ano 18, nº 802 embrapa clima temperado 17/10 a 23/10/2012 ... · para a condução dos trabalhos...

4
Ano 18, nº 802 Agromet alcança recordes de acesso Sair sabendo a temperatura do dia e checar as condições de ventos e chuvas à lavoura é hábi- to de muitos cidadãos. O site mais consultado é o do Laboratório de Agrometeorologia (Agromet) da UD, que entre os meses de abril a setembro, bateu recordes de visita. O motivo é que o serviço oferece em tempo real as informações cli- máticas. Desde 2009, a estação mete- orológica é automática e permite a leitura de dados minuto a minu- to. “ Não precisamos mais de um observador, que tinha que colher os dados”, diz o pesquisador Silvio Steinmetz. O serviço era utilizado para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro- meteorológicos servem a toda co- munidade”, ressalta o pesquisador Carlos Reisser. De acordo com o analista do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Cristóvão Pereira, 65% das visitas são dire- cionadas ao site do Agromet. “Eu Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012 Público acessa site e utiliza serviço para rotina e práticas agrícolas Laco Afonso/ Paulo Lanzetta sempre olho o site, antes de sair de casa pra ver como será a tempera- tura do dia, até por que é o mais fidedigno”, conta o analista Emer- son Langie, também do NTI. As informações do Laboratório são voltadas às práticas agrícolas de extensionistas e produtores rurais, mas tem beneficiado a população. Este serviço é disponibilizado pela primeira vez em Pelotas e na re- gião. Uma comparação de acessos realizados nos últimos seis meses, mostrou abril com 17 mil visitas, e a partir daí, os números cres- ceram, sendo que em setembro, a marca alcançou 155 mil. Para Silvio Steinmetz o crescimento está na familiarização dos dados meteorológicos em tempo real, a curiosidade em saber sobre as variações na temperatura do ar e na sensação térmica. “Este inver- no foi mais frio em comparação a média histórica, os segmentos da fruticultura de clima temperado Acessos ao Agromet Abril: 17.331 Maio: 15.299 Junho: 25.522 Julho: 26.311 Agosto: 42.243 Setembro: 154.728 acompanharam a evolução das horas de frio”, explicou. No site encontram-se dados meteoroló- gicos em tempo real, semanal e mensal. O NTI é parceiro do La- boratório há quatro anos. Agora, eles estudam como fazer novos vínculos de informação no site em relação à UD. Quanto à ori- gem do usuário, a área não possui informações, mas os analistas não dizem ser impossível fazer este mapeamento. “Não se tinha a pre- ocupação em quem nos acessava, mas agora com cerca de 150 mil pessoas visitando o site, é uma fa- tia significativa de público”, consi- derou Emerson.

Upload: builien

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 18, nº 802 Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012 ... · para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro-meteorológicos servem a toda co- ... O sistema

Ano 18, nº 802

Agromet alcança recordes de acesso

Sair sabendo a temperatura do dia e checar as condições de ventos e chuvas à lavoura é hábi-to de muitos cidadãos. O site mais consultado é o do Laboratório de Agrometeorologia (Agromet) da UD, que entre os meses de abril a setembro, bateu recordes de visita. O motivo é que o serviço oferece em tempo real as informações cli-máticas.

Desde 2009, a estação mete-orológica é automática e permite a leitura de dados minuto a minu-to. “ Não precisamos mais de um observador, que tinha que colher os dados”, diz o pesquisador Silvio Steinmetz. O serviço era utilizado para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro-meteorológicos servem a toda co-munidade”, ressalta o pesquisador Carlos Reisser. De acordo com o analista do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Cristóvão Pereira, 65% das visitas são dire-cionadas ao site do Agromet. “Eu

Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012

Público acessa site e utiliza serviço para rotina e práticas agrícolas

Laco

Afo

nso/

Pau

lo L

anze

tta

sempre olho o site, antes de sair de casa pra ver como será a tempera-tura do dia, até por que é o mais fidedigno”, conta o analista Emer-son Langie, também do NTI. As informações do Laboratório são voltadas às práticas agrícolas de extensionistas e produtores rurais, mas tem beneficiado a população. Este serviço é disponibilizado pela primeira vez em Pelotas e na re-gião.

Uma comparação de acessos realizados nos últimos seis meses, mostrou abril com 17 mil visitas, e a partir daí, os números cres-ceram, sendo que em setembro, a marca alcançou 155 mil. Para Silvio Steinmetz o crescimento está na familiarização dos dados meteorológicos em tempo real, a curiosidade em saber sobre as variações na temperatura do ar e na sensação térmica. “Este inver-no foi mais frio em comparação a média histórica, os segmentos da fruticultura de clima temperado

Acessos ao Agromet

Abril: 17.331Maio: 15.299Junho: 25.522Julho: 26.311

Agosto: 42.243Setembro: 154.728

acompanharam a evolução das horas de frio”, explicou. No site encontram-se dados meteoroló-gicos em tempo real, semanal e mensal. O NTI é parceiro do La-boratório há quatro anos. Agora, eles estudam como fazer novos vínculos de informação no site em relação à UD. Quanto à ori-gem do usuário, a área não possui informações, mas os analistas não dizem ser impossível fazer este mapeamento. “Não se tinha a pre-ocupação em quem nos acessava, mas agora com cerca de 150 mil pessoas visitando o site, é uma fa-tia significativa de público”, consi-derou Emerson.

Page 2: Ano 18, nº 802 Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012 ... · para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro-meteorológicos servem a toda co- ... O sistema

Linha Aberta nº 802, de 17/10 a 23/10/2012

2

No dia 19, foi empossado o novo Comitê Assessor Interno (CAI), um compromisso da gestão da UD, e uma das primeiras a ter esta iniciativa, pois a maioria tem Con-selho Assessor Externo (CAE). Após o amadurecimento entre o grupo de trabalho da formação e atuação desta representação junto à administração, os componentes e suas suplências assumem a tarefa de serem os interlocutores entre a Chefia Geral e os empregados. “É uma inovação dentro da Embra-pa, para dar maior transparência aos atos de gestão e administração da UD, além de fortalecer a comu-nicação interna”, explicou Pillon. A UD estabeleceu a comissão dos membros que conduziram a sele-

Pau

lo L

anze

tta

O presidente da Embrapa, Mau-rício Antonio Lopes, assumiu cargo no dia 10, em publicação feita no Diário Oficial da União. Pesquisador, ocupou a função de diretor-executivo de P&D. Lo-pes é engenheiro agronômo pela Universidade Federal de Viçosa, tem mestrado e doutorado nos EUA e pós-doutorado na Itália. Ele assume o lugar de Pedro Ar-raes. “A prioridade é fortalecer os nossos portfólios e arranjos de projetos; finalizar a avalia-ção individual e de UDs”, falou.

Maurício Lopes é nomeado

Gestão à Vista

ção dos integrantes do CAI, através de eleição. Eles foram escolhidos pelos seus pares ao representar de forma paritária os agrupamentos funcionais e as três bases físicas: a Sede, a ETB e a EEC. O conselho é formado por empregados, colabo-radores e gestão. A escolha do co-legiado contou com 248 votantes.Segundo o presidente do comi-tê, pesquisador Júlio José Cen-teno, as primeiras ações vão re-discutir o regramento e estabeler seus estatutos. “A ideia é concluir este trabalho até o final do ano, dando clareza aos empregados sobre nossa atuação”, comen-tou. A primeira reunião do co-mitê está marcada para dia 29.

UD institui CAI

Quais os objetivos e quem são os responsáveis pe-las atividades desenvolvidas pelo Setor de Bem-Estar, que compõe o Setor de Gestão de Pessoas (SGP), são entraves para estabelecer o CO. Este setor é subdividido em Se-tor de Plano Médico e Setor de Segurança do Trabalho. Os responsáveis, respectiva-mente, são Josiane Tessmer e Marcos Pereira. “Os colegas não sabem a quem devem se dirigir”, apontou Josiane. Eles contam que os usuários insis-tem em solicitar aos setores, que não tem competência, ou não possuem permissão, para realização de procedimentos ou liberação de materiais. Josiane e Marcos dizem que falta um espaço físico e sinali-zação adequada. “Precisamos de um ambulatório para aten-dimento de serviços médicos e a Segurança, reivindica um depósito para guarda de EPIs.

Para compartilhar e dar transparência à gestão

E-mail corporativo

Usuário de correio eletrônico, você tem até o dia 26 para enviar e receber mensagens por seu atu-al endereço. Depois desta data, a Empresa fará a migração do sis-tema adotado pela UD para o sistema de e-mail corporativo. A senha a ser utilizada é a de aces-so ao SAAD e a intranet da Sede.

Mais espaço e identificação

Arq

uivo

Page 3: Ano 18, nº 802 Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012 ... · para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro-meteorológicos servem a toda co- ... O sistema

Linha Aberta nº 802, de 17/10 a 23/10/2012

Giro pela Unidade

3

A equipe técnica de Sementes Crioulas marcou o Dia Mun-dial da Alimentação e o Dia Internacional em Defesa da Soberania Alimentar envolvendo acadêmicos e bolsistas do projeto. O doutorando Alexandre Terracciano Villela, no auditório da ETB, discorreu sobre Unidades Demons-trativas e as Partituras da Biodiversidade com Ferramentas de Sustentabilidade à Agricultura Familiar, tese que vem a contribuir com a cultura do feijão, uma cultura social.

A UD e parceiros definiram nesta edição do evento um espaço dentro do Parque de Exposições para criação de uma unidade de observação com tecnologias voltadas ao setor leiteiro. O sistema de irrigação de pastagem com baixo custo, parcelas das forrageiras BRS Ponteio, Trevo Branco e Cornichão, além de ações para implementação do sistema de integração lavoura-pecuária para várzeas serão algumas das técnicas à disposição dos produtores.

Cerca de 40 laboratoristas e auxiliares de laboratórios reciclaram conhecimentos no II Workshop Laborató-rios em Análise para adequação dos setores às normas de qualidade 2012/2015. “Apresentamos o Colegiado de Apoio à Gestão de Laboratórios e Campos Experimen-tais e suas atribuições e os indicadores de desempenho à gestão dos laboratórios”, falou o pesquisador Leonardo Dutra, responsável pela Gestão de Laboratórios na UD.

Os pesquisadores Paulo Fagundes e Daniel Franco es-tiveram em Sentinela do Sul/RS realizando um dia de campo, na propriedade de Aldoir Marques da Cunha, para apresentar resultados sobre o Projeto Arroz de Cachinho. Cerca de 25 agricultores e representan-tes de instituições ligadas ao projeto acompanharam as demonstrações de sistema de transplante de mu-das da cultivar. O cachinho é do tipo grão curto, mais arredondado e fica mais cremoso depois de cozido.

Arq

uivo

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

16/10 - Dia Mundial da Alimentação

16/10 - Arroz Cachinho

08 a 15/10 - Expofeira de Pelotas

04 e 05/10 - Workshop de Laboratórios

Page 4: Ano 18, nº 802 Embrapa Clima Temperado 17/10 a 23/10/2012 ... · para a condução dos trabalhos de pesquisa. “Agora, os dados agro-meteorológicos servem a toda co- ... O sistema

Linha Aberta nº 802, de 17/10 a 23/10/2012

O bolsista de doutorado do Laboratório de Entomologia, Sandro Daniel Norenberg, orien-tado do pesquisador Dori Nava, vem desenvolvendo estudos so-bre a Dinâmica Populacional de Sitophilus Zeamais em pomares de pessegueiro, macieira e videira na região de Pelotas, na qual foi agraciado, recentemente, como

4

EXPEDIENTE - O jorna l interno L inha Aber ta é editado pelo Núcleo de C omunicação Organizaciona l (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS). Diagramação: Cristiane Betemps e Juliane Nachtigall Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Laco Afonso (15785RS); Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

Prêmio

Agenda

Aniversários

Entomologia

Pau

lo L

anze

tta

16/10 - Dia de campo projeto Ar-

roz Cachinho -Sentinela do Sul/

RS

16/10 - Encontro Interno sobre

Segurança Alimentar-ETB

17/10 - Dia de Campo produção

de Leite -ETB

17/10 - XXXIV - Expofeira Agro-

pecuária e XVI Mostra da indús-

tria e Comércio de São Lourenço

do Sul /RS

18/10 - Reunião Técnica Fenolo-

gia do Arroz-ETB

18/10 - Visita de Produtores

Uruguaios na Área de Produção

de Bubalinos -ETB

19/10 - Curso de Saúde e Quali-

dade Ambiental - Módulo 5 - Sede

22 a 26/10 - XXII Congresso

Brasileiro de Fruticultura - Bento

Gonçalves/RS

23/10 - Dia de campo sobre Aze-

vem BRS Ponteio - Alegrete - RS

24/10 - Reunião técnica do

Projeto “Desenvolvimento de

Tecnologias para Sistemas de

Produção de Arroz Irrigado por

Aspersão no RS”-ETB

Veja o calendário completo na

Intranet em NCO/Eventos

A Associação Regional de Pequenos Agricultores da Re-gião Sul/RS (Arpasul) ganhou neste mês um caminhão da UD. Para a presidente, Jurema Por-telina Shiller, a doação reforça o apoio da Embrapa aos pequenos agricultores. “Utilizaremos o ca-minhão para transportar nossos produtos da lavoura às feiras, que participamos as terças e aos sá-bados na cidade, e também, no

UD doa caminhão

transporte de insumos para os associados”, comentou. Segundo o chefe-geral, Clenio Pillon, esta ação ajuda o agricultor a per-manecer no campo. “O que nós fazemos hoje é uma estratégia institucional, a construção das soluções junto com os agriculto-res. E para nós, eles são além de agricultores, pesquisadores”, de-clarou Pillon. O veículo foi via-bilizado com recursos do MDA.

.

a Melhor Apresentação sobre Manejo Integrado de Pragas no XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, em Curitiba/PR. Este estudo estabelece um siste-ma de manejo e desenvolve alter-nativas a fim de combater o ata-que do gorgulho do milho, que também ataca o pêssego e maçã. A ofatometria testa a resposta dos insetos ao aroma das frutas e identifica os compostos volá-teis atrativos aos insetos. Segun-do Sandro, o uso de inseticida é inviável devido o acúmulo no fruto ser prolongado. “Os semio-químicos podem ser utilizados para monitoramento ou contro-le com isca tóxica a exemplo da mesma utilizada para o controle da mosca-das-frutas”, explicou.

17/10 - Diná Bandeira18/10 - Isabel Vernetti Azambuja

19/10 - Edson Kaster20/10 - Ana Luiza Viegas20/10 - Vilmar Gonçalves

21/10 - José Domingues Machado21/10 - Lino Omar da Luz

21/10 - Paulo Renato Ferreira

23/10 - Adão Bonemann

Parceria

Laco

Afo

nso