ano xxvi - nº 318 - agosto de...

10
www.radiocorfm.com.br Rádio Cor ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017 www.radiocorfm.com.br

Upload: phamdan

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

www.radiocorfm.com.br

Rádio Cor

ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017

www.radiocorfm.com.br

Page 2: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

Editorial

“Família, luz para a vida em Sociedade.”

Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017 0 20 20 20 20 2

NNNNN

As matérias disponibilizadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seus autores.

Fundador: Pe. Cláudio WeberscjData de Fundação: 01/10/1990Editor Responsável: Pe.Marcelo Alves dos Reis, scjCoordenadora: Patrícia MeloDigitação e Diagramação: Wasley CaetanoAmimRedação: Equipe Informativo São VicenteTiragem: 5.000 - Distribuição: GratuitaImpressão: FUMARC - (0xx31) 3249-7400

Praça São Vicente Férrer, 27 - Formiga-MG CEP: 35.570-000 Fone: (0xx37) 3322-2131

INFORMATIVO

BatizadosMatriz no 2º e 4ºDomingo às 9h30

Santo Antônio3º Sábado às 19h

Santa Luzia1º Sábado às 19h

Imaculada1º e 3º Domingo às 8h

Rosário3º Domingo às 17h

Santo Expedito2º Domingo ás 09h30

o dia 30/06/2002 quandoo Brasil conquistou o

pentacampeonato de futebol,aconteceu o que todos os católicose evangélicos deveriam fazer epoderiam compreender a respeitodos símbolos e das imagens. Todosos jogadores beijaram aquelaimagem de uma bola. Ninguém aadorou. Não estamos dizendo quea bola de ouro era mágica. Estavambeijando o símbolo de sua vitória,depois de terem, de joelhos,católicos e evangélicos, agradecidoa Deus.

Naquele jogo memorável, osatletas e a comissão técnica fizerammais pelo ecumenismo do que, àsvezes, os padres e pastores fazem;oraram e agradecidos beijaram aimagem de sua vitória.

Encaro as imagens como encaroaquela taça. Lembrava e vai semprelembrar que Deus permitiu a vitóriados jogadores desacreditados, quepela sua humildade venceram adescrença e encheram um país dealegria e esperança. Ao beijá-laestavam agradecendo o SenhorDeus que lhes dava aquela alegria.Não foi idolatria. Ficou claro natelevisão.

Sugiro aos católicos e evangélicosque, quando alguém beijar umaimagem de Maria, sejam tão

inteligentes quanto foram os jogadores doPentacampeonato.

Pode ser que, no meio de 170 milhõesde brasileiros, uns 2% fossem contraaqueles beijos na imagem da bola e uns3% viessem a adorá-la. A imensa maioriasabia muito bem o que era beijar e ergueraquela taça. Se beijar de maneiraconsciente aquela imagem de ouro não foiidolatria, beijar a imagem de Cristo ou deMaria também não é. Depende da intenção.

Eu sei o que é beijar uma imagem. Quemme chamar de idólatra por isso, vai serresponsável por calúnia e difamação, damesma forma que será responsável, sedisser que osheróis doPentacampeonatoadoraram aquelabola de ouro. Foium gesto defelicidade. Nãotinha nada a vercomo o bezerro deouro da Bíblia. Nãotrataram a bolacomo deusa.Quando beijamosas mãos de nossamãe, não estamosdizendo que ela éuma deusa. Écarinho!

Imagens sãocoisas boas. Bem

util izadas são uma formapedagógica de levar à oração.Os israelitas mordidos porserpentes no deserto olhavama imagem de bronze de umaserpente e pensavam emDeus. E Deus os libertava

Quem é inteligente, sabe oque os sinais representam.Quem não pensa acabaconversando com a imagemcomo se ela tivesse poder. Sequiser falar olhando para aimagem que o faça. Masexplique porque alguém nãovai entender! Eu tenho Bíbliae sei usá-la. Tenho imagens esei usá-las. Deus sabe que eusei. Se alguém me critica porisso, o problema já não é meu.Está falando sem saber o quesinto e o que penso. Julgou-mepelas aparências. E foi Jesusquem disse que ninguém devejulgar os outros. (Mt 7,1)Dependendo da cerimônia, eubeijo o altar e a imagem doCristo crucificado. É um sinal deminha gratidão da mesmaforma que Deus enche meuscaminhos de sinais do seuamor.

Neste ano, a reflexão para a“Semana Nacional da Família” queserá celebrada de 13 a 19 deagosto, está em sintonia com oimpulso da Igreja no Brasil paraque seja percebida a importânciadas ações dos cristãos leigos eleigas na sociedade. E o PapaFrancisco nos mostra umacaracterística fundamental dafamília cristã:é “a família quereza”. O Evangelho coloca emevidência dois modos de rezar,um falso – aquele do fariseu – eoutro autêntico – aquele dopublicano. O fariseu encarna umaatitude que não exprime agratidão a Deus pelos seusbenefícios e a sua misericórdia,mas sim satisfação de si. Já aoração do publicano é a oraçãodo pobre, que agrada a Deus,que, ‘chega às nuvens’,enquanto a do fariseu ésobrecarregada pelo peso davaidade.

Gostaria,então, de perguntara vocês: rezam alguma vez emfamília? Alguns sim, eu sei. Mas

Anuar Teodoro Alves

tantos dizem:em família,como se faz?P o r q u eparece que aoração sejaalgo pessoale então nãohá nunca umm o m e n t oa d e q u a d o ,tranquilo, emfamília… Sim,é verdade,mas ét a m b é mquestão dehumildade, dereconhece rque temosnecessidadede Deus,como opublicano! Etodas asfamílias têmnecessidadede Deus:todas, todas!

E é necessáriosimplicidade: pararezar em família: rezarjunto o ‘Pai Nosso’,em torno da mesa,não é algoextraordinário: é algofácil. E rezar junto oTerço, em família, émuito bonito, dá tantaforça! E também rezarum pelo outro: omarido pela esposa, aesposa pelo marido,ambos pelos filhos, osfilhos pelos pais, pelosavós… Isto é rezar emfamília, e isto tornaforte a família: aoração.

Que a SagradaFamília abençoe esantifique nossasfamílias, para quebusquemos serfamílias discípulas em i s s i o n á r i a s ,anunciando a todos aalegria do CristoRessuscitado.

Page 3: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 20170 30 30 30 30 3

“NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, FUI EU QUEVOS ESCOLHI” JO 15,16

Vista-sebem...para ser

bem visto

R. Barão de Piumhi, 53- FormigaFone: 3322-1308 - Fax: 3322-1843

Nossospatrocinadores:

Transportes depassageiros,

cargas,encomendas e

turismoFormiga

São PauloB.HorizonteCampo Belo

Temos o presente quevocê procura pelo preço

que você deseja.

Fone: 3321-2877

CASA 505

Minas ComercialMateriais de ConstruçãoR u a : A v. G u i o m a rG a r c i a N e t o , 2 0 5 ,

C e n t r o

F o n e : 3 3 2 2 - 2 9 6 0

O Evangelho de João,já disseram os teólogos, é umpoema à vida, uma grandecatequese e de profundo saberteológico que nos permite, comoleitores, uma visão da Pessoadivina de Jesus, externando aespiritualidade de alguém queviveu intensamente umaexperiência de fé, gravou-a nocoração e ainda é, sem dúvida,o testemunho do discípulo “queJesus amava”... Os escritos deJoão são essenciais à autênticaespiritualidade cristã. Sãopalavras que brotaram do maisíntimo de seu coração,evidenciando a espiritualidade deum homem íntimo de Jesus eMaria. O Evangelista nos mostraque “Jesus é a Palavra que revelaDeus aos homens”. Transformarágua em vinho foi o primeiro sinalda ação missionária de Jesus eque resume todo o seuministério, cuja meta será atransformação da humanidade.Por Jesus, os seres humanostransformarão suas relações comDeus e entre si. Em suas palavras

Lurdinha Gomes

de despedidas aos apóstolos, Jesussalientou a importância do amorfraterno: “Este é o meumandamento: amai-vos uns aosoutros, como eu vos amo”... Não équalquer amor... ao meditar estaperícope nós nos sentimos tãopequenos!... Jesus nos ama muito!Ele diz em 15,9: “Como o Pai meama, assim também eu vosamo. Perseverai no meuamor...” Jesus revela aosapóstolos todo o amor quesente pela humanidade! Eainda acrescenta o valor daperfeita amizade: “Vós soismeus amigos, se fazeis o quevos mando”. “Já não voschamo servos, porque o servonão sabe o que faz seu senhor.Mas chamei-vos amigos, poisdei a conhecer tudo quantoouvi de meu Pai”. “Não fostesvós que me escolhestes, maseu vos constitui para quevades e produzais frutos, e ovosso fruto permaneça...”(15, 12 ss). Jesus continua anos chamar, continua a nosfalar da necessidade de amar

Todos os anos,durante o mês deagosto, a Igreja no

Brasil convida os fiéis a refletiremsobre as vocações, emdiferentes aspectos. Em 2017,o chamado “mês vocacional” iráfocar no exemplo de NossaSenhora.

Com o tema “A exemplo deMaria, discípulos missionários” eo lema “Eis-me aqui, faça-se”,a CNBB busca motivar a oraçãopelas vocações nascomunidades, paróquias edioceses, além de conscientizaradolescentes e jovens aochamado de servir a Igreja. Aescolha da temática se deu por‘Nossa Senhora ser exemplo demulher de oração’. A oração é,também, o pedido que NossoSenhor faz aos discípulos quandovê o tamanho da messe sem onúmero suficiente de pastores,“a messe é grande, mas osoperários são poucos”. Aintenção, deste ano, éjustamente alertar para onúmero de vocações sacerdotaise religiosas no Brasil. É pedir aoSenhor da messe que envieoperários. A oração é o meioprivilegiado para suplicar, pedir

MÊS VOCACIONAL NO ANO MARIANOJulieta Voiêtta

ao Senhor que envie esses operáriosque a Igreja tanto precisa. O nossopovo sedento de Deus, sedento detranscendência, sedento doE v a n g e l h onecessita depastores, dep e s s o a scapazes deanunciar essaPalavra comofez Maria, istoseja noM i n i s t é r i oOrdenado, sejaatravés da VidaC o n s a g r a d a ,seja através doa n ú n c i oc a t e q u é t i c o ,nas diversasatividades doc o t i d i a n oe,também, nomundo leigo.

O mêsvocacional é,t a m b é m ,celebrado nocontexto do AnoN a c i o n a lM a r i a n o ,proclamado pelaCNBB, por

ao próximo como a nós mesmos...Seria um mundo novo, cheio depaz e concórdia, não seria minhagente? Jesus continua a noschamar, a nos escolher, a nosmostrar como ser cristão, mesmono século XXI! Poderíamos tentaralcançar esta meta! Vamosjuntos?!

ocasião dos 300 anos do encontroda imagem de Nossa SenhoraAparecida, no Rio Paraíba do Sul.Por isso, a escolha da temática

dedicada a NossaSenhora, também,se fez presente.

“A Igreja noBrasil realmentedeseja, neste mêsde agosto de2017, promoverum grandemutirão e dentrod a scomemoraçõesdos 300 anos doencontro daimagem de NossaS e n h o r aA p a r e c i d arealmente suplicarao céu que nãofalte operáriospara a vinha.Espera-se quemuitos jovens dosexo feminino, dosexo masculinopossam respondercomo fez Maria:Eis-me aqui, faça-se segundo a tuapalavra”.

Page 4: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 40 40 40 40 4Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017 0 40 40 40 40 4

No dia 04 de Agostocelebramos São JoãoMaria Vianey, o CuraD´ars, padroeiro dos

párocos. Porisso mesmo,t a m b é m ,neste diacomemoramoso Dia doP a d r e .Portanto, umm o m e n t oa p r o p r i a d op a r ar e f l e t i rmossobre apresença tãoimpo r t an t ed e s t e shomens de

Deus em nossas vidas.O padre é aquele que deixou tudo

para continuar a missão especial deJesus de evangelizar, de semear aPalavra de Deus, construir o Reino depaz e amor, de acolher e de unir. Éalguém que conhece a alma humanae que traz o perdão e a bênção. Émuito gratificante, uma comunidadecomo a nossa, poder contar compadres tão zelosos e que sabemcuidar e acompanhar tão bem o povo

Ao longo do mês dejulho, recebemos umavisita especial, o chileno ePostulante DehonianoGérman Loyola, quepassou em Formiga apedido do Superior Chilenosua pastoral de férias.Conheça um pouco do seutestemunho de vida evocação:

Ingressei no seminário oano 2014. No ano passado,me formei em filosofia e,este ano, estou fazendo opostulantado na cidade deJaraguá do Sul, estado deSanta Catarina.

Sou natural deSantiago e formado emgeografia na PUC doChile, parte importantedo cultivo de minhavocação à vida religiosae sacerdotal.

Desde adolescenteparticipei na pastoral deminha paróquia ediocese até que, nafaculdade, conheci aoPadre Johnny Li (hojesuperior da província doChile) que ministravaaula de Direito Matrimonial e eu cursei.Foi aí que conheci a congregaçãodehoniana e a vida religiosa e pensei queaqui é onde Deus me quer. Durante o

OS PADRES DE NOSSA PARÓQUIA

SER CATEQUISTA É UMA VOCAÇÃO

“Ser” catequista!Não trabalharcomo catequista:Isso não adianta!Trabalho comocatequista,Porque gosto deensinar...Se porém tu nãoés catequista, nãoadianta!Não serásfecundo, nãoserás fecunda!Catequista é uma vocação.“Ser catequista”: esta é a vocação;Não trabalhar como catequista.Atenção que eu não disse “fazer” Ocatequista,mas “sê-lo”, porque compromete a vida:guia-se para o encontro com Cristo,através das palavras e da vida,atravésdo testemunho.” Papa Francisco

A vocação do Catequista é umchamado que Deus faz às pessoas quese comprometem com o trabalho deconstrução do seu Reino. Um chamadoa sair de si mesmo e ir ao encontro dooutro, fazendo-o encantar por JesusCristo e por sua proposta de vidaplena. O Catequista é alguém querecebeu o chamado para esseministério. É um passo a mais noseguimento e no testemunho a Jesus

Aparecida Borges

Cristo.Catequista é

alguém chamado aconhecer JesusCristo, amá-lo elevar suamensagem a todospor meio dotestemunho devida.

Ser catequista éviver uma vocaçãoc a r a c t e r í s t i c adentro da Igreja.

Ela é uma realização da vocaçãobatismal. Pelo Batismo, todo cristãoé mergulhado em Jesus Cristoparticipante de sua missão proféticade proclamar o Reino de Deus.

Ser Catequista é ser testemunha,instrumento de Deus.

Catequista não anuncia a si mesmo,mas a Jesus Cristo e sua mensagem!

Catequista é aquele que é enviadopara ser apóstolo!

Catequista é uma pessoa de fé eoração!

Catequista é aquele que tem umagrande missão!

Parabéns pela sua coragem de serCatequista, pela sua doação aosoutros, pela sua disponibilidade e seuquerer!

Conte sempre com o grandeCatequista: JESUS CRISTO.

VISITA ESPECIAL

Ruy Martins

que Deus lhe confiou.Através deles, podemosencontrar o verdadeirocaminho da conversão eda vida plena em Cristo.Nós, da Paróquia SãoVicente Férrer, somos, defato, privilegiados porcontarmos com nossospadres.

Hoje, residem em nossaParóquia, cincosacerdotes. São eles, Pe.José Stolfi, que tantobem já fez à comunidadee que agora, em funçãoda idade avançada, já não ministramais os sacramentos. Mas, continuasendo uma presença importante de

um “pai” por quemtodos nós temos umcarinho todo especial.Pe. Sebastião que,apesar da idadetambém avançada,continua firme seutrabalho pastoral,ministrando ossacramentos e fazendosempre questão deestar presente nasvárias comunidadescelebrando eparticipando dasatividades da Paróquia.

Pe. Iliseu, sempre acolhedor esimpático, gosta de estar no meiodo povo. Tem muita experiênciapastoral e está sempre presentenos movimentos, encontros,formações e comunidades. Pe.Cleuber, um estudioso e zelosocom a doutrina e a tradição daIgreja. Sempre alegre e com umsorriso no rosto, participa devárias atividades da Paróquia ecuida do setor juventude. Por fim,nosso pároco, Pe. Marcelo, queapesar do pouco tempo em nossaParóquia já ganhou a simpatia, oacolhimento e o apoio dosparoquianos. Prudente e

cauteloso, mas aomesmo tempo firmee determinado, estátrabalhando narenovação e revisãode várias atividadesparoquiais.

Todos eles,movidos pela açãodo Espírito Santo einspirados peloCarisma Dehoniano,cuidam bem do povoque Deus lhesconfiou e fazem denossa Paróquia umterreno férti l deonde brotammuitos frutos ebênçãos para ocrescimento efortalecimento doReino de Deus. QueMaria, nossa Mãe,c o n t i n u eabençoando eintercedendo pelavocação de cadadeles, para quecontinuem firmesem sua missão.Assim seja, Amém!

último ano de faculdadecomecei com uma c o m p a n h a m e n t ovocacional na congregaçãopara depois ingressar nopropedêuticono ano 2014.Nos anos 2015 e 2016 fiz ocurso de Filosofia nafaculdade e no segundoperíodo do 2016 meuformador informou-me queeu ia realizar o postulantadoe noviciado no Brasil, nacidade de Jaraguá do Sul/SC.Para mim foi difícil assumiressa nova missão, mas aoração me levou a aceitar

com amor este novodesafio. Agora não querodeixar este país, poisdesde o primeiro mês meapaixonei por este país,Agora, estou em Formigaconhecendo um jeitodiferente de viver a fé,mais piedosa e de forteoração. Formiga tem umencanto único, de umpovo atencioso, carinhosoe muito simples. Semdúvida, que agora consigoentender o porquê deFormiga ser uma cidade

que tem muitas vocações. Volto aSanta Catarina com o coração cheio deamor e com a esperança de voltar umdia.

Page 5: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 50 50 50 50 5 Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 20170 50 50 50 50 5

Há muitas formas de servir a Deuse arte é uma delas. Ele confia aalguns a vocação especial de serartistas e os chama a colocar seustalentos a serviço do próximo e dacomunidade.

Quem, numa celebração, nuncase sentiu tocado por uma boamúsica, uma poesia, uma belaimagem, ou um ambiente,cuidadosamente, ornamentadopara orar? De fato, a arte conseguecaptar os vários aspectos damensagem, transformando-os emsons, cores, formas, que atraem aatenção de quem os ouve e vê.

Mas toda essa beleza não farianenhum sentido e não atingiria detal modo o coração das pessoasse ela não tivesse em Deus que éo seu início e seu ápice. O artíficealcançará esse objetivo se estiverem sintonia com os desígnios doGrande Artista; a beleza de suaarte será o meio paraatrair as pessoasÀquele que é averdadeira fonte einspiração de todas asformas de expressãoartística.

É por isso que a arteé um forte instrumentode evangelização,sobretudo, na Liturgia.E é por isso, também,que a Igreja há muitovem fazendo um apeloaos artistas. Nossoamado São João PauloII, na Carta aosArtistas (1999),afirmava que “abeleza é a vocação a

VOCAÇÃO E ARTEque o Criador o chamou como dom do talento artístico”.

Muito antes disso, naconclusão do Concílio VaticanoII (1965), foi dirigida aos artistasuma mensagem que continhacerto teor de preocupação: “Omundo em que vivemos temnecessidade de beleza paranão cair no desespero”(Mensagem do Concílio aosArtistas-Dez/1965).

Hoje, a Igreja e o mundo aindacontinuam a necessitar dehomens e mulheres quereceberam a tarefa de tornarvisível a expressão do bem,através da arte, comcriatividade e respeito aosagrado. Talvez seja você umdeles, a quem Deus estejaaguardando resposta ao conviteque Ele incessantemente faz:“Vem e segue-me”!

Page 6: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 60 60 60 60 6Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017 0 60 60 60 60 6

DE MARIA NOS VEIO AGRANDE LUZ QUE É JESUS!

DIMENSÕES DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Dia 15 de agosto,celebramos o DIA DA

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA. Enada melhor do que falarmos deMaria. Escolhida, desde sempre, porDeus, para ser a Mãe do Salvador,Maria não se intimidou diante darevelação do Anjo: “Não tenhamedo, Maria! Deus está contentecom você. Você ficará grávida, daráà luz um filho e Lhe dará o nome deJesus”. (Lc1,30)

Contente, por quê? Porque Maria,envolvida na Luz Divina, deixou quea sua alma fosse inundada pelosraios da esperança, da confiança edo Amor de Deus! Contente, porquena pequenez e humildade de Serva,Maria se agigantou como a Nova Eva,a Mulher vestida de Sol, a BemAventurada, a Cheia de Graça! Marianão teve medo do sofrimento, nãoteve dúvidas diante do risco de serapedrejada em praça pública. O seuSIM era imenso etransformador,porque ahumanidade inteira esperava poraquele momento de Luz! E a Luzque já habitava a terra, agorareceberia um rosto, um corpo, umaforma humana. A LuzInacessível(1Tim6,16) agora setransformaria em VERBO DIVINO! ALuz veio para libertar e curar. Veiopara confundir, veio para dissipartodas as trevas! Veio para iluminare salvar: “Eu sou a luz do mundo,quem me segue nunca andará na

Quando falamosE s p i r i t u a l i d a d eDehoniana estamosfalando do modo como

P. Dehon sintetizou aespiritualidade ligada ao SagradoCoração de Jesus. Por isso,vamos, aqui, delinear 3 níveis decompreensão dessa devoção.

A) Devoção. A devoção aoCoração de Jesus é um terrenoonde se desenrola a habitualprática da piedade típica de umdeterminado momento espiritual.Como: as primeiras sextas feirasdo mês, hora santa, adoraçãoreparadora, adoração perpétua.Que são modos privilegiados de seexprimir a devoção popular. Foramnecessárias orientações pastoraisatravés de documentos da Igreja,para que esta devoção não fosseapenas um devocionismo, umaprática sem alma. Ocorreu certorigor esta pastoral, nãosimplesmente para romper ocaminho, mas de iluminar e guiar

Diácono Túlio Corrêa, SCJ

com dadosteológicos e,sobretudo, cominstruções feitaspela Igreja.

B) Culto. O cultoao Coração de Jesusno fundo é a mesmatemática, mas jáiluminada pelosdados teológicos,escritos e,s o b r e t u d olitúrgicos, que setraduzem em culto,transformando emliturgia, ou seja,expressão dapregação eclesial.N o r m a l m e n t epressupõe uma intervenção diretado magistério. Caracteriza-se poruma maior liberdade, respeitosapelas práticas típicas, pois seconcentram numa expressão maisteológica e uma oração maislitúrgica.

Dalvinhaescuridão, mas terá a luz da vida.” (Jo8, 12)

Através de Maria o mundo conheceua Grande Luz, que curou nossascegueiras, tirou-nos do abismo damorte e elevou-nos à morada eterna!Através de Maria o Céu desceu, aIgreja nasceu e experimentamos aalegria da salvação, em Cristo!

Através de Maria, abramos asportas à Luz, para que alumie nossascasas; abramos nossos olhos, paraque alumie nossos corações; abramosos corações, para que a Luz morepara sempre neles!

E sem nenhum receio deixemos quea Luz, queé Jesus,por meiode Maria,v e n h ainundar etransformaras nossasalmas emverdadeirasc h a m a sapostólicasemissionárias,para quepossamosevangelizarc o mg r a n d ea r d o r !A s s i mseja!

C) Espiritualidade. Uma ótica comque se lê o Evangelho e um modopróprio do seguimento a Jesus. Ummodo específico de ser cristão em todasua densidade e força. Quase umavisão muito própria do mistério cristãoe da Igreja que, irradia sobre toda avida para guiá-la, iluminá-la e orientá-

la. Quando nosreportamos para otexto de Jo 19,31-37, vemos arevelação supremado mistério da Paixãoe Morte de Jesus.

A dolorosa Paixãoe o lado aberto doCoração sãoapresentados comochaves de leitura domistério pascal deJesus. Somente SãoJoão, diferente dossinóticos, refere-seao fato, à primeiravista quase queinsignificante. Maspercebeu um dado

de estrema importância, otestemunho da fé. “Quem viudá testemunho e seutestemunho é verdadeiro e elesdizem a verdade, porquetambém nós acreditamos”. (Jo19,35)

AINDA HOJE, EM MUITOS LUGARESPELO MUNDO, OS CRISTÃOS SÃOPERSEGUIDOS, TORTURADOS E MORTOSDE FORMA TÃO VIOLENTA COMO NOSPRIMEIROS SÉCULOS DOCRISTIANISMO. ESSES CRISTÃOS TÊMRESISTIDO DE FORMA HERÓICA AOSDESAFIOS QUE ACOMPANHAM A SUA FÉEM JESUS CRISTO. NÓS NÃO ESTAMOSLÁ FISICAMENTE PARA AJUDÁ-LOS, MASPODEMOS NOS TORNAR PRESENTESPELA ORAÇÃO.

A FUNDAÇÃO PONTIFÍCIA AJUDA ÀIGREJA QUE SOFRE, NOS CONVIDA AUNIR EM ORAÇÃO, NO DIA 06 DEAGOSTO, PELOS NOSSOS IRMÃOSPERSEGUIDOS.

UMA ORAÇÃO DO IRAQUE PARA OMUNDO

DIA INTERNACIONAL DE ORAÇÃOPELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

Em 2015 o Patriarca caldeu deBagdá, no Iraque, Louis RaphaelSako, escreveu esta pequenaoração que se tornou também anossa oração pelos cristãosperseguidos:

Senhor Jesus Cristo,Vós nos ensinastes a rezar aoPai em Vosso nome, e nosassegurastes que tudo o quepedíssemos, nós receberíamos.Por isso, nos dirigimos a vós comtotal confiança, pedindo-lhe agraça e a força de perseverarnesta tempestade, paraalcançar a paz e a segurança,antes que seja tarde demais.Esta é a nossa oração e, emborapareça impossível para nós,

confiamos a vós a nossasobrevivência e nosso futuro.Ajude-nos, Pai,Em nome de seu Filhocrucificado e ressuscitado,Jesus, para continuarmos atrabalhar juntos; parasermos livres, responsáveis eamorosos; paraencontrarmos a vossavontade e fazê-la comalegria, zelo e coragem. EmCaná, a Mãe de Jesus foi aprimeira a notar que nãohavia vinho. Pela intercessãode Maria, pedimos-lhe, Pai,para mudar a nossa situação- como vosso filhotransformou a água em vinho- da morte para a vida.Amém.

Page 7: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE AGOSTO

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 70 70 70 70 7Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 20170 70 70 70 70 7

CONVITEMissa em louvor aos 300 anos de Aparição da

Imagem de Nossa Senhora.Dia 12 de Agosto, ás 19:30h na Comunidade Santa

Luzia

Dias 09 e 10

Santo ExpeditoQuarta e Quinta

às 19:00hs

Encontro para Pais e Padrinhos

Dia 26Imaculada

Sábadoàs 14:00hs

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS SETORIASA PARTIR DO MÊS DE AGOSTO, SERÁ CELEBRADO NAS TERÇAS-FEIRAS,A SANTA MISSA NOS SETORES DAS COMUNIDADES:01/08 ÀS 19:30H - ROSÁRIO, SANTO ANTÔNIO E SÃO VICENTE FÉRRER

08/08 ÀS 19:30H - IMACULADA, SANTA LUZIA E SANTO EXPEDITO

22/08 ÀS 19:30H - IMACULADA, SANTA LUZIA E SANTO EXPEDITO

29/08 ÀS 19:30H - ROSÁRIO, SANTO ANTÔNIO E SÃO VICENTE FÉRRER

ADAO JOSE BERNARDESADENILSON GERALDO DA SILVAADRIANA ALVES SILVAADRIANA BERNARDES DEOLIVERIAADRIANA MARIA PEREIRAADRIANA ROSA DE OLIVEIRAADRIANO HENRIQUE FARIAMACEDOALDO CESAR CORREAALIRIA NEVES SILVAALVARA PIERONIALYSSON MAIA LOPESALZERINO REIS DE OLIVEIRAANA MARIA GUIMARAESANA MARIA LOPES MIRANDAANA MARIA NUNES LIMAANA MARIA SILVA MOURAANA PATRICIA COSTA PIERONIANA PAULA MOURA VALADAOANA PAULA RODRIGUES DEOLIVEIRA NUNESANDERSON MACEDO DE SAANDREIA LUCIA DE SAFIGUEIREDOANGELA TELESANGELO ANSANELLI JUNIORANTONIA DA SILVA DE OLIVEIRAANTONIO GUIMARAESANTONIO PEDRO DE ALMEIDAANTONIO ROSARIO DA CRUZANTONIO SOARES DE LIMAAPARECIDA CANDIDARODRIGUESAPARECIDA DE OLIVEIRA LEITAOAPARECIDA MARIA DE OLIVEIRAAPARECIDA PEREIRA COSTAMURARIAVELANDE PIRES DE SOUZABENEDITO GONCALO FERREIRABRUNO RIBEIRO DE OLIVEIRACARLOS ANTONIO DONASCIMENTOCATARINE ALVES CORREACELIA DO ROSARIO TRINDADECELINA MARIA DE OLIVEIRACELSO MACEDO MOURACHRISTIANE SILVACLAUDIA APARECIDA ALVESRODRIGUES D´ALESSANDROCLAUDIA MARIA DE OLIVEIRALEALCLAYTON ROBERTO LOPESCLEUZA GONCALVES MELOCRISTIANE PAULA DA CUNHADALVAIR CARVALHO SOUZADANIELLE DA SILVA ALVESDENISE BELO ALVARENGADESIERE FARIA VILELADIRCE CHAVES DE OLIVEIRA EFAMILIADIVINA SOLANGE NASCIMENTODJALMA GONCALVES FERREIRADORACI ROSARIA DA SILVADULCE SILVA IGNESEDIL LOPES DA SILVAEDINEIA RAIMUNDA DA SILVAEDUARDO JOSE RABELOEFIGENIA DE SOUZA CANTOEFIGENIA LUIZA DE OLIVEIRAELAINE CLEIDE SILVA CASTROELIANA FERNANDES BORGESRAMOSELIANA SILVAELIZABETE LOPES DA SILVAELIZABETE RODRIGUES DEMOURAELIZABETH GOMES LIMA PEREIRAELIZABETH PEDROSA RESENDEELOISA RODRIGUES DE FARIAELOIZA ROMANA DE CASTROELSON RODRIGUES GONDIMELVINA MARIA VALADAOERICA ELIANA CUNHA RAMOSERMINIO MARÇAL DA SILVAETEVALDO JOSE DA SILVAEUSTAQUIO GONCALVES SOUZAEVANDRO CORREA SILVAEVANI SILVA MELOEVANIO JOSE DE MOURAEXPEDITO RIBEIRO DA SILVAEZI FLAVIO DA FONSECAFABIANE LOPES FARIAFELIPE SOUTO COSTA SOARESFERNANDA PALHARES FONSECAFERNANDO CESAR SILVA LAGE EROSA MARIA SILVA LAGEFLORENCIO BELO DE CASTROFRANCISCO DE ASSIS DA SILVALIMAFREDERICO ELIAS BATISTASOARESGABRIELA NEVES DA COSTAGENI BARBOSA DE OLIVEIRAGEORGETE KHOURIGERALDA CANDIDA DOS SANTOSGERALDA VIEIRA RAMOSGERALDO CESAR DE MELOGERALDO MAGELA PASSOSPEREIRAGILZA APARECIDA DE SOUZAGLAUCIA CRISTINA DA SILVAGLAUCIA HELENA MENESESGLAUCIA JULIO SILVEIRA SILVA

GLEICIANE ROSA DA SILVAGLENIA APARECIDA COSTAGLENIA MARA MENDONCAHELENA GERALDA DE SAHELIO BALBINO DA SILVAHELOISA ASSUNCAO RESENDEHILDA MARIA MESQUITAFOSCHETEHORACINA ASSUNCAO MAIAMENEZESHORTENCIA ALVES GUEDESIMELDA OLIVEIRA DE SOUZAINES MARIA DE SOUZAIRENEPINHEIRO FERREIRAIRENICE APARECIDA SOARESIVONE GARCIAIZALTINO RAMOS DA SILVAJADER DE PAULA FONSECAJAIR JOSE DA SILVEIRAJAIRO BERTO RODRIGUESJALCIRA SILVA DE MELOJANUARIA APARECIDA MENDESROSAJAQUELINE CRISTINA SANTOSVIEIRAJECIMAR BOAVENTURA DA SILVAJOAO GABRIEL GONZAGA SOUZASILVAJOAQUIM ANTONIO DE SOUZAJOAQUIM CRISTINO DE OLIVEIRAJORGE GOMES DE MIRANDAJOSE ALUISIO BATISTA DE SOUSAJOSE CARLOS DA CUNHAJOSE CARLOS DE OLIVEIRAJOSE CARLOS MENDES OSCARJOSE DONIZETE DE MOURAJOSE GERALDO DE LIMAJOSE GERALDO DE SOUSAJOSE GERALDO GONDIMJOSE GONCALVES DE SOUZAJOSE MARCAL MEDEIROSJOSE ROSA DA SILVAJOSEFINA GLUECK MOREIRAPINTOJOYCE MARA DE MELO BEIRIGOJULIANA BITENCOURT REIS ELUIS ALBERTOJULIETA LUIZA MENDONCAJULIETA VOIETTA TEIXEIRAKELEM MAIRA LIMIROGONCALVESKELLY CRISTINA DO COUTOKENIA MARA LIMIRO GONCALVESLAIR ULISSES ALMEIDALARISSA SILVEIRA SOUZALAYS SOUZA PIRESLEANDRO CESAR TOMAZLECIO RODRIGUES DA SILVALEDIR FRANCISCO RIBEIROLEILA CHAGAS ROCHALINA MARIA NOGUEIRA BARBOSALINCOL JOSE DOS SANTOSLISLEY CRISTINE DA SILVALUCIENE FELIPE DE SOUZALUCILEIA ROSA DE SOUZALUIZ ANTONIO CAMPOS AMARALLUIZ FERNANDES ANDRADEJUNIORLUPERCIO DE OLIVEIRALUZARDO VALADAO DE MELOMAISE ESTEVAM DE OLIVEIRAMARCELA CRISTINA MENDONCAMARCELO LUIS DA ROCHAMARCIANO DA SILVAMARCIO SALAZAR CARVALHOMARCIONILIA DIAS LEANDROSILVAMARCOS ANTONIO RODRIGUESMARCOS VINICIUS REIS DESOUZAMARCUS VINICIUS VIEIRAPEREIRAMARGARIDA DE CASTRO FRADEMARGARIDA RESENDE CUNHAMARIA AMELIA DO PRADOMARIA ANTONIA DE OLIVEIRAMARIA ANTONIA MODESTONASCIMENTOMARIA APARECIDA ARANTESVIEIRAMARIA APARECIDA CIQUEIRASILVAMARIA APARECIDA DA MATASALVIANOMARIA APARECIDA DE MOURAVELOSOMARIA APARECIDA DE OLIVEIRAMARIA APARECIDA NUNESMARIA APARECIDA RESENDEMARIA BATISTA DE FATIMAMARIA BRIGIDA SILVAMARIA CEMIDA RIBEIROMARIA CRISTINA DE MELOMARIA DA ASSUNCAO SOARESMARIA DA CONCEICAO FERREIRAMARIA DAS GRACAS LOPESRABELOMARIA DAS GRACAS RIBEIROELIASMARIA DE FATIMA NUNESMARIA DE FATIMA SOUZAMARIA DE LOURDES BORGESMARIA DE LOURDES DA SILVAMARIA DE OLIVEIRA

MARIA DIVINA DE SOUZAVICENTEMARIA DO CARMO SILVAMARIA DO CARMO SILVAMARIA DO ROSARIO MIRANDAMARIA DONIZETE DE OLIVEIRAMARIA DOS ANJOS REISMARIA ELIANA LIMAMARIA HELENA CRECENCIOGONTIJOMARIA HELENA SILVAMARIA HILDA DECARVALHO MAIAMARIA HILDA RODRIGUESOLIVEIRA NUNESMARIA INES MELO MACEDOMARIA IZABEL DACOSTA TELESMARIA JOSE CARVALHO TEODOROMARIA MADALENA DE SOUZAMARIA ROSARIA RANGEL DANTASMARIA TEREZINHA DE OLIVEIRAMARIA TEREZINHA MENESESPINHEIROMARIA VANDA DA SILVA BRITOMARIANA RIBEIRO TEIXEIRAMARIETA PEREIRA SOARESMARILENE OLIVEIRA BERNARDESMARLENE ARANTES RODRIGUESMARLI ALMEIDA VIEIRAMARLI DAS GRACAS FELIXFONSECAMATUZALEM DE FARIAMAURO CESAR ALVES DE SOUSAMEIRE FERREIRAMESSIAS ROBERTO SALESMICHEL GERALDO DE SOUSAMICHELE CRISTINA C.NEPOMUCENOMILTON SARAIVA DUARTEMÔNICA FÁTIMA VIANAMONICA MONALIZA MENDONCADE MORAESMONICIA PAULA LEMOSNELSON GERONIMO DA CUNHANEREU SALOMAO MADEIRAJUNIORNEUSA DE CASTRO MALTANEUZA MARIA RODRIGUESFERRAZNILBIS SOUZANILSON SIPRIANO VIEIRANIVALDO JOAO MARTINSODAIR JOSE LINOOLGERINA DE CARVALHOOLIMPIO ANTONIO DE CASTROONOFRE JACINTO MONTIJOPATRICIA CRISTINA MOURAPATRICIA MARA MACEDOPATRICIA MELO CASTROPAULO MARCIO PIERONIPEDRO SOUSA MONTEIROPIERRE NUNES DE AZEREDOCOUTINHOREGINA MOURA SILVAREINER LUIZ DA SILVARITA PAIXAO DO NASCIMENTOROBERTO JOSE DE MELOROBERTO N.AZEREDO COUTINHOE CIAROBERTO REMACLO MACEDOROBERTO RIBEIRORODRIGO NUNES FARIAROGERIO SOARES DOS REISRONALDO RESENDE DA SILVARONALDO RODRIGUES AMORIMROSA MARCELINA SILVEIRAROSANA LOPES MAIA DE FREITASROSELI MADALENA DA SILVAROSELY D‘CARLOSROSEMEIRE LOPES DA SILVAROSEMEIRE MARIA DEMENDONCAROSILENE MARIA MAIA PIRESRUTE DE ARAUJO COUTOSAMIR ROBERTO FERREIRASEBASTIAO FERNANDES VIEIRASERGIO LEANDRO SILVASILVIO RIBEIRO DA SILVASIRLEI PEREIRA MELOSOCRATES RESENDESOLANGE RODRIGUES DEOLIVEIRASORAIA PINHEIRO LIMASORAYA APARECIDA MONTEIROSUDARIO JOSE MACEDOSYRLEI MARIA FERREIRATALITA PAMELA OLIVEIRA DESOUSATARCISIO MARCIO GEREMIASTELMA ANTONIA TEIXEIRATEREZINHA DAMASCENO DOSSANTOSTHAIS APARECIDA PEREIRAVALDECI TOMEVALDEREZ APARECIDA BEIRIGOBESSASVALDIR JOSE GARCIAVALQUIRIA MAIA LOPESVALTER RIBEIRO LIMAVILSA AMELIA DE MELOVIRGINIA CECILIA SANTOSWALDEMAR BENTO VIEIRAWEDER ANTONIO DE OLIVEIRAWELLINGTON MORAES PARREIRAWESLEY CASSIMIRO PINTO

CONVITEA Comunidade Rural de Serrinha, convida para a Festa de

São Sebastião.Dia 20 de Agosto, às 14 horas, na Igreja da Comunidade

Page 8: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

NO DIA 15 DE JULHO , ÀS

19:00H NA COMUNIDADE

RURAL SÃO SEBASTIÃO EM

FAZENDA VELHA, A POSSE DA

PRESIDÊNCIA E COORDENAÇÃO

DA COMUNIDADE COM APRESENÇA DO NOSSO PÁROCO,PADRE MARCELO ALVES DOS

REIS, SCJ.

NO DIA 08 DE JULHO , ÀS

19:00H NO GINÁSIO VICENTÃO,O V ARRAIÁ DA JUVENTUDE,

TENDO A PRESENÇA DOS GRUPOS

JOVENS DE NOSSA PARÓQUIA ECOMUNIDADES E A TRADICIONAL

COMPETIÇÃO DE QUADRILHAS,NO QUAL A EQUIPE EJC

GANHOU PELA TERCEIRA VEZ !

Page 9: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

07/08 Vocação: um chamado que transforma a nossa vida!

14/08 Semana da Família

ROTEIRO PARA SETORES

Maria Aparecida (Lila)ACOLHIDA

ANIMADOR: Caros irmãos e irmãs,começamos hoje nossos encontrosdo mês de agosto de 2017, o MêsVocacional, que neste ano, dentrodas comemorações do ano Mariano,traz o tema: “A exemplo de Maria,discípulos missionários” e o lema:“Eis-me aqui, faça-se”. Iniciemos,cantando: Em nome do Pai...

PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Senhor, arrependidos,nos aproximamos de Vós parainvocar o Vosso perdão, pelo nossopecado de omissão, quando nãoinstruímos as pessoas indecisassobre suas vocações. Perdoai,também, às vezes que nãoconseguimos levar com seriedade econstância a nossa própria vocação,não dividindo com o irmão nossasconquistas nem nossas dúvidas.

TODOS (Cantando): Renova-me,Senhor Jesus...

ANIMADOR: Nós estamos a procurade nossa estrada... Sim, mas paraonde? O caminho de nossa vida,longo ou breve que seja, está aí paraser percorrido. Qual o caminho certo?O que será que Deus quer de nósnesta caminhada terrena? O fato éque Deus está à porta e bate!

TODOS: Jesus sabia que suaexistência aqui na terra, comohomem, não duraria mais que

ACOLHIDAANIMADOR: Queridos irmãos eirmãs, continuando a nossa reflexãosobre as Vocações, hoje dedicamosnosso encontro à Vocação Familiar,vocação de todos nós, pois, nossasfamílias são ou deveriam ser o quetemos de mais importância paratodos. É nela que aprendemos asprimeiras noções de caráter edignidade e, também, as nossasprimeiras orações a Deus. Comoestamos no Ano Mariano, vamosolhar nossas famílias com os olhosvoltados para Maria. Iniciemos,invocando a Santíssima Trindade: Emnome do Pai...

PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Jesus quis nascer deuma família e a amou até o fim desua peregrinação nesse mundo. Masnós, muitas vezes, não seguimos oexemplo de Jesus. Não amamostodos de nossa família, sem nosdeixar levar pelas diferenças de cadaum. Perdão, Senhor, porque nos faltapaciência, compreensão e,sobretudo, caridade, para bemconvivermos em nossas famílias eassim, não procuramos fazer comque a paz reine em nossos lares.Perdão, misericórdia.

TODOS (cantando) Nessatravessia Santa Mãe Maria...

LEITOR 1. A Palavra de Deus nosajuda a compreender a Família apartir da Maternidade de Maria, namissão assumida de participar dos

poucos anos e que, portanto, aedificação do Reino devia serconfiada a outros.

ANIMADOR: O Evangelho nos dizcomo aconteceu.

LEITOR 1: Naqueles dias, Jesussubiu até a montanha e passou anoite orando. Quando amanheceu,chamou seus discípulos e, entre eles,escolheu doze, aos quais seu o nomede “apóstolos”. Eram eles: André,Filipe, Judas, Bartolomeu, Mateus...(o leitor continua a lista dos chamados,falando o nome de todas as pessoaspresentes)

LEITOR 2: Quando Deus chama pelonome, transforma os que sãochamados. Pronunciar o nome, daparte de Deus, quer dizer tomarposse do “chamado” e definir o seuser e a sua missão.

TODOS: Também nós fomoschamados pelo nome... Chamadospelo Pai, Filho e o Espírito Santo.

LEITOR 3: Nós não somos ninguématé o momento em que alguém nosamar e nos chamar pelo nome. EDeus, no dia do nosso Batismo, noschamou, nos deu um nome e nós nostornamos seus filhos e filhas. Foi oprimeiro grande chamado a viver nElee por Ele.

TODOS: Deus nos chamou pelonome e somos seus filhos e filhas

de verdade!

ANIMADOR: O profeta Jeremias nosrevela como foi difícil seguir ochamado do Senhor: Vamos acolhera Palavra de Deus e deixar que osseus ensinamentos transformem onosso viver.

LEITOR 1: Leitura tirada do livro doProfeta Jeremias 20,7-9,11 (lerdiretamente na Bíblia)

ANIMADOR: Quem responde SIM,arrisca-se por Deus! Quem quisersalvar a sua vida, perdê-la-á; masquem sacrificar a sua vida por amora mim, salvá-la-á. Cabe-nos, então,saber por que é importante saberouvir o chamado de Deus eresponder a ele com disposição ealegria. Pois o chamado de Deustransforma a nossa vida. É paraassumir o chamado de Deus, quetemos dons... Os dons nos sãodados para o bem de todos etradicionalmente, o primeirodomingo do Mês é dedicado àVocação Sacerdotal.

LEITOR 2: Dom Jaime Spengler,Arcebispo de Porto Alegre,Presidente da Comissão paraMinistérios Ordenados da CNBBdisse: “A Igreja no Brasil, realmentedeseja nesse Mês de Agosto de2017,promover um grande mutirãoe dentro das comemorações dos300 anos do encontro da imagemde Nossa Senhora Aparecida,

realmente suplicar ao céu que não falteoperários para a vinha (...)”.

TODOS: Cabe a todos nósincentivarmos os jovens a prosseguirna vocação sacerdotal. É, semdúvida, a mais bela das vocações e oSacerdote é o grande operário davinha do Senhor

PRECETODOS: Deixai, ó Jesus, que emVosso Coração Eucarístico,depositemos as mais ardentes precespelo clero. Multiplicai as vocaçõessacerdotais, atraí em Vosso altar osVossos filhos, chamai-os ao VossoMinistério. Conservai na perfeitafelicidade aqueles a quem jáchamastes. Dai vida, saúde, força ecoragem aos Sacerdotes da nossaParóquia e protegei aqueles que jápassaram por aqui e aqueles que aquinasceram. Guardai em Vosso Amor osque já se foram para a Casa do Pai.Amém!

ENCERRAMENTOANIMADOR: Nós temos a felicidade determos em nossa Paróquia sacerdotesque, incansáveis, doam suas vidas porCristo nos trabalhos pastorais, dando-nos o exemplo da santidade. Que Deusos recompense.Até o próximoencontro, se Deus quiser.

CANTO: Enviai, Senhor, muitosoperários...

mistérios da vida de Jesus. Desde oanúncio do Anjo, vemos Mariasempre dizer sim, primeiramente semcompreender muito, mas sempreatenta às necessidades de Seu Filho.Aos poucos, foi vendo qual Família oSenhor a chamava a formar. VemosMaria se manter fiel e perseveranteaté o fim. Para corresponder à suavocação materna é apresentadacomo mulher orante, no Cenáculo, e,intercessora nas Bodas de Caná. Afamília é comunidade de vida e amor,escola de valores, Igreja Doméstica.É missão da família abrir-se àtransmissão da vida e à educaçãodos filhos.

TODOS: O mundo se torna umagrande família onde os cristãosvivem em evangelização.

LEITOR 2. A família é um lugarprivilegiado para aprendermos aconviver e harmonizar diferenças.Cada um tem suas características,seus gostos, suas limitações, seussonhos. É importante perceber quecada membro da família podecontribuir para o crescimento dosoutros. A diversidade na família é umgrande convite à comunhão. OEspírito, que é o próprio Amor deDeus, nos ajuda nesse desafio diáriode vivermos na unidade, não apesarde nossas diferenças, mas por causadelas. Nessa comunhão fraterna,seres diferentes encontram-se,respeitam-se e apreciam-se.

TODOS: Ó Santo Espírito de Deus,sede o laço que nos une e nos faça

crescer no amor.

LEITOR 3. Precisamos que a famíliaseja anunciadora de Jesus Cristo,em cada lugar e situação em quese encontra, participando de gruposde reflexão política, visandomelhorias das políticas públicas emfavor das famílias, das crianças, dosjovens, dos idosos. É necessário eurgente a participação da famílianos serviços, pastorais, ministériose outras expressões organizadaspela própria Igreja, se fazendopresente no mundo.A família deveter a alegria em viver o Reino deDeus e levar o Evangelho por ondepassa, principalmente nos locais deconvivência diária como escolas,transportes coletivos, trabalhos.

TODOS: O que fazemos fala muitomais alto do que o que pregamos.

A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: É na família queacontece o aborto e ele é umaviolação do direito è vida, umacrueldade e grande injustiça contrainocentes e indefesos.As criançascom microcefalia são dignas emerecedoras de todos cuidados,ternura e carinho.Cantemos: Toda Bíblia écomunicação...Ouçamos: Lucas 1, 26-37

PARTILHAANIMADOR: 1. Como fortalecer afamília com os exemplos de Maria:fé, obediência, meditação?2. Como o exemplo de Maria, na

perseverança junto aos apóstolos naespera do Espírito Santo, poderátransformar as nossas famílias?3. Como compreender a família a partirde Maria?

PRECETODOS: Fazei, Senhor, que aexemplo da Sagrada Família deNazaré, nossa famílias cresçam na féesejam sustentadas na esperança, nootimismo e vivam unidas no amor,sempre em clima de oração,compreensão, perdão e paz. Vosagradecemos, ó Pai, por confiar àsnossas famílias a missão deevangelizar através do amor, daternura e da luz que erradia na vidade todo cristão. Neste Ano Mariano,ea exemplo de Maria, “Mãe doAmor”e intercessora junto ao Pai,que, com seu sim,ela venha e tragaLuz e salvação para todos nós. Amém!

ENCERRAMENTOANIMADOR: Vamos nos esforçar paraaproveitar os diferentes dons etalentos em favor da construção dafamília e do Reino de Deus. Temos quevalorizar as situações que nos unemde modo muito mais significativo queas situações que nos afastam,enxergando o próprio Cristo em cadamembro da família, ainda que muitodiferente em seus dons, talentos etemperamento. É preciso respeitar taisdiferenças sem exigir que todos sejamiguais. Até o próximo encontro, se Deusassim o permitir.

CANTO: Abençoa, Senhor as famíliasamém...

Page 10: ANO XXVI - Nº 318 - AGOSTO DE 2017paroquiasaovicenteferrer.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Inform... · mas sim satisfação de si. Já a oração do publicano é a oração do

E-2Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017Agosto de 2017 E-2

21/08 Vocações Religiosas

28/08 A Vocação dos leigosACOLHIDAANIMADOR: Irmãos e irmãs dacomunidade, estamos chegando aofim dos nossos encontros do MêsVocacional. Está na hora de revermostudo o que vimos sobre as vocaçõese pensarmos na nossa vocação queé a dos leigos na Igreja. Todos somoschamados a colaborar com ostrabalhos pastorais. Oportunidadestemos muitas, às vezes, o que nosfalta é ouvirmos o chamado de Deuse respondermos sim.Iniciemos, cantando: Em nome doPai...

PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Divino Espírito Santo,quantas vezes já ouvimos o Seuchamado para participarmos dasatividades pastorais da Igreja.Ouvimos, mas deixamos passar,pensando em deixar para outra hora,em deixar que nos aposentemospara doar nosso tempo que sobrarápara a Igreja, mas ela não quernossas sobras, nos quer inteiros. Porisso, pedimos perdão e noscomprometemos a escutar eresponder com mais amor os Seuschamados.

TODOS(Cantando): A nós descei,Divina Luz...

LEITOR 1. No último domingo do mêscelebramos e agradecemos todos osleigos que, entre famílias e afazeres,dedicam-se aos trabalhos pastoraise missionários. O tema do MêsVocacional é “ A exemplo de Maria,

ACOLHIDAANIMADOR: Caríssimos irmãos eirmãs, nesse 3º Domingo do MêsVocacional, nós celebramos o desejode quem se entrega a Deus semdeixar de lado as preocupações e ostrabalhos do mundo. São pessoasque se dedicam a servir a Igreja comoconsagrados. Iniciemos, invocando aajuda do Espírito Santo: VindeEspírito Santo... Em nome do Pai...

PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Perdão, Senhor, poisnão temos a coragem de falar aosoutros as Suas maravilhas. Nãosomos capazes de nos entregar aVosso serviço. Dai-nos essa graça.Preocupamo-nos demais com nossospróprios problemas e não nosdispomos a ajudar o nosso irmão comdificuldades, às vezes. muito maioresque as nossas. Que o nosso egoísmonão seja causa de nosso irmão serprejudicado. Perdão e misericórdiade nós.

TODOS (Cantando) Perdão,Senhor, tantos erros cometi...

LEITOR 1. As vocações religiosas secaracterizam pela vontade quehomens e mulheres têm de consagrarsuas vidas a Deus , à Igreja e aopróximo. É dessa vocação que brotamcarismas e atuações que animam asnossas comunidades, dando o

exemplo de obediência, castidade epobreza. São testemunhas vivas doEvangelho e demonstram que a vidaevangélica é possível de ser vivida,mesmo em um mundoexcessivamente material econsumista. Representam os sinaisdo amor de Deus e da entrega que ohomem e a mulher são capazes defazer ao Senhor. Essa vocação fascinaporque exprime, com firmeza, queDeus pode satisfazer uma vida quese dedica a Ele.

TODOS: Os religiosos imitam Cristona pobreza, obediência e castidade.

LEITOR 2. As formas de vida religiosasão muitas e adaptadas aosdiferentes chamados de Deus. Temosa vida contemplativa que é um atocontínuo de Adoração ao Senhor e éum chamado ao Amor pelo Amor; avida ativa de serviço ao apostoladoconsagrado aos mais pobres. Oacompanhamento espiritual é muitonecessário, pois, somente depois daorientação espiritual é que há odiscernimento que permite ganhartempo e evitar desilusões. Podemosviver a vida de leigos consagradossem a necessidade de ingressarmosem um convento ou congregação. Oconsagrado, como todo batizado, éum fermento na massa.

TODOS: O cristão consagrado está

sempre em sintonia com Deus.

LEITOR 3. As vocações sacerdotais,leigas, consagrados são todasvoltadas para o serviço da Igreja. OIrmão Religioso ou a Irmã Religiosa,conhecidas por nós como Irmãs deCaridade são chamados atestemunhar Cristo de uma maneiraradical. Com a pobreza vivem maislonge dos bens temporais, tornando-se assim, mais disponíveis para Deus,para a Igreja e para os irmãos. Aspessoas consagradas podem serleigos ou clérigos, que viverm nosinstitutos, mas aquele que, emcomunidades abertas, junto de outrosleigos não consagrados.

TODOS: São os que de uma maneiraou de outra consagram suas vidas aDeus.

A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: Hoje em dia pensar emuma vocação é um tema que, paramuitos, está adormecido. A vocaçãoé algo escondido dentro de nós e dizrespeito à nossa existência.Cantemos: A Ti, meu Deus, elevo asminhas mãos...Ouçamos: Marcos 10, 17-22

PARTILHAANIMADOR: 1.Por que foi tão difícilao jovem seguir a Deus?2. O que esse Evangelho tem a ver

com a realidade vocacional de nossosdias?3. Dê sua opinião sobre o que dizesse texto

PRECETODOS: Ó Jesus, Mestre e Pastor,que nos ensinastes a rezar ao donoda messe, para que envie operários,suscite santas vocações. Encheicom Teu Santo Espírito, aqueles quesão chamados, para que crendo naTua Palavra sejam fiéis operáriosna Tua vinha. Faz com quecolaborem com a oração e osacrifício. Amém.Pai Nosso, Ave Maria e SalveRainha.

ENCERRAMENTOANIMADOR: O leigo consagradoparte do mundo, mas não deixa omundo, continua sua tarefa nomundo. Ele é aquele batizado , que,sem perder a sua identidade eestado de ser de leigo, assumealguns compromissos. Essa vocaçãonão é menos importante que a dosconsagrados que vivem mais a vidacontemplativa, pois trazem consigoa experiência do mundo e é ummissionário. Essa união do mundo ede Deus torna a fé mais forte.

CANTO: Me chamastes paracaminhar...

discípulos missionários” e o lema :“Faça-se”, e, eles falam ao nossocoração de leigos, chamando-nos aotrabalho missionário, por amor aMaria e à Igreja . Nós, os leigosatuantes, podemos nos dedicar àcatequese, aos ministérios,ajudando na equipe de liturgia ou emqualquer outra pastoral, exercendonosso compromisso com as obras decaridade. “Ser leigo atuante é terconsciência do chamado de Deus aparticipar ativamente da Igreja e doReino, contribuindo para a caminhadae o crescimento das comunidadesrumo à Pátria Celeste.”

TODOS: Assumir essa vocação édoar-se pelo Evangelho.

LEITOR 2. Os cristãos leigos estãoà frente de muitas atividades daIgreja. Devem ter uma consciênciaclara não só de pertencerem àIgreja, mas de “serem Igreja”. Oleigo tem como vocação procurar oReino de Deus, exercendo funções nomundo. Ele é chamado a ser “sal daterra e luz do mundo”. Ele chegaonde o Sacerdote não chega. O leigoleva Cristo a todos os ambientes. OConcílio Vaticano II propôs: “ Osleigos que forem capazes e seformarem para isso, podem, também,dar sua colaboração na formaçãocatequética, no ensino das ciênciassagradas e atuar nos meios decomunicação social.” Nós, leigos,somos encarregados pela Igreja detrabalhar para que a mensagem dasalvação seja conhecida.

TODOS: No Batismo recebemos osdons para desenvolver nossotrabalho.

LEITOR 3. Os cristãos leigos, hoje,são imensamente necessários nascomunidades eclesiais. A vocação dosleigos não é menos importante queas religiosas, já que eles trazemconsigo a experiência do mundo eessa importância ultrapassa asportas da Igreja, porque é um modode levar para a sociedade umaprendizado de vida e de missão.

TODOS: Dizer “não sei ou nãoposso” são expressões que não seadaptam a um leigo cristão.

A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: Como membro do povode Deus, o leigo é chamado a serfermento de santidade,testemunhando as riquezas doBatismo e da Confirmação. Ele traz àIgreja a sua experiência de vida e aaplica, hoje, fundamental eindispensavelmente.Cantemos: Como são belos os pés domensageiro...Ouçamos: Marcos 16, 15-19

PARTILHAANIMADOR: 1. O que vemos nesteEvangelho que nos lembra a missãodos leigos?2. Crer em Deus é só acreditar queEle existe ou é algo mais?3. Os poderes que Jesus deu aosdiscípulos, Ele dá hoje aos cristãos

leigos?

PRECETODOS: Senhor Jesus Cristo, Tuque caminhastes no chão destemundo, testemunhando o projeto deDeus para a humanidade eensinando os valores do Reino, fazecom que nós, cristãos leigos eleigas, respondamos com a vida aoTeu chamado na nossa vida pessoal,na família, na Igreja, na sociedadee que se revigorem em nós a graçados Sacramentos do Batismo eCrisma, respondendo aos desafiosdo nosso tempo. Amém!

ENCERRAMENTOANIMADOR: De um modo especialqueremos lembrar aqui o trabalholaical dos catequistas. São eles queajudam a formar a fé das crianças,as introduz na comunidade e ajudaque cada uma delas seja, cada dia,mais semelhante a Deus. O PapaFrancisco falou:” Na boca docatequista deve ressoar o primeiroanúncio de Cristo e anunciar Cristosignifica que crer Nele e seguí-Lo nãoé algo apenas verdadeiro e justo,mas também belo. Rezemos pelaperseverança de nossoscatequistas.Até o próximo mês, com a graça deDeus. Saudemo-nos com o abraço dapaz.

CANTO: Tu te abeirastes da praia...