ano xxiv - nº 917 , 2 2012 - cristoevida.com · e agora, com outra pessoa, se sente uma nova...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXIV - Nº 917 • Fortaleza, 2 de dezembro de 2012

Upload: lydat

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXIV - nº 917 • Fortaleza, 2 de dezembro de 2012

2

ao rebanho de deus

- Pr. José Nogueira -

Dez Conselhos Para salvaguarDar

o Casamento Um pastor (Marcelo Costa) escreveu para sua igreja alguns conselhos para os casais sobre como preservar o casamento de problemas comuns e graves. Vale a pena ler e refletir sobre o que representa cada proteção.

1- TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês, e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

2 - TOME CUIDADO COM AS CONFIDÊNCIAS A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto é intimidade. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposa (a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. A proximidade emocional se torna perigosa.

3- EVITE MOMENTOS A SÓS Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser sincero que vir a cair em pecado.

4- VIGIE SEUS PENSAMENTOS Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, sites e literatura que banalizam o adultério. Lembre-se de Colossenses 3:2 (“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”).

5- EVITE COMPARAÇOES O marido trabalha com uma mulher perfumada e bem vestida. Em casa encontra a esposa com criança no colo e cabelo desfeito. A esposa conhece um homem bem vestido e gentil, e se sente atraída por ele. Ignoraram contextos diferentes, iludindo-se pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

3

6 - EVITE A SÍNDROME DO RETORNO É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, com outra pessoa, se sente uma nova pessoa. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem, de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

7- PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

8 – VALORIZE SEU CÔNJUGE O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31:23 - seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra). A idéia é que ele está bem vestido e se vê o caráter da pessoa pela roupa que está vestindo. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18:22 – Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR. ). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.

9- SE PRECISAR, BUSQUE AJUDA Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tg 1:5 (E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.) Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12:6-12). Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. E evite também a raiz de amargura (Hb 12:5 – Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. ). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.

10 - INVISTA EMOCIONALMENTE NA VIDA A DOIS Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. Investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.

4

Recebi um estudo muito interessante baseado numa pesquisa da Universidade de Chicago (as universidades americanas estão realmente preocupadas com os malefícios que as famigeradas redes sociais têm feito aos jovens). Eis o titulo e o teor da reportagem:

Peço a Deus que livre os pastores, missionários e líderes dessa perda de tempo. E sou muito franco para perguntar aos que gastam seu tempo com isso: Com quantas pessoas você está fazendo Estudo Bíblico pessoal para levá-la a Cristo? Com quantas pessoas você está tendo sessão de aconselhamento bíblico? Em quantas conferências você foi o preletor, nos últimos seis meses? Quantas pessoas você levou pessoalmente a Cristo nos últimos meses? Quantas mensagens bíblicas você está pregando por semana? Como anda a sua leitura bíblica sistemática? Como vai a sua vida de oração? Como tem sido criativo e perseverante o Culto Doméstico em seu lar? Quantas horas você investe preparando a Lição da EBD (se você ainda assume uma classe)? Como anda seu tempo para visitar ou ser visitado por irmãos? Que responsabilidades rotineiras você tem se envolvido como membro da igreja local? Você avalia que tem feito o trabalho de Deus com responsabilidade, com dedicação e zelo, ou está caindo na exortação de Jeremias 48:10 (“maldito o que faz a obra do SENHOR relaxadamente”)? Como vai o lazer com sua família – têm planejado atividades alegres, para desfrutarem juntos? Como estão os serviços domésticos – sua esposa está contente por estar tudo em dia? Meu conselho é: Deixe de bisbilhotar a vida dos outros e de expor as suas gracinhas e aventuras para outros, e vamos cuidar de nossa própria vida, de nossa família e da obra de Deus.

João Batista e o FaCeBook (2)

reDes soCiais viCiam mais que sexo e Cigarro

Tá tão difícil assim controlar a vontade de ver quantas pessoas curtiram seu último post no Facebook? Você não está sozinho, amigo. Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostra que é mais fácil suportar a vontade de fazer sexo, beber ou fumar

do que aquela de checar as redes sociais. Para chegar ao resultado, a equipe distribuiu smartphones

a 205 voluntários, que tinham entre 15 e 85 anos. A cada meia hora, os pesquisadores entravam em contato com os participantes para saber quais eram os principais desejos

de cada um deles – e quão irresistíveis eram. O teste durou uma semana. Aí veio a surpresa: eles sentiam muito mais vontade de checar as redes sociais do que fazer qualquer outra coisa. Até fumar. Ou beber e fazer sexo. “As pessoas

conseguiam resistir bem aos impulsos sexuais e consumistas, o que é surpreendente na cultura moderna, que tem uma

falha desastrosa em controlar esses impulsos”, diz Wilhelm Hofmann, autor da pesquisa.

5

Seguindo as ordens de Deus, Moisés construiu o tabernáculo. Deus ordenou que os levitas cuidassem do tabernáculo. Cada um dos ramos das famílias dos levitas tinha funções específicas para a manutenção do tabernáculo. E os lideres das outras tribos deram presentes ao SENHOR, para serem usados no serviço do tabernáculo: seis carroças cobertas e doze bois (Números 7). O SENHOR estabeleceu que as carroças deveriam ser distribuídas entre os levitas: duas carroças para a família de Gersom, quatro para a família de Merari e nenhuma para a família de Coate. Se a distribuição fosse feita por nós, teríamos dado duas carroças para cada família. Mas Deus distribuiu conforme a necessidade do serviço. Os meratitas receberam mais carroças porque seu serviço era transportar a estrutura do tabernáculo, quando este fosse desarmado (Nm 4:29-33); os gersonitas deveriam transportar as cobertas e as cortinas, para isto duas carroças bastavam (Nm 4:21-28). Já os coatitas deveriam carregar os móveis sagrados, e estes não poderiam ser levados por animais, e sim nos ombros dos homens, portanto não precisavam de nenhuma carroça (Nm 4:1-15). Notamos um princípio aqui: Deus nos dá os bens de acordo com o serviço que Ele tem para nós. Às vezes invejamos os que têm mais do que nós, mas devemos lembrar que se eles têm mais, é porque precisam de mais para desempenhar o serviço de Deus. Quando obtemos mais do que precisamos, ficamos com um fardo extra, que ao invés de nos ajudar, irá nos atrapalhar no trabalho de Deus. Carroças para a família de Coate serviriam apenas para aumentar o trabalho (bois para cuidar e alimentar, etc.), e não ajudariam em nada. Podemos ilustrar assim: se Deus quer que alguém trabalhe em regiões frias, Ele há de providenciar casacos, botas, etc., para que esta pessoa possa fazer bem o seu trabalho. Pode ser que outra pessoa queira também estes objetos, e lute para consegui-los. Mas, se o seu trabalho for numa praia, os casacos e botas irão lhe atrapalhar, serão um fardo a mais para carregar. Mas há outro princípio: Deus vai suprir os recursos para cumprimos nosso trabalho. Ele pode usar outras pessoas para isto. Os gersonitas e meratitas tinham a pesada missão de carregar o tabernáculo, e precisavam de recursos para isto: Deus usou os líderes das tribos (que tinham mais condições) para suprir as carroças necessárias. Ao nos dar a missão, Deus levanta outras pessoas para suprirem os recursos para o cumprimento desta missão. Deus nos dá conforme o serviço que temos para desempenhar para Ele, nem menos, nem mais. Se alguém achar que tem menos, pode ser que esteja fazendo o trabalho que não é seu. Outro pode considerar que tem demais, se for assim ou ela está correndo atrás de recursos que não deveria ter, ou não está investindo na obra o que deveria investir. Finalmente, há o ensino que Deus supre os recursos para a missão. Quando Ele nos dá uma tarefa, podemos confiar que Ele nos dará também os meios para executar esta missão. O pensamento de que não teremos os recursos adequados não deve nos impedir de realizar a obra para a qual fomos chamados. Deus vai suprir, como supriu os levitas. Em nossa leitura de hoje, leiamos Números 7:1-11.

Deus, o ProveDorleitura para Consagração

(Adaptado do Pr. Almir Marcolino)

CELEBRANDO ISRAEL

MINISTÉRIO DORCAS

agenDa Da igreJaDEZEMBRO

08 (sábado) – 18:30 h: Ministério Dorcas – Reunião Especial 19 h: Mocidade Cristo é Vida – Programação para os jovens09 (Domingo) – Especial Dia da Bíblia12 (quarta-feira) – 19 h: Culto de Ações de Graça – 15 anos da Amanda15 e 16 – Retiro Anual do Ministério Dorcas – Hotel Donana15 (sábado) – 19 h: Mocidade – Eleição para Liderança 201322 (sábado) – 17:30 h: Reunião do Conselho da Igreja 19 h: Culto de Ações de Graça – Raquel Santos23 (domingo) – Sem EBD: Preparativos para Cantata das Crianças 18 h: Cantata de Natal – Coral Infanto-Juvenil e Coral Cristo é Vida29 (sábado) – 19 h: Confraternização da Mocidade30 (domingo) – 9 h: Assembleia Geral da Igreja31 (segunda-feira) – 21 horas: Vigília de Oração, Ceia do Senhor e Batismos.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO - NOVEMBRODia 2: Jefferson e Raísa; 09: Bonifácio e Ilzanir; 16: Josiel e

Lucy; 23: Alexandre e Ligy; 30: Aragão e Jane.

notas & notÍCias

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDAAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

No dia 08 de dezembro, às 18:30 horas, o Ministério Dorcas promoverá uma programação especial: Homenagem às viúvas Tiana e Lóide, que foram esposas de dois grandes homens de

Deus: Pr. Nilson Nascimento e Pr. Valmir Ferreira.

Domingo passado, dedicamos para estudar a história e profecias sobre Israel, explicando a data de 29 de novembro de 1947, quando a

ONU aprovou a criação do Moderno Estado de Israel.