slide de ciencias sociais[1]

Post on 26-Jan-2015

107 Views

Category:

Design

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Projeto Interdisciplinar

TRANSCRIPT

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCAS SOCIAIS 2011

A massificação pelo uso de tecnologias e o papel das ciências sociais

Alunas:

Jane Santiago da Fonseca

Luciana Cristina Silva Goulart

Sueli de Paula Laranja dos Santos

Reflexões Acreditamos que as ciências sociais tem papel de

extrema importância na construção da cidadania e inclusão no uso das tecnologias, porém está inserida em um processo que segundo Libâneo se dá pela reflexão da função da escola.

Que desafios temos pela frente? Como conduziremos o ensino de História e Geografia frente a esses desafios?

   

Desafios

``...e hoje ensinar significa ajudar os alunos a desenvolverem as suas capacidades intelectuais, a sua capacidade reflexiva, em face da influência forte das mídias,especialmente a televisão, e em face de todo um conjunto de problemas sociais,....´´

Libâneo

Na escola: observando a turma

A observação se deu na Escola Municipal Ana Nery, localizada no bairro Doutor Laureano, no município de Duque de Caxias.

Observamos os alunos da educação infantil , idade de cinco anos ,estudantes do turno da manhã(7h às 11h).A turma é composta por 20 alunos.

Os alunos moram em comunidades próximas a escola e são desprovidos de necessidades básicas, oriundos de famílias pobres.

Uso de recursos tecnológicos próprios Observamos as crianças durante uma semana e

constatamos que não usaram nenhum recurso tecnológico próprio, mas relataram o acesso  a telefonia fixa e móvel, uso de aparelhos de tv, rádio, dvd. Esse levantamento foi realizado nas rodas de conversa através de perguntas específicas.

Nenhum dos alunos tem computador em casa ou frequentam lan house.

Relataram o uso de alguns recursos tecnológicos em igrejas.

Uso de tecnologias na escola

A escola tem um laboratório de informática que atende os alunos de quarto e quinto ano, precariamente, pois necessita de professores qualificados .

Os alunos da Educação Infantil não tem prioridade,porém todos tem acesso a tv, rádio e dvd na sala de leitura.

Conclusões

A observação da turma fez-nos buscar o significado de tecnologia:

Para Gonçalves Lima (1994) a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa.

Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado)

Os recursos tecnológicos podem ser usados para educar, interagir,contribuir para o aprendizado e conhecimento das crianças em um mundo de constantes mudanças.

O professor deve ser mediador,ajudando os alunos a pensar,aguçando sua curiosidade sobre o passado para compreensão de seu presente.

VídeoO vídeo a seguir mostra como a tecnologia

pode ser usada como ferramenta favorecedora no processo de aprendizagem através da exploração levando os alunos a fazerem descobertas e sentirem-se mais incentivados no estudo das disciplinas.

http://www.youtube.com/watch?v=vpnioWGrq60&feature=player_detailpage

`` O objetivo da educação não é ensinar coisas porque as coisas estão na internet, estão por todos os lugares,estão nos livros.É ensinar a pensar. Criar na criança a curiosidade.´´

Rubem Alves

Referências Bibliográficas http://www.youtube.com/watch?v=6kk__FXVwC0

http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU&feature=related

http://www.rieoei.org/deloslectores/2400Vieira.pdfhttp://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13934/7837

http://www.youtube.com/watch?v=vpnioWGrq60&amp

MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994

top related