sistemas produtivos capitalistas. ao longo do século xx, a necessidade de aumento da produção e...

Post on 07-Apr-2016

216 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sistemas Produtivos Capitalistas

Ao longo do século XX, a necessidade de aumento da produção e de redução de custos dos processos industriais fez surgir novas formas de organização do trabalho nas fábricas, que visavam à sistematização e racionalização desses processos. Os modelos produtivos desenvolvidos a partir dessas premissas foram designados de taylorismo, fordismo e toyotismo.

FordismoProcesso industrial onde há produção em série, linhas de montagens, cada operário realiza uma tarefa específica, produção em massa. As fábricas ocupavam grandes áreas que exigiam um complexo sistema de controle.

Henry Ford

TaylorismoSistemas técnicos que objetivam a otimização do emprego da mão-de-obra de modo a aumentar a racionalização do movimento e evitar a ociosidade e a morosidade operária.

Frederick Winslow Taylor

ToyotismoTambém um processo industrial, agora regulado por tarefas diárias, utilização de pequeno estoque, altos índices de terceirização. O espaço industrial é descentralizado, as peças são entregues diariamente e o controle sobre todo processo é mais dinâmico e simplificado.

Taiichi Ohno

Fordlândiawww.youtube.com/watch?v=rNdzPjufvRo

Publicidade Reason why (convencimento racional)www.youtube.com/watch?v=WM4XLaiZY7E

Scare copies (histórias apavorantes)www.youtube.com/watch?v=3prEuX2sh3I

Testemonials (testemunhos)www.youtube.com/watch?v=htqOyrwzGwQ

top related