ano 17 • n 175 † maio/2010 revisÃo do auxÍlio-acidente · a revisão do auxílio-acidente...

2
Ano 17 • n o 175 • Maio/2010 Eunice Cabral - Presidente Eunice Cabral A HISTÓRIA QUE TEM QUE SER LEMBRADA! REVISÃO DO AUXÍLIO-ACIDENTE No decorrer dos anos nossas lutas fo- ram moldando nossos caminhos e nos condu- zindo há inúmeras con- quistas! A mobilização no caso da Calfat é uma delas ficou gravada em nossas mentes e corações. Todos(as) os(as) companheiros(as) que fizeram parte desta luta foram responsá- veis pelo crescimento e fortalecimento de nosso Sindicato. A homenagem feita pela companheira Alzirinha ficará para sempre guardada na memória e no coração. São lutas e ações como esta que nos im- pulsionam a prosseguir! Durante o semi- nário do mês de maio em nosso Sí- tio Escola, em Mogi das Cruzes, um mo- mento que se desta- cou foi à homena- gem feita pela aposentada Alzirinha que proporcionou um dos momentos mais emocionan- tes e marcantes. Ela agradeceu o apoio que o sindicato deu a todos(as) os (as) trabalhadores(as) e desta- cou a importância de Eunice Cabral para nosso setor. Nossa presidente foi presente- EUNICE CABRAL É HOMENAGEADA POR TRABALHADORA DA CALFAT ada com uma linda toalha bor- dada pela companheira, com os nomes de todos que fizeram parte da história da Calfat, além de receber um troféu. “Esta foi uma das home- nagens mais importantes que já recebi e com certeza me dá mais força para prosse- guir!”, afirmou Eunice. A revisão e a conces- são do auxílio-acidente podem ficar mais rápi- das. Isso porque, nos úl- timos meses, o STJ (Su- perior Tribunal de Justi- ça) julgou uma série de ações previdenciárias por meio de recur- so repetitivo. Ou seja, todas as questões que chegarem ao tribu- nal sobre o mesmo assunto serão julgadas da mesma forma, com um entendimento consolidado. Assim, a decisão sai com mais rapidez, beneficiando quem já en- trou com uma ação na Justiça. A revisão do auxílio-acidente para aqueles que começaram a re- ceber o benefício até abril de 1995, por exemplo, já foi julgada por meio de re- curso repetitivo. Tem direito ao reajus- te quem teve o valor do auxílio concedido, an- tes de 1995, menor do que 50% do salário de benefício (média das 80% maiores contribuições desde 1994). A revisão pode chegar a 67%. Além do reajus- te, o segurado poderá receber atrasados, valores não pagos pelo INSS nos últimos cinco anos de até R$ 29.250. Fique atenta(o), conheça os tipos de doenças que ge- ram auxílio-Acidente. Veja abaixo: Otites / Labirintites / Sinusites / Perfurações no tímpano hipertensão arterial / Diabetes / LER / Dort / Câncer Tuberculose / Leptospirose / Febre amarela Hepatites virais / Blefarite / Conjuntivite / Catarata

Upload: truongminh

Post on 06-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 17 • no 175 • Maio/2010 Eunice Cabral - Presidente

Eunice Cabral

A HISTÓRIA QUE TEMQUE SER LEMBRADA!

REVISÃO DO AUXÍLIO-ACIDENTE

No decorrer dosanos nossas lutas fo-ram moldando nossoscaminhos e nos condu-zindo há inúmeras con-quistas!

A mobil ização nocaso da Calfat é umadelas ficou gravadaem nossas mentes ecorações.

Todos(as) os(as)companheiros(as) quefizeram parte destaluta foram responsá-veis pelo crescimentoe fortalecimento denosso Sindicato.

A homenagem feitapela companheiraAlzirinha ficará parasempre guardada namemória e no coração.

São lutas e açõescomo esta que nos im-pulsionam a prosseguir!

Durante o semi-nário do mês demaio em nosso Sí-tio Escola, em Mogidas Cruzes, um mo-mento que se desta-cou foi à homena-gem feita pela aposentadaAlzirinha que proporcionou umdos momentos mais emocionan-tes e marcantes.

Ela agradeceu o apoio que osindicato deu a todos(as) os(as) trabalhadores(as) e desta-cou a importância de EuniceCabral para nosso setor.

Nossa presidente foi presente-

EUNICE CABRAL É HOMENAGEADAPOR TRABALHADORA DA CALFAT

ada com uma linda toalha bor-dada pela companheira, com osnomes de todos que fizeramparte da história da Calfat, alémde receber um troféu.

“Esta foi uma das home-nagens mais importantes quejá recebi e com certeza medá mais força para prosse-guir!”, afirmou Eunice.

A revisão e a conces-são do auxílio-acidentepodem ficar mais rápi-das. Isso porque, nos úl-timos meses, o STJ (Su-perior Tribunal de Justi-ça) julgou uma série de açõesprevidenciárias por meio de recur-so repetitivo. Ou seja, todas asquestões que chegarem ao tribu-nal sobre o mesmo assunto serãojulgadas da mesma forma, comum entendimento consolidado.

Assim, a decisão sai com maisrapidez, beneficiando quem já en-trou com uma ação na Justiça.

A revisão do auxílio-acidentepara aqueles que começaram a re-ceber o benefício até abril de 1995,

por exemplo, já foijulgada por meio de re-curso repetitivo.

Tem direito ao reajus-te quem teve o valor doauxílio concedido, an-

tes de 1995, menor do que 50%do salário de benefício (médiadas 80% maiores contribuiçõesdesde 1994). A revisão podechegar a 67%. Além do reajus-te, o segurado poderá receberatrasados, valores não pagospelo INSS nos últimos cincoanos de até R$ 29.250.

Fique atenta(o), conheçaos tipos de doenças que ge-ram auxílio-Acidente. Vejaabaixo:

Otites / Labirintites / Sinusites / Perfurações no tímpanohipertensão arterial / Diabetes / LER / Dort / Câncer

Tuberculose / Leptospirose / Febre amarelaHepatites virais / Blefarite / Conjuntivite / Catarata

“ATIVA” é uma publicação de responsabilidade do Sind. das Costureiras de SP e Osasco. Presidente: Eunice Cabral - Jornalista: Miriam Modesto MTB n° 51.582/SP - Repórterfotográfico: Mário B. Silva / José Luis Martins - Ass. de Comunicação: Amélia Cibele S. Eloy - QS GRAPH - Tel.: (11) 3326-4565 - www.qsgraph.com.br - Impressão: Gráfica do Sindicato

Até 01 salário mínimoFINAL DOBENEFÍCIO

1234567890

25/0526/0527/0528/0531/0501/0602/0604/0607/0608/06

Acima de 01 salário mínimo

DATA DOPAGAMENTO

DATA DOPAGAMENTO

01/06

02/06

04/06

07/06

5 e 0

1 e 6

2 e 7

3 e 8

4 e 9

FINAL DOBENEFÍCIO

FESTA JUNINA

PRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIO

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO

Data: 19/06/10 (sábado)Local: Sítio Escola - Mogi das Cruzes - SP

Horário: Saída na sede do Sindicato às 07h00

08/06

CONHEÇA SEUS DIREITCONHEÇA SEUS DIREITCONHEÇA SEUS DIREITCONHEÇA SEUS DIREITCONHEÇA SEUS DIREITOSOSOSOSOS

Data: 11/06/2010 - (sexta-feira)Local: Sede do Sindicato Horário: 18h00 as 19h00

Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de ser-viço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendoter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres:“Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pes-soas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial”

CUIDADOS COM A SAÚDE DO IDOSO NO INVERNOCom a chegada das “frentes fri-

as”, sete de cada dez idosos queprocuram uma consulta médica apre-sentam problemas respiratórios oudores reumáticas.

Baixa resistência imunológica, di-abetes, doenças pulmonares, cardio-vasculares, entre outras, além dasvariações bruscas de temperatura,contribuem para que isto ocorra.

A gripe é uma infecção aguda, altamentecontagiosa, que, no idoso, pode evoluir de for-ma grave ou mesmo fatal para pneumonia,broncopneumonia, bronquite, sinusite, otite,encefalite e miocardite.

O melhor remédio ainda é a preven-ção, sendo importante adotar algumas

medidas, tais como:* Evitar contato com pessoas gripa-

das e aglomerações, pois o vírus é trans-mitido pelo ar ou contato físico.

* Não fumar e evitar ambientes po-luídos.

* Lavar bem as mãos, pois reduz asinfecções.

* Procurar ingerir líquidos - de 6 a8 copos de água por dia.

* Alimentar-se adequadamente.* Fazer exercícios físicos regularmente, po-

rém com moderação.· Conservar a casa bem arejada.

LEMBRE:SE A PREVENÇÃOÉ A MELHOR ARMA PARA A SAÚDE

Data: 25/06/2010 – (Sexta-Feira)Local: Sede do Sindicato

Horário: A partir das 18h00

Data: 29/06/2010 (Terça-Feira)Horário: A partir das 14h00

PRÓXIMA REUNIÃO