ano xxiii - noticiasdegaia.files.wordpress.com · cemitério de santa marinha, onde se ... ferreira...

16
notícias de gaia - 20.novembro.2008 ‘Janela - e rua e mar ao fundo’ de Agostinho Gomes dez anos após ter partido ANO XXIII — N.º 451 QUINZENAL 20 DE NOVEMBRO DE 2008 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS pág. 2 centrais centrais págs. 4 e 5 pág. 7 centrais ‘Fame’ enche Teatro d’Avenida 800 séniores encantam Mil Milhões de investimento para Gaia no Olival Santinha da Barrosa finalmente em local de culto Festa sentida no Lar Santa Isabel

Upload: dinhcong

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

notícias de gaia - 20.novembro.2008

‘Janela - e rua e mar ao fundo’ de AgostinhoGomes dez anos após ter partido

ANO XXIII — N.º 451 w QUINZENAL w 20 DE NOVEMBRO DE 2008 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

pág. 2

centrais

centrais

págs. 4 e 5

pág. 7

centrais

‘Fame’ encheTeatro d’Avenida

800 séniores

encantam

Mil Milhões de

investimentopara Gaia

no Olival

Santinhada Barrosafinalmenteem localde culto

Festa sentida no LarSanta Isabel

notícias de gaia - 20.novembro.20082

Agostinho GomesA poeira dos sonhos

Editorial

pressingempresa jornalística de comunicação e imagem

av. república, 1711 s/l esq trasw 4430-206 vn gaia - t. 223 700 57

w f. 223 700 [email protected]

Agostinho Gomes faleceu há dez anos.Quer dizer, partiu, mas também ficou: namemória e no coração dos que com eleprivaram. Mas também na memória daliteratura, para a qual contribuiu a partirde 1941. Mas Agostinho Gomes não partiutotalmente. Continua a publicar. Nãopostumamente, porque continua vivo "na

Aos que depois de mim vieremLego toda a poeira dos meus sonhos

Agostinho Gomes

poeira dos meus sonhos". Numa edição daartescrita editora, após um trabalhodedicado e intensivo do filho AgostinhoBento Gomes, com ilustrações da filha, apintora Ilda Gomes, foi agora lançado umnovo livro de poemas inéditos. Depois dapublicação, em 1994, de Galiza minhaTernura, agora é a vez de Janela - e rua emar ao fundo, uma colecção de 63 inéditosapresentada na belíssima envolvência daCasa-Museu Teixeira Lopes. Artur Villares

Lembro a dignidade da sua amizade,a verticalidade do seu carácter, o deleitedo seu convívio, o prazer das suasconversas na sala de onde o título destelivro é retirado. O tempo esvai-se, amemória permanece. Pelas palavras.Como as do poema Esperarei por ti.

Por ti, esperarei, esperarei…

E sei

Que até ao meu coração virás

Apenas ignoro - que importa? -

De que longes, de que caminhos,

de que cerros ou descaminhos

- Encontro tardio! - surgirás.

Qualquer que seja a maneira,

Hora-luz bendita a que te traz,

Candeia de negras noites,

Acha quente de lareira,

Seara das minhas fomes,

Meu arco-íris de Paz!

notícias de gaia - 20.novembro.2008 3

Obama conquistou a Florida, aVirgínia, o Maryland, o Delaware,

Washington DC, Nova Jérsia,Pensilvânia, Ohio, Michigan, Nova

Iorque, Connecticut, Vermont,Massachusets, Vermont, New Hamp-shire, Maine, Minesotta, Wisconsin,Illinois, Iowa, Havai, Novo México,

Colorado, Nevada, Califórnia, Oregon eWashington.

O candidato republicano derrotado,John McCain venceu na Geórgia,

Carolina do Sul, Alabama, Mississippi,Tennessee, Kentucky, Virgínia

Ocidental, Luisiana, Arcansas, Okla-homa, Texas, Nebrasca, Dacota do

Sul, Dacota do Norte, Wyoming, Utah,Arizona e Idaho.

Se as eleições americanas, por si só, járepresentam interesses mediáticos, as queaconteceram no primeiro fim de semana deNovembro, ainda atraíram mais as atenções. Doismotivos: estava em causa a eleição do candidatomais velho que alguma vez concorreu ou danomeação do primeiro candidato negro.

Os democratas levaram a melhor sobre osrepublicanos, num expressivo 53% sobre 46%.

Mas as eleições também ficaram marcadaspela adesão maciça dos americanos às urnas. Asprevisões apontam para mais de 130 milhões depessoas que foram às urnas. Longuíssimas filasde espera (que chegaram a ultrapassar as quatrohoras de espera) e a chuva não demoveram oseleitores, deixando claro que os americanosesperam uma mudança e uma resposta rápida eeficaz aos problemas inerentes à crise económica- a pior dos últimos 80 anos - e às questões dasduas guerras - Iraque e Afeganistão - que envolvemmilhares de pessoas.

Barack Obama, senador do Illinois toma possea 20 de Janeiro, como o 44º presidente dos EUA,curiosamente 145 anos depois de Abraham Lin-coln abolir a escravatura.

Casado com Michelle Obama, com duas filhasem comum, o democrata nasceu no Havai, sendofilho de um imigrante queniano e de umaamericana branca teve de ultrapassar váriospreconceitos ao longo dos 47 anos de vida.

Promessas de ObamaEm tempos de crise, um dos principais planos

do novo presidente é a recuperação da classemédia americana. Esta promessa - que pode

Chama-se Barack Hussein Obama Jr. eacaba de ser eleito presidente de umamas maiores potências mundiais: osEstados Unidados da América.

Fez-se história na América

custar mais de 60 mil dólares aos cofres federaisnos próximos dois anos - passa pela criação deuma moratória de 90 dias para a execução dehipotecas imobiliárias, desde que as famílias secomprometam a regularizar os empréstimos.

No que diz respeito ao desemprego, o senadorapresenta um plano: por cada novo posto detrabalho criado nos próximos dois anos, asempresas deduzam três mil dólares nos impostos.Os impostos deverão aumentar para os escalõescom altos rendimentos e ser reduzidos na classemédia.

Relativamente ao ambiente, uma das causasfervorosas do novo presidente, este prevê gastarmais de 15 milhões de dólares por ano de modo apromover as energias renováveis.

Há no entanto outra medida populista quemobilizou uma importante fasquia do eleitorado: acobertura universal do sistema de saúde. Com acrise, este é um dos principais problemas queafecta milhões de americanos.

A presença dos americanos nas guerras vai

mudar. No Afeganistão o número de militares vaireforçar-se. No Iraque, Obama pretende retirarprogressivamente o grosso do contingente, noprazo máximo de 16 meses.

Discurso da vitória satisfaz eleitores"Esta vitória pertence a todos vós". Obama

arrecadou, uma vez mais, um efusivo aplausoquando se dirigiu desta forma aos eleitores du-rante o discurso da vitória. Ainda assim não deixoude os alertar perante "os maiores desafios desempre" que envolvem a América: "Duas guerras,um planeta em perigo e a maior crise financeirade sempre".

"A estrada à nossa frente é longa. Podemosnão percorrê-la num ano, nem sequer nummandato. Mas prometo-vos que nós, enquantopovo, vamos lá chegar", evidenciou o futuropresidente.

Para o exterior o senador do Illinois mandoutambém um recado: "todos temos histórias únicas,mas todos partilhamos o mesmo futuro". Por isso,"àqueles que querem destruir o mundo: Nós vamosderrotar-vos. Àqueles que querem construir a paz:Nós vamos ajudar-vos".

Portugal reage à eleição"Estou certo de que a acção (de Obama)

constituirá um contributo determinante para anecessária coordenação de esforços a nívelinternacional a que obrigam os desafios com queo mundo se confronta", referiu o Presidente daRepública. Cavaco Silva ressalvou ainda que "sóassim seremos capazes de ultrapassar osproblemas que se nos colocam e de tirar partidodas oportunidades que se nos oferecem".

Já o primeiro-ministro, sublinhou que "a voz deBarack Obama é uma voz de esperança e a suaeleição representa uma oportunidade de mudançapara os Estados Unidos e para o mundo". Mais:"representa também a possibilidade de um novociclo de relacionamento entre os Estados Unidose a Europa ao serviço da paz, da cooperação entreos povos e de uma globalização mais justa eregulada", reconheceu José Sócrates.

notícias de gaia - 20.novembro.20084

Junta inaugura capela daSantinha da Barrosa

Diariamente, espaço religioso recebe inúmeros seguidores ecrentes na 'ajuda' divina de Ermelinda Vieira

Decorria o ano de 2000 quandoHumberto Pinho da Silva, na rubrica'Figuras Inesquecíveis da NossaTerra' deste regional, deu a conhecera história da Santinha da Barrosa.

Paralelamente, sublinhou avontade do povo que a venera.Gostavam de colocar os restosmortais de Ermelinda Vieira num lo-cal digno. Uma capela. Para quetodos pudessem venerar e rezar asantinha que tanto ajudou durantetoda a vida.

Oito anos depois, o executivo daJunta de Freguesia de Santa Marinhaconseguiu concretizar esta vontadedos santamarinhenses

No dia 25 de Outubro juntou denovo a santinha ao seu povo,inaugurando uma capela, nocemitério de Santa Marinha, onde seencontram os restos mortais deErmelinda Vieira. Os fiéis têm agoratodas as condições para estar maisperto da divina alma que tantoacreditam.

Durante este tempo, muitosentraves apareceram à junta. Poréma fé e a persistência dos devotos fo-ram mais fortes e ultrapassaram

todas as barreiras.Durante a singela, mas sentida,

cerimónia ouviram-se depoimentosde pessoas que privaram comErmelinda Vieira. Uma vizinhaemocionada falou da santinha.Conceição Coelho lembrou as"inúmeras pessoas que aprocuravam, até para a cura demales".

Já Joaquim Leite lembrou avontade da população: "o povo daBarrosa sempre exigiu, quaseobrigou, que a sua veneradaestivesse num lugar digno". Pelovalor simbólico, "com toda a certezaque esta foi uma das obras maisimportantes para a freguesia",ressalvou o presidente da Junta deSanta Marinha.

Naturalmente, este projecto estáinserido num conjunto deinvestimentos que a autarquia localfez e que beneficiou o cemitério.

Para recordar a vida de ErmelindaVieira - a Santinha da Barrosa -publicamos novamente a rubrica'Figuras Inesquecíveis da NossaTerra', de 10 de Abril de 2000.

Tânia Tavares

notícias de gaia - 20.novembro.2008 5

Com o precioso auxílio dos leitores, oNotícias de Gaia revela, finalmente, abiografia completa de Ermelinda Vieira;hoje quase desconhecida da maioriados gaienses, mas cuja fama desantidade arrastou, na década desessenta, multidões a Vila Nova deGaia, que vinham em busca de saúde esossego de espírito.

Quando solicitei auxílio dos leitorespara completar a biografia de ErmelindaVieira (A"Santinha" da Barrosa) estavabem longe de prever a repercussão dessepedido.

Infelizmente nem sempre as pessoas"que me contactaram possuíam dadosexactos. Conheciam apenas algunsepisódios, baseados em afirmaçõesantigas de imprecisas conversas queescutaram a pais e avós.

Mesmo assim, colhi depoimentospreciosos, proferidos muitos deles, por"quem conviveu de perto com a "Santinha".

São testemunhos de vizinhos eamigas de Ermelindinha. Entre eles sãodignos de menção os das senhoras D.Laurinda da Conceição Leitão, D. RosaTeixeira Mota, D. Maria Arminda MatosCoutinho e D. Maria Teixeira da Mota, poresclarecerem passagens obscuras.

Ermelinda Vieira era filha de AntónioFerreira e de Maria Jesus Vieira e nasceua 15 de Agosto de 1916 em Santa Leocádia,concelho de Baião.

Ainda de tenra idade começou atrabalhar como criada. Um dia, já mulherfeita, empregou-se na residência dosproprietários da "Marisan", que ficava naquinta em que ora é o Jardim de Infânciade Emília de Jesus Costa.

No correr do tempo tornou-segovernanta. Nessa época usava, como asoutras empregadas, bata azul.Encarregava-se de adquirir os bensnecessários para a dispensa da casa, namercearia do sr. João Oliveira que ficavana Barrosa. Um dia sentiu fortes doresnum ombro. Consultado o médico, este,diagnosticou-lhe enfermidade de origemcancerosa.

Como a doença se agravasse, ospatrões resolveram substituí-la.Condoeram-se todavia da desafortuna daErmelinda e colocaram-na numa moradiaque possuíam na Madalena,providenciando para que nada lhefaltasse.

Entretanto o mal ia-se espalhando pelocorpo, provocando-lhe dores intensas.

Por esse tempo os PadresRedentoristas do Cristo Rei realizaram umaperegrinação ao santuário de Fátima.Quiçá esperançada que a Mãe do Céu lheamenizasse o sofrimento, a Ermelinda,inscreveu-se.

Era noite cerrada quando regressaramao seminário. Não havia transporte e aErmelindinha, a pé, dirigiu-se para casa.

Ao prepassar pelo pinheiral da TeIheira

Toda a verdade sobre a "Santinha" da Barrosa

FIGURAS INESQUECÍVEIS DA NOSSA TERRA

f o iin terceptadap o rsalteadores.

A f l i t a ,atemorizada,não sabendocomo de-f e n d e r - s e ,b a l b u c i o u ,soluçando:

- Roubem-me tudo, masnão me façammal!

Indiferentesàs lamúrias, osl a d r õ e s ,a r rancaram-

Solicitou, então, à senhora Magarida,antiga empregada doméstica dos donosda Casa de Penhores da rua do Viscondedas Devesas o favor de a auxiliar nastarefas caseiras.

Certa vez, depois de muito reflectir,voltou-se para Margarida e, em visos deconselheira, proferiu:

- Ó senhora Margarida, você conhecea Ermelindinha e suas dificuldades; porquenão se juntam, já que estão sozinhas nomundo?

Assim fizeram. Alugaram casinha narua Carlos Guedes de Amorim, entrada 114,casa 2. Eram dois quartinhos e cozinhamodestíssima, mas o bastante para asduas mulheres.

Sustentavam-se de "recados" epequenos serviços prestados àvizinhança.

Um dia Ermelinda Vieira, muitoenfraquecida, caiu de cama e a situaçãofinanceira das duas mulheres ficou muitomelindrosa.

Nesse tempo viviam da caridadedosvizinhos e do auxílio da ConferênciaFeminina de S. Vicente de Paulo de SantaMarinha. A vicentina que a visitava, era asenhora Dona Maria Cândido Pacheco.

No humilde leito de martírio Ermelindaesperava os amigos. Muitos, confiados noseu valor perante Deus, solicitavam-lhemediações.

Pela Quaresma apareciam-lhe"estigmas" nas mãos e no rosto. Erampequenas feridas que desapareciamdepois da Páscoa.

Por vezes Ermelindinha confidenciava:"Da meia-noite de quinta até sábado nãovou falar". Permanecia então numaespécie de êxtase e não proferia palavranem levava comida à boca.

Era seu director espiritual o PadreVitorino, pároco de Santa Marinha, masoutros sacerdotes a visitavam, v.g.: PadreAntónio Soares e o Padre Correia doCandal. Este, a pedido do abade de SantaMarinha, chegou a levar-lhe a SagradaPartícula.

Certa ocasião o sr. António Picote, detanto escutar a esposa falar da "Santinha"

concordou acompanhá-la na visita queesta habitualmente fazia a Ermelinda.

Várias vezes a esposa o questionara:- Ó António, porque não vais ver a

Ermelindinha? Ela tem falado tanto em ti!Mas o homem sempre respondia:- Só creio no que dizes, vendo.- Pois então vem! - insistia a esposa.E tantas vezes o fez que terminou por

vencer a resistência do marido.Encontraram a Ermelindinha na cama

com as mãos cobertas. Esta quando o viuno limiar da porta observou:

- Ó António: você só vem cá paraver!....

E descobrindo as mãos mostrou-lhas.O sr. António Picote analisou os "estigmas"e tão impressionado ficou que volvidosdias ainda exclamava atónito:

- "Nunca vi coisa assim!..."Noutras ocasiões a"Santinha" entoava

lindos hinos de louvor que só ela conhecia.Possuía voz doce e juvenil que encantava;e dizem testemunhas oculares que muitasvezes viram dos seus olhos sair sangueem vez de lágrimas.

O quarto enchia-se de gente. Eramvareiras de Afurada, Matosinhos e Póvoae muitos forasteiros que de longe a vinhamvisitar.

As peixeiras rogavam-lhe, de mãospostas, que pedisse ao Senhor aprotecção dos maridos e filhos queandavam nas fainas do oceano.

Certa vez grupo de poveiras ofereceu-lhe a miniatura de uma traineira para quevendo-a, se lembrasse de quem busca opão no perigoso mar.

Ermelindinha previu a morte. No dia dofuneral compareceu todo o povo daBarrosa, assim como milhares de pessoasque se incorporaram no cortejo fúnebre.

Saiu o caixão aberto do modestoquarto e aberto percorreu as artérias daVila, acompanhado de jovens trajados debranco e da banda "19 de Agosto", alémde inumerável multidão.

Agora a "Santinha" da Barrosa, quefaleceu a 27 de Maio de 1969, encontra-se em sepultura rasa, coberta de laje demármore branco, no cemitério de SantaMarinha, com sua dedicada amigaMargarida. É desejo do povo da Barrosa edos que tiveram a felicidade de a conhecer,que a "Santinha" repouse dignamentenuma capela.

Homenagem singela que a freguesiade Santa Marinha podia e devia prestar aquem tanto ajudou, orando pelo bem dosoutros. O povo da Barrosa tem confiançaque isso aconteça já que o actualPresidente da Junta é filho da Terra e estapossui, segundo se diz, capela vaga nocemitério da freguesia.

Santa ou não, o que se pode asseveraré que há muita gente que acredita na suainfluência junto da Corte Celestial. E nãofaltam "milagres" que o comprovem.

Humberto Pinho da Silva10.abril.2000

lhe as vestes, despojando-a de tudo devalor. No final, o facínora que a desnudara,virando-se para o comparsa, interroga-o:

-E agora o que lhe vamos fazer? Matá-la?

-Não! - respondeu o caudilho da joldade ladrões. Deixa-a ficar.

Noite alta, parcamente vestida,temendo e tremendo, coberta de vergonha,Ermelindinha encaminhou-se pressurosapara a Vila.

Estavam desertas as ruas e a ténuailuminação escondia-lhe a nudez.

Estacou, encolhida, nos degraus depedra que davam acesso à porta da Casade Penhores da rua do Visconde dasDevesas e cosendo-se à parede,assentou-se.

Assim permaneceu chorando erezando ao Senhor, pedindo-Lhe socorronesse transe de extremosa angústia.

Animada pelo fervor da prece - e quemsabe?, por conhecer que fora ouvida -encorajou-se e bateu à porta da adeleira,sua amiga, D. Adelaide Marques, madrinhade D. Laurinda da Conceição Leitão.

É acolhida e agasalhada com ternurae, após declarar o infortúnio, passou oresto da noite na poltrona que havia nasala do rés-do-chão.

Decorrido tempo, refeita do susto,abalou para a Madalena.

Surgiram-lhe, nesse comenos, noombro e no peito extensas chagaspestilentas e repugnantes que muito adesgostavam.

Os vizinhos apartavam-se enojadoscomo outrora se fazia aos impurosleprosos.

Ficou desesperada e, em momento deingente aflição, rogou ao Senhor, que tantoamava, que lhe sarasse as chagas, aindaque mantivesse o sofrimento.

Quis Deus escutar a oração, curando-lhe as horrorosas feridas, todavia manteveas dores, talvez redobradas.

Nesse entanto, a senhora D. AdelaideMarques - a adeleira que a agasalhara nanoite do assalto, - sentiu, devido aproblemas ósseos, dificuldade emlocomover-se.

notícias de gaia - 20.novembro.20086

pub

A Suldouro, empresa responsávelpelo tratamento e valorização dosresíduos sólidos urbanos (RSU) dosmunicípios de Santa Maria da Feira eVila Nova de Gaia, foi distinguida como Prémio de Qualidade de Serviço emÁguas e Resíduos 2008, no temaQualidade de Serviço de Gestão deResíduos Sólidos Urbanos Prestadoaos Utilizadores, atribuídos pelojornal Água & Ambiente e pelo IRAR -Instituto Regulador de Águas eResíduos.

A empresa gaiense conquistou ogalardão pelo relevantedesempenho global na gestão dosistema multimunicipal do Sul doDouro referente à triagem, recolhaselectiva, valorização e tratamento deresíduos sólidos urbanos, tendo sidodestacado pelo júri que, "para alémdos benefícios ambientais, aempresa tem conseguidoacrescentar valor aos resíduos sobsua gestão, com benefícios visíveisno tarifário do serviço aos

IRAR e Jornal Água &Ambiente atribuem prémio deexcelência

Suldouro conquista mais um galardãoutilizadores".

O empenho da empresa ao nívelda recolha selectiva, da reciclagem,da recuperação de biogás e dacaracterização dos resíduos, acomplementar com a construção daunidade de valorização orgânica deresíduos urbanos, foram outrascaracterísticas que concorreram paraa atribuição deste prémio à Suldouro.

A Suldouro foi constituída em1996 numa parceria entre osmunicípios de Santa Maria da Feira eVila Nova de Gaia e a EGF, tendodesempenhado um papel funda-mental no encerramento das lixeirasexistentes na região e na criação deum sistema de gestão de resíduossólidos urbanos com infra-estruturasmodernas e adequadas à promoçãoda qualidade do ambiente e da saúdepública.

Actualmente, o Sistema contacom quatro ecocentros, um aterrosanitário, uma central de triagem,uma estação de recuperação debiogás e 4613 contentores dedeposição selectiva, infra-estruturasque em 2007 permitiram dar otratamento adequado a mais de 219mil toneladas de resíduos

produzidas por cerca de453 mil habitantes.

Prémios deQualidade de

Serviço em Águase Resíduos

Os Prémios deQualidade de Serviçoem Águas e Resíduosforam criados em 2007,numa iniciativa do IRARe do jornal Água &Ambiente, com acolaboração da APDA -Associação Portuguesade Distribuição eDrenagem de Águas,da APESB - AssociaçãoPortuguesa deEngenharia Sanitária eAmbiental, da APRH -Associação Portuguesade Recursos Hídricos edo LNEC - Laboratório Nacional deEngenharia Civil, com o objectivo depremiar e divulgar as entidadesgestoras portuguesas de excelênciano sector das águas e dos resíduos.

Os troféus - desenhados peloarquitecto português Álvaro Siza

Vieira, no âmbito do projecto Remadein Portugal - foram entregues nopassado dia 22 de Outubro, numacerimónia que contou com apresença do Ministro do Ambiente, doOrdenamento do Território e doDesenvolvimento Regional.

notícias de gaia - 20.novembro.2008 7

pub

Depois de 10 Anos como HolidayInn Porto, a Sociedade GaiaHotel -Sociedade Hoteleira de Gaia, Lda.,decidiu rebaptizar o primeiro Hotel 4estrelas do centro da Cidade.

Após a compra da sociedadeGaiaHotel aos sócios em Junho de2006, José Oliveira (primeiroproprietário e desde sempre gerente)decidiu agora rebaptizar o hotel como nome que lhe foi dado em 1989,quando foi inaugurado.

Nessa altura nascia o primeiro 4estrelas do centro da cidade. Umhotel moderno, bem organizado ecom uma localização invejável.

Em 1997 a Sociedade GaiaHotel

adere à cadeia 'Holiday Inn' ondepermaneceu por 10 anos com o nomede 'Holiday Inn Porto'.

Em Junho de 2006, José Oliveiracompra as quotas aos restantessócios passando assim estasociedade a ser pertença única dafamília.

Não iria tardar muito o regressodo 'velho' nome, mas agora com umhotel em remodelação. Mantém-seassim o 'Restaurante Telhados' coma famosa vista sobre Gaia e Porto,mas quase tudo está a mudar nesteque se pretende que seja um novo,moderno e acolhedor hotel da cidadede Gaia e do Norte do País.

De volta às raízes

Fame, o Musical, um dos maioressucessos mundiais no palco, é umespectáculo que surge após osêxitos alcançados com o filme e asérie televisiva dos anos 80 e cujahistória se centra num grupo dealunos que estuda na New York HighScholl of Performing Arts, na 46thStreet.

Uma história profunda de paixãoe dedicação de estudantes que lutampor um lugar no mundo artístico queconsegue congregar ricos e pobres,negros e brancos, num ambienteescolar exigente, electrizante, masalegre, onde todos lutam por atingiros níveis mais elevados paraconseguir alcançar o sucesso.

Depois de ter apreciado pelopúblico lisboeta é agora a vez do Nortepoder assistir a um espectáculomemorável que foi ícone dos anos80 e continua a ser recordado portodos.

Vanessa Marques será a jovemambiciosa Cármen Diaz que tudofará para se notar na Escola dasArtes.

A revelação de Morangos comAçúcar, FF, é o rapaz que vai quereraperfeiçoar a sua arte, enquantoFilipe de Albuquerque será o bailarinoTyrone que oriundo das ruas de NovaYork se transformará no melhorbailarino da escola.

Ior Sampaio, actor conceituadoque nos habituamos a ver nopequeno ecrã, será o professor deMúsica que só vê Bach e Mozart à suafrente.

E tantos outros actores/cantoresque vão certamente fazer levantar o

Vanessa Marques, FF, IgorSampaio ou Jonas Lopes vãoencantar com o grandesucesso dos anos 80

Teatro d'Avenida recebe Fame

público das suas cadeiras.Fame, o Musical foi concebido e

desenvolvido por David de Silva,argumento adaptado de JoséFernandez, músicas da autoria deSteve Margoshes, letras de JacquesLevy, com tradução e adaptação deFrancisco Santos.

O espectáculo é apresentadopela Famous Produções em versãoPortuguesa sendo os diálogos emPortuguês e as canções em Inglês,conforme guião original.

O vasto elenco, cerca de 25actores e bailarinos, está nestemomento a trabalhar sob orientaçãode Manuela Paulo, a encenadora,

Nuno Feist, o director musical, eErnesto Acosta, o coreógrafo.

Gaia estreia teatro parainfância

Está em cena no Auditório o novoespectáculo do TEP. "Pluff, oFantasminha", é uma peça dadramaturga Maria Clara Machado,que faz a apologia da amizade e estárecheada de humor, poesia e música.

Este espectáculo ficará em cenaaté 13 de Dezembro comespectáculos às 10h30 e 14h30 à 2ª,4ª, 5ª e 6ª e nas tardes de Sábado, às16 horas.

notícias de gaia - 20.novembro.2008 centraiscentrais

'FEET TO FEET'Pintura, desenho, fotografia, escultura,

cerâmica na galeria Por Amor à Arte, no PortoArtistas de várias nacionalidades e gerações -

portugueses, brasileiros, espanhóis e alemães,consagrados e emergentes - transmitemplasticidades e sensibilidades muito diferentes en-tre si.

Passo a passo, o visitante depara-se comrealidades pictóricas distintas e experiênciasestéticas inesperadas.

Está latente nesta exposição colectiva a vontadede representar um campo ilusório de coexistênciapacífica, suscitando variadíssimas interpretaçõespor parte dos visitantes que caminham por umadiversidade de técnicas, instrumentos e intenções

IKEA em Gaia apresentado

Depois de muito se especular em torno daabertura de uma loja IKEA no concelho, opresidente da câmara tornou público a instalaçãodo grupo sueco em Vila Nova de Gaia. A divulgaçãoaconteceu esta segunda-feira, no Palácio daBolsa, no Porto, durante a apresentação dosprojectos que integram o plano de 'mil milhões' deeuros em investimentos no município.

"Três quartos dos investimentos já têm obrasno terreno", adiantou Luís Filipe Menezes, queaproveitou para apelar a uma "desburocratizaçãode procedimentos ao nível de alguns órgãos deadministração", pois "a conflitualidade dasociedade portuguesa é excessiva e a cooperaçãoinstitucional entre várias plataformas do poder énecessária", principalmente num clima de crisefinanceira.

Presente no evento, que teve como nota dedestaque a fixação do IKEA e de espaçoscomerciais num terreno anexo ao Gaiashopping,cujo montante envolvido ascende os 150 milhõesde euros e se espera que em 2012 esteja emfuncionamento, o ministro da Economia salientouo trabalho concretizado pelo executivo camarário e

Projecto, integrado no plano 'mil milhões'de investimentos no concelho, abre em2012 e fica junto ao Gaiashopping.Autarquia divulga, no Porto, projectosque visam criar cinco mil postos detrabalho

referiu que, dependendo dele, tudo fará para ajudar."O que tem sido feito em Gaia é exemplar e

revela visão estratégica de liderança", afiançouMário Lino. "Quando a obra é bem feita, não háesquerda nem direita", completou.

Cinco mil novos postos de trabalhoAlém do IKEA - cujo objectivo, como

complemento ao pólo de Matosinhos, é atrair apopulação a Sul do Douro até Coimbra e onde o

arranque depende da entrada em vigor do Planode Urbanização da Barrosa, a partir de Fevereirode 2009 -, registam-se, entre outros, os planos dereabilitação de Vila d'Este e o teleférico na frentede rio.

Segundo contas da autarquia e perante a frasepromocional 'Gaia… consegue', os investimentoscaptados pela Agência Municipal de Investimento,nos últimos três anos, apontam para a aberturade mais cinco mil postos de trabalho. PJS

dos artistas apresentados.Dos artistas convidados destaca-se o jovem

gaiense Filipe Rodrigues que vem ganhandoimportância de destaque a nível nacional.

A mostra decorre na galeria Por Amor à Arte, noPorto, até ao próximo dia 10 de Janeiro, de terça asábado, das 15 às 19 horas.

Cantora esteve no El Corte Inglés e distribuiuautógrafos e simpatia pelos fãs

Luciana Abreu está muito ligada a Vila Novade Gaia. Até porque residiu no município até estarna ribalta. Com esta permanência conquistouuma grande falange de admiradores gaienses.

Para promover o novo trabalho, a cantorapassou pelo El Corte Inglés. Chama-se 'Lucy' eresulta de um programa de televisão queprotagoniza.

Autografou o cd dos admiradores e distribuiu

Luciana Abreu lança novoálbum e visita Gaia

sorriso, simpatia e beijinhos.Ninguém quis perder a oportunidade de ver a

'menina bonita da terra'. Por isso, miúdos egraúdos passaram pelos corredores eesperaram nas filas do pavilhão junto ao centrocomercial. Luciana Abreu correspondeu a todos,como aliás é habitual.

Actualmente, é um dos nomes de artistasportuguesas de referência. Promete empenho ededicação no futuro, para gáudio dos fãs maisfiéis. Jorge Amaral

notícias de gaia - 20.novembro.200812 centrais

Lar Santa Isabel há 75 anosa ajudar a comunidade

Encontro de coros sénioresenche auditório de Olival

Em Gaia o Dia do Idoso prolonga-se por todo o mês de Outubro.Inúmeras iniciativas envolvemcentenas de pessoas 'menos jovens'e dezenas de instituições de VilaNova de Gaia.

Normalmente, as celebraçõesterminam num encontro de coros que,até agora, se tem desenrolado noauditório do Centro Social e Culturalde Olival.

Este ano, o espaço foi pequenopara acolher tantos gaienses. Maisde 800 idosos assistiram - e muitosdeles participaram - ao evento, co-organizado pelo pelouro da AcçãoSocial da câmara e a empresa mu-

Mais de 800 idososparticiparam no Encontro deCoros Seniores. Todos osanos aumenta o número departicipantes

E termina: "Estamos mesmo muitosatisfeitos". TT

Grupos Participantes

- Grupo Coral do Centro da TerceiraIdade Manuel Arménio Braga

- Grupo Coral da Academia Sénior deGaia

- Grupo Coral do Centro Social de SãoMiguel de Arcozelo

- Grupo Coral do Centro Social de SãoPedro de Vilar do Paraíso

- Grupo Coral e Instituto do Centro deConvívio da Junta de Freguesia de

Mafamude- Grupo Musical da Associação de

Convívio Reformados e Pensionistas daAlameda do Cedro

- Grupo Coral do Centro Convívio BomPastor

- Grupo Coral da Associação Recreativae Cultural Reformados de Crestuma

- Grupo Coral da Cruzada de Bem-Fazerda Paz

- Coro Casa das Artes- Grijó

nicipal Gaianima."Cada vez com mais qualidade e

com pessoas com muito maisenergia". É desta forma que overeador do pelouro descreve ainiciativa. A continuar assim, nopróximo ano, esta gala deverárealizar-se noutro espaço capaz dealbergar mais pessoas.

Segundo José Gulherme Aguiar,em 2009, o Mês do Idoso deveráalargar ainda mais, ocorrendodiferentes iniciativas ao longo do ano.O objectivo é sempre o mesmo: "sãoiniciativas como esta que transmitemalegria e qualidade de vida a estaspessoas". E para tal, bastampequenas alterações do quotidiano.

direcção actual resolveu homenagearLívio Rocha.

Bem em frente à entrada dainstituição está agora um busto doantigo presidente. As qualidadeseram imensas, mas acima de tudo,"era amigo do seu amigo e amigo dopróximo", revelaram os presentes.

Duas curiosidades. O primeiropeditório realizou-se em 1935 erendeu 14 contos. A construção doedifício onde se localiza hoje o Lar

Chamaram-lhe Casa dos Pobresem 1933. Hoje, 75 anos depois, onome mudou. Chama-se Lar SantaIsabel, mas vistas bem asactividades, a utilidade é a mesma.O nome da mítica rainha de Portugaldá abrigo a uma instituição quediariamente ajuda os maiscarenciados.

Há contudo uma diferença quedistancia a Casa dos Pobres e o Lar.Há 75 anos, a ajuda era para oseconomicamente pobres. Hoje, paraalém desses desfavorecidos, ainstituição ajuda os carenciados deafectos e os ricos em solidão.

Mas em dia de festa há queesquecer as tristezas e as vicissi-tudes da vida. Os utentes receberamos convidados com as honrasdevidas, cabendo à D. Milú e à suainvejável lucidez e idade proclamar(sem recurso a papel) um poema.Uma homenagem singela, mas quecomoveu os presentes,nomeadamente o presidente dainstituição (e da junta de Mafamude)

Homenagem a Lívio Rocha e peça de teatro marcamcelebração dos Bodas de Diamante. Cada vez mais, a antigaCasa dos Pobres tem ajudado os que chegam à 'quarta idade'

Fernando Vieira.Depois dos discursos de

cerimónia, os residentes ofereceramaos presentes uma peça de teatroalusiva ao 'milagre das rosas' deSanta Isabel. Sem pressas. Cominspiração. E um brilho nos olhoscaracterístico de quem dá provas queainda tem muito para dar àcomunidade...

Neste dia, a solidão e ascarências ficaram à porta do LarSanta Isabel. Mas entrou noutrasinstituições e em muitos lares ondeos idosos, ou da 'quarta idade' comogosta de lhes apelidar ManuelMonteiro - presidente da Assembleia- vivem e sobrevivem sem ninguémpara lhes fazer um carinho ou lhesdesejar apenas um bom dia…

Homenagem a Lívio RochaFoi um dos maiores

dinamizadores do Lar Santa Isabel,mas já não faz parte do mundo dosmortais. Ainda assim, pelo papel quedesempenhou com afinco, a

custou 80 mil contos e foi inauguradoem 1991, pelo então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva.

Tânia Tavares

notícias de gaia - 20.novembro.2008

Facturas?! Quem as vê?!Quase todos os estabelecimentos onde adquiro artigos, passam factura.

Digo: quase todos, porque: nem o café que frequento; a barbearia onde aparoo cabelo; nem a tabacaria onde adquiro os jornais, se dão a esse trabalho.

Dia destes, solicitaram-me para apreçar maternal escolar, que se destinavaa estabelecimento de ensino.

Como falasse que vinha à baixa portuense, logo aproveitaram paraencomendar: guaches, marcadores, cola, rima de papel… enfim, tudo que aescola tem precisão para uso dos instrumentos.

Com agrado acedi ser "recoveiro". Como pedissem que buscasse o queestivesse mais em conta, entrei em loja, onde as bugigangas são de fracaqualidade, mas de grande barateza.

O negociante palestrava animadamente com freguesa aperaltada, numportuguês macarrónico, mas fluente.

Dirigi-me aos escaparates e colhi o material desejado. Ao aproximar-medo balcão fui recebido com franco sorriso e corteses meneios, fora do ha-bitual.

Paguei a mercadoria, e no final solicitei a factura, pois o material destinava-se a escola, onde era obrigatório - ainda que, neste caso, prescindível, - paracontabilidade interna.

O balconista desmudou a fisionomia e prenunciando português inelegível,repetia sem cessar: " Não entendo!…Não entendo!… Faturra?!!!Entendo poucade portuguesa!"….

Instei.. Expliquei, gestualmente, o que era uma factura e a necessidadede a entregar a quem fez a encomenda, como prova do dinheiro gasto. Mas,o caixeiro, sempre sorrindo, de rosto redondo estampado de pasmo,respondia: "Não entendo!…Não entendo!…Não entendo!….

Acabei por sair, sorrindo contrafeito, cogitando: - Safado!: ainda há poucoconversava em português, mas bastou pedir-lhe factura e passou a serestrangeiro!…

Ouço dizer que devemos solicitar sempre factura, quando se adquirembens. Pergunto, então: Porque em lugar do cliente pedir factura, não se obriga,sob pesada multa, a firma a passa-las sempre?!

Humberto Pinho da [email protected]

10

No dia 4 de Novembro acomissão das Liberdades Cívicas,da Justiça e dos Assuntos Internosdo Parlamento Europeu aprovou orelatório sobre o Cartão Azul paraimigrantes qualificados. Estainiciativa tem por objectivo colmatara falta de trabalhadores qualificadosna UE, sobretudo nas áreas daengenharia e da informática, que setraduz, de acordo com os dadosdisponíveis, na necessidade de 20milhões de trabalhadoresqualificados ao longo dos próximos20 anos.

Em Outubro de 2007 a ComissãoEuropeia propôs a criação do CartãoAzul, destinado a atrair trabalhadoresaltamente qualificados para a UniãoEuropeia.

Autorização de residência ede trabalho

A atribuição do Cartão Azul deveráobedecer a regras comuns, sendo daresponsabilidade dos Estados-

Cartão Azulpara imigrantes

qualificadosMembros a definição do número decartões a atribuir.

O Cartão Azul deverá funcionarcomo autorização de residência e detrabalho, durante um períodorenovável de dois anos.

Os membros da família dodetentor do Cartão Azul também terãodireito de entrada na União Europeiae poderão beneficiar da livrecirculação de pessoas no espaçoeuropeu dois anos após a concessãodo Cartão Azul.

Em minha opinião estas medidasserão bem vindas porque a UniãoEuropeia tem necessidade detrabalhadores qualificados.

Será bom para Portugal, e paraos países da U.E, porque uma boaqualificação profissional é um dos"condimentos essenciais para areceita da competitividade na Europae no mundo, para ultrapassarmos acrise que atravessamosindiscutivelmente nos dias de hoje.

João Cardoso

Grupo ParoquialMissionário

O Grupo Missionário de Valadares, reuniu no Salão Paroquial sob adirecção do padre Francisco de Jesus, da Sociedade Missionária da BoaNova, tendo como lema principal avaliar as actividades missionáriasdesenvolvidas no mês de Outubro Missionário, as quais foram consideradaspositivas e à que lhe dar continuidade pois é missionar que se serena etranquiliza o espírito.

A comunidade de Valadares participou

No tradicional magustoQue teve como fim principalReunir a comunidadeNo Salão Paroquial

Tendo como lemaO S. MartinhoOnde comeram castanhasE beberam vinho

Foi um encontroPara lembrar e não esquecerEncontros como esteDão alegria para viver

Houve músicaCanto e dançaEntre os presenteMuita confiança

Foi um encontroEntre novos e os de mais idadeFazendo aos anciãos reviverTempos da sua mocidade

Manuel Carvalho

Nos últimos tem-pos o pavilhão napraceta junto ao ElCorte Inglés tem sidoescolhido para osdesfiles de moda.

Sempre muitoapreciado pormultifacetado público

Portugal FashionmaisumavezemGaia

e com grande cobertura mediáticanacional e estrangeira o evento temgrande adesão de criadores demoda, num mercado cada vez maiscompetitivo, Portugal tem tentado nãoperder o que de melhor se faz emtermos de design de roupas,adornos e sapatos.

Com um naipe de excelentesmanequins, o certame teve onzedesfiles mostrando a vitalidade daindústria de vestuário e moda

portuguesa.Juntamente com o desfile houve

um showroom em estrutura anexa.Peças de Anabela Baldaque, Katty

Xiomara, Luís Onofre (calçado), RitaBonaparte, Storytailors, entre outros.

Uma organização bemestruturada que prestigia osorganizadores e sponsor's e quepede repetição para os próximosanos.

Jorge Amaral

notícias de gaia - 20.novembro.2008 11

monólogosmunicipais

E por falar em professores…Tanto se fala dos professores.

Por tudo. Por Nada. Greves,burocratização, avaliação. Comosempre, os portugueses sabem detudo, mas não percebem que nãosabem é mesmo nada…

Aproveito o tema para falardeles. Dos bons. Os maus não memerecem nem a lembrança. A da

além do primeiro significado.Agustina Bessa Luís foi umadescoberta para muitos de nós. EPessoa, com todos os Pessoas quesempre viveram com ele.

Transmitiu-nos a sensibilidadeque até lá não conhecíamos.

Seguem-se dois homens. Noensino superior.

mesmo que o balbuciei?!). O autor:António Oliveira. O tal que meensinou a pensar… dá paraperceber não.

Nos primeiros seis parágrafosdo livro já conhecemos o Ernesto(dos insectos), o Chico Amolador ea pobre da Joana Louca… o quenos espera até ao final?

primária (como se dizia ainda naminha altura). Exigente e Maternal.

De quando em vez vejo-a. Nãome reconhece, mas a verticalidadeda postura que mantém -possivelmente já na reforma - nãoalterou um único milímetro.

Ensinou e preparou toda a'classe' sem as grandes logísticasdestes tempos para a faseseguinte. Apenas uma mancha…aquelas três reguadas doem atéhoje….

Do secundário lembro duas…curioso! Mais duas mulheres.

A de Matemática do 8.º ano.Coitada. A paixão pela disciplinaconseguiu atingir os alunos. Nãotodos. A luta desta docente era atrairaqueles que durante anos foramdesprezados, afastados dosnúmeros… claro que a taxa desucesso foi muito reduzida…

Se a disciplina não saísse doesquema curricular na área deletras é bem possível que hojetivesse concluído uma licenciaturaligada à matemática… talvez fossemais uma das professoras queintegrou a greve… ou uma dasprofessores que integra alonguíssima lista dedesempregados… qui çá?

E a de Literatura Portuguesa.Extraordinária. Com uma culturamuito característica. Ensinou-nos aolhar para as palavras e ver para

Incompreendido por alguns.Adorado por outros. Mas nuncadetestado… ensinou-me a pensar…parece simples? Na primeira aula,logo após a apresentação, deixou aturma de 'rastos' ao pressagiar (ebem) que apenas alguns (poucos)conseguiriam viver do jornalismo…a verdade dura da nossa realidade.Duas mãos bastam para contar osque sobrevivem no meio…Encontrou-me anos mais tarde. Maismaduro. Mais resignado?!

Foram precisos 17 anos deensino para conhecer a História. Umbicho. De repente, transformou-se…numa borboleta…

Aprendi a gostar, aprendi aperceber (e não a decorar), aprendi aimportância desta disciplina nonosso dia-a-dia. E há anos que elaestava ali ao meu lado e eu sem aver.

Só um apaixonado pela históriafoi capaz de me imbuir nessamesma paixão… Um Homem cujaespiritualidade está há muitoresolvida. Que emana tranquilidadeapenas naqueles que a querem, esabem, absorver. Um homemgrande. Com sensibilidade decriança.

O próximo desafio não é fácil… oMateus e a Mafaldinha…

'9 contos menos mais 1'. Mas queraio de título é este? Pensei (e acho

Cada ideia é mais non senseque anterior. Corridas depirilampos. Hermafroditas a discutiro sexo dos anjos. Passeios em'trajes menores' na ponte D. Luiz.Tudo pode sair daquelacabecinha…

Vídeos - quase sempre mudos- de pedras, pedregulhos, bonecosanimados. Ou em francês… credo!!!

A última é mandar os alunosespreguiçar na aula… e fechar osolhos…

A apresentação do seu livro(desta vez é mesmo seu….) despiu-o de todas as 'armaduras'. Simples.Sem floreados. Com sentimento.

Uma alma livre. Um corpoagarrado. Acredita em tudo, semacreditar em nada… os créditosgastou-os ("obviamente") na famíliae nos amigos…

Nunca mais de 10 linhas: regrade ouro! Já atingi as 16 linhas doWord. Mas aqui a batuta é outra…

Moral da história (calma nãoenlouqueci, mas a solenidade dolivro e do autor justificam este final):a fita de cetim não saiu porque nãotem passe de autocarro e o metro émuito lento.

Nota final: A das pautas. Destes5 foi sempre muito positiva. Foi…mas os ensinamentos vãoacompanhar-me para toda a vida…

Tânia Tavares

Dia deTodos osSantos e

fieisdefuntos

Um e dois de Novembro, são diasde festa, que nos convidam à reflexãoe oração. O primeiro é dedicado a"Todos os Santo" o segundo aos"Fieis Defuntos".

Estes dias são iguais a tantosoutros que os anjos e santos vivemem espírito, junto Daquele que foi,que é, e continua a ser através dosséculos, que é "Deus Connosco".Para além das celebrações litúrgicaspróprias dos dias, tem um significadoaltamente meritório para os fiéis queacorrem aos cemitérios, visitando epreparando as campas dos seusentes queridos.

Estes dois dias são muitoimportantes no calendário litúrgico daIgreja. Mas não devemos esquecer avigília dos restantes dias do ano.Devemos ter presente que a oraçãoé o alimento espiritual que conforta etranquiliza o espírito das almas dosque nos precederam na ida para aPátria Celeste.

Oremos por eles e que eles orema Deus por nós...Dois dias, duasdatas, que nós os sobreviventesregistamos e que nuca será de maisreferir que estes dias sejam iguais atantos outros do ano.

Manuel Carvalho

World of Warcraft®já chegou

Na noite de 12 para 13 deNovembro, às 0h00, a Media Marktdo Centro Comercial Porto Gran Plazae a Media Markt Gaia festejaram achegada da nova expansão do Worldof Warcraft®, saída das mãos da Bliz-zard Entertainment®.

Esta iniciativa permitiu a quaseuma centena de fãs da sérieexperimentar e adquirir em primeira-mão a cópia de Wrath of the LichKing™.

Em Janeiro de 2007, aquando dolançamento da primeira expansãopara World of Warcraft, The BurningCrusade®, foram milhares aspessoas a adquirirem-na, tendo sidovendidas 2,4 milhões de cópias nasprimeiras 24 horas, eaproximadamente 3,5 milhões noprimeiro mês. É por esse motivo que,antevendo uma grande procura, asMedia Markt Plaza e Gaia e todas aslojas Media Markt, de norte a sul dopaís, abriram as portas à meia-noite.

O jogo está disponível com opreço de •34,00.

notícias de gaia - 20.novembro.200812

"GAIA SENTIDO"II - Freguesias da Frente-de-Rio

Ver-te, assim, tão animada,(Tudo era de temer)Tua dama… Afurada,(A "Barragem" é em Lever).

Ver-te, assim, tão animada,(Antes sem graça nenhuma)Tua dama… Afurada,("Canoagem" é em Crestuma).

Ver-te, assim, tão animada,(Deste nome a Portugal)Tua dama… Afurada,(E o "Porto" a Olival).

Ver-te, assim, tão animada,(Tudo é feito com requintes)Tua dama… Afurada,("Biológico" é em Avintes).

Ver-te, assim, tão animada,("Lavandeira" é um tesouro)Tua dama… Afurada,(Viva Oliveira do Douro).

Ver-te, assim, tão animada,(E, eu, falo sobre a minha)Tua dama… Afurada,(Nascida em Santa Marinha).

José Duarte Amaral

* Refrão (por freguesias), inspirado na canção original "Porto Sentido"(Carlos Tê / Rui Veloso)

PORQUE CHORASCRIANÇA

O acaso fez com que eu deparasse com um quadroQue há muito tempo eu guardara.Era um quadro com uma criança, as lágrimas caindoPelo rosto, pareciam um fio de águaE como nessa altura me impressionaraFoi o motivo porque o guardara.

E hoje ao vê-lo suspirei bem fundoLembrando-me das crianças de todo o mundo

E como se fosse uma criança de verdadeEu beijei aquele rosto, de criança sem idadeDeixando uma lágrima minha ali caídaDepois fiquei ainda, algum tempo olhandoE perguntei-lhe...Porque choras criança?

Eu sei tens fome e frio, e sentes-te isoladaE maltratada, sei também que já trabalhasApesar da pouca idade, e tudo sofres caladaMesmo quando te obrigam, a pedir esmolaNa beira da estrada.

Pobre criança que nunca brincaste.Pois como brinquedo, deram-te uma armaComo dói cá dentro, sabendo que tantas criançasSão maltratadas, por vezes até à morte.E pelos pais, que vos trouxeram para este mundo cruel.Não sei o que se passa nessas mentes, só podem estarDoentes.DROGA ou ÁLCOOL?Quando teremos uma resposta?

Maria da Graça Almeida

Serviço Social na Educação:Um vazio por preencher

Seminário de Serviço Social*02/12/08

Auditório do ISPGaya09:00 - Sessão de Boas Vindas09:30 - Painel I: O Serviço Social a Caminho do Combate ao Insucesso e aoAbandono Escolar09:30 - ComunicaçãoModerador: Mestre José Carlos MoraisObjectivos:" Compreender a origem desta problemática e as suas consequências;" Averiguar o âmbito de actuação do Técnico de Serviço Social;" Sensibilizar para a presença do Técnico nas Escolas no âmbito do insucesso eabandono escolar;10:30 - Debate10:45 - Coffee break11:00 - Painel II: Novos paradigmas multiculturais nas escolas11:00 - ComunicaçãoModerador: Mestre Cristina RibeiroObjectivos:" Sensibilizar sobre a realidade multicultural em contexto escolar;" Dar a conhecer as medidas políticas e o resultado da sua implementação;" Conhecer os projectos existentes neste âmbito;" Reflectir sobre as principais dificuldades na operacionalização dos projectos.12:00 - Debate12:15 - Almoço Livre(*) Realizado pelos alunos finalistas da Licenciatura de Serviço Social no ISPGaya,em regime Diurno.14:00 - Painel III: Sinalizar é Proteger14:00 - ComunicaçãoModerador: Dr.ª Sandrina MorimObjectivos Gerais:" Analisar os factores de risco e sinais de alarme;" Analisar as consequências orgânicas e psicossociais;" Conhecer o funcionamento do sistema legal de protecção;" Reflectir sobre os papéis e competências dos profissionais das estruturas deprotecção.15:00 - Debate15:15 - Painel IV:O (Des) Equilibrio entre a Família e a Escola15:15 - ComunicaçãoModerador: Doutora Ana Paula CabralObjectivos:" Demonstrar importância da relação Família - Escola;" Dar a conhecer as estratégias utilizadas na aproximação da família à escola;" Reflectir sobre o novo paradigma na relação Família - Escola.16:15 - Debate16:30 - Coffee break16:45 - Painel V: A promoção da educação para todos16:45 - ComunicaçãoModerador: Doutor Pedro FerreiraObjectivos:" Promover o desenvolvimento das potencialidades físicas e intelectuais, reduzindoas limitações provocadas pela deficiência;" Apoiar a inserção familiar, escolar e social de crianças, jovens e adultos comdeficiência proporcionando a aquisição de estabilidade emocional;" Fomentar o incremento da autonomia de comportamento a todos os níveis em queesta se possa processar;" Contribuir para a adequação da formação pré-profissional e/ou profissional visandoa integração na vida activa.17:45 - Debate18:00 - Painel VI: O Técnico Superior de Serviço Social e a Escola18:00 - ComunicaçãoModerador: Mestre João MonteiroObjectivos:" Reflectir sobre os conceitos teóricos inerentes ao papel do TSSS nas escolas,tanto a nível nacional como internacional;" Compreender a emergência do Técnico Superior de Serviço Social no contextoescolar.19:00 - Debate19:30 - EncerramentoPara mais informações, contacte-nos: [email protected]

notícias de gaia - 20.novembro.2008 13

O Congresso Internacional " Fátima para oséculo XXI "ocorreu no Santuário de Fátima de 9 a12 de Outubro de 2007.

Ás experiências dos três videntes acresce aexperiência pública presenciada em 1917, por umaconsiderável multidão - "O Milagre do Sol "conformeprévia promessa de Nossa Senhora aos trêspastorinhos. A mensagem da Virgem tornou-sesignificativa para um crescente número de devotose peregrinos.

O empreendimento científico iniciado em l966visava a elaboração duma história rigorosa dosacontecimentos a partir de uma documentaçãoquanto possível abrangente e tratada com a maisavançada metodologia científica, comaprofundamento teológico nos conteúdos damensagem enquadrados á luz do Evangelho. Esteinvestimento promovido pelos mais altosresponsáveis do Santuário foi feito á semelhançado de Lourdes. Em Lourdes entre muitas outrastestemunhas, cite-se o Prémio Nobel da Medicinade l912, Alex Cairel, (autor de "Os milagres deLourdes" depois de se ter convertido aoCatolicismo). Foi então que o bispo de Leiria, D.João Venâncio, encomendou ao reputadomariólogo e professor universitário, PadreJoaquim Maria Alonso, um trabalho sistemático delevantamento das fontes a fim de se elaborar epublicar uma história crítica de Fátima. Porém, oconsiderável interesse editorial de Fátima eramarcado pelo signo da controvérsia. Os camposdividiram-se entre a literatura de ataque e o dadefesa da autenticidade miraculosa dasaparições. Por parte da Igreja, promove-se aconstrução do conhecimento fatimológico, abertoao progresso científico de forma a credibilizarFátima e a sua mensagem conforme a maisexigente reflexão intelectual a partir dosdocumentos disponibilizados pela mais modernaracionalidade científica não primariamente hostilà Igreja.

Importa salientar que este investimentocientífico tendo em vista preparar uma experiênciade Fé de tão grande impacto como o de Fátima,inscreve-se na melhor tradição da Igreja Católicaatravés do estudo crítico. O recurso às técnicas doconhecimento tem em vista esclarecer a Fé demodo a que dela possa tornar-se iluminadora darazão - credo ud in intelligam. intelligo ud credam -. A ocorrência de fenómenos extraordinários,chamados sobrenaturais, lembra o conhecidoesforço da Igreja a partir das mais altas instânciaspara certificar a sua autenticidade. Sob o ponto devista do conhecimento e da divulgação, emprimeiro lugar encontramos os inquéritosparoquiais realizados pelo prior da paróquia deFátima aos pastorinhos e depois pelo padreManuel Nunes Formigão "Documentação Críticade Fátima. Interrogatório aos Videntes". Fátima,1917; Santuário, l992. Os questionamentosintensificam-se a partir da última aparição com oespectacular milagre solar de 13 de Outubro del917. É de notar que por iniciativa de eclesiásticose de outros responsáveis, os inquéritos sucedem-se junto dos três pastorinhos. Note-se ainda, apesada carga psicológica a que foram sujeitasestas crianças nas intensivas inquirições. Os trêspastorinhos foram também mártires dapopularidade e de uma constante atenção de

Abordagens às Aparições de Fátima

conhecidos e desconhecidos.Verifica-se que com o patrocínio, a intervenção

e a presença de altas autoridades da Igrejanacionais e estrangeiras fez-se a melhorpromoção de Fátima, como centro de peregrinaçãoe de espiritualidade da Igreja contemporânea. Poresta altura surge a edificação de uma basílica,consagrada solenemente em l953. Sucedem-seas alocuções alusivas à devoção à Senhora deFátima e à Sua mensagem, da autoria de bispos,cardiais e papas. Não faltaram outras formas dereconhecimento tácito ou declarado da parte dealtas instâncias da Santa Sé. Cumpre destacar asalocuções de Pio XII, cognominado o "Papa deFátima: sobre a devoção à Virgem da Cova da Iriae a consagração que faz do mundo ao ImaculadoCoração de Maria em l942, em atenção aos apelosinsistentes de Lúcia que, traduzem o desejo deNossa Senhora. O ainda cardial Roncalli João XXIILtinha visitado e presidido às cerimónias de Fátima.Paulo VI depois de ter oferecido em l964 a Rosade Ouro ao santuário de Fátima, em l967, solenizacom a sua presença o cinquentenário dasaparições. É bem conhecido a relevância que JoãoPaulo II confere a Fátima. É chegado o momentoda oficialização de Fátima pela Igreja, com opatrocínio do Estado Novo (ao qual convinha avalorização das correntes da cultura portuguesatradicional de acordo com a sua estratégia políticade propaganda e de engrandecimento nacional).Por seu lado a Igreja passa a propor ao país e aomundo Fátima como grande centro deperegrinação e de pastoral católica.

Surge então uma reação defensora elegitimadora de Fátima contra a paralela propa-ganda anticlerical e anti-religiosa por parte dealguns jornais, folhetos e livros anti-fatimistas.Estes tentavam fazer ver as aparições como umamera mensagem e lima forma de manipulaçãoorquestrada pelo clero coligado com as" forças dareação" que pretendiam fazer da exploração dacrença um baluarte de combate ideológico contrao progresso e contra o regime republicano.

Uma forma de catequese possibilitou oenquadramento da mensagem de Fátima nouniverso da doutrina ortodoxa católica. Fátimaapresenta-se cada vez mais como uma arma daIgreja portuguesa de reconquista cristã da

sociedade contra o laicismo nas suas vertentesanticlerical. irreligiosa e ateia. Fátima é entãoescolhida como alvo de execração. A Fé nasaparições é apresentada como o exemplo maisexpressivo do ritmo do país, do anticientismo e doantiprogresso, especialmente das massaspopulares. Os defensores de Fátima destacam oefeito transformador, em termos espirituais naperspetiva da mudança de vida, como umamensagem pacífica, e de concórdia entre oshomens. Começam a publicar-se memórias edocumentos / fonte. Publicam-se textos etestemunhos, muitos deduzidos dos váriosinquéritos aos pastorinhos e outras testemunhas.Adquirem particular significado as "Memórias" daIrmã Lúcia vindas a lume entre l936 e l941. A IrmãLúcia era então a única sobrevivente e testemunhadas aparições. A década de 60 representou umponto de chegada e de consolidação do processode Fátima. É o momento em que se acentuam ascriticas vindas do interior da própria Igreja,relativamente ao devocionismo e á pastoralpraticada em volta de Fátima. Divisa-se então umanova etapa de sistematização doutrinal e da procurado rigor historiográfico com base na organizaçãoe no tratamento das fontes. A marcar esta fase dáprocura do rigor e da autenticidade faz-se a entregaao professor de teologia dogmática, J. Maria Alonso,da missão de preparar uma história global dosfenómenos de Fátima juntamente com um tratadoteologicamente bem sistematizado sobre amensagem. Tais estudos visavam credibilizar osconteúdos resultantes das aparições, tendo emconsideração um público cada vez mais exigente.Devido à morte daquele investigador, o seutrabalho foi interrompido. Todavia ainda reuniu umgrande número de fontes orais e escritas.Entretanto o trabalho de pesquisa e análise foiacompanhado em l973 pela criação do Arquivo doSantuário de Fátima. O bispo de Leiria, D. AlbertoCosme, em sintonia com o Santuário, decidiuentregar o estudo global de Fátima á Faculdadede Teologia da Universidade Católica, sob aresponsabilidade de D. José da Cruz Policarpo,atual Cardial Patriarca de Lisboa A nova entidadecientífica repensou o projeto e deu prioridade ápublicação sistemática de toda a documentaçãosobre as aparições de Fátima, em volumessequenciais sob o título "Documentação Crítica deFátima". Dá-se clara prioridade á recolha,classificação e anotação de documentos, sobreFátima. Além de livros dispersos, podem ler-serevistas científicas. São de destacar os diversoscongressos internacionais promovidos peloSantuário, sobre temáticas específicas ligadas ámensagem, á fenomenologia e ao significado dasaparições. É de notar o esforço de reflexão que,sobressai da "Enciclopédia de Fátima' coordenadapor D. Carlos Moreira Azevedo e Luciano Cristino.Este volume contou com a participação deestudiosos e especialistas sobre as aparições.As aparições e os milagres podem atualmente sermelhor estudados. A credibilidade agora pretendidaé aquela que seja cientificamente sufragável esuficientemente consistente sob o ponto depesquisa. Trata-se, em síntese, da apresentaçãoe atualização da mensagem para os homens dosnossos dias.

Manuel Barbedo

notícias de gaia - 20.novembro.2008

notícias de gaia notícias degaia notícias de gaianotíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia not

papelarias e quiosquesinteressados contactar

[email protected] 700 574

postos de

venda

autorizadosARCOZELO

Café Areal PraiaCasa Fontes

Papelaria Silva LopesAVINTES

Papelaria Graça LimaCANELAS

Papelaria Boa NovaCANIDELO

Papelaria Quatro CaminhosGRIJÓ

Café CentralGULPILHARES

Tabacaria C.P. MiramarMADALENA

Café Snack-Bar “Pulga”MAFAMUDE

Café Veneza Snack-BarPapelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque Vira VentoTabacaria Bom Dia

OLIVALCafé Central

OLIVEIRA DO DOUROPapelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do MontePEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro CívicoS. FÉLIX DA MARINHA

Papelaria da GranjaPapelaria Santos

SANTA MARINHACais de Gaia

Papelaria CoelhoPapelaria Leitura

Quiosque Arco do PradoQuiosque do Continente

Tabacaria CamõesSERZEDO

Papelaria FontesVALADARES

Papelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’EsteVILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

14

Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia1.º Juízo Criminal

Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 8014404-502 Vila Nova de Gaia

Telef: 223776200 Fax: 223756679Mail: [email protected]

Processo: 104/05.3 EAPRTProcesso Comum (tribunal Singular)N/Referência: 9102629 Data: 10-10-2008

ANÚNCIOO/A Mm.º(ª) Juiz de Direito Dr(a). Catarina Ribeira de

Almeida, do(a) 1.º Juízo Criminal - Tribunal Judicial de VilaNova de Gaia:

FAZ SABER que no Processo Comum (Tribunal Singular)n.º 104/05.3EAPRT, em que é arguido(a) Joaquim Moreirada Silva filho(a) de Silvino Ferreira da Silva e de Maria NazaréMoreira de Almeida natural de: Campanha [Porto]; nacional dePortugal nascido em 18-09-1973 estado civil: Casado (regime:Desconhecido), profissão: Director, BI - 7697616, domicílio:Av. Da República, 1895, 4430- Vila Nova de Gaia, foi o(a)mesmo(a) condenado(a) pela prática do(s) crime(s) 1 crime(s)de Especulação por negligência, p.p. pelo art.º 35.º, n.ºs 1,al.c) e 3, do Dec. Lei n.º 28/84, de 20 de Janeiro, praticado em13-10-2005; por sentença/acórdão proferido(a) nos presentesautos e transitado(a) em julgado em 16-05-2008, na pena de:- Multa: 180 dias de multa, à taxa diária de 8,00, que perfaz ototal de 1.440,00 Euros.Vila Nova de Gaia, 10-10-2008.

O/A Juiz de Direito,Dr(a). Catarina Ribeiro de Almeida

O/A Escrivão Adjunto,a) Cristina Martins

Freguesia de ValadaresANÚNCIO

ANTÓNIO DA SILVA FERREIRA, Responsável peloPelouro do Cemitério da Junta de Freguesia deVALADARES, concelho de Vila Nova de Gaia,

JAZIGOS/SEPULTURASABANDONADAS

Convocam-se os interessados, designadamenteos herdeiros do último concessionário e/ouresponsável dos jazigos ou sepulturas abaixoindicadas, para pessoalmente ou através de cartaregistada darem conhecimento à Secretaria destaJunta de Freguesia, no prazo máximo de 60 dias, dosfundamentos e documentos comprovativos do seudireito à transmissão da concessão, e com base neles,procederem ao respectivo averbamento a seu favor eainda se for caso disso, fazerem prova da remissãoda sepultura.

No caso de não comprovação do direito àconcessão, da não promoção da habilitação legal econsequente averbamento a seu favor e ainda provade remissão, no prazo referido não poderão serexercidos os direitos correspondentes à concessão equando já haja decorrido o prazo de dez anos apósfalecimento do último concessionário ou responsávelconhecido, será declarado o abandono e prescriçãoda concessão ou remissão nos termos da Lei e doregulamento do Cemitério.

JAZIGOS E/OU SEPULTURAS

SEP. Nº 102-103 SECÇÃO ESEP. Nº 38 SECÇÃO JSEP. Nº 89 SECÇÃO JSEP. Nº 105 SECÇÃO JSEP. Nº 108 SECÇÃO JSEP. Nº 29 SECÇÃO OSEP. Nº 38 SECÇÃO OSEP. Nº 48 SECÇÃO TSEP. Nº 17 SECÇÃO SSEP. Nº 19 SECÇÃO SSEP. Nº 19 SECÇÃO USEP. Nº 22 SECÇÃO USEP. Nº 16 SECÇÃO V

E eu, (assinatura ilegível) Chefe dos ServiçosAdministrativos desta Junta o subscrevi.

Por ser verdade, mandei passar o presenteANÚNCIO, o qual vai ser também afixado em doisjornais regionais do Concelho de V. N. Gaia.Valadares, 06 de Novembro de 2008

O Autarca Responsável,a) António da Silva Ferreira

Notícias de Gaia n.º 451 de 20 de Novembro de 2008Notícias de Gaia n.º 451 de 20 de Novembro de 2008

Felicidade prontaa desabrocharA caminhar pela areia molhadaOlhei fascinada as ondas do marO chão marcado com as minhas pegadasLibertava com lentidão o desejo de chorar.

O sol secava lágrimas a deslizarPela face marcada pelo sofrimentoRecordava cenas tristes que tentava libertarSufocadas e guardadas no pensamento.

A brisa suave tocava e entonteciaNuma embrieguês de Paz e nostalgiaNum coração ansioso de voltar Amar.

Mas, as rochas ,negras frias e arrogantesDesafiavam o mar que as contornava triunfanteEntrelaçando-as numa felicidade pronta a desabrochar.

Ana Santos

Sentado no seu banquinhoPensando na dureza da vidaVai pondo graxa devagarinhoEspalhando as mágoas do dia-a-dia.

No rosto tem marcas vincadasNas mãos o tempo esmagadoOs clientes têm histórias contadasNum livro de sonhos amarrotado.

Engraxador da cidadeTrabalha nos passeios da Avenida da cidadeFaz parte de um quadro belo pela originalidadePintado num mar de gente de aguarelas sombreadas.

Aos poucos os clientes diários vão surgindoE,o engraxador relata as noticias que vai ouvindoDefendendo a sua profissão com a alma amargurada.

Ana Santos

[email protected]

notícias de gaia - 20.novembro.2008 15

ficha técnica

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

tels.: 223 700 574/6fax: 223 700 576

email: [email protected]

Nº de Registo: I.C.S. 111060

tiragem média: 5000 exemplares

chefe redacção: Tânia Tavares(CP 4278)

email: [email protected]

redacção:Luís Morais Ferreira (CP 7349)

Nilce CostaPaulo Jorge Sousa (CP 4279)

email:[email protected]

colaboradores: Ademar Costa;André Soares; Ariana Ferreira;Carlos Filipe Rodrigues (CR

362); Celeste Domingues; CláudiaOliveira; Cristina Silva; DanyelGuerra; Elisete Marques;Ermelinda Mendes; HumbertoPinho da Silva; Isabel AndradeMonteiro; Joaquim Oliveira; JorgeAmaral; Jorge Freitas; JoséBarreto; José Duarte Amaral;Leonardo Júnior; Lúcia Pereira (CP6958); Manuel Carvalho; ManuelBarbedo; Maria Graça Almeida;Mário Frota; Marta Pereira; MiguelÂngelo Luis; Nuno Filipe; OlgaPinto; Paulo Tavares; Raul Martins;

Prof. Artur Villaresdep. comercial: Pedro Almeida

fotocomposição: pressing

empresa jornalística de comunicação eimagem, unipessoal lda.

[email protected]: Paulo Jorge

Sousadirectores honorários:

Fernando Sousa e

entidade proprietária e

editor: pressing

Crónica do tempo

que passa

A mulher real

nota: os conteúdos dos artigos de opinião são da responsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.com

Evidentemente que não vamos falar da D. Teresa, nem da Padeira deAljubarrota, nem tão-pouco da Maria da Fonte, embora a vontade Deusnos a agradeça!…Mas sim da mulher portuguesa actual que se agigantoude moto próprio, subiu na escala de valores da humanidade e continua aganhar espaços onde, em muitos deles, vêm a dar algumas lições ao tal"macho latino" ( e não só!) que ainda possui a força do Poder toda do seulado.

Quem leu a peça de Aristófanes, Lesístrata - mulher de um capitão deAtenas - ficou a saber que o primeiro movimento feminino no mundo paraa defesa da Mulher aconteceu em Atenas, dois mil anos A/C - segundoAristófanes.

Vem isto a propósito de alguns "atrasos de vida" cá na parvónia como,por exemplo, só em 1911, após a implantação da República, é que aMulher Portuguesa teve direito a ir às urnas votar; a primeira mulher amatricular-se numa universidade portuguesa só aconteceu em 1889 -Elisa da Conceição Andrade, a primeira médica em Portugal, licenciadana Faculdade de Medicina de Lisboa; Carolina Michaelis /alemã denascimento mas portuguesa de casamento e coração/ foi a primeiramulher a ser convidada para uma cátedra da Universidade de Lisboatransferida depois para Coimbra, onde leccionou a partir de 1911; RosaMota foi a primeira mulher portuguesa a ganhar uma medalha olímpica;Maria de Lurdes Pintassilgo foi a primeira mulher que assumiu o cargode Primeira-Ministra.

No século XX a mulher venceu a condenação de "fada do lar", maspersistem ainda as ideias feitas a combater no século XXI: trabalhar aolado do homem, continuar a ser a tal "fada do lar" e a criadora dahumanidade. Isto é, a povoação aumenta ou diminui conforme a suaforça de vontade em criar filhos em condições ainda muito desfavoráveispara os casais de economia mais débil.

Portanto, temos de sair da modorra que nos entorpece, porque ofuturo dos portugueses e do resto do mundo está em risco. E isso emboradeixe transparecer algumas preocupações - o próprio Presidente daRepública já o disse que "um país sem crianças envelheciaprecocemente!.

Quanto às carreiras profissionais construídas a passo de caracol,com mil cuidados, desde 1935 continuam a encravar o desenvolvimentodo mundo feminino, embora o Governo já tenha mandado para o lixomuita papelada. O futuro que, em democracia, só pode ser construídocom a força da mulher real e esta, infelizmente, tem de continuar a batalha,todos os dias - conforme disse Lisístrata, quando foi obrigada pela forçados homens/ militares, regressados da guerra com os espartanos, aentregar o tesouro que as gregas sob o seu comando tinham conquistado.

Júlio Martins

Vigília Missionáriano Seminário da

Boa NovaTendo em conta a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia

Missionário Mundial. Os Grupos Missionários de Valadares, Madalena,Vilar do paraíso e Onda de Deus, levaram a efeito uma encenação

sobre S. Paulo na Igreja do Seminário da Boa Nova. Começando com aencenação do caminho de Damasco em que dois cavaleiros

apareceram, um desce do cavalo e ajoelha-se, ao mesmo tempo quese acende uma luz do meio das árvores e ouve-se uma voz.

A voz do meio da luz interpela-o. "Saulo, Saulo porque me persegues?""Quem és, tu Senhor". "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te,entra na cidade, e te dirão o que deves fazer".

A luz apagou-se e dois companheiros ajudam-no a erguer-se. Estefaz um gesto como que estivesse cego. Os outros, fazendo de conta queo apoiam, levam-no até à Igreja, seguido pela assembleia. Acompanhadospelo cântico "Estrela Polar".

Após a entrada das pessoas na Igreja, esta encontra-se a media luzao longo dos bancos encontravam-se nove jovens da Madalenaacorrentados e de cabeça tapada pelo carapuço uma das quais logo àentrada, com nove imagens de realidades próprias do terceiro mundo. Aomesmo tempo que uma música de fundo toca vão surgindo outrasimagens projectadas na parede.

Foi lida uma mensagem do Papa Bento XVI para o Dia MissionárioMundial 2008. Duas pessoas leram o texto das bem-aventuranças,seguido do cântico "Deus é amor". Um jovem vestido de alva durante ocântico desamarra os nove jovens que estavam amarrados.

O Grupo Missionário de Vilar do Paraíso fés uma leitura do manifestolevanta-te, no final do manifesto surgem as palavras Levanta-te e toda aassembleia se levanta. Cantou-se o cântico "Grita Comigo".

O grupo de Jovens de Valadares, com cinco velas, com as cores doscinco continentes em fila uns atrás dos outros, o ultima de braços abertosformando uma cruz. Doze pessoas com velas vêem uma a uma acendera sua vela no Círio enquanto que os leitores lêem cada um, uma jaculatória.

Depois de todas as velas acesas espalharam-se pela Igreja, (6 decada lado) e todos os fiéis acenderam as velas deles, enquanto secantava o cântico "Deus é amor".

Presidiu a esta celebração o padre Zacarias de Pinho Reitor doSeminário da Boa Nova, ladeado pelos padres Emanuel Brandão e JoséManuel, Párocos das freguesias de Valadares e Vilar do Paraísorespectivamente.

A encenação esteve a cargo do Seminarista Samuel Coelho, padreFrancisco de Jesus, Ricardo Oliveira e Célia Bonifácio.

Manuel Carvalho

notícias de gaia - 20.novembro.2008última notícias de gaia - 20.novembro.2008