edição 102

12
Acompanhe os traba- lhos da Obra Social São Geraldo Página 04 ANO VIII - Nº 102 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - DISTRIBUIÇÃO DIRECIONADA - 5000 EXEMPLARES - R$1,00 UM JORNAL QUE QUESTIONA Biografia dos candidatos na página 11 Aécio Neves ou Dilma Rousseff? Hora da decisão final Boas Maneiras - pág. 04 Saber & Saborear - pág. 03 Esportes - pág. 10 Cultura - pág. 02 Dedo de prosa - pág. 09 Cá entre nós - pág. 08 Gente do Povo falando para o Povo - pág. 04 E agora doutora? - pág. 10 Embelezando a vida com AVON - pág. 10 Leia as colunas Prestação de contas Pág. 05 Vereador José Ernesto Marinho trabalha firme em prol de São José da Lagoa e região OAB Curvelo rea- liza o Outubro Rosa em parce- ria com outras enti- dades Página 07 Página 03 Corrente do Chá benefi- cia alunos excepcionais de Curvelo Curvelo em Revista - pág. 03 Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:32 Página 1

Upload: jornal-e-agora

Post on 06-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO 102 - JORNAL "E AGORA?"

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 102

Acompanhe os traba-lhos da Obra Social

São GeraldoPágina 04

ANO VIII - Nº 102 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - DISTRIBUIÇÃO DIRECIONADA - 5000 EXEMPLARES - R$1,00UM JORNAL QUE QUESTIONA

Biografia dos candidatos na página 11

Aécio Neves ou

Dilma Rousseff?

Hora da decisão final

Boas Maneiras - pág. 04

Saber & Saborear - pág. 03

Esportes - pág. 10

Cultura - pág. 02

Dedo de prosa - pág. 09

Cá entre nós - pág. 08

Gente do Povo falando para o Povo - pág. 04

E agora doutora? - pág. 10

Embelezando a vida com AVON - pág. 10

Leia as colunas Prestação de contas

Pág. 05

V e r e a d o rJosé ErnestoM a r i n h otrabalhaf i r m eem prolde SãoJosé daLagoa eregião

OAB Curvelo rea-liza o OutubroRosa em parce-

ria com outras enti-

dadesPágina 07

Página 03

Corrente doChá benefi-cia alunos

excepcionaisde Curvelo

Curvelo em Revista - pág. 03

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:32 Página 1

Page 2: Edição 102

“E agora?” - Página 02 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROSAfonso Guerra-Baião

Em um de seus en-saios, Jorge Luís Borgesafirma: “Que outros seorgulhem dos livros quelhes foi dado escrever;

eu me orgulho daqueles que me foi dado ler”.Uma das leituras de que mais me orgulho, atéporque me propicia a privilegiada interlocuçãode tradutor, é a dos poemas de Edward EstlinCummings (que assinava seus textos como e. e.cummings). Nesse jogo de leitura e releitura,acabei não só interagindo com os códigos doautor, mas também rastreando os passos do su-jeito empírico na História, o que me levou a en-contrá-lo num parágrafo do livro “Enterrar osmortos”, de Ignácio Martínez de Pisón (Record,2006). Esse episódio mostra a rápida passagemde Cummings pela efervescente Espanha dosanos 20, em companhia de John Dos Passos, de-sejosos de “fugir da vida literária nova-iorquina”,romanticamente atraídos pela ebulição culturale política daquela que, segundo Dos Passos, era“a pátria clássica do anarquismo”. E eis que ofoco do livro de Pisón é, justamente, a luta sub-terrânea dos estalinistas contra os anarquistase contra os trotskistas, um embate autodestru-tivo que contribuiu para a derrota dos republi-canos na guerra civil e para a vitória do fascismo,que mergulhou a alegre e inquieta Espanha emquatro décadas de sombrio imobilismo.

Uma leitura chama outra. Foi na Espanha,nos quadros da resistência republicana, que osagentes soviéticos recrutaram o jovem que iriaassassinar Leon Trotsky, o revolucionário exi-lado, líder da facção comunista que ousava seopor à política totalitária de Josef Stalin. Odrama pessoal e político de Trotsky, condenadoa ser banido da vida e da História, é contadonum romance de rigorosa fundamentação his-tórica, escrito pelo cubano Leonardo PaduraFuentes: “O homem que amava os cachorros”(Boitempo, 2013).

Leonardo Padura constrói essa ficção histó-rica com as estratégias narrativas do romancepolicial, em que é mestre. E como uma leiturasempre leva a outra, o título desse livro é tiradode um conto de Raymond Chandler: “The manwho liked dogs”, que faz parte do livro “Killer inthe rain” (Penguin, 2006). Os romances policiais,diz Umberto Eco, “fazem a mesma pergunta for-mulada pela filosofia e pela religião: quem fezisso?”. Talvez o romance histórico pergunte pornós: por que alguém agiu assim? Por que revo-lucionários como Trotsky sacrificaram a vida poruma utopia? Essa pergunta é, no encadeamentodas leituras e nas conexões da vida, a pedra detoque dos enredos que descortinam, como noverso de Cummings, “céus distantes e desconhe-cidos portos”.

Em tempo algum a civilização alcançou tama-nho grau de tecnologia. Que falta, pois, para quehaja Paz? Resta sublimar as ações do progressocom a Espiritualidade Ecumênica, que potencial-mente nos acompanha — saibamos ou não sai-bamos, queiramos ou não queiramos — desdeantes do berço e de que devemos ser proclama-dores, como crentes em Deus. Naturalmente queentendido como Amor, Verdade e também Jus-tiça, que “é o apoio do mundo”, ao passo que “ainjustiça, pelo contrário, é origem e fonte de todasas calamidades que o afligem", consoante o pen-samento do filósofo Dietrich de Holbach (1723-1789).

Como escrevi em Dialética da Boa Vontade —Reflexões e Pensamentos, lançado em 1987: Numfuturo que nós, civis, religiosos e militares de bom

senso desejamos próximo, não mais se firmará aPaz sob as esteiras rolantes de tanques ou aotroar de canhões; sobre pilhas de cadáveres oumultidões de viúvas e órfãos; nem mesmo sobregrandiosas realizações de progresso material semDeus. Isto é, sem o correspondente avanço ético,moral e espiritual. O ser humano descobrirá quenão é somente sexo e estômago. Há nele o Espí-rito eterno, que lhe fala de outras vidas e outrosmundos, que procura pela Intuição ou pela Razão.A paz dos homens é, ainda hoje, a dos lobos e dealguns loucos imprevidentes que dirigem povosda Terra.

A Paz, a verdadeira Paz, nasce primeiro do co-ração limpo do Homem. E só Jesus pode purificaro coração da Humanidade de todo o ódio, porqueJesus é o Senhor da Paz.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. - [email protected] — www.boavontade.comAs crianças e a Mãe de Jesus

Que falta ao mundo para que haja Paz?

ANUNCIE CONOSCO E FAÇA BONS NEGÓCIOS(38) 3721-5055 / 9861-5218

G.M.A. PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA.CNPJ: 04.930.180/0001-61 - INSC. EST.: Isento

INSC. MUN.: 1281-5Endereço Avenida Dom Pedro II, 742, 2º andar,

Centro - Curvelo-MG – CEP: 35790-000Fone: (38) 3721-5055 / 9861-5218

E-mails: [email protected]@hotmail.com

EXPEDIENTEUM JORNAL QUE QUESTIONA

Diretores: Geraldo Magela de Abreu e Roberto de AbreuReportagens: Geraldo Magela de Abreu

Diagramação: Geraldo Heleno - (38) 9810-2677Copydesk: Afonso Guerra-Baião

Departamento Jurídico: Cynara Costa Oliveira - OAB/MG 121.402Marina Maria de Campos - OAB/MG 127.961

Tiragem: 5.000 exemplaresOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

Área de circulação: Curvelo, Augusto de Lima, Abaeté, Araçai, Buneópolis, Caetanópolis, Carbonita, Cordisburgo, Corinto, Morro da Garça,Datas, Diamantina, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Joaquim Felício, Morada Nova, Monjolos, Paraopeba, Presidente Juscelino, PresidenteKubistichek, Santo Hipólito, Pompéu, Paineiras, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Bom Despacho e Três Marias.

Em 12 de outubro, noBrasil, homenageamos MariaSantíssima, Mãe Universal daHumanidade, e as crianças,alegria do mundo! Os peque-ninos sempre aguardam com

expectativa esse dia. Aproveito para lhes trazer um belo exemplo

de Amor Fraterno, abençoado pela Mãe de Jesus,que vem dos jovenzinhos. Apresentei-o, há váriosanos, na Super Rede Boa Vontade de Comunica-ção (rádio, TV e internet). Fui buscá-lo na obra“Lendas do Céu e da Terra”, de Malba Tahan. Mui-tos de vocês talvez já conheçam esse conto, mas,diante dos graves problemas deconvivência humana no planeta, éimportante ressaltarmos o que debom igualmente existe para que obem seja multiplicado.

Vamos ao que Malba Tahan,pseudônimo do professor de ma-temática Júlio César de Melo eSousa (1895-1974), escreveu e a al-guns comentários que fiz:

“Uma menina chinesa conduziaàs costas um pequenino de doisanos de idade. Ao vê-la passar, ver-gada ao peso daquela carga, um sa-cerdote perguntou-lhe:

“— É pesado, menina?“— Não, senhor — respondeu

ela, muito vivaz. — É meu irmão!“Que linda resposta a desta

menina! Atentem no profundo en-sinamento que suas palavrasencerram! Como parecesuave a carga quando leva-mos ao ombro o irmãozinho querido!

“Do mesmo modo, se seguirmos fielmente ospreceitos evangélicos, seremos induzidos a levara Caridade a todos os nossos semelhantes. E o sa-crifício em proveito do próximo, então, se tornarámuito leve, pois será feito por um irmão”.

Jesus, o Cristo Ecumênico, universal, o Peda-gogo Celeste, ensinou que nos devemos amar uns

aos outros como Ele nos amou e tem amado. Edisse mais o Divino Amigo: “Somente assim po-dereis ser reconhecidos como meus discípulos, setiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Não hámaior Amor do que doar a própria Vida pelos seusamigos. (...) Porquanto, da mesma forma como oPai me ama, Eu também vos amo. Permanecei nomeu Amor” (Evangelho, segundo João, 13:34 e35; 15:12, 13 e 9).

Vale a pena destacar novamente o que dissea garotinha quando o religioso lhe perguntou seera pesada a criança que carregava: “— Não, se-nhor — respondeu ela, muito vivaz. — É meuirmão!”.

Reconheçamos também nesse irmão bemquerido o Brasil, cujo verdadeiro progresso de-pende da real dedicação de governantes e gover-

nados. Ora, meus jovens, quem nãointuir ou entender essa lição de “Len-das do Céu e da Terra” jamais com-

preenderá a solidariedade humanaensinada pelo Cristo de Deus. Nãoserá um bom menino, uma boa me-

nina, um bom pai, uma boa mãe, umbom avô, uma boa avó, um bom sa-

cerdote, um bom político, um bom filósofo,um bom cientista, um bom economista,um bom pedagogo ou professor, e assim

por diante, porque, se não tiver Amor no cora-ção, não saberá viver em comunidade, não po-derá participar da Sociedade Solidária AltruísticaEcumênica, na qual todos compreendem que osofrimento de um é o de todos.

Agora, a conclusão de Malba Tahan em suapágina, na forma de tocante prece:

“Ó Jesus, Divino Modelo da Cari-dade, dai-me aqueles puros senti-

mentos de Amor ao próximo, de que nosdeixastes tão admiráveis exemplos; fazei, Senhor,que eu ame santamente os meus semelhantespor Amor de Vós, que nunca deles suponha mal;que lhes acuda em suas necessidades; e que, so-frendo suas fraquezas neste mundo, por amor deVós [Jesus], possa um dia cantar com eles Vossoslouvores, [assim na Terra como] no Céu!”

R E F L E X Ã OA Política é importante

na construção de uma so-ciedade, nas relações ins-titucionais e humanas,sendo o eixo do mundo,porque todos os Países,Estados e Municípios de-pendem da Política, poisse a política de um deter-minado país vai mal, afetaa vida das pessoas em

qualquer lugar do mundo. Exemplo: Se a bolsa de valoresdespenca na Ásia ou nos Estados Unidos, isso nos afeta.Se o preço do barril de petróleo dispara ou se o dólar au-menta, isso também nos afeta.

Tudo isso é Política.Infelizmente em nosso País, a Política se tornou

“uma doença que precisa ser tratada”, pois muitos políti-cos ruins são como um vírus, que contaminam todo o sis-tema e muitas vezes o certo paga pelo errado, onde aoinvés de separarmos o joio do trigo, temos o costume degeneralizar, em virtude dos incontáveis absurdos pratica-dos por diversos políticos.

Em ano eleitoral, observa-se que, muitas vezesa “Ganância”, a “fome do poder”, o “Status” e as “Vanta-gens” vale mais do que a “Família e as Velhas e Boas Ami-zades”. É assim que se vive nas disputas políticas: * Famílias brigando e se dividindo por causa da política;* Amigos destruindo velhas e boas amizades por causa dapolítica;* É um tal sou mais esse... Sou mais aquele...* Desentendimentos... Ódio... Perseguições...

* Palavras Ofensivas... Fofocas... E até Violência.... Muitas vezes, até quando você está só conver-

sando com amigos, os fofoqueiros de plantão já julgam edizem: “Fulano estava conversando com sicrano que é dooutro lado”. “O candidato tal tava na casa da fulana”. E poraí vai...

São tantas mazelas, mesquinharia, fofocagem,olhares maldosos, inveja, pré-julgamento e falta de res-peito, que faz com que os cidadãos fiquem cada vez maisdesacreditados e enojados com essas situações. Agora é momento de fazermos a nossa “REFLEXÃO POLÍ-TICA” e perguntarmos a nós mesmo: “Será que vale a penaeu me distanciar da minha família e perder as boas amiza-des por causa da política ?”

Vamos aprender a não misturar as coisas esaber conviver políticamente em harmonia, pois quandoa política afeta o convívio familiar e as amizades, Ela passa,mais as marcas e feridas profundas ficam para sempre.

A Política é importante quando é feita sem de-magogia e desentendimentos.

A Família e os Amigos são muito mais, pois é oElo que nos une a DEUS.

Não deixe que a “politicagem” afete os seus re-lacionamentos.

Exerça a sua cidadania sem denegrir a imagemde ninguém.

As eleições passam, mas a família e as boasamizades ficam no coração.

REFLITA E PENSE BEM !

Sérgio Moraes

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:32 Página 2

Page 3: Edição 102

“E agora?” - Página 03 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Aviva Curvelo do coração de Deus para o coração da Igreja – A As-sembleia de Deus Templo do Avivamento realizou nos dias 20 e 21 de se-tembro em sua sede localizada à Rua Corpo de Baile, 348, bairroGuimarães Rosa, o Aviva Curvelo. Foram dois dias de muito louvor, ado-ração e ministração da palavra. O evento contou com a presença do pas-tor presidente Leomar Almeida de Oliveira e sua comitiva de obreiros,caravanas, bandas e Ministério de Louvor, oriundos de São Paulo. Na oca-sião os participantes declararam que a cidade de Curvelo pertence ao Se-nhor Jesus. “Chegai-vos pois a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4:8)

No registro fotográfico, os profissionais da imprensa, ladeados pelajuíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira, durante lançamento do CentroJudiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Curvelo

Sede própria - A Câmara Municipal de Curvelo está funcionando emnovo endereço. Localizada à Rua Antônio Xavier Guimarães, 60, bairroPalmeiras, conta a partir de agora com novas e modernas instalações. Asreuniões, segundo informa a direção da Casa, continuam sendo realizadasnos mesmos dias e horários, ou seja, as segundas-feiras, as 18:00.

Foi realizada com sucesso no último dia 15, a X Semana de Ciência &Tecnologia do CEFET/MG. O evento aconteceu no auditório e contou coma participação de alunos, familiares, professores, imprensa e convidadosespeciais. A unidade de Curvelo está sob a competente administração dodiretor Adriano Gonçalves da Silva.

Realizado no último dia 11, noParque de Exposição Antonio Er-nesto de Salvo, o 3º Leilão Benefi-cente Amigos do Bem, arrecadouem torno de R$ 116.000,00. Essevalor foi revertido para as obras doInstituto do Câncer do Hospital

Imaculada Conceição, com inaugu-ração prevista para o 1º semes-tre/2015.

Com a participação de aproxi-madamente 100 pessoas, foramarrematados mais de 200 animais,entre bovinos, equinos e ovinos.

Agradecimentos especiais à As-sociação Mineira de Criadores deZebu (AMCZ), Sindicato dos Produ-tores Rurais de Curvelo, comer-ciantes, carreteiros, pisteiras,produtores rurais e donos de pos-tos de combustíveis.

O II Café Colonialem benefício da APAE,foi realizado no dia 26de setembro, e reuniumais uma vez a socie-dade curvelana com oobjetivo de captar re-cursos, e divulgar o tra-balho que é realizadona instituição.

O evento ideali-zado por Carmen He-lena da Silva Ireno,presidente da APAE,tem caráter benefi-cente e o valor arreca-

dado será revertido para ainstituição.

A APAE é uma enti-dade filantrópica que as-siste 185 educandos comdiferentes graus de defi-ciência, dentre elas crian-ças, jovens, adultos eidosos.

A sociedade curvelanamarcou presença e degus-tou deliciosas quitandasmineiras no típico estilocolonial e assim contribuí-ram para uma causanobre.

3º Leilão Beneficente Amigos do Bem

APAE CURVELO PROMOVE A CORRENTE DO CHÁ

SABER & SABOREARSorvetede ta-pioca

A tapiocatambém co-

nhecida como beiju é o nome de umaiguaria tipicamente brasileira, origi-nária do Norte e Nordeste brasileiro.Com origem indígena, feita com fé-cula extraída da mandioca, também éconhecida como goma da tapioca, ta-pioca, goma seca, polvilho ou polvilhodoce.

Ingredientes

1 xicara de chá de tapioca granulada(160g)1 xícara de chá de água (200ml)1 vidro de leite de coco (200ml)1 litro de leite1 caixa de creme de leite (200g)

2 e ½ xícaras de chá de leite em pó in-tegral (90g)

Modo de fazerMisture a tapioca com a água e re-

serve. Junte os ingredientes restantese leve ao fogo até levantar fervura.Misture a tapioca reservada e bata nabatedeira até homogeneizar. Leve aofreezer até que comece a endurecer.Bata novamente e volte ao freezer atéo completo endurecimento.

Andréia Cristina

[email protected]

Foto: Alexandre Benony

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 3

Page 4: Edição 102

“E agora?” - Página 04 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

QUAL É A NOSSA MISSÃO?As forças que influen-

ciam o equilíbrio, a orga-nização do mundo ou o

seu desequilíbrio, afetam di-retamente o nosso jeito de

viver, a nossa organização pessoal. Em muitasocasiões isto se torna drástico para nós, nos dei-xando com falta de referências, desanimados,sem rumo e direção. Parece que roubam a nossaenergia e o encanto do nosso viver.

Várias pessoas conseguiram a chave para in-terpretar e administrar esses fenômenos quenos pegam através dos fatos da vida: no traba-lho, na vida afetiva e familiar, nos fracassos, nasperdas, na vida pessoal e social. Fenômenos quenos chegam através dos “TEMPOS”. Um exem-plo foi de um empresário que viu a sua empresaquebrar por duas vezes. Ele sempre fazia umaavaliação para descobrir onde estava errando.Com dedicação, sabedoria e uma boa assessoriadescobriu que o erro estava com ele mesmo.Havia dentro dele uma voz interior que não es-tava sendo ouvida. Essa voz é que permite des-cobrir e orientar os detalhes importantes parauma boa administração, uma boa organização.Assim, passou a investir nesta escuta, atento aospequenos e importantes detalhes, e chegou aosucesso com a sua empresa, a ser um grandeempresário. Hoje escreve livros partilhando essaexperiência.

Um outro exemplo foi um jovem que se viudoente com uma terrível depressão. Lutou sozi-nho, quase adoeceu a sua família e viajava cadavez mais para o fundo do poço. De repente sen-tiu uma necessidade de escutar mais a sua pró-pria vida. Deu um tempo, uma oportunidadepara ele mesmo. Ele se viu amarrado a um ca-chorro bravo, que era a própria depressão e quelhe roubava toda a sua energia. E ele não con-

seguia mandar o cachorro embora. Passou comsabedoria a ouvir a sua voz interior, aceitou otratamento e está se curando. Não conseguiu sedistanciar do cachorro que às vezes late dema-siadamente na sua cabeça. Mas está apren-dendo a conviver com ele e até está aprendendocom o cachorro.

Essa voz está em cada um de nós e poucosgostam ou tem a paciência de escutá-la. A bíbliaque sustenta a mensagem cristã sempre a valo-rizou, e a nomeia como a voz de Deus dentro denós. Somos morada, templo de Deus. Ele moradentro de nós e conversa conosco. Quem escutaessa voz e dialoga com ela, vai se descobrindo edescobrindo o que é preciso fazer para a vida sermelhor. Como realizar a sua MISSÃO.

No dia 16 de outubro celebramos a memóriade São Geraldo Majela. Modelo de quem soubeouvir e dialogar com essa voz interior que lhemotivava a ser SANTO. Geraldo procurou a Con-gregação Redentorista, fez a sua profissão reli-giosa, tornou-se um grande missionário. Hojepra nós é um Santo protetor das crianças, dospobres, das grávidas, das mães e de todos osque se encontram em dificuldades. Que elerogue pelo seu projeto social que está à sombrade sua Basílica em Curvelo – MG. Que ele sejainspiração para que todos descubram qual é asua verdadeira missão.

O Pe. Antônio Luiz, agradece a Deus a suavocação sacerdotal e as orações recebidas nodia do seu aniversário de ordenação. Foi Orde-nado padre, em Curvelo, Pça. do Santuário nodia 13 de outubro de 1990.

Pe. Antônio Luiz de Oliveira – C.Ss.r.Diretor Obra Social São Geraldo

A Obra Social São Geraldo comemorou nomês de outubro juntamente com as crianças doProjeto Construir o Amanhã a semana das crian-ças com diversas atividades que levaram nossascrianças à experimentar na fonte o verdadeiroprazer de ser criança.

Durante toda a semana foram revitalizadasbrincadeiras e cantigas de roda, brincadeirasque nos remetem aos tempos de nossos paiscomo rouba-bandeira, corrida do saco, escravosde Jó, etc. Muitas foram às alegrias que tivemosnesses momentos de descontração e felicidade,desde as apresentações de danças coreografa-das e ensaiadas por nossas crianças até às con-fecções de lembrancinhas para marcar o diadelas.

Na Oficina de esportes foi organizada umagincana ecológica, onde nossas crianças pude-ram recolher materiais recicláveis e executar ta-refas relacionadas ao nosso dia a dia e aconservação do ambiente como forma de cons-cientização e apreensão de práticas sustentáveispara a vida em comunidade.

Nesse período também tivemos a marcantepresença de nossos amigos colaboradores (doa-dores) que proporcionaram as nossas crianças adoçura das balas e guloseimas, bolos, refrigeran-

tes e brinquedos que fizeram a data mais felizpara cada criança por nós assistida. Só podemosagradecer e pedir a Deus que multiplique suasbênçãos e prosperidade sobre a vida dos quenos ajudaram.

Queremos agradecer de forma especial a“Arena Filho do Vento” pela campanha realizadajuntamente com seus alunos e professores dedoação de brinquedos, roupas e calçados arre-cadados na gincana realizada em comemoraçãoá semana da criança, somente com iniciativascomo esta de conscientizar as crianças sobre aimportância da doação e do desapego aos bensque não nos são essenciais é que formaremoscidadãos realmente conscientes de seu papel nasociedade.

Continuamos firmes no nosso proposito delevar o acesso aos que dele necessitam e de pro-porcionar a mudança de realidade na vida denossos usuários. Rendamos graças por tudo isso.

“Serei pobre em fazer a minha vontade, erico em buscar a tua.” (São Geraldo Majela)

Geralda Luciene dos SantosAssistente Social – Coordenadora

da Obra Social São Geraldo

Olá amigos leitores, a dica de hoje vai pra quemquer comemorar o aniversário dos filhotes, se vocêestá em dúvida de qual tipo de alimento pode serservido em sua comemoração, veja dicas de o queservir em um aniversário infantil.

É preciso analisar alguns fatores que são deci-sivos na escolha do cardápio. O tipo de comida ser-

vida deve ser adequado ao público, horário da festa,orçamento disponível e outros aspectos.

Uma festa realizada no fim da tarde, entre as17:00 e às 19:00 pede alguns petiscos, e até mesmoum prato quente afinal as crianças provavelmentesó almoçaram em casa. De qualquer forma, sirvaum lanche que alimente bem os convidados.

Muitas pessoas ficam com receio de servir osfamosos salgadinhos fritos e assados que sempremarcam presença nas festas infantis, afinal, não sãonada saudáveis. O problema é que destas comidi-nhas que as crianças gostam (e até mesmo os adul-tos). Então, mesmo que você queira oferecer

alguma opção mais light,não deixe de fazer tam-bém os quitutes não tãosaudáveis, porém delicio-sos.

Uma opção interes-sante é incorporar aos salgados algumas opções de

assados, os mais famosos sãoas mini esfirras, empadinhasde frango e os enroladinhos desalsicha.

Outra comida que fazmuito sucesso entre os convi-dados são os sanduíches,como os de carne louca e oshot-dogs, mas também exis-tem pessoas que optam porlanches feitos de pão de formae recheados com atum, frango,entre outros.

Os docinhos e o bolo dasfestas infantis fazem parte, ge-ralmente, de um dos momen-

tos mais esperados da comemoração. Por isso,capriche muito! Escolha de 3 a 4 variedades dedoces, mas não esqueça que o brigadeiro e o beiji-nho são essenciais. Além deles, opte por morangui-nho, o cajuzinho ou também o olho de sogra(metade beijinho e metade ameixa preta).

Outra dica de doce que as crianças adoram eque pode ser servida com moderação durante todaa festa é a gelatina em copinhos pequenos de plás-tico. Já o bolo, claro, deve ser o sabor preferido doaniversariante.

Aproveite as dicas e tenha uma ótima festa e sedivirta!!!

Por Eduardo Pinto - Petit Sabor Buffet

GENTE DO POVO FALANDO PARA O POVOValério Diniz Mourthé – engenheiro civil / E-mail : [email protected]

Brasil – estamos sem alicerce, as realidadesdestampadas nos distancia de sermos nação

de primeiro mundoN o

J a p ã o ,n o ti c i ade hoje

(20/10/14), duas mulheres mi-nistras renunciam aos cargos:

Yoko Obuchi - Economia,acusada de usar indevida-mente verba pública para des-pesas pessoais;

Midori Matsushima - Jus-tiça, por crime eleitoral, distri-buiu legues na campanha comsua foto, o que lá é proibido.

Premier Shinzo Abe, numasaia justa dos diabos, se curvadiante do país e pede descul-pas a nação pelo erro nas es-colhas.

Não precisou CPI, não pre-cisou STF, lá é democracia comprincípios éticos vigentes, e lá,punições são muito severas.

E em nossa gloriosa Pátria

amada, escândalo da Petro-brás é uma pedra de gelo, overdadeiro iceberg está forade nossa imaginação.

Aqui os julgados e conde-nados do mensalão são defen-didos pelos que ocupam oPoder, quase chegando aserem condecorados. Sãomantidos nos partidos comose nada tivesse ocorrido,pode?

Não dá mais, precisamosalternância de Poder, para ter-mos chance de restabelecer-mos os princípiosfundamentais para o exercíciosadio e honesto da administra-ção pública, praticando a ver-dadeira democracia.

Na realidade o que obser-vamos hoje é os que traba-lham, produzem e pagam seusimpostos, bancando um “se-leto“ e pequeno grupo que se

apoderou do país, e que que-rem impor que a desonesti-dade é bola da vez, e para talvale tudo, mentir, enganar, sa-botar, denegrir, dar uma deprotetores dos pobres, amea-çar e qualquer outra coisa quese fizer necessário para segu-rar nas mãos o Poder.

No dia 26 de outubro de2.014 teremos oportunidadeimprorrogável de mudar osrumos, não poderemos abrirmão de darmos início a umnovo tempo, não poderemosde forma alguma permitir quenossos governantes usemCuba e Venezuela como refe-rência de país.

Me dá arrepios ver pes-soas esclarecidas vedando osolhos e afirmando que o Brasilestá melhor, deixando- se con-vencer desta fantasia que cor-rói nossas esperanças.

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 4

Page 5: Edição 102

“E agora?” - Página 05 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Desde sua posse noLegislativo Curve-lano, o vereadorJosé Ernesto Mari-nho não para delutar, em busca dealgo melhor parasua comunidade eregião, como bem

demonstram os exemplos seguintes.

São José da Lagoa:

• Juntamente com o Grupo COMAS, o vereador vemreorganizando o Cemitério Parque da Saudade. Realiza mu-tirão permanente para limpeza do cemitério e da Praça SãoJosé;• Conseguiu junto ao Departamento Nacional de In-fraestrutura de Transportes – DNIT – várias tampas para osbueiros que se encontravam abertos há mais de 02 anos;• Conseguiu, com o prefeito Maurílio Guimarães, aOperação Tapa-Buracos nas ruas onde os buracos estavamabertos há mais de 04 anos;• Apoiou e sugeriu novos eventos como o Carnaval,o Forró 3° Idade, festas religiosas e o 24° Forrozé na Praça,sem nenhum custo para os participantes;• Busca sempre, para os moradores, cursos profis-sionalizantes como o MOP, Operador de Máquinas e Infor-mática;• Conseguiu verba com o deputado estadual CélioMoreira e o prefeito municipal, no valor de R$ 450 mil reais,para pavimentação asfáltica de mais 04 ruas;• Apoio à Polícia Militar na aquisição de uma viaturae reforma do Destacamento Policial;• Juntamente com uma equipe de apoio, colocou umnovo cruzeiro em frente à Matriz de São José, substituindoo antigo que era de madeira;• Conseguiu funcionários municipais para a reformada Academia Popular;• José Ernesto vem dando total apoio ao esporte, fa-zendo a narração dos jogos através da Rádio Momentânea;• Em parceria com a Lucape molha ruas com cami-nhão pipa, a fim de amenizar a poeira que incomoda os mo-radores, sobretudo as crianças e idosos;• Mantém seu escritório aberto atendendo diaria-mente à solicitação de todos que o procuram;• Colocou várias placas com nome das ruas na co-munidade.

Bananal:

• O vereador José Ernesto vem trabalhando junta-mente com os moradores e, com isso, conseguiu um redu-tor de velocidade (radar) para a comunidade;• Apoio integral às festas religiosas e, junto com a

Associação Comunitária, criou o 1° Forrozão, realizado noúltimo mês de maio;• Através de mutirão, colocou diversos bancos napraça da igreja dando mais conforto e comodidade à popu-lação;• Juntamente com os moradores, colocou placas comdenominação nas ruas;• O vereador José Ernesto está sempre em Bananal,conscientizando o povo a manter a comunidade semprelimpa e organizada.

Angueretá:

• Desde o início de seu mandato, o vereador José Er-nesto trabalha incansavelmente junto ao prefeito MaurílioGuimarães em prol da instalação de uma torre de sinal paracelular na comunidade. Após o projeto aprovado pelo Go-verno de Minas, comunica que em breve espaço de tempo,o sonho dos moradores se tornará realidade;

• Apoio incondicional às festas religiosas, cavalgadas,Festa das Crianças e Festa da Ardósia. Em parceria com aAssociação Comunitária, criou o Angueretá Forró Fest;• Colocou várias placas com nomes das ruas na co-munidade;• José Ernesto e a Associação Comunitária trabalhamem parceria, visando ao bem de todos.

São José das Pedras:

• Comunidade na qual o vereador José Ernesto está

sempre presente e vem trabalhando com a equipe de apoiona reforma da Capela de São José;• Atuação permanente nos eventos religiosos e apoiointegral ao 1° Forrozão, realizado em junho;• Apoio ao esporte com a disponibilização de troféus,pintura de traves e narração dos jogos;• Colocação de placas nas ruas da comunidade;• Em parceria com a comunidade, murou o cemitério,através de mutirão;• O vereador vem lutando junto às autoridades cons-tituídas para a aquisição dos recursos necessários à pavi-mentação asfáltica das ruas da comunidade eencascalhamento das estradas rurais.

Engenho D’água:

• Apoio ao tradicional Forrozão;• Parceria permanente com a Associação Comunitárianos seus diferentes movimentos.

Gentio:

• Apoio às festas religiosas;• Incentivou a criação do Forrazão do Tio Zoca, rea-lizado em maio último;• Luta pela melhoria das estradas rurais.

José Ernesto Marinho: compromisso com a comunidade!

Vereador José ErnestoTrabalhando firme para representar a Região Sul de Curvelo

Compromisso com a comunidade - José Ernesto Marinho no momento em queparticipava de reunião com o deputado estadual Célio Moreira, o prefeitoMaurílio Guimarães, o vice-prefeito Marcos Dupim, e os vereadores ReinaldoGuimarães e Humberto Freire

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 5

Page 6: Edição 102

“E agora?” - Página 06 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Andréia (38) 9989-5424Garçonete

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 6

Page 7: Edição 102

“E agora?” - Página 07 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

LEGENDAS

01 - OAB/SEÇÃO CURVELO02 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURVELO

03 - FÓRUM DA JUSTIÇA DO TRABALHO04 - HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO

05 - HOSPITAL DO CÂNCER06 - FÓRUM DR. NEWTON GABRIEL DINIZ

07 - PRAÇA CENTRAL DO BRASIL

As doutoras Anastátia Cintia AmaralNascimento, Marina Maria de Campos e Ro-sana Amaral, da OAB Mulher de Curvelo, tive-ram a iniciativa de promover o Outubro Rosaem Curvelo. Este é um movimento mundial desensibilização das mulheres e da sociedadesobre a importância da prevenção e do diag-nóstico precoce do câncer de mama, o sím-bolo da campanha é o laço rosa.Para isso a OAB Curvelo iluminou vários espa-ços na cidade de rosa, foram iluminados, Jus-tiça do Trabalho, Fórum, Hospital Imaculada,Convívio, sede da OAB, Prefeitura Municipalde Curvelo e Casa da Cultura/Praça Central do

Brasil. O fotógrafo Oscar Santos eternizou ailuminação em fotos lindas.

Além disso, com o apoio da Secreta-ria Municipal de Saúde de Curvelo serão rea-lizadas mamografias digitais gratuitas paramulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

O fechamento do evento será no dia23/10/2014 às 19:00, com palestras realizadoscom o apoio da Convívio – Associação de Con-vívio com Portadores de Câncer do Centro deMinas.

OUTUBRO ROSA EM CURVELO

01 02

03 04

05

07

06

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 7

Page 8: Edição 102

“E agora?” - Página 08 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Por Fábio de OliveiraPRÊMIO - Em 23/08/2014, no

Curvelo Clube, juntamente com outros laureados, recebio VII MéritoR a d i o fô n i c oJoão Guima-rães Rosa,idealizado pelojornalista Ge-raldo Magelado jornal “Eagora?”, dasmãos do pa-trono Aurélio Joaquim Araguaia da Silva. Belíssima festacom buffet Grand Gourmet Buffet ao som da música deFábio Augusto dos Santos.

ENTREGA DE DIPLOMAS - Em 09/09/2014, ás 20:00,no Clube em Diamantina, em companhia do assessor es-

pecial do pre-feito MaurílioG u i m a r ã e s ,Paulo Dayrellde Oliveira,participamosda solenidadede formaturade duas tur-mas de alunos

do ensino fundamental de escolas diamantinenses, queconcluíram o Curso de Educação Ambiental promovidopela Polícia Militar de Minas Gerais. Além de vários milita-res, familiares dos alunos, estiveram presentes o prefeitode Diamantina e o delegado de Polícia Civil. Na foto abaixo,o comandante do 14º Batalhao da PM, coronel Jair Faria,Paulo Dayrell e este colunista.

GRUPO DE SERESTA - O Grupo de Seresta “Encontrocom a Sau-dade” conti-nua fazendoapresentaçõesem aniversá-rios e bodas,esteve emmeados de se-tembro excur-s i o n a m e ntoem São João Del Rei, quando participou de uma missa naMatriz e realizou apresentação na Praça no centro da ci-dade. no dia 12/10/2014 esteve em Inimutaba nas barra-quinhas, realizando apresentação juntamente com aSeresta de Inimutaba.

EVENTO DO LIBRAS - Aconteceu no CAIC, com a pre-sença de professores, aluinos, convidados e parentes dos

surdos, a signi-ficativa soleni-dade onde foimostrado paratodos ogrande traba-lho realizadopelas compo-nentes do Li-bras (Língua

Brasileira de Sinais). Tivemos lanche para os presentes,canto apresentado pelas professoras, depoimentos dosalunos e de pais dos surdos. Na foto, este colunista, a di-retora do CAIC, a supervisora da Superintendência de En-sino e Paulo Dayrell.

FESTA DOS APOSENTADOS - Realizada no Clube Beerdo Curvelo Clube, a tradicional Festa dos Aposentados Fre-quentadores da Praça Benedito Valadares, comemorandoos aniversários de seus sócios e esposas (César Frutuoso,Fábio Oliveira, Adilson Durães, Isaura Ribeiro Souza, Liliane

G o n ç a l v e sAssis, AdreaziaA. Moreira,Cleuza GomesIreno, PauloDayrell de Oli-veira e GeraldoCarlos CesarIreno). Alémdos salgados ebebidas servi-

dos, tivemos pronunciamento dos diretores e sócios, numaempolgante confraternização.

ROTARY CLUB DE CURVELO - Nesta segunda-feira20/10/2014, foi celebrada na Basílica de São Geraldo,missa em Ação de Graças pelos 30 anos de fundação doRotary Club de Curvelo. Na próxima sexta-feira, aconteceráem sua sede social, a festiva comemorativa da data cons-tando de jantar, música ao vivo e pronunciamentos. Oatual presidente Luiz E. Caixeta de Mendoça com a cola-boração dos rotarianos (quarenta e seis) e das senhoras daCasa da Amizade Coração de Minas, está realizando umadinâmica e proveitosa gestão. congratulamos com os ro-tarianos pela colaboração dada as entidades filantropicasda nossa cidade, e, pela manutenção do projeto “Amigosda Criança” instalado no bairro Ponte Nova, fornecendoeducação e lazer para as crianças.

Esta bela garota é Lívia Mar-tins de Souza, tem 11 anos, es-tuda no Colégio FranciscanoSanto Antônio - ISA e é filha deDenise Martins, proprietária doSalão de Beleza na rua CíceroMarques, 25.

Curtas - No dia 12/10/2014,a partir das 21:00, na sede doLions Club de Curvelo, na Vila deLourdes, aconteceu animado jan-tar dançante com a presença deleões, domadoas e convidados.

- Usando a frase do nossoquerido técnico Zagallo, pode-mos afirmar que: cariocas e pau-listas vão ter que nos engolir,pois, Cruzeiro e Atlético estão dando show de bola noCampeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

- Lamentamos o falecimento do companheiro Wilsonda Silva Ribeiro, ocorrido recentemente envidando nova-mente nossos pêsames a sua esposa e filhos.

- Congratulamos com todos os colegas pelo transcursodo Dia do Dentista que será comemorado no dia 25 de ou-tubro.

- Na pessoa da minha prezada filha Rejane Valgas deOliveira, atual secretária de Saúde da Prefeitura Municipalde Curvelo, que completará mais um ano de vida no pró-ximo 06/11. Parabenizamos a todos os amigos e leitoresda nossa coluna aniversariantes do mês de novembro, de-sejando-lhes muitos anos de saúde, paz, felicidades. Tchau.

A falta deeducação, ig-norância, de-sestrutura dosm o t o r i s t a s ,e m b r i a g u e z

têm gerado problemas sérios, mor-tes, violência em todos os lugares dopaís, sejam em megalópoles, peque-nas, médias, grandes cidades do inte-rior. Mesmo com campanhas sérias eresponsáveis para a educação notrânsito muito pouco se resolve, nãose resolve coisa alguma. A cada dia osproblemas aumentam.

Mas, em Curvelo, Centro-Nortede Minas, embora alguns problemasque são normais, violência, morte notrânsito nas avenidas e ruas, mais mo-vimentadas não conferimos, semáfo-ros são responsáveis, consciência dosmotoristas em não dirigirem em altavelocidade.

Na administração do Excelentís-simo Sr. Prefeito Maurílio Guimarãeshouve campanha para a Educação doTrânsito em nossa comunidade.Houve algum resultado? Em que sen-tido tal campanha nos proporcionousegurança numa cidade cujo pro-gresso está crescendo a todo vapor?

Dizendo aqui nesta matéria nasletras, afigura-se apologia, afigura-seaplaudir a administração de MaurílioGuimarães. Na verdade, na verdadesubo no pé de mangas e as colho comcarinho.

Andando pelas ruas, avenidas,alamedas, surpreendo-me sobre-modo vendo os transeuntes atraves-sando-as, não nas faixas, e osmotoristas reduzindo a velocidade,fazendo sinal para que atravessem, evejo também os transeuntes dando osinal de “obrigado pela gentileza”,seja na avenida Dom Pedro II, seja naAvenida da Integração, em qualquerlugar, sempre a Educação, Solidarie-dade, finesse no trânsito curvelanos.Andamos e transitamos com segu-rança. Temos a tranquilidade da vida.

Dignidade, honra em reconhecere prestar tributo aos motoristas, aotrânsito curvelano, digno de nossosagradecimentos.

Parabéns aos motoristas curvela-nos, parabéns a Maurílio Guimarãespelo seu amor e carinho ao povo cur-velanos, sempre pensando em “fazermuito por Curvelo”.

Manoel Ferreira

Trânsito em Curvelo – Educação

ANUNCIE CONOSCO E FAÇA BONS NEGÓCIOS(38) 3721-5055 / 9861-5218

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 8

Page 9: Edição 102

“E agora?” - Página 09 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas!

O 2º Pelotão deBombeiros com sedena de Curvelo junta-mente com a equipedo jornal “E agora?” di-

vulga dicas importantes de segurança para apopulação e release de algumas ocorrênciasde destaque, atendidas pelos incansáveisbombeiros militares desta fração.

O Corpo de Bom-beiros no dia 23 de setembro por volta das 16horas foi acionado para atendimento a umavitima de afogamento nas águas do Rio dasVelhas no município de Santo Hipólito, se-gundo populares a vitima, um senhor deaproximadamente 50 anos, tentava atraves-sar o referido rio a nado quando a uma dis-tancia aproximada de 20 metros da margem

veio a submergir não voltando a superfície.Com utilização de aparelhagem de mergulhorealizando buscas submersas a equipe doCorpo Bombeiros encontrou o corpo a umaprofundidade de aproximadamente 06 me-tros. Após os trabalhos da pericia técnica ocorpo foi entregue ao serviço funerário deplantão.

No dia 10 de outubro ocorreram 02 aci-dentes; o primeiro na Avenida Deputado Re-nato Azevedo envolveu duas motocicletas,após a colisão uma das vitimas queixava for-tes dores na cabeça sendo imobilizada e con-

duzida pela guarnição de Bombeiros até opronto atendimento local e a segunda vítimarecusou atendimento, ficando do local do aci-dente para ocorrência decorrente a transito.

O segundo acidente ocorreu na AMG 910,próximo a Avenida Bias Fortes. No local se tra-tava de uma colisão entre uma motocicleta eum automóvel Fiat Uno, tal sinistro ocasionouuma vitima ferida condutor da motocicleta

que na chegada da Guarnição de Bombeirosencontrava-se caída ao solo e já sem o capa-cete. Após imobilização a referida vitima foiconduzida ao pronto atendimento local.

Já no dia 12 de outubro por volta das18:30, na Br-259, próximo ao km 542, umamotociclista CG-150, colidiu com um automó-vel Monza, com placa da cidade de Diaman-tina. Segundo informações do condutor doautomóvel, o mesmo seguia na rodovia sen-tido Curvelo/ Diamantina quando a motoci-cleta surgiu sentido contrário, acontecendo àcolisão. A referida vitima da motocicleta teveferimentos leves onde foi imobilizada e trans-portada pelos Bombeiros Militares.

Ocorrências e dicas importantes

Buscando informar a população sobre a segu-rança no trânsito e da sua importância para se evi-tar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar deMinas Gerais (CBMMG) orienta que antes de via-jar, procure saber se a estrada por onde você irápassar não está obstruída por alguma queda debarreira, já que neste final de ano o volume dechuvas no país é muito grande, o que causa a in-terdição parcial em alguns trechos da estrada.

Uma das grandes causas de acidentes e trans-tornos durante as viagens são os defeitos existen-tes no veículo e seus acessórios, chuvas, neblinase a imprudência dos condutores.

Para evitar acidentes e garantir uma viagemtranquila, siga estas orientações:

Inspecione os itens do seu carro: • Equipamentos de segurança (extintor,

triângulo, cintos de segurança); Freios (nível deóleo, pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluido,possíveis vazamentos e freio de mão); Sistema elé-trico (faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré,luzes de emergência e buzina); Pneus, estepe, ali-nhamento da direção, balanceamento das rodas,amortecedores; Motor (nível de óleo do motor,correias, mangueiras, ruídos anormais, regulagem,velas e cabos); Limpadores de pára-brisa (borrachaem bom estado), retrovisores externos e internos;Cinto de Segurança dos bancos da frente e de trás;Marcador de combustível, Velocímetro, encostode cabeça; Radiador (nível da água com o carrodesligado).

Ao detectar qualquer problema mecânico maissério, recorra a uma oficina mecânica especiali-zada e solucione o problema antes de viajar.

Ultrapassagem• A manobra de ultrapassagem deve ser

rápida e segura. Só retorne à pista após localizar oveículo ultrapassado pelo retrovisor; Sinalize comantecedência sua intenção de ultrapassar; Ultra-passe sempre pela esquerda e apenas nos trechospermitidos; Certifique-se de que a faixa da es-querda está livre, e de que há espaço suficientepara a manobra; Não ultrapasse pelo acostamentodas estradas, sobre pontes ou viadutos; Comchuva, a ultrapassagem é mais perigosa e exigeatenção redobrada, pois o veículo da frente pro-voca uma cortina d'água que dificulta a visibili-dade.

Neblina• Mesmo durante o dia mantenha os fa-

róis baixos acesos; Fique a uma distância segurado veículo à frente; Abra um pouco os vidros para

evitar o embaçamento; Não trafegue pelo acosta-mento; Evite realizar ultrapassagens; Não ligue opisca-alerta com o veículo em movimento; Nãopare na pista. Se for necessário, procure locais se-guros, acenda os faróis e utilize os equipamentosde segurança, como pisca-alerta e triângulo.

Chuva• Reduza a velocidade; Aumente a distân-

cia dos veículos à frente; Acenda os faróis baixos;Acione o limpador de pára-brisas e o desembaça-dor; Mantenha as janelas com abertura suficientepara a circulação de ar e evitar o embaçamento;Os pneus podem perder o contato com o asfaltoquando está chovendo ou a pista está molhada -aquaplanar - e perder a direção é comum. Nessasituação deve-se manter a marcha engrenada; di-minuir a aceleração, sem frear; acender os faróis;girar suavemente a direção para a esquerda e paraa direita até conseguir controlar o veículo.

Planejamento: planeje a viagem, inclusive pe-ríodos de descanso. Prefira viajar de dia, em con-dições de boa visibilidade.

No volante: mantenha sempre a calma e eviteconversas e distrações, não descuide da sinaliza-ção, não pare na pista e não trafegue no acosta-mento.

Sono: aos primeiros sinais de cansaço pare emlugar seguro para relaxar. Ultrapassagens: ultra-passe somente em locais permitidos e quandotiver certeza das condições de segurança.

Álcool e direção: A ingestão de álcool, mesmoem pequenas quantidades, diminui a coordenaçãomotora e os reflexos.

Cinto: O cinto de segurança é um importantefator na prevenção de mortes nas estradas e deveser utilizado inclusive no banco de trás.

Celular: O uso do celular ao dirigir reduz aatenção do motorista e contribui para aumentar orisco de colisão.

Em casos de ACIDENTES DE TRÂNSITO: • Ao deparar com acidente mantenha a

calma; Sinalize o local (a uma distância de, pelomenos, 200 m), isso evita outros acidentes; Sehouver vítimas acione o Corpo de Bombeiros Mi-litar; Mantenha a vítima calma e informe-a que osocorro esta a caminho; Havendo outros voluntá-rios trabalhe em equipe; Não execute primeirossocorros se você não for treinado, isso pode agra-var a situação da vítima.

Estes são alguns cuidados básicos e simples,que devem ser considerados para reduzir o nú-mero de acidentes e tragédias nas estradas.

DICAS DE SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO

Tenente Waldiney da Cruz Pereira

Continuando o nossoDedo de Prosa depois dedescortinarmos o pica-deiro é interessante pa-rarmos para pensarmos,

analisarmos e refletirmos sobre o quanto a As-sistência Social faz parte de nossas vidas emtodo o contexto seja ele social, político, econô-mico dentre outros.

Quando vamos colher flores em um jardimelas se destacam pelas cores, beleza, delicadezae simplicidade tocando os nossos sentimentosprofundamente quando assim o permitirmos.Buscar transformar a realidade na qual estamosinseridos requer uma mudança de postura e decomportamento, pelo fato do sonho de muitosbrasileiros estarem sendo usurpado vergonho-samente por um sistema corrupto e injusto.Dentre rosas, cravos os espinhos machucam earranham a dignidade do povo brasileiro, muitosforam afetados na sua dignidade perdendo a suaidentidade como pessoa, deixando de ser gentepassando a ser uma dado uma estatística.

Vou convidar a você leitor (a) escrever a suahistória relacionada à Assistência Social repor-tando ao que você conhece mediante os fatosvivenciados, reflita de acordo com os aspectospolíticos, econômicos e históricos nos quais es-tavam inseridos. Assim lembre-se de textos quetenha lido; traga para si conceitos e práticas vi-venciadas; aponte questões, propostas e desa-fios pronunciados por lideranças políticas ecomunitárias, autoridades das mais variadas ins-tancias, técnicos e usuários dos serviços e final-mente qual será o seu lugar neste processo.

Logo o assistente social precisa romper coma atividade burocrática e rotineira muitas dasvezes impede a inovação de suas ações.

No entanto há um fato interessante a bana-lização do ser humano em detrimento do socialrelativo às políticas governamentais seja em paí-ses centrais ou periféricos, tem propiciado a ra-dicalização dos aspectos sociais de um povotendo em vista a construção de um desenvolvi-mento com oportunidade para todos.

Imaginemos então quando um dos três po-deres vigentes não tem uma estrutura consis-tente na sua base para propiciar ao povo umespaço apropriado para a discussão das leis aserem implantadas e implementadas. Nós ire-mos falar sobre isso na próxima coluna pelo fatode não estarmos sendo respeitados enquantocidadãos em vários aspectos no âmbito das leis,pois para alguém se sentir em casa é necessárioser acolhido com dignidade não tão somenteaparentemente.

O jardim precisa ser cuidado para que as flo-res permaneçam com seu charme e belezaassim os direitos precisam ser regados para queos deveres sejam tanto dos cidadãos quanto da-queles que ocupam cargos públicos.

Para terminar vou citar o texto: "A Pedra"O distraído tropeçou nela.

O violento a utilizou como projétil.O empreendedor a usou na construção.O camponês cansado a utilizou como as-

sento.Para as crianças foi um brinquedo.

Davi matou Golias com ela e Miguel Angela transformou na mais bela escultura.Em todos os casos, a diferença nunca es-

teve na pedra, e sim no homem.Não existe pedra em seu caminho que você

não possa usar para o seu conhecimento.

Até o próximo Dedo de Prosa.

Cristiane Pereira LeiteDedo de Prosa

Ivo Pitanguy doaplásticas a curvelano

Consideradomaior cirurgião plásticodo planeta, Ivo Pitan-guy, de raízes curvela-nas, comoveu com odrama de um curvelanocarente e vem colabo-rando para a recupera-ção do conterrâneo.

Wanderley de Al-meida Freitas, de 40anos e residente noBairro Bom Jesus rela-tou a CN a sua tristeza"sou de família hu-milde e lutamos commuita dificuldade edesde cedo procureitrabalhar. Sofro de epi-lepsia e aos quinzeanos tive uma criseconvulsiva e caí com orosto nas chamas deum fogão de lenha, sofrendo queimaduras deterceiro grau em todo o rosto, que ficou desfi-gurado, e uma das minhas vistas foi seria-mente atingida. Felizmente fui socorrido atempo de sobreviver", disse.

Segundo Wanderley, "passei a usar bonétapando parte do rosto, pois quando saio narua as pessoas me encaram de uma forma queme deixa constrangido. Infelizmente , devidoa minha aparência, nunca consegui um em-prego".

CARTA AO DR. PITANGUYMas, surgiu uma luz e Wanderley está a ca-

minho de recupe-ração da sua face, "es-crevi ao Dr. IvoPitanguy e graças ásua generosidade pas-sei por três cirurgiasplásticas com a equipedele na Santa Casa deMisericórdia, no Riode Janeiro. Agora, porrecomendação daequipe tenho que pas-sar tratamento pormais três cirurgias enão tenho recursospara hospedagem, lo-comoção e pós-opera-tório", afirmou.

Implorando ajudas,disse ainda "peço mi-sericórdia àqueles queporventura tenhamcondições e queiram

contribuir para que eu possa realizar o meusonho de ver meu rosto normal, ser feliz, epoder trabalhar e ajudar minha família. Meajudem, por favor! Dados para depósitos:Caixa Econômica, Ag: 0111, Conta:02300006519-9. Deus saberá recompensá-lo.Desde já agradeço e aguardo com fé e espe-rança ser atendido ao meu apelo." finalizou.

Wanderley reside á Rua Bom Jesus, 371,bairro Alto Bom Jesus e atende pelo telefone(38) 9735-0036. A reportagem de CN pode as-segurar que se trata de pessoa idônea e de boaíndole.

Fonte: Edição 443 do Jornal CN - Curvelo Notícias

De raízes curvelanas, Ivo Pitanguy tem espí-rito solidário curvelano

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 9

Page 10: Edição 102

“E agora?” - Página 10 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Por Aílton Trindade (Risonho)

Apoio Cultural:Vereador Geraldo Veterinário

Total apoio ao esporte de [email protected]

Grupo de caminhada PASSOS DA VIDA do ESF Vila deLourdes, competência e muita seriedade

Tem como principal objetivo melhoria e ma-nutenção da qualidade de vida dos idosos, hi-pertensos e diabéticos. Os encontros acontecemas segundas, quartas e sextas-feiras. Agradece-

mos aos comerciantes e a todos os colaborado-res do bairro e também ao vereador Geraldo Ve-terinário, pela comemoração do 11º aniversáriodo grupo.

Será realizado neste sábado 25/10/14, agrande final do 1º Campeonato de Futsal do Pro-jeto Escola da Bola do bairro Vila Nova. Apoio:vereador Geraldo Veterinário; realização: Pro-

jeto Astros da Bola; coordenação: Cassinho;apoio cultural: jornal “E agora?”. Confira matériacompleta na próxima edição.

17ª Copa Curvelo deFutsal Infantil 2015

Local: Quadra do bairro Vila NovaCategorias: Mirim, infantil e juvenil

Apoio: Vereador Geraldo VeterinárioCoordenação: Prof. Cassinho (ProjetoEscola da Bola)Realização: Aílton Trindade, presi-dente do Projeto Astros da BolaApoio cultural: Jornal “E agora?”

Último campeão da Copa Curvelo 2014, na categoria Infantil - Passaginha, técnico: Dalton Araújo;Michael, Edson, Victor, Cristian Matos, Cristian Pereira, Lucas, José Carlos, Luiz Gustavo e Pablo.Vereador Geraldo Veterinário e Aliton Trindade, presidente do Projeto Astros da Bola

A G U A R D E M

Direitos dos pacientes com CâncerE agora doutora?

Em tempos de “Outubro Rosa”, mês da lutacontra o câncer de mama, observamos que ape-sar da incidência da doença, pouco se fala dos di-reitos das pessoas acometidas pelo câncer. O quenão é de se estranhar, pois a família e o pacientefocam no tratamento, e estão corretos, mas al-guns desses benefícios podem facilitar esse pro-cedimento.

A lei assegura ao paciente com câncer e aotrabalhador que possua dependentes diagnosti-cados com câncer, independente do tipo e da gra-vidade sacar o FGTS (fundo de garantia por tempode serviço) e o PIS/PASEP, mediante solicitaçãofeita na Caixa Econômica Federal. (art. 20, incisoXI da lei 8.036/90).

O paciente também tem direito a licença mé-dica e a receber o auxílio-doença, além da isençãodo imposto de renda relativo a rendimentos deaposentadoria, reforma e pensão.

O portador de neoplasia maligna poderápedir tramitação prioritária nos processos que forparte, basta para isto que seu advogado faça umrequerimento pedindo preferência em seus pro-cessos e consequentemente que sejam julgadosmais rápidos.

Um benefício que facilita a mobilidade dequem ficou com alguma sequela decorrente dadoença é a isenção de impostos para a compra decarros adaptados, os impostos isentos são: IPI(imposto sobre produtos industrializados), IOF(imposto sobre operação financeira) e ICMS (im-posto sobre circulação de mercadorias e serviços),é uma economia de aproximadamente 20% do

valor de mercado do carro, além disso, está isentotambém do IPVA do veiculo.

Os pacientes atendidos em rede pública quenecessitarem de tratamento fora do seu domici-lio, seja em outro município ou Estado, tem a ga-rantia de transporte e hospedagem desde queindicado pelo médico para tratamento em redepública referenciada.

Já que estamos falando de Outubro Rosa ecâncer de mama, toda mulher que teve uma ouambas as mamas amputadas em decorrência dotratamento tem direito à realização da cirurgiaplástica de reconstrução mamária, desde que de-vidamente recomendada pelo médico.

No entanto, o melhor é a prevenção e o diag-nóstico precoce. Segundo a Sociedade Brasileirade Mastologia, o câncer de mama tem 95% dechances de cura se detectado logo no início, porisso mulheres acima de 40 anos devem fazeranualmente a mamografia e os postos de saúdedevem encaminhar a mulher que esteja nessafaixa etária para fazer o exame gratuitamente.

É importante lembrar que a saúde é um DI-REITO CONSTITUCIONAL, devendo o Estado ga-rantir tratamento e medicação necessária, casoseus direitos não estejam sendo respeitados pro-cure um advogado de sua confiança.

Marina Maria de CamposOAB/MG 127.961

Embelezando a vida com Valéria Carneiro Condé - Gerente de Setor 208Bem-vinda ao mundo deAvon LUXE, uma nova ex-periência em maquiagem.A primeira linha Avoncom ingredientes raros e

preciosos, que potencializam os resultados de core luz e deixa seu look altamente sofisticado.

Safira Branca, Seda Pura, Orquídea e DiamanteNegro. Uma linha completa de produtos desenvol-vidos com elementos preciosos e embalagens ele-gantes e sublimes que lembram o brilho do ouro.Lábios modelados com a suavidade da seda.Umolhar marcante com o poder do diamante negro.Omáximo de cor e sofisticação com o extrato de or-quídea nas sombras.Pele impecável e sofisticadacom safiras brancas.

Além de embalagens lindas em tons dourados, oque as tornam sofisticadas e com ar de algo maisexclusivo, a coleção chega recheada de produtos,sendo eles:

12 batons com FPS15,efeito brilho e ingredienteseda e mais 6 opções decores no Gloss, com efeitobrilho e ingrediente seda

Chegam também os quinte-tos de sombras – Em qua-tro opções de cores… ABase Líquida chega com 8tons, tanto para pele claracomo para pele negra!

Pó Compacto - Vem naopção do Translúcido emais 3 tonsOs Blushes se apresentamcom 4 tons/cores Delineador: Ouro Escuro /Diamante Negro / Granada

Bordô

Surpreenda-se!Sinta-se elegante, luxuosa e deslumbrante hoje

mesmo.Avon LUXE.

O Luxo que toda mulher merece!!!

PROCURE UMA REVENDEDORA AVON MAISPERTO DE VOCÊ.

QUER TRANSFORMAR SUA VIDA E CONQUISTARSUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA?SEJA UMA REVENDEDORA AVONACESSE E CADASTRE: www.avon.com.br ou faça-nos uma visita em nosso escritório: AV. DOMPEDRO II, 521-SALA 10 (GALERIA GRÃO MOGOL)CENTRO, CURVELO/MG - (38) 3721-2541 ou 9954-2541 , das 13:30 às 17:30.

Nossos CultosCulto da Família: domingo as 19:00hCulto da Vitória: quarta-feira as 19:30hQuebra de Maldições: quinta-feira as 19:30hArena Jovem: sábado as 19:30h

Rua João Pizani, nº 13, Bairro Centro, Curvelo – MGContatos: [email protected] ou

www.facebook.com/snt.curveloDúvidas? Pergunte ao Pastor!

www.curveloonline.com.br/pergunteaopastor

Pr. Robson Souza

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 10

Page 11: Edição 102

“E agora?” - Página 11 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Natural da capital de Minas Gerais,Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunhanasceu em 1960 e é formado em Econo-mia pela Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais. Aécio Neves é neto deTancredo Neves. Sua vida política iniciouaos 21 anos como secretário pessoal deTancredo. Em 1986 foi eleito para seu pri-meiro cargo eletivo como deputado fede-ral, onde foi reeleito por mais três

mandatos. Foi eleito governador deMinas Gerais em 2006 com 60% dosvotos válidos e finalizou seu primeiromandato com 68% de aprovação popularde acordo com pesquisa do Instituto Da-tafolha. Foi reeleito em 2006 com 77%dos votos válidos e atingiu o índice deaprovação popular de 92% segundo pes-quisa da Vox Populi/Fiemg. Em 2010 foieleito senador por Minas Gerais.

Com 99,99% das 45761 seções apuradas, jáestão definidos os deputados estaduais que irãocompor a Assembleia Legislativa de Minas Ge-rais a partir de janeiro de 2015. A casa terá 27novos deputados, que representa 35% da ban-cada de 77 cadeiras.Confira abaixo os 77 candidatos eleitos:

Minas para Todos (PT/PROS/PMDB/PRB – 22vagas)

Paulo Guedes PT – 164.040 (1,59%)Elismar Prado PT – 86.515 (0,84%)João Magalhães PMDB – 79.375 (0,77%)Marília Campos PT – 78.780 (0,76%)Durval Ângelo PT – 76.670 (0,74%)Rogério Correia PT – 72.409 (0,70%)Gilberto Abramo PRB – 70.648 (0,68%)Ulysses Gomes PT – 69.029 (0,67%)Carlos Henrique PRB – 65.769 (0,64%)Rosângela Reis PROS – 58.725 (0,57%)Sávio Souza Cruz PMDB – 58.651 (0,57%)Adalclever Lopes PMDB – 58.157 (0,56%)Celise Laviola PMDB – 57.476 (0,56%)Ivair Nogueira PMDB – 53.708 (0,52%)Paulo Lamac PT – 50.593 (0,49%)Dr. Jean Freire PT – 50.371 (0,49%)Tadeuzinho PMDB – 47.521 (0,46%)André Quintão PT – 46.962 (0,45%)Cristiano Silveira PT – 46.727 (0,45%)

Iran Barbosa PMDB – 46.312 (0,45%)Pastor Vanderlei Miranda PMDB – 45.774(0,44%)Cabo Júlio PMDB – 44.360 (0,43%)

A Voz de Minas (DEM/PSDB/PP/PSD/PPS –21 vagas)

Gil Pereira PP – 104.665 (1,01%)Dr. Wilson Batista PSD – 97.256 (0,94%)Dalmo Ribeiro PSDB – 93.828 (0,91%)Antônio Jorge PPS – 93.032 (0,90%)Antônio Carlos Arantes PSDB – 90.932 (0,88%)Cássio Soares PSD – 90.609 (0,88%)Neilando Pimenta PP – 86.223 (0,83%)Mourão PSDB – 85.397 (0,83%)Ione Pinheiro DEM – 81.956 (0,79%)João Vigor Xavier da Itatiaia PSDB – 81.154(0,79%)Duarte PSD – 75.661 (0,73%)Gustavo Valadares PSDB – 67.019 (0,65%)Fábio Cherem PSD – 65.777 (0,64%)Thiago Cota PPS – 65.742 (0,64%)Luiz Humberto Carneiro PSDB – 65.301 (0,63%)Felipe Attiê PP – 64.597 (0,62%)João Leite PSDB – 63.618 (0,62%)Fabiano Tolentino PPS – 62.776 (0,61%)Gustavo Corrêa DEM – 60.376 (0,58%)Tito Torres PSDB – 58.670 (0,57%)Lafayette Andrada PSDB – 58.086 (0,56%)

Minas Avança (PDT/PV – 8 vagas)Deputado Sargento Rodrigues PDT – 98.820(0,96%)Tiago Ulisses PV – 90.563 (0,88%)Dr. Hely PV – 79.836 (0,77%)Alencar da Silveira Jr. PDT – 79.389 (0,77%)Agostinho Patrus Filho PV – 74.229 (0,72%)Inácio Franco PV – 58.620 (0,57%)Nozinho PDT – 55.589 (0,54%)Carlos Pimenta PDT – 47.868 (0,46%)

Avante Minas (PTB/SD – 4 vagas)Braúlio Braz PTB – 93.652 (0,91%Arlen Santiago PTB – 91.081 (0,88%Dilzon Melo PTB – 78.309 (0,76%Missionário Márcio Santiago PTB – 76.456(0,74%)

Partido da República (PR – 4 vagas)Léo Portela – 54.600 (0,53%)Arnaldo – 44.153 (0,43%)Deiró Marra – 44.138 (0,43%)Gustavo Santana – 43.826 (0,42%)

Minas Melhor (PSC/PTC/PSL – 3 vagas)Douglas Melo da Musirama PSC – 55.585(0,54%)Noraldino Júnior PSC – 51.869 (0,50%)Anselmo José Domingos PTC – 42.861 (0,41%)

Minas quer Mudança (PSB/PPL/PRTB – 3vagas)

Leandro Genaró PSB – 127.868 (1,24%)Wander Borges PSB – 67.072 (0,65%)Lerin PSB – 36.916 (0,36%)

Partido Comunista do Brasil (PC do B – 3 vagas)Mário Henrique Caixa – 130.590 (1,26%)Ricardo Faria – 44.757 (0,43%)Celinho do Sinttrocel – 36.344 (0,35%)

Partido Trabalhista do Brasil (PT do B – 3vagas)

Bosco – 72.535 (0,70%)Emidinho Madeira – 66.018 (0,64%)Fábio Avelar – 40.909 (0,40%)

Uma Só Minas (PTN/PSDC – 3 vagas)Arlete Magalhães PTN – 56.772 (0,55%)Roberto Andrade PTN – 54.888 (0,53%)Glaycon Franco PTN – 52.516 (0,51%)

Sou + Minas (PRP/PEN/PHS – 2 vagas)Fred Costa PEN – 70.823 (0,69%)Dirceu Ribeiro PHS – 25.394 (0,25%)

Partido da Mobilização Nacional (PMN – 1vaga)

Isauro Calais PMN 51.568 (0,50%)

Reginaldo Lopes (PT) - 310.226 - 3,07 %Rodrigo de Castro (PSDB) - 292.848 - 2,89 %Misael Varella (DEM) - 258.363 - 2,55 %Odair Cunha (PT) - 201.782 - 1,99 %Gabriel Guimarães (PT) - 200.014 - 1,98 %Welinton Prado (PT) - 186.098 - 1,84 %Odelmo Leão (PP) - 179.652 - 1,78 %Eros Biondini (PTB) - 179.073 - 1,77 %Jaiminho Martins (PSD) - 158.907 - 1,57 %Toninho Pinheiro (PP) - 148.239 - 1,47 %Patrus Ananias (PT) - 147.175 - 1,45 %George Hilton (PRB) - 146.792 - 1,45 %Stéfano Aguiar (PSB) - 144.153 - 1,42 %Domingos Sávio (PSDB) - 143.901 - 1,42 %

Marcus Pestana (PSDB) - 131.687 - 1,30 %Eduardo Barbosa (PSDB) - 130.453 - 1,29 %Mauro Lopes (PMDB) - 129.795 - 1,28 %Dimas Fabiano (PP) - 129.096 - 1,28 %Newton cardoso Jr (PMDB) - 128.489 - 1,27 %Bilac Pinto (PR) - 123.377 - 1,22 %Leonardo Quintão (PMDB) - 118.470 - 1,17 %Luiz Fernando (PP) - 117.542 - 1,16 %Marcos Montes (PSD) - 116.175 - 1,15 %Leonardo Monteiro (PT) - 115.336 - 1,14 %Luís Tibé (PT do B) - 114.948 - 1,14 %Diego Andrade (PSD) - 114.240 - 1,13 %Padre João (PT) - 112.722 - 1,11 %Saraiva Felipe (PMDB) - 111.317 - 1,10 %

Zé Silva (SD) - 109.925 - 1,09 %Renzo Braz (PP) - 109.510 - 1,08 %Carlos Melles (DEM) - 107.906 - 1,07 %Paulo Abi-Ackel (PSDB) - 104.849 - 1,04 %Caio Nárcio (PSDB) - 101.040 - 1,00 %Lincoln Portela (PR) - 98.834 - 0,98 %Raquel Muniz (PSC) - 96.073 - 0,95 %Subtenente Gonzaga (PDT) - 93.997 - 0,93 %Miguel Correa (PT) - 93.450 - 0,92 %Rodrigo Pacheco (PMDB) - 92.743 - 0,92 %Aelton Freitas (PR) - 91.103 - 0,90 %Mário Heringer (PDT) - 90.738 - 0,90 %Marcelo Aro (PHS) - 87.113 - 0,86 %Júlio Delado (PSB) - 86.245 - 0,85 %

Bonifácio Andrada (PSDB) - 83.628 - 0,83 %Fabinho Ramalho (PV) - 83.567 - 0,83 %Margarida Salomão (PT) - 78.973 - 0,78 %Laudívio Carvalho (PMDB) - 78.762 - 0,78 %Jô Moraes (PC do B) - 67.650 - 0,67 %Tenente Lúcio (PSB) - 67.459 - 0,67 %Marcelo Álvaro Antonio (PRP) - 60.384 - 0,60 %Adelmo Leão (PT) - 57.921 - 0,57 %Dâmina Pereira (PMN) - 52.679 - 0,52 %Delegado Edson Moreira (PTN) - 49.391 - 0,49%Brunny (PTC) - 45.381 - 0,45 %

Fernando Damata Pimen-tel, nasceu em Belo Hori-zonte, no dia 31 de marçode 1951. É um econo-mista e político brasileirofiliado ao Partido dos Tra-balhadores (PT). Foi mi-

nistro do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior do Brasil do Governo DilmaRousseff entre 1º de janeiro de 2011 e 12 de fe-vereiro de 2014, quando deixou o cargo parainiciar sua pré-campanha para governador deMinas Gerais no mesmo ano. Foi eleito gover-nador de Minas Gerais com 52% dos votos vá-

lidos, no primeiro turno. Exerceu atividade aca-dêmica e docente como coordenador do Centrode Extensão da Faculdade de Ciências Econômi-cas da UFMG e, desde agosto de 1978, comoprofessor assistente do Departamento de Eco-nomia. Integrante ativo das entidades de cate-gorias profissionais ocupou a vice-presidênciada Associação de Professores Universitários deBelo Horizonte, na gestão 1985-1987, foi presi-dente do Conselho Regional de Economia deMinas Gerais (1991-1992) tendo sido reeleito,por duas vezes, para conselheiro da mesma, noperíodo de 1990-1992. Foi também diretor doSindicato dos Economistas de Minas Gerais

(1986-1992).Ocupou vários cargos na administração munici-pal de Belo Horizonte, entre eles o de secretárioMunicipal de Governo, Planejamento e Coorde-nação Geral, na gestão de Célio de Castro. Em1993, na gestão de Patrus Ananias, foi secretá-rio Municipal da Fazenda, cargo que ocupou até1996. No primeiro mandato da administraçãode Célio de Castro, exerceu o mesmo cargo atéjunho de 2000, quando se afastou para se can-didatar a vice-prefeito. Essa seria sua primeiradisputa de um cargo eletivo. Foi um dos princi-pais articuladores do "Orçamento participativo"de Belo Horizonte, o maior programa perma-

nente de obras públicas do país, que continuousendo uma das prioridades de sua administra-ção.Em 2001, tomou posse como vice-prefeito deCélio de Castro e, em novembro do mesmo ano,assumiu, interinamente, o cargo de prefeito deBelo Horizonte em substituição ao titular, licen-ciado por motivo de saúde. Em 8 de abril de2003, assumiu, definitivamente, o cargo de pre-feito, em razão da aposentadoria de Célio deCastro. Durante sua administração no ministé-rio da indústria, rompeu o acordo comercial nosetor automotivo com o México pelo excessivodéficit comercial do Brasil.

Nasceu em Belo Horizonte em 1947.Dilma Vana Rousseff é formada em Ciên-cias Econômicas pela Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul. Esteve detidaentre 1970 e 1972 pelo envolvimento noComando de Libertação Nacional e a Van-guarda Armada Revolucionária Palmares.No final da década de 1970 se filiou aoPartido Democrático Trabalhista - PDT.Em 1986 foi secretária da Fazenda de

Porto Alegre. Quatro anos depois assu-miu a presidência da Fundação de Econo-mia e Estatísticas e em 1993, foinomeada pelo então governador do RS,Alceu Collares, secretária de Energia,Minas e Comunicação. Filiou-se ao Par-tido dos Trabalhadores - PT em 2000. Foiministra-chefe da Casa Civil entre os anosde 2005 até 2010 quando se elegeu pre-sidente com 56 milhões de votos.

Aécio NevesMineiro, 54 anos, senador da RepúblicaColigação Muda Brasil – Partidos: PSDB, DEM, SDD,PMN, PEN, PTB, PTC e PT do B – Vice: Aloysio NunesFerreira (PSDB)

Mapa eleitoral de Minas

Sucessão presidencial: quem são os candidatos?

Quais foram os deputados estaduais e federais eleitos?

Deputados federais

Quem é o novo governador?

Dilma RousseffMineira, 66 anos, presidente da RepúblicaColigação Com a Força do Povo – Partidos: PT,PMDB, PSD, PP, PROS, PDT, PC do B e PRB – Vice:Michel Temer (PMDB)

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 11

Page 12: Edição 102

“E agora?” - Página 12 - 2ª quinzena de outubro de 2014 - Edição 102

Edição 102_Layout 1 23/10/2014 14:33 Página 12