ano v | nº 32 | maio/ junho 2012

2
Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Ano V • Nº 32 • Maio/Junho - 2012 • www.sindicato.org.br pontual Quantos vidros vazios de maionese você já descartou? E garrafas de bebidas, saberia dizer? Esses materiais que, na maioria das vezes, vão para o lixo podem virar lindas peças de decoração para am- bientes empresarias e residenciais. Nesta edição, separamos algumas ideias belas e baratas. O ambiente fica lindo e Ideias de decoração ecológica IMPRESSO Tenha um olhar diferenciado na hora de descartar o lixo Fica lindo e ainda é possível contribuir com a conservação do planeta. Sabe aquela máquina de escrever que caiu em desuso? Ela pode virar uma peça de decoração para a sala de espera da sua empresa ou até mesmo para o ambiente da sua casa. Para dar um charme, coloque um vaso de flor ecológico ao lado. Potes e garrafas de vidro, latas de alumínio e embalagens de chá podem virar lindos vasos de flores. O aspecto ecológico confere requinte e modernidade. Inspire-se e transforme seu ambiente Você tem amigos ou colaboradores que não acessam e-mail? Uma dica criativa para expor aquelas fotos da festa de final de ano. Potes de vidro e latas de alumínio podem virar porta-trecos ou outros tipos de suporte. ainda é possível contribuir com a conserva- ção do planeta. Já pensou se todo mundo tivesse essa consciência? A quantidade de aterros sanitários seria muito menor. Além de sustentável, esse tipo de deco- ração é inclusiva: qualquer pessoa, de qual- quer classe social, pode deixar os ambientes mais bonitos sem gastar dinheiro. Folheto EcoSinbi 32-OP2.indd 1 5/7/12 11:29 AM

Upload: sinbi-birigui

Post on 22-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO V | Nº 32 | Maio/ Junho 2012

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Ano V • Nº 32 • Maio/Junho - 2012 • www.sindicato.org.br

pon

tual

Quantos vidros vazios de maionese você já descartou? E garrafas de bebidas, saberia dizer? Esses materiais que, na maioria das vezes, vão para o lixo podem virar lindas peças de decoração para am-bientes empresarias e residenciais.

Nesta edição, separamos algumas ideias belas e baratas. O ambiente fica lindo e

Ideias de decoração ecológica

IMPRESSO

Tenha um olhar diferenciado na hora de descartar o lixo

Fica lindo e aindaé possível contribuircom a conservação

do planeta.

Sabe aquela máquina de escrever que caiu em desuso? Ela pode virar uma peça

de decoração para a sala de espera da sua empresa ou até mesmo para o

ambiente da sua casa. Para dar um charme, coloque um vaso de flor ecológico ao lado.

Potes e garrafas de vidro, latas de alumínio e embalagens de chá podem virar lindos vasos de flores. O aspecto

ecológico confere requinte e modernidade.

Inspire-se e transforme seu ambiente

Você tem amigos ou colaboradores que não acessam e-mail? Uma dica criativa para

expor aquelas fotos da festa de final de ano.

Potes de vidro e latas de alumínio podem virar porta-trecos ou outros tipos de suporte.

ainda é possível contribuir com a conserva-ção do planeta. Já pensou se todo mundo tivesse essa consciência? A quantidade de aterros sanitários seria muito menor.

Além de sustentável, esse tipo de deco-ração é inclusiva: qualquer pessoa, de qual-quer classe social, pode deixar os ambientes mais bonitos sem gastar dinheiro.

Folheto EcoSinbi 32-OP2.indd 1 5/7/12 11:29 AM

Page 2: ANO V | Nº 32 | Maio/ Junho 2012

Apoio: Patrocínio:

Empresa implanta projeto de reciclagem com ajuda da UnisinbiO Pesponto e o Corte da Klin, setores

de abastecimento, não estão mais usando sacos plásticos para o envio de materiais para a produção. Agora, tudo é enviado por meio de sacolas ecológicas retornáveis, fabricadas com os restos dos materiais usados na fabricação de calçado.

A ideia de reciclagem é fruto da par-ticipação da empresa no curso de Gestão Industrial promovido pela UniSinbi (Uni-versidade Corporativa do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Biri-gui) em parceria com a Cheverly, empresa de consultoria em gestão industrial do Rio Grande do Sul. Foi com esse conhecimen-

to, que a monitora Maria Odete Alves, do Pesponto, junto com outros colegas, começou o projeto.

“Participando das aulas, pensamos em muitos projetos e este é um dos que conse-guimos colocar em prática.” Maria Odete diz ainda que a concretização da iniciativa só foi possível porque os colaboradores se envolveram voluntariamente para fabricar as sacolas com os restos de materiais.

Para Carlos Mestriner, presidente da Klin, este tipo de iniciativa mostra que é possível reduzir ao máximo o desperdício de material. “Precisamos estar atentos para as oportunidades de preservação do planeta.”

Antes: usavam sacos que não retornavam para a unidade

Depois: usam sacolas ecológicas confeccionadas com os restos dosmateriais usados na fabricação de calçado.

Iniciativas que fazem bem para o planeta

1º passo: Lave a garrafa para retirar os resíduos de bebida

2º passo: Retire as colagens de embalagens que

resistiram à lavagem

3º passo: Agora é só secar e colocar uma linda gérbera, que

pode ser natural ou não

Pronto! Agora seu ambiente tem uma nova peça de decoração.

Como fazer um vaso de flor ecológico? É muito simples:

Folheto EcoSinbi 32-OP2.indd 2 5/7/12 11:29 AM