anexo ba#18 - "quadro informativo: modalidades de previdência"

7
A A s s s s o o c c i i a a ç ç ã ã o o d d o o s s D D o o c c e e n n t t e e s s d d a a U U n n i i v v e e r r s s i i d d a a d d e e F F e e d d e e r r a a l l d d e e S S ã ã o o P P a a u u l l o o w w w w w w . . a a d d u u n n i i f f e e s s p p . . o o r r g g . . b b r r A A d d u u n n i i f f e e s s p p S S S S i i n n d d f f Modalidades de aposentadoria de acordo com a situação dos docentes Ingressou até 16/12/98 e completou os requisitos para aposentadoria até 16/12/98 Aposentadoria com proventos integrais: Aposentadoria com proventos proporcionais: Em caso de moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei (art. 186, §1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente em serviço; ou Alcançou 35 anos de serviço, se homem, e 30 anos de serviço, se mulher (voluntária); ou Alcançou 30 anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professor, e 25, se professora (em qualquer nível de ensino – infantil, fundamental, médio ou superior) (voluntária). Em caso de doença grave, contagiosa ou incurável, não especificada em lei; ou Alcançou 30 anos de serviço, se homem, e 25 anos de serviço, se mulher (voluntária); ou Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher (voluntária); ou Alcançou 70 anos de idade (compulsória). Q Q u u a a d d r r o o i i n n f f o o r r m m a a t t i i v v o o : : M M o o d d a a l l i i d d a a d d e e s s d d e e P P r r e e v v i i d d ê ê n n c c i i a a

Upload: adunifesp-secao-sindical-do-andes

Post on 21-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Documento anexo ao Boletim Adunifesp #18 sobre as modalidade de aposentadoria de acordo com a situação dos docentes. Elaborado a partir da cartilha do ANDES-SN "A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas".

TRANSCRIPT

Page 1: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

AAssssoocciiaaççããoo ddooss DDoocceenntteess ddaa UUnniivveerrssiiddaaddee FFeeddeerraall ddee SSããoo PPaauulloo

wwwwww..aadduunniiffeesspp..oorrgg..bbrr AAdduunniiffeesspp SSSSiinnddff

Modalidades de aposentadoria de acordocom a situação dos docentes

Ingressou até 16/12/98 ecompletou os requisitos paraaposentadoria até 16/12/98

Aposentadoria com proventos integrais: Aposentadoria com proventos proporcionais:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, especificadas em lei (art.186, §1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente emserviço; ou­ Alcançou 35 anos de serviço, se homem, e 30anos de serviço, se mulher (voluntária); ou­ Alcançou 30 anos de efetivo exercício em funçõesde magistério, se professor, e 25, se professora (emqualquer nível de ensino – infantil, fundamental,médio ou superior) (voluntária).

­ Em caso de doença grave, contagiosa ouincurável, não especificada em lei; ou­ Alcançou 30 anos de serviço, se homem, e 25anos de serviço, se mulher (voluntária); ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anosde idade, se mulher (voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

QQuuaaddrroo iinnffoorrmmaattiivvoo::MMooddaalliiddaaddeess ddee PPrreevviiddêênncciiaa

Page 2: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

2Ingressou até 16/12/98 e

completou os requisitos após16/12/98 e até 31/12/03

Há duas possibilidades:1ª Possibilidade (regras permanentes da CF vigentes à época):

Aposentadoria com proventos integrais: Aposentadoria com proventos proporcionais:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, especificada em lei (art.186, §1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente emserviço; ou­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição,se homem, e 55 anos de idade e 30 decontribuição, se mulher, e cumpriu o tempo mínimode 10 anos de efetivo exercício no serviço público e5 anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental e médio. Nestecaso, os requisitos de idade e tempo decontribuição serão reduzidos em cinco anos:alcançou 55 anos de idade e 30 de contribuição, sehomem, e 50 anos de idadee 25 de contribuição, se mulher, e cumpriu o tempomínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviçopúblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária);

­ Em caso de doença grave, contagiosa ouincurável, não especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anosde idade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

2ª Possibilidade (segunda regra de transição da EC 41/03):

Aposentadoria voluntária com proventosintegrais:

Aposentadoria voluntária com proventosproporcionais:

­ Completou 5 anos de efetivo exercício no cargo emque se dará a aposentadoria; e ainda,­ Alcançou 53 anos de idade e 35 de contribuição, sehomem, e 48 anos de idade e 30 de contribuição, semulher; e ainda,­ Completou um período adicional de contribuiçãoequivalente a 20% do tempo que faltaria, em 16/12/98,para atingir os 35 anos de contribuição, se homem, eos 30 anos de contribuição, se mulher;­ Ingressou no serviço público em cargo efetivo demagistério até 16/12/98 e optou por se aposentar nessamodalidade. Neste caso, o tempo de serviço exercidoaté 16/12/98 (em qualquer nível de ensino – infantil,fundamental, médio ou superior) é contado comacréscimo de dezessete por cento, se homem, e vintepor cento, se mulher, desde que o servidor se aposenteexclusivamente com tempo de efetivo exercício dasfunções de magistério.

­ Completou 5 anos de efetivo exercício no cargo emque se dará a aposentadoria; e ainda,­ Alcançou 53 anos de idade e 30 de contribuição, sehomem, e 48 anos de idade e 25 de contribuição, semulher; e ainda­ Completou um período adicional de contribuiçãoequivalente a 40% do tempo que faltaria, em 16/12/98,para atingir os 30 anos de contribuição, se homem, eos 25 anos de contribuição, se mulher.

Page 3: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

Ingressou até 16/12/98 ecompletou os requisitos após

31/12/03Há quatro possibilidades:1ª Possibilidade (regras permanentes da CF atualmente em vigor):

Aposentadoria com proventos integrais, calculadospela média das remunerações (portanto, semintegralidade) e sem paridade:

Aposentadoria com proventos proporcionais,calculados pela média das remunerações e semparidade:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, na forma da lei (art. 186, §1ºda Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente em serviço; ou­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição, sehomem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, semulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10 anos deefetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargoefetivo em que se dará a aposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental e médio. Neste caso,os requisitos de idade e tempo de contribuição serãoreduzidos em cinco anos, quando o servidor alcançou55 anos de idade e 30 de contribuição, se homem, e 50anos de idade e 25 de contribuição, se mulher, ecumpriu o tempo mínimo de 10 anos de efetivoexercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivoem que se dará a aposentadoria (voluntária).

­ Em caso de doença grave, contagiosa ou incurávelnão especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anos deidade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anosno cargo efetivo em que se dará a aposentadoria(voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

2ª Possibilidade (primeira regra de transição da EC 41/03):

Aposentadoria voluntária, com proventos integrais, calculados pela média das remunerações (portanto, semintegralidade) e sem paridade:

­ Completou 5 anos de efetivo exercício no cargo em que se dará a aposentadoria; e ainda,­ Alcançou 53 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 48 anos de idade e 30 de contribuição, semulher; e ainda­ Completou um período adicional de contribuição equivalente a 20% do tempo que faltaria, em 16/12/98,para atingir os 35 anos de contribuição, se homem, e os 30 anos de contribuição, se mulher;­ O professor que tenha ingressado no serviço público em cargo efetivo de magistério até 16/12/98 e queopte por se aposentar nessa modalidade, terá o tempo de serviço exercido até 16/12/98 (em qualquer nívelde ensino– infantil, fundamental, médio ou superior) contado com acréscimo de dezessete por cento, sehomem, e vinte por cento, se mulher, desde que se aposente exclusivamente com tempo de efetivo exercíciodas funções de magistério;­ O servidor que optar por essa regra terá seus proventos reduzidos para cada ano antecipado em relação àidade de 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, na proporção de 3,5% (se completar os requisitos até31/12/05) ou na proporção de 5% (se completar os requisitos a partir de 01/01/06).

3

Page 4: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

3ª Possibilidade (segunda regra de transição da EC 41/03)

Aposentadoria voluntária, com proventos integrais:

­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, semulher, e cumpriu o tempo mínimo de 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 10 anos na carreira e 5anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria;­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil eno ensino fundamental e médio. Neste caso, os requisitos de idade e tempo de contribuição serão reduzidosem cinco anos: alcançou 55 anos de idade e 30 de contribuição, se homem, e 50 anos de idade e 25 decontribuição, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 10anos na carreira e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.

4ª Possibilidade (regra de transição trazida pela EC 47/05):

Aposentadoria voluntária, com proventos integrais:

­ Completou 25 anos no serviço público, 15 anos na carreira e 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria; eainda­ Alcançou 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher; e ainda­ Alcançou a idade mínima que resultar da redução, em relação ao limite de 60 anos de idade, se homem, e 55 anosde idade, se mulher, de um ano de idade para cada ano de contribuição que exceder os 35 anos, se homem, ou os30 anos, se mulher.

Ingressou após 16/12/98 e até31/12/03 e completa os requisitospara a aposentadoria até 31/12/03

(situação possível, em tese)Aposentadoria com proventos integrais: Aposentadoria com proventos proporcionais:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, especificada em lei (art.186, §1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente emserviço; ou­Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição,se homem, e 55 anos de idade e 30 decontribuição, se mulher, e cumpriu o tempo mínimode 10 anos de efetivo exercício no serviço público e5 anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental e médio. Nestecaso, os requisitos de idade e tempo decontribuição serão reduzidos em cinco anos:alcançou 55 anos de idade e 30 de contribuição, sehomem, e 50 anos de idade e 25 de contribuição,se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10 anosde efetivo exercício no serviço público e 5 anos nocargo efetivo em que se dará a aposentadoria(voluntária).

­ Em caso de doença grave, contagiosa ouincurável não especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anosde idade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

4

Page 5: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

Ingressou após 16/12/98 e até31/12/03 e completa os requisitos

após 31/12/03

Há duas possibilidades:1ª Possibilidade (regras permanentes da CF atualmente em vigor):

Aposentadoria com proventos integrais, calculadospela média das remunerações (portanto, semintegralidade) e sem paridade:

Aposentadoria com proventos proporcionais,calculados pela média das remunerações e semparidade:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, na forma da lei (art. 186,§1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente emserviço; ou­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição,se homem, e 55 anos de idade e 30 decontribuição, se mulher, e cumpriu o tempo mínimode 10 anos de efetivo exercício no serviço público e5 anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental e médio. Nestecaso, os requisitos de idade e tempo decontribuição serão reduzidos em cinco anos:alcançou 55 anos de idade e 30 de contribuição, sehomem, e 50 anos de idade e 25 de contribuição,se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10 anosde efetivo exercício no serviço público e 5 anos nocargo efetivo em que se dará a aposentadoria(voluntária).

­ Foi acometido de doença grave, contagiosa ouincurável não especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anosde idade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

2ª Possibilidade (segunda regra de transição da EC 41/03):

Aposentadoria voluntária, com proventos integrais:

­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, semulher, e cumpriu o tempo mínimo de 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 10 anos na carreira e 5anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria;­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil eno ensino fundamental e médio. Neste caso, os requisitos de idade e tempo de contribuição serão reduzidosem cinco anos, quando o servidor alcançou55 anos de idade e 30 de contribuição, se homem, e 50 anos de idade e 25 de contribuição, se mulher, ecumpriu o tempo mínimo de 20 anos de efetivo exercício no serviço público, 10 anos na carreira e 5 anos nocargo efetivo em que se dará a aposentadoria.

5

Page 6: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

Ingressou após 31/12/03 eantes da instituição do regimede previdência complementare completou os requisitos a

qualquer tempoAposentadoria com proventos integrais, calculadospela média das remunerações (portanto, semintegralidade) e sem paridade:

Aposentadoria com proventos proporcionais,calculados pela média das remunerações sem paridade:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, na forma da lei (art. 186,§1º da Lei nº. 8.112/90), ou sofreu acidente emserviço; ou­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição,se homem, e 55 anos de idade e 30 decontribuição, se mulher, e cumpriu o tempo mínimode 10 anos de efetivo exercício no serviço público e5 anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental e médio. Nestecaso, os requisitos de idade e tempo decontribuição serão reduzidos em cinco anos,quando o servidor alcançou55 anos de idade e 30 de contribuição, se homem,e 50 anos de idade e 25 de contribuição, se mulher,e cumpriu o tempo mínimo de 10 anos de efetivoexercício no serviço público e 5 anos no cargoefetivo em que se dará a aposentadoria (voluntária).

­ Em caso de doença grave, contagiosa ouincurável não especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anosde idade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5anos no cargo efetivo em que se dará aaposentadoria (voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

Ingressou e completou osrequisitos após a instituição

do regime de previdênciacomplementar

Aposentadoria com proventos integrais, calculadospela média das remunerações (portanto, semintegralidade) e sem paridade:

Aposentadoria com proventos proporcionais,calculados pela média das remunerações e semparidade:

­ Em caso de moléstia profissional ou doença grave,contagiosa ou incurável, na forma da lei (art. 186, §1ºda Lei nº 8.112/90), ou sofreu acidente em serviço; ou­ Alcançou 60 anos de idade e 35 de contribuição, sehomem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, semulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10 anos deefetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargoefetivo em que se dará a aposentadoria (voluntária);­ Comprovou, exclusivamente, tempo de efetivoexercício das funções de magistério na educaçãoinfantil e no ensino fundamental

­ Em caso de doença grave, contagiosa ou incurávelnão especificada em lei; ou­ Alcançou 65 anos de idade, se homem, e 60 anos deidade, se mulher, e cumpriu o tempo mínimo de 10anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anosno cargo efetivo em que se dará a aposentadoria(voluntária); ou­ Alcançou 70 anos de idade (compulsória).

6

Page 7: Anexo BA#18 - "Quadro Informativo: Modalidades de Previdência"

e médio. Neste caso, os requisitos de idade e tempo decontribuição serão reduzidos em cinco anos, quando oservidor alcançou55 anos de idade e 30 de contribuição, se homem, e 50anos de idade e 25 de contribuição, se mulher, ecumpriu o tempo mínimo de 10 anos de efetivoexercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivoem que se dará a aposentadoria (voluntária).

7

Este quadro informativo sobre as modalidades de previdência de acordo com asituação dos docentes foi elaborado a partir da cartilha do ANDES­SN "A Previdência e osDocentes das Instituições Públicas", editada em 2011. Já em 2012 foi aprovada mais umalei que altera o regime de previdência dos servidores públicos a Lei nº 12.618/2012, queinstitui o Regime de Previdência Complementar (RPC) e a criação de fundos de pensãopara administrar os planos de benefícios dos servidores. Portanto é preciso levar emconsideração esse novo Regime, em complementariedade ao quadro elaborado acima.Neste momento é suficiente tomar conhecimento de que para o servidor público queingressou antes da vigência do RPC e Funpresp, o sistema previdenciário continua omesmo (de acordo com o quadro explicativo) e o novo regime passa ser apenas umaopção, com uma série de desvantagens que pretendemos abordar na próxima edição doBoletim da Adunifesp­SSind.

Para mais detalhes dos desdobramentos da Lei nº 12.618/2012 consultar cartilha doANDES­SN "Regime de Previdência Complementar ­ Funpresp". Disponível em:http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp­pri­768004689.pdf