sistema de segurançajornalimpressobrasil.com.br/assets/ed103.pdf · mp passa a apurar supostas...

Post on 17-Nov-2018

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Ministério Público apuracrime de nepotismo naPrefeitura de Sta. Isabel

Sistema de Segurançaem Arujá está cada

vez mais problemático

Ex-prefeito de Ferraz,Filló, é preso pelo Gaeco,suspeito de falsificação

MP passa a apurar supostas irregularidades nagestão da prefeita Fábia Porto Rossetti. PÁGINA 5

Prefeito se reuniu com o delegado Seccional deGuarulhos e o titular da pasta em Arujá. PÁGINA 4

O ex-prefeito, Acir Filló, foi preso na manhã dequinta (27) pelo Gaeco, suspeito de crime. PÁGINA 8

FO

TO

: A

SS

. IM

PR

EN

SA

PM

A

FO

TO

:DA

VID

P

ET

HE

RS

ON

FO

TO

:DA

VID

P

ET

HE

RS

ON

Dia do Trabalho: Alto Tietê mostratímida reação no nível de emprego

INDENIZAÇÃOA Igreja Universal do

Reino de Deus (IURD)será obrigada a indeni-zar em R$ 10 mil, Mariade Lourdes Souza de Oli-veira, que tinha 86 anosquando fraturou o fêmurdurante uma cerimôniareligiosa, ocorrida emfevereiro de 2013. O re-sultado do processo foideterminado pela juízaMariana HortaGreenhalgh, no dia 29 demarço, na 6ª Vara Cívelde Osasco. O incidenteocorreu no templo dobairro Jardim Baronesa,durante culto de liberta-ção de demônios.

DESCRENTESPrestes a completar

500 anos, a Reforma Pro-testante iniciada pelo ale-mão Martinho Lutero,ajudou a moldar a histó-ria do Ocidente. Contu-do, a exemplo do queocorre na maioria dospaíses europeus, o cris-tianismo está em quedalivre. Grande parte dodeclínio deve-se à teolo-gia liberal, divulgada hámais de um século eque relativizou os

Tudo coopera para o bem daquelesque amam a Deus. Pense nisso!

ensinamentos bíblicos,trocando os mandamen-tos divinos por “dicas decomo se viver melhor”.LONGEVIDADE

A jamaicana VioletMoss Brown, que com-pletou 117 anos no dia10 de março, assumiu oposto de pessoa maisvelha do mundo, após arecente morte da italia-na Emma Morano. A se-nhora Brown revela quefoi batizada em umaigreja batista aos 13 anose dedicou toda a sua vidaa Jesus. A família contaque ela constantementeafirma que o segredo desua longevidade é viversegundo a Palavra deDeus.

PREGAÇÃONova pesquisa do

Instituto Gallup revelaque as pessoas que fre-quentam os cultos estãoprocurando pregaçãocentrada na Bíblia. Ospesquisadores descobri-ram que 82% dos evan-gélicos e 76% dos cris-tãos em geral conside-ram sermões com liçõesbíblicas o fator mais im-portante das reuniões.Cerca de 80% dos evan-gélicos e 75% dos cris-tãos em geral, valori-zam mais sermões queconectam a fé à suavida cotidiana.

Muitas pessoasao folhear aspáginas des-

te jornal podem estar sedeparando com situa-ções conflitantes e queaté parecem ser levan-tadas para o seu própriomal, mas talvez essamomentânea tribulaçãosirva para você ser aindamais forte em Jesus. Afi-nal de contas, tudo quetens passado está coope-rando para o seu bem.Confira o que o texto deRomanos 8:28, na BíbliaSagrada, diz: “E sabemosque todas as coisas con-tribuem juntamente parao bem daqueles queamam a Deus, daquelesque são chamados porseu decreto”. Então, fiquefirme e prossiga para oalvo que é Cristo e a sal-vação de nossas almas,porque prestaremos con-ta de tudo que fizermosna terra. Não olhe para opassado, apenas andepara frente, segundo ospreceitos cristãos, porqueesse posicionamento nosfaz achegar mais ao Todo-Poderoso.

Nos dias atuais, o quetem acontecido é o se-guinte: as pessoas, demaneira geral, têm abre-viado o tempo, não que-rem esperar em Deus epor isso acabam cometen-do erros graves que car-

regam para a vida toda.Na Epístola Universal

de Tiago, no capítulo 1 eversículos de 2 a 5, hámenção sobre as prova-ções que forjam o nossocaráter e a confiança nasupremacia do Senhor.“Meus irmãos, tendegrande gozo quandocairdes em várias tenta-ções, sabendo que a pro-va da vossa fé obra apaciência. Tenha, porém,a paciência a sua obraperfeita, para que sejaisperfeitos e completos,sem faltar em coisa algu-ma. E, se alguém de vóstem falta de sabedoria,peça-a a Deus, que a to-dos dá liberalmente e onão lança em rosto, eser-lhe-á dada”.

Espere a hora do Cria-dor, que dará tudo certo emsua existência.

Deus está contigo emqualquer tempestade:Ele vela por ti sempre

Na próxima segunda-feira, dia 1º deMaio, comemora-

se o Dia internacional do Tra-balho e depois de demissõesconsecutivas na região, onível de emprego industrialna Diretoria Alto Tietê doCentro das Indústrias do Es-tado de São Paulo (CIESP),apresentou ligeira recupera-ção no mês de março des-te ano. A variação ficou em0,09%, o que significou au-mento de aproximadamen-te 50 postos de trabalho equebrou a sequência de de-missões nas empresas insta-ladas nas cidades de BiritibaMirim, Ferraz, Guararema,Itaquá, Mogi das Cruzes,Poá, Salesópolis e Suzano.

No Estado, a variação foide 0,45%. Apesar do resul-tado favorável de março, onível de emprego industrialacumulado no ano perma-nece negativo em -0,76%,uma redução de 450 pos-tos de trabalho nestas oitocidades que compreendemo Alto Tietê. Nos últimos 12meses, o acumulado é de -

5,39%, representando umaqueda que soma cerca de3.300 empregos. Já o nú-mero de empregados nosetor é de 68.331, o quecorresponde a 25,87%.Vale lembrar que os dadoscompilados são de 2015,portanto, não computam aretração ocorrida no setorem 2016, quando a mão deobra reduziu 9,36% no AltoTietê e não há dados porcidade. “Ainda é prematu-ro para falar em recuperaçãoaté porque esse é o primei-ro resultado positivo que te-mos no ano e precisamosaguardar o comportamentodos próximos meses. Mas,sem dúvida, o desempenhode março aponta a tendên-cia de estabilidade que tan-to estamos esperando. In-terromper a curva de demis-sões é fundamental para co-meçar a se pensar em reto-mada”, ressalta o diretor doCIESP Alto Tietê, JoséFrancisco Caseiro.

Em 2016, foram fecha-dos 6 mil vagas de trabalho,o que corresponde a uma

variação de -9,36% no ní-vel de emprego industrial noAlto Tietê. Já em 2017, oúltimo dado é referente aomês de março, quando avariação foi de 0,09%, oque equivale a geração de50 postos de trabalho.

Atualmente, são cercade 6.500 empresas e co-mércios cadastrados emItaquá, informou a prefeitu-ra. Nos últimos dois anos, fo-ram fechados, cerca de4.100 postos de emprego.É importante frisar que essequadro tem mudado nomunicípio desde o mês dejaneiro desde ano. No pri-meiro trimestre de 2017, acidade foi a que mais gerouempregos na região, segun-do dados do Ministério doTrabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o Cadas-tro Geral de Empregados eDesempregados (Caged),levantamento realizado pelo(MTE), Suzano entre mar-ço de 2015 e março de2017 teve uma variação ne-gativa de 2.301 vagas deemprego. Cabe salientar

que, conforme registra o ca-dastro do Ministério do Tra-balho, foram contratadas4.749 pessoas e dispensadasoutras 4.582, com uma vari-ação positiva de 167 postosde trabalho em Suzano en-tre janeiro e março desteano. O Departamento deReceita da prefeiturasuzanense informa que emseu cadastro, possui 654 in-dústrias e 9.556 pontos co-merciais.

Em Arujá, são 391 indús-trias cadastradas na Prefei-tura e deste total, 219 es-tão ativas, 150 canceladase 22 suspensas.

Já em Poá, o númerode indústrias cadastradas naadministração corresponde a217, o de comércio é de2.691 e os prestadores deserviços somam 8.488.

Em Guarulhos, segundodados de 2015, do RAIS e doMTE, o número de empresasno setor de serviços é de 20.920,no comércio 17.851, na indús-tria 4.568, na construção civil,1.917 e na agropecuária, 111,totalizando 24.367 empresas.

O setor de recursos, ta-lentos, finanças e valoresestá enfatizado neste perí-odo, ariano. Novas energi-as, intenções e atitudes li-gadas à vida material. É omomento exato para confi-ar mais nos seus potenciaise expressá-los com uma ma-turidade.

Fortes pressentimentose intuições marcam o atualmomento. É um momentodecisivo para resolver situ-ações pendentes de cará-ter pessoal. Momento deagir com prudência e sabe-doria nas questões finan-ceiras, revendo os seusvalores.

Surpresas e novidadesmarcam a relação com osamigos. O momento atual éinteressante para rever seusplanos para o futuro, agin-do de forma diferente nesseaspecto. Nos relacionamen-tos, é importante que ajacom maturidade e responsa-bilidades.

Uma semana que podetrazer muitas novidadespara a vida profissional doscancerianos. É um momen-to de aliar as experiênciasprofissionais com a possibi-lidade de inovação. Notíci-as surpreendentes que mu-dam os seus planos e pro-jetos.

Momento interessantepara contato com outrasculturas, lugares e pesso-as. Pode haver o despertarpara novos interesses liga-dos ao conhecimento, filo-sofia e espiritualidade. No-tícias vindo de longe podemser surpreendentes aosleoninos.

É interessante pensarem outras alternativas liga-das aos investimentos equestões financeiras. Épreciso que aja com sabe-doria em fatores materiaisligados à vida afetiva. Estaé uma fase de rompimentoscom antigas situações epadrões do passado.

Período que vai testar acapacidade de desapego doslibrianos. Questões materi-ais e emocionais entram emum ciclo muito importante deconscientização e transfor-mação. Investimentos, se-xualidade e intimidade sãotemas enfatizados nestemomento.

Uma bela semana parainovar no ambiente de tra-balho. Iniciativas ousadas,pioneiras e vanguardistasestão estimuladas nestafase da sua vida. Atecnologia, o contato comgrupos e amigos influenciano desenvolvimento profis-sional.

Acontecimentos surpre-endentes na esfera amoro-sa dos sagitarianos estãopor vir, fase oportuna. Mui-ta criatividade e necessida-de de expressar seus senti-mentos. Surpresas, novida-des e mudanças marcam asemana recheada dossagitarianos.

Forte anseio de liber-dade e independência ca-racterizam a semana doscapricornianos. Situaçõesinconvencionais e inusita-das na esfera famil iar.Tendência a um compor-tamento revolucionárioque pode se traduzir emrebeldia.

A fase atual ocorre nosetor doméstico e enfatiza afamília dos aquarianos. É ummomento em que você se vol-ta mais para si mesmo commuitas reflexões ereavaliações. Assuntos decaráter íntimo ganham priori-dade ao longo dos próximosdias.

Fase de abertura paranovas possibilidades liga-das à expressão de seuspotenciais. Evite fazercompras por impulso oupara satisfazer algumas desuas carências. Momento éimportante para explorarnovas habilidades e possi-bilidades.

Bazar Solidário Regional aconteceem setembro, na Praça do Rosário

Opresidente doL e g i s l a t i v o

mogiano, vereador pas-tor Carlos Evaristo (PSD),lançou durante a sessãoordinária desta terça-fei-ra (25), a programaçãodo “Parlamento Estudan-til 2017”, que chega nes-te ano à nona edição queserá realizada entre osdias 5 e 8 de junho.

O programa é reali-zado anualmente e pos-sibilita aos estudantesde escolas públicas e pri-vadas a vivência do pro-cesso legislativo por meioda simulação do exercí-cio do mandato de vere-ador por um dia em ré-plicas das sessões ordi-nárias. Poderão se ins-crever alunos do EnsinoFundamental do 6º ao 9ºano (categoria Infanto-juvenil) e do Ensino Mé-dio do 1º ao 3º ano (ca-tegoria Jovem). Os pro-jetos de lei serão aceitosaté 26 de maio.

Serão escolhidos 46estudantes, 23 na moda-

lidade Infanto-juvenil eoutros 23 na categoriaJovem, cujos nomes se-rão divulgados no dia 31de maio.

Cada escola poderáprotocolar até três pro-jetos de lei por modali-dade, alcançando no má-ximo seis alunos inscritosnas duas categorias:Infanto-juvenil e Jovem.Ambas terão até três ins-crições por instituição deensino.

Participação:Para participar, o alu-

no deverá preparar umprojeto de lei eapresentá-lo à sua esco-la. É importante que oestudante debata comcolegas de classe, pro-fessores e pais sobre aproposta a ser apresen-tada ao programa. Apropositura terá de se-guir normas de escritapré-estabelecidas, assimcomo o que acontececom a elaboração de pro-jetos de lei reais. O Ma-nual do candidato forne-

cerá explicações sobre aestrutura dos textos eserá disponibilizado noendereço eletrônico dol e g i s l a t i v o :(www.cmmc.sp.gov.br).

Ideias acatadas:Em edições anterio-

res, as ideias dos estu-dantes foram aproveita-das pelos vereadores ti-tulares. Foi assim com oprojeto “Câmara Verde”,conjunto de ações sus-tentáveis como coletaseletiva e aproveitamen-to da água da chuva, bemcomo a proposta de lou-sas brancas em vez deverde nas escolas muni-cipais e a destinação devagas de automóveispara deficientes nos es-paços públicos e priva-dos.

No ano passado, aCâmara de Mogi recebeu414 candidaturas, distri-buídas em 50 escolas.Foram classificados naedição do ano passado,alunos de 37 instituiçõesescolares.

“Parlamento Estudantil 2017”chega à nona edição em junho

ASecretaria deEstado da Saú-

de em parceria com aOrganização Não-Go-vernamental “ONGCabelegria” promoveuentre 10h e 16h destaquinta-feira, dia 27 deAbril, a doação de cer-ca de 30 perucas no ca-minhão da entidadeposicionado no estaci-onamento do Hospitaldas Clínicas Luzia de Pi-nho Melo, instalado nobairro Vila Mogilar.

A ONG Cabelegria éum banco de perucasmóvel, que recebe do-ações de cabelo e en-tregam as perucas àspacientes que tivereminteresse. Eles estive-ram no Hospital Luziatambém na terça-feira,dia 18 de abril, quandoentregaram 28 perucase receberam quatro do-ações de cabelo. Aotodo foram 58 pacien-tes beneficiados.

Para que o pacien-te receba a doação, énecessário estar emtratamento oncológicono hospital (internadose ambulatoriais) e apre-sentar a carteirinha deatendimento.

A entidade:É importante escla-

recer que a ONGCabelegria não realizacorte, mas recebe doa-ção de cabelos para con-fecção das perucas.Essa ação é fundamen-tal para os pacientes,porque muitos deles, emvirtude do tratamento,têm a sua auto-estimaprejudicada, devido àqueda de cabelos.

ONG doa 58perucas parapacientes doHospital Luzia INSPEÇÃO

O vereador Caio Cu-nha (PV) apresentou, nasessão de terça-feira(25), Indicação na qualpede à Prefeitura de Mogidas Cruzes a criação doServiço de Inspeção Mu-nicipal (SIM) em todo oâmbito municipal, a fim degarantir a qualidade dosprodutos de origem ani-mal e vegetal, bem comofortalecer o mercado,dando mais condiçõespara que o produtor al-cance mais territórios decomercialização.

6% PARA A APAETermina na sexta (28),

o prazo para entregar adeclaração de Impostode Renda 2017 à ReceitaFederal. Também é estaa data limite para que oscontribuintes possam des-tinar de 1% até 6% de seutributo devido para o cus-teio de serviços e projetossociais destinados às cri-anças, adolescentes eadultos atendidos na As-sociação de Pais e Amigosdos Excepcionais (Apae)de Mogi das Cruzes.

MACARRONADANeste domingo, (30), o

Lions Clube Mogi das Cru-zes César de Sousa Cente-nário, realiza a 1ªMacarronada Beneficentecom apoio do restauranteDella Vita e Ecolazer Recre-ações. As entidades queserão beneficiadas são:Creche Jardim São Pedroe Paróquia São PedroApóstolo. Os convites, novalor de R$ 20, podem seradquiridos com as duasentidades beneficiadas etambém no Lions. O almo-ço acontece às 11h e podeser consumido no local ouretirado para viagem.

LICENCIMENTOProprietários de ve-

ículos com placa termi-nada em um têm até odia 28 de abril, para fa-zer o licenciamento doexercício 2017. Casocontrário, não podemrodar a partir destadata até regularizar adocumentação que cus-ta R$ 85,24.

PARALISAÇÃOO Sindicato dos Ro-

doviários de Mogi dasCruzes e Região comu-nicou a Secretaria deTransportes que have-rá paralisação dos mo-toristas do transportecoletivo municipal eintermunicipal nestasexta-feira (28), a par-tir da 0h. O movimento,segundo a categoria,integra protesto previs-to para ocorrer em todoo Brasil, contra os pro-jetos de ReformaPrevidenciária e Traba-lhista elaborados peloGoverno Federal e emanálise no CongressoNacional. A previsão ini-cial é que a paralisaçãoaconteça até a meia-noite desta sexta-feirapara sábado, mas a Se-cretaria Municipal deTransportes trabalhapara que este períodoseja diminuído.

VIOLÊNCIAO Serviço de Aten-

dimento Móvel de Ur-gência e Emergência(Samu) mogiano pas-sou a fazer a notificaçãocompulsória dos casosem que houver a míni-ma suspeita de violênciadoméstica, sexual,homofóbica, entre ou-tras. A decisão é pionei-ra, uma vez que apenasentidades como hospitaise órgãos ligados ao se-tor de serviço social fa-ziam esse tipo de comu-nicação.

Será realizado nodia 16 de setembro, das 10h às

17h, na Praça do Rosá-rio, em Mogi das Cruzes,o Bazar Solidário Regio-nal, iniciativa dos FundosSociais de Solidariedadedo Alto Tietê, por meiodo Consórcio de Desen-volvimento dos Municípi-os do Alto Tietê(Condemat). Cada muni-cípio terá barracas comcomidas e atrações cul-turais para o público e osdetalhes foram decididosnesta quarta-feira (26),durante reunião de tra-balho na prefeituramogiana.

Participaram do en-contro, as presidentesKarin Melo (Mogi das Cru-zes), Vanessa Leite(Guararema), LarissaAshiuchi (Suzano), Luciana

Miranda (Salesópolis),Joerly Nakashima(Itaquaquecetuba) e Bru-na Chacon (Ferraz de Vas-concelos), além das repre-sentantes Sandra Carva-lho (Guarulhos), Sara Dou-rado (Arujá) e AparecidaLeite (Biritiba Mirim).

Elas integram o Con-selho do Fundo Social,que reúne as primeiras-damas, presidentes ecoordenadoras dos Fun-dos Sociais das 11 cida-des da região.

Na reunião destaquarta, que aconteceu noauditório da administra-ção pública, a anfitriãKarin Melo falou sobre asações realizadas peloFundo Social de Mogi dasCruzes e em seguidaacertou detalhes doevento regional com asdemais presidentes. Com

a definição da data doevento, cada cidade ago-ra está definindo que tipode barraca vai montar,além da atração culturalque será proporcionadaao público. “A reunião foimuito produtiva e agra-dável. Nós estamos nosdando muito bem, aintegração é ótima e te-remos o primeiro eventoregional dos Fundos So-ciais ainda este ano, aquiem Mogi. Cada cidade sedispôs a oferecer o quetem de melhor e mais cri-ativo, estamos acertandoesses detalhes e a cadareunião vamos avançarum pouco mais neste sen-tido”, disse Karin.

A próxima reunião doConselho do Fundo Soci-al será realizada no dia31 de maio, em Ferrazde Vasconcelos.

FO

TO

:AS

S.

IM

PR

EN

SA

/C

ON

DE

MA

T

A primeira-dama de Mogi, Karin Melo, fala das ações realizadas pelo FundoSocial da cidade e detalhou os acertos para a realização do evento regional

Autoridades prestigiam inauguração emgrande estilo do Itaquá Garden Shopping

Sistema de segurança em Arujáestá cada vez mais problemático

PRÓ-LABOREO prefeito Zé

Monteiro, desde que as-sumiu a prefeitura da ci-dade, deixou de pagar opró-labore dos policiais.Essa atitude dele, impli-ca ainda mais no defici-tário sistema de seguran-ça na cidade.

EMBATE IA Professora Cris do

Barreto subiu à Tribunapara defender a classe deprofessores, inclusive elamesma, mas, não espe-rava que o vereador Ro-gério da Padaria fossepedir o direito de respos-ta justamente por tersido citado pela nobreparlamentar.

EMBATE IIApós ser consultado,

o presidente da Câmara,vereador Abelzinho per-mitiu que Rogério se de-fendesse. Ele dirigiu apalavra para a vereadorae rebateu as críticas.“Defender causa própriavereadora é fácil, mas,gostaria que vossa exce-lência falasse aquiquantas faltas a senhorateve, quantas faltas osdemais professores tive-ram”, desafiou.

SERENOO vereador Paraíba

continua em lua de mel

com o prefeito Zé (pre-feito de Direito). Nosbastidores, estão co-mentando que Paraíbaestaria até abraçandoseu rival, o atual presi-dente Abelzinho. Será?

PROFESSORESOs professores da

rede municipal de ensi-no não estão faltandodemais? No período pas-sado, foram 511 faltas.Aí, o bicho pega. Se issoestá acontecendo, é oresultado da má adminis-tração do secretário edo prefeito.

EXPLICA-SEQue contrato é esse

que a Prefeitura de Arujávai fazer para aplicar onovo sistema de aposti-la na rede municipal deensino? O valor do con-trato será de R$ 4 mi-lhões. Que isso!

DE GRAÇAA prefeitura vai gas-

tar este montante emdinheiro, sendo que oGoverno disponibilizaeste material de graça.Não dá para entender.Neste angu tem caroço,melhor apurar senhoresvereadores.

PRA PENSARComo pode a Secre-

taria Municipal de Educa-ção querer gastar R$ 4milhões na aquisição deapostilas para serem apli-cadas no ensino munici-pal de Educação, sendoque as escolas estãoquase todas sucateadas?

Oprefeito de Direito emArujá, José

Luiz Monteiro (PSDB), oZé Monteiro, até o mo-mento, não realizou ne-nhuma ação positiva queviesse dar fôlego ao sis-tema de segurança nomunicípio. A cidade estálargada, sob todos ossentidos, mas, em espe-cial, a segurança quepassou a serinexpressiva na atualadministração que se-quer paga o pró-laboredos policiais desde queassumiu em janeiro des-te ano.

Em várias reuniõesatravés do Conselho deSegurança (Conseg) fo-ram apresentados inú-meros problemas nestaárea. O prefeito munici-pal de Direito, ZéMonteiro esteve em al-gumas delas, prometeureagir às demandas naárea, pediu apoio e re-forçou seu compromis-so, porém, se passaramquatro meses da admi-nistração e nenhuma ati-tude louvável foi realiza-da até agora. A repor-tagem recebe denúnciasobre a falta de segu-rança em Arujá a todo omomento.

Encontro:Nesta semana, o pre-

feito de Direito, ZéMonteiro, recebeu o de-legado Seccional de

Guarulhos, Adilson daSilva Aquino e o titularda Delegacia de Arujá,Jean Cerri Casso na Pre-feitura Municipal.

A reunião serviu parao seccional apresentaralguns ou vários dos pro-blemas que estão ocor-rendo na Polícia Civil ena delegacia da cidade,principalmente com afalta de homens para otrabalho. “Estamos fa-zendo um primeiro con-tato com o prefeito eapresentando ao Jean,que está de volta à De-legacia da cidade, para

aprimorar o relaciona-mento e o diálogo entreEstado e Prefeitura eajustar as demandas deambos os lados”, afir-mou Aquino.

Delegado:Jean afirmou que o

contato com o prefeitotem como objetivo esta-belecer medidas paramelhorar o atendimentoà população arujaense.“Pensamos sempre namelhoria e na seguran-ça da população, porisso, desde o dia seis (6)de Abril estamos man-tendo um escrivão de

sobreaviso para eventu-ais demandas, não pa-rando o plantão em casode flagrantes”, disse.

Polícia Militar:Por outro lado, poli-

ciais militares estão semreceber o pró-laboredesde que o senhor ZéMonteiro assumiu o Exe-cutivo. “Essa morosida-de tem prejudicado asfinanças de muitos des-ses profissionais quedão a vida pela seguran-ça dos populares”, afir-mou um cidadãoarujaense que pediuanonimato.

FO

TO

: A

SS

. IM

PR

EN

SA

PM

A

O delegado titular de Arujá, Jean Cerri, o prefeito de Direito, José Luiz Monteiroe o delegado Seccional, Adilson Aquino durante reunião na prefeitura arujaense

O presidente do Grupo Tenco Shopping Centers,Eduardo Gribel e autoridades na solenidade

Cerca de 30 milv i s i t a n t e sprestigiaram a

inauguração oficial doItaquá Garden Shopping,na noite de terça-feira(25). Autoridades e per-sonalidades da região,bem como o presidente doGrupo Tenco ShoppingCenters, Eduardo Gribel,que investiu R$ 150 mi-lhões no empreendimen-to, marcaram presença nasolenidade. A cantora ecompositora paraenseGaby Amarantos, queparticipou da aberturada Loja “1 a 99” atraiudiversos fãs para oacontecimento.

“O cenário econômi-co atinge fortemente ovarejo no País, mas adeterminação da equipeda Tenco, com um tra-balho conjunto de todasas diretorias, superou edesenvolveu novas ativi-dades comerciais, con-solidando novas ancora-gens. Ou seja, a con-quista de um shoppingcom mais de 80% das

operações abertas e92% de lojas contrata-das. Estamos fortale-cendo a economia e ge-rando empregos na cida-de. Agradeço a populaçãode Itaquaquecetuba, quetanto nos acolheu desdeo início”, argumentouGribel em seu discurso.

Já o superintenden-te regional do ItaquáGarden Shopping,

Glauco Zebral, destacouo processo realizadodesde o início do proje-to. “Nos desafiamos afazer a inauguraçãomais surpreendente dahistória do interior doBrasil, e é isso que en-tregamos com bastantecarinho. Agradeço tam-bém aos lojistas que seempenharam em fazerda inauguração um

grande evento, e peçoque todo o carinho queeles colocaram na aber-tura se mantenha du-rante todo o funciona-mento do Itaquá GardenShopping”.

Além do discurso dasautoridades, a cerimô-nia de abertura do ItaquáGarden Shopping contoutambém com uma apre-sentação do Coro Muni-cipal da cidade. Houvetambém queima de fo-gos especial para come-morar a inauguração. Aslojas também se prepa-raram e ofereceram di-versas atrações e brin-des para os visitantes. Oshopping está estrategi-camente localizado naEstrada Governador Má-rio Covas com a Estradado Mandi, 1.205, nobairro Campo Limpo epossibilita fácil acessotanto para os moradoresdo Alto Tietê.

FO

TO

: A

SS

ES

SO

RIA

DE

IM

RE

NS

A

ÔNIBUS IA população de

Itaquá já está sendo be-neficiada com nova linhacircular que terá comoseu destino o ItaquáGarden Shopping. A linhadenominada Centro –Shopping, terá extensãoaproximada de 8 km epercurso de 20 minutos,passando pela Praça Pa-dre João Álvares, Rua Se-bastião Ferreira dos San-tos, Rua da Liberdade, Es-trada de Santa Isabel eEstrada Mário Covas.

ÔNIBUS IIPor dia serão 40 via-

gens programadas e avantagem será aintegração dos passagei-ros com outras linhas pa-gando uma só passa-

gem.SOLIDARIEDADEAs crianças envolvi-

das nos projetos cultu-rais e sociais da Secreta-ria Municipal de Cultura deItaquá mostraram amorao próximo e solidarieda-de ao doar agasalhos eroupas em bom estadopara a Campanha do Aga-salho 2017, que teve iní-cio na semana passada.

ESPORTESProssegue até o pró-

ximo dia 3 de maio, asegunda etapa da faseeliminatória da 2ª Olimpí-ada Esportiva do SistemaMunicipal de Ensino deItaquá, que reúne cercade dez mil alunos do pri-meiro ao quinto anos. Asprovas estão sendo dis-putadas na EM Prof. Pau-lo Nunes, no Morro Bran-co. Por conta do suces-so da primeira edição,neste ano, a competiçãofoi ampliada.

Professor Jarbas “teria” feito pactocom o diabo para ser prefeito de BM

Ministério Público investiga supostocrime de nepotismo na prefeitura

Professor Jarbas,católico teria feito pacto

Existem inúmeros casos de pessoas que teriam vendido a alma ao diabo para sebeneficiar, ninguém provou se o diabo realmente o ajudou. Jarbas seria um deles

Odiabo não escolhe religiãopara atuar na

vida do ser humano, sim-plesmente aceita suasvontades, ainda maisquando se trata de bonsnegócios para ele.

O diabo se veste devárias cores e personali-dades, não precisa serexatamente a figura deum ser com rabo, chifrese um tridente ao redorde chamas. Ele simples-mente atua através de

pessoas, de gente commaldade, afins e voltadopara o mal.

Em Biritiba Mirim, o Pro-fessor Jarbas Ezequiel deAguiar (PV), após amargarduas derrotas nas urnas(2008 e 2012) teria feitoum pacto com satanáscomo também é conheci-do, o diabo, para se be-neficiar do pleito eleitoralem 2016. A informação foipassada à nossa reporta-gem através de uma pes-soa próxima a ele que pre-

feriu não ser identificada.Ela disse que o prefei-

to estaria muito arrepen-dido pelo que fez, mas,revelou que não há ou-tra saída a ele, a não serdar continuidade ao pac-to que “teria” feito.

Jarbas é católico eatuou por diversas vezesem vários eventos religi-oso. Na campanha, visi-tou igrejas evangélicas eterreiros de religião afro,como a Umbanda e o Can-domblé. O pacto, segun-

do o informante, foi feitoem meados de 2015quando já liderava as pes-quisas eleitorais. Para opovo biritibano, sendo amaioria católica e evangéli-ca, essa atitude dele po-derá significar uma cobran-ça pesada e divina ao sesujeitar a este sentimentode vaidades e obsessão.“Pode ter certeza, nuncamais ganhará uma eleiçãona cidade”, avisou um ci-dadão biritibano, cujonome não será revelado.

CONTRATO IO prefeito Jarbas pa-

rece ter perdido a noçãodo bom senso, estavaprestes a fazer um con-trato no valor de quaseR$ 800 mil para exameslaboratoriais.

CONTRATO IISó para o leitor

biritibano ter uma ideiadesse disparate, na ges-tão anterior este mesmocontrato, com 11.270exames eram feitos novalor de R$ 70 a 80 milreais. Os números atuaissão exorbitantes.

CONTRATO IIINesta semana, duran-

te sessão ordinária naCâmara, o vereadorFernando Gondim subiuà Tribuna para falar so-bre o tema. Fernandoalertou a administração arespeito desta barbarida-de. Jarbas voltou atrás,mesmo assim, o contra-to vai ficar alto, cerca deR$ 200 mil.

SÓ LAMBANÇASTalvez o título da ma-

téria ao lado explique bemas atitudes ao sinalizar deforma positiva a liberaçãoda prefeitura para os se-cretários de Ferraz deVasconcelos. Uma fonterevelou que o prefeito

não manda nada. “São ossecretários de Ferraz quedão ordens a ele”. Jarbasteria empregado mais de100 funcionários deFerraz, além de colocar naprefeitura pessoas semqualquer qualificação pro-fissional.

COMUNICAÇÃOO prefeito Jarbas

concedeu entrevista co-letiva na semana passa-da ao lado do novo se-cretário de Comunicação,Renato Ourives. O quese viu, é que alguns dosjornalistas presentes es-tavam mais preocupadoscom as verbas publicitá-ria que a prefeitura teráque desembolsar numfuturo não muito distan-te. Jarbas elogiou o novosecretário ao se expres-sar a um repórter: “Bemescolhido né”. Só não dis-se que o senhor Renatonem jornalista é, além deoutros elogios vazios.

MALANDROUm cidadão da região

confidenciou que conver-sou com alguns secretári-os de Biritiba Mirim, mas,que moram em Ferraz paranegociar algum tipo de es-quema dentro da prefei-tura. “Eles perguntaram sea minha empresa estavatudo ok para ganhar di-nheiro”, o convidado saiufora e disse. “Isso é umafria, é vender a alma parao diabo”, entendeu ago-ra, como se vende a almapara o diabo?

FO

TO

:DA

VID

P

ET

HE

RS

ON

APrefeitura Municipal de Santa Isabel passa

a ser investigada peloMinistério Público (MP),por meio da promotoraFernanda Ratcov, que iráinstaurar Inquérito Civil(IC) para averiguar su-postas irregularidadesna contratação de se-cretários e funcionáriosque têm parentesco comautoridades municipais.

Segundo informa-ções que a reportagemdo Jornal Impresso Bra-sil (JIB) apurou, a pro-motora teria aberto oIC, após detectar pormeio de declarações, osuposto crime denepotismo que teria sidopraticado pela prefeitaFábia da Silva PortoRossetti (PRB).Nepotismo:O caso envolve as

nomeações do marido,Celso de CarvalhoRossetti, que assumiu a

Secretaria Geral de Ga-binete com salário de R$13.096,00 mensais e dasecretária de Meio Am-biente e Desenvolvimen-to Agropecuário, a arqui-teta Sandra Yoko IgarasiBarbosa que tem paren-tesco com o Secretáriode Planejamento, Obrase Urbanismo, RubensBarbosa. Nesta questãoespecífica, caracteriza-seainda, o nepotismo cru-

zado, já que o vereadorAdemar Barbosa (PDT),é casado com Sandra.

Vale ressaltar que elajá assumiu secretaria nagestão passada, de Pa-dre Gabriel Bina e foi du-ramente criticada pelaatual administradora pú-blica visto que foi a res-ponsável pela obra doPosto de Saúde da Ave-nida Brasil, que teriasido inaugurada com fa-

lhas. O advogado e pre-sidente da Comissão deDireitos Humanos e Ci-dadania da Ordem dosAdvogados do Brasil(OAB), Paulo Sérgio Go-mes, entrará com re-presentação na Justiçasobre a contratação domarido da prefeita.

A assessoria de im-prensa da administraçãopública não quis comen-tar o caso.

A promotora pública Fernanda Ratcov irá instaurar Inquérito Civil para apurarsupostas irregularidades na contratação do secretário Celso, esposo da prefeita

CONTRATAÇÃODizem as más línguas

que a contratação da ar-quiteta Sandra Igarasi,que assumiu a pasta deMeio Ambiente e Desen-volvimento Agropecuário,que foi amplamentecriticada pela atual gestorapública devido a realizaçãoda obra no Posto de Saú-de da Avenida Brasil, teriasido feita com um propó-sito: ganhar o voto domarido, o vereadorAdemar na Câmara.SECRETÁRIO ANTIGO

E por falar em mudan-ça de secretariado, os res-ponsáveis pela atualizaçãodo site da prefeitura, atéo momento, não atualiza-ram o portal da adminis-tração pública com onome e foto do novo Se-

cretário Geral de Gabine-te, o marido da prefeita,Celso Rossetti. Quando ointernauta acessa a pági-na e clica no ícone do se-cretariado, ainda consta onome do antigo secretá-rio, Tiago Pierre, que hojepertence às Secretarias deComunicação Social, Turis-mo, Esporte e Lazer.

ADIAMENTOO vereador Cleber

Vinicius Kernchner (PR)solicitou que houvesse oadiamento do Projeto deDecreto Legislativo queprevê a aprovação dascontas do ex-prefeito,Helio Buscarioli (PR), cor-respondentes ao exercíciode 2012 e seu pedido foiaprovado por unanimida-de durante a sessão extra-ordinária da noite destaterça (25). Agora, os par-lamentares deverão apro-var ou rejeitar as contas nodia 28, às 15 horas. Valeressaltar que o Tribunal deContas do Estado de SãoPaulo (TCE) rejeitou ascontas de Buscarioli.

Grupo protesta contra prefeituraem defesa dos trabalhadores

Prefeito e vereadores brincam de estátua,enquanto cidade se mantém estagnada

Na campanhaeleitoral de2016, os co-

mentários eram grandesa respeito de supostacompra de votos porparte do então candida-to a prefeito VanderlonOliveira Gomes (PR), queestava na terceira colo-cação, segundo pesqui-sa elaborada pela em-presa AR Pesquisa, Pu-blicidade e Notícias(ARP), registrada no Tri-bunal Regional Eleitoral(TRE) atrás de JoséFrancisco Citrangulo(PSB), o Nego e de Fran-cisco Marcelo de MoraisCorrea (PSD), o Marce-lo do Quico.

Os rumores eramfortes, mesmo este jor-nal denunciando, nenhu-ma atitude foi tomadapor parte das autorida-des, muito menos dequem concorria. Impor-tante lembrar que a Jus-tiça trabalha a partir domomento que éprovocada, neste caso,

nenhuma alma viva quisfazer a denúncia. Prefe-riu ver para crer. Deu noque deu: Vanderlon Oli-veira se tornou prefeitode Salesópolis sem qual-quer manifestação con-trária de seus adversá-rios que mesmo saben-do o que viria pela fren-te, preferiram se calardiante do suposto crimede compra de votos. Os37,59% dos votos váli-dos que conquistou nãodão a ele a soberania nacidade. Boa parte doseleitores não quis o atu-al prefeito que adminis-tra sem a maioria abso-luta. Sua popularidade

continua em baixa, tal-vez, pior do que os 37%adquiridos nas urnas sobsuspeita de crime elei-toral.

Decepções:O município de

Salesópolis nos últimosanos, vem sofrendo comdiversas irregularidadesque foram apontadasnos governos dos ex-prefeitos FranciscoRodrigues Corrêa (Qui-co) (2001 a 2004), de-pois Benedito Rafael daSilva (2005 a 2008), se-guido por AntônioAdilson de Moraes(2009 a 2012), o AdilsonBolinha e novamente por

Benedito Rafael (2013 a2016) e, finalmente, pas-sando pelas mãos deVanderlon Oliveira Go-mes nesses quatro pri-meiros meses.

Estagnada:Após as decepções, a

população tinha um pou-co de esperança no atu-al prefeito, porém, o quese vê em Salesópolis éuma cidade estagnada.“A impressão que se tem,é que o prefeito, os se-cretários e os vereadoresestão brincando de está-tuas, todos, parados semqualquer iniciativa”, la-mentou um morador quepediu anonimato.

PIOR PREFEITOVanderlon Oliveira

desde que assumiu aprefeitura da cidadevem se tornando o piorprefeito que já passoupelo comando deSalesópolis. Além denão saber quase nada,ele ainda conseguiumontar um quadro desecretários sem qual-quer conhecimento.Desse jeito, a cidadeque já vai de mal a pior,passa a ser sériacandidata ao abismo.

E OS NOBRES?Mesmo diante da for-

te crise econômica quepassa o município, os ve-readores braços cruzadosparecem não ter a noçãodo quadro negativo quevive Salesópolis. A maio-ria bate palmas para o che-fe do Poder Executivo,mesmo diante da crise e

dos problemas acumula-dos.

CAÓTICAEm diversos bairros

da cidade, é notório evisível o acúmulo delixo. O prefeito nada feze nada faz para sanareste problema. Comisso, surgem insetos ea proliferação de ratose baratas espalhadospor todos os cantos.

MESMA COISAMuita gente achou

que iria mudar a cida-de com Vanderlon nocomando. Que nada! Asmesmas práticas queeram usadas pelos ex-prefeitos Quico, Rafael,Adilson Bolinha estãosendo praticadas naatual administração.Um mau exemplo queparece não ter fim.

BIRITIBAEnquanto o prefeito

de Biritiba Mirim, JarbasEzequiel transferiuFerraz para sua cidade,o de Salesópolis, mu-dou Biritiba para cá.

Grupo ocupou oplenário e protestou contra a

Prefeitura e por apoio dosvereadores à greve do dia28 de Abril.

A Sessão Ordinária deterça-feira (25) da Câma-ra de Guarulhos foimarcada por protestosem defesa dos direitostrabalhistas. Assim que oPequeno Expediente co-meçou, um grupo de cer-ca de 200 pessoas comfaixas e entoando palavrasde ordem, entrou no ple-nário. Eram representan-tes de centrais sindicais,em sua maioria, engrossa-dos por comissionadosdemitidos no início desteano e servidores do trans-porte público, entre ou-tros. Com essa disposição,eles obrigaram o presiden-te em exercício da Ses-são, Anistaldo Luiz Lopesda Silva (PSC), o PastorAnistaldo, a negociar a pa-ralisação dos trabalhos eceder cerca de 40 minu-tos para que alguns ma-nifestantes fizessem usoda palavra na tribuna.

Diálogo:Líderes sindicais

guarulhenses, comoJosivaldo Cabeça, WagnerMenezes, Gilbere de Oli-veira Duarte e AntonioNilson Borges, além doex-vereador HelenoMetalúrgico (PDT), pro-testaram, por exemplo,

contra a falta de diálogoda Prefeitura em negoci-ar o pagamento dos sub-sídios às cooperativas demicroônibus que servemo transporte público, con-tra a demissão de funcio-nárias comissionadas grá-

vidas no início do ano e,principalmente, contra afalta de engajamento devários vereadores ao mo-vimento grevista organiza-do para o dia 28 de abrilem todo o país.

“Falta de responsabili-

dade deste governo como trabalhador e com o paísem meio a uma das refor-mas trabalhistas mais ne-fastas que o mundo oci-dental já viu”, era o tomusado nos discursos pelosmanifestantes.

Clima ficou pesado durante a sessão desta semana na Câmara de Guarulhos

Ainda durante asessão desta

semana, foram lidos edeliberados somentequatro Requerimentos,todos com parecer fa-vorável. Isso porque adiscussão do Requeri-mento 1948/2017, deJanete Pietá (PT), soli-cita da Prefeitura infor-mações referentes aomotivo do Executivo,apesar de ter o dinhei-ro em caixa, não efetu-ar o pagamento aos for-necedores para queseja normalizado oatendimento na rede de

Vereadores questionam pagamentopara normalizar sistema de saúde

saúde. O debate se alon-gou mais do que o pre-visto e neste momento,Geraldo Celestino (PSDB)pediu para que a votaçãodeste item fosse nominal.Os vereadores da banca-da petista viram na soli-citação uma manobrapara esvaziar a sessão eencerrar os trabalhos an-tes do documento ser vo-tado. Os apoiadores doprefeito Gustavo HenricCosta (PSB), o Guti clas-sificaram o pedido comoum instrumento de cunhopolítico, embora dessemaval. Depois de uma hora

de discussão, o docu-mento foi deliberado.Após essa ação, houvevários discursos de justi-ficativa de voto, principal-mente dos vereadores dabancada governista emdefesa de Guti, explican-do a falta de pagamen-tos, principalmente naárea da Saúde, pelas dí-vidas deixadas pelos go-vernos anteriores.

O encontro seguiunessa toada até se en-cerrar por falta dequórum, sem que ositens da Ordem do Diafossem votados.

ESTACIONARO Projeto de Lei 293/

2017 "Regulamenta o es-tacionamento de veículosque exerçam o transpor-te escolar defronte às es-colas no Município", a pro-posta é de autoria do ve-reador Zé Luiz (PT). Oparecer da Comissão Per-manente foi favorável.

DESFAVORÁVELJá o Projeto de Lei nº

242/2017 sobre a “Im-plantação de aparelhos dear-condicionado e sistemade internet sem fio no ser-viço de transporte coleti-vo de Guarulhos”, de au-toria do vereador MauricioBrinquinho (PT), recebeuparecer contrário.

ADIADAO PL 593/2017 que

"Dispõe sobre a implanta-ção de sinalização de trân-sito nas proximidades dasescolas municipais, esta-duais, particulares e cre-ches existentes no Muni-cípio, do vereador SerjãoInovação (PSL) teve a de-cisão adiada.

ATRASADOSO vereador Romildo

Santos (DEM), disse queconversou com o secretá-rio de Transportes,Giuliano Locanto e teve agarantia que os subsídios

atrasados, reclamadospelos funcionários dascooperativas de vans dotransporte público, serãopagos ao longo das pró-ximas semanas.

AUTISTASNa Tribuna Livre, a

munícipe Alexandra Oli-veira da Silva, represen-tante do Centro de In-clusão e Apoio aoAutista de Guarulhos-CIAAG falou por dez mi-nutos sobre a situaçãofinanceira da entidade. OCentro, fundado em2010, não tem fins lucra-tivos e depende de re-passes do poder públicopara manter suas ativida-des. “Desde janeiro nãorecebemos repasses daPrefeitura, não pode-mos pagar funcionários,aluguel, impostos,estamos pra fechar”, la-mentou Alexandra.

MEIO AMBIENTEA Comissão de Meio

Ambiente da Câmara deuparecer favorável ao PL1046/2017, do Executi-vo, que disciplina o des-carte de resíduos sólidos.Entretanto, os vereado-res fizeram uma emendasupressiva para excluir amulta para os catadoresnão cadastrados. A justi-ficativa para a mudança éevitar que os catadorestenham de pagar cerca deR$ 300 de multa, pois al-guns recolhem o reciclávelpara comprar alimentos enão têm renda extra.

FO

TO

: V

ER

A JU

RS

YS

Posto do Sebrae oferece palestraspara capacitar empreendedores

Cidade possui seis bicicletários quecontribuem com a mobilidade urbanaAbicicleta é,

sem dúvida,um dos meios

de transportes mais efi-cientes em mobilidadeurbana. Quanto maisbikes, menos carros esuperlotação em trans-portes públicos semcontar na diminuição dosedentarismo. Enfim, osbenefícios são inúme-ros.

Porém para que aideia seja viável, é pre-ciso infraestrutura eeducação. De nada adi-anta os ciclistas esta-rem abertos ao hábitode pedalar, se não háciclovias para trafegarem segurança ou umlocal adequado para“estacionar” a bike. Oobjetivo principal dosbicicletários é permitirum espaço exclusivopara ciclistas retirareme guardarem bicicletase utilizá-las pelas ruasda cidade.

Em Guararema, oúltimo bicicletário foi ins-

talado na Rua RangelJunior, altura do nº 19,e possui 8 vagas e ficapróximo de pontos deacesso importantes,como lojas, bancos, far-mácias, entre outroscomércios distribuídospelo município.

Além desse espaço,os cidadãos que possu-em bicicletas tambémpodem contar commais cinco bicicletários,implantados no Centroe proximidades. Confi-

ra os endereços: RuaJosé Ramires, nº 100,Bairro Ipiranga (Rodovi-ária); Rua Cel.Ramalho, s/nº, Centro(Recanto do Américo –Estacionamento do Paud’Alho); Rua Treze deMaio, altura do nº 13,Centro (Próximo à en-trada da Ilha Grande);Praça Nove de Julho, noCentro (Atrás da IgrejaSão Benedito, na Matriz)e Rua São Vicente dePaula, nº 110, no Cen-

Quanto mais bicicletas menos carros, superlotaçãonos transportes e diminuição do sedentarismo

CARTÃO CIDADÃO IQuem não se lem-

bra do Cartão Cidadãoexigido para que osguararemenses pudes-sem ser atendidos emtodos os serviçosdisponibilizados pelaadministração para osmoradores da cidade?Pois bem, a justiça aca-tou o pedido de liminarapresentado pelo Mi-nistério Público Estadu-al, em março de 2010e suspendeu a sua exi-gência, na gestão doentão prefeito MarcioAlvino (PR), mas o casodeve tomar novos ru-mos em breve. Segun-

do o ex-vereador Jacyde Pádua que entroucom representação quese tornou uma Ação Dire-ta de Inconstitucionalidade(Adin), obteve êxito e anu-lou em 2012, todos os seusaspectos.CARTÃO CIDADÃO II

Agora, com os rea-justes, podem voltarpara os cofres damunicipalidade, cercade R$ 2 milhões, disseJacy de Pádua, que pro-porá nova ação paraque esse dinheiro be-neficie os cidadãos.DESCLASSIFICADA I

Vale ressaltar que acidade de Guararemafoi desclassificidada doIII Prêmio ChopinTavares de Lima - No-vas Práticas Municipais- Fundação Prêmio Pre-feito Tavares de Lima

(Cepam) em 2012. Omunicípio reconhecidopor suas belezas natu-rais, teve de amargarem quatro folhas quefalavam sobre o CartãoCidadão, o carimbo dedesclassificada.DESCLASSIFICADA II

Na mesma época,pessoas venderam suaspropriedades e resolve-ram se mudar da cida-de porque não haviamfeito o então cartão enão podiam ser contem-pladas com nenhumaação da municipalidade.Após longos anos, pa-rece que os cidadãosque permaneceram nomunicípio, mesmo dis-cordando da ação doentão prefeito MarcioAlvino, serão honrados.Antes tarde do que nun-ca, comemoram!

tro, nas proximidades doCentro de Especialida-des de Saúde e Apoio àPopulação (CESAP).

De acordo com le-

vantamentos feitos pelaadministração pública,até o momento, não foiregistrado nenhum fur-to de bicicletas nos

bicicletários e não háparcerias para emprés-timos de bikes na cida-de, como ocorre nosgrandes centros.

Empreendedores que quiserem melhorar,

ampliar e desenvolverhabilidades para gerirsuas empresas têmuma grande oportunida-de no mês de maio emPoá. O posto do Servi-ço Brasileiro de Apoioàs Micro e PequenasEmpresas (Sebrae) dacidade oferecerá umasérie de palestras, queabordarão orientaçõespara ajudar na gestãode um empreendimen-to.

De acordo com aagente Sebrae,Marineide Lourenço daSilva, as palestras serãorealizadas nos dias 8,10, 12, 16, 23, 26 e 29de maio, sempre a par-tir das 13 horas, na Rua

Empreendedores interessados em dinamizar suasempresas não podem perder as sete palestras

26 de Março, 72, noCentro. São oferecidas30 vagas por dia, e po-dem participar pessoasde qualquer cidade, apartir de 18 anos. É ne-cessário fazer inscriçãono posto do Sebrae dePoá e o interessadodeve estar munido doCadastro de PessoasFísicas (CPF).

Temas:As palestras terão

como tema Ganhe Mer-cado, Fluxo de Caixa,Oficina Equipe Motiva-da, Sei Formar Preço,Sei Crescer e CBFormalização.

De acordo com osecretário municipal deIndústria, Comércio,Emprego e Relações doTrabalho, Ricardo Mas-sa, a administração

municipal está correndoatrás de ações e proje-tos que ajudem opoaense. “Oferecer for-mação e novas oportu-nidades é nosso gran-de objetivo aqui. Essetrabalho em parceria

com o Sebrae é impor-tante e traz grandes be-nefícios para o municí-pio”, explicou.

Outras informaçõessobre as palestras pode-rão ser obtidas pelo te-lefone (11) 4639-3146.

FOTO

:JU

LIEN

PER

EIR

A

BOA ENERGIA IAlunos de 12 esco-

las municipais de Poáreceberão até o dia 5de maio o Caminhãodo Projeto Boa Energianas Escolas da EDP SãoPaulo. O veículo é equi-pado com recursosque o transformam emum laboratórioitinerante, capaz demostrar às crianças deforma divertida comofunciona todo o proces-so de geração e distri-buição de energia.

BOA ENERGIA IIO objetivo do pro-

jeto, que faz parte do

Programa de EficiênciaEnergética da EDP e éapoiado pela Aneel(Agência Nacional deEnergia Elétrica), éconscientizar os peque-nos sobre o uso seguroe eficiente da energia e,assim, multiplicar o co-nhecimento sobre o as-sunto, já que eles levampara casa o que apren-dem na escola.

VEREADORESA população, a

cada dia que passa,está informada sobreos trabalhos que osvereadores de Poá es-tão fazendo na Casade Leis. Ela, sempreque pode, prestigia assessões legislativasrealizadas todas assemanas.

No domingo (30),a partir das 19

horas, a Secretaria deCultura de Poá realizaevento especial em co-memoração ao “DiaInternacional da Dan-ça”. A atividade conta-rá com a participaçãode diversas escolas dedança da cidade e re-gião e será realizadano Teatro Municipal.

De acordo com o

secretário de Cultura,Mário Sumirê, a dta écomemorada anual-mente em 29 de abril ehomenageia uma mani-festação artística histó-rica. “A dança tem opoder de captar e trans-mitir traços particularesde diferentes culturasatravés dos tempos.Existem diversos esti-los, cada um com a suaprópria personalidade.

Vamos realizar umevento para valorizarnossos artistas e profis-sionais que se dedicama essa atividade”, co-mentou Sumirê.

Investimento:A nova gestão entre-

gou no mês de marçoum novo espaço para oCentro de Dança. Oequipamento atendeaproximadamente 500pessoas, em diferentes

modalidades como balé,jazz, dança de rua, dan-ça do ventre e dança desalão. O novo prédio estáinstalado na Rua 26 demarço, 177, no Centro.

“Um espaço pensa-do com muito carinhopara população. A novagestão mostra que comhumildade e muito tra-balho que é possível ofe-recer serviços de exce-lência”.

Evento marca o Dia Internacional da Dança neste domingo, no Teatro Municipal

Evento, no domingo, marca a data internacionalno município de Poá, realizada pela prefeitura

FOTO

:DIV

ULG

ÃO

FOTO

:AR

QU

IVO

Prefeitura planeja investimentosde R$ 30 milhões em quatro anos

Ex-prefeito Acir Filló é preso porsuspeita de falsificação em sindicância

CANILA Polícia Militar de

Suzano possui em seucanil setorial o cão que ésensação nas ocorrênciaspoliciais de tráfico de en-torpecentes. O cão Judá,da raça pastor belga deMalinois, com apenas umano e nove meses de vida,apresenta números dedar inveja até em policiaismais experientes. Estefarejador nato juntamen-te com seu adestrador,Soldado PM Lucena, ain-da no período de treina-mento, participou de trêsocorrências com entorpe-centes, e com apenas seismeses efetivamente derua já soma quatorzeocorrências.

LOJA DO BEM IFoi inaugurada no

dia 25 de abril, a Loja doBem, no arco 120 doSuzano Shopping. O lo-cal, que será mais umponto de coleta da “Cam-panha do Agasalho2017” e vai funcionar desegunda a sábado, en-tre 10 e 22 horas, e aos

domingos e feriados, das14 às 22 horas, até o dia19 de maio.

DESINFORMAÇÃOSegundo a Secreta-

ria Municipal de Saúdede Suzano, adesinformação acabasendo um dos fatoresque contribui de formasignificativa para o au-mento dos casos de pres-são alta na cidade. Ape-nas metade chega a serd e v i d a m e n t ediagnosticada, informa omédico e secretário dapasta, Luis Claudio RochaGuillaumon. Um em cadaquatro hipertensos sesubmete a tratamentoadequado no município.

EXPERIÊNCIASRecentemente, o pre-

feito de Suzano, RodrigoAshiuchi (PR), se encon-trou com o chefe do Po-der Executivo de São Pau-lo, João Doria Junior, nacapital, durante a forma-tura de sargentos da Po-lícia Militar (PM). Na opor-tunidade, os gestoresconversaram sobre osavanços já alcançadosnos primeiros meses demandato e as economiasjá realizadas nos cofrespúblicos municipais deambas as prefeituras.

FO

TO

: V

EN

INA

CA

MIL

O

Presidente do Sidserv-Ferraz, Nelson Pereira,disse que teria havidoilicitude no concurso

Na gíria popular, o“rapa” significa re-

tirar, passar, limpar e é issoque pretende o prefeitode Ferraz de Vasconcelos,José Carlos FernandesChacon, o Zé Biruta(PRB) ao demitir funcio-nários públicos que pres-taram concurso em 2010para a contenção de gas-tos. Segundo informaçãoextraoficial, cerca de 330servidores que não aten-dem aos requisitos, de-vem perder seus cargos.

O Executivo foi ques-tionado sobre o assunto,mas até o final desta edi-ção, não havia se pronun-ciado sobre a questão.

De acordo com o pre-sidente do Sindicato dosServidores e Trabalhado-res do município de Ferrazde Vasconcelos (Sindserv-Ferraz), Nelson PereiraFerraz, de 51 anos, osfuncionários devem terampla defesa e não estáafastada a ilicitude na re-

alização do concurso pú-blico. Ferraz também co-mentou que na administraçãodo então prefeito Acir Filló,afastado por improbidade ad-ministrativa e que posterior-mente perdeu seu manda-to, queria demitir os fun-cionários, mas depois desua saída não se mexeumais no assunto. “Hoje, o

prefeito quer mexer nasbases sem a participaçãodo sindicato, que inclusi-ve, há 20 dias, procurouo secretário de Adminis-tração, Décio Martins Dias,para cobrar transparênciadesta questão e como aprefeitura está fazendo areforma administrativa”,explicou. Ele aindarelembrou que deste2005, por meio da legisla-ção 166, foi instituído oplano de carreira dos ser-vidores, que até agora,não foi posto em práticacom a alegação de faltade dinheiro.

Segundo informaçõesnão confirmadas pela pre-feitura, há cerca de 4 milservidores namunicipalidade e destetotal, aproximadamente 3mil sejam concursados eque a administração gas-ta 57% de seu orçamen-to com a folha de paga-mento e que a intençãoé chegar aos 54%.

FO

TO

: W

AN

DE

RL

EY

CO

STA

R/S

EC

OP

SU

ZA

NO

Projeção para obras e demais políticas públicas foi divulgada na tarde destaquarta (26) durante audiência pública para a apresentação da LDO da cidade

“Rapa” na Prefeitura. Zé Birutaquer demitir servidores concursados

Segundo aprocuradora domunicípio de

Ferraz de Vasconcelos,Sandra Cristina Holanda,o ex-prefeito da cidade,Acir Filló, foi preso na ma-nhã de quinta-feira (27),em seu apartamento, porsuspeita de ter fraudadouma sindicância. Várias ir-regularidades na adminis-tração de Filló foramapontas e denunciadascom exclusividade peloJornal Impresso Brasil(JIB) e de acordo comprocuradores do municí-pio, inúmeras delas foramlevadas ao Ministério Pú-blico (MP), que ingressoucom ação criminal.

Há investigações emandamento desde o perí-odo em que Filló era pre-feito. Em uma delas, o MPapurou prejuízo de R$ 18milhões em contrato paracoleta de lixo. O ex-gestortambém é acusado de su-posta irregularidade nacontratação da empresade Telemarketing FalaFerraz, no valor de R$

672,5 mil, em 2013, já queeste serviço nunca teriafuncionado.

Informática:De acordo com

Sandra, a Procuradoriacomeçou a investigar alicitação para contrataruma empresa chamadaSalmo 23 pela adminis-tração municipal, queprestaria serviços na áreade informática. Segundoa procuradora um docu-mento da sindicância foitrocado por outro. “Era odepoimento de uma tes-temunha, que foi troca-

do por outro que nãocondizia", alegou.

O ex-prefeito, que assu-miu o cargo em janeiro de2013, foi afastado em de-zembro de 2015 apósliminar da Justiça. A deter-minação ocorreu em funçãode uma ação do MinistérioPúblico por improbidade ad-ministrativa e suspeita defraude de licitação. Filló re-correu, mas não conseguiuvoltar ao cargo.

O JIB não conseguiucontato com a defesa doex-prefeito para que sepronunciasse sobre o caso.

FO

TO

: D

AV

ID

P

ET

HE

RS

ON

Acir Filló foi preso na manhã do dia 27, porsuspeita de falsificação em documento de sindicância

Investimentos deR$ 30 milhõespara os próximos

quatro anos da gestão doprefeito Rodrigo Ashiuchi(PR). Essa é a estimati-va do administrador re-publicano, significandomédia de R$ 7,5 milhõesanuais. A projeção foidivulgada na tarde des-ta quarta-feira (26), du-rante audiência públicarealizada para a apre-sentação da Lei de Dire-trizes Orçamentárias(LDO), que estabelece asprioridades e metas,bem como os riscos fis-cais da máquina pública.

A matéria objetivamanter o equilíbrio entreas receitas arrecadadase as despesas da admi-nistração. A reuniãoocorreu no anfiteatro doServiço de Ação Social eProjetos Sociais (Saspe).

Segundo o secretáriomunicipal de Planeja-mento e Finanças,Itamar Corrêa Viana, oaporte que deve ser in-vestido até 2020 emSuzano, segundo a LDO,será angariado por meioda arrecadação de re-ceitas, ou seja, com re-cursos próprios do PoderExecutivo. “Trata-se deum montante provenien-

te do tesouro local. Di-nheiro que nós (governo)recolhemos no municí-pio”, detalhou.

Mesmo com a previ-são, Viana assegura queatualmente o cenário daPrefeitura de Suzano ébem diferente.

De acordo com o che-fe da pasta responsávelpelas finanças do muni-cípio, em 1º de janeirodeste ano, a administra-ção municipal repassoupouco mais de R$ 500 milpara investimentos. Aideia, porém, é ampliarestes números, fazendocom que a cidade volte a

crescer.“Este é um investi-

mento que está sendoprojetado para acontecer– R$ 30 milhões em qua-tro anos. Não quer dizerque nós (administraçãomunicipal) temos essemontante em caixa. Vol-to a lembrar: é uma pro-jeção”, observou.

De acordo com o se-cretário municipal na ges-tão passada, o investi-mento na cidade foi deR$ 3.277.132,90. No anoseguinte, o valor caiu ain-da mais, beirando R$ 2milhões. A receita de in-vestimentos para 2017,

aprovada pelo governoanterior, é de R$552.999,95 mil.

“Trabalhamos comessa previsão, levandoem conta o PIB (ProdutoInterno Bruto) e a varia-ção da inflação. A refe-rência de projeção é fe-deral. E é claro que a si-tuação atual é bem mais‘pé no chão’ do que emanos anteriores. Não adi-anta criarmos expectati-vas altas e não cumprir-mos com nossos com-promissos e oferecermosserviços e equipamentosde qualidade à popula-ção”, argumentou Viana.

top related