anatomia foliar de saintpaulia ionantha (wendl...

1
Resumos do 56º Congresso Nacional de Botânica. Anatomia foliar de Saintpaulia ionantha (Wendl)-Gesneriaceae e Viola odorata – Violaceae ODETE LUIZA DE L. THIEZERINI - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ NARA MARCATO BELLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ [email protected] A violeta africana, Saintpaulia ionantha (Wendl) , uma das mais populares plantas ornamentais de interior, tem apresentado nos últimos anos uma demanda crescente para o comércio. A Viola odorata, violeta perfumada, apresenta substâncias que lhe conferem caracteristicas medicinais. Este trabalho preocupou-se com o estudo da anatomia foliar dessas plantas, a fim de estabelecer características anatômicas que possam subsidiar pesquisas morfofisiológicas. Para as preparações histológicas, os materiais foram fixados em FAA 70 e a coloração Astra Blue. Em S. ionantha, o corte paradérmico do limbo foliar evidenciou células epidérmicas de contorno irregular, tricomas e estômatos do tipo anisocítico em ambas as faces. Em secção transversal a epiderme mostrou-se unisseriada com células de paredes e cutícula delgadas, maiores na face adaxial; mesófilo composto de parênquima paliçádico; parênquima lacunoso com células de contorno irregular contendo cloroplastos e feixes vasculares do tipo colateral com fibras perivasculares. Essas características também foram observadas em V. odorata embora a epiderme não tenha mostrado tricomas, e, no parênquima lacunoso alguns idioblastos cristalíferos se fizeram presentes. O pecíolo, em corte transversal evidenciou em S. ionantha formato circular com uma reentrância na face abaxial; epiderme simples com algumas células secretoras; abaixo desta, células colenquimáticas; um feixe vascular bicolateral central circundado por fibras e, um em cada lado , na região onde se inicia a reentrância. Em V. odorata esses feixes encontram-se reunidos. A anatomia das folhas estudadas mostra as diferenças entre essas duas espécies, contribuindo com informações taxonômicas às respectivas Famílias Botânicas e a outras áreas da Biologia Vegetal.

Upload: hoangdieu

Post on 18-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anatomia foliar de Saintpaulia ionantha (Wendl ...botanica.org.br/trabalhos-cientificos/56CNBot/56CNBot-0264.pdf · Resumos do 56º Congresso Nacional de Botânica. Anatomia foliar

Resumos do 56º Congresso Nacional de Botânica.

Anatomia foliar de Saintpaulia ionantha (Wendl)-Gesneriaceae e

Viola odorata – Violaceae

ODETE LUIZA DE L. THIEZERINI - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ NARA MARCATO BELLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ [email protected] A violeta africana, Saintpaulia ionantha (Wendl) , uma das mais populares plantas ornamentais de interior, tem apresentado nos últimos anos uma demanda crescente para o comércio. A Viola odorata, violeta perfumada, apresenta substâncias que lhe conferem caracteristicas medicinais. Este trabalho preocupou-se com o estudo da anatomia foliar dessas plantas, a fim de estabelecer características anatômicas que possam subsidiar pesquisas morfofisiológicas. Para as preparações histológicas, os materiais foram fixados em FAA 70 e a coloração Astra Blue. Em S. ionantha, o corte paradérmico do limbo foliar evidenciou células epidérmicas de contorno irregular, tricomas e estômatos do tipo anisocítico em ambas as faces. Em secção transversal a epiderme mostrou-se unisseriada com células de paredes e cutícula delgadas, maiores na face adaxial; mesófilo composto de parênquima paliçádico; parênquima lacunoso com células de contorno irregular contendo cloroplastos e feixes vasculares do tipo colateral com fibras perivasculares. Essas características também foram observadas em V. odorata embora a epiderme não tenha mostrado tricomas, e, no parênquima lacunoso alguns idioblastos cristalíferos se fizeram presentes. O pecíolo, em corte transversal evidenciou em S. ionantha formato circular com uma reentrância na face abaxial; epiderme simples com algumas células secretoras; abaixo desta, células colenquimáticas; um feixe vascular bicolateral central circundado por fibras e, um em cada lado , na região onde se inicia a reentrância. Em V. odorata esses feixes encontram-se reunidos. A anatomia das folhas estudadas mostra as diferenças entre essas duas espécies, contribuindo com informações taxonômicas às respectivas Famílias Botânicas e a outras áreas da Biologia Vegetal.