web colaborativa (1ª parte)

Post on 05-Jul-2015

2.707 Views

Category:

Design

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Uma abordagem sobre o processo de potencialização das práticas colaborativas na internet, com apresentação de conceitos, expressões e práticas ligadas ao fenômeno, a partir de uma perspectiva crítica. que engloba uma reflexão sobre tendências, desafios e dilemas que surgem a partir deste contexto.

TRANSCRIPT

por Francisco Arlindo Alves

Web Colaborativa (Parte 1)

Web colaborativa(parte 1)

por Francisco Arlindo Alves

Licenciamento

• “Web Colaborativa” de Francisco Arlindo Alves foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. CC BY-SA 3.0

• Tem o direito de: • •Partilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra • •Remisturar — adaptar a obra • De acordo com as seguintes condições: • •Atribuição — Tem de fazer a atribuição da obra, da maneira estabelecida pelo

autor ou licenciante (mas sem sugerir que este o apoia, ou que subscreve o seu uso da obra).

• •Partilha nos Mesmos Termos — Se alterar, transformar, ou adaptar esta obra, ou se a utilizar noutras obras, só pode distribuir a obra resultante licenciando-a com a mesma licença ou com uma licença semelhante a esta.

A Web 2.0

www.ushahidi.com

“Ushahidi” em idioma Suali significa "testemunho". A ferramenta “Ushahidi” surgiu na África, como um recurso para ajuda humanitária. O site disponibilizou um mapa da violência no Quênia durante os protestos após a eleição presidencial que deixarão 700 mortos,e fizeram com que 250.000 pessoas deixassem as suas casas.

cartografia colaborativa

O Mapa é enriquecido com as contribuições de uma multiplicidade de indivíduos, que podem enviar pedidos de ajuda a partir de celulares e internet. As informações são repassadas para as equipes de socorro de maneira coordenada.

No “Ushahidi” toda infraestrutura de software é criada com software livre. O site foi replicado para a ajuda humanitária à população atingida pelos terremotos do Chile e do Haiti. O mapa colaborativo disponibilizado pelos softwares do site também pode ser reutilizado para outros fins, por exemplo, artísticos ou culturais.

www.chile.ushahidi.com

www.ushahidi.com

mashup

Conforme Tapscott e Williams (2007. p. 233), o termo Mashup antes de ser relacionado aos serviços de Internet, teve sua origem na música, e neste contexto significava a prática de fazer uma música usando partes de outras duas ou três músicas.

Na visão de Tapscott e Williams , os "mashups de serviços de Internet são criados segundo o mesmo princípio: um programador mixa pelo menos dois serviços ou aplicativos de diferentes sites para criar algo novo e que, muitas vezes, é melhor que a soma das suas partes".

bottom-up

Bottom-up é um processo em que uma “rede auto-organizada, de agentes dessemelhantes que, inadvertidamente, criam uma ordem de nível mais alto”

Johnson (2003, p.17)

“Lattice” imagem publicada em 7 de agosto de 2007 no site Flickr por Todd Huffman em: http://www.flickr.com/photos/oddwick/1039909856/

O Ushahidi é um mashup, pois é uma mistura do Google Maps com o banco de dados formado pela participação das pessoas.

Googlemaps + Banco de dados do Ushahidi

Ushahidi também funciona por meio de um processo bottom-up, ou seja "de baixo para cima", através do conjunto de contribuições dos indivíduos.

Por estas duas caracteristicas o Ushahidi é considerado um site que segue o padrão denominado popularmente como Web 2.0

“A Web 2.0 é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo.”

(Primo, 2006)

bolha tecnológica

abril de 2000

perda de 4,6 trilhões de dólares

ou

50% do PIB dos EUA

A Web 2.0 na visão de Tim O'Reilly é identificada pelas características comuns aos modelos de negócios que prosperaram na Internet no cenário pós-bolha tecnológica.

Tim O'Reilly

Não considere programas como produtos, mas como processos de engajamento comseus usuários.

(Tim O'Reilly)

Abra suas informações e serviços para que possam ser reutilizados por outras pessoas, e reutilize as informações e serviços de outras pessoas sempre que possível...

(Tim O'Reilly)

No artigo “What is Web 2.0” (2005) Tim O'Reilly, dono da Editora O’Reilly, desenvolveu os conceitos do que ele define como "Web 2.0".

Web 1.0

ênfase na publicação

Web 2.0

ênfase na participação

Características da Web 2.0

a Web comoplataforma

A ideia da “Web como plataforma” consiste na manutenção de serviços on-line ao invés de

instalados no computador.

.

Cloud computing

Cloud Computing (computação em nuvem) é uma arquitetura de computação que consiste na virtualização de aplicativos, processamento e armazenamento de dados.

www.slideshare.net

arquitetura departicipação

Uma arquitetura de participação valoriza a inovação constante (perpétuo beta) e incentiva a interação de usuários.

O Overmundo é um site colaborativo sobre cultura brasileira. Um sistema de votações define a exibição de destaques do site.

www.overmundo.com.br

continua na parte 2

top related