ano xi | nº 102 | marÇo 2013

12
Universidade corporativa do Sinbi desenvolve cursos que visam aprimorar a mão-de-obra, com o intuito de tornar as empresas de Birigui aptas ao competitivo mercado. Páginas 4 e 5 Sinbi, Sesi e Prefeitura já prepa- ram a BiriFest 2013. Muitos prêmios serão sorteados. Páginas 6 Ações do plano de melhoria da competitividade começam com consultorias em finanças e produção. Páginas 3 Sinbi apoia campanha de solidariedade desenvolvida pelo Conselho Municipal da Condição Feminina. Páginas 11 Braço social do Sinbi participa de megatriagem mundial do projeto “Dentista do Bem”. Página 12 UniSinbi oferece capacitação às empresas de Birigui A festa vai começar Ação Mulher PMC Pró-criança IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 102 | Março 2013

Upload: sinbi-birigui

Post on 09-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Universidade corporativa do Sinbi desenvolve cursos que visam aprimorar a mão-de-obra, com o intuito de tornar as empresas de Birigui aptas ao competitivo mercado. Páginas 4 e 5

Sinbi, Sesi e Prefeitura já prepa-ram a BiriFest 2013. Muitos prêmios serão sorteados.

Páginas 6

Ações do plano de melhoria da competit ividade começam com consultorias em finanças e produção. Páginas 3

Sinbi apoia campanha de solidariedade desenvolvida pelo Conselho Municipal da Condição Feminina.

Páginas 11

Braço social do Sinbi participa de megatriagem mundial do projeto “Dentista do Bem”.

Página 12

UniSinbi oferece capacitaçãoàs empresas de Birigui

A festa vai começar

Ação Mulher

PMC Pró-criança

IMP

RE

SS

O

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 102 | Março 2013

Page 2: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 20132

Março: um mês de muito trabalho

Garantir estabilidade às empresas associadas é uma das principais frentes de trabalho do Sinbi.

Junto a parceiros como Abicalçados e Fiesp, buscamos mecanismos para amenizar fatores econômicos que incidem sobre a prática industrial.

Recentemente fomos surpreendidos com a Resolução nº 13 do Senado Federal, que unifica a alíquota de I C M S e m 4 % n a s t r a n s a çõ e s interestaduais. A lei é positiva à medida que cessa a guerra ente os portos e padroniza a competitividade entre os Estados. Porém, estes benefícios são neutralizados pela burocracia imposta em alguns aspectos.

Com a Resolução, empresas que trabalham com produtos que tenham acima de 40% de insumos exportados deverão apresentar a FCI (Ficha de Conteúdo de Importação), que obriga o lançamento detalhado de cada item estrangeiro utilizado na fabricação do produto.

No dia 8 de março estivemos reunidos na sede da Federação juntamente com outros membros do Comcouro e Comtextil a fim de compreendermos os detalhes da Resolução, bem como os mecanismos para a superação de exigências burocráticas. Trabalharemos junto a Fiesp para propor ajustes nesta rigorosa legislação, pois estas atitudes governamentais não contribuem com o avanço da indústria nacional.

Para buscar mais benefícios às empresas de confecção, que também são representadas pelo Sinbi, fechamos parceria com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). O objetivo é fazer com

que nossos associados possam cada vez mais usufruir de benefícios que os enriqueçam profissional e economicamente.

No mês de março também demos início ao trabalho junto ao Sesi e Prefeitura para a realização da sexta edição da BiriFest, a festa do trabalhador. Já está quase tudo pronto e em breve divulgaremos mais detalhes.

A cada dia trabalhamos mais. Com projetos e ações em diferentes níveis de atuação, conduzimos nossas empresas associadas aos caminhos do desenvolvimento.

Boa leitura!

Nelson GiardinoPresidente do Sinbi

Editorial

EXPEDIENTEDiretoria Sinbi

Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho,

Sérgio Gracia, Samir Nakad,Wagner Aécio Poli e Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário: 2º Secretário: Ismael Varoni Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro: 2º Tesoureiro:Jacir Migliorini José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes, Fábio Madella

e José Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein, Renato Rocha Barboza

Juliano De Miguel Felipini

Delegados na Federação:1º delegado - Samir Nakad

2º delegado - Carlos Alberto MestrinerSuplente - José Roberto Colli

Expediente:O Sinbinforma é uma publicação mensal que

leva a Birigui e região informações relevantes direcionadas às indústrias de calçados, têxtil,

componentes e para a sociedade em geral.

Supervisão:Rossana J Codogno Basseto

Comunicação e Mídia:Diuan Feltrin – Mtb: [email protected]

Impressão e Fotolitos Artemidia Gráfica e Editora

Tiragem: 1200 unidadesDistribuição gratuita

Projeto gráficoPontual Propaganda - Araçatuba/SP

ContatoRua Roberto Clark, 460 – Centro

CEP: 16200 043 – Birigui/SP Fone: 018 3649 [email protected]

www.sindicato.org.br

Redes SociaisBlog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI@SINBIBirigui Sindicato de Birigui

SINBIBirigui www.blogdorhsinbi.blospot.com

MISTOPapel produzido a partirde fontes responsáveis

www.fsc.org

Page 3: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 2013 3

OPMC (Plano de Melhoria da Competitividade) desenvolvido pelo Sebrae-SP e Sinbi iniciou

2013 com as consultorias em finanças. Conduzida por Daniel Neves Capóssoli, esta consultoria procura implantar nas empresas uma política de crescimento focada nos resultados. “Indicamos ca-minhos para que o trabalho seja feito em conjunto entre todos os agentes da empresa, sobretudo a produção”, explica o Capóssoli.

A primeira fase consiste na apresenta-ção dos resultados das empresas no ano passado. A partir dos números obtidos, todas as ações a serem aplicadas visarão o aumento da produtividade. Para isso, no entanto, a consultoria estimula a produ-ção enxuta, ou seja, com aproveitamento de recursos, sem desperdícios.

Após a consultoria, os resultados são trabalhados junto ao IBTEC (Instituto Bra-sileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), que atua diretamente na produção.

Shirley Lobo, da empresa Roodok, avalia que a consultoria é muito positiva.

“Com base nos nossos resultados, tere-mos a possibilidade de traçar projetos de novos investimentos, principalmente na área da produção. As orientações passa-das nos mostra que é possível produzir mais gastando menos”, avalia.

ProduçãoAs consultorias de produção realiza-

das pelo Ibtec também já começaram. A empresa Rafaela Melo recebeu a segunda etapa do trabalho. O diretor Andresso Galo considera que o Ibtec ajuda a em-presa a enxergar detalhes que até então eles desconhecidos, mas primordiais para a melhoria dos processos. “O foco é a parte organizacional da empresa, evi-tando desperdícios e melhorando cada vez mais”, afirma.

O consultor Alexandre Cruz explica que o trabalho abrange todos os seto-

res. “Nosso objetivo é atuar em prol da melhoria da empresa de forma totalitá-ria, estimulando sua competitividade e mantendo a saúde financeira”.

O trabalho do Ibtec nas indústrias que aderiram ao PMC ocorre até o mês de novembro.

PMC Sebrae-SP inicia 2013 com consultorias em finanças e produção

Resultados obtidos pelas empresas em 2012 passaram por avaliação; meta é estimular crescimento

PMC Birigui

Empresa Roodok passou pela consultoria de finanças

Vem Aí Em abril: Consultoria em Design Tecnológico.

As empresas inser idas no PMC terão a oportunidade de conhecer novos caminhos para a elaboração do design de seus produtos. Aguarde.

Consultoria de produção na Adélia Moreno

Page 4: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 20134

Transformar conhecimento em comportamento é o objetivo da UniSinbi (Universidade Corpo-

rativa do Sinbi). Todas as ações são voltadas ao aperfeiçoamento dos pro-fissionais do Polo industrial de Birigui, a fim de capacitá-los para atender as demandas do competitivo mercado de trabalho.

O braço educacional do Sinbi iniciou 2013 com muitas novidades. Fortes parcerias foram seladas, ofe-recendo o conhecimento necessário para que as empresas evoluam. “Não existe desenvolvimento sem conheci-mento, por isso investimos nas pesso-as”, afirma o presidente da UniSinbi, Antenor Marques da Silva Filho.

Ações da UniSinbi para 2013 almejamdesenvolver Polo industrial a partir do conhecimento

Iniciativa

USP

Cheverly

Em parceria com a Esalq/USP, a UniSinbi apresentou em workshop realizado no dia 21 de fevereiro, o MBA em Gestão Empresarial Estratégica. O curso é direcionado a profissionais graduados e explora habilidades técnicas, conhecimento do ambiente competitivo e institucional da empresa, capacidade de analisar e interpretar informações e estabelecer metas para melhorias dos processos de trabalho.

O gestor de expansão da USP, Valdir Almeida, explicou as diretrizes do MBA com status de pós-graduação e os benefícios que concederá aos profissionais que aderirem. Almeida assinalou que o curso é indicado a

todas as áreas de formação superior, visto que se direciona a ampliar os conceitos de gestão. “Ao final do curso, o profissional poderá repensar a forma de fazer gestão”, disse.

O curso não se limitará a transmissão de conteúdos. Os participantes acompanharão as mais recentes pesquisas da USP acerca do tema gestão estratégica. Durante todo o processo, o aluno produzirá o trabalho de conclusão de curso com base na solução de problemáticas reais observadas no cotidiano da empresa onde trabalha.

As vagas já foram preenchidas. No 2ºsemestre, haverá abertura de mais vagas.

No dia 5 de março, a Cheverly apresentou aos associados do Sinbi os cursos Gestor e Diretor Industrial Lean. Voltado às lider-anças, a intenção dos cursos é capacitar profissionais para novos cargos de gestão e direção nas empresas. O diretor da instituição, Jadermil Martins, explicou a met-odologia utilizada. “A ferramenta lean possibilita práticas enxutas não apenas na produção, mas em todos os setores”.

Os cursos contarão com con-ceituados professores, com visão acadêmica voltada para a prática. O requisito para que as empresas participem é a adesão de pelo menos dois profissionais por em-presa, com limite de 20 alunos para cada curso. O início será no segundo semestre. A carga horária é de 10 módulos de 20 horas cada, senso um módulo por mês, totalizando 10 meses.

MBA oferecido pela USP foi apresentado em Worshop

Curso é apresentado a representantes de RH

Page 5: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 2013 5

Com o objetivo de estreitar relacio-namentos, Antenor Marques da Silva Filho, presidente da UniSinb

realizou, em 27 de fevereiro, uma visita à sede do Instituto Federal de Birigui.

Na visita, Antenor conversou com diretores da escola sobre as possibi-lidades de capacitações profissionali-zantes que o Instituto possa oferecer às empresas do polo industrial de Birigui.

Há um grande interesse por parte da diretoria da escola em criar cursos de formação continuada conforme as demandas apresentadas pela UniSinbi.

“O Instituto Federal conta com es-trutura técnica e aprimorado potencial humano. Existe a possibilidade de atuar nos mais variados níveis das neces-sidades dos profissionais de nossas indústrias”, afirma Antenor.

UniSinbi estreita relacionamento com Instituto Federal de Birigui

Iniciativa

Liderança UniSinbi oferece cursocom foco em apuração de custos e preço de venda

CNPq

No dia 13 de março representantes de RH se reuniram para apresentar demandas de cursos voltados à formação de lideranças responsáveis pelo setor produtivo. Pautas relativas ao dia a dia de profissionais diretamente envolvidos na produção foram indicadas como propostas para formação. Assuntos como elaboração de documentos, trabalho sob pressão, planejamento, entre outros temas, foram apresentados como temas para possíveis cursos.

O curso “Como apurar Custos e formar o preço de venda” começa a partir de abril. Em poucos dias de divulgação, foram preenchi-das as 16 vagas oferecidas. Direcionado a empresários e profissionais da área finan-ceira, de análise de custos e formação de preço de vendas das indústrias de calçado e vestuário, o curso visa apresentar conhe-cimentos para que as decisões possam ser tomadas com segurança.

O consultor sênior e especialista em finanças e organização empresarial, Gerson Antonio Gasparini, conduzirá a formação. A carga horária é de 16 horas, sendo que 80% do conteúdo é voltado para prática. As aulas acontecerão as segundas e terças-feiras, na sede do Sinbi.

Atente-se para os cursos oferecidos pela UniSinbi

MBA Esalq/USP Gestão Empresarial EstratégicaDiretor Industrial LeanGestor Industrial LeanApuração de custos e preço de vendaLiderançaMais informações:[email protected]

A UniSinbi também apoia o projeto Pesquisador na Empresa, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A iniciativa insere mestres e doutores nas empresas, a fim de estimular a pesquisa científica e contribuir com o desenvolvimento tecnológico e de inovação do país.

O Sinbi e a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçado), pretendem promover um curso com foco específico na redação de projetos científicos, no qual as empresas já sairão

com um pré-projeto escrito. Porém, o curso será oferecido se tiver a adesão de pelo menos dez empresas.

As propostas inscritas no edital passarão por avaliação e aquelas que demonstrarem contribuição com o desenvolvimento científico receberão bolsa de fomento tecnológico, além do acompanhamento de mestre ou doutor de alguma renomada instituição.

Os projetos podem ser inscritos até o dia 17 de maio. O edital completo se encontra no site do CNPq.

Grupos de RH discutem demanda de cursos

Presidente da UniSinbi conhece instalações do IFSP

Page 6: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 20136

Começam os preparativos para a 6ª edição da BiriFest – a Festa do Trabalhador. Realizado pelo Sinbi,

Sesi e Prefeitura de Birigui, o evento é uma homenagem ao Dia do Trabalhador e tornou-se tradição na cidade. A festa tem início no dia 30 de abril, a partir das 19h30, no Parque do Povo.

Como de costume, serão sorteados muitos prêmios. 2 motos 0 km, 4 televi-sores de 32’, 9 micro-ondas, 9 câmeras digitais, entre outros. Um show musical com o grupo Maçambará também pro-mete agitar a noite.

Para o presidente do Sinbi, Nelson Giardino, a festa visa valorizar o tra-balhador. “É uma justa homenagem a quem contribui efetivamente com o sucesso da produtividade de nossas empresas”.

Qualidade de Vida A festa continua no dia 1º com a

ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida, que reafirma a BiriFest como evento promotor de hábitos saudáveis. Os trabalhadores poderão participar de um

percurso que contará com diversos exa-mes como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, entre outros, que visam estimular a prevenção. Neste dia serão realizadas atividades recreativas e sorteio de muitos prêmios.

Organizações como CCVZ, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Paula Sou-za, Senai, entre outros, divulgarão suas ações em prol do trabalhador.

Jogos do SesiA BiriFest também abre os Jogos

Industriais do Sesi. Modalidades indi-viduais e coletivas integram os jogos. Todas as categorias podem ser vistas no site www.jogosdosesi.com.br ou www.sindicato.org.br.

Na abertura da festa, às 19h do dia 30

de abril, a corrida marca o início dos jogos. A modalidade vale ponto para a classifica-ção final da competição. São 1500 metros, o que equivale a duas voltas ao redor do Parque do Povo.

Incentive os funcionários de sua em-presa a participarem dos Jogos do Sesi. As Inscrições podem ser feitas até 15 de abril na secretaria única do Sesi. Mais in-formações pelo telefone (18) 3642 3120.

Vem aí a BiriFest e Sesi Qualidade de Vida

Iniciativa

Jogos do Sesi contam com diversas

modalidades

Festa do Trabalhador acontece no dia 30 de abril e 1º de maio, no Parque do Povo

Em 2012, aproximadamente 10 mil pessoas prestigiaram evento

Pespontadeira Cássia Teixeira, da Pampili, ganhou uma moto 0 km na BiriFest 2012

Abertura: 30 de abril, às 19h30Dia 1º de Maio: das 9h às 15hLocal: Parque do Povo Retire o cupom no RH de sua empresa e concorra a muitos prêmios

Page 7: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 2013 7

O Sinbi está a frente de diversas iniciativas voltadas ao interesse das empresas associadas. So-

bretudo no que diz respeito às ações governamentais, o Sindicato busca me-canismos para promover a estabilidade dos associados.

Recentemente o Senado Federal aprovou a Resolução 13, que pretende unificar a alíquota do ICMS em 4% nas transações interestaduais. A iniciativa é positiva, visto que cessa a guerra entre os portos. No entanto, traz consigo uma série de burocracias. Uma delas é a ne-cessidade de lançar as informações na Ficha de conteúdo de Importação (FCI).

Em palestra realizada pelo Sinbi e Ciesp Alta Noroeste no dia 8 de março, o gerente do Departamento Jurídico da Fiesp, Dr. Alexandre Ramos, expli-cou que a exigência romperá o sigilo comercial das empresas. “Isso gera burocracia e prejudica o relaciona-mento comercial entre fornecedores e clientes”, explicou.

No mesmo dia, o presidente do Sinbi, Nelson Giardino, representou Birigui em reunião extraordinária do comitê de cadeias produtivas – Comtex-til e Comcouro, na sede da Fiesp, em reunião sobre o mesmo tema. Para

Giardino, a palestra foi importante para mostrar tecnicamente as obrigações da indústria perante as novas regula-mentações do ICMS. “Temos que partir para uma postura mais firme e mostrar ao governo que certas atitudes não estão ajudando a indústria e sim nos tirando do mercado nacional”, afirmou o presidente.

Fiesp articula mecanismos para conter burocracia

da resolução

reservado para artemidia

Reunião na Fiesp reuniu lideranças do setor

Palestra no Ciesp Alta Noroeste

Corporativo

Sinbi busca informações sobre detalhesda Resolução 13 do Senado Federal

Presente em reuniões, Sindicato articula mecanismos para conter burocracia imposta

Entenda a Resolução nº 13 do Senado Federal- Em vigor desde 1º de janeiro de 2013, unifica em 4% a alíquota de ICMS nas transações interestaduais.- Objetivo é cessar guerra dos portos e estimular competitividade.- Uma das iniciativas é o ajuste Sinief 19: necessidade de lançar a FCI na nota fiscal, quando os produtos comercializados superam em 40% o índice de matéria-prima importada.- A dificuldade é mensurar item por item, o que gera burocracia e revela sigilo comercial.- O Sinbi se alia a Fiesp, apresentando propostas que facilitem as negociações.

Page 8: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 20138

Vem aí o evento que rege os ele-mentos que conduzirão o mundo da moda no inverno 2014: o Fórum

de Inspirações. Promovido pela Assinte-cal e Abicalçados, o evento apresenta os conceitos e tendências de materiais para a temporada. De março a junho, 24 cidades receberão o pré-lançamento do Fórum, com exposição de componentes, realização de oficinas de criação e dis-tribuição de encartes com indicações de preview verão 2015. Em Birigui, acontece no dia 23 de maio, na sede do Sinbi.

Para o presidente da Assintecal,

Marcelo Nicolau, o projeto incentiva o desenvolvimento de produtos do setor de componentes para calçados, couro e confecção, criando uma oferta ampla e qualificada. “O Fórum de Inspirações preenche uma lacuna e fortalece sua importância perante designers, estilistas, empresários e estudantes”, afirma.

O Fórum de Inspirações antecipa 650 lançamentos de componentes desenvol-vidos para o Inverno 2014, como couros, fivelas, laços, pedrarias, solados, cabe-dais, materiais sintéticos entre outros aviamentos e componentes.

Sinbi e Assintecal desenvolvem assessoria de design

Sinbi e a Assintecal (Associação brasileira de Empresas de Com-ponentes para Couro, Calçados e

Artefatos), proporcionam aos seus asso-ciados, a Consultoria de Design.

Trata-se de um projeto interessante e sem custos. Por meio do centro de componentes são apresentados todos os materiais que fizeram parte do Inspi-

ramais, classificados por temas e cartela de cores. As consultorias abordam o como trabalhar a partir das tendências. O objetivo é esclarecer ferramentas de como planejar bem suas coleções e de ter acesso a vários fornecedores de ma-téria prima. Ensinar a pesquisar através do site Usefashion que o Sinbi propor-ciona aos seus associados também faz parte desta consultoria.

São 7h mensais disponíveis para atendimento no centro de componentes montado nas dependências do Sinbi. A assessoria de design com foco no setor calçadista, tem a duração mínima de 30 horas, com a consultora atendendo na empresa.

O Projeto se inicia com uma avalia-ção feita pela consultora, onde são de-tectados os pontos a serem trabalhados.

O Foco principal é o de orientar sobre os processos e etapas de criação e de-

senvolvimento de produtos, elaboração de painel de tendência e como fazer o uso destas ferramentas usando as me-lhores metodologias.

Este projeto conta com o apoio do Instituto BY Brasil. Contato para agen-damentos e mais informações com a Claudia da Assintecal no telefone 18 3634 2999 ou no Sinbi, (18) 3649 8000.

Cris Cunha (Consultora de moda da Assintecal)

Materiais seguem tendências

Centro de componentes

Coluna da Moda

Parceria

Preview do Fórum de Inspirações percorre 24 cidades brasileiras

Page 9: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 2013 9

O grupo de confecção conta com representatividade no Sinbi. No dia 5 de março a comis-

são se reuniu na sede do Sinbi para discutir e avaliar ações voltadas ao segmento.

Na ocasião, foi apresentada a proposta de parceria que o Sinbi desenvolverá com a Abit (Associação Brasileira da Indústria têxtil e de Con-fecção), que possibilitará benefícios ao setor. A Abit conta com iniciativas focadas no desenvolvimento da ca-deia têxtil. Integrar-se à associação concederá às empresas do polo de Bi-rigui a oportunidade de usufruir des-tes benefícios. Um deles é o acesso à revista online, que traz informações sobre o setor. A Abit oferece também o Selo Qual, programa de qualidade conferido aos associados.

No dia 4 de abril, às 19h30, um re-presentante da associação apresenta-

rá mais detalhes às empresas de con-fecção vinculadas ao Sinbi.

Projeto Empreender Competitivo Na oportunida-

de, a comissão dis-cutiu também sobre o andamento do projeto empreen-der. No ano passa-do as empresas do ramo se reuniram para apresentar necessidades pon-tuais do setor, a fim de inseri-las em um projeto a ser inscrito em edital divulgado pelo Sebrae. O projeto se submeteria a aprovação da entidade.

O objetivo é buscar apoio para o

desenvolvimento de ações focadas nos aspectos de maior necessidade das empresas, tornando-as mais com-petitivas no mercado.

A comissão aguarda a aprovação do projeto.

Comissão se articula em prol do setor

Iniciativa

Comissão da confecção se reúne para traçar estratégias para o setor

Sinbi lança informativo “Entre a Gente”, voltado aos trabalhadores

O polo industrial de Birigui dife-rencia-se dos demais em diver-sos aspectos. O mais relevante,

no entanto, é o investimento na mão--de-obra, com os diversos benefícios que oferece aos colaboradores. Porém, as informações sobre estes benefícios muitas vezes não chegam ao público--alvo, o que constrói a falsa ideia de que as empresas não investem em seus colaboradores.

Para superar este mito, o Sinbi lança o informativo “Entre a gente”, voltado aos trabalhadores da indústria de Biri-gui. O objetivo é ser o canal de comu-

nicação entre o Sindicato patronal e os colaboradores, levando informações de interesse deste público.

O nome do informativo surgiu por meio de um concurso no qual os tra-balhadores puderam indicar sugestões de títulos que gostariam de ver em uma publicação voltada para eles. O Sinbi recebeu 1120 sugestões, que foram avaliadas por uma comissão formada por empresários, gestores de RH e profissionais da comunicação. O título escolhido foi “Entre a gente”, de auto-ria da analista de recursos humanos da Klin, Gabriela J.B. Heleno. A autora

ganhará um Tablet que será entregue na BiriFest, dia 30 de abril.

Comissão se reuniu para escolhado nome do informativo

Page 10: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 201310

Pela primeira vez Birigui estará presente na SICC (Salão Interna-cional do Couro e do Calçado),

que acontece de 27 a 29 de maio no Serra Park, em Gramado (RS). A feira apresenta as coleções primavera/verão das empresas expositoras para o biênio 2013/2014. As empresas Biri, criart, Lig Lé Baby, Lia Maria, Danzer e Clipassos exporão suas coleções.

Explorar novos nichos de mercado é primordial para expandir o relacio-namento das empresas. Além disso, é importante levar a marca Birigui para outros Estados, destacando-a com produtos de qualidade.

“Especialmente no Sul, a concorrên-cia é muito grande, pois a região conta com grandes empresas de calçados. Ingressar neste mercado com produtos inovadores é o objetivo da participação

de Birigui nesta feira”, explica o pre-sidente do Sinbi, Nelson Giardino.

Valquíria Teixeira, gerente de vendas da Lia Maria, está com boas expectativas para a participação. Ela conta que a empresa possui representação no Rio Grande do Sul e participarão para estreitar os relacionamentos. “Apresentaremos produtos diferentes dos que são encontrados naquela região. Vislum-bramos excelentes oportunidades, pois queremos nos aproximar de clientes cujo único conhecimento que temos é do CNPJ”, considera.

A 41ª Couromoda já tem data mar-cada. Acontece entre os dias 13 16 de janeiro de 2014 no centro

de exposições do Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma das maiores fei-ras do setor e, por isso, o Polo de Birigui não pode ficar de fora. Para oportunizar às micro e pequenas empresas a partici-pação nesta importante vitrine, o Sinbi e Sebrae-SP disponibilizarão o estande coletivo do Polo.

Com 220 m2, as vagas são limitadas. Caso sua empresa tenha interesse em participar, entre em contato com o Sinbi pelo telefone (18) 3649 8000 ou e-mail [email protected].

ResultadosO estande coletivo

do Polo de Birigui trouxe bons resultados para as empresas na Couromo-da de 2012.

Foram efetivados 727 contatos comerciais e aproximadamente R$ 1.828.900,00 em negó-cios. Para o mercado ex-terno as empresas nego-ciaram R$ 380.000,00. A expectativa de negócios gerada para o ano foi de R$ 6.050.000,00.

Abertas as inscrições para estande coletivo na 41ª Couromoda

Feiras

Estande coletivo do Polo de Birigui na Couromoda 2013

Polo de Birigui marcará presença na feira SICC, em Gramado/RSSalão Internacional do Couro e do Calçado acontece de 27 a 29 de maio

Garanta seu espaço na SICC. Restam poucas vagas!

Entre em contato com o Sinbi no e-mail [email protected] ou telefone (18) 3649 8000 (Falar com Elines).

A SICC acontece no Serra Park em Gramado na serra gaúcha e lança a moda em calçados para o verão

Page 11: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 2013 11

A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos químicos, com-ponentes, equipamentos e má-

quinas para calçados e curtumes) acon-teceu de 12 a 15 de março, em Novo Hamburgo (RS). É um dos eventos mais importantes do setor, pois apresenta os lançamentos em produtos para o setor de couro e calçados, assim como da moda e novas tecnologias, atraindo compradores nacionais e internacio-nais.

As empresas JR Dublagens e Fivel-tec, associadas ao Sinbi e Assintecal, marcaram presença no evento. A As-sintecal subsidiou 20% do valor da participação.

Segundo Eric Rezende, comercial da

JR, a participação na feira possibilita no-vos contatos. “O objetivo não se restringe a fechar negócios, mas sim, apresentar a marca para o grande mercado”.

Para Anderson Pontes Junior, diretor da Fiveltec, a feira trouxe excelentes resultados. “É uma importante vitrine para o setor de componentes”.

O CMCF (Conselho Municipal da Condição Feminina de Birigui) realiza a 12ª edição do projeto

“Ação Mulher 2013”. O Sinbi apoia a iniciativa. Neste ano o tema é a prevenção do câncer de mama. A abertura do projeto aconteceu no dia 8 de março, com passeata pelas ruas de Birigui, envolvendo todos os parceiros. À noite, na sede do Sinbi, duas palestras foram oferecidas, reunindo aproximadamente 500 pessoas.

Arrecadação

O projeto promove também a campanha de arrecadação de leite,

arroz, feijão e óleo. Os postos de coleta serão as escolas municipais, empresas calçadistas e Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui). Cada doador receberá um cupom para concorrer a um televisor de LED 32 polegadas. O sorteio será no dia 11 de maio, a partir das 11h, na Praça Dr. Gama.

Os alimentos serão destinados às Voluntárias do Combate ao Câncer, que atende em média 184 famílias biriguienses.

As empresas de Birigui podem contribuir com as famílias de pessoas com câncer. Divulgue esta iniciativa

para seus colaboradores. Ao término da campanha, as doações podem ser encaminhadas para o Conselho, situado a Rua Roberto Clark, s/n. Contato: (18) 3642 0050, falar com Patrícia.

Sinbi apoia“Ação Mulher 2013”

Conta corrente • Poupança

Crédito • Consórcios

Investimentos • Seguros

Cartão de Créditosicredi.com.br

gentequecooperacresce.com.br

Travessa João Pessoa, 86

Birigui/SP

Ação Mulher 2013 começou com passeata pelas ruas de Birigui

Fiveltec e JR marcam presença na Fimec 2013

Estande da Fiveltec Estande da JR

Solidariedade

Feiras

Page 12: ANO XI | Nº 102 | MARÇO 2013

Março 201312

Instituto Pró-Criança participa demegatriagem mundial do “Dentista do Bem”

O Instituto Pró-Criança participou, no dia 18 de março, da triagem mundial do projeto “Dentista

do Bem”. A ação aconteceu simultane-amente em 12 países, com o objetivo de oferecer tratamento odontológico gratuito aos adolescentes de 11 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a coordenadora do pro-jeto em Birigui, Dra. Gabriela Patrício Bearare, foram oferecidas 20 vagas a 5 instituições de Birigui: Pró-Criança, IPIS, Bombeiro Mirim, Polícia Mirim e Centro de Referência da Juventude. “Nossa intenção é sensibilizar os profissionais

dentistas para que façam parte desta corrente de solidariedade”, afirma.

O Pró-Criança articulou a participa-ção das demais entidades. Para a gesto-ra social do instituto, Marie Marques de Oliveira, a ação é uma grande corrente do bem. “Conseguiremos proporcionar atendimento dentário de qualidade àqueles que mais necessitam. Que os dentistas também se sintam motivados a aderir à iniciativa”, destaca.

Daniela Xavier Leonel é mãe de Larissa, 12, que participa do projeto Ger@ção.com. Segundo a mãe, a auto-estima de Larissa é muito baixa devido a sua condição dentária. “O apoio do ‘Dentista do bem’ é muito importante, pois se trata de uma necessidade. É uma iniciativa maravilhosa que contribui com o sorriso de nossas crianças”.

A açãoA seleção é feita por meio da apli-

cação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os que estão mais próxi-mos do primeiro emprego. Cada sele-cionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento.

Em Birigui, 23 dentistas são cadas-trados no projeto.

“A ação contribui com o sorriso de nossas crianças”, diz Daniela Xavier, mãe de Larissa, do projeto Ger@ção.com

Adolescentes com saúde bucal vulnerável serão encaminhados para tratamento odontológico gratuito Projeto EcoSinbi marcou presença com atividade recreativa

Instituto recebe doação de ovos de páscoa

A páscoa está chegando. Por isso, o Pró-criança presenteará as crianças atendidas pelos projetos com deliciosos ovos de chocolate. A e n t r e g a a c o n t e c e n o dia 27 de março. A Cacau Show doará 200 ovos e o supermercado Bandeirante c o n t r i b u i r á c o m 2 0 . Agradecemos a contribuição de nossos parceiros, empenhados em proporcionar alegria às nossas crianças.

Oportunidade O “Recriando” pode ser realizado em sua empresa. Durante o horário de almoço, profissionais do Pró-criança articulam uma roda de conversa com os funcionários, levando orientações sobre TDAH, limites e educação em geral. Entre já em contato com o Pró-Criança e leve este projeto a sua empresa.

Acontece

Responsabilidade