ano 6 - nº 16 publicação interna da prefeitura municipal ... · gisa do social e sua irmã,...

11
ANO 6 - Nº 16 Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 2018 Já conferiu essa edição do Servidor Em Rede? Pode ser que tenha um recadinho para você no Alô Servidor. Confira. Página 11 Aprenda a fazer o bolo verde da mâe do Jonas. Faça como o Jonas, divida a receita de seus familiares com os colegas de trabalho. Envie agora mesmo sua receita para [email protected] Página 4 Prefeitura recebe reconhecimento da Câmara por trabalhos sociais Confira as fotos dos servidores fora do ambiente de trabalho nas páginas 6 a 8. Marília, da Educação, também visitou Gramado com seu amado marido, João Roberto. www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd Compartilhe sua opinião com todos os ser- vidores. Basta enviar seu texto para o Ser- vidor em Rede, por meio do ascom@pmbd. mg.gov.br Página 3 A Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu congratulação da Câmara Municipal por causa das oficinas, cursos e aulas oferecidas à população. “Atendemos crianças, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Tudo com muito carinho e profissionalismo”, ressalta o secretário da pasta, Eduardo Costa. A moção foi proposta pelo vereador Marquinho e aprovada unanimemente por todos os vereadores. “Estamos felizes com esse reconhecimento. Isso nos dá mais ânimo para continuar beneficiando o cidadão”, comemora Costa.

Upload: lamdan

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO 6 - Nº 16 Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 2018

Já conferiu essa ediçãodo Servidor Em Rede?Pode ser que tenha umrecadinho para você noAlô Servidor. Confira.

Página 11

Aprenda a fazer o bolo verde da mâe do Jonas. Faça como o Jonas, divida a receita de seus familiares com os colegas de trabalho. Envie agora mesmo sua receita para [email protected] Página 4

Prefeitura recebe reconhecimento da Câmara por trabalhos sociais

Confira as fotos dos servidores fora do ambiente de trabalho nas páginas 6 a 8. Marília, da Educação, também

visitou Gramado com seu amado marido, João Roberto.

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Compartilhe sua opinião com todos os ser-

vidores. Basta enviar seu texto para o Ser-

vidor em Rede, por meio do ascom@pmbd.

mg.gov.br Página 3

A Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu

congratulação da Câmara Municipal por causa das

oficinas, cursos e aulas oferecidas à população.

“Atendemos crianças, jovens, mulheres, idosos e

pessoas com deficiência. Tudo com muito carinho

e profissionalismo”, ressalta o secretário da pasta,

Eduardo Costa.

A moção foi proposta pelo vereador Marquinho e

aprovada unanimemente por todos os vereadores.

“Estamos felizes com esse reconhecimento. Isso

nos dá mais ânimo para continuar beneficiando o

cidadão”, comemora Costa.

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20182

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Prefeitura qualifica servidores da Saúde para combater o tabagismoA Prefeitura qualificou servido-

res no combate ao tabagismo. Com isso, eles poderão esten-der o Programa de Tratamento do Tabagismo para todas as Uni-dades Básicas de Saúde (UBS).

A UBS Divina Tomásia da Silva, Bairro Rosário, foi a pri-meira a implantar o programa. “Lá, os servidores já conse-guiram fazer com que muitos pacientes largassem o ví-cio”, comemora a subsecretá-ria de Saúde, Joselene Pinto.

A Escola Superior de Justiça e o Instituto de Educação Latino Americano concederam o Prê-mio IESLA de Produção Acadêmico-Cientifica à dissertação do secretário de Administração, De-nis Carvalho. Nela, o autor identificou situações que causam prazer e sofrimento aos servidores das Secretarias de Administração e Educação.

Com base nessa pesquisa, a Prefeitura po-derá melhorar o ambiente de trabalho e assim, oferecer ao cidadão serviços mais eficientes. “Agradeço o apoio de todos. Em especial ao Prefeito Fernando Cabral que sempre incentiva a busca do conhecimento”, destaca Carvalho.

Objetivo é ampliar o Programa de Tratamento do Tabagismo para todas as UBS

Dissertação de mestrado feita com servidores da Prefeitura recebe prêmio

Denis e Teodora Zamudio, integrante do Comitê de Ética da Ordem dos Advogados da Argentina e diretora do Programa de Bioética mes-

trado e doutorado da Universidade do Museo Social Argentino

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20183

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Os processos eletivos no Brasil são o sinal de uma democracia saudável e de uma cidadania valiosa para nosso progresso. Sem eleições não existe o poder de escolha e confiabilidade naqueles que um dia governarão ou legislarão em favor de uma nação. Pensando nisso, decidi tornar expressiva a minha preocupação com nossas escolhas nas próximas eleições. O ano de 2018 chegou com um ar político típico. As incertezas do eleitorado traz à tona o medo de escolher o candidato certo para fazer o crescimento econômico retornar, o sistema de saúde melhorar, a educação desenvolver-se com mais eficiência. O que nos impede de votar corretamente em alguém que tenha capacidade de governar é simplesmente a falta de interesse por parte do eleitorado de estudar seus candidatos. Existe uma máxima entre nós brasileiros que é a decisão de simplesmente não votar em ninguém ou fazer existir o chamado “voto de protesto”. Ah, esse voto de protesto, já levou o eleitorado ao desespero muitas vezes. Como também vivemos um momento em que a corrupção no Brasil está à flor da pele e sendo mostrada a todo tempo pela imprensa, essa tendência de votar em branco, anular o voto e escolher um candidato que não vai representar o cidadão com sabedoria e inteligência, torna-se cada vez maior. Diversas vezes, ouço as pessoas dizerem que vão anular o voto porque aquele que estiver à frente dos demais candidatos vai se beneficiar, vencendo as eleições. É como você assinar um testamento deixando valores que são obviamente seus a alguém que desconhece. O voto foi criado para decifrar nossos interesses coletivos aos escolhidos. Se votamos de forma insensata, certamente não há possibilidades de se ter progresso.

A Operação Lava Jato e as eleições de 2018

Com o envolvimento de políticos, empresários e servidores públicos de várias esferas, em março de 2014, deu-se

início a um capítulo na história do Brasil. A Operação Lava Jato, que o próprio nome diz, vem de um pequeno lava jato num posto de gasolina no estado do Paraná, que era usado para “lavar” dinheiro, já fez prisões históricas. Também abriu a discussão sobre o combate intensivo à corrupção no país, gerando fortes impactos na política e na economia brasileira. Existe influência da Lava Jato na política em todos os sentidos. E as eleições não deixam de ser alvo dela. Tendo implicado em diversas condenações em primeira instância de políticos e empresários famosos. O caminho traçado pela operação é muito espinhoso e cheio de curvas que ainda não se sabe o destino final. Vários deputados e senadores estão condenados ou citados nas delações premiadas, correndo o risco de não serem reeleitos. A população que sabe de seus direitos reivindica a honestidade. Por isso, as eleições de 2018 devem ser marcadas por dúvidas incessantes, a ponto de novamente, muitos optarem por não votar em ninguém.

Como é visto na mídia, tudo caminha para uma campanha cheia de acusações entre os candidatos e inclusive, com o uso excessivo da Lava Jato. Seja para acusar ou se defender.

Seu voto tem valor inestimável

Antes de participar das eleições sempre faça análises dos pretensos ao cargo público. Pesquise muito. O valor de um voto não pode ser barganhado pelo dinheiro. E sim, se pautar pelo que diz nossa bandeira nacional: “Ordem e progresso”. A ordem significa que tudo esteja em perfeito estado; sem corrupção assolando os cofres públicos e muito menos a restrição aos direitos garantidos pela nossa Constituição Federal. O progresso deve ser constante em nosso território; com a educação indo para níveis altaneiros, que é um sonho do brasileiro de bem; a criação de renda e emprego através de um programa avançado e que possa gerar riquezas para as classes.

Como vamos chegar a esse nível?

Simples. Primeiro, observe os nomes que aparecem na mídia, despontando como candidatos. Segundo, Estude a história de vida desses candidatos; observe se é uma pessoa honesta, se respeita a família, se comunga das mesmas opiniões que você, se é visto como uma pessoa de princípios inegociáveis. Terceiro, em momento oportuno, se houver, leia seu plano de governo na íntegra, tenha seus encartes de campanha como um meio de leitura resumida da trajetória de vida e seus projetos para o povo. E, quarto, decida sempre pelo conjunto da obra. Não por ter recebido um agrado durante a campanha, afinal, a compra de voto é crime.

Finalmente, no dia 7 de outubro, decida pelo bem-estar de seu País. Decida por uma saúde que não vá fechar as portas de hospitais; decida por uma educação de qualidade em todos os níveis; decida por uma tecnologia avançada em todos os ramos; decida por uma cultura que realmente valorize seus talentos; decida por um desenvolvimento social que atenda a todos por igual; decida por você, que necessita desses benefícios públicos e muitos outros para uma qualidade de vida merecida.

Vote certo. Vote consciente.

André Silva é servidor de carreira e Graduando Bacharelado em

Ciência Política

As Eleições 2018, a Lava Jato e o valor do nosso voto

André Silva

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20184

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20185

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Prefeitura qualifica servidores para cadastrar famílias em programas Sociais

Servidores tiram dúvidas da população sobre Coleta SeletivaA equipe da Secretaria de

Meio Ambiente distribuiu entre a população sacolas de lixo e cartilhas sobre o Projeto Cidade Limpa.

A ação divulgou a lei da coleta seletiva e incentivou a adesão ao projeto.

A Secretaria de Desenvolvimento Social qua-lificou seus servidores no uso do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Com isso, eles saberão identificar e incluir famílias em todos

os serviços sociais oferecidos pela Prefeitura.O cadastramento das famílias de baixa renda ga-

rante acesso à programas sociais, como Bolsa Fa-mília, Tarifa Social de Energia Elétrica e Água.

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20186

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Maria Eduarda e sua mamãe maravilha, Camila Gomes, do Desenvolvimento Social

Denis e Martinha, da Administração, em um luxo só

O gatinho Artur e sua linda mamãe, Raquel Santos da Procuradoria

1ª Reunião Ordinária da Cipa da Educação: Mateus Couto Batista, Lílian de Assis Mota Santos, Rogério Rodrigues Ferreira, Elaine Costa Santos, Sonara Lisete Silva, Mércia Helena da Silva de Oliveira, Zirlei Maria Tiradentes Gonçalves, Maria de Lourdes Santos Xavier, Célia Soares, Nayara Maria de Oliveira Costa, Lilia Aparecida Pinto Costa, Isabela Fonseca Araújo, Pablo Cardoso Gontijo,

Sônia Maria Silva, Ozana Perpétua de Paula Silva

Ana Rita Ferreira, do Meio Ambiente, e sua prin-cesa Gabrielly Eduarda. Duas lindas

Renata Longuinho da Administração e seu ma-rido, Júnior, comemoraram com muita alegria os

5 aninhos da filhota Babi

As fofuxas Karine, do Trânsito, e sua prima Jéssica

Carla Manich, de Curitiba, e Joyce, da Secretaria de Cultura e Turismo, aproveitaram o Fórum Gramado de Estudos Turísticos para conhecer a cidade. Ficaram maravilhadas

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20187

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Com muita fé e alegria, Cris; Paulo; Renata; Lili, do Meio Ambiente; Fernanda; Thaís; Aliny, do Esportes; Leila e Tati, da Admistração; Lúcia e Lucieni participaram da Caminhada da Fé 2018

João Paulo, Wallace e Cristiano, da TI, mandam abraço, não tão apertado, para o colega Elmo JúniorLaísa Santos, da Fazenda, arrasou no

Villa Mix BH

Gisa do Social e sua irmã, Silmara, comemora-ram o aniversário da amada mãe, Silvana.

Sílvia Alves, professora da Creche Dona Joesse, e seu agrande amor, Charles André

Paula do Social e seu marido, Rafael, aproveita-ram bastante suas sférias, em Arraial d’Ajuda

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20188

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Bruno Costa, da Abap, curtindo seus valiosos pais: Maria das Dôres Costa e José Donizete

da Silva

Renata da Silva, da Câmara, no Making off do Videocasting para Army Agency Casting, no Rio

de Janeiro. Está chique, hein Renata?

A policial mais bonita de Minas, Ana Lara, filhinha da Patricia, da Administração

1ª Reunião Ordinária da Cipa da Saúde: Eduardo, Eduarda, Geisiane, Gilmara, Cláudia, Gilzani, Sheila, Liliane, Ana Paula, Andreia, Leila e Mateus

Virginia Maciel; Julia Luquine; Célio Luquini, da Agricultura; Jusara Maciel, da Administração; Mariana Luquine e Henrique Maciel

comemoraram bastante o aniversário da Jusara

Raquel Luquine; Ana Carolina Luquine; Célio, da Agricultura; Célia Regina Luquine; Dr. Amanda Luquine; Julia Luquine e Mariana Luquine

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 20189

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Servidor, sua declaração de rendimentos já está no Portal

do ServidorAgora ficou mais fácil e

mais rápido obter sua decla-ração de rendimentos. Basta entrar no Portal do Servidor e baixar. É simples assim.

A página é a mesma onde está seu contracheque: en-tre nele e usufrua mais este benefício.

Saiba quando não haverá expediente na Prefeitura

Servidor, veja o cronograma de pagamentos - 2018Mês Data

Janeiro 2 de fevereiro - 2018

Fevereiro 2 de março - 2018

Março 4 de abril - 2018

Abril 4 de maio - 2018

Maio 5 de junho - 2018

Junho 4 de julho - 2018

Julho 3 de agosto - 2018

Agosto 5 de setembro - 2018

Setembro 3 de outubro - 2018

Outubro 5 de novembro - 2018

Novembro 5 de dezembro - 2018

13º Salário 20 de dezembro - 2018

Dezembro 4 de janeiro - 2019

• I – 1º de janeiro (segunda-feira), Confraternização Universal (feriado nacional);• II – 12 de fevereiro (segunda-feira), Carnaval (ponto facultativo);• III – 13 de fevereiro (terça-feira), Carnaval (ponto facultativo);• IV – 14 de fevereiro (quarta-feira), Cinzas, expediente após meio-dia;• V – 30 de março (sexta-feira), Paixão de Cristo (feriado municipal religioso instituído• pela Lei Municipal 713, de 30 de dezembro de 1.976);• VI – 21 de abril (sábado), Tiradentes (feriado nacional);• VII – 1º de maio (terça-feira), Dia do Trabalho (feriado nacional);• VIII – 31 de maio (quinta-feira), Corpus Christi (feriado municipal religioso instituído• pela Lei Municipal 713, de 30 de dezembro de 1.976);• IX – 1º de junho (sexta-feira), Emancipação política do Município (feriado cívico• instituído pela Lei Municipal 713, de 30 de dezembro de 1.976);• X – 20 de agosto (segunda-feira), Assunção de Nossa Senhora (feriado religioso• instituído pela Lei Municipal 713/76 e alterada pela Lei nº 2.328/13);• XI – 7 de setembro (sexta-feira), Independência do Brasil (feriado nacional);• XII – 12 de outubro (sexta-feira), Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)• XIII – 2 de novembro (sexta-feira), Finados (feriado nacional);• XIV – 15 de novembro (quinta-feira), Proclamação da República (feriado nacional);• XV – 8 de dezembro (sábado), Imaculada Conceição (feriado municipal religioso• instituído pela Lei Municipal 713, de 30 de dezembro de 1.976);• XVI – 25 de dezembro (terça-feira), Natal (feriado nacional).

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 201810

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Você tem um colega de trabalho especial? Então, faça como estes servidores e envie um recadinho para ele.

Publicação Interna da Prefeitura Municipal de Bom Despacho / MG - abril 201811

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

“Parabenizo todos os membros da Cipa pela dedicação e empenho na divulgação de informa-ções relativas à segurança e saúde dos servido-

res municipais.”

Mateus Couto, Administração.

“Agradeço aos servidores da Secretaria de Educa-ção pela dedicação, compromisso e eficiência no

exercício da gestão pública municipal. Em especial aos servidores da rede física e manutenção pela competência na realização de suas funções nas

creches e escolas municipais.”

Pablo Gontijo, Secretaria de Educação..

“Parabenizo todos da equipe Nasf por ofertarem vários grupos de tratamento e prevençãotdoenças. Esse trabalho otimiza o serviço de saúde e aumen-

ta a qualidade de vida dos bom-despachenses.”

Nathalia Fraga Firmino, Secretaria de Saúde.

“Abraço a todos da Secretaria de Desenvolvimen-to Econômico e de Agricultura. Agradeço a todos

pela amizade e companheirismo.”

Odilardo Júnior, Secretaria de Agricultura.

“Parabenizo toda a equipe da Folha de Pagamento pela competência. Agradeço por toda ajuda e apoio

desde o dia que entrei.”

Franciane Silva, Secretaria de Administração.

“Um abraço para Leila, Vânia, Tatiana e Per-cília. É muito prazeroso trabalhar com vocês.”

Luana Michele, Secretaria de Administração.

“Um abraço para os amigos feitos no prédio da Prefeitura. Já estou com saudades”

Larisse Gontijo, Secretaria de Saúde.

“Parabenizo os Agentes de Endemias pelo exce-

lente trabalho.”

Fernando Júnior, da Secretaria de Saúde.

“Mando um abraço para todos meus cole-gas de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, extensivo aos demais servidores da

Prefeitura.”

Pedro Costa, Secretaria de Saúde.

“Mando um abraço à Neide Soares, do Setor de Licitação. Agradeço pelo apoio, atenção, empenho e disponibilidade em tirar dúvidas

nos processos licitatórios.”

Alexandre Araújo, Secretaria de Obras.

“Mando um abração para a galera do Meio Ambiente. Tenho satisfação de trabalhar com

vocês.”

Diego Costa, Secretaria de Meio Ambiente.

“Parabenizo cada um dos advogados da Procuradoria Geral pelo seu empenho e pro-fissionalismo. Pois, mesmo diante da enorme demanda deste setor, que cresce a cada ano, associada ao baixo efetivo que temos, conse-guem administrar bem o serviço e entregá-lo

em tempo hábil e satisfatoriamente.”

Gabriel Araújo, Procuradoria Geral.

Você tem um colega de trabalho especial? Então, faça como estes servidores e envie um recadinho para ele.