ano 885 provando que os dons carismÁticos … · para o mundo, vivendo em solidão em meio a...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com ANO XXIII - Nº 885 • Fortaleza, 22 de abril de 2012 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS CESSARAM – V VIMOS AS PROVAS 1 A 4, AGORA VEREMOS A CONCLUSÃO DA 5ª PROVA. DR. PETER MASTERS 5 - A REVELAÇÃO ESTÁ AGORA COMPLETA (conclusão) A finalização da revelação é também provada pelo fato de que os apóstolos e profetas são descritos como sendo os estágios de fundação da igreja. Em Efésios 2:20, a igreja é descrita como estando “edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas (isto é – profetas do Novo Testamento), de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”. Uma fundação é algo completo e estável, enquanto que o prédio continua a ser construído. E quanto à profecia de Joel, citada por Pedro no dia de Pentecostes, ao dizer que quando o Espírito for derramado, todos os crentes, homens e mulheres, velhos e jovens irão profetizar? Será que não está ali implícito que isso continuaria dali em diante até o retorno do Senhor? Não, pois essa profecia deve estar de acordo com o ensino da Bíblia de que a revelação seria logo completa, e então cessaria. É esta revelação completa, que será o testemunho dos crentes de todas as idades, homens e mulheres, em todo o mundo, até o fim. Os crentes continuarão a ter visões e ter sonhos no sentido de que eles abraçarão e proclamarão as infalíveis “visões e sonhos” lhes dado na Bíblia. Eles não “profetizarão” no sentido de receber novas revelações. Eles também terão sonhos com planos, estratégias e conquistas pelo Evangelho. Neste sentido a profecia de Joel ainda continua sendo completa. As manifestações extraordinárias, tais como línguas, já tinham desaparecido quando Pedro escreveu suas duas epístolas, pois ele não nos dá nenhuma alusão, qualquer que seja, que estas características do período inicial ainda estavam em operação. Como a revelação foi completa no período dos apóstolos, vemos então que a tarefa de apóstolos e profetas chegou ao final. E se os dons de revelação terminaram, assim, também terminaram os sinais autenticadores dos escritores inspirados. Recordemos o que disse Paulo: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós... por sinais, prodígios e maravilhas” (2 Coríntios 12:12). Como pode ser dito que não há prova bíblica da retirada dos dons revelacionais (e seus sinais confirmatórios) quando a Escritura diz enfaticamente que toda revelação tem sido concluída, como uma fundação, no início da era da igreja?

Upload: vuongthien

Post on 06-May-2018

215 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 885 • Fortaleza, 22 de abril de 2012

PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS CESSARAM – V

Vimos as proVas 1 a 4, agora Veremos a conclusão da 5ª proVa.  

dr. peter masters

5 - A REVELAÇÃO ESTÁ AGORA COMPLETA (conclusão)A finalização da revelação é também provada pelo fato de que

os apóstolos e profetas são descritos como sendo os estágios de fundação da igreja. Em Efésios 2:20, a igreja é descrita como estando “edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas (isto é – profetas do Novo Testamento), de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”. Uma fundação é algo completo e estável, enquanto que o prédio continua a ser construído.

E quanto à profecia de Joel, citada por Pedro no dia de Pentecostes, ao dizer que quando o Espírito for derramado, todos os crentes, homens e mulheres, velhos e jovens irão profetizar? Será que não está ali implícito que isso continuaria dali em diante até o retorno do Senhor? Não, pois essa profecia deve estar de acordo com o ensino da Bíblia de que a revelação seria logo completa, e então cessaria.

É esta revelação completa, que será o testemunho dos crentes de todas as idades, homens e mulheres, em todo o mundo, até o fim. Os crentes continuarão a ter visões e ter sonhos no sentido de que eles abraçarão e proclamarão as infalíveis “visões e sonhos” lhes dado na Bíblia. Eles não “profetizarão” no sentido de receber novas revelações. Eles também terão sonhos com planos, estratégias e conquistas pelo Evangelho. Neste sentido a profecia de Joel ainda continua sendo completa.

As manifestações extraordinárias, tais como línguas, já tinham desaparecido quando Pedro escreveu suas duas epístolas, pois ele não nos dá nenhuma alusão, qualquer que seja, que estas características do período inicial ainda estavam em operação. Como a revelação foi completa no período dos apóstolos, vemos então que a tarefa de apóstolos e profetas chegou ao final. E se os dons de revelação terminaram, assim, também terminaram os sinais autenticadores dos escritores inspirados. Recordemos o que disse Paulo: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós... por sinais, prodígios e maravilhas” (2 Coríntios 12:12).

Como pode ser dito que não há prova bíblica da retirada dos dons revelacionais (e seus sinais confirmatórios) quando a Escritura diz enfaticamente que toda revelação tem sido concluída, como uma fundação, no início da era da igreja?

Page 2: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

2

ao rebanho de deus

- Pr. José Nogueira -

A DINâMICA DA VIDA DA IgREjA MensageM V

MENSAGEM: EFÉSIOS – CRISTO, O CABEÇA DA IGREJA

Estudamos, na primeira parte do Capítulo 2, que, A Vida pela Graça – é, na realidade, O Que A Igreja É (2:1-10). Agora, no restante desse Capítulo, vamos aprender mais sobre a igreja vivendo sob a paternidade de Deus.

A VIDA SOB A PATERNIDADE DE DEUSEfésios 2:11-22

Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades cínicas, e convivendo em segregações sociais e raciais, entre ricos e pobres, pretos e brancos, vencedores e perdedores, famosos e joões-ninguém, mas, acima de tudo, perdidos, Deus apresenta a resposta: a Sua igreja – um novo povo, formado de judeus e gentios, tendo um mesmo Pai, vivendo sob o mesmo propósito – este é o mistério de Cristo.

Por isto, mediante as Bênçãos (1:1-14), o Poder (1:15-23), a Graça (2:1-10) de Deus, o SENHOR nos chama a viver a nova vida debaixo de Sua Paternidade, e, para isso, precisamos:

I – LEMBRAR O QUE ÉRAMOS SEM CRISTO – Vs. 11-121 – Éramos Estranhos - Vs. 11 Gentios não faziam parte da promessa – Gênesis 17:7-14.2 – Vivíamos sem Esperança – Vs. 12 A “Cristo” é o termo grego para o Messias (hebraico, Antigo

Testamento). Os judeus tinham sempre a promessa da vinda do Messias, que viria para cumprir as promessas bíblicas para o povo de Deus. Viver sem Cristo é viver sem esperança.

3 – Estávamos Sem Deus – Vs. 12 B Em Êxodo 19, o povo de Israel “casou-se” Deus, formaram uma

aliança perpétua com Deus. Por isso, podiam recitar o Salmo 33:12.

II – LEMBRAR O QUE SOMOS AGORA EM CRISTO – Vs. 13- 22

1 – Temos Esperança em Cristo – Vs. 13 Somos cidadãos do Reino, e Seu Reino é agora e se revelará no

futuro – Romanos 8:17 a 19.2 – Somos Povo de Deus – Vs. 14 e 15 De dois povos: judeus e gentios, Cristo fez um só povo que é a

Sua igreja.3 – Temos um Só Pai – Vs. 16 a 18 Além da cidadania real e de nos tornarmos povo de Deus, temos

um Pai, logo temos pedigree, temos família celestial, temos intimidade – Gálatas 4:6.

4 – Temos razão de viver – Vs. 19-22 Temos alicerce (vs. 19-20), temos propósito santo (vs. 21 – ‘naós’

e não ‘hieron’), temos compromisso mútuo de servir e honrar ao SENHOR (vs. 22).

Enfim, Efésios 2:11 a 22 é a nossa Carteira de Identidade Celestial!

Page 3: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

3

PASSOS PARA REALIZARTestemunho de R.C. Sproul, que compartilha como ele e sua família fazem o Culto Doméstico, deixando-nos a esperança de que nunca é tarde demais para começar.

1 - Escolha do HorárioNesse momento de nossas vidas, nós realizamos o culto familiar logo após o jantar. Há uma razão prática para fazê-lo durante esse tempo. Todos os dias, não importa o que aconteça, nós jantamos e vamos para a cama, portanto, nós temos um par de despertadores que não nos deixa escapar da nossa responsabilidade. Depois do jantar, eu vou e peço para alguma das crianças, “Por favor, reúna as coisas para o culto”. Nós temos um lugar no qual guardamos as coisas para o culto, uma das crianças vai pegar a pilha de livros e as coisas e colocá-los na mesa à minha frente.

2 - Fora de Casa ou com ConvidadosSe não estamos em casa, nós modificamos as coisas um pouco. Fazemos o culto no carro às vezes. Se estivermos na casa de amigos, nós não impomos a eles dizendo: “Bem, obrigado pelo jantar, agora é a hora do culto familiar da família Sproul”. Se tivermos um convidado em casa, tentamos fazer uma avaliação de sua maturidade espiritual e tomamos uma decisão.

3 - O CatecismoNós usamos um catecismo. “Catecismo” é uma palavra estranha para muitos hoje. Mas, é simplesmente uma ferramenta para ensinar o conteúdo básico da Bíblia para aqueles que são novos na fé. Um catecismo consiste em perguntas e respostas. Os pais fazem uma pergunta para a criança e eles respondem conforme o catecismo.Usamos dois catecismos. Temos um catecismo infantil, que possui 50 perguntas. Cada pergunta tem por volta de cinco ou seis palavras e cada resposta, três. Eu pergunto para o meu filho Reilly, que tem três anos, “Reilly, quem te fez?” e ele responde, “Deus”. “O que mais Deus fez?” e ele diz, “Todas as coisas”. Como você pode ver, as perguntas e respostas são muito pequenas. Nós ensinamos isso para crianças muito pequenas e, quando elas aprendem essas coisas, nós celebramos. Nós não os subornamos. Mas nós celebramos.

CULTO DOMÉSTICO.

leitura para Consagração

Page 4: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

4

Quando um deles aprende completamente o catecismo infantil, a família inteira sai para tomar sorvete. Quando as crianças ficam maiores, nós seguimos para o Breve Catecismo de Westminster, que tem um pouco mais de perguntas (são 107). Quando as crianças já dominam todas elas, levo-as para esquiar.

4 - Memorização das Escrituras

Então, passamos para a memorização da Bíblia. Temos um sistema “complicado” para isso também. Agora, minha família está memorizando Salmos, então, todos os dias, nós recitamos um dos salmos que aprendemos e trabalhamos em um novo. Não fique muito impressionado, nós estamos apenas no 12. Eu não sei o que faremos quando chegarmos aos grandes. Quando chegarmos ao Salmo 119, aí vocês podem ficar impressionados. Mas, de novo, usamos o mesmo sistema. Eu falo um verso ou uma parte dele, e as crianças repetem. Meus filhos mais velhos riem de mim, porque eu tenho a minha Bíblia aberta para me ajudar enquanto ensino para eles essas coisas, mas eles já sabem muitos salmos de cabeça.

5 - Leitura das EscriturasDepois, nós passamos para a leitura das Escrituras. Temos feito nossas leituras de maneiras diferentes. Algumas vezes, nós lemos um livro da Bíblia. Outras vezes, quando temos uma criança muito pequena, nós usamos um daqueles livros de histórias bíblicas para crianças. Quero dar a eles um entendimento bem básico sobre a fluência das Escrituras. Agora estamos usando um daqueles livros de histórias bíblicas para crianças nos quais Jesus tem olhos que parecem bolas de ping pong.

6 - OraçãoExplico-lhes a passagem, e recebo os pedidos de oração. Pergunto: “Crianças, sobre o que vocês querem que o papai ore hoje à noite?” Eu encorajo meus filhos a orar em outras ocasiões. Mas, quando nos ajuntamos no culto doméstico, eu assumo essa responsabilidade. Tenho feito a oração no Culto Doméstico porque quero comunicar a eles e, mais importante, a mim mesmo, a importância do papel de sacerdote exercido pelo pai da família. Estou dizendo para eles e para mim: “Eu sou responsável, como o cabeça dessa casa, por levar vocês perante o trono de Deus e por rogar ao Deus dos céus e da terra pelo bem estar de vocês.”

(Resumido e adaptado de R.C. Sproul: a matéria completa está em nosso site: www.cristoevida.com)

Leiamos o texto bíblico do Salmo 127.

Page 5: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

5

Hão há neste salmo introdução e autor. Possivelmente é uma continuação do anterior (compare 32:11 com 33:1). Trata-se de uma grande poesia de louvor ao SENHOR, com 22 divisões (como o Alfabeto Hebraico), mas não é um acróstico. Há uma divisão poética incrivelmente bela: 1ª Estrofe: 4 versos (1 a 4); 2ª Estrofe: 5 versos (5 a 9); 3ª Estrofe: 6 versos (10 a 15); e 4ª estrofe: 7 versos (16 a 22).

LOUVOR A YaHWeH DEUS

I – O CONVITE PARA LOUVAR YaHWeH DEUS – Vs. 1 a 4 “Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor.” – Vs. 1. O convite é feito aos salvos, pois eles são dignos e aceitáveis diante de Deus (lembremos de Romanos 8:8). Somente YaHWeH deve ser adorado, com arte, com a nova vida, com zelo, com alegria e com justa razão Ele merece adoração!

II – O 1º MOTIVO: YaHWeH É O CRIADOR DO UNIVERSO – Vs. 5 a 9 “5 Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR. 6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.” Aqui todo o universo é obra de Deus. Toda a imensidão do céu e do mar são pequenas diante do poder de Deus, por isso Ele deve ser respeitado e temido.

III – O 2º MOTIVO: YaHWeH É O PRESERVADOR DA VIDA – Vs. 10 a 15 “10 O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. 11 O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. 12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança”.

IV – O 3º MOTIVO: YaHWeH É O SALVADOR DO SEU POVO – Vs. 16 a 22 “16 Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. 17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. 18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia”. Louvemos a YaHWeH Deus com a adoração dos versos 20 a 22!

SALMO 33 – LOUVOR AO SENHOR POR SER DEUS E POR SUAS OBRAS

reFleXÕes nos salMosPR. JOSÉ NOGuEIRA

Page 6: Ano 885 PROVANDO QUE OS DONS CARISMÁTICOS … · Para o mundo, vivendo em solidão em meio a tantas formas de comunicação e de tanta gente, apegando-se ao vazio de religiosidades

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdaAv. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

notas & notÍCias

AgENDA DA IgREjAABRIL

28 (sábado) – 17:30: Encontro Pastoral com Noivos & Noivas 18:30 h: Reunião Especial do Ministério Dorcas – Mensagem para as Senhoras - Sra. Linda Neuman: Esperança!

MAIO01 (terça-feira) – 9 horas: Encontro de Evangelistas (haverá almoço); 06 (domingo) – 9 horas: Celebração da Ceia do SENHOR13 (domingo) – 18 h: Celebração da Profecia da Criação do Estado de Israel14 (segunda-feira) – 19:30 h: Reunião da Viagem a Israel19 (sábado) – 17:30 h: Chá de Fraldas de Paula & Lívio Rafael27 (domingo) – 7:30 h: Passeio do Dia das Mães – no Ecopark.

RETIRO DE CASAISJá pensou num retiro de casais de cinco dias, com estudos

devocionais pela manhã, estudos bíblicos à noite, e boa parte da manhã e toda a tarde livres para descansar e desfrutar de praia, banho de piscina, caminhadas pela praia, sociais à noite, etc. Não é sonho, é uma possibilidade: dias14 a 18 de novembro, no Hotel Donana, com o tema: Somos Crentes – Da nossa Família Não Desistimos Nunca – Josué 24:14-15. Estadia Completa (14 a 18): 600,00. Retiro (16 a 18): 350,00.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO – ABRIL22/04: Mayara e Débora. 29/04: Jéssica e Daniel.

RETIRO DE JOVENS 2012O-Q-J-F - O QUE JESUS FARIA?

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” – 1 Pedro 2:21. O Retiro será no Centro de Eventos do Colégio 7 de Setembro, nos dias 26 a 28 de outubro. Procure a Liderança da Mocidade e faça logo a sua inscrição.

PASSEIO DO DIA DAS MÃESNo dia 27 de maio, vamos oferecer às senhoras de nossa igreja

um passeio maravilhoso no Ecopark, incluindo ônibus, entrada nas atrações do parque, almoço e refrigerante. As vagas são limitadas (50), por isso os filhos (maridos e netos) devem adquirir o CONVITE o quanto antes, com a Sra. Lucia Marculayne.

O LIVRO DOS DONS – MENO KALISSHERO livro que estamos usando na EBD custa 24,90 (ver o

site www.chamadada.com.br). Para incentivar os estudos bíblicos e para a obra apologética e evangelística, estamos disponibilizando a 10 reais (somente em abril) – estoque limitado e restrito aos alunos da Escola Bíblica Dominical.