tp01 - sistemas de impressão 20151‡Ão grÁfica... · disc. produção gráfica 2015/1 ufscpg...

2
01 Curso de Design 51 Disc. Produção Gráfica 201 / UFSC P G São vários os sistemas de impressão para peças gráficas atual- mente disponíveis. Como era de se esperar, cada um deles tem características próprias que o torna mais adequado para certa si- tuação e inadequado para outras. As variações de tiragem, materiais (suportes), tipos de gravação, efeitos gráficos, tipos de superfícies, dentre outras, determinam a viabilidade de uso de um sistema de impressão. O cartão (01) ao lado, por exemplo, está impresso em duas cores “chapadas” em baixo-relevo (ou seja: cau- sando sulcos no material- base) e uma impressão sem cor, apenas gerando textura em baixo-relevo no cartão. Já uma embalagem de picolé (02) como a exibida abaixo, além de ser impressa aos milhares, utiliza material-base adequado pa- ra contato com umidade e refrigeração. Por ser uma embalagem de consumo de produto alimentício, precisa ter boa aparencia e ser altamente convidativa ao consu- mo, o que determina o forte uso de cores aplicado a imagens. O sistema de empacotamento automatizado exige que a emba- lagem (blister) esteja disponibilizada em bobinas. As sacolas de papel kraft da Oxiteno (03A) e as pastas de tecido da Continental (03B) apresentam outras características determi- nantes em relação à impressão: são feitas com materiais pouco “amigáveis” devido às suas texturas e, no caso da Oxiteno e da Continental, temos as impressões com cores mais claras que as dos materiais de base. Provavelmente, as tiragens dessas emba- lagens não são muito grandes, o que permite uso de sistema de impressão semi-artesanal ou pouco mecanizado. Quando as peças gráficas se tor- nam gigantescas como no ban- ner de vendas (04A) ou não- planas como no veículo da TokSuper (04B) é preciso buscar sistema de impressão específico, que além de ser compatível com as dimensões dessas peças, consiga imprimir sobre lona plástica e também sobre plásti- co adesivo, sem dúvida, ambos em bobinas. E com aplicação de cores de boa qualidade. Retornando a peças gráficas de menores dimensões, que podem ser manuseadas, como a revista design Indaba (05A), o livro so- bre Igrejas no RJ (05B) ou um catálogo de cadeiras (05C) o sis- tema de impressão certamente será outro. Estas publicações têm também em comum a necessidade de exibir imagens com excelente padrão de fidelidade e de qualidade cromática em mé- dias e grandes tiragens. Se tivermos aproximadamente esse mesmo nível de exigencia de qualidade gráfica em peças gráficas que precisam ser perso- nalizadas, ou seja, que contenham, por exemplo, o nome do destinatário também impresso como neste folder da Scania (06), temos que recorrer a outro sistema de impressão, já que, di- ferentemente das publicações acima apresentadas, neste caso pa- ra cada peça impressa teremos uma nova “matriz” com um no- me diferente. O nome é impressão com dados variáveis. Trabalho Prático 01 - Pesquisa sobre Sistemas de Impressão

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TP01 - Sistemas de Impressão 20151‡ÃO GRÁFICA... · Disc. Produção Gráfica 2015/1 UFSCPG São vários os sistemas de impressão para peças gráficas atual-mente disponíveis

01

Curso de Design 5 1Disc. Produção Gráfica 201 /

UFSCPGSão vários os sistemas de impressão para peças gráficas atual-mente disponíveis. Como era de se esperar, cada um deles tem características próprias que o torna mais adequado para certa si-tuação e inadequado para outras.

As variações de tiragem, materiais (suportes), tipos de gravação, efeitos gráficos, tipos de superfícies, dentre outras, determinam a viabilidade de uso de um sistema de impressão.

O cartão (01) ao lado, por exemplo, está impresso em duas cores “chapadas” em baixo-relevo (ou seja: cau-sando sulcos no material-base) e uma impressão sem cor, apenas gerando textura em baixo-relevo no cartão.

Já uma embalagem de picolé (02) como a exibida abaixo, além de ser impressa aos milhares, utiliza material-base adequado pa-ra contato com umidade e refrigeração.

Por ser uma embalagem de consumo de produto alimentício, precisa ter boa aparencia e ser altamente convidativa ao consu-mo, o que determina o forte uso de cores aplicado a imagens. O sistema de empacotamento automatizado exige que a emba-lagem (blister) esteja disponibilizada em bobinas.

As sacolas de papel kraft da Oxiteno (03A) e as pastas de tecido da Continental (03B) apresentam outras características determi-nantes em relação à impressão: são feitas com materiais pouco “amigáveis” devido às suas texturas e, no caso da Oxiteno e da Continental, temos as impressões com cores mais claras que as dos materiais de base. Provavelmente, as tiragens dessas emba-lagens não são muito grandes, o que permite uso de sistema de impressão semi-artesanal ou pouco mecanizado.

Quando as peças gráficas se tor-nam gigantescas como no ban-ner de vendas (04A) ou não-planas como no veículo da TokSuper (04B) é preciso buscar sistema de impressão específico, que além de ser compatível com as dimensões dessas peças, consiga imprimir sobre lona plástica e também sobre plásti-co adesivo, sem dúvida, ambos em bobinas. E com aplicação de cores de boa qualidade.

Retornando a peças gráficas de menores dimensões, que podem ser manuseadas, como a revista design Indaba (05A), o livro so-bre Igrejas no RJ (05B) ou um catálogo de cadeiras (05C) o sis-tema de impressão certamente será outro. Estas publicações têm também em comum a necessidade de exibir imagens com excelente padrão de fidelidade e de qualidade cromática em mé-dias e grandes tiragens.

Se tivermos aproximadamente esse mesmo nível de exigencia de qualidade gráfica em peças gráficas que precisam ser perso-nalizadas, ou seja, que contenham, por exemplo, o nome do destinatário também impresso como neste folder da Scania (06), temos que recorrer a outro sistema de impressão, já que, di-ferentemente das publicações acima apresentadas, neste caso pa-ra cada peça impressa teremos uma nova “matriz” com um no-me diferente. O nome é impressão com dados variáveis.

Trabalho Prático 01 - Pesquisa sobre Sistemas de Impressão

Page 2: TP01 - Sistemas de Impressão 20151‡ÃO GRÁFICA... · Disc. Produção Gráfica 2015/1 UFSCPG São vários os sistemas de impressão para peças gráficas atual-mente disponíveis

02

Objetos e peças gráficas com superfícies não-planas como a bola de golfe ao lado (7) demandam sistema de impressão apa-rentemente complexo, mas que, na reali-dade, se assemelha a um carimbo.

A questão principal neste tipo de situação é se conseguir que a matriz de impressão tenha suficiente flexibilidade para se ade-quar à superfície do “produto”.

Temos, então, sete sistemas de impressão diferentes, cada um de-les adequado a uma situação.

Na verdade, há muitos outros. O que fizemos foi concentrar es-te trabalho prático nos sistemas de impressão com os quais ma-is provavelmente voces terão que lidar em sua vida profissio-nal.

O objetivo deste trabalho prático é a identificação das caracte-rísticas de cada um desses sistemas de impressão e a compreen-são de sua adequação a cada situação/tipo de peça gráfica.

O conteúdo do trabalho é o seguinte:

1. A partir das informações sobre cada peça gráfica (de 01 a 07), identificar qual é o (nome do) sistema de impressão mais adequado para cada uma delas.

2. Para cada um destes sistemas, obter:

! Esquema gráfico que mostre como funciona o sistema de impressão e os passos a serem seguidos para sua realização. Algo como:

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

! Os (principais) materiais-base que podem ser nele utiliza-dos

! Para que dimensões de tiragem (número de exemplares) ele é viável técnica e economicamente (ao menos uma referencia quantitativa)

! Para que tipos de produtos gráficos ele é adequado (princi-pais)

! Quais são seus pontos fortes

! Quais são seus pontos fracos

! E, finalmente, imagens das máquinas e/ou equipamentos que são usados para geração das matrizes e para impressão.

3. Diagramar e editorar uma lamina A4 para cada sistema de impressão contendo os dados e imagens obtidos. Um exemplo:

CONTEÚDO DO TRABALHO A ENTREGAR:

! As laminas deverão ser impressas em impressão digital a co-2res sobre cartão de 120 ou 150g/m .

! Cada uma das laminas deverá conter o nome do(a) autor(a) já incluído na diagramação.

! As 7 laminas deverão estar reunidas em um só volume, seja pelo uso de espiral, wire-o, encadernação ou qualquer outro ti-po de acabamento de publicação (no mínimo, grampo).

ENTREGA:

Este TP01 deverá ser entregue no início da aula do dia 16/3, se-gunda-feira (excepcionalmente, já que acertamos que as entre-gas devem ser feitas no início da aula seguinte,), para que, antes de iniciarmos o bloco teórico da aula, possamos verificar as di-ficuldades e dúvidas, além de discutirmos os resultados deste trabalho prático.

Por este motivo, somente será aceita a entrega do trabalho até as 10:20h. Não serão aceitos posteriormente nem pessoalmente e, menos ainda, se colocados em escaninho.

É importante observar que a não-entrega do trabalho trará con-sequencias no somatório dos pontos para a composição da no-ta final da disciplina, como foi explicado em aula. Como serão vários trabalhos, a não-entrega de somente um deles pouco re-presenta nesta apuração. Já de vários, poderá vir a comprome-ter o resultado final.