sistemas de impressão

Post on 03-Jan-2016

7 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Curso AutoCAD 2006

Bruno Gomes de Souza

Sistema de Impressão MODEL

Este modo de impressão consiste na configuração de toda a parte de escala do projeto utilizando a mesma tela de desenho (Model).

Prós:- Prático quando se deseja fazer uma impressão rápida, utilizando uma escala ou ate mesmo sem escala.- Mais popular nos escritórios de arquitetura por isso tem mais aceitação.- Mais fácil para organizar os projetos dentro da prancha.

Contras:- Projetos com mais de uma escala na mesma prancha tem que ser aplicados uma serie de comandos que não o deixam nada prático.- Para cotar detalhes que foram escalados, também necessita de configurações extras, deixando assim, o projeto mais vulnerável a erros.- Projetos ainda em andamento, onde ira ser feita modificações constantes em detalhes, cotas, exige bastante prática para se utilizar comandos como Scale e Configurações de Cotas.

Escalando a Prancha:

- Com o desenho já pronto, deve-se inserir a prancha em tamanho real (A4, A3, etc.). Nela será aplicada a escala do projeto utilizando o Comando Scale (Scale => Selecionar a prancha <<ENTER>> Clicar em um ponto base na prancha => digitar o valor da escala do projeto; exemplo <<50>> (para escala 1/50).

- Mover o desenho para dentro da prancha.

Configurando o Page Setup Manager:

Clique com o botão direito do mouse em Model (do lado da aba Layout). E selecione Page Setup Manager => Modify.

- Selecione o modelo da impressora desejada e o formato do Papel.

- Para selecionar o que na tela vai ser impresso, ou seja, a prancha desejada selecione na opção Plot Area => Window (o comando vai automaticamente para a área de trabalho, selecione 2 pontos, de modo a formar um retângulo sobre a área de impressão desejada).

- Na opção Plot Scale é onde finalmente é aplicada escala no projeto. A escala deve ser colocada nos 2 espaços de baixo. Para escala 1/25 ficaria da seguinte forma: 10mm = 25units.

Obs.: Vale ressaltar que no espaço de cima deve ser digitado sempre 10, pois a unidade de referencia que é mostrada na frente é milímetros, o valor 10 irá representar 1 centímetro, unidade utilizada normalmente em projetos.

Curso AutoCAD 2006

Bruno Gomes de Souza

- Para finalizar deve ser selecionado o algum Plot Style Table, que nada mais é do que suas configurações de espessuras.

Caso abra algum projeto de outra pessoa, e queria imprimi-lo, você poderá criar um no Plot Style de acordo com a tabela de espessura que ele passar, ou então selecionar a opção Monocrhome.

Escalando Detalhes

Quando se utilizar algum detalhe de projeto, ou ate mesmo alguma vista em escala diferente da prancha, esse deve ser escalado.

Após o desenho pronto, deve ser feito o seguinte procedimento:

Comando Scale => Selecionar o detalhe <<ENTER>> Selecionar um ponto base => Digitar R para acessar a opção Reference => 1ª digite o valor da escala do detalhe (Ex.: escala 1/5, digite 5) <<ENTER>> 2º a escala da prancha (Ex.: 1/25, digite 25) <<ENTER>>.

Agora seu detalhe está pronto para ser colocado dentro da prancha.

Cotando Detalhes

Ao escalar um detalhe, todas suas dimensões antes reais, agora passam a ter outros valores, por exemplo, ante sua parede feita com uma dimensão 15, após ser escalado passara a ter outro valor, por isso na hora de cotar desenhos que foram escalados deve seguir este procedimento:

Digite DIMLFAC (este comando irá mudar o valor mostrado ao cotar o detalhe) => Dentro do comando deve-se digitar um valor, que será o resultado da divisão da escala de detalhe pela escala da prancha. (Ex.: Detalhe: 1/5, Prancha: 1/25 => 5/25 = 0,2).

Após digitar o valor no comando, todas as cotas feitas irão sair escaladas. Assim ao cotar o detalhe, os valores vão ser referentes ao seu tamanho antes de ser escalado.

Obs.: Após terminar de cotar os detalhes necessários, deve-se voltar ao Comando DIMLFAC e digitar 1. Para voltar ao normal os valores mostrados ao cotar.

Curso AutoCAD 2006

Bruno Gomes de Souza

Sistema de Impressão LAYOUT

Este modo de impressão consiste na configuração de toda a parte de escala do projeto utilizando uma área específica para este procedimento, chamada LAYOUT.

Prós:- Quando se tem varias escalas em uma única prancha, este modo se torna prático pois os detalhes aqui não são mais escalados, são utilizados sempre em tamanho real.- Área de trabalho mais limpa, pois toda a configuração de pranchas é feita e outra janela.- Projetos ainda em desenvolvimento, é mais facilmente modificado sem a necessidade de usar comandos como DIMLFAC e Scale.

Contras:- Exige mais treino para se adaptar a questão das Viewports.- Menos usado em escritórios e plotadoras.- Para uma impressão mais rápida de uma prancha sem detalhes, é mais demorado se configurar do que no model.

Configurando o Page Setup Manager:

- O primeiro passo para utilizar o Layout é configurar o Page Setup, clique com o botão Esquerdo, e depois com o direito na aba Layout (ao lado de Model).

- Selecione o modelo da impressora desejada e o formato do Papel.

- Na opção Plot Area selecione Layout (não mais a opção Window).

- Diferente do Model, na opção Plot Scale, será com referencia a sua unidade de medida, independente da escala de prancha. Normalmente todos os projetos de arquitetura e interiores são realizados em centímetros, assim a configuração seria a seguinte: 10mm => 1unit [ou seja, 1cm (10mm) representa 1 unidade do AutoCAD neste projeto]. Caso seu projeto esteja em metros: 1000mm=> 1unit.

- Para finalizar deve ser selecionado algum Plot Style Table, que nada mais é do que suas configurações de espessuras. Funcionando da mesma maneira que no Sistema de Impressão Model.

Caso abra algum projeto de outra pessoa, e queria imprimi-lo, você poderá criar um no Plot Style de acordo com a tabela de espessura que ele passar, ou então selecionar a opção Monocrhome.

Curso AutoCAD 2006

Bruno Gomes de Souza

Criando Viewports:

As Viewports são “janelas” de visualização para todo que está desenhado no model, vale ressaltar que não são cópias dos desenhos, mas sim eles próprios, qualquer modificação realizada a qualquer momento na sua área de trabalho do model, é automaticamente alterada dentro de todas as viewports criadas.

- Primeiro deve-se acionar a barra de ferramentas Viewports (Clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer ícone na tela, La listagem que aparece selecione Viewports).

- Na barra de ferramenta que se abre, selecione o ícone Single Viewports (segundo ícone). Assim, defina na tela a dimensão desejada da sua “janela” clicando em 2 pontos, formando um retângulo.

- Automaticamente os desenhos do model vão aparecer.

Configurando Viewports:

Utilizando a opção PAPER/MODEL que se localiza junto aos ícones de Auxílio ao Desenho (no final da barra do ORTHO, OSNAP, etc.), se consegue configurar sua viewport. É imprescindível reconhecer a diferença entre Paper e Model.

- PAPER: podemos editar tudo que for referente ao “papel”, podendo assim redimensionar a viewport, mover, deletar e criar outras. O modo de zoom por exemplo é aplicado no papel com um todo.

- MODEL: trabalha dentro da viewport somente, ou seja, é como se realmente estivéssemos na nossa “área preta” de trabalho. Assim o zoom aplicado não será mais no papel como antes, mas sim dentro da viewport selecionada.

Ao clicar em cima de PAPER automaticamente ele muda para MODEL, e podem ser alternados repetidamente.

Escalando as Viewports:

No modo Layout a escala é aplicada na própria Viewport, realizada em forma de Zoom, por isso dispensa a necessidade de escalar realmente um projeto ou um detalhe. Por mais que aplique escalas nas viewports, quanto você retornar na sua área de trabalho, seus desenhos continuam intactos.

Curso AutoCAD 2006

Bruno Gomes de Souza

A escala pode ser feita estando em qualquer um dos modos PAPER/MODEL. Basta selecionar a Viewport desejada e na sua própria barra de ferramenta selecionar na ultima opção a escala desejada na listagem que aparece, caso na tenha, pode ser digitada: 1/75, por exemplo.

Obs.: caso você esteja na opção MODEL (referente ao PAPER/MODEL), deve se tomar cuidado com o zoom, pois após selecionar a escala desejada, o movimento do zoom irá tirar a escala aplicada, assim novamente deve ser colocada.

A opção PAPER possibilita “travar” o zoom aplicado (a escala no caso) a viewport de modo não ter o risco de perder a escala.

Linhas das Viewports Invisíveis:

As linhas das viewports devem ser “escondidas” para não saírem na impressão, para isso basta selecioná-las (com a opção PAPER acionada) e as colocar dentro do Layer Defpoints; todos os objetos que estiverem dentro desse layer não será impresso. Este é um layer padrão do CAD, presente em todos seus arquivos.

Além de não imprimir as linhas de contorno das Viewports também é possível não visualizá-las na tela, para isso deixe o layer Defpoint invisível (Apagando o ícone da Lampada ou do Sol – Freeze)

Inserindo a Prancha:

Para inserir a prancha deve estar no modo PAPER. A prancha pode ser inserida ou através de forma de bloco (comando Insert Block) ou copiando de um arquivo depois colando (CTRL + C / CTRL + V).

As pranchas aqui são inseridas todas em seu tamanho real, sem a necessidade de serem escaladas.

Criando e Renomeando os Layers:

Cada Layer irá conter uma única prancha, assim, podem ser criado vários layers para um projeto.

- Clique com o botão direito do mouse em Layout1 => Move or Copy => Na janela que se abre, marque a opção abaixo “Create a Copy”.

- Outro Layout é criado com o mesmo padrão de configuração do primeiro, assim, a configuração do Page setup e a prancha são mantidas, tendo que somente reposicionar as viewports de acordo com o projeto.

- Para renomear os Layouts, clique com o botão direito em Layout1 => Rename => Digito o nome desejado; Assim a organização se torna mais fácil, podendo já localizar uma prancha pelo nome.

top related