ano 887 encontro de evangelistas - cristoevida.com · plantou mais de 10 mil igrejas-lares no norte...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXIII - Nº 887 • Fortaleza, 5 de Maio de 2012 ENCONTRO DE EVANGELISTAS Ronaldo Lidório foi missionário na África, impedido por motivos de saúde de continuar a obra missionária, trabalha servindo a Deus com estudos na área de Missões e como incentivador de Missões, pregando em igrejas e conferências missionárias. Neste estudo, ele aborda a imprescindibilidade do Espírito Santo no Evangelismo e Missões. Embora eu discorde dele quanto à natureza de como se expressaram as “línguas” no Dia de Pentecoste, conforme Atos 2. O texto é um oportuno material de estudo sobre Missões e sobre o Espírito Santo (assunto que atualmente estamos tratando em nossa EBD). ..................................................... Escrevo este artigo como um reconhecimento de que, sem a ação do Espírito Santo, a compreensão teológica bem como as estratégias missionárias serão insuficientes na dinâmica da propagação do Evangelho e da multiplicação de igrejas. Dependemos do Espírito para converter o coração do povo, uni-lo, levá-lo a adoração a Cristo e inflamá-lo a pregar o evangelho. E o vento sopra onde quer. Se olharmos o crescimento da Igreja em um panorama mundial, perceberemos que o crescimento evangélico foi 1.5 % maior que o Islã na ultima década . O evangelho já alcançou 22 mil povos nestes últimos dois milênios. Temos já a Bíblia traduzida hoje em 2.220 idiomas. As grandes nações que resistiam ao evangelho estão sendo fortemente atingidas pela Palavra, como é o caso da Índia e China, que em breve deverão hospedar a maior Igreja nacional (e informal) sobre a terra. Um movimento missionário apoiado pela Dawn Ministry plantou mais de 10 mil igrejas-lares no Norte da Índia na última década, em uma das áreas tradicionalmente mais fechadas para a evangelização. No Brasil, em lugares menos evangelizados como o sertão nordestino, o norte ribeirinho e indígena, e o sul católico e espírita, vemos grandes mudanças na última década, com o nascimento de novas igrejas, a multiplicação de movimentos evangelísticos e o crescimento da liderança local. Patrick Johnstone nos informa que jamais tivemos um crescimento tão expressivo da Igreja como em nossos dias. (A matéria completa está em nosso site: www.cristoevida. com) - TEMA -

Upload: lekhanh

Post on 19-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 887 • Fortaleza, 5 de Maio de 2012

ENCONTRO DE EVANGELISTAS

Ronaldo Lidório foi missionário na África, impedido por motivos de saúde de continuar a obra missionária, trabalha servindo a Deus com estudos na área de Missões e como incentivador de Missões, pregando em igrejas e conferências missionárias. Neste estudo, ele aborda a imprescindibilidade do Espírito Santo no Evangelismo e Missões. Embora eu discorde dele quanto à natureza de como se expressaram as “línguas” no Dia de Pentecoste, conforme Atos 2. O texto é um oportuno material de estudo sobre Missões e sobre o Espírito Santo (assunto que atualmente estamos tratando em nossa EBD).

..................................................... Escrevo este artigo como um reconhecimento de

que, sem a ação do Espírito Santo, a compreensão teológica bem como as estratégias missionárias serão insuficientes na dinâmica da propagação do Evangelho e da multiplicação de igrejas. Dependemos do Espírito para converter o coração do povo, uni-lo, levá-lo a adoração a Cristo e inflamá-lo a pregar o evangelho. E o vento sopra onde quer.

Se olharmos o crescimento da Igreja em um panorama mundial, perceberemos que o crescimento evangélico foi 1.5 % maior que o Islã na ultima década . O evangelho já alcançou 22 mil povos nestes últimos dois milênios. Temos já a Bíblia traduzida hoje em 2.220 idiomas. As grandes nações que resistiam ao evangelho estão sendo fortemente atingidas pela Palavra, como é o caso da Índia e China, que em breve deverão hospedar a maior Igreja nacional (e informal) sobre a terra. Um movimento missionário apoiado pela Dawn Ministry plantou mais de 10 mil igrejas-lares no Norte da Índia na última década, em uma das áreas tradicionalmente mais fechadas para a evangelização. No Brasil, em lugares menos evangelizados como o sertão nordestino, o norte ribeirinho e indígena, e o sul católico e espírita, vemos grandes mudanças na última década, com o nascimento de novas igrejas, a multiplicação de movimentos evangelísticos e o crescimento da liderança local. Patrick Johnstone nos informa que jamais tivemos um crescimento tão expressivo da Igreja como em nossos dias. (A matéria completa está em nosso site: www.cristoevida.com)

- Tema - Tema

 

2

ao rebanho de deus

- Pr. José Nogueira -

A DINâmICA DA VIDA DA IGREjA MensageM V

MENSAGEM: EFÉSIOS – CRISTO, O CABEÇA DA IGREJA

Já chegamos ao terceiro capítulo de Efésios. Ao conhecer mais o que Deus tem feito pelo Seu povo (capítulos 1 a 3), brota em nós, crentes, um profundo reconhecimento e e uma imensa gratidão. Lembramos de Cantares 1:4 quando diz: “em Ti nos regozijaremos e nos alegraremos, do Teu amor nos lembraremos”. Assim vale a pena recordar o que o SENHOR Deus tem feito pelo Seu povo: 1 – As Bênçãos da Salvação – 1:3-14 (Escolhidos, adotados...) 2 – As Capacitações do Salvo – 1:15-23 (Poder, força, energia, eficácia) 3 – A Graça da Redenção – 2:1-10 (De mortos em pecados, recebemos vida) 4 – A Paternidade de Deus – 2:11-22 (Temos esperança, Pai e razão de viver) 5 – A Motivação da Vida da Igreja – 3:1-13 (A Prisão, A Visão e A Missão) Agora, prosseguindo, estudaremos:

A PROVISÃO DA VIDA DA IGREjAEfésios 3:14-21

Além de todas as bênçãos e recursos que Deus tem dado à igreja do Senhor Jesus, Ele nos ensina a como viver numa tremenda dinâmica de acesso ao Seu Trono de Graça: a oração. Paulo orou antes da seção doutrinária – 1:15 e 16. Agora ora antes da seção prática – 3:14. Paulo estava sendo fiel ao seu princípio ensinado em 1 Timóteo 2:1. Vamos esmiuçar essa maravilhosa provisão chamada Oração:

I - TEMOS UM PAI ACESSÍVEL – Vs. 14 e 15 1 - Há reverência – “joelho” 2 – Há compromisso – “família” 3 – Há Intimidade – “Pai”

II – TEMOS UM PODER DISPONÍVEL – Vs. 16 e 17 Que título daríamos a Filipenses 4:6? Chame-se se precisar de alguma coisa! Relacionemos o versículo 12 com o 14. No verso 16 temos o ‘krataiophenenai’ (infinito, aoristo passivo): comecem a ser fortalecidos de uma vez por todas!

III – TEMOS UM CONHECIMENTO POSSÍVEL – Vs. 18 e 19 Paulo ora para que o poder de Deus desvende os recursos espirituais à nossa disposição em Cristo (o verbo do verso 18 é o mesmo de João 1:5 = “agarrar, capturar com a mente”).

IV – TEMOS UMA GRATIDÃO INDIZÍVEL – Vs. 20 e 21 Essa doxologia não pode ser feita apenas com os lábios, mas deve ser sentida e expressa por um coração que experimentou de verdade essa graça de Deus!

3

6 – A Escritura testemunha o fim dos dons carismáticos (conclusão)

Com muita frequência – e de modo crescente conforme o tempo passa – crentes deixam o movimento pentecostal/neopentecostal, ao compreenderem que o que ocorre ali não é o que eles encontram na Bíblia. Na leitura de Atos, descobrem que somente o grupo apostólico curava, então sentem que foram iludidos pela noção pentecostal de que uma numerosa quantidade de pessoas curava. Perguntam-se qual foi a significação e propósito originais das línguas, e, ao aprenderem que elas eram especificamente para os judeus, eles novamente se sentem iludidos por seus mestres. Também se sentem mal informados quando se torna óbvio que as línguas eram idiomas, línguas reais, algo vastamente mais miraculoso que sons incompreensíveis. Então, logo que estes crentes apreciam a importância do modelo bíblico para a igreja, a questão se levanta em suas mentes: “onde está a instrução bíblica para que se ordenem apóstolos, profetas e operadores de cura hoje?” Eles descobrem que não há nenhuma, e se tornam ainda mais críticos do ensino que receberam. Então, a questão da autoridade e suficiência da Escritura irrompe, e eles pensam: “Não está a revelação completa? Como, então, podem profecias modernas serem validadas e inspiradas?” Torna-se óbvio que todas as profecias “confiáveis e de autoridade” que eles ouviram são um grande erro e uma ilusão. Muitos crentes pensantes veem por si mesmos, que para os pentecostais/neopentecostais a Escritura está em segundo lugar em importância, comparada com a imaginação humana e experiências misteriosas. Finalmente, quanto mais eles estudam a Palavra, mais eles veem a evidência de que os sinais desapareceram bem logo após seu derramar espetacular inicial. Nada disso significa que o Senhor não mais mova seu povo a lembrar-se de deveres ou verdades, ou que Ele não os impele a realizar certas coisas, ou os advirta de perigos iminentes. Isso se dá, no entanto, através de intimações ou instigações divinas, e não revelações ou dons. Na história da igreja, há ocorrências registradas de pessoas tendo uma intimação ou instigação de Deus quanto a alguma pessoa ou evento ameaçador, mas estas jamais são revelações de doutrina. Encontramos tais coisas em tempos de perseguição severa. Por exemplo, até o período da Perestróica na Rússia, ouvimos de situações bastante críveis, quando servos de Deus, em posição chave na obra, foram maravilhosamente livres de aprisionamentos, porque o Senhor causou em alguém tamanha impressão de que ele não deveria ir a um lugar em particular. Mais tarde foi descoberto que uma emboscada da polícia KGB estava pronta esperando por eles. Todavia, a nenhum dos recipientes de tais intimações foi dado um dom regular para exercitar, e certamente também não foi dada nenhuma revelação autoritária de verdade doutrinária. Deus pode fazer todos os tipos de coisas para livrar e abençoar seu povo, mas isso é de modo algum a reaparição de dons apostólicos ou proféticos outorgados a um indivíduo.

PROVANDO QUE OS DONS CARISmÁTICOS CESSARAm – VI

- dr. Peter Masters -

4

leitura Para Consagração

A nossa salvação está baseada na promessa de Deus em perdoar todo aquele que, reconhecendo seu pecado e perdição, põe toda a sua confiança no sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz. A salvação é ofertada por Deus por Sua inefável graça, e recebida por fé pelo pecador que decide confiar totalmente nessa Aliança de Deus – Efésios 2:8 e 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Deus é fiel. O Antigo e Novo Testamento atestam isso: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm 23:19) – ver Tito 1:2. Assim é justo que pensemos que uma pessoa que foi salva na base da fé, por confiar total e exclusivamente na promessa de Deus, não pode (nem deve) duvidar nunca da fidelidade de Deus. Ele é fiel e cumprirá o que prometeu, portanto não teremos surpresas negativas ao chegar diante do Trono de Deus, pois ouviremos dEle as mais belas e esperadas palavras: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21). O salvo confia na fidelidade de Deus em todas as Suas promessas, não só na promessa da salvação. Ele não escolhe em que vai confiar e no que vai duvidar. Pois uma das características dos salvos é ser fiel a Deus acima de tudo. Deus nos dá, em nossa salvação, a bênção da fidelidade. A palavra fé em grego é “pistis” cujo radical fornece a base da palavra “fiel” (“pistós”), isto é, o que crê é fiel. Uma promessa que precisamos confiar está em Malaquias 3:10 e 11: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Mais uma vez o SENHOR ensina ao Seu povo que a fidelidade dEle em nossas vidas requer a nossa fidelidade. Ele passa o princípio de que um décimo (apenas uma décima parte!), de tudo o que Ele nos dá, pertence a Ele e deve ser devolvida a Ele como reconhecimento de Seu Senhorio e dEle ser o Doador e Provedor de nossa vida, saúde, proteção, recursos e bênçãos. E Deus diz que o crente pode provar que o seu Deus é fiel, pois a devolução não nos fará falta, ao contrário, será um desencadeador de mais bênçãos ainda. Mas, acima de tudo, essa fidelidade do Seu povo trará glória ao Nome de Deus, uma vez que até incrédulos testemunharão as bênçãos de Deus na vida do povo de Deus: “E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 3:12). A fidelidade evidencia de forma visível quem é de Deus: “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve” (Malaquias 3:18). Hoje é o Dia das Primícias, leiamos o texto de Gratidão do profeta Isaías, capítulo 12, enquanto consagramos nossas primícias ao SENHOR Deus.

Um SALVO PODE DUVIDAR DA FIDELIDADE DE DEUS?

 

5

Conforme aprendemos no Informissões anterior, as notas introdutórias desse Salmo são muito importantes. Trata-se de um belo “Salmo de Davi, quando mudou o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi”. Esta introdução se refere a 1 Samuel 21:10 a 22:1, quando Davi obteve um incrível livramento de Deus, quando estava preso dentro do quartel-general dos filisteus em Gate. Davi reconheceu e registrou que vale a pena confiar em Deus, pois:

I – SIM, REALMENTE, VALEU A PENA CONFIAR EM DEUS NAQUELA SITUAÇÃO DIFICÍLIMA – Vs. 1 a 101 – Era impossível o livramento – Introdução do Salmo2 – Por isso eu louvo ao SENHOR – Vs. 1 e 23 – Por isso eu convido para juntos louvarmos a Deus – Vs. 34 – A minha experiência comprova o que digo – Vs. 4 a 75 – Por isso, eu os convido a confiarem no SENHOR – Vs. 8 a 10

Transição: Sendo assim, ingressemos na Escola dos Servos – Vs. 11

II – SIM, VERDADEIRAMENTE, VALE MESMO A PENA CONFIAR SEMPRE NO SENHOR – Vs. 12 a 221 – A Primeira Condicional – Vs. 12 a 14 Se guardar a língua e apartar-se do mal, vida desfrutará!

2 – A Segunda Condicional – Vs. 15 a 17 Se clamar ao SENHOR, livramento de angústia obterá!

3 – A Terceira Condicional – Vs. 18 Se mantiver um coração quebrantado, socorro receberá!

4 – A Quarta Condicional – Vs. 19 e 20 Se tiver uma vida justa, livramento das aflições contará!

5 – A Quinta Condicional – Vs. 21e 22 Se for servo do SENHOR, salvação eterna terá!

SALmO 34 – VALE A PENACONFIAR Em DEUS

PARTE II - DEVOCIONAL

reFlexões nos salMos

- Pr. José Nogueira -

Estamos aprendendo muitas coisas que poderemos aplicar no ministério da igreja Temos aulas regulares começando as 8:30 indo até 12:45 todas as terças, quartas e quintas pela manhã. Temos um momento de devocional coletivo na capela de 7:30 às 8:30 da manhã. Nas sextas e finais de semana temos treinamentos de coral, educação infantil, como dar testemunhos e pregações, KIDS GAMES e aplicação de KIDS GAMES nas comunidades, e visitamos igrejas. Na segunda é dia de faxina geral em casa e lavar as roupas sujas geralmente de lama do final de semana.

Chove muito aqui essa época.A Kelly conseguiu uma bolsa de trabalho na biblioteca - o que

ajuda nas despesas.Temos muitas atividades extras como TAREFÃO (limpeza do

campus), educação física, grupos de discipulado, curso de inglês, e encontros de casais.

Temos um grupo bem heterogêneo de 33 pessoas com faixa etária entre 17 a 40 anos de diversos lugares do país como Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Goiás e outros lugares.

Nossas viagens são bem diversas. Já estivemos em comunidades ribeirinhas, já fizemos trabalho de evangelismo com crianças do lixão, fizemos acampamento rústico. E ainda virá a mini – sobrevivência, o período de trabalho nas escolas públicas e os acampamentos de crianças, adolescentes e jovens. São muitas experiências que nos fazem crescer e em muitos momentos nos humilham por ver que devemos conhecer nosso campo direito e saber suas necessidades.

Quanto aos estudos estamos como quatro disciplinas Antigo Testamento, Leitura e interpretação da Bíblia, Teologia Sistemática e Vocação Ministerial. São disciplinas que exigem muito tempo de estudo fora de sala de aula como uma média de 200 páginas de leitura por semana, mais a leitura do Antigo Testamento e trabalhos sobre as leituras e de aplicação pessoal de seu aprendizado e vida cristã. E teremos ainda dois cursos modulares nos meses posteriores.

Apesar de todas estas atividades sempre estamos nos lembrando de vocês, sentimos falta de cada um dos irmãos. Estamos acompanhando todas as noticias no Informissões em nosso site. E a cada programação e novidade que vemos ficamos muito felizes. Estamos também vendo sempre as fotos da igreja e estamos muito alegres pelo forro da igreja (está ficando lindo!).

Amados, fica sempre em nossos corações o desejo de estar com vocês o mais breve possível e assim esperamos o dia. Mas até lá, com fidelidade ao Senhor e para a exaltação de sua Glória, continuaremos nosso preparo para a obra que Ele tem preparado.

Rodolfo e Kelly

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdaAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

relatÓrio MissionÁrio

Amada igreja:Estamos muito felizes pela oportunidade de estarmos aqui.