superando o ensino tradicional de história

Post on 22-Jul-2015

6.566 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Prof. Esp. Maiko Cesar Menassa Silva

História Factual – Limita-se à apresentação dos fatos

históricos, sem interferência do professor. Existe uma busca pela neutralidade por parte dos docentes. Foi amplamente divulgada pela escola positivista.

Memorização – Os alunos são condicionados a memorizar o

conteúdo aprendido durante o ensino da História. Aspectos factuais e cronológicos são memorizados pelos alunos, sem abstrações e pensamentos críticos.

Transmissão do Saber Histórico – O saber é

sistematizado. Limita-se a transmissão do conhecimento pronto, visando uma avaliação mecânica do conhecimento assimilado

História Conceitual – Aspectos conceituais são valorizados.

O professor faz sucessivas inferências aos textos analisados. Há uma tentativa de compreender o funcionamento do processo histórico através da interpretação da História factual.

Raciocínio – O aluno é condicionado a refletir sobre as

informações apresentadas, buscando compreender possíveis relações entre os fatos históricos. O objetivo é despertar a criticidade do aluno, levando-o a abstrair sobre os conhecimentos assimilados.

Produção do Saber Histórico – Neste aspecto, leva-se em

consideração o conhecimento prévio do alunado. Com a orientação do professor, a sala de aula passa a ser local de produção de conhecimento histórico.

História Factual X História Conceitual

Memorização X Raciocínio

Transmissão do Saber X Produção do Saber

Toda história é factual, pois trata-se de uma sucessão de fatos. Entretanto, a História deve ser interpretada e compreendida. Assim, aspectos conceituais e factuais devem ser trabalhados em conjunto pelos professores em sala de aula.

Raciocinar sobre o conhecimento histórico é imprescindível para a construção da cidadania. Entretanto, deve-se raciocinar sobre um conhecimento assimilado através de uma memorização global dos fatos e conceitos aprendidos.

Do ensino fundamental até o superior, existe um processo crescente para a produção do saber e um decrescente para a transmissão do saber histórico. Portanto, são aspectos inseparáveis que se complementam ao longo do processo de desenvolvimento do aluno.

ALCÂNTARA, Alzira Batalha. O Ensino de História Tradicional: Um Muro Já Transposto? Niterói: Faculdade de Educação da UFF, 1995.

CARR, E. H. Que é História? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

CABRINI, Conceição et alii. O Ensino de História - Revisão Urgente. 2a. edição. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

top related