tcc everson

Post on 31-Jul-2015

16 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Lucas PinheiroWanderson do L. Maximo

Aplicação da Energia Nuclear na Medicina no Tratamento de Radioterapia

Orientador: Everson Carlos

Centro Educacional São Camilo

Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim/ES

Abril/2011

Materiais e Métodos

Para a realização deste trabalho do tipo exploratório, descritivo utilizou-se o método Fenomenológico por meio de pesquisas bibliográficas e em sites da internet no período de Fevereiro a Abril de 2011.

Introdução

O que é Energia Nuclear?

A energia da radioatividade descoberta no passado veio como uma arma potente para auxiliar no tratamento contra o câncer. A energia nuclear é bastante utilizada na medicina

Fontes de radiação Ionizantes

Classifica-se como radiação ionizante aquela constituída de partículas, carregadas ou não, com ou sem massa, capaz de ionizar um meio material através de processos de ionização.

Radiação Artificial

São constituídas de aparelhos elétricos que utilizam eletricidade como fonte de energia para acelerar partículas e de aparelhos não elétricos que são fontes vivas, como por exemplo, cobalto-60.

Elementos Radioativos Artificiais Os mais conhecidos são o cobalto-60 e o césio-137.

Cobalto-60É um metal duro de cor cinza azulada, encontrado de forma estável na natureza. Tem características parecidas com o ferro, podendo ser magnetizado. Sua meia vida é de 5,27 anos e decai em níquel-60.

Césio-137Produto de fissão (divisão do núcleo) tanto do urânio como do plutônio. É um metal macio de cor branca prateada.

Câncer

Células cancerosas competem e eliminam células sadias, sofrem mutações, por isso tem a capacidade surpreendente de se multiplicarem. Para que a célula se torne cancerosa, é necessário que ocorra uma dezena de alterações em seqüências particulares do DNA.

Há dois tipos principais de tratamento para o câncer: teleterapia e braquiterapia.

Radioterapia

Tratamento empregado no combate ao câncer, utiliza a radiação ionizante para destruir células tumorais ou impedir que elas se multipliquem.

O tempo de exposição à radiação durante o tratamento é calculado de acordo com o tamanho do câncer..

Teleterapia

Utiliza-se os aceleradores lineares que são capazes de produzir energia de mais de 1 milhão de elétrons volt.

Na teleterapia a fonte e o aparelho não ficam em contato direto com o paciente, assim a radiação atinge o tumor e todos os tecidos que estiverem a caminho.

Braquiterapia

Utiliza fontes radioativas em íntimo contato com a região a ser tratada. Elementos como rádio, césio, iodo, irídio e cobalto são implantados nos tecidos cancerosos, dentro de recipientes lacrados.

Efeitos Colaterais Durante o Tratamento de Radioterapia

Quando a radiação é aplicada sobre o tecido agride as células em divisão, ocasionando efeitos colaterais. Os efeitos variam de pessoa para pessoa. Dependendo da área irradiada pode ocorrer feridas na boca, queimaduras na pele, dor ao urinar, boca seca entre outros.

Radioterapia em Cachoeiro de Itapemirim

Acelerador Linear do Hospital Evangélico

É constituído de um tubo de gás rarefeito para aceleração de elétrons numa das extremidades e um alvo de tunsgtênio na outra. Os elétrons injetados no tubo são atraídos pelos picos positivos e repelido pelo negativo e assim acelerado em direçao ao alvo para produzir Raio X.

Conclusão

Infelizmente só são divulgadas notícias ruins sobre seu uso, mas não se pode esquecer que a energia nuclear também é uma grande aliada no combate ao câncer.

Conclui-se que o melhor tratamento de radioterapia é por braquiterapia, que utiliza fonte radioativa diretamente sobre o tumor, preservando assim as demais áreas.

“Dentre todas as catástrofes naturais que podem recair sobre nós, a mais desastrosa é conseqüente ao nosso comportamento. Apenas quando conseguirmos controlar a nós mesmos estaremos aptos a vencer o

câncer”. (Dr. Bany Lowitz).

top related