trabalho lev

Post on 11-Jul-2015

239 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO DE FÍSICA (Licenciatura)PRÁTICA DE ENSINO VIII

O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA: ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DOS PROFESSORES COM AS ORIENTAÇÕES

METODOLÓGICAS.

ALUNOS: DIEGO PEREIRA AGUIAR ANDRÉ

PROFESSOR ORIENTADOR:Lev Vertchenko

BELO HORIZONTE, ABRIL DE 2011

• Análise artigo:

“O uso do livro didático de física: Estudo sobre a relação dos professores com as orientações metodológicas”.

Autores:

Tânia Maria F. Braga Garcia

(UFPR/DTPEN E PPGE, bolsista CNPq)

Nilson Marcos Dias Garcia(UTFPR/PPGTE e DAFIS e UFPR/PPGE)

Luis Eduardo Pivovar(UFPR/Licenciatura em Física (PIBIC))

Objetivos:

Analisar as formas pelas quais os professores se apropriamdos manuais didáticos para produção de suas aulas;

Explicar as formas que o conhecimento escolar assume apartir da produção de conhecimento feita pelos professoresem suas aulas, utilizando o manual escolar;

Compreender o significado atribuído pelos professores àsorientações didático-metodológicas apresentadas pelosautores do livro didático.

“... os livros didáticos vêm suscitando um vivo interesse entre ospesquisadores de uns trinta anos para cá”, o que evidencia aexpansão e o fortalecimento de um campo de investigaçãoespecífico ao mesmo tempo em que alerta para asdificuldades inerentes a essa situação, mesmo porque setrata de um objeto caracterizado por ele como “complexo”.

“A produção do conhecimento escolar a ser ensinado nas aulas eaprendido pelos alunos resulta, em grande parte, da relação doprofessor com os livros didáticos, processos esses ainda poucoestudados cientificamente, tanto no Brasil como em outrospaíses, dentro do campo das análises epistemológicas e didáticas.”

Justifica-se a necessidade de ampliar as investigações sobre oslivros didáticos de Física, no sentido de buscar compreender aapropriação que os professores fazem quando produzem seusplanejamentos e desenvolvem suas aulas usando esserecurso, entendido aqui como objeto da cultura escolar que podeser apenas uma referência eventual entre outras, mas podetambém tornar-se o guia principal das ações docentes. Este é oobjetivo da investigação que aqui será relatada, em fase deconclusão, cujo objetivo é estudar as relações que professoresde Física do Ensino Médio estabelecem com o livrodidático, suporte do qual se apropriam em determinadosmomentos do trabalho, com finalidades específicas e de formaarticulada a outros materiais de ensino.

“... é possível e necessário aproximar-se do espaço em que osprofessores produzem o seu trabalho com a intenção decompreender a constituição dos processos pelos quais osmanuais se tornam instrumentos ou guia de ação durante asaulas...” (Freitag, Costa e Motta, 1993).

Análise dos resultados

top related