.

DESCONECTE-SE PARA CONECTAR.

INSPIRE-SE COM O CONHECIMENTO DISPONÍVEL.

RESPEITE OS TEMPOS.

DIVIRTA-SE!0

g

k

coletiva. Fica a seu cargo, formador, definir se os educadores participantes podem fazer questionamentos a qualquer momento e se você vai responder-lhes imediatamente ou se é melhor reservar um tempo específico para isso quando cada atividade for concluída.

13Entre uma atividade e outra,

recorra ao item Antes de prosseguir

de cada pauta para entrelaçar as atividades, de modo que os participantes percebam as aprendizagens e a progressão entre as diferentes propostas em desenvolvimento.

14Circule pela sala enquanto os educadores trabalham. Assim, você fica mais próximo deles, ouve o que é

falado, participa das trocas de ideias e identifica pontos que necessitam de ajustes. Você ainda pode fazer anotações sobre o que vale ser utilizado nas discussões. Estar próximo do grupo de educadores é essencial para analisar a aprendizagem que está sendo construída e incentivá-los a se envolver com as propostas colocadas em cena.

você quer chegar com as diferentes propostas. De preferência, mantenha a agenda visível em algum ponto do local da formação para que você a retome de tempos em tempos. Depois, peça a todos que se apresentem brevemente, dizendo nome, formação acadêmica, ocupação atual e as expectativas que têm sobre o curso. Mesmo que todos já se conheçam, essa dinâmica é importante para quebrar o gelo e para que você saiba quem é quem. Dedique cerca de 10 minutos para essa etapa inicial.

11Sugira aos educadores participantes que se apropriem do espaço e conheçam os materiais disponíveis

para a formação. Reforce a importância de manter a sala limpa e organizada para o bom desenvolvimento das atividades.

12Faça combinados com os

educadores. Um simples gesto, como levantar a mão, pode ajudar

a sinalizar que o barulho está muito grande e é preciso que todos voltem a prestar atenção no trabalho ou indicar que o momento é de discussão

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

as novidades propostas pela BNCC que vão impactar na prática de todos.

21 Realize as avaliações propostas nas pautas para que seja possível coletar impressões a respeito

das aprendizagens e do envolvimento dos participantes. Organize os dados da avaliação para conhecer as opiniões e impressões dos participantes e faça uma análise conjunta com suas próprias análises. Se você for dar sequência às formações, utilize os dados da avaliação para planejar a próxima ação e avalie se vale a pena compartilhar a avaliação ou parte dela com todo o grupo no início da próxima ação formativa. O recomendado é dar uma devolutiva para os participantes daquilo que eles avaliaram como positivo e o que precisa ser melhorado. Isso ajuda a dar sentido à avaliação e torná-la parte do processo de regulação das aprendizagens. ≈

AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO A finalização deve ser cuidadosa para que os parti-cipantes retomem pontos essenciais da formação, saibam o que vai acontecer na próxima etapa (se ela existir), avaliem a própria aprendizagem e deem a você elementos para avaliar a impressão que ti-veram da formação. Por isso, formador:

18 Procure sempre retomar e fazer uma checagem para conhecer a percepção do grupo sobre os objetivos terem sido

atingidos ou se algo não foi compreendido. Faça anotações, elogie e agradeça a participação de todos para reforçar o clima de confiança entre os educadores participantes.

19Pergunte se restou alguma dúvida, na tentativa de solucioná-la ou encaminhar a questão de alguma maneira.

20 Reforce a importância de todos se

dedicarem ao estudo das leituras recomendadas e estimule o grupo a

manter contato, para trocar ideias e dúvidas sobre

15O ideal é que os grupos para a

formação tenham até 35 pessoas.

Se a quantidade de pessoas for maior, quando houver necessidade de produção coletiva, proponha que, a cada vez, três ou quatro grupos exponham os pontos de vista. Sugira ainda que todos levantem pontos diferentes que apareceram nos cartazes dos colegas e chame a atenção para eles, evitando assim comentários repetitivos.

16Caso algum educador

participante tenha deficiência

visual, em atividades individuais, peça a outro participante que se sente com ele, para que possa auxiliá-lo na leitura dos textos e na realização da atividade.

17Faça anotações na pauta a respeito das impressões do desenvolvimento das atividades: onde gastou mais

ou menos tempo; quais ajustes precisou fazer em uma atividade, se houve muito ou pouco envolvimento etc. Isso ajudará a fazer ajustes para outras formações, se necessário.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 1

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

AfBNCC e o currículo

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Qual é o foco da pauta?

Ajudar o educador participante a compreender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preconizada na Constituição Federal de 1988 para garantir o direito de aprendizagem de todos os estudantes e concebida como referência nacional para o desenvolvimento dos currículos locais, orientando as práticas dos professores e aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo da escola básica. Nas propostas formativas da pauta, são abordados a estrutura essencial da BNCC, os fundamentos pedagógicos do desenvolvimento de competências1 e da educação integral2, com foco na igualdade de oportunidades de aprendizagem, no atendimento

3BNCC e o currículo

Pauta formativa

à diversidade e na garantia de equidade na qualidade da aprendizagem dos estudantes, nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O primeiro bloco contempla uma visão geral a respeito da BNCC, a fim de estabelecer um alinhamento a respeito do histórico e de seu contexto de elaboração. No segundo bloco, são propostas situações práticas de sala de aula para serem analisadas, em diálogo com a BNCC e o currículo local. A importância dessa temática na formação se justifica pelos desafios ainda existentes na compreensão da contribuição da BNCC e do currículo local e seu reflexo nas práticas docentes.

GLOSSÁRIO

1_ COMPETÊNCIAS: Nesta pau-ta, competência e habilidade são consideradas conforme artigo 3o da resolução que homologou a BNCC: “No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e proce-dimentos), habilidades (práticas cog-nitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do ple-no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017.

2_ EDUCAÇÃO INTEGRAL: Este documento entende a educação integral como apresentada na BNCC. “Educação Básica deve visar à forma-ção e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento” e, “ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando--os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades”.

BNCC e o currículo

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Tempo sugerido 4 horas

Materiais necessários Clique aqui para acessar a lista completah

k

BNCC e o currículo

Conteúdos

• A BNCC: histórico e contexto. • Fundamentos pedagógicos e focos da BNCC

e dos currículos locais na prática dos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Objetivo geral de aprendizagem

Identificar conceitos estruturantes presentes na BNCC, sua relação com os currículos e com algumas práticas de sala de aula.

i

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

BNCC e o currículo

Programação principal

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Nosso percurso no histórico da BNCC

30 minutos Possibilitar aos educadores participantes o acesso ao conhecimento de marcos relevantes da BNCC, de forma que possam identificar a relação da Base com o processo de elaboração do currículo local.

Linha do tempo com o histórico da implementação da BNCC e do currículo, com os eventos que situam o processo histórico das políticas públicas de educação desde a Constituição Federal até a elaboração e a aprovação dos currículos referenciais locais (CF 1988, LDB, PCNs, PNE, BNCC, Currículos referenciais locais).

2 O que já sabemos e o que ainda precisamos saber sobre a BNCC e o currículo local

30 minutos Levantar conhecimentos e dúvidas dos educadores participantes a respeito do papel da BNCC e do currículo local, a fim de ampliar sua reflexão a respeito da relação da BNCC com o currículo referencial local.

Composição de um quadro baseado na Matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas) com levantamento de conhecimentos e dúvidas dos educadores participantes sobre a BNCC e os currículos locais.

3 Um mergulho nas etapas

1 hora Identificar características fundamentais da etapa da BNCC em que atua e estabelecer relações entre as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Criação de um diagrama sobre a organização e as características dos documentos da BNCC relativos às etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

4 BNCC na prática (estudo de caso)

1 hora e 45 minutos

Estabelecer relações entre a BNCC, os currículos referenciais locais e as práticas de sala de aula.

Compreensão geral da BNCC e dos currículos locais, e suas implicações para as práticas escolares a partir do estudo de um caso relacionado à etapa de atuação do docente (Educação Infantil ou Ensino Fundamental).

Avaliação 20 minutos

e

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

BNCC e o currículo

• Leia o documento Base Nacional Comum Curricular, especialmente, Introdução (pág. 7 a 21), Estrutura da BNCC (pág. 23 a 34) e Etapas (pág. 35 a 62).

• Leia o currículo local (estadual ou municipal). Analise o currículo local em diálogo com a BNCC, identificando princípios comuns, especialmente a convergência entre os aspectos destacados na atividade 3, fazendo os ajustes necessários nas propostas das atividades.

• Leia o Guia de Implementação da BNCC, do Movimento pela Base, que orienta sobre o processo de implementação da BNCC. Importante para compreender o percurso de implementação (pág. 3) é se aprofundar nas etapas, para ter clareza do percurso histórico que está sendo trilhado pelas redes de ensino. Faz-se necessário ter uma boa compreensão de como está o processo, do que já foi feito e do que

ainda será realizado, para poder dialogar sobre isso com os educadores participantes e elucidar dúvidas ou equívocos na discussão da linha do tempo (atividade 1). Estude também “4. Formação continuada para os novos currículos”, considerando que a presente formação se dá nesse contexto (pág. 36 a 64).

• Acesse a Plataforma Movimento pela Base, com materiais de referência e apoio, além de notícias sobre o processo de implementação da BNCC. Explore o material para ter uma visão geral dos recursos disponibilizados, aprofundando-se em alguns, à sua escolha. Assim poderá indicá-los ao grupo com propriedade.

• Assista ao vídeo A BNCC e a formação continuada dos profissionais da educação.

COMO SE PREPARAR PARA O TRABALHO COM ESSA PAUTA FORMATIVA?

Formador, reserve de 4 a 6 horas para estudar os materiais indicados.

Dica Não deixe de compartilhar essas sugestões de estudo com os educadores participantes da formação.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 1

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro de atividades.

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Possibilitar aos educadores participantes o acesso ao conhecimento de marcos relevantes da BNCC, de forma que possam identificar a relação da Base com o processo de elaboração do currículo local.

Materiais necessários: • Slides referentes à atividade 1 da apresentação em PPT

do Formador e/ou tarjetas ou cartaz impresso com os marcos da linha do tempo para construção coletiva (versão aberta ou versão para impressão em PDF).

ATIVIDADE 1_ NOSSO PERCURSO NO HISTÓRICO DA BNCCw

1 Antes de começar, retome as informações levantadas no item Como se preparar para o trabalho com essa pauta formativa? sobre marcos e ações locais (conforme orientado na preparação), utilizando apenas se necessário.

_______________________________________________________________

2 Apresente a linha do tempo da implementação da BNCC (na apresentação em PPT do Formador) e comente sobre a importância da autonomia dos entes federados (União, estados e municípios) na produção e reflexão dos currículos locais. Destaque que, como representante da União, ao Ministério da Educação (MEC) coube conduzir os processos de elaboração da BNCC até chegar à aprovação. Aos estados, em regime de colaboração com os municípios, ao Distrito Federal e aos municípios que assim o desejaram, coube usar a BNCC para elaborar currículos de referência que assegurem os pressupostos da Base e que atendam às especificidades regionais.

_______________________________________________________________

3 Solicite aos educadores que discutam e registrem em tarjetas outros marcos importantes da elaboração do currículo local e da

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 1

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

d. Projete a linha do tempo e cole as tarjetas registradas pelo grupo na projeção. No fim, tire uma foto e envie aos educadores participantes.

5 Considerando que a linha histórica proposta chega até 2024, convide os educadores a projetar os próximos marcos e ações locais a serem realizadas pelas redes, como Projetos Pedagógicos das Escolas revisados, a adequação dos materiais didáticos, a avaliação externa (SAEB, por exemplo) ajustada aos currículos, etc. Use o slide 8 da apresentação em PPT do Formador como suporte neste caso.

_______________________________________________________________

6 Ao final da construção coletiva da linha do tempo, ressalte a importância de que todos se reconheçam como parte dessa história. ≈

participação da localidade no processo de construção da BNCC. Para apoiar o grupo, recorra à apresentação em PPT do Formador.

_______________________________________________________________

4 Para a construção da linha do tempo, é possível recorrer a diferentes estratégias:

a. Projete a linha do tempo e preencha-a com os marcos e as ações locais, considerando as contribuições do grupo.

b. Monte previamente na parede um painel de tarjetas com os dados da linha do tempo e adicione tarjetas escritas pelo grupo com dados sobre os marcos e as ações locais.

c. Apresente o cartaz impresso com a linha do tempo e inclua o texto com marcos e ações locais apontados pelo grupo.

Antes de prosseguir...q

Formador, nesta atividade, você colocou o grupo em contato com o contexto histórico da BNCC e as consequências de sua aprovação para o sistema educacional brasileiro. Também ajudou a articular a BNCC com os marcos e as ações locais, bem como contribuiu para que os educadores se compreendessem como parte do processo. Na próxima atividade, você vai levantar os conhecimentos do grupo sobre a BNCC e o currículo local, para entender quais pontos precisam ser aprofundados na continuidade da formação.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 2

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

ATIVIDADE 2_ O QUE JÁ SABEMOS E O QUE AINDA PRECISAMOS SABER SOBRE A BNCC E O CURRÍCULO LOCAL

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Levantar conhecimentos e dúvidas dos educadores participantes a respeito do papel da BNCC e do currículo local, a fim de ampliar sua reflexão a respeito da relação da BNCC com o currículo referencial local.

Materiais necessários: • Tarjetas de três diferentes cores

(pelo menos três por participante).• Fita-crepe.• Slides referente à atividade 2 da apresentação

em PPT do Formador.

1 Explique aos educadores participantes que nesta atividade será realizada uma reflexão inicial sobre a BNCC e o currículo local. Em conjunto, eles devem montar um quadro com as certezas, as suposições e as dúvidas do grupo (baseando-se na Matriz CSD, conforme a apresentação em PPT do Formador). Para isso, entregue a eles tarjetas de três cores diferentes para o registro. Combine com o grupo as cores em que cada item deve ser registrado (por exemplo, azul para certezas, etc.).

_______________________________________________________________

2 Em caso de grupos com 20 pessoas ou menos, os registros podem ser individuais. Cada participante deve escrever apenas uma questão em cada item (certezas, suposições e dúvidas). Já para turmas com mais de 20 participantes, é aconselhável dividi-las em grupos menores. Cada grupo, então, seleciona três questões principais de cada item.

_______________________________________________________________

3 Em seguida, peça aos participantes que compartilhem suas tarjetas e montem um quadro assim que terminarem a escrita. Agrupe as tarjetas referentes a cada item de acordo com a semelhança entre as questões, para facilitar a apresentação posterior.

_______________________________________________________________

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 2

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

4 Apresente o quadro lendo os itens e considerando os agrupamentos por semelhança. Você pode falar o quão recorrente foi um item (por exemplo, três pessoas consideram como certeza que a BNCC não é currículo). A proposta é que os participantes conheçam as certezas, as suposições e as dúvidas do grupo, para que possam aprofundar e rever seus conhecimentos nas próximas atividades. Nessa primeira leitura, as dúvidas de alguns podem ser certezas de outros. Nesse caso, o grupo pode discutir; então, à medida que as dúvidas forem esclarecidas, as tarjetas são mudadas de lugar.

_______________________________________________________________

5 Explique que todos terão a oportunidade de refletir sobre muitos pontos nas próximas atividades e que o quadro será retomado. ≈

Formador, nesta atividade, você compreendeu quais são os conhecimentos e as dúvidas do grupo. Passe, então, para o estudo mais aprofundado das características específicas de cada etapa segundo a BNCC, bem como para os pontos em comum entre duas ou entre todas as etapas. Isso vai ajudar ampliar a compreensão dos pontos essenciais da estrutura do documento. Também ajuda a analisar como esses aspectos foram traduzidos nos currículos referenciais locais.

Antes de prosseguir...q

Se o conhecimento do grupo estiver muito aquém do esperado para dar continuidade à proposta, sob o risco de que não sejam compreendidos pontos básicos sobre a BNCC e sua relação com o currículo local, você pode recorrer aos anexos da apresentação em PPT do Formador, em uma exposição

dialogada, ou apresentar o vídeo A BNCC e a formação continuada dos profissionais da educação. Neste caso, ao final da apresentação dos materiais indicados, volte ao quadro para verificar com os educadores o que foi esclarecido, o que se mantém ou outras dúvidas e suposições que podem ser aprofundadas posteriormente.

Dica

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 3

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

ATIVIDADE 3_ UM MERGULHO NAS ETAPAS

Tempo sugerido: 1 hora. Objetivo: Identificar características fundamentais da etapa da BNCC em que atua e estabelecer relações entre as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Materiais necessários: • Cópia das páginas 23 a 31 da BNCC para todos os participantes.• Cópia das páginas 35 a 39 da BNCC para os grupos

de Educação Infantil.• Cópias da páginas 57 a 62 da BNCC para os grupos

de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).• Cópias do diagrama Um mergulho nas etapas para

cada grupo de participantes.• Cartaz com o diagrama Um mergulho nas etapas para

ser exposto na sala (também pode ser desenhado no quadro).• Slides referentes à atividade 3 da apresentação

em PPT do Formador.

1 Monte grupos de no máximo cinco participantes, de acordo com a etapa em que atuam (Educação Infantil, anos iniciais ou anos finais do Ensino Fundamental). Se o número de pessoas for pequeno, reúna os que atuam nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental no mesmo grupo.

_______________________________________________________________

2 Distribua as cópias dos trechos da BNCC indicadas e use as orientações da atividade 3 na apresentação em PPT do Formador, ou um cartaz que o reproduza, para apresentar a proposta da atividade.

_______________________________________________________________

3 Indique claramente o objetivo: identificar características fundamentais da BNCC da etapa em que atuam, estabelecendo relações entre as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

_______________________________________________________________

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 3

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

4 Apresente o diagrama, analisando com todos a forma de preenchimento. Se necessário, dê um exemplo de como se espera que o preenchimento seja feito. Para isso, consulte o slide 18 da apresentação em PPT do Formador (mas não mostre esse material para os participantes até que a discussão esteja concluída).

_______________________________________________________________

5 Oriente cada grupo a escolher um relator, um coordenador de discussão e um gestor de tempo. O relator será responsável por anotar as conclusões do grupo no diagrama. O coordenador de discussão deve ajudar o grupo a se manter focado no estudo do texto e, também, garantir que as vozes circulem de modo que todos possam expressar seus pontos de vista e escutar uns aos outros. Já o gestor do tempo deve auxiliar o grupo a manter o foco nos tempos previstos para cada fase da atividade.

_______________________________________________________________

6 Reforce como deve ser organizado um trabalho em grupo: tarefa clara, conhecimento do que se espera em termos de aprendizagem, gestão do tempo, trabalho colaborativo e registro da produção.

7 Enquanto os grupos atuam, você pode circular entre eles observando as análises feitas, o diálogo e também o que anotam no diagrama. Oriente-os mais de perto se necessário, anote pontos a serem retomados coletivamente e analise se o objetivo da atividade está sendo alcançado. Para isso, você pode usar como base os slides 19 a 23 da apresentação em PPT do Formador.

_______________________________________________________________

8 Depois que todos finalizarem o preenchimento dos diagramas, oriente a conversa para que a construção do diagrama coletivo seja feita em colaboração com as leituras e as sínteses de todos. Vocês podem combinar que cada etapa do ensino tem uma cor diferente no quadro. Isso também vale para as integrações entre as etapas.

_______________________________________________________________

9 Ao final da análise e do diálogo coletivo, mostre o slide que você consultou no item 4. O quadro preenchido deve ficar semelhante ao exposto nesse slide. Chame a atenção para o fato de que, no modelo apresentado como orientação, estão os pontos que deveriam ter sido assinalados por eles. É possível que o diagrama dos participantes tenha mais elementos em função da análise feita pelos grupos.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 3

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Formador, o grupo compreendeu quais são as principais características do documento da BNCC, como cada etapa está organizada, o que define uma etapa e os pontos de aproximação entre duas ou três etapas da educação básica na perspectiva da BNCC. Agora, dê sequência ao trabalho com o estudo de casos de situações da prática escolar, a fim de possibilitar a reflexão das implicações dos fundamentos pedagógicos da BNCC no cotidiano escolar. Caso observe que o grupo conhece muito pouco sobre a BNCC e o currículo, é aconselhável abordar os principais pontos, antes de ir adiante. Para isso, pode usar os anexos da apresentação em PPT do Formador e/ou o vídeo A BNCC e a formação continuada os profissionais da educação.

Antes de prosseguir...q

10 Reforce que as Competências Gerais e o desenvolvimento integral são abordados ao longo de todas as etapas. São, portanto, responsabilidade de todos, ainda que na Educação Infantil estejam propostos na forma de direitos de aprendizagem3.

_______________________________________________________________

11 Aproveite para informar que, ao longo deste percurso formativo, haverá um módulo voltado para aprofundar os conhecimentos em Competências Gerais e desenvolvimento integral, outro específico para compreender especificamente a Educação Infantil e, vários outros que vão auxiliar os educadores do Ensino Fundamental a ampliar a compreensão para as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares em suas respectivas etapas. ≈

GLOSSÁRIO

3_ DIREITOS DE APREN-DIZAGEM: A resolução no 5 de 17 de dezembro de 2009 dispõe que “a criança, cen-tro do planejamento curri-cular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidia-nas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, apren-de, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. Nesse sentido, a BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem de modo a assegurar “na Edu-cação Infantil, as condições para que as crianças apren-dam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 4

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

ATIVIDADE 4_ BNCC NA PRÁTICA (ESTUDO DE CASO)

Tempo sugerido: 1 hora e 45 minutos. Objetivo: Estabelecer relações entre a BNCC, os currículos referenciais locais e as práticas de sala de aula.

Materiais necessários: • Casos de Educação Infantil.

» Caso 1. » Caso 2. » Caso 3. » Caso 4.

• Casos de Educação Fundamental. » Caso 1. » Caso 2. » Caso 3.

• Campos de Experiência (Educação Infantil – PDF interativo).• Competências e Habilidades (Ensino Fundamental).• Tabela sobre aspectos a serem assegurados

(disponível na apresentação em PPT do Formador).• Como os aspectos em questão aparecem na BNCC/currículo.

1 Comunique o objetivo da atividade. Se o grupo for composto por educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, organize-o em grupos menores por etapa escolar, de modo que um grupo seja de Educação Infantil, outro de Ensino Fundamental (anos iniciais) e o terceirode Ensino Fundamental (anos finais).

_______________________________________________________________

2 Para que a discussão seja produtiva, organize grupos de, no máximo, seis participantes. Caso o número de educadores participantes seja maior, possivelmente será necessário formar dois ou mais subgrupos para discutir a mesma situação de sala de aula.

_______________________________________________________________

3 Disponibilize os materiais por meio de dispositivos móveis (notebooks, laptops, tablets) ou envie-os para o celular dos participantes. Caso nenhuma das opções seja possível, apresente-os num telão e, no caso de textos, disponibilize cópias impressas.

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 4

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

4 Explique que a atividade tem quatro momentos. Para cada um deles, é essencial que você organize o tempo para a socialização dos grupos. Caso tenha mais de 20 participantes na formação, considere a socialização de apenas dois grupos por momento de compartilhamento, de forma que o grupo que não compartilhou em um momento o faça em outro. As orientações para as atividades constam nos slides referentes à atividade 4 na apresentação em PPT do Formador.

_______________________________________________________________

5 No primeiro momento, os participantes devem analisar os materiais com as práticas selecionadas para identificar o que as crianças e os adolescentes estão aprendendo em cada situação (conforme exemplo do slide 28 da apresentação em PPT do Formador). Estimule-os a registrar os verbos que indicam a ação das crianças e dos adolescentes no processo e as habilidades que eles podem adquirir depois da atividade.

_______________________________________________________________

6 DESTINE 20 MINUTOS para o registro dos grupos. Como não haverá compartilhamento desse momento, é essencial que você circule pela sala e verifique se a orientação foi compreendida, oferecendo apoio, se necessário. Ao final da atividade, proponha que reservem esse registro.

7 Para o segundo momento (slide 29 da apresentação em PPT do Formador), entregue o material sobre Campos de Experiência para os grupos de Educação Infantil e o material sobre Competências e Habilidades para os grupos de Ensino Fundamental, acompanhados de cópias com a tabela Como os aspectos em questão aparecem na BNCC/currículo (lembre-se, formador, de ajustar previamente a tabela considerando os aspectos previstos no currículo local).

_______________________________________________________________

8 Proponha a leitura compartilhada do material, relacionando o conteúdo com o que registraram na atividade anterior. Solicite que retomem o registro sobre o que as crianças e os adolescentes estavam fazendo e aprendendo nas práticas apresentadas, verificando como uma dessas aprendizagens é refletida em relação aos Campos de Experiência (Educação Infantil) e em Competências e Habilidades (Ensino Fundamental). DESTINE 35 MINUTOS PARA ESTE MOMENTO, sendo 20 para o trabalho do grupo e 15 para a socialização.

_______________________________________________________________

9 No terceiro momento, entregue aos participantes uma cópia de slides 30 e 31 da apresentação em PPT do Formador (conforme etapa de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental), com alguns aspectos

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | Atividade 4

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

importantes a serem assegurados no planejamento de atividades em cada etapa. Oriente-os a buscar nas práticas analisadas quais desses aspectos podem ser identificados, compartilhando nos grupos as evidências dessa relação. DESTINE 30 MINUTOS PARA ESTE MOMENTO, sendo 15 para a elaboração dos grupos e 15 para o compartilhamento.

_______________________________________________________________

10 A cada socialização entre os grupos, você precisa cuidar do tempo e fazer as ponderações necessárias. Fique atento ao alinhamento entre as proposições e a BNCC, considerando a grande diversidade de repertório e o conhecimento dos educadores sobre o estudo feito.

_______________________________________________________________

11 Com base na socialização, verifique se algum ponto precisa ser RETOMADO OU ESCLARECIDO NOS 20 MINUTOS FINAIS. É provável que alguns dos aspectos da BNCC a serem assegurados não sejam contemplados nas proposições feitas – por exemplo, a progressão (na BNCC, a progressão é explicitada nas habilidades ao longo dos anos do Ensino Fundamental: em um ano o aluno deve aprender mais sobre uma unidade temática do que aprendeu no ano anterior). Nesse caso, use os slides dos anexos do PPT do Formador para retomar o conceito. ≈

Formador, após reflexões a respeito do contexto histórico de implementação da BNCC e dos currículos locais, assim como de suas implicações nas práticas escolares, na próxima atividade você deve avaliar o percurso formativo. Retome o quadro construído na atividade 2 e analise as mudanças ocorridas. É o momento de ampliar a escuta, a fim de que o grupo possa apresentar suas impressões, preciosas para o planejamento das próximas atividades. Vamos lá?

Antes de prosseguir...q

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

BNCC e o currículo | É hora de avaliar!

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Tempo sugerido: 20 minutos.

Critério de avaliação: Analisar se o grupo ampliou sua compreensão a respeito dos aspectos relevantes da BNCC e suas implicações para a elaboração do currículo: competências gerais, organização das etapas por áreas de conhecimento e por componente, progressão de aprendizagens.

É HORA DE AVALIAR!

1 Conte para o grupo que vocês chegaram ao final da primeira etapa de formação e que a avaliação retoma o quadro inicial de certezas, suposições e dúvidas.

_______________________________________________________________________________

2 Peça aos educadores participantes que verifiquem se algumas questões elencadas nos itens do quadro (certezas, suposições e dúvidas) mudariam de lugar, ou seja, deixe claro que uma certeza pode ser revista, descartada ou virar uma dúvida. Por outro lado, uma dúvida ou uma suposição podem virar uma certeza.

_______________________________________________________________________________

3 Você pode se comprometer em entregar uma cópia desse quadro para os participantes depois da formação, a fim de que continuem a acompanhar e avaliar seu processo de formação, considerando as discussões dos próximos percursos formativos.

_______________________________________________________________________________

4 Finalize o encontro destacando os pontos importantes do trabalho do grupo, agradecendo a presença de todos e combinando os próximos passos. ≈

Formador em ação

É fundamental que você possa analisar e organizar as

informações desta avaliação para fazer ajustes e aprofundamentos na próxima pauta formativa. Para isso, analise os principais pontos de dúvida que ainda não foram esclarecidos no grupo, ou aspectos que você considere importantes para serem retomados na próxima vez. Se for continuar com esse grupo no próximo módulo, organize um registro pessoal sobre isso para incluir no encontro seguinte com os grupos. É interessante explicitar suas percepções sobre o quadro e indicar como elas o ajudaram a rever sua própria pauta formativa para dar apoio à evolução da compreensão esperada a respeito da BNCC e do currículo referencial local.

Atenção!

Pauta formativa 1

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

AfAnos finais

competências gerais

Pauta formativa 1

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

1 Qual é o foco da pauta?

Apresentar as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecer a importância delas para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, tirar dúvidas dos educadores participantes sobre como trabalhá-las no dia a dia, conectando-as às habilidades do componente curricular de cada educador e promover a compreensão de que as aprendizagens devem acontecer de forma articulada. Também é foco ajudar os educadores a refletir sobre as novas práticas e atitudes que precisam incorporar à sua prática para que esse trabalho seja mais efetivo.

Conteúdo

10 Competências Gerais da BNCC.

Objetivos gerais de aprendizagem

Conhecer, compreender, reconhecer a relevância e saber como desenvolver as 10 Competências Gerais no contexto da implementação da BNCC.

3

i

Desvendando as Competências Gerais

Tempo sugerido 4 horas

Materiais necessários Clique aqui para acessar a lista completah

k

Pauta formativa

Pauta formativa 1

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Programação principal

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Reflexão inicial sobre as Competências Gerais

25 minutos Identificar a importância das 10 Competências Gerais,relacionando-as a vivências pessoais.

Apresentação de cada participante com a indicação de uma competência com a qual se identifica e que faz diferença na sua vida.

2 Apresentação das Competências Gerais

30 minutos Conhecer as 10 Competências Gerais. Apresentação da concepção de educação integral e das 10 Competências Gerais.

3 Jogo das Competências Gerais

20 minutos Compreender de forma aprofundada as dimensões e subdimensões das Competências Gerais.

Exploração em grupo de envelope correspondente a uma das Competências Gerais.

4 Conexão entre Competências Gerais e habilidades

30 minutos Exercitar a combinação entre Competências Gerais e habilidades dos componentes curriculares.

Identificação de conexões entre as Competências Gerais e as habilidades relacionadas a diferentes componentes curriculares e anos de escolaridade.

5 Compartilhamento coletivo e ampliação de repertório

1 hora Ampliar o repertório sobre as possibilidades de articulação entre as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares.

Compartilhamento das conexões propostas na atividade anterior e ampliação de repertório por meio de debate sobre as associações realizadas pelos grupos com propostas de outras articulações possíveis.

continua>>

e

Pauta formativa 1

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Programação principal (continuação)

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

6 Reflexão individualsobre o trabalhopedagógico com as CompetênciasGerais

5 minutos Identificar como atitudes e práticas docentes facilitam ou dificultam o trabalho com as Competências Gerais.

Reflexão dos educadores participantes sobre atitudes e práticas docentes à luz das Competências Gerais.

7 Compartilhamento e reflexão em grupo

20 minutos Ampliar o repertório sobre como as Competências Gerais podem ser trabalhadas na escola.

Compartilhamento de reflexões pessoais e produção de uma lista de sugestões sobre como escolas e educadores podem trabalhar as Competências Gerais com os estudantes.

8 Compartilhamento e construção coletiva

40 minutos Construir um conjunto de dicas para apoiar o desenvolvimento das Competências Gerais na escola.

Compartilhamento das propostas produzidas pelos grupos e construção coletiva de painéis com sugestões de práticas e atitudes capazes de apoiar a implementação das Competências Gerais nas escolas.

Avaliação 10 minutos

e

Pauta formativa 1

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Não deixe de compartilhar essas sugestões de estudo com os educadores participantes da formação.Dica

Formador, trabalhar com um tema tão novo como o das Competências Gerais não é fácil. Por isso, esta pauta formativa exigirá de você um tempo de preparação. Para apoiá-lo, foi selecionado um conjunto bem diversificado de materiais. Antes de começar a formação, assegure-se também de que compreendeu as 10 Competências Gerais e as aprendizagens relacionadas a cada uma. Por fim, aprofunde seus conhecimentos.

• Faça o curso a distância sobre o tema, assista aos vídeos indicados e estude os documentos recomendados. Para entender melhor como eles se

articulam com os componentes curriculares, navegue pela plataforma Competências na BNCC.

• Leia atentamente o programa de formação e faça adaptações e contextualizações que julgar necessárias. Uma vez apropriado do programa, organize os materiais que serão utilizados na formação, entre eles o Jogo das Competências Gerais, um recurso interativo que permite aos participantes a exploração do tema com mais profundidade. Para facilitar a montagem do jogo, confira o passo a passo nesse documento tutorial ou nesse vídeo.

COMO SE PREPARAR PARA O TRABALHO COM ESSA PAUTA FORMATIVA?

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 1

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro de atividades.

Tempo sugerido: 25 minutos. Objetivo: Identificar a importância das 10 Competências Gerais, relacionando-as a vivências pessoais.

Materiais necessários: • Post-its ou papéis cortados em tamanho 10 x 8 centímetros.• Cartolina. • Fita-crepe. • Arquivo PPT ou cartaz com infográfico

das Competências Gerais.

ATIVIDADE 1_ REFLEXÃO INICIAL SOBRE AS COMPETÊNCIAS GERAISw

1 Projete o infográfico com as 10 Competências Gerais, ou apresente uma impressão do material, e solicite aos participantes que pensem em uma Competência Geral com a qual se identifica e que faz diferença na sua vida.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, peça que escrevam a competência geral escolhida em um post-it ou pedaço de papel.

_______________________________________________________________

3 Solicite a cada participante que, de forma bastante breve, diga seu nome, a Competência Geral escolhida e como ela faz diferença em sua vida.

_______________________________________________________________

4 Por fim, peça que colem os papéis em uma cartolina ou na própria parede, para que sejam vistos por todos. ≈

Formador em ação

Formador, nesta primeira atividade, você provocou os participantes a se conectar com as Competências Gerais e refletir sobre a sua importância. Uma vez sensibilizados para o tema, será mais fácil engajá-los na próxima atividade, em que você fará uma exposição dialogada sobre cada uma das 10 Competências Gerais, aproveitando os exemplos apresentados pelos próprios participantes na rodada de apresentação.

Antes de prosseguir...q

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Conhecer as 10 Competências Gerais.

Materiais necessários: • Arquivo Apresentação em PPT ou cartolinas

com o material impresso. • Vídeo sobre as Competências Gerais, caso necessário.

ATIVIDADE 2_ APRESENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS

1 Projete a apresentação das 10 Competências Gerais ou as cartolinas com o texto e discorra sobre a concepção de educação integral proposta pela BNCC. Explique que as escolas precisam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural._______________________________________________________________

2 Apresente as Competências Gerais, indicando as aprendizagens associadas a cada uma delas, conforme exposto nos slides desta atividade na apresentação em PPT. Lembre-se de utilizar exemplos que os próprios participantes apresentaram na atividade anterior._______________________________________________________________

3 Caso precise de mais suporte durante a sua exposição, em vez de utilizar o Arquivo Apresentação em PPT, apresente o vídeo sobre as Competências Gerais. Faça pausas após a apresentação de cada competência, abrindo espaço para comentários complementares, contextualização do material e esclarecimento de dúvidas. ≈

Formador em ação

Formador, até aqui, você introduziu o tema das Competências Gerais, algo ainda bastante novo para muitos dos educadores. A atividade seguinte busca aprofundar a compreensão sobre cada uma delas. Para dar mais leveza a esse processo exploratório, trabalhe com o Jogo das Competências, que detalha as dimensões, as subdimensões e a progressão das Competências Gerais ao longo da trajetória escolar.

Antes de prosseguir...q

Pauta formativa 1 | Atividade 2

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Tempo sugerido: 20 minutos. Objetivo: Compreender de forma aprofundada as dimensões e subdimensões das Competências Gerais.

Materiais necessários: • Jogo das Competências Gerais: siga esse tutorial escrito

ou em vídeo para montá-lo. São necessários: » 10 envelopes de tamanho 24 x 34 centímetros para cada

uma das Competências Gerais. » 35 envelopes tamanho 15 x 10 centímetros para

as Dimensões das Competências Gerais. » 88 envelopes tamanho de 10 x 7 centímetros para

as subdimensões das Competências Gerais. » 10 fichas impressas com nome e resumo das

Competências Gerais (5 folhas de papel formato A4). » 35 fichas impressas com o nome das dimensões das

Competências Gerais (5 folhas de papel formato A4). » 88 fichas impressas com o nome das subdimensões das

Competências Gerais (11 folhas de papel formato A4) » 107 filipetas impressas com aprendizagens e progressão

das Competências Gerais (107 folhas de papel formato A4).

ATIVIDADE 3_ JOGO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS

1 Divida os participantes em dez grupos e distribua o Jogo das Competências Gerais, de forma que cada grupo receba um envelope correspondente a uma das Competências. Caso o número de participantes seja reduzido, divida-os em cinco grupos e entregue dois envelopes para cada um.

_______________________________________________________________

2 Estimule os educadores participantes a explorar o material, identificando as aprendizagens relacionadas a cada uma das Competências Gerais e como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

_______________________________________________________________

3 Circule entre os grupos para tirar dúvidas. Além de assegurar que os educadores aprofundem seus conhecimentos sobre as competências em si, acompanhe as discussões, provocando-os a refletir sobre os pontos de conexão entre cada uma delas, as áreas do conhecimento e os componentes curriculares. Utilize algumas perguntas-chave para provocar essa exploração, como:

a. O que vocês já sabem sobre essa competência?b. Como já trabalham com essa competência em sala de aula?

Formador em ação

Pauta formativa 1 | Atividade 3

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

Formador, até aqui, você garantiu que os participantes adquirissem um conhecimento mais aprofundado sobre as Competências Gerais. A atividade seguinte vai apoiar o grupo para conectá-las com as habilidades dos componentes curriculares, exercício fundamental para que os educadores possam trabalhar as Competências Gerais de forma articulada com as áreas do conhecimento.

Antes de prosseguir...q

c. O que acham mais difícil para trabalhar com essa competência na sua área do conhecimento ou no componente curricular?

_______________________________________________________________

3 Explique aos educadores participantes que eles podem obter mais informações sobre o conteúdo do jogo acessando o documento Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 4

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Exercitar a combinação entre Competências Gerais e as habilidade dos componentes curriculares.

Materiais necessários: • Jogo das Competências, já descrito na atividade anterior.• Planilhas de habilidades voltadas a diferentes componentes

curriculares e anos de escolaridade extraídos do currículo da sua rede ou da BNCC.

ATIVIDADE 4_ CONEXÃO ENTRE COMPETÊNCIAS GERAIS E HABILIDADES

1 Mantenha os participantes divididos nos mesmos grupos da atividade anterior.

_______________________________________________________________

2 Extraia do currículo da rede local planilhas que apresentem habilidades de diferentes componentes curriculares e anos de escolaridade. Distribua uma para cada grupo. No caso de os educadores participantes estarem vinculados a um mesmo componente curricular ou ano específico, entregue para os grupos as planilhas referentes a esses componentes/anos. A seleção certa do material para cada grupo é fundamental para que o momento da formação seja um exercício prático. Então, professores de Matemática do 5º ano devem receber as planilhas com as habilidades previstas para serem desenvolvidas em Matemática no 5º ano (confira um exemplo de planilha) e assim por diante. Caso não consiga acessar as planilhas do currículo de rede local, você pode lançar mão das planilhas da BNCC.

_______________________________________________________________

3 Prossiga, solicitando a cada grupo que escolha uma dimensão e uma subdimensão da Competência Geral nas quais está se aprofundando e identifique o nível de desenvolvimento dessa competência que

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 4

Formador, a atividade anterior propôs um exercício prático de conexão entre as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares. Como cada grupo trabalhou apenas com uma ou duas Competências Gerais, a atividade seguinte propõe o compartilhamento dessa produção para que os participantes possam debater coletivamente sobre possíveis articulações relacionadas ao conjunto completo das 10 Competências Gerais.

Antes de prosseguir...q

corresponde ao ano da planilha de habilidades que recebeu. Por exemplo, professores de Matemática do 5º ano que estão trabalhando com a Competência 7 (Argumentação) escolhem a dimensão Consciência Global e a subdimensão Consciência Socioambiental, que propõe que os alunos do 4º ao 6º anos sejam capazes de reconhecer a importância do respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente para a sobrevivência dos seres humanos pertencentes a uma sociedade e um mundo mais amplos (confira uma planilha com este exemplo).

_______________________________________________________________

4 Em seguida, o grupo deve selecionar uma habilidade listada na planilha recebida que tenha conexão com essa Competência Geral. Por exemplo, os professores de Matemática do 5º ano escolhem trabalhar a habilidade EF05MA24 – Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões (confira uma planilha com este exemplo).

5 Por fim, solicite ao grupo que reflita sobre como trabalhar a habilidade de forma articulada com a Competência Geral selecionada e registre sua proposta em uma folha de papel. Por exemplo, os professores de Matemática do 5º ano podem propor interpretar dados estatísticos referentes a violações de direitos humanos ou a danos ao meio ambiente e produzir textos que sintetizem conclusões sobre esses temas.

_______________________________________________________________

6 Circule pela sala para identificar os grupos com dificuldades e ofereça apoio para a realização de uma parte da atividade até que todos estejam seguros para continuar o exercício sem sua presença. Caso você também necessite de apoio para entender melhor como produzir essas associações, consulte a plataforma Competências na BNCC, que apresenta várias possibilidade de conexão entre as Competências Gerais e as diversas habilidades previstas na BNCC para o Ensino Fundamental. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 5

Tempo sugerido: 1 hora. Objetivo: Ampliar o repertório sobre as possibilidades de articulação entre as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares.

Materiais necessários: • Propostas de articulação entre Competência Geral e

habilidades produzidas pelos grupos na atividade anterior.

ATIVIDADE 5_ COMPARTILHAMENTO COLETIVO E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO

1 Solicite a cada grupo que apresente sua proposta de articulação entre as 10 Competências Gerais e os componente curricular em, no máximo, 2 MINUTOS.

_______________________________________________________________

2 Após cada apresentação, peça aos outros educadores que comentem brevemente suas impressões e façam novas sugestões. Aproveite também para tecer comentários, reforçando os aspectos positivos da conexão realizada pelo grupo e propondo outras associações possíveis, de forma a ampliar o quadro de referências dos educadores participantes. Formador, utilize os vídeos sobre as Competências Gerais e o site Competências na BNCC para se preparar para fazer comentários. ≈

Formador em ação

Antes de prosseguir...q

Formador, nas atividades anteriores, os educadores puderam conhecer e compreender melhor o que são as Competências Gerais e como elas se articulam com os componentes curriculares. Na próxima atividade, você vai ajudá-los a identificar como desenvolver essas competências nos estudantes. Para iniciar a conversa, eles devem refletir sobre suas atitudes e práticas cotidianas e a analisar em que medida elas favorecem ou dificultam esse trabalho.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 6

Tempo sugerido: 5 minutos. Objetivo: Identificar como atitudes e práticas docentes facilitam ou dificultam o trabalho com as Competências Gerais.

Materiais necessários: • Post-its ou papéis de duas cores diferentes cortados no

tamanho 10 x 8 centímetros.

ATIVIDADE 6_ REFLEXÃO INDIVIDUAL SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS COMPETÊNCIAS GERAIS

1 Comece a atividade solicitando aos participantes que reflitam sobre a atividade docente e identifiquem, entre as atitudes ou as práticas pedagógicas, aquelas que dificultam e aquelas que facilitam o trabalho com as Competências Gerais.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, entregue dois post-its de cores diferentes para cada um deles. Peça que registrem, no papel ou post-it de uma das cores, uma atitude ou uma prática que dificulta. No papel da outra cor, devem escrever uma atitude ou uma prática que facilita. ≈

Formador em ação

Formador, até aqui, você estimulou os educadores participantes a refletir sobre suas próprias atitudes e práticas, conectando o tema às vivências pessoais. Na próxima atividade, eles poderão compartilhar suas reflexões com os demais integrantes do seu grupo, identificando o que há de comum e de diferente nas experiências individuais.

Antes de prosseguir...q

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 7

Tempo sugerido: 20 minutos. Objetivo: Ampliar o repertório sobre como as Competências Gerais podem ser trabalhadas na escola.

Materiais necessários: • Post-its ou papéis cortados no tamanho 10 x 8 centímetros.

ATIVIDADE 7_ COMPARTILHAMENTO E REFLEXÃO EM GRUPO

1 Solicite aos educadores participantes que compartilhem os registros que produziram na atividade anterior e suas reflexões individuais com os demais integrantes do grupo.

_______________________________________________________________

2 Peça que retomem o mesmo envelope do Jogo das Competências Gerais e reflitam sobre que atitudes e práticas docentes são necessárias para que essa competência seja desenvolvida nas escolas.

_______________________________________________________________

3 Oriente a reflexão por meio das seguintes perguntas:

a. Que tipos de práticas pedagógicas e/ou escolares podem favorecer o desenvolvimento dessa competência?

b. Que atitudes um educador precisa ter para ser capaz de promover o desenvolvimento dessa competência?

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 7

Formador, na atividade anterior, os participantes utilizaram a reflexão individual como ponto de partida para propor práticas e atitudes docentes que podem favorecer o desenvolvimento das Competências Gerais nos estudantes. Na atividade seguinte, essas sugestões subsidiarão a construção coletiva de um conjunto de dicas que os educadores poderão utilizar no cotidiano da escola em que atuam.

Antes de prosseguir...q

Para o desenvolvimento de empatia e colaboração:

Práticas Promover trabalhos em grupo e discutir com os estudantes sobre os pontos positivos e críticos do processo coletivo.

Atitudes Ser empático com os alunos para dar o exemplo e fazê-los sentir a importância de terem essa mesma atitude para com os colegas..

4 Com base nessa discussão, oriente os grupos a produzir uma lista de sugestões sobre como escolas e professores podem trabalhar a competência selecionada com os estudantes. Cada sugestão deve ser escrita em um post-it. Para inspirar os participantes, dê exemplos, conforme o quadro à direita.

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 8

Tempo sugerido: 40 minutos. Objetivo: Construir um conjunto de dicas para apoiar o desenvolvimento das Competências Gerais na escola.

Materiais necessários: • 2 cartolinas, uma com o título “Práticas” e outra com o título

“Atitudes”. • Post-its ou papéis cortados no tamanho 10 x 8 centímetros.• Cola bastão ou fita-crepe

ATIVIDADE 8_ COMPARTILHAMENTO E CONSTRUÇÃO COLETIVA

1 NOS PRIMEIROS 5 MINUTOS, peça aos grupos que colem as sugestões que produziram na atividade anterior em cartolinas posicionadas em lados opostos da sala, uma com o título “Práticas” e outra com o título “Atitudes”.

_______________________________________________________________

2 NOS 15 MINUTOS SEGUINTES, peça à metade deles que se reúna em frente à cartolina em que foram coladas as sugestões de práticas e à outra metade, em frente a que tem as sugestões de atitudes. Explique a eles que devem ler as sugestões, buscando juntar as ideias repetidas ou complementares, ajustar ou retirar as ideias que não lhes parecerem bem formuladas e acrescentar dicas ao painel.

_______________________________________________________________

3 Circule pelos dois grupos, acompanhando as discussões para provocar os educadores participantes para construir boas sugestões, que possam subsidiar a implementação das Competências Gerais na escola onde atuam.

_______________________________________________________________

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 8

4 NOS 20 MINUTOS FINAIS, solicite a dois representantes de cada painel que apresentem a produção coletiva. O grupo responsável pelo painel “Práticas” terá 3 minutos para se apresentar e 7 minutos para receber contribuições do grupo “Atitudes”. Na sequência, o grupo responsável pelo painel “Atitudes” terá 3 minutos para se apresentar e 7 minutos para receber contribuições do outro grupo. Você, formador, também pode (e deve!) comentar a produção de cada grupo, questionando ou sugerindo acréscimos.

_______________________________________________________________

5 Por fim, solicite aos educadores participantes que indiquem como podem compartilhar os aprendizados e as produções gerados nesta formação com os demais professores da escola em que atuam. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | É hora de avaliar!

Tempo sugerido: 10 minutos. Material necessário: • Questionário de avaliação impresso

(um para cada educador participante).

É HORA DE AVALIAR!

1 Distribua o questionário para os educadores participantes e solicite que o preencham antes do encerramento da atividade. ≈

Formador em ação

Não deixe de ler e organizar as informações da avaliação para realizar ajustes em sua próxima formação.

Atenção!

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

2 Qual é o foco da pauta?

Proporcionar aos educadores participantes a oportunidade de refletir, exercitar e ampliar sua capacidade de elaborar e implementar planos de aula com foco na aprendizagem de Competências Gerais de forma articulada com habilidades relacionadas a diferentes componentes curriculares e anos de escolaridade. Também é foco apoiar os educadores na tarefa de planejar e executar práticas pedagógicas voltadas a promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

Conteúdo

Planos de aula para promover o desenvolvimento das Competências Gerais.

Objetivo geral de aprendizagem

Elaborar planos de aula que articulem a aprendizagem das Competências Gerais da BNCC com habilidades dos diferentes componentes curriculares.

3

i

Planejando o trabalho com as Competências Gerais

Pauta formativa

Tempo sugerido 4 horas

Materiais necessários Clique aqui para acessar a lista completah

k

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

Programação principal

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Reflexão inicialsobre a relaçãoentre planejamentode aula eCompetênciasGerais

20 minutos Identificar os elementos que não podem faltar em um plano de aula que trabalhe o desenvolvimento de Competências Gerais.

Reflexão individual e em grupo sobre elementos que não podem faltar em um planejamento de aula que busca trabalhar com as Competências Gerais.

2 Discussão sobre aestrutura de um plano de aula voltado aodesenvolvimento deCompetências Gerais

40 minutos Compreender a estrutura de um planode aula voltado a promover o desenvolvimento de Competências Gerais.

Partilha de reflexões e apresentação dialogada da estrutura de um plano de aula que aborde as Competências Gerais.

3 Análise de planos de aula à luz das Competências Gerais

30 minutos Reconhecer elementos que impactam a qualidade e a efetividade de um plano de aula voltado para o trabalho com as Competências Gerais.

Análise de planos de aula de referência para identificação de elementos que afetam sua qualidade e efetividade, por meio da discussão de perguntas disparadoras.

4 Construção de dicas para elaboração de planos de aula voltados ao desenvolvimento das Competências Gerais

50 minutos Identificar caminhos para a elaboração de bons planos de aula que articulem as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares.

Construção de orientações para elaboração de bons planos de aula, tendo como ponto de partida as análises realizadas na atividade anterior. Levantamento de caminhos para superar possíveis dificuldades na elaboração desse tipo de planejamento.

continua>>

e

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

Programação principal (continuação)

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

5 Criação de um esboço de plano de aula

1 hora Elaborar um plano de aula com foco no desenvolvimento de uma Competência Geral em articulação com uma habilidade de um componente curricular.

Criação coletiva de planos de aula que contemplem, pelo menos, uma habilidade e uma Competência Geral.

6 Partilha e aprimoramento dos planos de aula

30 minutos Qualificar os planos de aula e fomentar a colaboração entre pares.

Apresentação e compartilhamento de contribuições paramelhorar os planos de aula. Conversa sobre descobertas, aprendizados e dúvidas.

Avaliação 10 minutos

e

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

Não deixe de compartilhar essas sugestões de estudo com os educadores participantes da formação.Dica

Formador, leia os materiais de referência e esta pauta formativa por completo, antes de realizá-la. Caso já tenha estudado o tema, aprofunde seus conhecimentos do planejamento de aulas com foco nas Competências Gerais, acessando o guia BNCC na Prática: Aprenda tudo sobre as Competências Gerais e a apresentação que será utilizada durante a formação. Se ainda não tiver se aprofundado no assunto, aproveite para estudar:

• Faça o curso a distância, assista aos vídeos indicados e estude os documentos de referência.

• Para entender melhor como as Competências Gerais se articulam com os componentes curriculares, navegue pela plataforma Competências na BNCC.

• Leia atentamente o programa da formação e faça as adaptações e contextualizações que julgar necessárias.

• Uma vez apropriado da pauta formativa, organize os materiais que serão utilizados na formação. O documento Análise de Planos de Referência + Competências Gerais propõe para cada um dos planos de aulas indicados, uma breve análise de como diversas Competências Gerais são trabalhadas. Você não precisa trabalhar todas as sugestões de desenvolvimento das Competências Gerais. Mas esta análise servirá para ajudá-lo a se preparar para esse exercício de inserir as Competências Gerais nos planos.

COMO SE PREPARAR PARA O TRABALHO COM ESSA PAUTA FORMATIVA?

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 1

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro de atividades.

Tempo sugerido: 20 minutos. Objetivo: Identificar os elementos que não podem faltar em um plano de aula que trabalhe o desenvolvimento de Competências Gerais.

Materiais necessários: • Post-its ou pedaços de papel em tamanho 10 x 8 centímetros.• Fita-crepe.

ATIVIDADE 1_ REFLEXÃO INICIAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO DE AULA E COMPETÊNCIAS GERAISw

1 NOS 10 MINUTOS INICIAIS, solicite aos educadores que reflitam sobre o que aprenderam na primeira parte da formação, que aprofundou conhecimentos sobre as Competências Gerais. Você pode mencionar o que foi trabalhado anteriormente, a fim de ajudá-los a se reconectar com o que foi vivenciaram até então.

_______________________________________________________________

2 Na sequência, peça que identifiquem e escrevam em um post-it um elemento que não pode faltar em um planejamento de aula que busque trabalhar com as Competências Gerais. Mais uma vez, para facilitar a reflexão dos educadores participantes, dê alguns exemplos: incluir as aprendizagens relacionadas às Competências Gerais nos objetivos da aula; planejar mais atividades práticas, que desenvolvam, além do conhecimento, habilidades, atitudes e valores; planejar atividades que trabalhem a dimensão intelectual e também promovam o desenvolvimento físico, social, emocional e cultural dos estudantes.

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 1

Formador, nesta atividade, você introduziu o tema da pauta formativa, estimulando os educadores participantes a refletir sobre o que não pode faltar em um planejamento de aula que aborde as Competências Gerais. A atividade seguinte vai ampliar os conhecimentos sobre a estrutura de um plano de aula e sobre como incorporar os elementos que identificaram anteriormente para promover o desenvolvimento das Competências Gerais de forma articulada com as habilidades dos componentes curriculares.

Antes de prosseguir...q

3 NOS 10 MINUTOS FINAIS, peça aos educadores participantes que se reúnam em grupos de até seis pessoas para compartilhar o que escreveram. A intenção é identificar elementos comuns, complementares, bem como outros que julgarem relevantes. Solicite que as sugestões sejam registradas em post-its. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 2

Tempo sugerido: 40 minutos. Objetivo: Compreender a estrutura de um plano de aula voltado a promover o desenvolvimento de Competências Gerais.

Materiais necessários: • Arquivo Apresentação em PPT sobre plano de aula

e Competências Gerais.• 1 cartolina.

ATIVIDADE 2_ DISCUSSÃO SOBRE A ESTRUTURA DE UM PLANO DE AULA VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS

1 NOS 15 MINUTOS INICIAIS, solicite aos grupos formados na atividade anterior que apresentem o resultado das discussões. A dinâmica da apresentação deve seguir a seguinte lógica: o primeiro grupo apresenta apenas um de seus post-its, diz por que ele não pode faltar em um plano de aula articulado com as Competências Gerais e cola o material em uma cartolina afixada na parede. Caso os demais grupos tenham um post-it com elemento comum ou semelhante, devem colá-lo imediatamente ao lado do que foi apresentado. Em seguida, um segundo grupo apresenta um novo post-it e a dinâmica se repete. O processo segue até que todos os post-its tenham sido apresentados e colados na cartolina. Cheque com os educadores participantes se acham que todos os elementos apresentados são pertinentes ou se algum não parece fazer sentido. É seu papel, formador, ajudá-los a alcançar um consenso.

_______________________________________________________________

2 NOS 25 MINUTOS FINAIS, apresente o arquivo Apresentação em PPT sobre plano de aula e Competências Gerais, solicitando aos educadores que, a cada item apresentado, analisem se, onde e de que forma os elementos que eles identificaram estão sendo ou devem ser contemplados. Por exemplo, ao apresentar o item “Objetivo de

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 2

Formador, até aqui, os educadores participantes já compreenderam a estrutura e os elementos que devem fazer parte de um plano de aula voltado a desenvolver as Competências Gerais. Na próxima atividade, vão ter a oportunidade de analisar exemplos de planos de aula com essas características.

Antes de prosseguir...q

Aprendizagem ou Finalidade”, analise com todos os participantes se eles consideram o elemento “incluir as aprendizagens relacionadas às Competências Gerais nos objetivos da aula”.

_______________________________________________________________

3 Ao final da apresentação, procure incluir no roteiro do plano de aula as sugestões dos participantes que não tiverem sido contempladas no Arquivo PPT e compartilhe o material com todos. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 3

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Reconhecer elementos que impactam a qualidade e a efetividade de um plano de aula voltado para o trabalho com as Competências Gerais.

Materiais necessários: • Planos de atividades de referência, todos de Nova Escola:

» Qual é a pergunta? » Explorando os restos das divisões. » Modelos para fases da Lua. » Notícias on-line: discussões sobre fake news. » Planejando um podcast a partir de um conto clássico.

• 3 cartolinas para cada grupo. • Análise dos planos de atividades de referência

(1 cópia para o formador).

ATIVIDADE 3_ ANÁLISE DE PLANOS DE AULA À LUZ DAS COMPETÊNCIAS GERAIS

1 Distribua um plano de aula para cada grupo, garantindo a diversidade de componentes curriculares e anos de escolaridade, a fim de que as reflexões contemplem diferentes desafios de aprendizagem.

_______________________________________________________________

2 Solicite aos educadores participantes que reconheçam como cada item do plano de aula está estruturado e analisem o material considerando as seguintes perguntas disparadoras:

a. Como o plano de aula integra a aprendizagem das Competências Gerais e das habilidades do componente curricular?

b. Como o tema do plano de aula contribui para essa integração?c. Como as atividades propostas impactam no desenvolvimento

das Competências Gerais? _______________________________________________________________

3 Para que os grupos entendam o tipo de análise que devem realizar, compartilhe exemplos de respostas para as três perguntas disparadoras.

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 3

Formador, na atividade anterior, os educadores participantes trabalharam em grupo, analisando exemplos de planos de aula para reconhecer elementos que contribuem para a sua qualidade e efetividade. Agora é hora de compartilhar as reflexões, construindo um conjunto de orientações que possam apoiá-los na elaboração de bons planejamentos.

Antes de prosseguir...q

Resposta para a pergunta a.: “O plano de aula trabalha com Competências Gerais e habilidades que se complementam.”

Resposta para a pergunta b.: “O tema integra os objetos de conhecimento do plano de aula com experiências que promovem o desenvolvimento da Competência Geral.”

Resposta para a pergunta c.: “As atividades propostas contribuem com o desenvolvimento da Competência Geral porque permitem aos estudantes vivenciarem situações em que precisam utilizá-las.” e “As atividades propostas não permitem aos estudantes a experimentação da Competência Geral que está sendo trabalhada, o que pode dificultar o seu desenvolvimento.”

4 Peça aos grupos que registrem as respostas em tópicos, utilizando três cartolinas diferentes, uma para cada pergunta disparadora. Circule entre os grupos para escutar um pouco das análises e provocar os participantes a aprofundar sua reflexão sobre o material, levando em conta o que já foi apresentado e discutido nas atividades anteriores. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 4

Tempo sugerido: 50 minutos. Objetivo: Identificar caminhos para a elaboração de bons planos de aulas que articulem as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares.

Materiais necessários: • Cartolinas (3 para registro das análises de cada grupo

e 3 para a reescrita das dicas).

ATIVIDADE 4_ CONSTRUÇÃO DE DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS

1 Solicite que aos grupos que colem as cartolinas na parede da sala ou no quadro, sendo que, de um lado, devem ficar todas aquelas com respostas para a pergunta disparadora 1. De outro, todas as da pergunta 2 e, em outro ponto, todas as da pergunta 3. Reorganize os educadores participantes em três novos grupos, formados por, pelo menos, um representante de cada um dos grupos anteriores.

_______________________________________________________________

2 Peça a cada um desses novos grupos que se organize em frente às cartolinas de uma pergunta disparadora. Eles têm a tarefa de identificar as respostas que fazem mais sentido para os participantes e transformá-las em dicas para a elaboração de um bom plano de aula. As dicas devem ser reescritas em uma nova cartolina. Alguns exemplos de dicas que podem ser elaboradas:

a. Dica com base na primeira pergunta: “O plano de aula deve trabalhar com as Competências Gerais e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência que se complementam.”

b. Dica com base na segunda pergunta: “O tema deve ser capaz de integrar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 4

a. Dificuldade: “Acho que terei dificuldade de encontrar os melhores cruzamentos entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência e as Competências Gerais.” Superação: “Preciso de referências que possam me ajudar a identificar as melhores conexões.”

b. Dificuldade: “Ainda me sinto inseguro para elaborar planos de atividades sozinho.” Superação: “Gostaria de poder utilizar as horas de planejamento coletivo na escola para elaborá-los com o coordenador pedagógico e com meus colegas.”

_______________________________________________________________

5 Sugira que compartilhem as dicas com gestores da rede onde atuam e na escola. ≈

Formador, até aqui, os educadores participantes nutriram-se de informações e orientações sobre como elaborar um bom plano de aula para desenvolver as Competências Gerais. Na próxima atividade, apoie-os para que coloquem em prática tudo o que aprenderam, criando um esboço de planejamento que poderão executar quando retornarem à escola em que atuam.

Antes de prosseguir...q

dos campos de experiência do plano de aula com experiências que promovam o desenvolvimento das Competências Gerais.”

c. Dica com base na terceira pergunta: “As atividades previstas no plano de aula devem estimular os estudantes a vivenciarem situações em que precisam utilizá-las.”

_______________________________________________________________

3 Agora, explique que eles têm até 3 minutos para apresentar as dicas para os colegas. Após cada apresentação, os outros grupos têm até 2 minutos para sugerir melhorias ou acréscimos nos textos.

_______________________________________________________________

4 Encoraje os educadores participantes a refletir sobre o que pode dificultar a capacidade de elaborar planos de atividades voltados ao desenvolvimento das Competências Gerais. Solicite que apontem possíveis caminhos para superar esses desafios. Confira alguns exemplos de dificuldades e formas de superação:

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 5

Tempo sugerido: 1 hora. Objetivo: Elaborar um plano de aula com foco no desenvolvimento de uma Competência Geral em articulação com uma habilidade de um componente curricular.

Material: • Jogo das Competências (o mesmo da pauta formativa

anterior).• Planilhas de habilidades voltadas a diferentes componentes

curriculares e anos de escolaridade, extraídas do currículo da sua rede ou da BNCC.

• Arquivo Roteiro para Elaboração de Plano de Aula.• Arquivo PPT sobre Plano de Aula e Competências Gerais.• Planos de Aula de Referência.

» Qual é a pergunta? » Explorando os restos das divisões. » Modelos para fases da Lua. » Notícias on-line: discussões sobre fake news. » Planejando um podcast a partir de um conto clássico.

ATIVIDADE 5_ CRIAÇÃO DE UM ESBOÇO DE PLANO DE AULA

1 Divida os participantes em grupos, se possível, formados por educadores de um mesmo componente curricular.

_______________________________________________________________

2 Solicite que utilizem todas as referências, conhecimentos e orientações adquiridos e produzidos até este momento da formação para elaborar um esboço de plano de aula. Para tanto, peça que proponham uma combinação entre uma Competência Geral e uma habilidade de componente curricular e ano de escolaridade específicos, utilizando como suporte o Jogo das Competências Gerais e planilhas de habilidades extraídas do currículo da rede local ou da BNCC. Caso o grupo já tenham realizado essa atividade na formação anterior, basta utilizar a combinação já produzida.

_______________________________________________________________

3 Em seguida, distribua uma cópia do Arquivo Roteiro para Elaboração de plano de aula para apoiar cada grupo a organizar a sua produção, que deve ser registrada por um redator. O material compreende os mesmos elementos apresentados no Arquivo PPT sobre Plano de Aula e Competências Gerais.

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 5

Formador, na atividade anterior, os educadores experimentaram a elaboração coletiva de planos de aula para exercitar tudo o que aprenderam ao longo desta formação. Em seguida, terão a oportunidade de compartilhar suas produções para receber sugestões dos colegas, além de conversar sobre descobertas, aprendizados, dúvidas e próximos passos.

Antes de prosseguir...q

4 Circule pelos grupos, buscando orientá-los e apoiá-los a superar possíveis dificuldades. Lembre os participantes de que os planos de aula precisam ser entendidos como importantes pontos de partida, mas devem ser contextualizados em relação às demandas específicas de cada turma de alunos, ao perfil do educador, bem como à realidade da escola e do território em que se inserem. ≈

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 6

Tempo sugerido: 30 minutos. Objetivo: Qualificar os planos de aula e fomentar a colaboração entre pares.

Material necessário: • Arquivo PPT Apresentação de Referências.

ATIVIDADE 6_ PARTILHA E APRIMORAMENTO DOS PLANOS DE AULA

1 NOS PRIMEIROS 20 MINUTOS, os grupos devem se reunir (dois a dois) para que possam contribuir com o plano de aula um do outro. Explique que cada grupo tem até 5 minutos para apresentar seu plano de aula e mais 5 minutos para receber contribuição dos colegas. Recomende que os educadores participantes façam sugestões construtivas.

_______________________________________________________________

2 NOS 10 MINUTOS SEGUINTES, organize uma discussão coletiva, solicitando que compartilhem descobertas, aprendizados e dúvidas. Faça um apanhado dos principais pontos apresentados, orientando os educadores participantes em relação aos próximos passos. Nesse momento, vale compartilhar o Arquivo PPT Apresentação de Referências, para que os participantes possam ampliar sua formação. ≈

Formador em ação

BNCCBNCC e currículo_percurso formativo

as pautas formativascompetênciasAf Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | É hora de avaliar!

Tempo sugerido: 10 minutos. Material necessário: • Questionário de avaliação impresso

(um para cada educador participante).

É HORA DE AVALIAR!

1 Distribua os questionários para os educadores participantes e solicite que os preencham antes do encerramento da atividade. ≈

Formador em ação

Não deixe de ler e organizar as informações da avaliação para realizar ajustes em sua próxima formação.

Atenção!

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

pautas formativas

História

Af

1 3

Pauta formativa

asBNCC pautas formativascompetênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Pauta formativa 1

Anos finaisHistória

Materiais necessários Clique aqui para acessar a lista completah

k Tempo sugerido 6 horas

Conteúdos

• Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

• Uso de diversas fontes e documentos.• Atitude historiadora.

Objetivos gerais

Conhecer e vivenciar propostas metodológicas que possibilitam o uso de diferentes fontes e tipos de documentos para desenvolver estratégias em sala de aula que estimulem uma atitude historiadora na aquisição e construção do conhecimento histórico.

i

Qual o foco da pauta?

Tratar do recorte temático da Revolução Industrial, considerando as principais mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente História, tais como a atitude historiadora e o uso de diferentes fontes e tipos de documentos. Busca--se evidenciar, com base em novas metodologias, as competências que permitem desenvolver uma postura ativa na aquisição e construção do conhecimento histórico, proporcionando um ensino de História mais significativo em sala de aula.

A construção da atitude historiadora na BNCCO uso de diversas fontes e

documentos para desenvolver

a atitude historiadora nos anos

finais do Ensino Fundamental

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1

Programação principale

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Aquecimento 1 hora e 40 minutos Apresentar os eixos da atitude historiadora proposta pela BNCC e levantar conhecimentos prévios.

Levantamento dos conhecimentos prévios dos educadores sobre os processos da atitude historiadora: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise.

2 Atitude historiadora 2 horas e 40 minutos

Vivenciar a prática da construção de uma atitude historiadora, utilizando diversos documentos e fontes.

Quatro estações que exploram diversos documentos e fontes sobre a temática da Revolução Industrial, bem como os eixos/processos da atitude historiadora propostos pela BNCC.

3 Sistematização 1 hora Reconhecer as competências gerais e específicas e os eixos da atitude historiadora da BNCC trabalhados na atividade anterior.

Montagem de um painel das competências gerais e específicas e dos eixos da atitude historiadora da BNCC, identificadas na atividade anterior.

4 Reflexão sobre a experiência e a aprendizagem

30 minutos Refletir sobre a experiência e os aprendizados desta pauta formativa.

Reflexão e sistematização da aprendizagem, com base na dinâmica “Eu pensava que… Agora eu penso que…” e construção de um mural das aprendizagens.

Avaliação 10 minutos

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1

Não deixe de compartilhar essas indicações de estudo com os educadores participantes.Dica

Formador, antes de iniciar o trabalho com os educadores participantes, é recomendável se familiarizar tanto com as mudanças apresentadas pela BNCC (em especial com o desenvolvimento de uma atitude historiadora), quanto com o tema proposto para análise, a Revolução Industrial. Para tanto, é recomendável estudar os seguintes documentos:

COMO SE PREPARAR PARA ESTA PAUTA FORMATIVA?

• Leia o texto Processos de uma atitude historiadora.

• Assista aos vídeos História na BNCC e BNCC: Desafios a vista, da historiadora Janice Theodoro, com breve apresentação sobre o componente História e os desafios postos pela BNCC.

• Leia o texto A Revolução Industrial, do site Só História. Resumo das principais características da Revolução Industrial.

• Assista ao vídeo A Revolução Industrial na Inglaterra, da Encyclopedia Britannica.

• Leia o texto Rotação por estações de aprendizagem, de Nova Escola, sobre essa proposta e organização de trabalho.

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro das atividades:

Nesta primeira atividade, será introduzido o tema da atitude historiadora proposto pela BNCC, a fim de levantar os conhecimentos prévios dos educadores participantes, instigando o pensamento e a reflexão sobre a própria prática em sala de aula. Serão desenvolvidos alguns procedimentos de registro e de sistematização de informações e conteúdos. A atividade está relacionada com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 1 hora e 40 minutos.Objetivo: • Apresentar os eixos da atitude historiadora proposta pela BNCC

e levantar conhecimentos prévios.

Materiais necessários:• Papel pardo.• 4 caixas de canetas hidrográficas coloridas (12 cores)

ou 4 caixas de lápis de cor (12 cores).• Cartolinas coloridas (uma para cada grupo).• Tabela Atitude Historiadora (uma cópia para cada grupo).• Texto BNCC - Atitude Historiadora (uma cópia para cada grupo).

ATIVIDADE 1_ AQUECIMENTOw

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

1 Para começar, oriente os participantes a formar quatro grupos. Entregue um pedaço de papel pardo grande e canetas coloridas para cada um deles. Peça que cubram a mesa com o papel, permitindo que todos no grupo registrem ao mesmo tempo.

_______________________________________________________________

2 Pergunte o que é e como é possível garantir uma atitude historiadora em sala de aula. Convide os grupos a debater e registrar no papel as reflexões, usando pequenas frases, palavras-chaves, desenhos, esquemas etc. Reserve 10 minutos para essa tarefa.

_______________________________________________________________

3 Peça que os grupos escolham um relator, ou seja, quem irá compartilhar as reflexões com a sala. Em seguida, solicite aos eleitos que compartilhem uma breve síntese das reflexões. Disponha de 20 minutos para essa demanda.

_______________________________________________________________

4 Depois do compartilhamento das reflexões, entregue cópias da Tabela Atitude Historiadora, que deve ser preenchida pelos grupos. Nesse momento, os educadores devem tentar definir os cinco eixos da atitude historiadora. Peça que discutam os eixos no grupo e que

completem a tabela com a reflexão. A ideia é verificar os conhecimentos que os participantes já têm sobre cada um dos eixos. Reserve 20 minutos para essa tarefa.

_______________________________________________________________

5 Terminada a tarefa das tabelas, entregue as cópias do texto Atitude Historiadora. Oriente os grupos a atribuir tarefas a seus integrantes, tais como: leitor, redator (registro), controlador do tempo e relator (este último será necessário na próxima etapa da formação).

_______________________________________________________________

6 Peça que os participantes leiam, revisem e complementem as anotações feitas anteriormente na tabela. Eles devem relacionar seus conhecimentos prévios com os eixos propostos pela BNCC. Reserve 20 minutos para essa tarefa.

_______________________________________________________________

7 Agora, usando como base a tabela revisada, os grupos devem construir um esquema sobre a atitude historiadora. Entregue uma cartolina para cada grupo e canetas coloridas. Reserve 20 minutos para essa demanda.

Formador em ação

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Formador, até aqui, você estimulou a discussão sobre a atitude historiadora proposta pela BNCC, desenvolvendo procedimentos de registros e de sistematização, bem como dinâmicas importantes que despertam a curiosidade, a criatividade e promovem a construção de uma postura mais autônoma em relação ao conhecimento. Agora, a ideia é vivenciar a prática de uma metodologia ativa, a atividade de Rotação por Estações, que permite um trabalho mais colaborativo e o uso de diferentes documentos e fontes históricas sobre a temática da Revolução Industrial.

Antes de prosseguir...q

8 Por fim, peça que o relator de cada grupo apresente as estratégias de construção empregadas na realização do esquema e as relações estabelecidas no cartaz. Destine 10 minutos para essa tarefa. Aponte, ao término das apresentações, que a dinâmica e seus produtos também podem ser replicados em sala de aula. Guarde os cartazes: eles serão utilizados novamente mais adiante. ≈

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 2

Nesta segunda atividade, será apresentada a metodologia de trabalho Rotação por Estações, em que serão fomentados uma postura ativa do participante e o uso de diversos documentos e fontes. Assim, será proporcionado aos educadores participantes um estudo de diversos aspectos da Revolução Industrial, no passado e no presente, desenvolvendo os cinco eixos da atitude historiadora. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE HISTÓRIA 6 (Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica).

Tempo sugerido: 2 horas e 40 minutos.Objetivo: • Vivenciar a prática da construção de uma atitude

historiadora, utilizando diversos documentos e fontes.

Materiais necessários: • Uma cópia de cada documento:

» Documento Estação 1 » Documento Estação 2 » Documento Estação 3 » Documento Estação 4

• 4 cópias de cada ficha: » Ficha-Resposta - Estação 1 » Ficha-Resposta - Estação 2 » Ficha-Resposta - Estação 3 » Ficha-Resposta - Estação 4

• 4 cópias da ficha Texto-Base Revolução Industrial (uma para cada grupo).

• 4 cópias da ficha Escrita da História (uma para cada grupo).

ATIVIDADE 2_ ATITUDE HISTORIADORA

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 2

Formador em ação

1 Peça que os participantes se dividam novamente em quatro grupos, sem repetir a configuração da atividade anterior. Solicite que cada grupo escolha um leitor, um redator (para fazer os registros) e um controlador do tempo.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, entregue o texto-base Revolução Industrial. O leitor deve ler o texto para o grupo enquanto o redator anota as informações mais importantes levantadas pelos colegas. O fichamento do texto será base para a próxima etapa. Reserve 20 minutos para essa atividade.

_______________________________________________________________

3 Terminada a leitura do texto-base, explique a característica da metodologia Rotação por Estações de Aprendizagem, bem como o seu funcionamento prático. Reserve 1 hora e 20 minutos para a atividade.

_______________________________________________________________

4 Inicie a apresentação da atividade explicando que a sala está organizada em quatro estações (confira a sugestão de divisão). Cada estação deve apresentar uma atividade específica.

5 Explique que os grupos devem fazer um rodízio pelas quatro estações, de modo que todos, ao final, terão participado das quatro atividades propostas.

_______________________________________________________________

6 Sentados em uma das estações (estação de origem), peça que os educadores participantes criem um nome para o grupo. Isso será importante para a realização de uma das próximas etapas da atividade.

_______________________________________________________________

7 Comente que as estações são independentes entre si e qualquer ordem de rodízio é válida. Os participantes podem decidir por uma regra, no sentido horário, por exemplo, desde o início da atividade. O importante é garantir que todos passem por todas as estações.

_______________________________________________________________

8 Explique que os grupos têm 20 minutos para realizar as atividades em cada estação.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 2

9 Peça que, em cada estação, as funções de cada membro sejam modificadas: leitor, redator (registro) e controlador do tempo.

_______________________________________________________________

Ao término do tempo, o grupo segue para a próxima estação, onde terá mais 20 minutos, e assim por diante até completar a viagem por todas as estações.

_______________________________________________________________

Todos os participantes devem debater o que está sendo proposto na atividade da estação. Sugira que as respostas sejam apresentadas de modo objetivo e organizadas em tópicos para agilizar as anotações e a utilização do registro por outros grupos.

_______________________________________________________________

Conte para os participantes que cada estação trabalha um documento diferente. Distribua as cópias dos documentos e das fichas nas respectivas estações. Os documentos reunidos possibilitam o desenvolvimento dos processos da atitude historiadora. As estações são:

• Estação 1: imagens sobre os diferentes modos de produção e trabalho: artesanal (1), industrial (2) e manufatureiro (3).

• Estação 2: documento sobre o funcionamento das fábricas.• Estação 3: documentos que abordam o trabalho operário.• Estação 4: duas notícias atuais que possibilitam refletir

sobre os impactos das máquinas aos homens na sociedade contemporânea.

_______________________________________________________________

Visite as estações, verificando se os educadores estão seguindo os critérios definidos para cada documento ou fonte. Ajude-os, caso note que não entenderam o que deve ser feito em cada estação.

_______________________________________________________________

Peça que os grupos, assim que terminada uma estação, entreguem a ficha de atividade preenchida para você.

_______________________________________________________________

Depois de passar por todas as estações, cada grupo deve retornar à sua estação de origem.

_______________________________________________________________

Componha o kit de fichas de cada estação. A ideia, aqui, é reunir não apenas os documentos diferentes, como garantir que os

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Formador, nesta atividade, foi apresentada a metodologia de Rotação por Estações e a importância dos processos da atitude historiadora, que foram explorados junto aos mais diversos documentos e fontes sobre a Revolução Industrial. Foi estimulado o trabalho colaborativo e a construção de uma escrita da História, possibilitando aos participantes uma vivência prática de construção da atitude historiadora, contemplando a diversidade dos pontos de vista e estimulando o pensamento criativo e crítico. Agora, a proposta é uma atividade que possibilita identificar as competências que acabaram de ser trabalhadas na anterior.

Antes de prosseguir...q

grupos leiam as produções dos outros. Por exemplo: todas as fichas produzidas na Estação 1 devem ser entregues ao grupo de origem dessa estação. Tendo os kits em mãos como documentos-base, os grupos devem elaborar um texto-síntese. Entregue também a ficha escrita da História e peça que leiam com atenção as orientações destacadas. Reserve 30 minutos para essa tarefa. Nesse momento, os grupos vão ter uma experiência de escrita da História baseada nos registros deles e dos outros. A atividade possibilita uma construção do conhecimento histórico que leva em conta diferentes interpretações. Explique aos participantes que a atividade em que estão empenhados é um exemplo de trabalho que desenvolve uma atitude historiadora. E que essa atividade pode ser adaptada e replicada nas mais diversas realidades de sala de aula.

Depois de finalizados os textos, solicite que os grupos leiam a produção para os colegas. A ideia não é exatamente apontar erros e acertos, mas sim evidenciar uma possibilidade de trabalho e de compartilhamento das aprendizagens. Reserve 20 minutos para essa etapa.

_______________________________________________________________

Para finalizar, fomente um debate entre os participantes. Pergunte sobre a metodologia vivenciada e em que medida ela ajuda a dar mais sentido ao ensino de História em sala de aula. Você pode destinar dez minutos para essa parte da atividade. ≈

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

ATIVIDADE 3_ SISTEMATIZAÇÃO

Nesta atividade, será proposta uma reflexão acerca dos processos da atitude historiadora, bem como sobre as competências gerais e específicas, relacionando-as à atividade da Rotação de Estações, para que os educadores participantes reconheçam os eixos trabalhados e as competências desenvolvidas. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer os documentos da BNCC: Competências Gerais e Competências Específicas referentes ao componente História. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 1 hora.Objetivo: • Reconhecer as competências gerais e específicas e os

eixos da atitude historiadora da BNCC trabalhados na atividade anterior.

Materiais necessários: • Post-its coloridos (4 cores) ou papeis coloridos cortados

no tamanho 8 x 11 centímetros. • Papel pardo. • Documentos BNCC - Gerais e Específicas

(uma cópia para cada grupo).• Esquemas construídos pelos participantes na atividade 1.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

Formador em ação

Modelo - Painel Eixos:

Identificação colagens dos post-its, com os registros das estações da atividade 2 em que observaram o desenvolvimento desse eixo.

Comparação colagens dos post-its, com os registros das estações da atividade 2 em que observaram o desenvolvimento desse eixo.

Contextualização colagens dos post-its, com os registros das estações da atividade 2 em que observaram o desenvolvimento desse eixo.

Interpretação colagens dos post-its, com os registros das estações da atividade 2 em que observaram o desenvolvimento desse eixo.

Análise colagens dos post-its, com os registros das estações da atividade 2 em que observaram o desenvolvimento desse eixo.

1 Solicite que os educadores participantes retornem às configurações de grupo da primeira atividade realizada.

_______________________________________________________________

2 Compartilhe e explique o objetivo da atividade e entregue o texto Documentos BNCC - Gerais e Específicas, assim como os esquemas produzidos por eles no momento do aquecimento. Se necessário, entregue novamente o texto BNCC - Atitude Historiadora. Explique, então, que eles devem retomar o esquema sobre a atitude historiadora produzido na atividade 1.

_______________________________________________________________

3 Atribua uma cor de post-it para cada grupo e entregue um bloquinho por grupo. Solicite que os educadores participantes registrem os eixos e em quais estações ou momentos foi desenvolvida a atitude historiadora na atividade 2. Lembre-os dos eixos que compõem a atitude historiadora: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise.

_______________________________________________________________

4 Em seguida, apresente o painel de papel pardo - ele deve estar sinalizado com os eixos, indicando onde os post-its devem ser colados. Confira o modelo do quadro à direita:

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

Relação Momentos ou Estações e os Eixos da Atitude Historiadora:

Modelo - Painel Competências:

Competência Geral

colagens dos post-its, com os registros de uma competência geral que os professores reconhecem na atividade 2.

Competência Específica

colagens dos post-its, com os registros de uma competência geral que os professores reconhecem na atividade 2.

Competências mobilizadas:

Competência Geral 2: Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Competência Específica 6: Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

Atitude Historiadora

• Momento: Texto-Base da Revolução Industrial: contextualização.• Estação 1: identificação e comparação.• Estação 2: identificação e comparação.• Estação 3: interpretação.• Estação 4: comparação.• Momento: Escrita da História: análise.

os post-its deverão ser colados. Peça novamente que cada grupo, na sua vez, dirija-se ao segundo painel para colar os outros post-its.

Confira o modelo abaixo:

_______________________________________________________________

5 Peça que cada grupo, em sua vez, se dirija ao painel e cole os post-its.

_______________________________________________________________

6 Em seguida, oriente os educadores a realizar o mesmo procedimento de leitura, agora das sínteses das competências específicas e gerais da BNCC, reconhecendo e registrando, também em post-its, uma competência específica trabalhada na atividade 2, assim como uma competência geral. Para facilitar o registro, peça que escrevam apenas o número referente a cada competência nos post-its.

_______________________________________________________________

7 Apresente o outro painel de papel pardo a ser preenchido - ele também deve estar sinalizado com as competências, indicando onde

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

8 Após a colagem dos post-its, leia-os em voz alta, evidenciando as relações estabelecidas entre eixos e atividades reconhecidas pelos grupos. Nesse momento, deixe claro que uma mesma estação pode desenvolver mais de um eixo da atitude historiadora, possibilitando o desenvolvimento do pensamento e de uma postura mais ativa em relação ao conhecimento histórico. Como exemplificado na tabela Relação Momentos ou Estações e os Eixos da Atitude Historiadora.

_______________________________________________________________

9 Do mesmo modo, leia os post-its referentes às competências gerais e específicas. Evidencie a maior ou menor frequência dos números registrados. Espera-se que os participantes reconheçam a Competência Geral 2 e a Competência Específica 6.

Modelo - Painel Competências:

Competência Geral

• Pensamento científico e crítico: o uso de diversos documentos e fontes e análise das diversas versões na elaboração da Escrita da História.

• Criativo: Metodologia Rotação por Estações e Escrita da História.

• Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas: Atitude Historiadora.

Competência Específica

• Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica: o uso de diversos documentos e fontes; os eixos da atitude historiadora; diversas versões sobre um mesmo documento ou fontes = Escrita da História.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 3

Formador, nesta atividade foram evidenciados os eixos e as competências gerais e específicas desenvolvidas e trabalhadas na atividade Rotação por Estações, mostrando aos educadores participantes como as metodologias ativas proporcionam em sala de aula um trabalho mais dinâmico, criativo, colaborativo, integrando o uso de diversos materiais e fomentando uma postura crítica e científica em relação aos documentos e conhecimento histórico. Agora, será proposta uma reflexão sobre as aprendizagens da pauta formativa.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 4

ATIVIDADE 4_ REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA E A APRENDIZAGEM

Nesta atividade, os educadores participantes vão refletir sobre a experiência e os aprendizados obtidos. Será apresentada uma dinâmica de autoavaliação das aprendizagens que eles poderão utilizar com os alunos. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 30 minutos.Objetivo: • Refletir sobre a experiência e os aprendizados

desta pauta formativa.

Materiais necessários: • Documento Autoavaliação da Aprendizagem

(uma cópia para cada educador).• Papel pardo.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | Atividade 4

Formador em ação

1 Explique para os educadores participantes que eles devem refletir, individualmente, sobre o dia de trabalho desta pauta formativa. Para isso, será utilizada a dinâmica “Eu pensava que… Agora eu penso que…”.

_______________________________________________________________

2 Entregue uma cópia do documento Autoavaliação da Aprendizagem para cada um e explicite, de forma breve, o objetivo desta última atividade. Peça que reflitam sobre o que pensavam acerca da BNCC antes da formação: sobre a atitude historiadora, sobre metodologias ativas (ou o caso específico da Rotação por Estações), sobre as competências gerais e específicas e outras coisas que eles queiram mencionar. Reserve 10 minutos para essa etapa.

_______________________________________________________________

3 Depois, oriente que alguns participantes socializem suas reflexões e, no decorrer dessa tarefa, pergunte aos demais se as aprendizagens apresentadas também são reconhecidas por outros. Reserve 10 minutos para essa etapa.

4 Aponte que essa dinâmica pode ser utilizada em sala de aula e pode ser útil para consolidar novos aprendizados. Ela ajuda os alunos a desenvolver habilidades de raciocínio e estabelecer relações de causa e consequência.

_______________________________________________________________

5 Por fim, peça aos educadores que colem as fichas no papel pardo nas respectivas partes. Reserve 10 minutos para essa etapa. ≈

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 1 | É hora de avaliar!

Tempo sugerido: 10 minutos.Objetivo:• Avaliar os conteúdos e procedimentos

mobilizados na pauta formativa.

Materiais necessários: • Questionário Avaliação Participante ‒

História ‒ Pauta 1 (uma cópia para cada educador).

• Questionário Avaliação Formador ‒ História ‒ Pauta 1.

É HORA DE AVALIAR!

1 Entregue o questionário de avaliação para cada educador participante e peça que respondam às questões. Enquanto isso, que tal preencher a sua avaliação, a avaliação do Formador? ≈

Formador em ação

Não deixe de ler e organizar as informações da avaliação para realizar ajustes em sua próxima formação.Atenção!

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Qual o foco da pauta?

Tratar das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades, com o objetivo de reconhecer nestes os procedimentos básicos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente História para os anos finais do Ensino Fundamental.

Conteúdos

• Unidades temáticas.• Objetos históricos.• Habilidades. • Procedimentos básicos.

Objetivos gerais

Conhecer e explorar as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades propostas pela BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), reconhecendo nestes os procedimentos básicos a serem desenvolvidos no processo de ensino e aprendizagem do componente História.

3

i

As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades propostas pela BNCCReconhecendo os procedimentos

básicos para o ensino e

aprendizagem em História

2

Pauta formativa

Tempo sugerido 6 horas e 10 minutos

Materiais necessários Clique aqui para acessar a lista completah

k

Pauta formativa 2

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

Programação principale

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Aquecimento 40 minutos Ler trechos da BNCC do componente História e identificar os procedimentos básicos para o processo de ensino e aprendizagem.

Leitura orientada de trecho do texto da BNCC para o componente História, com criação de legendas e organização das características em tabelas.

2 As unidades temáticas, os objetos históricos e as habilidades

1 hora e 20 minutos Reconhecer e refletir sobre as principais mudanças propostas pela BNCC para a organização do currículo de História.

Reconhecimento e reflexão sobre as principais mudanças propostas pela BNCC para os currículos de História, a partir de questões norteadoras.

3 Procedimentos básicos

1 hora Reconhecer os procedimentos básicos nas unidades temáticas, nos objetos de conhecimento e nas habilidades.

Construção de uma tabela analítica das propostas curriculares de 6º a 9º ano para o componente História.

4 Circuito Mesas Temáticas

2 horas e 20 minutos

Construir uma atividade com base em uma unidade temática, um objeto de conhecimento e uma habilidade correspondente, que revele o desenvolvimento da atitude historiadora e procedimentos básicos propostos pela BNCC.

Vivência de mesas temáticas de atividades, inspiradas na metodologia Gallery Walk.

5 Sistematização 30 minutos Sistematizar as aprendizagens da pauta formativa. Sistematização das aprendizagens com a atividade dos semáforos.

Avaliação 20 minutos

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2

Formador, estude os materiais indicados antes de começar a trabalhar com os participantes: Formador, como há muitas inovações trazidas pela BNCC, é essencial que você se prepare estudando alguns documentos e vídeos básicos dos temas que serão desenvolvidos nesta pauta. Não deixe de complementar sua formação com outros textos, livros e vídeos que sejam de seu conhecimento. Reserve de 6 a 8 horas para assistir aos vídeos e fazer a leitura dos materiais a seguir.

COMO SE PREPARAR PARA ESTA PAUTA FORMATIVA?

• Leia o texto Atitude historiadora no contexto dessa pauta formativa.

• Assista aos vídeos História na BNCC e BNCC: Desafios à vista, da historiadora Janice Theodoro, com uma breve apresentação sobre o componente História e os desafios postos pela BNCC.

• Leia o e-book BNCC na prática: tudo o que você precisa aprender na prática, da Nova Escola, com artigos sobre as principais mudanças e aspectos práticos propostos pela BNCC de História.

• Leia o texto Por dentro da BNCC (2): as habilidades da base para o ensino de História, da historiadora Joelza Ester Domingues, sobre as habilidades propostas da BNCC e sua importância para o ensino de História.

• Leia o texto BNCC para História: entenda os objetivos de aprendizagem, da Nova Escola, sobre os principais objetivos de aprendizagem em História no Ensino Fundamental.

• Leia o texto Gallery Walk - Galeria de Ideias, de Bruno Garcês, sobre a metodologia ativa Gallery Walk (Galeria de Ideias), que proporciona uma postura ativa no processo de aprendizagem.

individual, (3) leitura em conjunto, (4) resolução do problema, (5) observar e incentivar, (6) registro das resoluções na lousa, (7) plenária, (8) busca do consenso, (9) formalização do conteúdo, (10) proposição e resolução de novos problemas.

• Assista ao vídeo da Khan Academy para ampliar seus conhecimentos sobre transformações geométricas:

• Acesse o site do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro e amplie seus conhecimentos sobre translações no plano.

• Leia os textos Como aprendi a fazer planos de aula e Como saber se o seu plano de aula está bom?, de Nova Escola.

• Neste arquivo, confira indicações de leituras direcionadas para se aprofundar nos temas relativos à Geometria das Transformações, abordados nesta pauta.

Não deixe de compartilhar essas indicações de estudo com com os educadores participantes.Dica

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 1

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro de atividades:

Nesta atividade, será proposta a leitura de trechos da BNCC do componente História para que os participantes possam identificar os princípios norteadores e os procedimentos básicos para o processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma leitura guiada e da criação de legendas. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 40 minutos.Objetivo: • Ler trechos da BNCC do componente História e identificar os

procedimentos básicos para o processo de ensino e aprendizagem.

Materiais necessários: • Canetas marca-texto (três canetas para cada grupo: amarela,

rosa e azul).• Texto História no Ensino Fundamental - Anos Finais

(uma cópia para cada grupo).• Ficha Legenda e Tabela - Procedimentos Básicos

(uma cópia para cada grupo).

ATIVIDADE 1_ AQUECIMENTOw

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 1

1 Apresente o objetivo da atividade, peça que os participantes formem cinco grupos e definam as funções dentro de cada grupo: leitores e registradores (grifos e tabela).

_______________________________________________________________

2 Entregue uma cópia do texto História no Ensino Fundamental - Anos Finais e uma cópia da ficha Legenda e Tabela - Procedimentos Básicos para cada grupo.

_______________________________________________________________

3 Antes da leitura do texto dos materiais, estabeleça um prazo de cinco minutos para que os grupos pintem as legendas, de acordo com o seguinte critério: procedimento 1: rosa; procedimento 2: azul, e procedimento 3: amarelo.

_______________________________________________________________

4 Em seguida, peça que leiam atentamente o texto e grifem as principais características de cada procedimento, de acordo com as

cores definidas nas legendas. A ideia é ajudar na identificação das principais características dos procedimentos básicos propostos pela BNCC para o processo do ensino e aprendizagem para o componente História. Reserve 20 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

5 Depois da leitura do texto, dos grifos e, por consequência, do levantamento das principais características dos procedimentos básicos, peça que os educadores participantes sistematizem essas informações na tabela contida na mesma ficha das legendas. Essa sistematização será utilizada na atividade 3. Reserve 15 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

6 Para finalizar, evidencie que a atividade de leitura orientada, com criação de legendas e sistematização das informações em tabela, é um procedimento de leitura e de sistematização que pode e deve ser replicado em sala de aula, pois ajuda os alunos a identificar e organizar as ideias ou características centrais de um texto. ≈

Formador em ação

Formador, até aqui foi proposta a leitura de um trecho da BNCC de História, permitindo a identificação das principais características dos procedimentos básicos propostos para o processo de ensino e aprendizagem. Agora, é hora de reconhecer esses procedimentos nas unidades temáticas, nos objetos históricos e nas habilidades propostas para os currículos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 2

Nesta atividade serão apresentadas unidades temáticas, os objetos históricos e as habilidades propostas para a organização curricular do componente História para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), com base na leitura e na reflexão de questões norteadoras. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 1 hora e 20 minutos.Objetivo: • Reconhecer e refletir sobre as principais mudanças propostas

pela BNCC para a organização do currículo de História.

Material necessário: • Texto Proposta Curricular BNCC (uma cópia para cada grupo).• Ficha Tabela Respostas-Síntese (uma cópia para cada grupo).

ATIVIDADE 2_ AS UNIDADES TEMÁTICAS, OS OBJETOS HISTÓRICOS E AS HABILIDADES

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 2

b. O que é um objeto do conhecimento? Qual a relação estabelecida com as unidades temáticas?

c. Quais e de que forma estão contemplados os recortes cronológicos?

d. O que é uma habilidade? Qual a importância delas para o ensino de História?

e. Segundo as mudanças apresentadas, quais consequências elas poderão gerar nos currículos e no ensino de História?

_______________________________________________________________

5 Peça que todos registrem as reflexões e análises. Reserve 40 minutos para a tarefa. É esperado que os educadores reflitam sobre as novas propostas da BNCC para o ensino e aprendizagem de História.

_______________________________________________________________

6 Depois das reflexões, análises e registros, peça que os relatores compartilhem as respostas dos grupos. Convide-os para um debate sobre as questões apresentadas, perguntando se há concordâncias, discordâncias, ressalvas, críticas etc. Reserve 20 minutos para a tarefa.

1 Com os educadores participantes divididos em cinco grupos (é possível optar por manter ou não a mesma configuração da atividade anterior), entregue os materiais e peça que retomem o texto Proposta Curricular BNCC (usado na atividade anterior) para cada grupo.

_______________________________________________________________

2 Convide os educadores participantes a definir os papéis de cada um no grupo: leitores (2), redator (1) e relator (1).

_______________________________________________________________

3 Apresente o objetivo da atividade e o texto a ser analisado: proposta curricular da BNCC para o componente História, para os anos finais do Ensino Fundamental. Reserve 10 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

4 Peça que cada grupo analise as unidades temáticas, os objetos históricos e as habilidades, com base nas questões norteadoras:

a. O que é uma unidade temática? Quantas são propostas para cada ano?

Formador em ação

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 2

7 Para finalizar, entregue a Tabela Repostas-Síntese e apresente as respostas esperadas para cada um dos itens abordados nas questões norteadoras. Reserve 10 minutos para a tarefa. ≈

Formador, até aqui, você provocou a reflexão sobre as mudanças para a disciplina de História e análise das unidades temáticas, dos objetos do conhecimento e das habilidades propostas pela BNCC para os currículos de História de 6º a 9º ano, pertencentes aos anos finais do Ensino Fundamental. Agora, os educadores participantes vão ter de relacionar as atividades 1 e 2, reconhecendo os procedimentos básicos nas unidades temáticas, dos objetos do conhecimento e das habilidades.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 3

Nesta atividade será estimulado o reconhecimento dos procedimentos básicos nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades propostas pela BNCC para os currículos de História de 6º a 9º ano. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Tempo sugerido: 1 hora. Objetivo: • Reconhecer os procedimentos básicos nas unidades temáticas,

nos objetos de conhecimento e nas habilidades.

Materiais necessários: • Papel pardo.• Post-its (amarelo, rosa e azul) ou pedaços de papéis coloridos no

formato 7 x 10 centímetros. • Canetas marca-texto (amarelo, rosa e azul) (três para cada grupo).• Ficha Legenda e Tabela - Procedimentos Básicos ( já entregue).• Texto Proposta Curricular BNCC ( já entregue).• Modelo Tabela Analítica (somente para você, Formador).

ATIVIDADE 3_ PROCEDIMENTOS BÁSICOS

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 3

conhecimento + habilidades correspondentes para uma ou duas pessoas do grupo. Reserve 5 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

5 Peça, então, que os participantes identifiquem com grifos os procedimentos básicos no próprio documento Proposta Curricular BNCC, utilizando a mesma cor definida na legenda da ficha Legenda e Tabela – Procedimentos Básicos. Reserve 20 minutos para a tarefa. Formador, fique atendo para o uso das cores: procedimento 1: rosa, procedimento 2: azul, e procedimento 3: amarelo.

_______________________________________________________________

6 Em seguida, peça que anotem as informações grifadas no currículo nos post-its da mesma cor. Exemplo: se eu identifiquei o procedimento 1: rosa no objeto do conhecimento A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre os sentido das cronologias, essa informação deverá ser anotada no post-it rosa. Reserve 20 minutos para a tarefa. Enquanto isso, formador, monte o painel de papel pardo, segundo o Modelo Tabela Analítica.

1 Peça que os educadores participantes se organizem em quatro grupos. Você, Formador, precisa definir um ano do Ensino Fundamental para cada grupo, por exemplo, grupo 1 – 6º ano, grupo 2 – 7º ano, grupo 3 – 8º ano e grupo 4 – 9º ano.

_______________________________________________________________

2 Oriente a retomada da ficha Legenda e Tabela – Procedimentos Básicos, usada na primeira atividade desta pauta formativa.

_______________________________________________________________

3 Explique que o objetivo da atividade é reconhecer os procedimentos básicos – identificados (por grifos) – e as características (tabela), nas unidades temáticas, nos objetos de conhecimento e nas habilidades presentes no currículo definido para cada grupo. A pergunta é: onde é possível observar ou identificar os procedimentos 1, 2 e 3 nos currículos de História (6º a 9º ano) proposto pela BNCC?

_______________________________________________________________

4 Convide os participantes a dividir as tarefas no grupo, a fim de otimizar a realização da atividade e para não sobrecarregar ninguém. Sugestão: uma unidade temática + os respectivos objetos de

Formador em ação

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 3

Formador, até aqui você provocou uma relação entre as atividades 1 e 2, considerando o reconhecimento dos procedimentos básicos nas unidades temáticas, dos objetos do conhecimento e das habilidades. Na próxima atividade, você vai proporcionar uma experiência prática para possibilitar o desenvolvimento de uma atividade de História para os anos finais do Ensino Fundamental, contemplando o que foi visto até agora.

Antes de prosseguir...q

7 Depois do reconhecimento dos procedimentos básicos nos currículos, peça que os participantes colem os post-its no painel, de acordo com os critérios estabelecidos. Reserve 10 minutos para a demanda.

_______________________________________________________________

8 Com a tabela finalizada, explique que a sistematização realizada na tabela analítica, resultado das atividades 1, 2 e 3, será utilizada adiante, no Circuito de Mesas Temáticas, quando os educadores vão elaborar uma atividade para a sala de aula. ≈

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | Atividade 4

Nesta atividade será desenvolvido um Circuito de Mesas Temáticas, inspirado na metodologia ativa Gallery Walk, permitindo o desenvolvimento de uma atividade de História para os anos finais do Ensino Fundamental, contemplando as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades, permitindo o uso de diversas fontes e documentos, bem como as múltiplas linguagens como propostas pela BNCC. O trabalho desenvolvido nesta atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA GERAL 4 (Utilizar diferentes linguagens – verbal - oral ou visual-motora, como Libras, e

Tempo sugerido: 2 horas e 20 minutos.Objetivo: • Construir uma atividade com base em uma unidade

temática, um objeto de conhecimento e uma habilidade correspondente, que revele o desenvolvimento da atitude historiadora e procedimentos básicos propostos pela BNCC.

Material necessário: • Fichas (uma para cada grupo correspondente):

» Atividade - 6º ANO. » Atividade - 7º ANO. » Atividade - 8º ANO. » Atividade - 9º ANO.

ATIVIDADE 4_ CIRCUITO DE MESAS TEMÁTICAS

escrita -, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

5 Convide-os a iniciar a construção da atividade. Explique que, para além dos procedimentos, ela deve conter uma unidade temática, um objeto de conhecimento e uma habilidade a ser desenvolvida. Reserve uma hora para essa tarefa. _______________________________________________________________

6 Finalizadas as atividades de cada mesa temática, peça que os grupos circulem de mesa em mesa. O relator deve permanecer na mesa em que preparou o trabalho, já que caberá a ele explicar a atividade elaborada para os colegas dos demais grupos. Os visitantes devem avaliar e fazer sugestões à proposta de atividade. Peça que os relatores anotem as sugestões na última página da própria ficha. Formador, tenha em mente que a ideia é possibilitar não apenas a troca entre os grupos, mas principalmente revelar outras atividades, de anos diferentes, que permitem o desenvolvimento das propostas curriculares da BNCC, além das Competências Gerais 2 e 4. Estabeleça 40 minutos para essa parte do trabalho. _______________________________________________________________

7 Peça que os relatores dos grupos apresentem, em linhas gerais, a proposta da atividade e todas as sugestões feitas. Estabeleça vinte minutos para essa as apresentações.

1 Mantenha a mesma configuração de grupos da atividade anterior, apresente o objetivo do trabalho de agora e afirme que cada grupo será uma mesa temática, correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental.

_______________________________________________________________

2 Entregue as fichas aos grupos correspondentes. Peça que definam, novamente, as funções de cada um: leitores, redator (registro), facilitador (ajuda a estimular o grupo e a mediar conflitos) e relator (socialização). Estabeleça 5 minutos para essa divisão.

_______________________________________________________________

3 Como ponto de partida, oriente os educadores participantes para ler atentamente os critérios dispostos no roteiro (modelo) que vai servir para a elaboração de uma atividade de História. Estabeleça 5 minutos para essa tarefa. _______________________________________________________________

4 Explique que na atividade, os procedimentos 1, 2 e 3 deverão ser contemplados. Estimule os educadores participantes a consultar a tabela analítica novamente ou sempre que houver necessidade.

Formador em ação

Pauta formativa 2 | Atividade 4

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Formador, nesta atividade você encaminhou a realização de uma experiência prática com a metodologia ativa do Circuito de Mesas Temáticas, que possibilitou o estudo sobre as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades, assim como os procedimentos básicos propostos pela BNCC para o currículo de História para os anos finais do Ensino Fundamental. Agora, os educadores participantes vão sistematizar os conhecimentos adquiridos nesta pauta formativa.

Antes de prosseguir...q

8 Por fim, explique que essa dinâmica dos Circuitos de Mesas Temáticas pode ser replicada em sala de aula, uma vez que permite aos alunos serem protagonistas na construção do próprio conhecimento. Além disso, abra um espaço para dúvidas e demais perguntas. Estabeleça 10 minutos para essa conversa. ≈

Pauta formativa 2 | Atividade 4

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses e resolver problemas e criar soluções ‒ inclusive tecnológicas ‒ com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA GERAL 4 (Utilizar diferentes linguagens – verbal ‒ oral ou visual-motora, como Libras, e escrita ‒, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).

Tempo sugerido: 30 minutos.Objetivo: • Sistematizar as aprendizagens da pauta formativa.

Materiais necessários: • Ficha Sistematização Semáforo ‒ (uma cópia para cada grupo).• Etiquetas adesivas vermelhas para codificação formato 16 milímetros.• Etiquetas adesivas verdes para codificação formato 16 milímetros.• Etiquetas adesivas amarelas para codificação formato 16 milímetros.

ATIVIDADE 5_ SISTEMATIZAÇÃO

Pauta formativa 2 | Atividade 5

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

1 Para começar, entregue a ficha Sistematização Semáforo para cada grupo e uma folha de cada cor com etiquetas adesivas para codificação (vermelha, verde e amarela) e explique que a atividade de sistematização também é uma avaliação das aprendizagens do grupo.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, peça que os educadores participantes sinalizem as aprendizagens conforme os critérios estabelecidos no semáforo e escrevam sobre cada um dos tópicos: unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades e procedimentos básicos. Reserve dez minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

3 Peça que os grupos compartilhem as sistematizações e avaliações coletivas. Reserve 10 minutos para a demanda.

_______________________________________________________________

4 Por fim, estimule-os a responder às dúvidas que surgirem. Reserve 5 minutos para a tarefa. ≈

Formador em ação

Pauta formativa 2 | Atividade 5

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 2 | É hora de avaliar!

Tempo sugerido: 20 minutos

Materiais necessários: • Questionário Avaliação Participante -

História - Pauta 2 (uma cópia para cada educador).

• Questionário Avaliação Formador - História - Pauta 2.

É HORA DE AVALIAR!

1 Entregue o questionário de avaliação para cada educador participante e peça que respondam às questões. Enquanto isso, que tal preencher a sua avaliação, a do Formador? ≈

Formador em ação

Não deixe de ler e organizar as informações da avaliação para realizar ajustes em sua próxima formação.Atenção!

3

Pauta formativa

asBNCC pautas formativascompetênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

k

hMateriais necessários Clique aqui para acessar a lista completa

Tempo sugerido 6 horas

i

Conteúdos

• As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

• Autoria docente e atitude historiadora.• Uso de diversas fontes e documentos.

Objetivos gerais

Conhecer e vivenciar propostas metodológicas que possibilitam um diálogo entre os currículos estaduais de referência e as novas propostas da BNCC para desenvolver planos de aulas que estimulem a atitude historiadora e o uso de diversas fontes e documentos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Qual o foco da pauta?

Tratar das mudanças apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente de História, sobretudo a atitude historiadora1 e os processos que a compõem: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. E desenvolver a autoria docente mediante a apropriação da BNCC e a criação de um plano de aula de História com base nos currículos estaduais de referência.

Planejar aulas de História com a BNCCUm recorte temático –

Origem da humanidade e

os mitos de criação – para

desenvolver planos de

aula a partir dos currículos

estaduais de referência e das

novas propostas da BNCC

Pauta formativa 3

3

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3

Programação principale

Atividade Tempo sugerido Objetivos específicos Resumo

1 Aquecimento 50 minutos Ler texto sobre a elaboração de planos de aula e levantar práticas que dialogam com o roteiro descrito.

Leitura de texto, levantamento de práticas e compartilhamento de planos de aula.

2 Estudo de planos de aula

1 hora e 30 minutos

Analisar planos de aula de História dos anos finais do Ensino Fundamental que dialogam com a temática Origem da humanidade e os mitos de criação.

Estudo de planos de aula e a relação com a BNCC.

3 Reflexão: A BNCC e os currículos estaduais

50 minutos Refletir sobre os currículos estaduais e as novas propostas da BNCC para o componente História.

Levantamento de possibilidades de trabalho, relacionando os currículos estaduais de referência e as novas propostas da BNCC.

4 Construindo um plano de aula

2 hora e 10 minutos

Elaborar um plano de aula. Criação de uma aula de História, contemplando os currículos estaduais e as novas propostas da BNCC, com base na metodologia Design Thinking.

5 Sistematização e avaliação da aprendizagem

30 minutos Sistematizar e avaliar as aprendizagens. Sistematização e avaliação das aprendizagens da Pauta Formativa 3, a partir da atividade nuvem de tags.

Avaliação 10 minutos

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3

COMO SE PREPARAR PARA ESTA PAUTA FORMATIVA?

Formador, apresentamos a você a pauta formativa de História. Nela você encontrará propostas que visam ajudar o professor a compreender as principais mudanças trazidas pela BNCC, principalmente os processos de uma “atitude historiadora1”, esta que está estruturada em 5 eixos: Identificação2, Comparação3, Contextualização4, Interpretação5 e Análise6. Esses eixos constituem uma nova forma de pensar as práticas de ensino, possibilitando ao estudante descobrir e pensar, discutir e investigar, ao longo da sua vida escolar, sobre os sujeitos históricos nos mais diversos tempos

e espaços. Para isso, recortamos o tema Origem da humanidade e os mitos de criação. Ele se justifica tendo em vista as possibilidades de exercitar a investigação, o levantamento e identificação de hipóteses e porque contempla explicações científicas e explicações religiosas, possibilitando ao aluno conhecer versões diferentes sobre um mesmo tema. Desse modo, as atividades apresentadas abordam o tema de modo que seja possível aos educadores participantes vivenciar tanto os aspectos conceituais do tema, quanto as formas de desenvolvê-lo em sala de aula.

GLOSSÁRIO

1_ ATITUDE HISTORIADORA: Papel a ser desempenhado por docentes e discentes no processo de ensino e aprendi-zagem; a atitude historiadora é desenvolvida mediante os processos de: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. Esses processos devem ser recorren-tes nas práticas pedagógicas.

2_ IDENTIFICAÇÃO (PROCES-SO DE): reconhecimento de uma questão, um evento ou objeto: qual sua natureza , de que ele é feito, como foi pro-duzido, para que serve, quem o consome, alteração de significa-do em seu uso são aspectos que identificam determinado objeto, evento ou questão. Diferentes formas de percepção, sentido e interação de determinado objeto ou evento podem favorecer a compreensão da História e das mudanças sociais.

3_COMPARAÇÃO (PROCESSO DE): estabelecer semelhanças e diferenças; as semelhanças e diferenças podem ser esta-belecidas sobre as mais diversa situações: entre diferentes gru-

pos e culturas, entre diferentes contextos, entre diferentes con-cepções etc.; o estabelecimento de semelhanças e diferenças é fundamental para a aprendiza-gem, o pensamento crítico e a compreensão das sociedades. Importante no desenvolvimen-to da empatia, do respeito e no reconhecimento do outro.

4_ CONTEXTUALIZAÇÃO (PROCESSO DE): saber localizar momentos e lugares específicos de um evento, de um discurso ou registro de atividade humana, de modo a saber reconhecer a diversidade de sentidos atri-buídos em determinada época, grupo social, comunidade ou território. O estudante deve saber identificar a circunstância histórica e as condições espe-cíficas de determinado even-to,inserido-o num quadro mais amplo de referências sociais, culturais e econômicas. Um modo de problematizar determi-nada questão é contextualizá-la.

5_INTERPRETAÇÃO (PROCES-SO DE): o exercício de interpre-tar seja um texto, um objeto, uma obra artística ou qualquer

produção cultural é fundamen-tal para o desenvolvimento do pensamento crítico. Requer observação e reconhecimento da estrutura do objeto e das re-lações entre modelos e formas (semelhanças e diferenças) num determinado contexto temporal e espacial. O exercício de inter-pretação permite a compreen-são dos significados históricos dos eventos, dos marcos da memória e diferenças culturais e das diferentes atribuições de sentido.

6_ ANÁLISE (PROCESSO DE): habilidade de alta complexidade, pois pressupõe problematizar a própria escrita da História. A análise está sempre aberta e inconclusa e requer uma apre-ciação estética e sobretudo ética de determinada situação, evento ou objeto de estudo. Fundamental para o desen-volvimento da autonomia de pensamento e da capacidade de reconhecer diferentes contextos e sentidos.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3

COMO SE PREPARAR PARA ESTA PAUTA FORMATIVA? (continuação)

Formador, para atingir os objetivos da pauta e ajudar os educadores participantes a compreender as principais mudanças apresentadas pela BNCC, em especial os processos de uma atitude historiadora, é recomendável estudar os documentos indicados:

• Assista aos vídeos História na BNCC e BNCC: Desafios à vista, da historiadora Janice Theodoro, com uma breve apresentação sobre o componente História e os desafios postos pela BNCC, tendo aproximada e respectivamente, 5 minutos e 22 minutos.

• Leia o texto Como aprendi a fazer planos de aula, da blogueira da Nova Escola Mara Mansani, que apresenta as suas experiências e dicas na elaboração de planos de aula.

• Leia o texto Origem Humana, do site Só História, um resumo das principais características das teorias científica e religiosa da origem humana.

• Leia o texto Design Thinking, da Nova Escola, que apresenta a proposta de metodologia Design Thinking a favor da aprendizagem.

• Leia o texto Nuvem de Tags, do site Universia, com a proposta de Nuvens de tags para o uso em sala de aula.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 1

Mãos à obra!

Depois de fazer o acolhimento, siga o roteiro de atividades.

ATIVIDADE 1_ AQUECIMENTOw

Tempo sugerido: 50 minutos.Objetivo: • Ler texto sobre a elaboração de planos de aula e

levantar práticas que dialogam com o roteiro descrito.

Material necessário: • Texto Como aprendi a fazer planos de aula

(uma cópia para cada participante).

Nesta atividade, os participantes são convidados a refletir sobre o processo de elaboração de planos de aula, permitindo o reconhecimento de práticas já realizadas por eles no cotidiano escolar. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 1

1 Para começar, peça que os participantes se dividam em 5 grupos, explique o objetivo da atividade e entregue o texto Como aprendi a fazer planos de aula para cada um.

_______________________________________________________________

2 Peça que façam a leitura individual e atenta do texto. Determine 10 minutos para tal.

_______________________________________________________________

3 Agora, solicite que cada participante anote algum plano de aula já elaborado por ele que dialogue com os critérios mostrados no texto. Oriente que o plano em questão não precisa necessariamente contemplar todos os aspectos apresentados e peça que todos anotem os elementos que faltaram no plano de aula indicado, se for o caso. Exemplo: “No meu plano de aula sobre A Revolução Francesa para o

8º ano do Ensino Fundamental, apresento e/ou desenvolvo tais critérios, mas não contemplei esses outros”. Determine 20 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

4 Em seguida, peça que compartilhem os planos de aula levantados e as análises feitas sobre eles com os colegas de grupo, durante 15 minutos. Depois de compartilhados os planos, explique que a finalidade da reflexão e análise é mostrar como a elaboração de planos de aula é também uma prática de aprendizagem para o educador, uma vez que tornam claros os objetivos, as etapas e os critérios para determinada aula. Enfatize que a proposta do percurso formativo é dar exemplos de como elaborar planos de aulas contemplando as propostas da BNCC. ≈

Formador, até aqui você estimulou o levantamento, a reflexão e a análise de planos de aula com base na leitura de texto e do compartilhamento nos grupos, permitindo aos participantes reconhecerem as potencialidades e fragilidades de seus planos. Agora é hora de estudar planos de aula de referência a fim de identificar as novas propostas da BNCC.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 2

ATIVIDADE 2_ ESTUDO DE PLANOS DE AULA

A atividade estimula a identificação dos eixos da atitude historiadora, o uso de diversas fontes e documentos, as competências gerais e específicas para o componente História, assim como as estratégias e metodologias utilizadas em planos de aula que dialogam com o tema Origem da humanidade e os mitos de

criação, permitindo um trabalho que contemple diferentes fontes, visões e posicionamentos ao contexto histórico a ser estudado. A ideia é mostrar planos de aula alinhados à BNCC para que os participantes possam conhecer exemplos e elementos para viabilizar planos de aulas, considerando o currículo local e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 (Identificar

Tempo sugerido: 1 hora e 30 minutos. Objetivo: • Analisar planos de aula de História dos anos finais do Ensino Fundamental

que dialogam com a temática Origem da humanidade e os mitos de criação.

Materiais necessários:• Planos de aula:

» Plano de Aula 1 (uma cópia para cada grupo). » Plano de Aula 2 (uma cópia para cada grupo). » Plano de Aula 3 (uma cópia para cada grupo). » Plano de Aula 4 (uma cópia para cada grupo). » Plano de Aula 5 (uma cópia para cada grupo).

• Roteiro de Leitura e Análise (uma cópia para cada participante).• Textos BNCC - Competências Gerais e Específicas (uma cópia para cada grupo).• Canetas marca-texto.

interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários).

Pauta formativa 1 | Atividade 1

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Formador em ação

1 Para começar, explique que o objetivo da atividade é estudar (por meio de leitura e análise) planos de aula a fim de identificar as novas propostas da BNCC para o ensino de História.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, entregue para cada grupo uma cópia de cada plano de aula, uma cópia do Roteiro de Leitura e Análise e dos Textos BNCC - Competências Gerais e Específicas (uma cópia para cada grupo) e uma caneta marca-texto. É importante ressaltar para os educadores participantes que, para esta atividade, eles precisam definir as quem serão os leitores (com possibilidade de rodízio entre os integrantes). Enfatize que devem ser feitos registros individuais para que sejam utilizados na próxima etapa da atividade.

_______________________________________________________________

3 Convide os participantes a iniciar o trabalho com a leitura do roteiro. Estabeleça dez minutos para essa tarefa. Lembre-se, Formador, de que neste roteiro há questões que estimulam os participantes a refletir e identificar nos planos de aula as novas propostas da BNCC.

4 Oriente os grupos, estimulando o uso do marca-texto para que possam ir grifando as partes que julgam importantes e ou que respondam às questões do roteiro. Estabelaça 25 minutos para essa etapa.

_______________________________________________________________

5 Depois da leitura atenta e dos grifos, encaminhe os participantes para a discussão e o preenchimento do roteiro do plano de aula analisado. Reserve 30 minutos para essa tarefa.

_______________________________________________________________

6 Uma vez finalizado o roteiro nos grupos, peça que os participantes formem cinco novos grupos, contemplando os cinco planos de aula trabalhados. Ou seja, cada novo grupo deve ser formado por pelo menos um integrante da composição anterior, de forma que possam discutir suas análises sobre cada um dos planos analisados.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 2

Nesta atividade, Formador, você exercitou a curiosidade intelectual do grupo, a análise crítica e o trabalho coletivo, com a leitura de planos de estudo sobre temas que dialogam com a Origem da humanidade e os mitos de criação e do compartilhamento das análises, permitindo uma ampliação do repertório dos participantes quanto às práticas e estratégias para o ensino de História. Agora é hora de vivenciar a construção individual e coletiva de planos de aula, considerando os currículos estaduais de referência e das novas propostas da BNCC.

Antes de prosseguir...q

7 Estimule os participantes a compartilhar, um a um, o plano de aula lido e analisado na composição anterior de grupo. A ideia é mostrar formas de comunicação de um estudo, de uma leitura, de uma análise e ampliar o repertório dos participantes quanto às possibilidades de atividades que contemplam as novas propostas da BNCC. Reserve 25 minutos para a demanda. ≈

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 3

ATIVIDADE 3_ REFLEXÃO: A BNCC E OS CURRÍCULOS ESTADUAIS

Tempo sugerido: 50 minutos.Objetivo: • Refletir sobre os currículos estaduais e as novas propostas

da BNCC para o componente História.

Materiais necessários: • Textos BNCC - Competências Gerais e Específicas

(entregue na atividade anterior).• Canetas hidrográficas coloridas. • Cartolinas coloridas. • Post-its coloridos – ou pedaços de papéis coloridos no tamanho

8 x 10 centímetros.

A atividade conduz os participantes para uma reflexão sobre a possibilidade de construir aulas com base no currículo estadual local, alinhando-os às novas propostas da BNCC. Além disso, promove a reflexão, a imaginação e a criatividade - competências presentes na BNCC. A atividade tem relação com COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 (Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários).

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 3

Formador em ação

1 Entregue uma cartolina e um bloquinho de post-its para os mesmos grupos do fim da atividade anterior.

_______________________________________________________________

2 Explique brevemente o objetivo da atividade e aponte que, individualmente, eles devem refletir sobre o objeto do conhecimento (recorte temático) desenvolvido na atividade anterior, os currículos estaduais de referência de História, as competências e os eixos propostos pela BNCC (presentes nos documentos entregues).

_______________________________________________________________

3 Para começar, pergunte para os participantes qual a importância do tema Origem da humanidade e os mitos de criação para o ensino de História. Questione também como, eles, da área de História, podem trabalhá-la em sala de aula contemplando o currículo estadual e as novas propostas da BNCC.

_______________________________________________________________

4 Solicite que anotem as perguntas na cartolina, em duas colunas distintas, para que possam ser preenchidas com os post-its. Aqui se espera que os participantes enfatizem a importância de se estudar a gênese humana, considerando de diferentes explicações, visões

e posicionamentos, como proposto na Competência Específica 4, permitindo fomentar nos alunos uma autonomia de pensamento1, tal como definido na BNCC para o componente História.

_______________________________________________________________

5 Peça que anotem nos post-its as hipóteses e possibilidades de trabalho e os coloquem no cartaz. Com isso, Formador, verifica-se o exercício da reflexão e do levantamento de hipóteses, da imaginação e da criatividade, como proposto na Competência Geral 2. Reserve 15 minutos para essa etapa.

_______________________________________________________________

6 Em seguida, convide os participantes para o revezamento a fim de que possam ter contato com as reflexões dos outros grupos. Peça que marquem com caneta colorida os post-its que contêm informações que julguem interessantes e importantes. Disponha 25 minutos para a tarefa.

_______________________________________________________________

7 Em seguida, peça que retirem todos os post-its, inclusive os que foram marcados pelos demais educadores como pontos fortes da proposta, pois eles serão utilizados na próxima atividade. Formador,

GLOSSÁRIO:

1_AUTONOMIA DE PENSA-MENTO: A percepção de que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem e de que existe uma grande pluralidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a auto-nomia e a formação para a cidadania.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 3

você pode orientar que os participantes dividam entre si uma quantidade de post-its de forma que cada educador participante fique com pelo menos um.

_______________________________________________________________

8 Por fim, apresente as competências gerais e específicas trabalhadas e comente brevemente sobre a atividade desenvolvida. Reserve 10 minutos para essa proposta de encerramento. ≈

Formador, na atividade anterior, você estimulou a reflexão e o levantamento de hipóteses sobre a importância do tema Origem da humanidade e os mitos de criação e possibilitou o trabalho com os currículos estaduais de referência, juntamente com as novas propostas da BNCC, e uma avaliação coletiva das produções. Agora, será proposta a ampliação e o aprofundamento dessa reflexão, por meio da construção de planos de aulas de modo colaborativo e criativo, seguindo a metodologia ativa Design Thinking.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 4

ATIVIDADE 4_ CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA

Tempo sugerido: 2 horas e 10 minutos.Objetivo: • Elaborar um plano de aula.

Materiais necessários: • Síntese - Atitude Historiadora (uma cópia para cada grupo).• Textos BNCC - Competências Gerais e Específicas (uma cópia para cada grupo).• Roteiro de Construção ((uma cópia para cada grupo).• Guia - Plano de Aula (uma cópia para cada grupo).• Diagrama - Plano de Aula (uma cópia para cada grupo).• Cartaz Etapas - Design Thinking (somente para você, formador).• Canetas hidrográficas coloridas • Lápis de cor.• Cartolinas coloridas.• Papel pardo.• Post-its ou cartões retangulares coloridos no tamanho 8 x 10 centímetros.• Etiquetas adesivas vermelhas para codificação formato 12 milímetros.• Etiquetas adesivas verdes para codificação formato 12 milímetros.• Etiquetas adesivas amarelas para codificação formato 12 milímetros.

A atividade vai possibilitar aos participantes uma experiência prática, criativa e colaborativa de construção de planos de aulas, com o objetivo de contemplar os currículos estaduais de referência e as novas propostas da BNCC, principalmente a atitude historiadora, a autonomia de pensamento e o uso de diversas fontes, documentos e versões, em suas mais diversas linguagens, a partir da metodologia ativa Design Thinking, que permite de maneira criativa imaginar, refletir, analisar e projetar possibilidades de trabalho em sala de aula. A atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções ‒ inclusive tecnológicas ‒ com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e com a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 (Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários).

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 4

1 Para começar, peça que os participantes organizem outras cinco novas configurações de grupos. Cada grupo deve escolher um relator. Lembre-os de levar os post-its da outra atividade, pois eles serão utilizados agora.

_______________________________________________________________

2 Em seguida, já com os grupos estabelecidos, entregue uma cópia por grupo dos seguintes textos-base: Síntese ‒ Atitude Historiadora, Textos BNCC ‒ Competências Gerais e Específicas, Roteiro de Construção, Guia ‒ Plano de Aula, e Diagrama ‒ Plano de Aula.

_______________________________________________________________

3 Explique que eles terão a tarefa de elaborar um plano de aula de modo coletivo, colaborativo e de forma autônoma. Peça que iniciem a atividade com a leitura das orientações do roteiro. Explique que a sua função será meramente mediadora. A ideia é atribuir aos participantes o controle de todo o processo da atividade. Porém, formador, fique atento e alerte-os caso os tempos definidos não estejam sendo cumpridos. Diga, também, que nesse momento eles podem utilizar como inspiração os apontamentos feitos nos post-its

da atividade anterior.

4 O roteiro também será seu guia de atuação, formador. Auxilie os participantes na passagem das etapas.

_______________________________________________________________

5 Terminados os planos, enfatize a importância da realização de um esboço com uma sequência das atividades, um passo a passo (momentos) desse plano, do outro lado da folha do diagrama (A3).

_______________________________________________________________

6 Em seguida, oriente a dinâmica de avaliação por rodízio nas mesas e sinalização com etiquetas. Peça para que o relator fique na mesa de trabalho e peça para que os demais integrantes se dirijam a outras mesas (em sentido horário). A ideia é que os participantes possam ter contato com os demais planos para avaliar as produções até então feitas. Lembre-se, Formador, de se guiar pelo roteiro da atividade.

_______________________________________________________________

7 Entregue nesse momento três folhas de etiquetas de avaliação (uma verde, uma amarela e uma vermelha). Explique o significado de cada uma delas (verde: ótimo, amarela: rever, e vermelho: modificar). Cada grupo pode colar apenas duas bolinhas no diagrama de cada mesa. Essa avaliação deve ser específica, apontando onde deve ser

Formador em ação

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 4

feita ou não a revisão ou a modificação. Exemplo: bolinha amarela (rever) no campo das competências específicas, e assim por diante.

_______________________________________________________________

8 Toda vez que a avaliação for amarela ou vermelha, peça que os participantes-avaliadores registrem em post-its os problemas encontrados ou as sugestões de revisão.

_______________________________________________________________

9 Depois do rodízio dos participantes e das avaliações dos planos, é a hora dos grupos revisarem as suas produções, levando em consideração as sugestões e os apontamentos feitos.

_______________________________________________________________

Por fim, explique a metodologia Design Thinking com o cartaz com as etapas em mãos, mostrando o que os participantes vivenciaram. ≈

Nesta etapa, Formador, você estimulou a participação ativa dos educadores na construção de planos de aula, com base nos currículos estaduais de referência e nas novas propostas da BNCC. Apresentou uma nova dinâmica que pode ser utilizada por eles em sala de aula, a metodologia Design Thinking, que permite aos alunos uma autonomia de ação e pensamento na construção do conhecimento histórico, assim como para elaborar estratégias aos desafios e problemas encontrados. Agora, vamos sistematizar e avaliar os aprendizados da Pauta Formativa 3.

Antes de prosseguir...q

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 5

ATIVIDADE 5_ SISTEMATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tempo sugerido: 30 minutos.Objetivo: • Sistematizar e avaliar as aprendizagens.

Materiais necessários: • Desenho Tag 1 (uma cópia para cada participante). • Desenho Tag 2 (uma cópia para cada participante). • Desenho Tag 3 (uma cópia para cada participante). • Desenho Tag 4 (uma cópia para cada participante). • Desenho Tag 5 (uma cópia para cada participante). • Modelo Tags (uma cópia somente para você, Formador).• Canetas hidrográficas coloridas. • Lápis de cor.

Nesta atividade, os participantes irão sistematizar as aprendizagens de modo criativo, a partir de uma nuvem de tags2. Essas palavras-chaves serão levantadas pelos participantes e serão dispostas em um desenho, evidenciando a importância desses aprendizados pelo tamanho que as palavras ocupam na ilustração. Esta atividade tem relação com a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

GLOSSÁRIO

2_NUVEM DE TAGS: Uma tag, ou em português etiqueta, é uma palavra-chave ou termo associado com uma informação que o descreve e permite uma classificação da informação ba-seada em palavras-chave.

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | Atividade 5

1 Para começar, entregue uma cópia de desenho para cada participante. Garanta que sejam diferentes para os membros de um mesmo grupo.

_______________________________________________________________

2 Pergunte a todos quais os aprendizados do dia de hoje e oriente que façam um levantamento e escrevam em folhas os aprendizados individuais em forma de palavras-chaves.

_______________________________________________________________

3 Em seguida, apresente o modelo de nuvens de tags e explique a palavra tag (etiqueta) e a lógica da atividade: palavras maiores têm maior importância e maior aprendizado. Palavras menores têm menor importância e menor aprendizado.

4 Peça que os participantes façam as suas nuvens de tags. Determine prazo de 20 minutos para tal. Explique que a atividade pode ser feita em sala de aula com os alunos para diversas finalidades e que há recursos online que permitem fazer nuvens de tags com diversas formas e cores.

_______________________________________________________________

5 Por fim, pergunte aos participantes se há dúvidas, angústias ou outras colocações que querem manifestar. Reserve 10 minutos para essa momento final. ≈

Formador em ação

as pautas formativasBNCC competênciasAfBNCC e currículo_percurso formativo

Anos finaisHistória

Pauta formativa 3 | É hora de avaliar!

Tempo: 10 minutos.Material necessário: • Avaliação Participante - História - Pauta 3

(uma cópia para cada educador). • Avaliação Formador - História - Pauta 3.

É HORA DE AVALIAR!

1 Distribua uma cópia para cada participante da avaliação e solicite que respondam e entreguem no final.

_______________________________________________________________________________

2 Não esqueça de fazer a sua autoavaliação, Formador. ≈

Formador em ação

FUNDAÇÃO LEMANN

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Tudo isso começa pela educação pública de qualidade e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais. Desde 2002, nós colaboramos com iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Um Brasil com igualdade de oportunidades em que todos podem sonhar, realizar e chegar cada vez mais longe.

INSTITUTO REÚNA

Educação é um direito de todas as crianças, adolescentes e jovens do Brasil. O instituto Reúna – organização sem fins lucrativos fundada por Katia Smole, educadora ex-secretária de Educação Básica do MEC – acredita, no entanto, que não se trata de qualquer uma, e sim de uma educação transformadora, que prepara para a vida, para a cidadania e para a formação social e humana.

O objetivo do Reúna, portanto, é garantir uma educação mais significativa, de qualidade e com equidade. Para isso, dispõe de ferramentas técnicas e conteúdos práticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular, que ajudam a estruturar e alinhar as diferentes frentes de ensino – dos currículos aos materiais didáticos, passando pelas avaliações e pelas práticas pedagógicas. Reúne o que há de melhor nas experiências e referências educacionais; reúne conhecimentos para a secretaria de educação, a escola e o professor; reúne oportunidades e caminhos para a educação avançar.