ano 14 - no 61 - junho 2007 · 2017. 10. 30. · sucesso da agrishow refl ete momento de alta da...

28
Ano 14 - n o 61 - junho 2007

Upload: others

Post on 30-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Ano 14 - no 61 - junho 2007

  • EM REDE

    Não é sempre que uma revista tem em uma mesma edição diversos

    temas que pela sua importância e relevância mereçam ocupar o

    local nobre da capa.

    E não é que nesta edição da Em Rede tivemos uma enxurrada deles?

    Afi nal, a Bridgestone Firestone passa por um momento pródigo em

    grandes informações e importantes mudanças e a Revista Em Rede

    nada mais é do que um espelho da empresa.

    Primeiramente, temos um novo presidente da Bridgestone Firestone

    e, conseqüentemente, uma entrevista exclusiva com ele. Entre outros

    temas, Humberto Gómez nos fala sobre a sua visão de negócio e sobre

    a importância das pessoas e de toda a rede de revendas no processo

    de mudança que ele tem como desafi o liderar.

    Aliás, a importância das revendas neste processo, certamente, já

    pode ser percebida com a criação dos Comitês BFBR-Rede: uma

    iniciativa pioneira que irá proporcionar uma integração nunca antes

    vista na relação entre fábrica e revendedores.

    Antes de tudo, a Revista Em Rede tem o compromisso de expressar

    a política da empresa, suas aspirações e metas, e nada mais

    apropriado do que refl etirmos este momento da BFBR de profundas

    transformações.

    Esperamos que com estas e outras matérias estejamos contribuindo

    para estreitar ainda mais a comunicação entre BFBR e o seu público

    leitor, cumprindo assim o objetivo de ser uma importante ferramenta

    de integração e de informação.

    Boa Leitura!

    Mudanças e transformações

    2

    Carta ao Leitor

    Afi liada

    Publicação da Bridgestone Firestone do Brasil Indústria

    e Comércio Ltda.

    Conselho Editorial

    Humberto Gómez, Alfonso Zendejas,

    Raul Viana, Marco Antônio Carneiro,

    Paulo Souza Lima e Silvana Batirow

    Editora Chefe

    Maria Teresa Orlandi

    (MTB 32257)

    Elaboração

    Multiart Comunicação e Propaganda Ltda.

    Apoio

    Joel C. Oliveira Junior

    Redação

    Vinícius Carvalho e Lilian Nakashima

    Fotos

    Renato Rodrigues

    Editor de Arte

    Elcio Macchia

    Colaboração

    Rafael Ferrari

    Fotolitos e impressão

    Gráfi ca Santa Edwiges

    Um adesivo especial da Revista Em Rede para você.

  • www.bfbr.com.br

    2524

    2220

    1816

    1210

    4

    Confira as novas lojas Bridgestone Firestone

    3

    Índice

    Revendedores premiados com viagem à África do Sul

    Entrevista com Humberto Gómez, novo presidente da BFBR

    Novas medidas de pneus agrícolas e para camionetes

    Bridgestone recebe convidados na Fórmula Truck

    Dez anos de vitórias na principal categoria do automobilismo União de líderes

    Agronegócio em alta Segurança e durabilidade para a Transportadora Irmãos Rombaldi

    Grupo Polo Pneus é nova força no time de Revendas BFBR

    8

  • EM REDE

    m crescimento recorde. Esse foi o resultado da 14ª Agrishow Ribeirão Preto – Feira In-ternacional de Tecnologia Agrícola em Ação, principal feira do segmento da América Lati-na, realizada entre 30 de abril e 5 de maio. O evento atingiu 140 mil visitantes e movimentou R$ 710 milhões, desempenho 42% superior ao do ano passado.

    Segundo o presidente do Sistema Agrishow, Sér-gio Magalhães, o resultado atingiu as expectativas dos organizadores. “O crescimento mostra extrema vitali-dade do agribusiness brasileiro, um gigante que repre-senta 1/3 do PIB.”

    E a participação da Bridgestone Firestone no evento também acompanhou o bom momento do mercado. O resultado em negócios realizados na feira foi 30% supe-rior ao de 2006, o que foi comemorado pela Recapex, revenda parceira da BFBR na feira. “Mais do que as ven-das realizadas dura-nte o evento, a Agrishow proporcio-na ainda muitos negócios posteriores, graças aos conta-

    Momento de plantar e colher

    tos realizados no período e, anteriores, por meio do Task Force (Esforço Concentrado)”, analisa Neivaldo Meleti Ramos, encarregado comercial da loja de Franca.

    A Recapex contou com um amplo e confortável espaço para atender aos clientes no estande, com toda a infra-estrutura necessária e rede de computadores com acesso à internet.

    Task Force: esforço em equipeA Bridgestone Firestone potencializa sua participa-ção nas feiras agrícolas com a realização do Task Force, uma ação conjunta com revendedores, coor-denada na BFBR pelo Centro de Treinamento, Es-critórios Regionais e Marketing. A primeira etapa é o treinamento da força de vendas da empresa e das revendas participantes sobre produtos e vendas. Preparadas, as equipes visitam produtores rurais, transportadoras e usinas, com o objetivo de reali-zar negócios, estreitar relacionamentos e pesquisar o uso dos produtos.

    Sucesso da Agrishow refl ete momento de alta da agricultura brasileira

    Evento

    Sat 23o - carro-chefe da linha agrícola

    Novidades ao agricultorEm um estande diferenciado e decorado no estilo country, a empresa expôs toda a linha de produtos agrícolas da marca Firestone, além dos pneus de carga, passeio e camionete da marcas Bridgestone e Firestone.

    O destaque ficou por conta do SAT 23º - pneu carro-chefe da linha agrícola, que passou a contar com uma capacidade de carga de 10 lonas na medida 16.9-30, a única disponível no mercado com esta lonagem. O produto, que também ganhou uma nova medida – 20.8-42 (10 lonas), é destinado para tratores, colheitadeiras e outros equipamentos para uso em terrenos secos e serviços gerais com excepcionais tração e estabilidade.

    Outra novidade foi a nova medida do pneu Champion Ground Grip, agora também disponível em 10 lonas na medida 7.00-18, para tratores, pulveri-zadores, colheitadeiras entre outros equipamentos para uso em terrenos secos e inclinados. Confira mais informações na página 20.

    U

    4

  • www.bfbr.com.br

    Estande expôs produtos da linha agrícola para os segmentos carga e camionete das marcas Bridgestone e Firestone. A linha passeio também estava exposta.

    Equipe da Recapex presente na Agrishow

    Equipe da BFBR e Humberto Gómez, Presidente da Bridgestone Firestone, que prestigiou o evento 5

    Em março, no início da safra de cana-de-açúcar, o Task Force foi realizado nas regiões de São José do Rio Pre-to e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde as equipes da BFBR e da Recapex visitaram mais de 100 clientes e potenciais clientes. A ação foi encerrada com dois eventos, que reuniram cerca de 250 clientes.

    O gerente de Marketing da BFBR, Marco Antônio Carneiro, destaca a aproximação ao cliente que o Task Force proporciona. “É essencial estar perto do revende-dor e do consumidor fi nal e estreitar relacionamentos, obtendo informações de mercado, para que possamos traduzir as necessidades do cliente nas melhores solu-ções possíveis.”

    E os resultados da ação foram percebidos antes mes-mo da Agrishow, em um grande volume de negócios, segundo o gerente Regional do Escritório São Paulo, Leoluca Cimino. “A cada ano fazemos um trabalho ainda mais focado no período que antecede a feira e, neste ano, conseguimos a obtenção de muitos pedidos durante o Task Force. Tivemos resultados excelentes.”

    O projeto piloto desta estratégia foi desenvolvido e aprimorado nos outros dois grandes eventos agrícolas do ano – o Show Rural Coopavel, realizado em Casca-vel-PR, e a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque-RS (página 6), totalizando cerca de 250 agricultores visi-

    tados.

    Edmilson Gomes Leal, do Grupo Dedini Agro, um dos maiores grupos de açúcar e ál-cool do País, foi um dos clien-tes visitados durante o Task Force de São Paulo e aprovei-tou para falar sobre os motivos que o levaram a escolher os produtos Firestone. “Temos alcançado ótimos resultados com os pneus Firestone. De-cidimos pela marca em função de seu histórico e tradição. A garantia de fábrica (8 anos) também é um grande diferen-cial, que nos passa uma maior confi ança”, concluiu.

  • EM REDE

    Revendas unidas na Expodireto CotrijalA Expodireto Cotrijal aconteceu de 12 a 16 de mar-ço, em Não-Me-Toque (RS). A feira teve um volume de negócios de R$ 145 milhões, 190% maior que na edição anterior e contou com a visitação de 131.700 pessoas, 9% a mais que no ano passado.

    As revendas Cavol Pneus, JK Pneus, Pippi Pneus e TK Pneus participaram da feira e praticamente todas as revendas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estiveram no Task Force com a BFBR.

    O Gerente Regional do Escritório Curitiba, Daniel Rocha, destaca o direcionamento estratégico das equipes de vendas da BFBR e revendas, aprimo-rado este ano. “Desenvolvemos uma ação exclusi-va para as feiras, trabalhando o conhecimento de produto e técnicas de vendas com treinamentos. Atacamos o mercado com maior força e precisão e concentramos os esforços na positivação de novos clientes e visitação do mercado antes da feira. Foi um case de sucesso”.

    Revendas Cavol Pneus, JK Pneus, Pippi Pneus e Tk Pneus estiveram presentes na Cotrijal

    6

    Evento

    “Temos alcançado ótimos resultados com os pneus Firestone. A garantia de fábrica (8 anos) também é um grande diferencial, que nos passa uma maior confiança”, Edmilson Gomes Leal, do Grupo Dedini Agro

  • www.bfbr.com.br

    7

    os dias 11 e 12 de abril, a Bridgesto-ne Firestone do Brasil recebeu a visita de Shoshi Arakawa, Chairman, CEO e Presidente Mundial da Bridgestone Corporation, que veio ao País acom-panhado de Eduardo Minardi, presi-dente da Bridgestone Firestone para

    América Latina, e de uma comitiva dos EUA e do Japão.

    Nesses dois dias, ele conheceu as plantas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA) e, em reunião com os diretores e gerentes da em-presa, ressaltou a importância do Brasil para as operações da companhia no mundo. “A BFBR, como algumas plantas em outros países, sofre com a entrada de competidores no mercado, mas há no país uma condição de esta-bilidade econô-mica e facilidade para exportação como não se vê em muitos luga-res no mundo”, afi rmou.

    Arakawa tam-bém parabenizou a Bridgestone Firestone do Brasil pela construção da nova fábrica na Bahia e disse que a expectativa é de que a nova unidade traga alta qualidade de produção.

    É preciso inovarO executivo número 1 da Bridgestone Corporation também falou sobre as mudanças ocorridas no mer-cado e destacou a necessidade de se reposicionar em meio a esta forte competitividade. Segundo ele, existe uma grande mudança na estrutura competitiva, com

    a explosão da entrada de novos produtos na indústria, especialmente no segmento de massa do mercado.

    “Essa demanda e o atual cenário exigem um novo posicionamento, um jeito inovador de fazer negócio. Trabalhamos para nos tornarmos a empresa número 1 em pneus e para sermos reconhecidos como tal por nossos consumidores, comunidade e colaboradores”, concluiu.

    Considerando tudo isso, um dos seus objetivos é visitar as operações da Brid-gestone fora do Ja-pão para entender os pontos fortes e outros a serem me-lhorados. “Quero ver e compreender os mercados e as con-

    dições que o Grupo Bridgestone enfrenta globalmente. Somente assim, poderemos estabelecer uma direção e visão global e bem-sucedida”.

    “Trabalhamos para nos tornarmos a empresa número 1 em pneus e

    para sermos reconhecidos como tal por nossos

    consumidores, comunidade e colaboradores”.

    Acreditando no potencial do Brasil

    Executivo número 1 da Bridgestone Corporation visita fábricas da BFBR

    “A BFBR, como algumas plantas em outros países, sofre com a entrada de

    competidores no mercado, mas há no país uma condição

    de estabilidade econômica e facilidade para exportação como não se vê em muitos

    lugares no mundo”.

    Eduardo Minardi, Shoshi Arakawa e Humberto Gómez

    N

    Gestão

  • EM REDE

    Credibilidade e segurançaCom 40 anos de mercado, Transportadora Irmãos Rombaldi é uma das maiores especialistas no transporte de produtos químicos perigosos do País

    Edson Tarouco, encarregado do setor de pneus da Rombaldi, ao lado de Danilo Santos Freitas, assessor comercial da BFBR. “Temos um relacionamento de parceria e de colaboração com a Bridgestone Firestone”.

    Anivaldo Rombaldi Junior e Wilson Salvadoretti Bonatto: diretores da Rombaldi destacam segurança e custo-benefício como diferenciais para a escolha pela Bridgestone

    Cliente

    8

  • www.bfbr.com.br

    Criada em 1967 por Anivaldo Rombaldi, em Ca-noas (RS), a Irmãos Rombaldi construiu ao longo das últimas quatro décadas um nome que inspira credibilidade e confi ança.Afi nal, a empresa transporta exclusivamente pro-dutos químicos perigosos, o que denota a necessi-dade ainda maior de zelo pela carga transportada. Isso porque um acidente com produtos perigosos, além dos prejuízos materiais, pode representar um problema ambiental de grandes proporções. Ima-gine só o risco de um acidente com um caminhão que transporta ácidos?Sendo assim, uma das principais forças da empresa no mercado é o seu trabalho reconhecida-mente sério, que inspira em seus clientes credibilidade, confi ança e segurança.Wilson Salvadoretti Bonatto, diretor da empresa, comenta que a construção dessa imagem aconteceu ao longo dos anos graças às atitudes da Rombaldi, que sempre se preocupou com a segurança da carga, possuindo critérios extremamente rígidos para contratação de motoristas, manutenção dos veículos e de todos os itens necessários para um trabalho em total segurança.“Nossos motoristas passam constantemente por treinamentos e o critério de seleção é bastante se-vero. Não é à toa que alcançamos um índice zero de acidentes nos últimos anos”, comemora.

    Pneu também é segurançaE se segurança e qualidade são fatores primor-diais, o uso de pneus de alta tecnologia, com aderência excelente e frenagem perfeita tam-bém fazem parte da preocupação da empresa. É por isso que a Rombaldi direciona toda a sua compra de pneus para a marca Bridgestone. Com controles bem específi cos na análise do uso e desgaste de pneus, a Rombaldi concluiu que os pneus Bridgestone são os que oferecem o me-lhor custo-benefício para aquele que é o terceiro

    maior custo de uma transportadora. “Além da questão primordial de trabalharmos com pneus que nos garantam segurança, a durabilidade dos pneus Bridgestone nos

    proporciona um custo-benefício extremamente vantajoso”, co-menta Wilson.O diretor Comercial da Rom-baldi, Anivaldo Rombaldi Junior, complementa que o investimento em pneus de qualidade é um trabalho com

    resultados de longo prazo. “Só ao longo dos anos é que podemos avaliar o quanto a durabilidade compensa o custo. Mas, além da questão do custo, pneu é item número um na segurança”, analisa.Para se ter uma idéia do quanto a transportadora busca constantemente a melhoria de seus proces-sos e a qualidade do seu transporte, a Rombaldi, certifi cada ISO 9001 e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambien-te e Qualidade), constrói na própria empresa os tanques que utiliza no transporte dos produtos

    químicos. “Com o que apren-demos ao longo desses 40 anos, fomos aprimorando os tanques e resolvemos, nos últimos anos, construí-los internamen-te. Hoje, podemos dizer que temos tanques de extrema se-gurança e com uma das maio-res qualidades do Brasil”, conta Wilson.E a Rombaldi está sempre de olho nas inovações de mercado, buscando agregar modernidade e tecnologia à tradição. “Quan-do inventarem um pneu run

    fl at para caminhões certamente iremos usá-lo”, prevê Wilson.Com muita seriedade e este espírito sempre pronto a buscar o que há de melhor no merca-do, certamente a Rombaldi continuará a escrever sua história de sucesso por mais muitas e muitas décadas!

    “Além da questão primordial de

    trabalharmos com pneus que nos garantam segurança, a durabilidade

    dos pneus Bridgestone nos proporciona

    um custo-benefício extremamente vantajoso”,

    comenta Wilson.

    9Pneu Bridgestone R227 é o mais utilizado na frota da Irmãos Rombaldi. Testado e aprova-do na Fórmula Truck, o pneu é direcional para caminhões e ônibus de uso rodoviário em per-cursos longos.

  • EM REDE

    10

    á pouco mais de seis meses, a Bridgestone Fi-restone ganhou mais um importante parceiro: a Polo Pneus.

    Com 10 lojas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), sendo oito Car Centers, que levam o nome de Clube do Carro, e dois Truck Centers, chamados Rekapar, a empresa une a sua experiência de anos no segmento de pneus à

    força das marcas Bridgestone e Firestone para que, jun-tas, possam crescer ainda mais no mercado mineiro.

    É o que explica Célio Antônio Gazire, sócio-proprie-tário da Polo Pneus ao lado do seu pai e fundador da empresa, José Antônio Gazire, e de Antônio Carlos Macedo de Azevedo. “Quando resolvemos mudar a nossa bandeira, logo optamos pela Bridgestone Fires-tone pela qualidade que a marca possui e também pela percepção de qualidade que ela inspira no mercado consumidor”, comenta.

    Uma nova conquistaGrupo Polo Pneus chega com a força da experiência e administração moderna para incrementar o time de revendas da Bridgestone Firestone

    Cliente

    Ele explica que, principalmente no mercado de pneus de carga, o nome Bridgestone é sinônimo de qualida-de, o que refl ete em um melhor custo-benefício para as empresas de transporte e frotas. “Hoje as empresas de transporte possuem controles rígidos para a utilização de pneus e, por isso, optam pelos pneus com maior durabilidade e, conseqüentemente, melhor custo-bene-fício. Daí a força do nome Bridgestone neste segmento e a nossa escolha pela marca”, revela.

    Além desse fator, Célio comenta que o posicionamen-to da empresa no segmento de varejo também está alinhado ao que a Polo Pneus busca para sua lojas. “Cada vez mais o consumidor procura um produto de qualidade e um atendimento diferenciado. Sentimos que, neste sentido, a Bridgestone Firestone é a que possui uma melhor estrutura para nos auxiliar com a formação de nossa equipe, padronização de lojas e gestão de nosso negócio”.

    Rede Polo Pneus conta com oito Centros Automotivos, que levam o nome de Clube do Carro

    H

  • www.bfbr.com.br

    11

    “Cada vez mais o consumidor procura um produto de qualidade e um atendimento diferenciado. Sentimos que, neste sentido, a Bridgestone Firestone é a que

    possui uma melhor estrutura para nos auxiliar com a formação de nossa equipe, padronização de

    lojas e gestão de nosso negócio”.

    A Rede Polo Pneus também conta com dois Truck Centers, chamados Rekapar, que oferecem uma linha completa de produtos e serviços ao caminhoneiro

    Célio Antônio Gazire, sócio-proprietário da Polo Pneus, ao lado do seu pai e fundador da empresa, José Antônio Gazire.

    Neste contexto, programas como o Circuito Premiado e SGV são alguns dos diferenciais citados por Célio.

    A estratégia da viradaCom cerca de 400 funcionários, a Polo Pneus precisou defi nir uma grande estratégia para a mudança para a bandeira Bridgestone. Afi nal, a alteração para a BFBR implicou, além das mudanças físicas de padronização de loja, em uma mudança de cultura e de conhecimento sobre os novos produtos, além da comunicação da alteração para todo o público consumidor.

    Primeiramente, a empresa realizou uma grande con-venção com toda a sua equipe, quando foi apresentada a mudança e realizado um treinamento intensivo sobre o mix de produtos Bridgestone Firestone. Ao mesmo tempo, as lojas foram totalmente padronizadas e, por fi m, uma campanha de marketing feita em veículos re-gionais enfatizou a força da nova marca adotada pelas lojas Clube do Carro e Rekapar. “Exploramos muito na campanha a marca Bridgestone, associando-a à alta tecnologia que é ressaltada pela presença da empresa na Fórmula 1”, comenta Célio.

    Totalmente integrada ao time de revendedores da BFBR e alinhada aos valores da companhia, a Polo Pneus bus-ca para o futuro expandir sua atuação para o interior do estado de Minas Gerais e ajudar na consolidação da marca Bridgestone no País. “Estamos trabalhando lado

    a lado com a BFBR para que possamos ex-perimentar um cresci-mento sólido, tanto da marca, como da nossa empresa. A abertura que a fábrica tem de-monstrado conosco, com iniciativas como o Comitê BFBR (veja matéria na página 14)

    entre outras, demonstram que, com a união de todos, alcançaremos os resultados pretendidos”, conclui Célio.

  • EM REDE

    A Belém Pneus inaugurou sua sexta loja em Guarulhos (SP) em dezembro. Localizado no acesso ao Shopping Internacional Guarulhos, o ponto de venda ocupa uma área de 900 m2, oferecendo os tradicionais serviços téc-nicos, inclusive injeção eletrônica, e produtos BFBR para os segmentos passeio e camionete.“Vender produtos Bridgestone Firestone facilita muito nosso trabalho, pois são marcas fortes e que inspiram confi ança”, afi rma Luiz Nemeth, proprietário da rede.

    • Rua Francisco Bondança, 40 Vila Augusta - Guarulhos

    A terceira loja da Taol Pneus foi inaugurada no dia 27 de abril, em Salto, interior de São Paulo. São 300 m2 de área construída em um terreno de 3.000 m2. “A loja é 100% Bridgestone Firestone e é isso que atrai os clien-tes. Éramos multimarcas e, depois que nos tornamos exclusivos BFBR, o movimento e as vendas cresceram. Hoje temos muito mais credibilidade”, avalia Edson Moraes, proprietário da revenda. Até o fi nal do ano, a Taol Pneus pretende abrir neste mesmo terreno um Truck Center.

    12

    Cliente

    A Auto Lins Automotivo é a mais nova revenda Brid-gestone Firestone no ABC Paulista. Em abril, passou a contar com a bandeira exclusiva da Bridgestone Fi-restone em sua loja localizada em São Bernardo do Campo. “Melhoramos não só a estrutura física, mas também a qualidade do atendimento, produtos e serviços que oferecemos. Aliás, essa parceria com a Bridgestone Fi-restone teve justamente esse objetivo: oferecer o me-lhor aos nossos clientes”, afi rma Matheus Agi, sócio-diretor da revenda. Atuando no mercado de reconstrução de pneus desde 1949, a Auto Lins tem toda a sua história baseada no atendimento a grandes frotistas, como transportado-ras e empresas de ônibus. Com a parceria com a BFBR, a Auto Lins passou a atender a veículos de passeio e carga, comercializando pneus, além de serviços de alinhamento, balanceamento, suspensão, freio, troca de óleo, venda de acessórios etc.Além da loja do ABC , que agora conta com um Truck Center , a Auto Lins inaugurou no mesmo mês outro PDV

    Cresce a família BFBRRede de revendedores é ampliada e fortalecida

    na Vila Prudente, em São Paulo (SP), que atende apenas veículos de passeio.• Av. Piraporinha, 87 - Piraporinha

    São Bernardo do Campo (SP) • Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 662

    Vila Prudente - São Paulo (SP)

    Auto Lins

    Belém Pneus Taol Pneus

    Confira a lista completa de revendas exclusivas em www.bfbr.com.br

    • Av. José Maria Marques de Oliveira, 201Vila Norma - Salto (SP)

  • www.bfbr.com.br

    13

    Gotardo PneusEm sua loja de Cuiabá, a Gotardo Pneus implementou duas ações que agradaram muito os clientes: uma área VIP para entreter as crianças e acesso à Internet com dois computadores à disposição.No espaço dedicado às crianças, foram colocados brin-quedos, TV, mesinha, cadeiras e pufe feito de pneus de Fórmula 1. “Antes, os pequenos que acompanhavam os pais fi cavam impacientes com a espera. Agora, eles não querem ir embora da área VIP”, conta Luis Gotardo, proprietário da revenda.E os adultos, durante a realização de serviços ou troca de pneus, podem ganhar tempo trabalhando ou se divertin-do na Internet.

    Bem pensadoBoas idéias atraem clientes

    RecapexDe 22 de dezembro a 24 de abril, a Recapex realizou a promoção de férias “Alegria nos quatro cantos do Brasil”. A cada 100 reais em compras, o consumidor ganhava um cupom para participar do sorteio de uma viagem.Foram quatro destinos diferentes: Fernando de Noro-nha, Serras Gaúchas, Bonito e Porto Seguro. Todas as lojas da revenda participaram e o sorteio foi realizado na matriz, em Taquaritinga (SP).

    Rede ManausNo Rio de Janeiro, a Rede Manaus, em parce-ria com a Visanet, realizou em março e abril a promoção “Compre 2 pneus de carga com o cartão Visa, pague em 6x sem juros e ganhe uma confortável cadeira de praia”. Segundo a área de Marketing da Rede Ma-naus, “a promoção foi bem aceita pelos caminhoneiros que consideraram a cadeira um excelente brinde, prin-cipalmente na hora daquela paradinha para o descanso.

    A promoção foi divulgada em anúncios publicitá-rios veiculados em rádio, TV e jornais. Além disso, a revenda investiu em panfl etagem e mala direta para frotistas.

    Por outro lado, a Visanet declarou que o cartão Visa ob-teve um acréscimo signifi cativo de utilização durante os dois meses dessa promoção”.

  • EM REDE

    14

    Estimular o diálogo entre a rede de revendedores e a Bridgestone Firestone e buscar, em conjunto, as melhores soluções do mercado, gerando resultados positivos para toda a cadeia de negócios. Este é o principal objetivo dos Comitês BFBR-Rede, um novo canal de comunicação formado por representantes da fábrica e da rede.

    Os Comitês foram formados em evento realizado nos dias 23, 24 e 25 de março, no Hotel Villa Rossa, em São Roque (SP), que reuniu cerca de 50 participantes. Em dinâmicas, atividades e debates, as equipes das re-vendas e da BFBR foram estimuladas a expor sua visão sobre o mercado, principais difi culdades encontradas, formas de aperfeiçoamento dos processos e novos pro-

    Gestão

    Uma verdadeiComitês trabalham a pleno vapor, unidos em busca da melhoria contínua e resultados positivos para toda a rede de revendedores

    jetos, além da troca de experiências e de práticas de su-cesso entre os revendedores.

    Neste encontro, foram eleitos os fatores-chave para o sucesso dos negócios e do relacionamento entre a BFBR e sua rede de revendedores e defi nidos os temas que devem ser debatidos pelas duas partes, a fi m de buscar a melhoria contínua dos processos considerados mais relevantes.

    Para o diretor Comercial da BFBR, Alfonso Zendejas, os Comitês serão um importante trabalho de equipe para a busca de melhores resultados. “Quanto mais fá-cil for para o revendedor fazer negócios com a BFBR, melhor para os dois. Essencialmente, nosso objetivo é

    “A maior integração entre a fábrica e a rede de revendedores, promovendo a troca de idéias e sugestões, nos dará uma di-mensão das necessidades e dificuldades das duas partes no dia-a-dia de trabalho. E isso terá como resultado a melhoria para ambos os lados. As primeiras reuniões já demonstraram que este processo será extremamente rico e que no final tere-mos importantes soluções”.

    João César Cantinho Neto, da Mattos & Cantinho, do Comitê de Distribuição

    “Os Comitês BFBR-Rede são uma iniciativa que expressa de uma forma direta a busca da companhia em acertar e em ter uma linguagem franca e transparente com os seus revendedores. Só uma indústria que tem como desejo promover mudanças verdadeiras e melhorar os seus processos pode criar um canal de comunicação nestes moldes. Isso demonstra uma hones-tidade de princípios e uma vontade em acertar. A filosofia de

    Integração e transparênciaRevendedores falam sobre a iniciativa dos Comitês BFBR-Rede e o que esperam desse novo canal.

    Comitê de Distribuição Comitê de Política Comercial

  • www.bfbr.com.brEM REDE www.bfbr.com.brEM REDE

    15

    Uma verdadeira relação de parceriasimplificar os processos e abrir um canal de comunica-ção permanente para o debate e a busca da melhoria contínua”, comenta.

    Foram definidos seis Comitês para debater os seguintes temas: Política Comercial, Distribuição, Financiamento, Produtos, Venda Direta e Bandag, sendo que os três pri-meiros (Política Comercial, Distribuição, Financiamen-to) já realizaram suas primeiras reuniões de trabalho.

    Como resultado dos encontros, são formalizadas pro-postas de trabalho que serão analisadas pela direção da Bridgestone Firestone, com o objetivo de proporcionar a melhoria dos processos e de adequá-los à nova reali-dade do mercado.

    “Quero parabenizar a Bridgestone Firestone pela iniciativa de fundamen-tal importância para aprimorar a relação fabricante/distribuidor, possibi-litando a discussão e a busca de soluções para os problemas que surgem no decorrer das relações comerciais. Acho que as primeiras reuniões fo-ram positivas e espero que a BF estabeleça um fórum permanente de dis-cussões. Somente dessa forma poderemos obter resultados mais práticos e aplicáveis a cada realidade de mercado”.

    Henrique Cirne, do Comitê de Financiamento

    De acordo com Paulo Souza Lima, gerente Nacional de Vendas, a idéia dos Comitês é buscar soluções que sejam boas para o negócio e não apenas para um dos lados da cadeia. “O Comitê BFBR-Rede demonstra o amadurecimento das relações entre a Bridgestone Fi-restone e a rede de revendedores. Estamos debatendo de forma sadia e extremamente profissional questões essenciais para o sucesso do nosso negócio. E o mais importante: nosso objetivo não é tomar partido pela Bridgestone ou pela rede, mas sim pensar como uma empresa única, com objetivos comuns, que gerem re-sultados em negócios para todos e aumentem a parti-cipação de nossas marcas no mercado”.

    simplificar as relações é extremamente bem-vinda e atende a um anseio de toda a rede de revendedores. Estou certo que colheremos frutos extremamente positivos com os Comitês-BFBR Rede”.

    George Albuquerque, da GC Pneus, do Comitê de Política Comercial.

    Comitê de Financiamento

  • EM REDE

    16

    Cliente

    s participantes do Circuito Premiado que conquista-ram o melhor desempenho em volume de vendas no período de março a outubro de 2006 ganharam da Bridgestone Firestone uma viagem à África do Sul. De 13 a 21 de abril, os 10 revendedores premiados e seus respectivos acompanhantes viveram momen-tos inesquecíveis em uma excursão pelos principais

    pontos turísticos desse país. O grupo foi acompanhado por representantes da BFBR, entre eles o gerente regional do Escritório Curitiba, Daniel Campos Rocha, que também foi contemplado pelo Circuito Premiado 2006, e o diretor Comercial, Alfonso Zendejas. A programação incluiu três roteiros.

    Safári fotográfi coO primeiro foi no Kruger National Park, o mais famoso de todos os parques da África do Sul. Em seu território, em uma área de 20.000 km², vivem leões, elefantes, rinocerontes, leopardos, búfalos, girafas e muitos outros animais. Neste parque, os revendedores participaram de um emocionante safári fotográfi co.

    Sun CityDe lá, a turma partiu para Sun City, que na ver-dade não é uma cidade, mas sim um fabuloso complexo turístico que reúne áreas de entrete-nimento e vários hotéis de alto nível, inclusive o Palace, o primeiro hotel seis estrelas do mundo. Outros destaques da região são as fazendas de criação, onde os revendedores tiveram a opor-tunidade de serem fotografados com fi lhotes de leão no colo. Cada casal recebeu de presente um porta-retrato com sua respectiva foto.

    Cidade do CaboO último roteiro foi na Cidade do Cabo, com diversos passeios. Entre eles, a Table Montain, considerada símbolo da cidade. Trata-se de um dos acidentes geográfi cos mais belos do mundo, uma montanha de mais de mil metros de altura, plana no alto, que parece uma mesa. Destacou-

    Uma viagem inesquecívelCircuito Premiado leva revendedores à África do Sul

    O

  • www.bfbr.com.br

    17

    Sol e marFacilitadores e equipe da BFBR na Costa do Sauípe

    Um final de semana na Costa do Sauípe, o megacom-plexo de resorts ao norte da Bahia. Este foi o prêmio da BFBR para os dez facilitadores e os quatro integrantes da área de Vendas da BFBR que obtiveram os melhores desempenhos no Circuito Premiado 2006.

    Individualmente, eles escolheram uma data entre os me-ses de março e abril para realizar a viagem com acom-panhante.

    Destacou-se também a visita às vinícolas da região, fun-dadas pelos holandeses.

    Estreitando relacionamentos“Essa foi uma viagem extraordinária, pois conheci a África do Sul participando de um grupo bastante entro-sado. Conheci também outros revendedores e trocamos muitas idéias sobre lazer e sobre nossos negócios. Foi uma grande oportunidade”, conta Bruno Breithaupt, da Pneus Breithaupt.

    Outro participante que nos contou suas impressões dessa viagem foi José Ricardo Lima Mozart, da Pneu Forte. “Foi excelente, pois eu tinha uma visão comple-tamente diferente da África e a programação diversifi -cada dessa viagem permitiu conhecer muitos lugares e detalhes surpreendentes. Sem contar que foi uma óti-ma oportunidade de estreitar a relação não só com os demais revendedores participantes, mas também com o pessoal da Bridgestone Firestone”.

  • EM REDE

    Em Rede - O que já pode sentir sobre o mer-cado brasileiro durante este período em que está à frente dos negócios da BFBR?

    Humberto Gómez - A única certeza que temos do mercado brasileiro é sobre o dia de hoje. É um mercado que está mudando a uma veloci-dade impressionante e o importante é que nós nos preparemos para

    acompanhar a velocidade dessa mudança para que pos-samos subsistir e crescer sempre.

    O Real está a cada dia mais forte e as portas do mer-cado brasileiro estão cada vez mais abertas. Então, estamos em uma batalha muito forte na qual os asiá-ticos e produtores de todas as partes do mundo estão despejando um rio de pneus aqui no Brasil a preços mais baixos do que podemos praticar. A Bridgesto-ne não compete no mercado através de preço, pois seus produtos têm tecnologia de ponta e diferenciais exclusivos, além da alta qualidade em serviços e aten-dimento. Tenho toda confi ança do mundo que, pela equipe que temos, a nossa tecnologia, a capacidade de

    “A Rede de revendas é a co de nossa companhia”

    Humberto Gómez Rojo assumiu em abril o posto de presidente da Bridgestone Firestone do Bra-sil. Nascido no México, Humberto é engenhei-ro, com mestrado em Engenharia. Há 25 anos, iniciou sua carreira na Bridgestone Firestone do México e, desde então, ocupou posições de ge-rente de Qualidade Assegurada, de Produção, de Equipamento Original, diretor de Vendas e vice-presidente de Vendas. Em 2001, foi promovido a presidente da Bridgestone Venezuela e, em 2004,

    assumiu a presidência da Bridgestone Firestone Costa Rica, onde trabalhou até ser convidado para tornar-se o presidente da subsidiária brasileira.

    Em entrevista exclusiva, Humberto fala sobre suas expectativas frente à BFBR, os desafi os do mercado de pneumáticos neste novo cenário al-tamente competitivo e a importância da rede de revendedores para o crescimento sustentável da companhia. Confi ra:

    produção, podemos superar este obstáculo e prosseguir rumo ao sucesso.

    ER - Qual a importância da rede de revendedores BFBR nesta mudança e o que o sr. já pôde conhecer das revendas brasileiras?

    HG - A rede de revendedores é a coluna vertebral da nossa companhia. Se os revendedores crescem, se estão bem e têm um negócio rentável, nós também temos êxito. No canal de reposição, a maior parte de nossas vendas são feitas por meio da nossa rede de revende-dores. Por isso, temos que trabalhar muito junto a eles. O revendedor procura um fabricante de pneus que seja acessível, que tenha um produto de qualidade e ofe-reça a ele algo mais do que uma relação de compra e venda.

    Sobre as lojas que já visitei no Brasil, posso dizer que são excelentes, de acordo com a padronização visual que temos em toda a América Latina. Mas isso não é sufi ciente. A aparência de uma loja é uma forma de atrair o cliente para dentro de seus estabelecimentos, mas outra parte fundamental é o serviço, o atendimen-to. E é nisso que temos que continuar investindo: em capacitação e treinamento para sempre buscar um valor agregado ao cliente fi nal.

    ER - Com a sua grande experiência tanto na área fabril quanto comercial, de que forma o sr. espera contribuir para o crescimento da BFBR?18

    Entrevista

  • www.bfbr.com.br

    luna vertebral Conheça quem é, e o que pensa o novo presidente da BFBR

    19

    HG - Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que uma empresa não se faz pelos seus equipamentos e pelas suas edifi cações, mas sim pela suas pes-soas. E, para mim, existem dois tipos de pessoas: as que esperam as coisas acontecerem e as que fazem com que as coisas aconteçam. Nós não podemos fi car esperando que a situação se resolva por si própria. O que posso dizer, pela experiência que tenho tanto na área técnica como na área de vendas, é que a única coisa que dá re-sultado é a credibilidade. Isso é fundamental e, para se ter credibilidade, temos que cumprir com tudo aquilo que nos comprometemos e temos que oferecer a qua-lidade requerida. Só assim continuaremos a merecer a credibilidade de nossos clientes.

    Temos uma nova fábrica em Camaçari, fabricando pro-dutos de altíssima qualidade e performance, mas isso é apenas uma parte para o nosso sucesso. A outra parte é a comunicação transparente e a honestidade com nos-sos públicos. Temos que ser simples, o mercado já é por demais complicado e não podemos complicá-lo ainda mais.

    ER - Quais são suas impressões sobre a capacitação da mão-de-obra brasileira?

    HG - A capacitação dos profi ssionais brasileiros é mui-to boa. O que considero essencial é a integração das equipes, com um direcionamento único e todos tra-balhando com os mesmos objetivos e metas. E estes objetivos e metas têm três pontos igualmente impor-tantes: primeiramente, a parte econômica, que é necessária para a nossa sobrevivência e para que continuemos investindo e crescendo; em segundo lugar, o respeito ao meio ambiente. Devemos não apenas cumprir as legis-lações ambientais, mas sim superar isso e fazer de tudo para termos uma

    atuação ambiental responsável e, por fi m, mas não menos importante, ter uma postura social íntegra.

    ER - Quais são seus principais desa-fi os à frente da BFBR?

    HG - Toda empresa tem que estar construída sob três pilares fundamentais. Uma política de valores, responsabilidade social e melhoria contínua. Só com estes três fatores muito bem sedimentados po-demos crescer. Neste sentido, um trabalho muito forte que temos é o de melhorar o que já estamos fazendo e consolidar nossas políticas, transformado-as em cultu-ras. Não transformamos empresas, mas transformamos pessoas.

    ER - E como envolver as revendas nesse processo?

    HG - Fazendo com que eles se sintam cada vez mais parte da nossa empresa. Somos uma só equipe, não de-vemos ter com as revendas uma relação pura e simples de compra e venda, mas sim uma relação de uma só fa-mília. Temos que fazer com que estejamos todos juntos nesse processo de mudança, trabalhando lado a lado.

    ER - Qual a mensagem que gostaria de passar à rede de revendedores?

    HG - O Brasil é um país muito grande, então infeliz-mente ainda não tive como conhecer muitos revende-dores. Isso é uma pena, pois gosto muito de estar sem-pre próximo a eles e conhecê-los de perto. Certamente, com o passar do tempo, vou tornar isso possível.

    Entretanto, quero deixar claro que nós da Bridgesto-ne Firestone estamos comprometidos com nossa rede de revendedores. Eles (os revendedores) são os nossos olhos e ouvidos no que se passa diariamente no mer-cado. Temos que ter uma comunicação franca, aberta e uma relação de confi ança. Quando estivermos equi-vocados, é importante que sempre tenham liberdade para nos dizer. Todo o dia, temos que juntos pensar em melhorias em conjunto. Eu não creio em mudanças drásticas e repentinas, mas sim em mudanças graduais e constantes. E repito, o êxito do revendedor é o nosso sucesso!

  • EM REDE

    em terrenos secos na realização de serviços gerais com excep-cional tração e maior estabili-dade. O SAT 23º é indicado para tratores, colheitadeiras e outros equipamentos mo-dernos e potentes. Suas barras longas e iguais com ângulo de 23º e rodagem uniforme pro-porcionam excelente tração e maior durabilidade.

    O Firestone Champion Ground Grip também ganhou uma maior lonagem: agora está dis-ponível com 10 lonas na medi-da 7.00-18. Com classifi cação R-1, esse modelo de barra baixa é indicado para tratores, pulve-rizadores, colheitadeiras, entre outros equipamentos para uso em terrenos secos e inclinados.

    20

    Produto Diferenciado

    Características

    Barras longas e iguais, com ângulo de 23º e contorno de rodagem uniforme

    Maior número de barras

    Desenho especial do contorno do talão

    Diferenciais

    Características

    Desenho da rodagem com barras em ângulo de 45º

    Construção robusta

    Benefícios

    Excelente tração e maior durabilidade

    Otimização da resistência e do torque, evitando vibrações e proporcionando maior conforto e autolimpeza

    Melhor assentamento na roda, evitando a entrada de restolho e danos na área do talão

    Firestone Champion Ground GripBenefícios

    Proporciona excelente estabilidade lateral em terrenos inclinados, com elevada capacidade de tração e autolimpeza

    Elevada resistência a impactos e cortes, proporcionando baixos custos operacionais

    Firestone Super All Traction 23º

    Firestone Super All Traction 23o

    O produto certo para cada nePneus agrícolas ganham maior lonagem e nova medida

    Quando o assunto é pneu agrí-cola, o agricultor sabe que as vantagens da maior lonagem são um melhor desempenho do pro-duto e maior produtividade no campo.

    Por isso, o Firestone Super All Traction 23º, líder em vendas no segmento, tem tudo para conquistar ainda mais esse con-sumidor. O modelo acaba de chegar com 10 lonas nas medi-das 16.9-30 e 20.8-42. Único no mercado nacional com esta lonagem, o SAT 23º ainda en-contra-se disponível com 6 e 8 lonas.

    De última tecnologia, esse mo-delo de classifi cação R-1 é um pneu de barras baixas para uso

  • www.bfbr.com.br

    21

    Na série de matérias que abordam os diferenciais dos produtos Bridgestone e Firestone, apresentamos nesta edição as novas medidas e características técnicas de três pneus importantes em seus diferentes segmentos.Trata-se dos dois principais produtos agrícolas – o Super All Traction (SAT) 23º e o Champion Ground Grip – e do Bridgestone Dueler H/T D840, que chega ao Brasil em maior escala para ampliar o portfólio de pneus para camionetes. Confi ra!

    Dueler H/T D840

    Linha Camionete Bridgestone ampliadaO Dueler H/T D840 é o mais novo integrante da linha Bridgestone para o segmento camionete – Highway Terrain (H/T). Ideal para uso 70% no asfalto e 30% na terra, este modelo, na medida 255/70R15 (112/110S), começou a ser comercializado no mercado nacional em maio.

    Importado da Argentina, o produto vai atender à cres-cente demanda da Toyota Hilux e fortalecer o portfólio de produtos no segmento de camionete da linha Brid-gestone. Cerca de 30 mil veículos já rodam com esta medida no Brasil, segundo informações da ADK.

    Como diferencial, o Dueler H/T D840 apresenta tec-nologia uni-T, com um desenho otimizado para equi-par camionetes, sem abrir mão do conforto. Com isso, o produto garante baixo nível de ruído e excelente per-formance em piso molhado.

    cessidade

  • EM REDE

    etapa de São Paulo do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck sempre tem um sabor e um clima especial. Afi nal, o autódromo José Car-los Pacce, popularmente conhecido como In-terlagos, é o maior templo do automobilismo nacional por ser sede do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e pela tradição no esporte motor brasileiro.

    E a etapa realizada no dia 20 de maio teve todos os ingredientes de uma grande corrida. Muitos pegas na pista, diversas ultrapassagens e público entusiasmado.

    Assim como realizou nas primeiras etapas da tempo-rada em Caruaru (PE) e Guaporé (RS), a Bridgestone, patrocinadora ofi cial da Fórmula Truck e fornecedora exclusiva de pneus, recebeu convidados em um HC es-pecial que contou com diversas atrações.

    Os cerca de 450 convidados, entre revendedores e clientes de transportadoras e montadoras, puderam ter uma visão privilegiada da corrida, além de contar com exclusivas apresentações de mágica e sessões de massa-gem.

    A Bridgestone também contou com uma arquibanca-da exclusiva coberta, onde 1,5 mil convidados (entre clientes de revendas e transportadoras e colaboradores da empresa) puderam acompanhar atrações exclusivas, como: uma apresentação de uma escola de samba, um locutor-animador, além de alimentação gratuita.

    Para Carlos André, gerente Comercial Regional da Recapex de Campinas e Ribeirão Preto, a Fórmula Truck é uma excelente oportunidade para a Bridges-tone expor sua alta tecnologia e relacionar-se com seus clientes. “A F-Truck certamente aumenta a expressão da marca Bridgestone no mercado brasileiro e mostra como o produto é levado a condições extremas de uso nas pistas. No segmento de Carga, os consumidores conhecem a F-Truck e a maior prova que temos disso é o aumento do movimento nas lojas e procura pelos pneus Bridgestone às vésperas da corrida. O consumi-

    Fórmula Truck

    Autódromo de Interlagos é palco da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck e vê disputa acirrada entre pilotos e muita animação nas arquibancadas

    dor reconhece a marca como ‘top’ no mercado. Além disso, o evento é uma ótima opor-tunidade de relacionamento com os clientes. Temos cerca de 160 clientes na arquiban-cada da Bridgestone”.

    Cliente da Bridgestone há sete anos, Ivan Camargo, proprietário da IC Transportes, de Sumaré (SP), foi um dos convidados no HC da empre-sa e fez questão de falar sobre a parceria que mantém com a companhia. Hoje 60% de nossa frota é equipada com pneus Bridgestone. Nos testes que realizamos pe-riodicamente, o produto sempre apresenta excelentes resultados”, destacou.

    A corridaO piloto Felipe Giaff one, da Volkswagen, foi o grande vencedor da etapa de Interlagos e esta foi sua primeira vitória na categoria.

    O paulista chegou em primeiro depois de uma boa briga pela ponta, envolvendo os quatro primeiros colocados,

    Um show nas pistas e do

    ACarlos André, da Recapex: “Os consumidores conhecem a F-Truck e a maior prova que temos disso é o aumento do movimento nas lojas e procura pelos pneus Bridgestone às vésperas da corrida”.

    22

  • www.bfbr.com.br

    público

    A Bridgestone é patrocinadora oficial da Fórmula Truck há 11 anos, com o fornecimento exclusivo de pneus R227 (295/80R22,5) para todos os caminhões da corrida

    Atrações como massagem e show de mágica descontraíram os convidados da BFBR durante a etapa de São Paulo

    23

    com Roberval Andrade e dois de seus companhei-ros na RM Competições, Renato Martins e Jonatas Borlenghi.

    Os quatro pilotos disputaram a liderança durante boa parte da corrida de forma muito “limpa e honesta”, como eles próprios defi niram.

    O momento mais eletrizante da prova ocorreu faltan-do duas voltas para a bandeira quadriculada: Giaff o-ne se aproveitou de uma disputa entre Renato e Roberval na freada do Laranjinha. Felipe fez o Pinheirinho lado a lado com Andrade e concre-tizou a ultrapassagem na freada para o Bico de Pato. Uma manobra que foi inclusive elogiada por seus rivais.

    “Estou muito feliz, deixei de ir para as 500 Mi-lhas de Indianápolis porque sabia que lá eu não tinha chances de vitória e aqui, sim. Confesso que fi quei uns dois dias temeroso desta decisão, mas hoje é a prova maior de que fi z o correto”, diz Giaff one.

    O ex-piloto da Fórmula Indy concorda com a visão de que a prova foi muito disputada. “Eu conseguia me aproximar do Roberval no miolo, mas na subida da reta ele abria um pouco. Mas eu estou muito feliz com essa primeira vitória aqui

    na Fórmula Truck. Quero continuar aqui por uns 20 anos”, afi rmou o piloto da RM Competições.

    No campeonato, a liderança é de Andrade, com 54 pontos, contra 39 do agora vice-líder Felipe Giaff one. No de marcas, a Volkswagen é a líder, com 85 pontos.

    A próxima etapa da Fórmula Truck acontece em Forta-leza e será realizada no dia 1º de julho.

  • EM REDE

    Fórmula 1

    m 1997 a Bridgestone estreava na principal competição do automobilismo mundial: a Fór-mula 1. A sua primeira prova foi o GP da Aus-trália, equipando cinco equipes, Arrows, Lola, Minardi, Prost e Stewart.

    De lá para cá, a equipe aprendeu a acumular pole positions, vitórias, títulos de pilotos e de

    construtores. Hoje, são 102 pole positions, 109 vitórias, sete campeonatos de pilotos e sete de construtores.

    E, agora, em 2007, a Bridgestone passou a ser fornece-dora exclusiva de pneus, equipando as 11 equipes do mundial, experiência que já havia vivido nas tempora-das de 99 e 2000. “Para nós da Bridgestone é motivo de orgulho e de extrema responsabilidade participar de forma exclusiva daquela que é a mais forte categoria do automobilismo mundial”, comenta Hiroshi Yasukawa, diretor da Bridgestone Motorsport.

    Dez anos de sucesso na F1Na temporada em que comemora dez anos de Fórmula 1, Bridgestone torna-se fornecedora exclusiva

    E esta responsabilidade pode ser refl etida em núme-ros. Só para se ter uma idéia da grandeza que é a Fórmula 1, são transportados 2.200 pneus para cada corrida, o que equivale a aproximadamente 22 mil quilos! Para acomodar tudo isso, a Bridgestone Mo-torsport utiliza quatro caminhões articulados e mais dois trailers de serviço. Em cada corrida, a equipe da Bridgestone conta com cerca de 60 profi ssionais envolvidos!

    Dados que ilustram bem o quanto a empresa investe para fazer parte da Fórmula 1 e para obter um dife-rencial único: poder testar seus produtos a condições extremas de calor e severidade, levando para as ruas e para os consumidores a tecnologia única desenvol-vida nas pistas.

    Confi ra a classifi cação da temporada 2007 com 7 etapas realizadas

    Mundial de Pilotos -Temporada 2007 Pilotos Pontos Equipe1o Lewis Hamilton 58 McLaren2o Fernando Alonso 48 McLaren3o Felipe Massa 39 Ferrari4o Kimi Raikkonen 32 Ferrari5o Nick Heidfeld 26 BMW6o Giancarlo Fisichella 13 Renault24

    E

  • www.bfbr.com.br

    25

    Bridgestone Americas Holding, Inc. concluiu, no mês de junho, o processo de fusão com a Bandag, Incorporated. As duas companhias já haviam anunciado em dezembro de 2006 um acordo de fusão, no qual a Bridgestone se comprometeu a adquirir ações da Bandag em um negó-cio que envolveu a cifra de US$ 1,05 bilhão.

    Mark A. Emkes, Chairman e CEO da Bridgestone Américas, comemorou o acordo e destacou a importân-cia da união das duas empresas, principalmente para os clientes que terão em uma só companhia toda a gama de soluções. “Trata-se de uma união natural que sina-liza o início de um nível mais elevado de tecnologia e de serviços para nossos clientes, mantendo o alto nível de qualidade. Com a combinação de nossos negócios, Bandag e Bridgestone Américas fornecerão serviços ainda melhores aos nossos clientes oferecendo uma ampla gama de soluções para a manutenção de pneus, suportada por uma completa linha de pneus novos e recapados”.

    Emkes também anunciou que a marca Bandag não so-frerá alterações e que o executivo da Bridgestone, Saul Solomon, vice-presidente conselheiro geral da Bridges-tone Américas, assumirá a posição de Chairman, CEO e Presidente da Bandag. “É um verdadeiro privilégio ter a oportunidade de trabalhar com tão distinto gru-po de profi ssionais”, disse Solomon. De acordo com o novo Chairman da Bandag, “ambas as empresas são re-

    Acontece

    União de líderesBridgestone conclui aquisição da Bandag. Com a fusão, empresa oferecerá gama completa de produtos e serviços no segmento de carga

    conhecidas como líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Através do compartilhamento de conhe-cimento e tecnologias na produção de pneus novos e recapados, nossos clientes serão benefi ciados com pro-dutos e serviços ainda melhores”, revelou.

    Sobre a Bridgestone Bandag, LLCBandag é o nome de operação da Bridgestone Bandag, LLC, que é uma subsidiária completa de propriedade da Bridgestone Américas Holding, Inc. A Bandag produz materiais e equipamentos para recapagem, destinado a sua rede global, com mais 800 concessionários franqueados. Em seu negócio tradicional serve seus clientes com uma grande variedade de produtos oferecidos pelos concessionários, que vão desde pneus recapados e reparos, até sistema de gerenciamento de pneus para veículos de transporte.

    A Bandag no BrasilA Bandag do Brasil possui uma rede com 135 Centros de Serviços, voltados para o segmento de transporte, denominado BTS-Bandag Truck Service, ofertando uma ampla gama de produtos, serviços e conveniência, destacando-se a alta qualidade e consistência dos servi-ços oferecidos, visando a redução de custo com pneus dos seus clientes.

  • EM REDE

    26

    Uma ferramenta indispensável Dados consistentes sobre o consumidor fi nal e indicadores de perfor-mance que fornecem subsídios para o direcionamento dos negócios. É isso que o SGV – Sistema de Gestão de Varejo oferece aos revende-dores BFBR. E agora, na versão WEB, todo o processo para formatar e receber as informações fi cou muito mais simples, rápido e efi ciente.

    • Maior agilidade na tomada de decisões.

    • Informações e análises do negócio em tempo real.

    • Maior praticidade e suporte on line.

    Sua revenda ainda não participa do SGV? Então, envie agora um e-mail para [email protected]

    Revenda Pato Branco no Portal da Amazônia

    Em fevereiro, a revenda Pato Branco completou um ano em Vilhena (RO), que recebe o título de Portal da Amazônia, a 700 km de Porto Velho.

    Em seu primeiro ano, a parceira da BFBR conquistou a fi delidade de muitos clientes ao oferecer produtos de alta tecnologia para os mer-cados de passeio e camionete, atendimento personalizado e qualifi -cação na prestação de serviços como alinhamento computadoriza-do, balanceamento, troca de óleo, cambagem, cáster, entre outros.

    A Pato Branco destacou-se também com as ações promocionais, entre as quais ressalta-se a que foi realizada no fi nal de 2006. Os clientes participaram do sorteio de um veículo Gol 0 km e, na compra de produtos acima de 70 reais, ganhavam um aparelho celular.

    Ao que tudo indica, com o empenho da Pato Branco, as marcas da Bridgestone Firestone tendem a fi car cada vez mais fortes na região Norte. “Neste ano nossa meta é a inauguração de um Truck Cen-ter”, afi rma Fernando Luiz Dalla Vecchia, proprietário da revenda.

    Uma relação de confiançaUm grupo de gestores da Viação Cometa participou de uma visita à fábrica da Bridgestone Firestone de Santo André (SP) em março e conheceu a tecnologia de ponta utilizada na fabricação de pneus de carga.

    “Ouvíamos falar muito da tecnologia Bridgestone nos pneus da Fór-mula 1, mas não sabíamos sobre essa aplicação nos pneus de carga que utilizamos. Tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo de produção e a atuação da empresa no mundo. Não imaginava a dimensão da Bridgestone Firestone!”, conta Walter Alves de Oliveira Júnior, engenheiro automobilístico e gerente de Manutenção.

    No primeiro trimestre do ano, o fornecimento de pneus para reposi-ção na Viação Cometa foi 100% Bridgestone Firestone, consolidando assim esta parceria.

    Camaçari a todo vaporA produção

    da nova fábrica atingiu a previsão inicial de 4 mil pneus por dia. A próxima meta é

    chegar, em fevereiro de 2008, à capacidade máxima de 8 mil pneus por dia.

    Rápidas

  • www.bfbr.com.br

    27

    Mural

    Paulo Souza Lima, gerente Nacional de Vendas; Leoluca Cimino, gerente regional do Escritório São Paulo; George Galuban, da revenda Recapex; Humberto Gómez, presidente da BFBR, durante visita à Recapex de Ribeirão Preto

    Durante a Agrishow, os pneus Firestone estiveram presentes em vários estandes de montadoras. No detalhe, trator da John Deere

    Mágico foi uma das atrações destaque do HC da BFBR na etapa de São Paulo

    Arquibancada especial da BFBR em Interlagos recebeu revendedores, frotista, clientes e integrantes

    Revendedores e equipe da BFBR durante dinâmica em grupo no evento de lançamento dos Comitês BFBR-Rede

    www.bfbr.com.br