slide de informática e metodologia

Post on 19-Jan-2017

63 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

2016

A ciência como forma de conhecimento

Tema

FarleyGerson Batista de Lima

Informática e Educação l

2° Período – NoiteEducação Física Licenciatura

A ciência como forma de conhecimento

2016

A Ciência Como Forma De Conhecimento

Qual o papel da escola na implementação dessa nova sociedade apoiada pelas tecnologias da informação e comunição na produção do conhecimento e que necessita de pessoas que precisam aprender algo ao longo da vida?

Na década de 80 começam a surgir os fenômenos da sociedade da informação.

Através da revolução tecnológica

Os avanços na tecnologia da informação (informática e telecomunicação)

Novo Paradigma

• A informação é a sua matéria-prima • Capacidade de penetração dos

efeitos das novas tecnologias• Lógica de redes

• Flexibilidade

• Convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado

Democratização do saber

• Fez emergir novos espaços para a busca e o compartilhar de informações

Sociedade do Conhecimento

• O conhecimento é livre a todos

• Ferramentas que facilitam a produção e expansão do conhecimento

O Que Caracteriza a Revolução Tecnológica

Entender de que forma contribui para a democratização do conhecimento

Encarar o desafio visando a aprendizagem significativa no que o sujeito já conhece

A libertação do intelecto

SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM

•A sociedade do conhecimento é uma sociedade da aprendizagem.

•Nova ordem social.

•A escola é responsável no desenvolvimento.

Desafio – Se trata de situações até então não vivenciadas pelo aprendente que vai impulsioná-lo a buscar formas diferenciadas de conceber e construir o conhecimento.

Significado – Hoje em dia a aprendizagem tem que vir de encontro aos anseios e necessidades dos alunos, para que, a cada nova associação de conteúdos às suas estruturas cognitivas, possa haver um ganho significado para eles, a partir da relação que estabelece com os seus conhecimentos prévios, evitando assim, uma aprendizagem mecânica.

Integração – Em linhas gerais, podemos caracterizar este elemento como sendo um processo de apropriação e elaboração de caráter pessoal, que pode ser traduzido como sendo o momento em que se constrói ordem e estrutura na relação entre o aprendente e o mundo vivido, através de um quadro mais flexível e de significação pessoal.

Contexto relacional – O processo de desenvolvimento da aprendizagem envolve elementos emocionais e cognitivos de desconforto gerados pelo confronto com a incerteza, a dúvida e o questionamento pessoal.

SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM

Sustentados nos estudos de Fabela (2005), podemos dizer que na sociedade da aprendizagem, há um envolvimento maior dos indivíduos em investir na sua própria aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de seu projeto pessoal e da sua cidadania. Tanto, o sujeito que aprende lança mão dos mais variados recursos disponibilizados pelas TIC, buscando melhorar o seu desempenho pessoal e profissional através de redes de suporte e de apoio, visando a busca da sua excelência pessoal através de uma formação contínua e ao longo de toda a vida.

SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA A ESCOLA

Qual o papel da escola - local de eleição e, durante séculos, único para se ensinar e aprender - na implementação dessa nova sociedade fortemente apoiada nas tecnologias da informação e comunicação, na produção do conhecimento e que precisa de trabalhadores capazes de continuar a aprender ao longo da vida?

Gestão Metacognitiva

•Os autores explicam que é um dos mais importantes contributos que podem oferecer para preparar os alunos à encarar os desafios da TIC, onde desenvolvem as capacidades de variadas competências para aquisição de informação, para a interpretação da informação, análise da informação, compreensão da informação e comunicação da informação. O desafio dos agentes escolares é o de ensinar a gerir o conhecimento.

•A Ressignificação da forma docente de ensinar e aprender se dá através da interação e da comunicação didática estabelecida entre os alunos onde a apropriação de novas formas de aprender e se relacionar com o conhecimento permite a melhora gradativa do pensamento critico e reflexivo, em que a escola encara essa realidade e busca mudar seus métodos e técnicas de ensino buscando preparar seus estudantes e ensina-los, a saber, relacionar-se o com conhecimento.

O uso das TIC vem mudando ao logo da vida e criando novas estratégias e novos métodos de comunicação, veiculando a necessidade de aprendizagem social e tecnológica de forma natural, podendo chamar nossa sociedade de sociedade de aprendizagem. Devido a velocidade que as TIC mudam é preciso refletir sobre os objetivos e a função social da escola.

Fazer do uso da tecnologia da informação como parceiras do processo de construção do saber e pela formação de professores seria o grande aliado propicio ao surgimento de novos espaços para partilhar conhecimentos, por outro lado somente o uso das tecnologias em contexto educativo por si só não vai resolver todos os problemas da educação.

O professor diante desse novo processo de ensino e aprendizagem deverá estar preparado a agir nesse novo cenário sendo capaz de resinificar a aprendizagem e estimular a produção.

ConclusãoO professor diante desse novo processo de ensino e aprendizagem deverá estar preparado a agir nesse novo cenário sendo capaz de resinificar a aprendizagem e estimular a produção. Através disso, a educação atingira o seu patamar promotor de desenvolvimento integral dos estudantes num contexto social, tanto para educar crianças, jovens e adultos.

REFERÊNCIAS

Coutinho, Clara; Lisbôa, Eliane. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. São Paulo: Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011 , p. 5 - 22 .

top related