unidade7 ativ ariane

Post on 06-Jul-2015

472 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A cartografia no Ensino de Geografia e o uso da Tecnologia

 Autor

Ariane Ap. Gutzlaff da Silva Cardoso

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O objetivo geral deste estudo é propor

atividades e sugestões sobre o ensino de cartografia para o ensino fundamental e os objetivos específicos são de conhecer a linguagem cartográfica e diagnosticar situações presentes nas atividades de cartografia.

Pretende-se trabalhar a tecnologia na sala de aula através da análise de imagens de satélite, através de apresentações de slides e disponibilização do projeto e atividades na internet.

DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO Os estudos, em geral, abordam o uso de

mapas e do globo em sala de aula, porém, alguns educadores se preocupam mais com confecções e contornos dos mapas do que com a alfabetização cartográfica.

Através do projeto foram desenvolvidas atividades para trabalhar a cartografia utilizando diferentes recursos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES Atividades desenvolvidas como parte

da alfabetização cartográfica em alunos da 5ª série do Ensino Fundamental:

Atividade 1: Elaborar mapa do trajeto de casa até a escola

Ao iniciar a atividade foi realizado o levantamento dos conhecimentos prévios sobre Cartografia com os seguintes questionamentos aos alunos: O que é um mapa? O que é Cartografia? Você conhece ou já utilizou o mapa da cidade em que mora?

Foto atividade 1:Foto atividade 1:

Atividade 2: Desafio: Criar mapas com diversos Atividade 2: Desafio: Criar mapas com diversos objetos.objetos.A atividade foi proposta na apostila 2 do aluno página A atividade foi proposta na apostila 2 do aluno página 4 e foi aplicada com a sala da 5ª série 3 apenas com 4 e foi aplicada com a sala da 5ª série 3 apenas com algumas adaptações. Os alunos observaram a imagem algumas adaptações. Os alunos observaram a imagem de um mapa criado pelos moradores da ilha Marshall de um mapa criado pelos moradores da ilha Marshall (Figura da apostila do aluno do 2º Bimestre 5ªsérie do (Figura da apostila do aluno do 2º Bimestre 5ªsérie do ensino fundamental do Estado de São Paulo) com ensino fundamental do Estado de São Paulo) com varetas e pedras, após conhecerem a história foram varetas e pedras, após conhecerem a história foram motivados a representar com palitos de madeira, motivados a representar com palitos de madeira, botões, cotonetes, miçangas, o bairro onde moram ou botões, cotonetes, miçangas, o bairro onde moram ou o bairro onde se localiza a escola. A atividade foi o bairro onde se localiza a escola. A atividade foi realizada individualmente e após todos os alunos realizada individualmente e após todos os alunos socializaram os mapas e os colegas tinham que socializaram os mapas e os colegas tinham que identificar o local representado. identificar o local representado. Após a socialização os alunos responderam duas Após a socialização os alunos responderam duas questões sobre a atividade, ressaltando como a questões sobre a atividade, ressaltando como a atividade havia representado o espaço na realidade. atividade havia representado o espaço na realidade.

Foto atividade 2:

Atividade 3: Confecção de globo terrestre

Cada aluno recebeu uma cópia de uma representação da Terra em “gomos”, com o auxilio de um mapa e aula expositiva os alunos pintaram o globo, recortaram e montaram. Durante a atividade os alunos recorreram a habilidades de coordenação motora para recortar e montar o globo além de habilidades artísticas e conhecimentos geométricos. Foi solicitado que reforçassem a linha do Equador e o meridiano de Greenwich.

Fotos atividade 3:Fotos atividade 3:

Considerações FinaisConsiderações FinaisApresentada a proposta de se trabalhar com

o ensino e o aprendizado de cartografia nos níveis básicos da educação tem-se como finalidade o estudo das dificuldades de alunos e professores ao utilizar a linguagem cartográfica.

Com o projeto foi proporcionado a análise e a reflexão acerca de como os materiais didáticos abordam o tema e propor sugestões de atividades e materiais. Após este estudo pode-se reunir material didático de baixo custo e embasamento teórico para a formação de professores e para que a linguagem cartográfica realmente faça parte do cotidiano escolar e não somente em projetos isolados.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, D. R. Cartografia Escolar.. São Paulo: Contexto, 2010. 2 ed

_______________. Do desenho ao mapa.. São Paulo: Contexto, 2009. 4 ed

_______________. Atividades Cartográficas.. São Paulo: Atual editora, 1996. 4ª reimpressão

PASSINI, E; ALMEIDA, D. R. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo: Contexto, 2008 (Repensando o Ensino).

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico.. São Paulo: Cortez, 2002. 22 ed

LE SANN, J. G. Do lápis à internet: reflexões sobre mudanças teórico-metodológicas na elaboração de Atlas escolares municipais. In: Boletim de Geografia, 19 (2) 130-172 (2001).

SCHAFFER, N. O. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. [et . al.]. Porto Alegre: Penso, 2011. 3 ed. rev.

THRALLS, Z. A. O ensino da Geografia. São Paulo Globo, 1965.

MENEZES, L. C. Tecnologias na Educação: quanto e como utilizar. Revista Nova Escola, São Paulo, Março de 2012.

top related